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É sustentabilidade que fala? Jomed é a primeira empresa a rodar com um caminhão movido a gás no ES

Não é sobre falar em ser sustentável. É sobre operar de maneira sustentável. Sim, esta é uma escolha que envolve investimento, estrutura, envolvimento, mudança de mindset e coragem. Mas por outro lado, é um baita diferencial de mercado! Que o diga a Jomed Transporte e Logística, primeira empresa a rodar com um caminhão movido a gás no Espírito Santo. Recém-associada ao Transcares, a transportadora paulista, com sede em Guarulhos (SP), startou seu projeto de logística sustentável em 2019, após um processo de “reinvenção interna”, como destacou o diretor comercial Eduardo Garrido.
E esse processo de reinvenção proporcionou, além de um novo capítulo na história de 30 anos da empresa, a vitória no 6º Prêmio de Sustentabilidade 2020, oferecido pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), ao qual a transportadora também é associada. A empresa, que disputou com mais de 80 outras transportadoras, venceu na categoria Responsabilidade Ambiental, com o case Transporte Sustentável, que conta sua trajetória antes, durante e neste tempo de veículos movidos a combustível alternativo – GNV e biometano.
“Temos muita preocupação com o tema sustentabilidade, principalmente devido às mudanças climáticas. Foi pensando nisso que decidimos investir no projeto dos veículos movidos a combustível alternativo”, destaca Eduardo Garrido, que completa garantindo que existe mercado para a sustentabilidade no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística. “Muitos clientes buscam esse meio de operar de maneira mais limpa, menos poluente, e querem conhecer o transporte om veículo alternativo”.
O primeiro caminhão movido a gás da Jomed foi adquirido em 2019, durante a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga. Mas desde 2017 a empresa estava às voltas com o tema logística sustentável. Tanto que naquele ano visitou feiras na Europa, dentre elas o Salão Internacional do Automóvel (IAA), na Alemanha, para conhecer o veículo e já pensar na possibilidade de trazê-lo para o Brasil.
De 2019 pra cá, a frota já cresceu e atualmente a empresa possui 10 caminhões movidos a gás para atender embarcadores. Esses veículos estão rodando dentro de São Paulo e nos eixos São Paulo-Espírito Santo e Rio-São Paulo, onde se encontra o maior fluxo.
A operação da Jomed teve início em julho de 2020 e segundo o Técnico de Sustentabilidade e Qualidade da empresa, Carlos Ferreira, até março deste ano, em comparação com os veículos a diesel, os movidos a gás neutralizaram 30.040,811 toneladas de gás carbônico e deixaram de utilizar 50.333,448 litros de diesel, propiciando uma redução de 22,31% das emissões de poluentes.
“Dentro deste conceito de logística sustentável, existem alguns pontos importantes a serem destacados. É preciso ter um entendimento de dentro para fora porque o custo de ser sustentável é alto. Então, de nada vai adiantar comprar um veículo movido a combustível alternativo se sustentabilidade não for o foco da empresa”, argumenta Eduardo Garrido.
Outras frentes
Os caminhões a gás podem até ser considerados o carro-chefe da empresa quando o que está em pauta é sustentabilidade. No entanto, a Jomed investe em várias outras frentes, como sistema de gerenciamento de resíduos alicerçado nas principais legislações ambientais, estação de tratamento de reuso da água e projeto de captação da água da chuva, filiação a um projeto de plantio de árvores para compensação de gás carbônico jogado na atmosfera e apólice ambiental que cobre todo o território nacional.
“Nossa filial do Espírito Santo já faz captação da água da chuva para lavagem de pátio e de veículos”, comenta Garrido. E Carlos Ferreira emenda. “Embora tenhamos a apólice ambiental, nunca precisamos usar”.
A empresa também é filiada a grandes plataformas de análise ambiental – a CDP (Driving Sustainable Economies), Ecovadis, Bernhoefet – e ainda ao Programa de Logística Verde Brasil.
Sobre a empresa
Além da matriz, em Guarulhos, a Jomed possui filiais no Espírito Santo (Cariacica), Rio de Janeiro e Santa Catarina (Itajaí). Um total de 250 profissionais veste a camisa da empresa e a frota é composta por 200 veículos – destes, carros movidos a diesel, a gás e também frota blindada. O transporte é especializado em cargas farmacêuticas, químicas e bens de consumo, e a transportadora também opera em portos.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES
E esse processo de reinvenção proporcionou, além de um novo capítulo na história de 30 anos da empresa, a vitória no 6º Prêmio de Sustentabilidade 2020, oferecido pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), ao qual a transportadora também é associada. A empresa, que disputou com mais de 80 outras transportadoras, venceu na categoria Responsabilidade Ambiental, com o case Transporte Sustentável, que conta sua trajetória antes, durante e neste tempo de veículos movidos a combustível alternativo – GNV e biometano.
“Temos muita preocupação com o tema sustentabilidade, principalmente devido às mudanças climáticas. Foi pensando nisso que decidimos investir no projeto dos veículos movidos a combustível alternativo”, destaca Eduardo Garrido, que completa garantindo que existe mercado para a sustentabilidade no segmento do transporte rodoviário de cargas e logística. “Muitos clientes buscam esse meio de operar de maneira mais limpa, menos poluente, e querem conhecer o transporte om veículo alternativo”.
O primeiro caminhão movido a gás da Jomed foi adquirido em 2019, durante a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga. Mas desde 2017 a empresa estava às voltas com o tema logística sustentável. Tanto que naquele ano visitou feiras na Europa, dentre elas o Salão Internacional do Automóvel (IAA), na Alemanha, para conhecer o veículo e já pensar na possibilidade de trazê-lo para o Brasil.

A operação da Jomed teve início em julho de 2020 e segundo o Técnico de Sustentabilidade e Qualidade da empresa, Carlos Ferreira, até março deste ano, em comparação com os veículos a diesel, os movidos a gás neutralizaram 30.040,811 toneladas de gás carbônico e deixaram de utilizar 50.333,448 litros de diesel, propiciando uma redução de 22,31% das emissões de poluentes.
“Dentro deste conceito de logística sustentável, existem alguns pontos importantes a serem destacados. É preciso ter um entendimento de dentro para fora porque o custo de ser sustentável é alto. Então, de nada vai adiantar comprar um veículo movido a combustível alternativo se sustentabilidade não for o foco da empresa”, argumenta Eduardo Garrido.
Outras frentes
Os caminhões a gás podem até ser considerados o carro-chefe da empresa quando o que está em pauta é sustentabilidade. No entanto, a Jomed investe em várias outras frentes, como sistema de gerenciamento de resíduos alicerçado nas principais legislações ambientais, estação de tratamento de reuso da água e projeto de captação da água da chuva, filiação a um projeto de plantio de árvores para compensação de gás carbônico jogado na atmosfera e apólice ambiental que cobre todo o território nacional.
“Nossa filial do Espírito Santo já faz captação da água da chuva para lavagem de pátio e de veículos”, comenta Garrido. E Carlos Ferreira emenda. “Embora tenhamos a apólice ambiental, nunca precisamos usar”.
A empresa também é filiada a grandes plataformas de análise ambiental – a CDP (Driving Sustainable Economies), Ecovadis, Bernhoefet – e ainda ao Programa de Logística Verde Brasil.
Sobre a empresa
Além da matriz, em Guarulhos, a Jomed possui filiais no Espírito Santo (Cariacica), Rio de Janeiro e Santa Catarina (Itajaí). Um total de 250 profissionais veste a camisa da empresa e a frota é composta por 200 veículos – destes, carros movidos a diesel, a gás e também frota blindada. O transporte é especializado em cargas farmacêuticas, químicas e bens de consumo, e a transportadora também opera em portos.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES