Notícias
Modal Expo 2025: boas expectativas e enorme potencial para fazer história

Colocar qualquer evento “de pé” já é um desafio. Imagine, então, o que é realizar uma feira cercada de expectativas e grandes números, e cuja inspiração é a famosa LetExpo, que apresenta as últimas novidades em transporte e logística sustentáveis e é realizada em Verona, na Itália? É neste cenário que a Modal Expo está nascendo. A primeira Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior do Espírito Santo está marcada para acontecer de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Estamos, portanto, a menos de três meses do evento que tem sido descrito como um importante passo rumo à transformação do Espírito Santo num hub logístico.
Grandes números giram em torno do evento: área de mais de 10 mil metros quadrados; previsão de 100 marcas expositoras e, aproximadamente, sete mil visitantes; mais de 70 horas de conteúdo especializado; e possibilidade de uma movimentação superior a R$ 50 milhões em negócios. No entanto, na opinião de Marcos Milaneze, diretor da Milanez &Milaneze, realizadora da feira, o grande diferencial da Modal Expo em relação a outras feiras de logística no País está na sua abordagem estratégica e integrada.
“Não estamos falando apenas de uma feira de negócios, mas de um verdadeiro hub de inovação e conhecimento que reunirá os principais players do setor em um ambiente propício para networking, aprendizado e fechamento de negócios”, argumenta.
Apesar da junção networking, aprendizado e negócios ser o “top 1” de Milaneze no quesito diferencial, ele mesmo elege outros dois elementos: localização e curadoria do conteúdo.
“O Espírito Santo tem papel estratégico na logística nacional, sendo um ponto de conexão fundamental entre diferentes modais de transporte, com portos de grande relevância, infraestrutura rodoviária, aérea e ferroviária qualificada e um ambiente de negócios favorável. Daí eu apostar na localização como fator crucial”, argumenta, completando em seguida.
“E o terceiro diferencial é a curadoria de conteúdo do evento. A programação técnica da Modal está sendo pensada para trazer tendências, desafios e soluções inovadoras, com palestras, painéis e workshops de alto nível, ministrados por especialistas e grandes nomes do mercado”.
Presidente do Transcares, Luiz Albert Teixeira completa. “A experiência da feira irá muito além da exposição. Ela vai proporcionar um verdadeiro intercâmbio de conhecimento e novas oportunidades para todos os participantes”.
Status atual
Em pouco mais de 60 dias, os setores de transporte e logística, comércio exterior e atacadista vão “respirar” Modal Expo por três dias. Lançada em outubro, no Palácio Anchieta, os bastidores começaram a “esquentar” já no final de 2024, com a força-tarefa em busca de patrocinadores e expositores, e Marcos se diz animado com o andamento e ritmo de adesão. “Já temos um número significativo de stands vendidos e confirmados, com empresas de renome no setor de transportes e logística, o que nos dá uma grande confiança quanto à qualidade da feira.A participação de grandes players do mercado e a diversidade de expositores demonstram o potencial da Modal para ser um evento de destaque no calendário do setor”.
Lançando mão de sua experiência de executivo da empresa que figura como uma das principais promotoras de feiras de negócios B2B do Brasil, com uma cartela de eventos próprios que contempla Cachoeiro Stone Fair (setor de rochas), Wine South America (vinhos) e Mec Show (direcionada ao setor industrial), Marcos Milaneze define o potencial da Modal Expo como “incrível” e aposta que entre cinco e 10 anos ela já estará entre as grandes feiras do País.
A Modal Expo é uma promoção do Transcares, Sindiex eSincades, e leva a assinatura da Milanez &Milaneze e da Liga de Marketing.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Comunicação do Transcares