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SEST SENAT participa de audiência pública sobre fim da obrigatoriedade de cursar autoescolas para tirar CNH

SEST SENAT participa de audiência pública sobre fim da obrigatoriedade de cursar autoescolas para tirar CNH

Encontro na Câmara dos Deputados discutiu proposta do governo federal que prevê retirar a exigência de aulas nos Centros de Formação de Condutores para a obtenção do documento

“Estamos aqui para apoiar o debate e construir soluções que ampliem o acesso à habilitação e facilitem a entrada no mercado de trabalho, sem comprometer a segurança”. A declaração é de Roberta Diniz, gerente executiva de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT, feita durante audiência pública realizada nessa terça-feira (2) pela CVT (Comissão de Viação e Transportes), da Câmara dos Deputados. A audiência tratou da proposta do Ministério dos Transportes que prevê eliminar a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Roberta Diniz ressaltou que o momento é oportuno para discutir as alterações necessárias à redução do custo destinado à obtenção ou troca da CNH e chamou a atenção para o crescimento do setor e a escassez de motoristas profissionais qualificados – um dos principais desafios enfrentados pelo setor de transporte de cargas e de passageiros. Para enfrentar esse cenário, o SEST SENAT tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas a facilitar o acesso ao mercado de trabalho, como o programa Mais Motoristas, com quase 100 mil vagas para a mudança de categoria da CNH; o uso de simuladores de direção; a Escola de Motoristas, que capacita profissionais já habilitados sem experiência; e o projeto Motorista Série A, direcionado ao reconhecimento e à valorização de condutores de excelência.

A gerente também reforçou que é preciso focar na empregabilidade. “Existem vagas de motoristas abertas no país, e, por outro lado, há cidadãos precisando de oportunidades. Por isso, é necessário reduzir esse valor para a sociedade”. Por fim, ela destacou que o Ministério dos Transportes e a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) têm sido grandes aliados do setor de transporte nas pautas de segurança no trânsito e de investimento em infraestrutura de transporte. “Aguardamos a apresentação da proposta final e reforçamos nosso apoio e compromisso com o desenvolvimento do setor de transporte no país”, completou.

Proposta em debate

Representando o Ministério dos Transportes, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima Catão, explicou que o texto ainda está em construção. “Estamos ouvindo as instituições para aprimorar todo o processo. Vamos escutar quantas vezes forem necessárias”, disse. Ele destacou que a medida busca ampliar o acesso à habilitação, sobretudo diante de um dado preocupante: 54% dos proprietários de motocicletas no Brasil não têm CNH, embora os motociclistas já representem 42% da frota nacional. Adrualdo também chamou a atenção para a demora atual no processo de habilitação. “O tempo médio para a obtenção da CNH é de 11 meses, o que reforça a necessidade de modernização e simplificação”, afirmou.

Segundo o modelo sugerido, o candidato iniciaria o processo junto à Senatran ou ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), escolhendo a modalidade do curso teórico: a distância, por meio da plataforma da Senatran, em autoescolas ou em Escolas Públicas de Trânsito. Após a conclusão e emissão do certificado, ele realizaria a coleta biométrica, os exames médicos e psicológicos, mediante o pagamento das taxas, e, se aprovado, realizaria a prova teórica. Caso considere necessário, poderá participar de aulas práticas com instrutor credenciado ou em autoescola antes da prova prática. A CNH seria emitida após a aprovação em todas as etapas.

Participações técnicas e institucionais

A audiência reuniu representantes do Inprotran (Instituto Nacional de Projetos para Transporte e Segurança), da AND (Associação Nacional dos Detrans), da Feneauto (Federação Nacional das Autoescolas), do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres) e do SINDCFC-PE (Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Pernambuco).

Entre os parlamentares, o deputado Zé Neto (PT-BA) destacou a relevância da presença do SEST SENAT no debate. “A participação do SEST SENAT é muito importante devido a sua reconhecida atuação na formação de condutores profissionais e na promoção da qualificação no setor de transporte”, afirmou.

Já o deputado Leônidas Cristino (PDT-CE), autor do requerimento e presidente da audiência, defendeu um caminho equilibrado entre acesso e segurança. “Precisamos garantir uma condução com mais segurança. Também é preciso debater como será essa fiscalização, pois muitos acidentes são causados pelas más condições das rodovias. É fundamental que qualquer mudança preserve a qualidade da formação dos motoristas, pois muitos acidentes também ocorrem por imprudência, que pode ser combatida com melhor formação”, disse.

Por Agência CNT Transporte Atual

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