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Ponte da Integração Brasil-Paraguai promete destravar logística entre os dois países

Ponte da Integração Brasil-Paraguai promete destravar logística entre os dois países

Obra está pronta desde 2023, mas aguarda conclusão dos acessos do lado brasileiro. Governador de Alto Paraná, no Paraguai, destaca impacto logístico da nova travessia internacional

Após mais de um ano desde sua conclusão estrutural, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, localizada entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (PY), está próxima de ser liberada para o tráfego. A previsão, segundo autoridades envolvidas, é que a nova ligação internacional entre em operação já em janeiro de 2026, transformando o fluxo logístico e turístico na região da Tríplice Fronteira.

Durante a Expo Paraguay Brasil 2025, o governador do departamento de Alto Paraná, César Landy Torres, reforçou a expectativa em torno da liberação da ponte e detalhou o cenário atual das obras de acesso, especialmente do lado brasileiro.

“Nós estivemos ontem com o presidente da República, Santiago Peña, com o governador do estado do Paraná, que é responsável pela obra complementária que está sendo feita em Foz de Iguaçu, e o Ministério de Obras Públicas do lado do Paraguai, para ver o avanço das obras complementárias, porque a ponte já terminou faz um ano, só que estamos precisando das obras complementárias. O governador do estado do Paraná, Ratinho Junior, falou que, entre o fim de novembro e a primeira semana de dezembro, estariam entregando a obra para o Governo Federal, para a Receita Federal, já com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) do lado paraguaio, poder habilitar isso já para o mês de janeiro”, afirmou Torres, em entrevista exclusiva ao Grupo Ric, que é “media partner” do evento.

A nova estrutura foi construída sobre o Rio Paraná, na região do bairro Porto Meira, em Foz, próximo à fronteira com Argentina e Paraguai. Com 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros — o maior da América Latina — a ponte é estaiada e conta com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. Foram investidos mais de R$ 460 milhões na obra, com recursos da Itaipu Binacional, executada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o Governo Federal.

Ponte da Integração Brasil-Paraguai: impacto logístico e funcionalidade 24 horas

Atualmente, o tráfego pesado entre os dois países é feito exclusivamente pela Ponte da Amizade, com restrição de horários para caminhões, o que representa um gargalo logístico para exportações e importações entre Brasil e Paraguai. A nova ponte surge justamente para aliviar esse fluxo e ampliar a janela operacional do transporte.

Fonte: RIC 


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