Notícias
Roubo e furto de cargas voltam ao centro das atenções durante o VII Fórum de Segurança, do Transcares
O roubo de cargas voltou a ficar na mira do Espírito Santo durante o VII Fórum de Segurança – Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Cargas, realizado na manhã desta quinta-feira, 25 de setembro, no Hotel Senac/Ilha do Boi, em Vitória. O evento jogou luz ao crime que resultou num prejuízo estimado de R$ 1,2 bilhão somente ano passado, com 10.478 casos registrados em todo o Brasil, reuniu autoridades, dirigentes e empresários do setor de transportes e logística, e representantes de forças policias, e o auditório lotado confirma: o tema continua atual como nunca!
Atual – e relevante! – até para o Espírito Santo, que continua vivendo uma espécie de realidade paralela no Sudeste. Enquanto a região continua liderando o ranking de ocorrências, respondendo por mais de 83% dos casos, o Estado capixaba registrou 68 casos em 2024 e até 31 de agosto eram 41. Mas como costuma repetir o presidente do Transcares, Luiz Alberto, “não é porque temos poucos casos que não vamos tratar do tema! É mais um motivo para não baixarmos a guarda.”
“É lógico que o cenário em que estamos nos orgulha, mas não nos acomoda. Pelo contrário! Entendemos que a prevenção é o caminho mais eficaz para evitar que essa realidade mude. E prevenção exige integração – integração entre iniciativa privada, poder público e forças policiais. É justamente essa soma de esforços que tem permitido ao nosso Estado construir uma cultura de segurança eficiente”, completou o anfitrião, que encerrou o fórum falando do seu prestígio, em consideração ao público presente.
Teixeira se referia a convidados como o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat, Renan Chieppe, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, o subsecretário de Inteligência de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, o delegado Romualdo Gianordoli, o Assessor de Segurança da CNT, Getúlio Bezerra, e o vice-presidente de Segurança da NTC & Logística, Roberto Mira, o presidente do Sindliqes, Joceny Calenzane, a delegada da Alfândega da Receita Federal, Adriana Junger, e o superintendente da Abim-ES, Diogo Magalhãs, dentre outros.
Programação
A programação do Fórum incluiu palestras técnicas da NTC&Logística, Transcares e Fetcemg (Federação das Empresas de Transportes de Minas Gerais), e de representantes das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. E outra duas apresentações – de Claudio Marota, da #S Tecnologia, e Max da Mata, diretor de Relações Institucionais da Comprocard.
Os palestrantes, o delegado de Polícia Civil de São Paulo Waldomiro Milanezi, que apresentou o cenário nacional do roubo de cargas, Mario Natali, que falou das ações de integração realizadas no Espírito Santo (Transcares), Ivanildo dos Santos, responsável por mostrar o cenário de Minas Gerais, além do delegado de Polícia Civil, Christian Waichert, do tenente-coronel da Polícia Militar Johnny Jihei Tanaka, do inspetor da PRF Thiago Rangel e do delegado Guilherme Pacífico, subsecretário de Comando e Inovação da Sesp (secretaria de Segurança Púbica), foram unânimes: combater o furto e roubo de cargas passa, obrigatoriamente, por uma maior integração.
“Para entregar uma investigação de qualidade precisamos de informação. E muitas vezes essas informações não chegam a nós. Então, quando falamos da necessidade de uma comunicação rápida e integrada, não me refiro apenas à polícia, mas a todos os envolvidos – empresas gerenciadores de risco e seguradoras, transportadoras e polícia”, argumentou o titular da Delegacia Especializada de Crimes contra o Transporte de Cargas no Espírito Santo, Christian Waichert.
O mineiro Ivanildo dos Santos seguiu na mesma direção e foi ainda mais longe. “Existem empresários que não falam que foram roubados. Isso atrapalha o trabalho da polícia e as estatísticas, e enfraquece o ecossistema de prevenção e combate”.
Além de endossar as palavras de Christian e Ivanildo, o delegado de São Paulo Waldomiro Milanezi destacou a posição do Espírito Santo, tratando-a como case de sucesso para o Brasil. “Precisamos entender o que e feito aqui para replicar nacionalmente”.
O VII Fórum de Segurança – Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Cargas foi uma realização do Transcares, com apoio institucional do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Sesp), teve patrocínio da 3S Tecnologia, Comprocard, Santos e Silveira Corretora de Seguros, Ellos Corretora de Seguros, Ticket Log, Ecovias Capixaba, Neocount e Sincades, e apoio da Fetransportes e da Fecomércio.
Fonte: Anna Carolina Passos