Notícias
Transcares encerra ano em jantar que deixa claro: 2025 teve obstáculos, mas aponta para novos destinos
“Que tenhamos um 2026 com caminhos mais seguros e tranquilos, e novos desafios. E que juntos continuemos construindo um segmento cada vez mais forte, mais justo, integrado e protagonista no desenvolvimento do Espírito Estado”.
Com essas palavras, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, abriu oficialmente o jantar de final do ano do sindicato, na sexta-feira, 28 de novembro. O evento, realizado no Clube dos Oficiais, em Vitória, reuniu a diretoria e a equipe, além de autoridades, parceiros e representantes das empresas mantenedoras do Transcares.
Dentre os convidados especiais da diretoria estavam o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, a supervisora do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Valéria Gonçalves, o subsecretário de Inteligência as secretaria de Segurança, Jordano Gasperazzo, o delegado titular da Delegacia de Roubo de Cargas, Christian Waichert, a delegada da Alfândega de Vitória, Adriana Junger, e Diretora de Inteligência da Polícia Militar, coronel Viviane Saliba.
Luiz Alberto Teixeira, que em seu pronunciamento de abertura, fez questão de homenagear a diretoria, a equipe e os mantenedores, aproveitou o ambiente para fazer um breve passeio pelo ano de 2025, marcado por muitos desafios, mas também por conquistas.
Ele começou enaltecendo a Modal Expo – 1ª Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior, realizada em junho, no Pavilhão de Carapina, cujo sucesso já garantiu a segunda edição; citou o 7º Fórum de Segurança, Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, em setembro, que reuniu autoridades, entidades, forças policiais, empresários e parceiros do setor para discutir um dos grandes maiores desafios do segmento; falou do Prêmio Destaque Fetransportes, que premiou o motorista Gleide da Silva, da Winston Transportes, e homenageou Karla Diniz com a Medalha do Mérito Empresarial; do acompanhamento constante ao Parklog, a plataforma logística que tende a consolidar o Espírito Santo como um polo logístico e industrial estratégico para o Brasil; e da reunião com a ANTT, em 11 de novembro, para tratar de fiscalização do piso mínimo do frete, vale pedágio e seguro obrigatório.
“Ao longo de 2025, atuamos e brigamos pelo segmento, qualificamos, discutimos projetos e novos caminhos. Mas também lançamos um olhar cuidadoso a quem precisa por meio de nossas ações de responsabilidade social, realizadas em parceria com a Comjovem, a nossa Comissão de Jovens Empresários e Executivos”.
Ao citar o trabalho conjunto com a Comjovem, Teixeira engrandeceu sua atuação no tocante ao futuro do TRC. “Estamos falando de um grupo intimamente ligado ao fortalecimento do segmento, pois seu propósito é preparar novas lideranças para a continuidade e modernização do setor”, elogiou.
Campanha de 46 anos
Aproveitando a campanha dos 46 anos do Transcares, amplamente divulgada nas redes sociais e que girou em torno de palavras-chave como associativismo, integração, qualificação, articulação, responsabilidade social, competitividade e desenvolvimento, Teixeira também mostrou como elas estão intimamente ligadas ao dia a dia da entidade.
“Falar de Transcares é falar sobre a força do associativismo, é acreditar que juntos vamos mais longe. Associativismo também se traduz em aprendizado e evolução. E quando investimos em qualificação, não estamos formando apenas profissionais mais preparados, e sim uma categoria mais forte e consciente do seu papel no desenvolvimento. Integrar e articular também são verbos fundamentais em nossa atuação. E é por meio dessa capacidade de conexão entre empresas, poder público, entidades e sociedade que cumprimos bem a missão de representar e fortalecer o segmento. A integração nos aproxima, a articulação nos fortalece. E dessa soma de esforços surgem as soluções que impulsionam o transporte de cargas e logística”, destacou ele, que encerrou aquela noite com duas certezas:
“O fechamento do desafiador 2025 não poderia ter sido de melhor maneira, numa noite alegre e leve. E nossa festa está cada ano melhor!”
Fonte: Anna Carolina Passos