Notícias

Comjovem encerra programação do ano debatendo RC-V no Café de Negócios

Comjovem encerra programação do ano debatendo RC-V no Café de Negócios

Com mais um Café de Negócios, a Comjovem encerrou a temporada 2025 com chave de ouro e, ao mesmo tempo, abriu oficialmente o ciclo 2026. O encontro, realizado na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, na sala de treinamento do Transcares, foi mais um momento de conexão, troca de experiências e alinhamento de um tema atual, mas que ainda gera muitas dúvidas: o RC-V, ou Responsabilidade Civil de Veículo, que nada mais é do que um seguro obrigatório para transportadoras.

Luiz Almeida, gerente de Relacionamento Transportes da Alper Seguros, foi o responsável pela palestra Seguro RC-V e as novas Regulamentações da ANTT. O que Muda para o TRC em 2026? E o encontro registrou casa cheia.

Antes facultativo e agora obrigatório – por meio da Lei 14.599/23 –, o RC-V cobre danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo ou pela carga transportada. Ele garante proteção financeira para o transportador e seus clientes em caso de acidentes que afetem outras pessoas, propriedades, veículos ou pedestres.

Conceitualmente, a explicação está “ok”, mas ainda sobram dúvidas a respeito de sua operacionalidade: O que exatamente o seguro cobre? Quem deve contratá-lo? Qual a diferença entre RC-V e outros seguros de carga? Questionamentos como esses surgiram e embasaram o bate-papo de Almeida com o público.

“Foi ótimo encerrar o Café de Negócios do ano com casa cheia, prova de que continuamos trazendo ao centro da discussão assuntos que são tendência. Esse é um tema que precisa estar mesmo no radar do transportador porque dentre as sanções previstas pelo não-cumprimento da legislação estão multas e o a suspensão do registro da empresa. Tem muita gente com dúvida e o momento de se informar e obter conhecimento necessário é este”, ressaltou o coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Denzin.

 Vice-coordenador da comissão, ao lado de Filipe Cortês, Roberto Fabiani completou as palavras de Denzin. “Esse é um assunto que além de estar quente é ‘nervoso’. As pessoas continuam carecendo de informações e nosso papel, da Comjovem, do Transcares, da Fetransportes e do Sest Senat, é justamente municiá-los disso. É dessa forma que vamos fortalecer a base e atender o mercado”.

Comjovem-ES: o ano termina e já começa!

No dia 7 de novembro começou o novo ciclo de coordenação da Comjovem-ES, que se encerrará em 31 de outubro do ano que vem. A gestão do grupo capixaba continua o mesmo, ou seja, com Denzin, Fabiani e Cortês à frente do grupo.

Alexandre Denzin e Roberto Fabiani, inclusive, estão recém-chegados do Encontro Nacional da Comjovem, de 27 a 30 de novembro, em São Paulo, onde mais uma vez receberam o Troféu Reconhecimento, oferecido pela coordenação nacional aos núcleos que batem as metas anuais.

“Temos uma comissão que está entre as mais ativas de todo o Brasil, sempre em busca de informações para nosso segmento. Comjovem é sinônimo de renovação, entusiasmo e novas ideias, e fico muito feliz em ver o grupo tão engajado”, elogiou o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.

Fonte: Anna Carolina Passos

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo