Notícias
Vander Costa destaca planejamento de Estado para fortalecer a infraestrutura nacional
Na Agenda Infra Brasil, presidente do Sistema Transporte afirmou que previsibilidade, integração logística e investimentos contínuos são essenciais para reduzir custos e ampliar a competitividade do país
O planejamento da infraestrutura brasileira como política de Estado foi uma das principais mensagens apresentadas pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, nesta quinta-feira (2), durante a abertura da Agenda Infra Brasil – Planejamento, Projetos e Investimentos, realizada em Brasília. O encontro reuniu representantes do governo, de agências reguladoras e do setor produtivo para discutir os desafios da logística nacional.
Durante sua participação, Vander Costa afirmou que decisões sobre infraestrutura precisam ultrapassar os ciclos de governo e ser orientadas por uma estratégia permanente de desenvolvimento. “É planejar com espírito de Estado, e não de governo, porque a infraestrutura precisa ser pensada no longo prazo, a exemplo do que foi feito no Plano Nacional de Logística 2050”, pontuou.
O presidente destacou, ainda, que a independência das agências reguladoras é fundamental para assegurar estabilidade institucional, continuidade dos projetos e segurança para os investimentos. Segundo ele, além da autonomia técnica, é preciso fortalecer a independência financeira dessas autarquias, evitando que restrições orçamentárias comprometam a atuação.
Outro eixo da discussão foi a necessidade de uma matriz de transporte mais integrada. Para Vander Costa, a complementaridade entre rodovias, ferrovias, hidrovias e portos é essencial para reduzir custos logísticos, aumentar a eficiência da infraestrutura e ampliar a competitividade brasileira. Nesse contexto, chamou atenção para o potencial do transporte hidroviário, considerado uma alternativa de menor custo para o escoamento de cargas, especialmente do agronegócio, e defendeu que sua expansão seja construída por meio do diálogo entre os diferentes atores envolvidos.
Ao abordar o PNL 2050, Vander Costa afirmou que o planejamento da infraestrutura deve responder às demandas do país e ser concebido como uma política de longo prazo. Também argumentou que investimentos públicos e privados desempenham papéis complementares: enquanto o capital privado tende a se concentrar onde há retorno econômico, o investimento público é decisivo para promover o desenvolvimento regional e reduzir desigualdades. “Onde há demanda, o investimento privado pode assumir. Porém precisamos de investimento público para garantir o equilíbrio regional. Onde existe infraestrutura de transporte de qualidade, a indústria investe, o comércio investe e o desenvolvimento acontece”, finalizou.
Momento favorável para a infraestrutura
Além de Vander Costa, participaram da mesa de abertura o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Guilherme Theo Sampaio; e o diretor da Agência iNFRA, Dimmi Amora.
Ao abrir o debate, Jorge Bastos avaliou que o Brasil vive um ambiente favorável para ampliar os investimentos em infraestrutura e ressaltou a parceria com a CNT na elaboração do PNL 2050. “Hoje, a gente vive um momento ímpar na infraestrutura brasileira. Tudo está conspirando para melhorar a nossa infraestrutura”, comentou.
A programação incluiu mesas sobre estruturação de projetos, atração de investimentos e os desafios para ampliar a eficiência da infraestrutura de transportes. O encerramento reuniu secretários das áreas de rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aviação civil para discutir as perspectivas do setor.
Por Agência CNT Transporte Atual