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NTC&Logística participa do lançamento oficial do Maio Amarelo 2025 em Brasília

Notícias 07 de maio de 2025

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha reforça a importância da segurança viária; evento contou com a presença de autoridades do setor, incluindo representantes da NTC&Logística, e destacou os desafios no enfrentamento aos sinistros de trânsito no Brasil

A NTC&Logística participou, na tarde desta segunda-feira (5), em Brasília, da cerimônia de abertura da Campanha Maio Amarelo 2025, promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), no auditório do Ministério dos Transportes. Representaram a entidade no evento o vice-presidente extrordinário de Assuntos Políticos, José Hélio Fernandes; a assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, e a assessora Jurídica, Gil Menezes. A cerimônia contou com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão – que reforçou a importância do envolvimento de toda a sociedade para a redução dos sinistros de trânsito –, e da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza.

Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha deste ano tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e contribuir para a redução dos altos índices de acidentes que impactam milhares de famílias brasileiras. Somente em 2024, segundo dados da SENATRAN, o Brasil registrou mais de 620 mil acidentes de trânsito e mais de 30 mil mortes nas vias urbanas e rodovias, revelando a urgência de iniciativas permanentes e coordenadas de prevenção.

Durante a cerimônia, diversas autoridades públicas e representantes de entidades nacionais do setor de transportes participaram da mobilização. A união desses diversos atores evidencia a necessidade de ações conjuntas entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para promover mudanças efetivas no comportamento e nas práticas de trânsito.

O vice-presidente extraordinário de Assuntos Políticos da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, ressaltou: “A cada ano reforçamos nosso apoio ao Maio Amarelo e também valorizamos o cuidado que as empresas do setor têm com a segurança no trânsito. A NTC&Logística acredita na união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para salvar vidas e construir um trânsito mais seguro para todos”.

Criado como um movimento internacional, o Maio Amarelo tem como missão promover a reflexão e estimular mudanças de atitudes no trânsito, envolvendo empresas, escolas, entidades de classe, governos e cidadãos em uma ampla mobilização social. A NTC&Logística reafirma seu compromisso com a causa, incentivando ações de educação, prevenção e responsabilidade nas estradas e ruas do Brasil.




Fonte: NTC&Logística (05/05/2025)

Hora Parada – 2025

Notícias 06 de maio de 2025

Por força do artigo 15, da Lei 13.103, de 2 de março de 2015, que alterou o valor e índice de reajuste para carga e descarga, todos os contratos firmados com esse objeto deverão ser reajustados – desde o dia 17/04/2025 –, aplicando o percentual de 5,02%, que é resultado da variação anual (abril/24 a março/25) do INPC/IBGE (Lei 11.442/07, artigo 11, §§ 5º e 6º).

Este percentual deve ser aplicado sobre o valor vigente em abril de 2024, de R$ 2,29 (dois reais e vinte e nove centavos), que passa a ser de R$ 2,41 (dois reais e quarenta e um centavos) por tonelada ou fração – cálculo feito pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e publicado em 11/05/2025 (https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/cargas/arquivos/arquivos-pagamento-do-tempo-adicional-de-carga-e-descarga/sei_31291793_nota_tecnica___antt_3335.pdf).

Observação: para o cálculo da hora parada, deve-se considerar a capacidade total do veículo comercial, e as primeiras 5 (cinco) horas não devem fazer parte do cálculo do tempo parado a ser remunerado.

Hora Parada

(Lei 11.442/07, artigo 11, §§ 5º e 6º)

“Art. 11. ………………………………………………………………………………………………………………………..

§ 5 O prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte RODOVIáRIO de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino, após o qual será devido ao Transportador Autônomo de Carga – TAC ou à ETC a importância equivalente a R$ 1,38 (um real e trinta e oito centavos) por tonelada/hora ou fração.

§ 6o A importância de que trata o § 5o será atualizada, anualmente, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE ou, na hipótese de sua extinção, pelo índice que o suceder, definido em regulamento.

§ 7o Para o cálculo do valor de que trata o § 5o, será considerada a capacidade total de transporte do veículo.

§ 8o Incidente o pagamento relativo ao tempo de espera, este deverá ser calculado a partir da hora de chegada na procedência ou no destino.

§ 9o O embarcador e o destinatário da carga são obrigados a fornecer ao transportador documento hábil a comprovar o horário de chegada do caminhão nas dependências dos respectivos estabelecimentos, sob pena de serem punidos com multa a ser aplicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, que não excederá a 5% (cinco por cento) do valor da carga.” (NR).

DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas da NTC&Logística

Maio Amarelo 2025: PRF Lança Ações em Todo o País por um Trânsito Mais Humano e Seguro

Notícias 06 de maio de 2025

O mês de maio se torna, mais uma vez, palco para a intensificação das ações de conscientização sobre a segurança viária em todo o mundo com o Movimento Maio Amarelo. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, o movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.

Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A mensagem central ressalta que “A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos.”

A PRF e o Maio Amarelo: Compromisso com a Vida nas Rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), alinhada à sua missão de proteger vidas e garantir a segurança pública nas rodovias federais e áreas de interesse da União, assume um papel fundamental no Movimento Maio Amarelo. Durante todo o mês de maio, a instituição intensificará as atividades educativas em diversos setores da sociedade, reforçando seu compromisso com um trânsito mais seguro e humanizado.

Em consonância com as diretrizes da Resolução nº 1.014/24 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece o cronograma das campanhas educativas de trânsito para 2025, a PRF adotará o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida!” durante o mês de maio.

A Operação Maio Amarelo 2025 integrará a Operação Nacional de Segurança Viária 2025 e será implementada em todas as superintendências da PRF, incluindo a do Piauí.

Alinhamento com Diretrizes Nacionais e Internacionais

O Maio Amarelo 2025 está em sintonia com importantes marcos legais e diretrizes de segurança no trânsito, como a Lei nº 13.614/2018, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS). O PNATRANS, revisado para o período de 2021 a 2030 em conformidade com a Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito da ONU, estabelece a meta do Brasil de reduzir em 50% as mortes no trânsito.

A iniciativa também se alinha ao Projeto Nacional de Segurança Viária da PRF, instituído pela Portaria DG/PRF nº 373/2022, que visa implementar um modelo de gestão da segurança viária em consonância com as diretrizes da ONU e do PNATRANS.

Abertura Oficial no Piauí: Engajamento de Diversas Instituições

A Abertura Oficial do Maio Amarelo 2025 pela PRF será na Segunda-feira(05) às 10h00 em São Luís/MA e contará com a gestão nacional e demais autoridades convidadas do Sistema Nacional de Trânsito, Ministério da Justiça e parlamentares. No Piauí, a ação está marcada para quarta-feira(07), às 8h00, na Praça do Liceu Piauiense, em Teresina. O evento contará com a presença de diversas autoridades representantes das instituições que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT), demonstrando o esforço conjunto para promover a segurança viária no estado.

Ações Integradas e Campanhas Educativas

Durante todo o mês de maio, a PRF priorizará ações simultâneas e integradas com outras instituições, com foco na prevenção de sinistros de trânsito. As atividades incluirão o enfrentamento à embriaguez ao volante, o controle da velocidade, a fiscalização de ultrapassagens proibidas, o uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, a fiscalização do uso do telefone celular ao volante, a atenção à segurança de motocicletas, motonetas e ciclomotores, o cumprimento do tempo de direção e descanso dos motoristas profissionais e o combate ao transporte ilegal de passageiros.

 

Fonte: PRF

Petrobras reduz em 4,66% preço do diesel nas refinarias

Notícias 05 de maio de 2025

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (5), a redução de 4,66%, ou R$ 0,16 por litro, nos preços do óleo diesel vendido nas refinarias da companhia. Em comunicado, a estatal informou que os valores cobrados pelo diesel passariam de R$ 3,43 por litro para R$ 3,27 por litro. Os novos preços entram em vigor a partir desta terça-feira (6).

É a terceira redução consecutiva nos preços do diesel promovida pela Petrobras: no dia 17 de abril, a estatal anunciou uma queda de 3,38% nos valores do insumo.

Os preços da gasolina permanecem inalterados. A última vez que a Petrobras mexeu nos preços da gasolina foi em julho de 2024.

Em comunicado, a Petrobras afirmou: “Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,81/litro, uma redução de R$ 0,14 a cada litro de diesel B”.

O valor do Brent, referência no mercado internacional de petróleo, é um dos parâmetros usados para calcular os preços dos combustíveis nas refinarias.

As últimas cotações do barril no mercado internacional reforçaram a trajetória de queda desde o anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), no fim de semana, de aumentar em 411 mil barris por dia a produção em junho, ante maio.

O aumento de produção é o segundo consecutivo anunciado pelos países produtores: em abril, a Opep+ divulgou aumento para este mês, também de 411 mil barris por dia. Com o novo acréscimo, o Brent chegou a ser cotado abaixo dos US$ 60.

“Com o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras em R$ 1,22/litro, uma queda de 27,2%. Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 1,75/litro ou 34,9%”, disse a Petrobras.

FONTE: Valor Econômico

Com a participação da CNT, encontro na ANTT debate a ampliação da rede ferroviária federal

Notícias 05 de maio de 2025

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (29), da Reunião Participativa nº 3/2025 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), realizada em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. O encontro teve como objetivo coletar contribuições da sociedade para a exploração indireta de trechos ferroviários federais subutilizados ou abandonados, por meio de outorgas por autorização.

O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, integrou a mesa de debates e destacou a importância da reativação da malha ferroviária nacional para o fortalecimento da multimodalidade no transporte. “Nós, como operadores do setor, temos o papel de colaborar com o governo nesse processo. O setor privado precisa de atratividade, segurança jurídica e a certeza de que investir em ferrovias pode ser lucrativo”, afirmou.

Valter Souza também ressaltou o potencial competitivo do modal ferroviário. “Se a ferrovia for utilizada com sua plena capacidade, o frete poderá ser até 40% mais barato. No entanto, é fundamental priorizar trechos com mais de 200 quilômetros, pois operações em distâncias menores tendem a não ser viáveis economicamente para o investidor, para o dono da carga ou para o operador”, completou.

Também participaram da mesa o gerente de Regulação Ferroviária da ANTT, Fernando Feitosa, que presidiu a sessão; o superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner; a diretora de Obras e Projetos do Ministério dos Transportes, Maryane Araújo; e o superintendente de Projetos Ferroviários da Infra S.A., Diógenes Alvares.

Foto: Leonardo Sussuarana/ANTT

Por Agência CNT Transporte Atual
 

Comissão do Senado aprova aumento do limite de pontos na CNH para caminhoneiros

Notícias 30 de abril de 2025

A CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado aprovou nesta terça-feira (29), com emenda, um relatório que prevê o aumento do limite de pontos para suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que poderá beneficiar caminhoneiros. Hoje, o limite para a suspensão da CNH de caminhoneiros é de 40 pontos. O texto inicial previa aumento para 120 pontos. O relatório aprovado, no entanto, propõe que a mudança seja para 80 pontos. A matéria vai à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para tramitação terminativa.

Na prática, o relatório dos senadores propõe uma modificação do artigo 261 da Lei 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para ampliar o limite de pontos para a suspensão da direção dos caminhoneiros. O relatório aprovado se refere ao PL (Projeto de Lei) 2.720/2022, de autoria do ex-senador Guaracy Silveira (PP-TO).

Relator da matéria na CI, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que é empresário, ressaltou que os 40 pontos se mantêm, no entanto, para infrações gravíssimas, como dirigir sob a influência de álcool ou de outras substâncias. Bagattoli afirmou que a intensificação do uso de tecnologias de fiscalização, como radares móveis, “aumentou consideravelmente” o risco de aplicação de penalidades por excesso de velocidade.

Segundo o relatório, seriam comuns relatos de suspensão de CNH causada por excesso de velocidade abaixo de 20% por radares localizados estrategicamente em trechos de descida ou em pontos com alterações bruscas e pouco sinalizados no limite de velocidade. “Concordamos com o mérito do projeto, que busca corrigir distorções e tornar a aplicação das penalidades mais justas. No entanto, cremos que o aumento da pontuação limite para 120 pontos pode ser excessiva e acabar por beneficiar o infrator contumaz e negligente”, disse o relator, acrescentando que uma “elevação demasiada do teto de pontuação” tenderia a reduzir a força pedagógica das penalidades, prejudicando a segurança viária.

O presidente da CI, senador Marcos Rogério (PL-RO), afirmou que o caminhoneiro vai continuar a ser sancionado administrativamente, com pagamento de multas, e ressaltou que o texto trata da ampliação de pontos que incidem sobre a suspensão da carteira, o que, no entendimento dos senadores, prejudicaria os profissionais que têm no veículo a sua subsistência.

Fonte: Agência Infra 

Ecovias 101 investe em educação para um trânsito mais seguro no ES

Notícias 29 de abril de 2025

A BR-101, uma das mais importantes ligações rodoviárias do Espírito Santo, tem passado por uma verdadeira transformação nos últimos anos e a Ecovias 101 tem sido peça-chave nesse processo. Desde que assumiu a concessão da via, há quase 12 anos, a concessionária investe fortemente em obras e tecnologia para melhorar a qualidade e a segurança da via, ao mesmo tempo em que realiza campanhas educativas para conscientizar sobre a importância do respeito às regras de trânsito e a importância da atenção ao volante.

Com a expectativa de aumento no tráfego durante o feriado prolongado de 1º de Maio, a concessionária irá reforçar sua operação nas estradas. O Centro de Controle Operacional (CCO) funcionará com escala extra de atendimento, todas as cabines de pedágio estarão abertas nos horários de pico e a frota de guinchos será ampliada com veículos extras. As obras com bloqueio de pista serão suspensas durante o período, salvo casos emergenciais autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Reforçamos a orientação para que os motoristas programem suas viagens com antecedência e redobrem a atenção. É importante lembrar que, ao longo da rodovia, a Ecovias 101 possui 12 pontos de parada, onde os usuários podem ir ao banheiro, beber água e utilizar o fraldário para seguir viagem com mais tranquilidade. Em caso de emergência ou necessidade de atendimento, o número 0800 7701 101 está disponível 24 horas, tanto para ligação quanto para mensagem de whatsapp”, destaca Christian Tanimoto, Gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária.

Junto com o reforço operacional, a Ecovias 101 está realizando a campanha “Quem curte a viagem encurta o caminho”.O convite é à desaceleração consciente, ao cuidado com os outros e consigo mesmo. “Melhor do que chegar cinco minutos antes, é chegar bem”, reforça a mensagem da campanha.

“Nosso objetivo é mudar a forma como as pessoas se relacionam com o ato de dirigir, enxergando o trajeto como parte da experiência e não apenas como um meio de chegar mais rápido ao destino”, pontua Roberto Amorim Junior, diretor-superintendente da Ecovias 101.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação, incluindo excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança, uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado. Por isso, reduzir os números de ocorrências e vítimas depende, também, de mudanças de comportamento.

“A gente acredita que é possível transformar a cultura no trânsito. Obras e serviços são fundamentais, mas diálogo e conscientização também são peças-chave nesse processo. Quando mostramos que o trajeto pode ser um momento de prazer, e não de pressa, estamos falando de segurança de uma forma que se conecta com as pessoas”, explica Roberto.

Ações e eventos no Maio Amarelo

As ações de conscientização ganham ainda mais força no próximo mês, quando se inicia a campanha do Maio Amarelo, voltado para a conscientização no trânsito. Junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Ecovias 101 segue com a missão de espalhar a mensagem de desaceleração e respeito às regras de trânsito.

Uma das principais ações acontecerá no dia 4 de maio, com um evento gratuito na Praia de Camburi, em Vitória, das 8h às 12 horas. Haverá minipista educativa para crianças, simulador de impacto, distribuição de brindes e atividades para toda a família.

Nos dias 1 e 4 de maio, as ações se estenderão às praças de pedágio localizadas na Serra e em Guarapari. Para incentivar que os usuários da via aproveitem a jornada da viagem e façam uma pausa, a Ecovias 101 distribuirá 2 mil vouchers de café, além de cupons de desconto para outros itens, para uso no monumento do Buda, em Ibiraçu, que é um dos principais pontos turísticos às margens da BR-101. Ele ganhará iluminação amarela, assim como a sede da concessionária.

Infraestrutura e gestão

A Ecovias 101 é responsável por administrar 478,7 quilômetros do trecho capixaba da BR-101, que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo, município que faz divisa com o Rio de Janeiro. A área concedida corta 25 municípios do estado do Espírito Santo e um da Bahia.

Além da comunicação, os investimentos em obras também têm gerado resultados concretos. Desde o início da concessão, já foram entregues mais de 62 km de duplicações, com novos trechos em andamento na Serra (5 km) e em fase final de conclusão em Anchieta (7 km). Também foram construídos 14 viadutos, 8 pontes, 20 passarelas e quatro postos de pesagem modernizados. Toda a extensão da rodovia passou por revitalizações no pavimento, sinalização e dispositivos de segurança.

A concessionária também investe na prestação de serviços, como a oferta de guinchos e ambulâncias para o atendimento de ocorrências. Desde o início da concessão, já foram prestados cerca de 1,5 milhão de atendimentos.

O reflexo disso pode ser medido em vidas preservadas. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre 2013 e 2023, houve uma redução de 68% no número de acidentes e 61% na quantidade de óbitos no trecho sob responsabilidade da Ecovias 101.

“Esses números mostram que os investimentos em infraestrutura e gestão eficiente têm um impacto real na vida das pessoas. Nós trabalhamos com a convicção de que cada quilômetro duplicado, cada passarela construída, cada campanha educativa lançada representa uma chance a mais de salvar vidas”, afirma Roberto Amorim Júnior.

Sobre a Ecovias 101

A Ecovias 101 é a concessionária responsável por administrar 478,7 quilômetros do trecho capixaba da BR-101, que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo, município que faz divisa com o Rio de Janeiro. A área concedida corta 25 municípios do estado do Espírito Santo e um da Bahia. A rodovia leva a cinco importantes portos: o de Vitória e o de Tubarão, na capital capixaba; o de Barra do Riacho, no norte do estado; o do Açu (ainda em construção), no Rio de Janeiro; e o de Ilhéus, na Bahia. A rodovia dá acesso ainda às principais praias do Espírito Santo, como as Guarapari e Vila Velha, destino de milhões de turistas durante todo o ano. Para mais informações, acesse www.ecovias101.com.br.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência. Além disso, está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.

Fonte: FolhaVitória

ANTT debate melhorias para o setor de transportes no bloco Mercosul

Notícias 29 de abril de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) coordenou a participação da delegação brasileira na VI Reunião Ordinária da Comissão Técnica do Subgrupo de Trabalho nº 5 “Transportes”, do Mercosul, realizada nos dias 22 e 23 de abril, em Buenos Aires, Argentina. A delegação brasileira contou, ainda, com a participação do setor privado e órgãos públicos relacionados ao transporte.

Durante o encontro, representantes dos países-membros discutiram temas prioritários para o setor, como a padronização de pesos e dimensões dos veículos, a rastreabilidade de bagagens, os seguros internacionais de cargas, a sustentabilidade e o uso de novas tecnologias no transporte terrestre. As discussões visam fortalecer a integração regional e promover melhorias práticas para motoristas, empresas e usuários dos serviços de transporte.

Um dos principais avanços foi o desenvolvimento do projeto Webservice Mercosul, que permitirá uma troca de informações mais ágil e segura entre os Organismos Nacionais de Aplicação do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT). O Brasil, por meio da ANTT, está realizando os testes da plataforma junto aos demais países.

O chefe da delegação Brasileira, Sr. Cálicles Mânica, também aproveitou a oportunidade para convidar os demais países para a realização de um workshop sobre tecnologias sustentáveis no próximo semestre, durante a Presidência Pro-Tempore do Brasil. O evento reforçará o papel do país na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor.

Durante a reunião, o Brasil apresentou as recentes modificações na jornada e no tempo de descanso de motoristas estrangeiros e brasileiros em território nacional, com base na decisão do Supremo Tribunal Federal, na ADI nº 5322. Também foi destaque a Lei nº 15.122/2025, conhecida como Lei da Reciprocidade, que permite adoção de medidas igualitárias nas relações internacionais.

A participação da ANTT reforça o compromisso do Brasil com a integração regional, a modernização do setor e a construção de um transporte terrestre mais eficiente, seguro e conectado com o futuro do Mercosul.

Seguro contra roubo de cargas paga mais de R$ 59 mi em MG

Notícias 29 de abril de 2025

O pagamento de indenizações por roubos de cargas somaram R$ 59,2 milhões em Minas Gerais em 2024, segundo levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). A cifra, que representa alta anual de 62,2%, revela, mais uma vez, um dos maiores problemas do transporte de carga no Brasil, em que a impunidade onera cada vez mais os custos dos fretes brasileiros.

Dos estados que mais se destacam no pagamento de indenizações, São Paulo é o primeiro com R$ 279,9 milhões (+2%), seguido por Minas Gerais com R$ 59,2 milhões (+62,2%) e Rio Grande do Sul com R$ 28,9 milhões (+24,4%).

Essa tendência pode ser atribuída em grande parte, na visão do presidente da Comissão de Transporte de Carga da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Marcos Siqueira, ao aumento nos índices de roubo de carga, sobretudo nas regiões Sudeste e Sul. “Isso impacta diretamente no maior acionamento do Seguro de Responsabilidade Civil de Desvio de Carga, que indeniza em casos de desaparecimento total da carga, roubo durante o trânsito ou nos depósitos e armazéns, desde que a carga esteja carregada no veículo transportador”, diz.

Minas Gerais, como observa o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Antonio Luis da Silva Junior, por ser um corredor de passagem de carga do País e ter a maior malha rodoviária, sempre permeou os altos índices de roubo de carga, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro.

De fato, conforme dados divulgados no relatório “Análise de Roubo de Cargas” de 2024 da nstech, empresa de software para a cadeia de suprimentos, o Estado foi o terceiro com mais roubo de cargas em 2024, com 12,1% do total. No estudo, a primeira posição foi ocupada por São Paulo, que totalizou 45,8% dos sinistros, seguido por Rio de Janeiro, com 25%.

O presidente do Setcemg comenta que o cenário acaba exigindo das empresas um investimento maior em segurança encarecendo o custo do frete. “As empresas acabam tendo que investir em itens como rastreadores, monitoramento e até escolta em certos tipos de carga. Isso onera os custos”, observa.

Além disso, Silva Junior pontua que quando as seguradoras indenizam, elas encarecem a apólice do seguro, onerando ainda mais os gastos. “Minas Gerais possui um dos seguros mais caros e temos roubos regionalizados como o do café, no Alto Paranaíba e Sul de Minas; o do cigarro e produtos alimentícios na região do Triângulo; produtos siderúrgicos, mais na região Central, combustíveis e até o saques são um problema”, ressalta.

Segundo o dirigente, os maiores focos do roubo são onde os criminosos conseguem escapar facilmente, como os entroncamentos de rodovias. “Temos entrocamento na BR-381, na divisa com São Paulo; temos no Triângulo, na Zona da Mata. Minas virou passagem”, afirma.

Para o presidente do Setcemg, a impunidade e a falta de criminalização do receptador são os principais problemas. “Falta um trabalho de inteligência e de investigação da polícia para descobrir os receptadores. Para ter o roubo, tem alguém recebendo e revendendo essas cargas. As leis precisam ser mais rígidas”, destaca. Produtos como pneus, faróis, módulos eletrônicos também têm sido alvo de furtos.

O presidente da Comissão de Transporte de Carga da FenSeg, destaca ainda o cenário crítico de muitas estradas no País. “Isso facilita a atividade criminosa e mostra a importância do seguro para reduzir riscos e prejuízos ao transportador de carga. Sem as coberturas oferecidas pelo seguro de transporte, o impacto na economia seria muito maior”, diz.

Indenizações crescem 11% em todo o Brasil

Em todo o País, o pagamento de indenizações por roubos de cargas também cresceu e somou R$ 528,9 milhões em 2024, conforme o mesmo levantamento da CNseg. O aumento nacional foi de 11% e registrou a segunda maior alta em cinco anos, atrás apenas de 2022, quando o montante atingiu R$ 629,2 milhões.

Em cinco anos, R$ 2,5 bilhões foram pagos pelas seguradoras por conta da atuação dos criminosos. Em paralelo, a procura pelo seguro cresceu 27,1%, somando um faturamento de R$ 1,4 bilhão.

Na arrecadação, o estado paulistano lidera o ranking nacional, com R$ 683,4 milhões (+30,8%), seguido por Minas Gerais, R$ 116,3 milhões (+41,8%) e Paraná R$ 102,4 milhões (+6,1%).

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/seguro-contra-roubo-cargas-paga-indenizacoes-minas/

ANTT começa a fiscalizar cumprimento da tabela de fretes de forma eletrônica

Notícias 25 de abril de 2025

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 23 de abril, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou uma intensificação na fiscalização do cumprimento da POLíTICA Nacional de Pisos Mínimos do Transporte RODOVIáRIO de Cargas (PNPM-TRC), popularmente conhecida como tabela de fretes.

De acordo com a Superintendência de Fiscalização da Agência, a partir desta semana, as ações de verificação do cumprimento da legislação de precificação do frete passaram a ser feitas de forma eletrônica. Segundo a ANTT, o aumento na fiscalização será possível graças ao cruzamento de bancos de dados da Agência com base na declaração de valores.

Somente na primeira manhã de fiscalização, também realizada nesta quarta-feira (23), 370 empresas foram autuadas por descumprimento da tabela de fretes. De acordo com a ANTT, o número é quase a média mensal de 400 autuações por descumprimento do piso mínimo. O balanço do primeiro mês de fiscalização eletrônica será apresentado no dia 20 de maio, durante a reunião do Fórum do Transporte Rodoviário de Cargas, marcada pelo Ministério dos Transportes.

O que diz a lei?

De acordo com a Resolução nº 6.059 da ANTT, publicada em 2 de janeiro de 2025, transportadores, embarcadores e contratantes de frete rodoviário que declararem valor abaixo do piso mínimo estabelecido serão multados em R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais).

Fonte: Caminhões e Carretas 
 
 

TCU e o planejamento do transporte de cargas no Brasil

Notícias 22 de abril de 2025

O transporte de cargas, no Brasil, é predominantemente RODOVIáRIO. A legislação propõe mudar essa realidade.

A Lei 10.233, de 2001, por exemplo, ao disciplinar o Sistema Federal de Viação, estabelece, como diretriz geral do gerenciamento da infraestrutura e da operação dos transportes aquaviários e terrestres, “aproveitar as vantagens comparativas dos diferentes meios de transporte, promovendo sua integração física e a conjugação de suas operações, para a movimentação intermodal mais econômica e segura de pessoas e bens” (art. 12, II).

A Lei 14.273, de 2021, por sua vez, determina a “expansão da malha ferroviária, modernização e atualização dos sistemas e otimização da infraestrutura ferroviária” e o “estímulo à ampliação do mercado ferroviário na matriz de transporte de cargas e de passageiros” (art. 5º, II e VII).

A União, a quem compete “elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social” (CF, art. 21, IX), tem procurado implementar esses e outros comandos legais sobre o tema. O Plano Nacional de Logística 2035 (PNL) consolida informações sobre os esforços para a organização e execução de um planejamento integrado da matriz de transportes do país.

Apesar de muito já ter sido feito pelo Executivo, ainda há longo caminho a ser percorrido, como o próprio PNL 2035 reconhece ao apontar “desbalanceamento da matriz”; “altos custos de transporte”, e “cultura de planejamento que prioriza o modo de transporte, e não as características e necessidades da demanda” (p. 19). Não à toa, foi instituído, em 2024, o Planejamento Integrado de Transportes, no âmbito do qual está sendo desenvolvido o PNL 2050, mediante “uma visão territorial integrada e dinâmica”.

Calcado no diagnóstico de que o setor de transporte de cargas padeceria de problemas de informação, planejamento e regulamentação (acórdão 2000, de 2024), o TCU anunciou a criação de ferramenta própria para simular uma rede de transporte ideal de cargas do Brasil (Projeto Simulações). A ideia, em princípio, parece envolver a criação de um “critério de auditoria” que permita analisar os efeitos gerados por políticas públicas e planos logísticos ao longo dos anos.

Dentre as diretrizes do projeto anunciado pelo TCU estão a promoção de simulações, tendo como variável de alocação o “menor custo efetivo de transporte, sob o ponto de vista da carga”; “acesso pleno de cargas à malha logística, sem limitações de capacidade”; “ocupação da rede por cargas em função do menor custo de transporte, considerando-se a multimodalidade na formação de tais custos”.

É positivo que o TCU esteja interessado em aprimorar políticas e instituições. Mas a projeção de “cenários ideais de transporte de cargas” pelo controle, com o objetivo de criar “critério de auditoria”, parece embutir o risco de o tribunal, na prática, acabar, mesmo que involuntariamente, ditando os rumos do setor. Nesses termos, é possível que o Projeto Simulações, visando turbinar o planejamento nos transportes, paradoxalmente acabe esvaziando o mandato dos sujeitos com competência específica para realizá-lo.

Fonte: Portal Jota (16/04/2025)

Fretes voltam a subir em todo Brasil com aquecimento das vendas de soja e escoamento de mais safras

Notícias 22 de abril de 2025

Os preços dos fretes voltaram a subir no Brasil nas últimas semanas e este tende a continuar sendo o movimento para a conclusão de abril e para maio, como explicou o pesquisador da ESALQ-LOG, Fernando Bastiani, em entrevista ao Bom Dia Agronegócio desta terça-feira (15). O movimento refletiu um avanço no ritmo da comercialização da soja, entre outros fatores, em especial nos últimos dias.

“E temos também agora a retomada da negociação entre as tradings e as ferrovias. Então, abril e maio devem ser meses bastante intensos na movimentação do volume ferroviário, principalmente para a soja. Então, estes dois fatores em conjunto, nos últimos 15 dias, já vem refletindo em um aumento dos fretes”, detalha Bastiani.

Como exemplo, a rota Sorriso-Itaituba – do Mato Grosso ao Arco Norte – já regiatra um aumento dos valores de R$ 20,00 a R$ 25,00 por tonelada transportada na última quinzena, chegando a R$ 285,00/t.

“Apesar dos preços terem subido, eles ainda não estão nos mesmos patamares de fevereiro, do começo da safra. Mas, a expectativa é de que com essa retomada da comercialização e também com a chegada da safrinha, no final de junho, começo de julho, é de que os preços voltem a se aquecer para mais próximos dos preços da primeira safra. Porém, ao contrário da soja, a expectativa para a safrinha até o momento é de que teremos um aumento de produtividade em relação ao ano passado, mas ainda assim será uma safra inferior a 2023/24. Então, nossas projeções é de que esse pico na segunda safra seja inferior ao da primeira safra”, avalia o pesquisador.
 
Uma redução observada também nos preços do óleo diesel deve contribuir para uma menor pressão de alta sobre os preços dos fretes no segundo semestre.
 
Confira a entrevista completa clicando AQUI!

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