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Blog do Elimar Côrtes: trabalho de prevenção e combate a roubos de cargas no ES traz gigante do aço para o Estado

Notícias 27 de setembro de 2024

Enquanto o Brasil enfrenta uma onda de roubos de cargas, com mais de 85% dos casos concentrados na Região Sudeste, o Espírito Santo se destaca como um dos Estados mais seguros do Brasil para o transporte de cargas. Em todo o País, foram registrados 3.113 casos de roubos de cargas de janeiro até o final de junho de 2024, com 2.684 ocorrendo na Região Sudeste. Os Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram os destaques negativos no primeiro semestre de 2024, 47,2%, 18,7% e 14,2% dos prejuízos, respectivamente, confirmando a liderança que se repete já há alguns anos nesse tipo de crime, devido à grande circulação de mercadorias e à concentração do Produto Interno Bruto (PIB) na região. O Espírito Santo, entretanto, é destaque positivo no Sudeste e em âmbito nacional. Em 2023, o Estado registrou 49 roubos ou furto de cargas, e até junho deste ano foram contabilizados 39 casos.

O item segurança pública foi um dos motivos que fizeram o grupo Sampaio Distribuidora de Aço a instalar uma fábrica no Espírito Santo. A empresa gaúcha lançou, na manhã desta segunda-feira (23/09), a pedra fundamental de sua filial em terras capixabas, mais precisamente no Polo Industrial de Mimoso do Sul, à margem da Rodovia BR-101 Sul. Em entrevista ao ‘site’ Blog do Elimar Côrtes, o empresário Eduardo Sampaio, fundador da Sampaio Distribuidora, uma das maiores indústrias de aço do País, de todas os locais onde o grupo já está instalado – Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo –, o Espírito Santo é o que proporcionar uma maior segurança patrimonial:

“Levamos em conta também o fator crime contra o patrimônio. No Rio, São Paulo e em outros Estados, o roubo a cargas de caminhão é muito grande. Num período de cinco anos, sofremos três roubos entre Santa Catarina e Paraná. Todas as nossas cargas têm seguro contra roubo de até R$ 300 milhões, tanto dentro das fábricas quanto no transporte de caminhão. E sabemos que no Espírito Santo a segurança é bem melhor”, resumiu Eduardo Sampaio.

Presente no lançamento da pedra fundamental da indústria em Mimoso do Sul, o governador Renato Casagrande (PSB) comentou a decisão da Sampaio Distribuidora de Aço em vir para o Espírito Santo por conta, também, da melhoria da segurança pública.  Segundo Casagrande, a melhoria se deve aos investimentos feitos no setor pelo Governo do Estado:

“Estamos investindo muito na segurança. Montamos o Cerco Integrado e Inteligente que nos ajuda a desvendar qualquer roubo de cargas, faz leitura de placas e começou a fazer a leitura facial. Tenho certeza que o investimento na segurança pública tem produzido resultado.  O Espírito Santo é um Estado que gera confiança, porque nosso ambiente é bom, nossa conversa com empreendedores é uma conversa republicana, podemos fazer ela no meio da rua, dentro de um escritório, porque nossa conversa aqui é tem um único objetivo de ajudar a desenvolver nosso Estado e dar oportunidade aos capixabas. E quando conseguimos controlar os indicadores de furtos e roubos, isso também contribui para este bom ambiente de negócio.”

Os dados sobre roubos a cargas são do relatório Análise de Roubo de Cargas, da nstech, plataforma integrada de soluções de tecnologia para logística, que trabalha com softwares (programas de computador) e gestão de risco no monitoramento de roubos de cargas para as maiores empresas transportadoras e embarcadoras do país. O monitoramento das cargas corresponde a 50% do market share (fatia de mercado) do segmento.

A melhoria do combate ao roubo de cargas no Espírito Santo é fruto de uma parceria desenvolvida ao longo dos últimos anos entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas & Logística no Estado do Espírito Santo (Transcares). A redução do roubo de cargas coloca o Espírito Santo como excelente polo logístico. O Transcares teve, em 2019, a iniciativa de buscar ajuda estatal. Procurou a Sesp e mostrou a necessidade de se criar um grupo de trabalho de prevenção e combate ao roubo de cargas. Deste grupo, hoje fazem parte as Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal, a Infraero e a própria Secretaria Estadual da Fazenda.

Para enfrentar os desafios de roubos a cargas, o Espírito Santo intensificou as operações de segurança e vigilância nas áreas mais afetadas. A comunicação e a coordenação entre as forças de segurança foram fortalecidas, com a implementação de tecnologias avançadas para o monitoramento de veículos e cargas. São realizadas operações coordenadas regularmente para desmantelar grupos criminosos e prevenir novos incidentes.

Um exemplo de atuação do Estado foi a intensificação das investigações em Cariacica, que em 2023 registrou 11 ocorrências, o maior número de roubos de cargas de cigarros. Após a identificação e prisão de um criminoso responsável por esses crimes, os roubos cessaram completamente, sem nenhum registro em 2024, segundo a Sesp.

O empreendimento da Sampaio Distribuidora será o primeiro a ser instalado no polo e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), em parceria com a Prefeitura de Mimoso do Sul: “Esse é um grande investimento e uma alegria para nós em recebermos essa grande distribuidora de produtos siderúrgicos. Uma empresa importante que mantém suas atividades no Sul do País e amplia suas atividades para nosso Estado, em um local que antes estava abandonado. O Governo adquiriu essa área e iniciou a montagem desse polo empresarial que recebe sua primeira empresa. São R$ 100 milhões com o potencial de gerar 900 empregos, fortalecendo toda uma cadeia produtiva, já que a Sampaio vai adquirir bobinas de aço produzidas pela ArcelorMittal e processará esse material aqui”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O investimento inicial na planta é de R$ 100 milhões, com expectativa de gerar 300 empregos diretos e 600 indiretos. Esta será a primeira indústria a ser instalada no Polo Industrial de Mimoso do Sul, marcando um novo momento para o desenvolvimento econômico da região sul capixaba. Outro fator decisivo para atração do negócio foram as condições favoráveis que os empreendedores têm acesso ao aderir ao Programa de Incentivo ao Investimento no Espírito Santo (Invest-ES).

“O que estamos comemorando aqui hoje vai muito além de uma obra. É a capacidade real de transformação para toda uma região. De maneira equilibrada e responsável, o Governo do Estado devolveu à sociedade um ativo. O amplo terreno estava sem serventia e agora vai receber uma indústria séria, competitiva, parceira histórica da Arcelor e que vai beneficiar aço no sul capixaba. Isso há pouco tempo era uma situação difícil de acontecer. Com o ES+Competitivo já apresentamos esse primeiro resultado, que sem dúvida alguma será um indutor de oportunidades e desenvolvendo para as pessoas daqui da região”, destacou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB).

A nova unidade tem como objetivo ampliar a capacidade de produção e distribuição de chapas, bobinas, tubos e perfis de aço, atendendo setores como metal mecânico, construção civil, automotivo e agroindústria. “A planta de Mimoso do Sul já nasce maior do que a nossa fábrica em Santa Catarina. A vinda para o Espírito Santo foi uma decisão estratégica para a empresa: além da excelente recepção que tivemos pelo Estado e dos incentivos fiscais, estamos próximos à ArcelorMittal, nossa fornecedora de aço, e dos grandes mercados consumidores”, ressaltou o presidente da empresa, Eduardo Sampaio. “Quero também deixar claro que fomos muito bem recepcionados pelo povo capixaba”, completou o empresário.

A Sampaio Distribuidora de Aço atua no mercado desde 1979 e expandiu suas atividades em 1997, iniciando operações como distribuidora de aços. Atualmente, a Sampaio conta com quatro unidades nas regiões Sul e Sudeste, consolidando-se como um dos maiores centros de distribuição de aços no Brasil.

Fonte: Blog do Elimar Côrtes

Entidade acompanha dificuldades na devolução de contêineres e impactos operacionais

Notícias 26 de setembro de 2024

O Sindiex tem monitorado de perto os desafios enfrentados pelas empresas associadas no que se refere à devolução de contêineres nos Depots do Espírito Santo. Os relatos indicam uma série de dificuldades para agendar a entrega das unidades, o que tem gerado preocupações em relação aos impactos operacionais e financeiros, especialmente o aumento nos custos de demurrage — taxa aplicada quando os contêineres não são devolvidos dentro do período de free time estipulado.

O coordenador do Comitê Técnico de Logística do Sindiex, Breno Sasso Alighieri, ressaltou que o comitê está empenhado em tratar a questão das devoluções. "Estamos cientes dos desafios que a situação traz para o setor. Nosso objetivo é manter o diálogo com os atores envolvidos para que, juntos, possamos encontrar alternativas que atendam aos interesses de todos e, ao mesmo tempo, tragam as melhorias necessárias para o fluxo de operações em nosso Estado”.

Em resposta a essa situação, o Sindiex solicita que as empresas associadas enviem dados detalhados sobre as dificuldades enfrentadas para realizar as devoluções. Esses dados serão cruciais para que o Comitê Técnico de Logística e setor jurídico da entidade possam avaliar a situação e tomar as medidas adequadas para mitigar os prejuízos.

As empresas devem encaminhar as informações solicitadas para o e-mail sac@sindiex.org.br. O Sindiex continuará informando seus associados sobre os desdobramentos do caso e possíveis avanços nas tratativas com os Depots e outros envolvidos.

Fonte: SINDIEX

Transcares pegando carona nas possibilidades

Notícias 26 de setembro de 2024

Obras de infraestrutura estão entre os principais investimentos previstos para o Espírito Santo até 2027. E embora os modais rodoviário e ferroviário estejam incluídos no pacote, é o portuário que sai na frente com alguns grandes projetos em andamento: a ampliação do Portocel, em Aracruz, além da construção da primeira fase do Porto Central, em Presidente Kennedy, e do Imetame Logística Porto, em Barra do Riacho, também em Aracruz. Os empresários do transporte rodoviário de cargas e logística se mantêm atentos à movimentação de tais empreendimentos e às possibilidades que tendem a ser geradas. E foi pensando nisso que uma comitiva do Transcares colocou o pé na estrada rumo à Barra do Riacho, na sexta-feira, 23 de agosto, para ver de perto a planta portuária do Imetame Logística Porto e conhecer mais a fundo o layout e o funcionamento da ZPE – Zona de Processamento de Exportação.

O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, encabeçava o grupo, que contou, ainda, com o superintendente, Mário Natali, o gerente, Gustavo De Muner, os diretores Fernando De Marchi, Sidnei Bof, Marco Zon, Leandro Teixeira e Wesley Loose, o vice-coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin, os transportadores associados Alexandre Ceto, Paulo Costa e Lucas Teixeira, além dos assessores jurídicos, Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias, e a assessora de comunicação Anna Carolina Passos. Lá, o grupo foi recebido pelo Diretor Operacional, Anderson Carvalho, e pelo assessor Marcelo Robers, e depois de uma apresentação sobre o Grupo Imetame, o porto e a ZPE, puderam ver de perto as obras em andamento.

Embora não haja, ainda, uma data exata para início da operação, Carvalho fala da expectativa de inauguração em 2026. O investimento bilionário, capaz de mudar o eixo da logística de cargas e logística do Estado, está na fase final de obras da primeira fase operacional. Os primeiros 450 metros cais, que serão suficientes para o porto operar num primeiro momento, ficarão prontos no início de 2025. A dragagem, iniciada em setembro de 2022, está em andamento. Neste momento, são 12 metros de profundidade e já em andamento o aprofundamento para a cota de 17 metros, concluindo a primeira fase no primeiro trimestre de 2025 – no futuro o porto será dragado na cota de 25m para atender as operações “Ship to Ship”, transbordo de óleo cru, segundo Anderson Carvalho.

“O Imetame Logística Porto contará com quatro terminais para operações com contêineres, cargas geral, granéis sólidos e granéis líquidos. Outro importante ativo em desenvolvimento é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que terá grande sinergia com o porto para atração de indústrias e serviços voltados à exportação”, destacou o diretor, completando em seguida.

“A construção do complexo portuário será feita em fases, por módulos, e neste momento estamos trabalhando em quatro frentes: construção do quebra-mar Leste, a dragagem, a construção do cais de contêiner e a terraplanagem”.

Diferenciais

Infraestrutura já existente e posição geográfica – num raio de 1.000km alcança 60% do PIB nacional –, somadas à integração logística com outros modais e à profundidade do Porto da Imetame, credencia a região para receber os gigantes New post Panamax, afirma Anderson Carvalho, além de colocar novamente o Espírito Santo nas rotas internacionais e atender as demandas do mercado nacional.

“Temos todas as condições de formar aqui uma estrutura portuária para o Brasil. Contudo, Imetame Porto Logística não será concorrente de ninguém, seremos agregadores, integradores. Vamos somar à infraestrutura portuária nacional!”

O grupo do Transcares presente à visita voltou cheio de expectativas positivas. “Não há dúvidas de que o Imetame vai gerar muitas e novas possibilidades para o segmento. Ela carrega todas as condições logísticas favoráveis para um porto multimodal e essa conectividade certamente vai gerar novas operações e mais negócios para o TRC”, aposta o presidente Teixeira.

Alexandre Ceto se interessou muito pelos benefícios que serão proporcionados pela ZPE, que além de estar em área de Sudene, terá incentivos municipais e estaduais. E dentre os setores que já negociam para fazer parte da Zona de Processamento de Exportação em Aracruz estão o de rochas, automotivo, têxtil, industrial e o de café. “Estamos falando de desoneração do investimento, agilidade aduaneira, segurança jurídica, suspensão e isenção tributária”, enumerou o empresário.

E Teixeira completou. “Não posso deixar de citar a localização privilegiada do ZPE – a 13,5km Aeródromo Aracruz (Suzano), a 1,3km da ferrovia Vitória-Minas, próximo a rodovias estaduais (ES-257, ES-010, ES-445) e federais (BR 101), a menos de 1km de um gasoduto, a 11,6km do Imetame, a 10km do Porto Barra do Riacho e a 92km do Porto de Vitória. Não tem como já não sonhar com as tantas oportunidades que estão a caminho de nosso Estado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

Setor de pesados em alta impulsiona o credenciamento antecipado

Notícias 26 de setembro de 2024

Maior encontro para o transporte  de cargas e logística da América Latina amplia em 30% o número de pré-credenciados

A menos de dois meses de sua abertura, a RX Brasil, empresa organizadora da 24ª edição da FENATRAN, anuncia o aumento de 30% no número de pré-credenciados para o evento, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo. A maior feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina vai apresentar mais de 600 marcas com os principais lançamentos de produtos e serviços para os segmentos, entre caminhões, implementos rodoviários, softwares de gestão e soluções tecnológicas para otimização de toda a cadeia de supply chain.

O aumento no interesse de transportadores, frotistas, motoristas e operadores logísticos pelo evento também ocorre entre os profissionais que ocupam cargos de destaques nas organizações. Do total de cadastrados, 54% possuem poder de decisão ou recomendação nas empresas.

Segundo Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da FENATRAN, o resultado ratifica a relevância da feira dentro da cadeia de transporte. “Esse aumento no interesse dos visitantes pelo evento com tanta antecedência demonstra a importância da FENATRAN para o transporte. Não é por acaso que reúne os principais players do setor, além de ser uma excelente vitrine para as empresas mostrarem seus lançamentos”, afirma.

Outro fator que justifica o aumento do pré-credenciamento é o otimismo com os resultados apresentados pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. Em agosto, o setor de transporte rodoviário de cargas fechou o mês com alta de 10% na produção de caminhões na comparação com o mês de julho. Frente ao mesmo período do ano passado, o incremento foi de 36,1%. Já no acumulado do ano a produção de caminhões alcançou 89,4 mil unidades, alta de 40,7% com relação às 63,5 mil unidades de janeiro a agosto de 2023.

Mais de 40 horas de conteúdos

Uma das novidades desse edição da FENATRAN, o Espaço de Conteúdo será o ponto de encontro para os interessados em desenvolvimento profissional e networking. Situado no Pavilhão 8,  terá mais de 40 horas de palestras e painéis ao longo da semana.

A programação tem início no dia 5 de novembro, com a Rota Fenatran, que debate os novos modelos de negócios e desafios para o mercado de caminhões, matrizes energéticas mais sustentáveis e as principais perspectivas para 2025. O Espaço de Conteúdo terá, ainda, mais uma edição do Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, no dia 6, e o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 7 de novembro.

Outra atração que retorna em 2024 é o FENATRAN Experience. Realizado em um circuito exclusivo na área externa do SP Expo, permite aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Ford, IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O projeto é patrocinado pela Addiante e Eaton.

Além da Anfavea, a FENATRAN tem parceria institucional e apoio da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários). O evento tem entrada gratuita e já está com o credenciamento para visitantes aberto no site www.fenatran.com.br


FONTE: CARTÃO DE VISITAS NEWS / NTC&LOG

CNT participa de workshop da ANTT com foco em reduzir os acidentes nas rodovias federais

Notícias 25 de setembro de 2024

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (24), em Brasília, da mesa de abertura do EducaVias, primeiro encontro sobre educação e comunicação para o trânsito, promovido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O evento integra as ações da Semana Nacional do Trânsito e faz parte do Programa Vias Seguras (PVS), uma iniciativa estratégica que busca reduzir os acidentes nas rodovias federais.

Durante o encontro, a CNT — ao lado de representantes de outras instituições, como o DER-DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) e a UnB (Universidade de Brasília) — discutiu o papel da educação e comunicação no trânsito. O tema está alinhado às iniciativas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir o número de acidentes e fatalidades no trânsito em 50% até 2030, seguindo as diretrizes da Segunda Década de Ações pela Segurança no Trânsito da ONU (Organização das Nações Unidas).

Na ocasião, a gerente executiva de gestão e projetos da CNT, Marcia Kamada, lembrou que os  Painéis de Acidentes da CNT, fonte da PRF, tem indicado um leve crescimento do número de mortes, além do aumento do contingenciamento do Funset e o baixo investimento na infraestrutura que  prejudicam o alcance da meta de redução da OMS (Organização Mundial da Saúde). Por outro lado, o Painel das Rodovias que Perdoam indica o alto índice de perdão das que são gerenciadas por concessionárias, comprovando o excelente trabalho da ANTT. Além disso, foi divulgado o portfólio de cursos do SEST SENAT.

Ainda segundo a gerente, falhas humanas, problemas veiculares e deficiências na infraestrutura das rodovias são os principais fatores que levam a esses acidentes. “O desafio, portanto, é complexo e exige uma combinação de fiscalização, de educação — que é o que estamos fazendo aqui — e de infraestrutura adequada. A mais recente Pesquisa CNT de Rodovias, por exemplo, mostrou que um percentual significativo das rodovias brasileiras apresenta problemas estruturais, como buracos, falta de sinalização adequada e ausência de acostamentos, comprometendo diretamente a segurança dos motoristas”, explica.

 
Fonte: CNT

Sistema Transporte dá início à terceira turma do Curso de Governança, Compliance e Gestão de Riscos

Notícias 25 de setembro de 2024

Um dos grandes desafios dos gestores da atualidade é criar um ambiente corporativo confiável, com a identificação de ameaças e boas práticas de governança que colaborem com processos de compliance frente à complexidade dos processos de execução do setor de transporte. Sob essa premissa, foi realizada, nesta quarta-feira (25), a abertura oficial do Curso Executivo em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura.

Ao longo desta semana, está sendo realizado, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), o primeiro módulo presencial da capacitação, que reúne 40 alunos de todos os modais do transporte. O curso integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte, ofertado pelo SEST SENAT e coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).

Ministrada pelo IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público), a capacitação busca apresentar os principais conceitos e benefícios da governança para o aprimoramento do planejamento e dos sistemas de compliance, provocando uma reflexão sobre como integrar as várias atividades de gestão de riscos em sua instituição e, de forma específica, para o segmento de infraestrutura e transporte.

Durante a abertura oficial, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou que o curso é resultado de um diagnóstico realizado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), que identificou os principais riscos do setor de transporte. "Vivemos em um momento que exige transparência e integridade. Isso é parte fundamental do compliance. O papel do Sistema Transporte é ser um indutor, despertando o interesse das empresas por governança e sustentabilidade. No entanto, cabe a cada empresa implementar essas práticas de forma efetiva; e esse curso também tem esse propósito", ressaltou Vander Costa.

Aula magna

De forma virtual, o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes proferiu a aula magna, momento em que parabenizou os alunos e falou sobre a situação da infraestrutura do país e a necessidade de gerenciamento de recursos para resolver os problemas. “O Brasil precisa investir R$ 340 milhões até 2038, para se igualar às 20 melhores infraestruturas do planeta. E nós estamos investindo cerca de 1,55% do PIB, muito aquém dos 8% que a China investe, bem como da Índia, que aplica 5%. O Brasil já está em colapso, em algumas regiões. Depois do que aconteceu no Rio Grande do Sul, ficou claro que não tínhamos, na estrutura da Defesa Nacional, uma boa governança”, destacou Nardes.

O ministro terminou sua fala lançando um desafio aos participantes do curso debaterem: “Para onde vai a governança da infraestrutura? Para onde vão os caminhos e as estradas diante das mudanças climáticas que podem afetar ou já afetaram diferentes regiões do nosso país?”.

Na mesma linha de pensamento do ministro Augusto Nardes, o professor do IGCP José Luís Vidal ministrou, na sequência, uma palestra aos alunos sobre transição energética, mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura de transporte.

Setor comprometido

Também participaram da abertura do curso executivo o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes; a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa; e a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende.

Na oportunidade, Eliana Costa apresentou o Sistema Transporte e as iniciativas das três casas – CNT, SEST SENAT e ITL – em prol do desenvolvimento do setor. Ela destacou que o desenvolvimento do transporte brasileiro está no centro da atuação da Instituição. “Nós temos um grande projeto, que é transformar o setor de transporte. Acreditamos que, só por meio da educação, podemos fazer isso de maneira efetiva e próspera e pensando, principalmente, no futuro das nossas empresas”, afirmou.

Nicole Goulart, por sua vez, ressaltou que o SEST SENAT está à disposição para atender às demandas das empresas e capacitar os profissionais do setor e da sociedade como um todo. “Quando a gente fala em governança e compliance no transporte, nosso maior objetivo é que vocês levem as boas práticas para as empresas a fim de garantir dois aspectos que são fundamentais para nós: integridade e sustentabilidade.”

Sobre o curso

O Curso Executivo em Governança, Compliance e Gestão de Riscos com Ênfase no Transporte e Infraestrutura é formado por quatro módulos, distribuídos em 160 horas presenciais e 40 horas online, com a previsão total de 200 horas. O cronograma do curso tem a previsão de seis meses.

Nos primeiros dias da capacitação, os alunos já aprovaram a metodologia. “A gente tem acompanhado, nas aulas, como o conteúdo é colocado com uma leveza que ajuda a gente a absorver e, posteriormente, implantar nas empresas. O método do curso está sendo excelente, mostrando uma visão prática das empresas, com exemplos que temos no dia a dia e que vão facilitar a implantação”, finalizou Manoel Marinho, diretor institucional e de Novos Negócios do grupo MobiBrasil.

Fonte: CNT

crescimento do pib do transporte é destaque no boletim de conjuntura econômica de setembro

Notícias 24 de setembro de 2024

O INFORME DA CNT, QUE VISA SUBSIDIAR OS TRANSPORTADORES COM INFORMAÇÕES SOBRE INDICADORES ECONÔMICOS E SEUS IMPACTOS NO SETOR, FOI PUBLICADO NA SEXTA-FEIRA (20)

A expansão do PIB do setor de transporte se destacou no Boletim de Conjuntura Econômica – Setembro de 2024, publicado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta sexta-feira (20). O informe, que visa subsidiar os transportadores com informações sobre indicadores econômicos e seus impactos no setor, apontou que o PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024, em relação ao trimestre anterior, e 3,3% comparado ao mesmo período de 2023.

Dentro desse contexto, o transporte teve um desempenho positivo, com crescimento de 1,3% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e de 0,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Essa evolução reflete a recuperação gradual do setor, que acompanha o ritmo de expansão da economia nacional. Todos os serviços dentro do setor de transporte apresentaram crescimento, com destaque para atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,0%) e de informação e comunicação (1,7%).

Além do setor transportador, a indústria contribuiu significativamente para o crescimento do PIB, com alta de 1,8% no trimestre, impulsionada pelos setores de construção, eletricidade, água, esgoto e gestão de resíduos. Já o setor de serviços cresceu 1,0%, enquanto a agropecuária teve queda de 2,3%.

Investimentos impulsionam a economia

Outro dado relevante no boletim foi o aumento no nível de investimento, mensurado pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBKF), que cresceu 5,7% em comparação com o mesmo período de 2023 e 2,1% em relação ao primeiro trimestre de 2024. A participação dos investimentos no PIB passou de 16,4% para 16,8%, indicando um avanço que pode impactar positivamente o futuro do desempenho econômico do país.

O consumo das famílias continua sendo o principal componente do PIB, representando 63,0% do total no segundo trimestre de 2024, enquanto o consumo do governo foi responsável por 18,4%. As exportações líquidas, influenciadas pelo aumento das importações, representaram apenas 1,3% do PIB.

Selic e inflação em foco

A análise econômica da CNT também abordou a decisão do Comitê de  Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic de 10,50% para 10,75% ao ano. Essa mudança rompe com o ciclo anterior e reflete a estratégia do Banco Central para conter a inflação, que tem superado as metas estabelecidas. Segundo o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central em 13 de setembro de 2024, a expectativa é que a Selic alcance 11,25% até o fim do ano.

Em contraste, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reduziu a taxa de juros para um intervalo de 4,75% a 5,00% ao ano, o primeiro corte desde março de 2020, o que pode impactar o cenário econômico global.

Clique aqui para acessar o Boletim de Conjuntura Econômica – Setembro de 2024.

Fonte: AGÊNCIA CNT TRANSPORTE ATUAL

Programa Mais Motoristas convoca mais de 5 mil pessoas para formação de condutores profissionais

Notícias 23 de setembro de 2024

A relação de candidatos selecionados na sétima chamada do Programa Mais Motoristas já está disponível, para conferência, no site do SEST SENAT. Ao todo, são mais de 5 mil interessados contemplados, que agora se juntam aos 30 mil selecionados nas chamadas anteriores de todo o Brasil.
ACESSE A LISTA DOS CONTEMPLADOS AQUI.

Os convocados receberão um email com todas as orientações e o encaminhamento para se cadastrarem no site do SEST SENAT e enviarem a documentação exigida. O prazo para o envio dos documentos é de até três dias úteis contados a partir do recebimento do email. Veja aqui a lista:

  1. documento de identificação (CNH);
  2. nada consta do Detran ou certidão de prontuário;
  3. certidão de antecedentes criminais;
  4. comprovante de residência;
  5. comprovante de vínculo com o setor de transporte, caso tenha inserido o CNPJ no ato da inscrição.

Para enviá-los, é preciso anexá-los no seguinte endereço: https://www.sestsenat.org.br/entrar. Após o envio, o SEST SENAT validará a documentação e, então, terá início o processo de mudança de categoria, seguindo o cronograma definido por cada unidade operacional.

Como funciona o Programa

O Programa visa aumentar o número de motoristas profissionais por meio do custeio da mudança de categoria da CNH e da oferta de cursos de formação. Segundo a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, a iniciativa está entregando ao mercado de trabalho milhares de profissionais prontos para atuarem no setor de transporte. “A iniciativa do SEST SENAT integra as exigências legais e de capacitação, custeando a mudança de categoria da CNH dos candidatos selecionados e oferecendo cursos práticos e teóricos em veículos com tecnologia embarcada”, explica a diretora.

A mudança de categoria da CNH pode ser de AB, B, AC ou C para D ou E; e de D para E. Após a conclusão do processo de troca da Carteira, o(a) aluno(a) realizará um dos cursos da Escola de Motoristas: Transporte de Produtos Perigosos, Cargas Indivisíveis, Transporte Coletivo de Passageiros ou Transporte de Escolares.

Fonte: CNT

Movimento A Voz Delas da Mercedes-Benz será um dos apoiadores do FIT 2024

Notícias 19 de setembro de 2024

A quarta edição do FIT (Fórum ITL de Inovação do Transporte) contará com o apoio de um importante movimento, A Voz Delas, da Mercedes-Benz do Brasil, que destaca e promove a presença feminina no setor de transporte. A idealizadora do projeto e gerente sênior de peças e serviços na Mercedes-Benz, Ebru Semizer, vai participar do painel Movimentos de Equidade e Inclusão.

A iniciativa A Voz Delas busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Durante o FIT 2024, o movimento contribuirá com essas reflexões em um evento que tem como seus pilares a inovação e a inclusão no setor de transporte.

Segundo a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, a instituição fomenta a participação feminina no transporte a partir da profissionalização e da qualificação de mulheres, de parcerias e da sensibilização para um setor transportador mais preparado para todos os talentos.

“Para avançarmos nessa agenda, precisamos do engajamento e do comprometimento da alta gestão com a diversidade nas suas empresas. É necessário diagnosticar e identificar as oportunidades e os desafios para esse tema, estabelecer as diretrizes adequadas ao perfil das organizações e definir um plano de ação afirmativo para todo o ciclo de colaboradores. Diante disso, o movimento é uma frente muito importante nessa jornada”, declarou Eliana.

FIT 2024

Promovido pelo ITL e em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte ) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o FIT é um evento para fomentar a discussão e a troca de conhecimentos sobre ferramentas e tendências inovadoras e tecnológicas aplicáveis ao setor de transporte.

Com vagas limitadas, é importante garantir sua inscrição para não perder a oportunidade de se atualizar e fazer networking no setor. Inscreva-se!

Informações:

  • Data: 9 de outubro, das 9h às 17h.
  • Local: Brasília (presencial) ou online, pelo canal da CNT no YouTube.
Fonte: CNT

Alunos do ITL encerram certificação internacional metroferroviária com imersão na Alemanha

Notícias 19 de setembro de 2024

Ao longo desta semana, 32 executivos, gestores e técnicos dos setores ferroviário e metroferroviário do Brasil participam de uma imersão na Alemanha. A viagem faz parte do último módulo da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, curso ofertado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e ministrado pela DB Rail Academy, pertencente ao Grupo Deutsche Bahn, um dos principais líderes globais em mobilidade e logística.

A experiência marca o encerramento da jornada de aprendizagem da terceira turma da certificação, com atividades realizadas em Berlim e Hamburgo. Durante a semana (16-20), os alunos visitaram a estrutura do Grupo Deutsche Bahn, conheceram a estratégia e os planos de expansão das ferrovias alemãs e estiveram na Estação Central de Berlim — a maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa.

Na avaliação do gerente de Engenharia do Grupo CCR, Max Yamatogue, aluno do curso, as visitas proporcionaram uma compreensão de que o Brasil, se tiver uma visão estruturada como a da Alemanha, tem potencial para ser mais bem desenvolvido no setor metroferroviário. “Os desafios que o cenário brasileiro nos impõe fazem com que sejamos estimulados a buscar contextos mais criativos”, afirma Max.

Os gestores também assistiram a palestras sobre as melhores ferramentas e soluções por meio do uso de inteligência artificial, além de estudos de caso com drones para monitorar e levantar dados de infraestrutura ferroviária, entre outros temas.

O consultor líder da DB Engineering & Consulting, Alain Esteve, relatou que as habilidades adquiridas garantem uma qualificação abrangente, pois preparam os profissionais para as principais questões do setor ferroviário global. “Nós focamos no desenvolvimento contínuo dos alunos por meio de competências como conhecimento técnico em sistemas ferroviários, gestão de projetos, segurança operacional, inovação e sustentabilidade, liderança de equipes, digitalização e compreensão da legislação do setor”, explica o consultor.

A novidade da viagem foi a realização de visitas para além do setor ferroviário. Os alunos foram levados também a outros pontos de interesse relacionados à área de transporte em geral, como portos e terminais.

Para João Junqueira, aluno e gerente de Engenharia de Infraestrutura na MRS Logística, a certificação trouxe uma visão internacional e do estado da arte da gestão de sistemas ferroviários e metroferroviários. “Conhecer a operação da DB na Alemanha me fez refletir sobre diversas oportunidades de boas práticas e lições aprendidas que podem ser aplicadas no Brasil, com o objetivo de alavancar a logística do nosso país. A aprendizagem não se limita ao sistema ferroviário, mas também abrange oportunidades de interoperabilidade entre os modais de transporte, além de aspectos culturais e de gestão”, afirma o gerente.

Segundo o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, a visita técnica tem o objetivo de oferecer uma oportunidade única aos alunos de aprimorarem os conceitos adquiridos ao longo do curso. “O módulo internacional em ambientes reais é fundamental para a formação completa desses profissionais, preparando-os para os desafios futuros e para transformar o setor de transporte ferroviário e metroferroviário por meio do conhecimento”, destaca o diretor.

Também participaram da viagem à Alemanha a coordenadora executiva do ITL, Marcela Lamounier; a gerente de operações finalísticas do SEST SENAT, Jamile de Sales; e o analista de transporte da CNT, Igor Castro.

Sobre a certificação

O curso tem uma carga horária total de 370 horas, com 80% das atividades realizadas presencialmente e 20% por meio da plataforma online da instituição. As aulas presenciais ocorrem a cada dois meses e a capacitação tem duração aproximada de 14 meses. A formação oferece disciplinas sobre operação ferroviária, sistemas ferroviários, economia, gestão e liderança, entre outras.

Fonte: CNT

 

Jovem atleta do Polo Olímpico SEST SENAT de Taubaté (SP) é campeã brasileira de taekwondo

Notícias 19 de setembro de 2024

A jovem atleta de taekwondo Larissa Torino, de 11 anos, sagrou-se campeã no último dia 15 de setembro do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024, o principal da modalidade no país. Integrante do Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP) desde o início deste ano, ela garantiu a medalha de ouro na categoria infantil até 12 anos no torneio realizado em Lauro de Freitas (BA). Com essa vitória, a atleta somou pontos importantes para o ranking nacional e está em busca de uma vaga na seleção brasileira.

Para Larissa, que começou na vida de atleta aos 5 anos, essa conquista foi a realização de um sonho: “É uma mistura de sentimentos, pois foi um trabalho de muitos anos para chegar a um campeonato tão desejado. Mas, sem dúvida, o maior sentimento é a felicidade por ter conseguido ser campeã brasileira", declarou.

Além da preparação física, os acompanhamentos psicológico e nutricional, realizados na unidade do SEST SENAT de Taubaté (SP), foram essenciais para o desempenho e amadurecimento da atleta, proporcionando uma preparação mais sólida e eficiente. “O taekwondo me ensina, além de lutar, lições de vida como integridade, perseverança, autocontrole, espírito indomável e coragem... Ah, eu sou muito corajosa”, finaliza Larissa.

Com o título, a jovem garantiu vaga no Grand Slam Nacional de 2025, evento que selecionará os integrantes da seleção brasileira, e sonha em disputar os Jogos Olímpicos no futuro. Além de Larissa, o técnico dela, Diego Batista, que atua na unidade Taubaté, conquistou a medalha de bronze na categoria Master 1, consolidando a equipe do SEST SENAT como uma das mais fortes da modalidade.

A diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, celebra o desempenho dos atletas e destaca a importância do apoio institucional oferecido por meio do projeto. “Buscamos desenvolver iniciativas que impactam positivamente a sociedade. Projetos como esse têm sido fundamentais para o desenvolvimento de jovens como Larissa e são ferramentas poderosas de transformação e inclusão”, afirmou a diretora.

A equipe de Taubaté comemora as conquistas e continua a preparação dos atletas com foco nos próximos desafios, como a Copa do Brasil, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro, e o Grand Slam 2025, no início do próximo ano.

Polo Olímpico

Larissa faz parte do Projeto Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP), iniciado em 2016 no município, com o objetivo social de revelar novos talentos e apoiar o desenvolvimento de jovens da região. O projeto conta atualmente com 150 atletas de taekwondo e judô e tem sido beneficiado, desde o ano passado, pelo Edital de Esportes do SEST SENAT, que oferece apoio financeiro para compra de materiais, equipamentos, inscrições e viagens dos atletas.

O treinador Diego Batista destaca a importância de trabalhar o atleta de forma integral, abrangendo os aspectos físico e emocional. “O projeto oferece toda a estrutura necessária para a preparação dos atletas, incluindo um excelente local de treino e acompanhamento com profissionais de fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física e odontologia", explica.

Desde a sua implementação na cidade paulista, o projeto tem levado o nome do SEST SENAT a competições nacionais, acumulando importantes conquistas. Em 2024, o projeto já contabiliza um total de 57 medalhas, sendo 27 de ouro.

Ao todo, 66 unidades do SEST SENAT no Brasil oferecem atividades esportivas por meio do Edital de Esportes, voltadas para trabalhadores do setor de transporte, seus dependentes e a comunidade em geral. Para participar, basta comparecer à unidade operacional mais próxima e se informar sobre os requisitos de inscrição, que variam de acordo com a realidade de cada região.

Fonte: CNT

Mais uma rodada de conhecimento de alto nível no Café com Negócios da Comjovem-ES

Notícias 19 de setembro de 2024

Depois de seguro de cargas, redução tributária, prevenção e combate ao roubo de cargas e liderança, o Café com Negócios da Comjovem-ES mirou em Lei de Proteção de Dados e inteligência artificial. Nesta quarta-feira, 18 de setembro, o coordenador, Roberto Fabiani, e os vice-coordenadores Filipe Cortes e Alexandre Pezzin receberam transportadores na edição LGPD e AI – Como a Tecnologia pode Melhorar o Resultado da sua Operação. Representantes da Service Logic, Rodrigo Goronci e Rodrigo Marchese foram os palestrantes do encontro que bebe na fonte do conhecimento.

Superintendente do Transcares, Mario Natali elogiou a escolha do tema, defendendo as abordagens como dois dos principais assuntos do momento no mercado. Fabiani pegou carona na fala do dirigente mas foi além, argumentando a preocupação dos integrantes da comissão em sempre escolher discussões atuais e que sejam capazes de agregar valor à realidade dos transportadores capixabas.

“Não é fácil engajar o outro, buscar na infinidade de assuntos que temos à nosso dispor aqueles que sejam de interesse do coletivo. Mas eu gosto de ressaltar que conhecimento nunca é demais! E não se trata apenas de conhecimento, mas também de network e troca de experiências. Esse é o diferencial da Comjovem! Quem está aqui vai conosco vai partilhar de um conhecimento que a internet não oferece”, argumentou.

Outro ponto de harmonia total no discurso entre Natali e Fabiani foi no tocante aos fundamentos  da Comissão de Jovens Empresários e Executivos, perpetuação dos negócios e perenidade das empresas. “O mercado está cada vez mais competitivo e todo mundo busca preço. Mas nem só de  preço vive nosso negócio, precisamos de algo a mais, e é justamente esse algo a mais que a comissão se propõe a oferecer”, completou o coordenador.

LGPD e IA

A Service Logic é uma “software house” que atua desde 2009 no desenvolvimento de sistemas web e mobile provendo soluções em gestão e inovação para o segmento de transporte e logística. Ou seja, ela é uma empresa que se especializou no TRC e cujas funcionalidades estão sendo desenvolvidas usando a inteligência artificial. “Além de nos propiciar mais velocidade e segurança para trabalhar com alto volume de dados, temos tido resultados satisfatórios”, destacou Goronci, chamando a atenção do público para o fato de que o ChatGPT é apenas um dos muitos braços da IA.

E do outro lado da mesma moeda está a LGPD, com suas regras de respeito e cuidado com as informações das pessoas. “Vivemos a era dos dados. Temos a nosso dispor muita informação, sejam elas de motoristas e clientes, e mais do que nunca precisamos conhecer e seguir as regras. E é exatamente isso o que estamos fazendo e viemos mostrar: como viver num mundo altamente tecnológico e regido por uma lei de proteção de dados, e extrair o melhor resultado desse cenário”, finalizou o executivo da empresa.

 

 

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