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Confira o manifesto da CNT e de outras confederações empresariais sobre as propostas de reforma tributária

Notícias 19 de abril de 2023

A Reforma Tributária é fundamental para viabilizar um crescimento econômico mais sólido, a partir de um melhor ambiente de negócios e maior segurança jurídica, capaz de gerar mais emprego e renda para os brasileiros.

Na qualidade de Confederações de setores produtivos que empregam 41,7 milhões de trabalhadores e representam quase 60% da economia nacional, compete-nos alertar que as propostas em discussão no Congresso Nacional (PEC 45/2019 e PEC 110/2019) necessitam de ajustes para evitar impactos perversos e riscos à sociedade brasileira.

Não faz sentido reduzir a carga sobre bens nacionais e importados para aumentar sobre os alimentos e serviços, que geram tanta riqueza e empregos em todo o país.

Diante disso, é preciso adotar diferentes alíquotas nos novos tributos que se aproximem das realidades atuais de carga incidentes sobre os respectivos setores, bem como considerar as particularidades dos seus diferentes sistemas de produção. Isso sim garantiria um crescimento econômico sustentável e distribuído.

Se prevalecer a ideia de alíquota única para bens e serviços, haverá um pesado aumento de impostos sobre setores estratégicos no Brasil. A reforma acarretará elevação geral nos preços dos alimentos (mais 22% sobre a cesta básica), dos transportes, da habitação, da mensalidade escolar, da saúde (mais 38% sobre medicamentos e 22% sobre planos de saúde), do advogado, do turismo, da ginástica, do lazer, da segurança e de diversos outros serviços.

Considerando que a população nacional está concentrada nas classes C, D e E, se a carga tributária de impostos sobre o consumo subir para 25% ou mais, os brasileiros teriam menos acesso aos serviços e alimentos. Haveria um forte aumento da informalidade. A Reforma Tributária destruiria parte importante do setor produtivo existente.

O emprego sofreria fortes reflexos negativos. Setores de serviços são os mais intensivos em mão de obra e estão espalhados por cada cidade do Brasil, além de ter maior participação feminina e empregar mais a população de baixa renda.

Os setores econômicos signatários deste manifesto têm plena convicção de que o Brasil não pode errar na Reforma Tributária e, por isso, defendem que as propostas não podem onerar e prejudicar os diferentes setores econômicos e a população brasileira. É possível e necessário buscar consensos para avanços verdadeiros.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

Confederação Nacional do comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)

Confederação Nacional do Transporte (CNT)

Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde)

Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop)

Fonte: NTC&LOG

Governo Federal deve atingir R$ 6 bilhões garantidos para infraestrutura nos primeiros quatro meses do ano

Notícias 18 de abril de 2023

Nos quatro primeiros meses deste ano, o país vai garantir para a infraestrutura um valor superior ao executado em todo ano de 2022, destacou o ministro o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele participou nesta quarta-feira (12) de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. De janeiro a abril, a pasta prevê investir R$ 6 bilhões em manutenção de infraestrutura dos modais e em novos empreendimentos.

Com os recursos, será possível aumentar a competitividade da economia, reduzir a desigualdade regional e promover a integração nacional em prol do desenvolvimento do país a partir da renovação e ampliação das ferrovias e rodovias brasileiras. Até o fim do ano, o ministério deve empenhar cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura.

“Para chegar ao total previsto, estamos reativando os contratos, intensificando os esforços para retomar as grandes obras no país. Nós também vamos trabalhar nas concessões rodoviárias e ferroviais. Ampliar o modal ferroviário no brasil é muito importante para o crescimento do país”, disse o ministro.

Balanço

Aos deputados, o ministro apresentou o planejamento para os primeiros meses de gestão. São cinco pontos principais: revitalização, retomada e intensificação de obras rodoviárias e ferroviárias; prevenção de acidentes e redução de mortes nas rodovias federais, medidas para escoamento da safra de grãos, pronto atendimento para emergências climáticas e nas ações de fortalecimento para atração de investimento privado.

Entre janeiro e abril, o Ministério dos Transportes já empenhou R$ 3,3 bilhões em diversas obras pelo país. Como resultado, são 2.158 quilômetros duplicados, adequados, pavimentados e revitalizados de rodovias. Ambos os números superam as metas iniciais, que eram, respectivamente, de R$ 1,7 bilhão e 1.523 quilômetros.

“Todas as obras em andamento de recuperação, construção e adequação das rodovias foram discutidas com os governos estaduais. Esse diálogo com os gestores locais é importante pois ajuda o próprio ministério a ter um bom desempenho na execução”, disse.

FONTE: SETCESP

Apenas 7% da produção de caminhões Euro 6 foi vendida no primeiro trimestre de 2023

Notícias 18 de abril de 2023

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

“As montadoras estão adequando o volume de produção agora e para os meses seguintes em relação a esse volume de mercado que estamos acompanhando”, afirma Bonini. “Esse é o ponto de atenção, esse é o farol amarelo para nós com relação a produção de pesados. A gente sabia desse fenômeno que ocorre nas mudanças de fase do Proconve, mas agora de uma maneira muito mais forte e contundente do que seria possível de prever para ano e para agora”, explica.

Para os próximos meses, a entidade que representa as montadoras afirma que seguirá acompanhando as demandas e mercado e mantém uma certa expectativa de retomada com o fim dos estoques de modelos Euro 5. “Chama a atenção a preocupação por esse percentual estar baixo, mas esse é um número que vamos continuar acompanhando e ainda há uma expectativa de que haja uma reversão com o fim dos estoques de P7 [Euro 5], para vermos como ficará a produção, que é a grande preocupação. É o deslocamento da produção com o licenciamento”, conclui Bonini.

FONTE: NTC&Logística

Governo Federal deve atingir R$ 6 bilhões garantidos para infraestrutura nos primeiros quatro meses do ano

Notícias 18 de abril de 2023

Nos quatro primeiros meses deste ano, o país vai garantir para a infraestrutura um valor superior ao executado em todo ano de 2022, destacou o ministro o ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele participou nesta quarta-feira (12) de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. De janeiro a abril, a pasta prevê investir R$ 6 bilhões em manutenção de infraestrutura dos modais e em novos empreendimentos.

Com os recursos, será possível aumentar a competitividade da economia, reduzir a desigualdade regional e promover a integração nacional em prol do desenvolvimento do país a partir da renovação e ampliação das ferrovias e rodovias brasileiras. Até o fim do ano, o ministério deve empenhar cerca de R$ 23 bilhões em infraestrutura.

“Para chegar ao total previsto, estamos reativando os contratos, intensificando os esforços para retomar as grandes obras no país. Nós também vamos trabalhar nas concessões rodoviárias e ferroviais. Ampliar o modal ferroviário no brasil é muito importante para o crescimento do país”, disse o ministro.

Balanço

Aos deputados, o ministro apresentou o planejamento para os primeiros meses de gestão. São cinco pontos principais: revitalização, retomada e intensificação de obras rodoviárias e ferroviárias; prevenção de acidentes e redução de mortes nas rodovias federais, medidas para escoamento da safra de grãos, pronto atendimento para emergências climáticas e nas ações de fortalecimento para atração de investimento privado.

Entre janeiro e abril, o Ministério dos Transportes já empenhou R$ 3,3 bilhões em diversas obras pelo país. Como resultado, são 2.158 quilômetros duplicados, adequados, pavimentados e revitalizados de rodovias. Ambos os números superam as metas iniciais, que eram, respectivamente, de R$ 1,7 bilhão e 1.523 quilômetros.

“Todas as obras em andamento de recuperação, construção e adequação das rodovias foram discutidas com os governos estaduais. Esse diálogo com os gestores locais é importante pois ajuda o próprio ministério a ter um bom desempenho na execução”, disse.

FONTE: SETCESP

Apenas 7% da produção de caminhões Euro 6 foi vendida no primeiro trimestre de 2023

Notícias 18 de abril de 2023

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.

Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, apenas 7,5% do que foi produzido.

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.

O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. “Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização”, destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. “A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque”, completa.

Montadoras reduzem volumes de produção

Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.

“As montadoras estão adequando o volume de produção agora e para os meses seguintes em relação a esse volume de mercado que estamos acompanhando”, afirma Bonini. “Esse é o ponto de atenção, esse é o farol amarelo para nós com relação a produção de pesados. A gente sabia desse fenômeno que ocorre nas mudanças de fase do Proconve, mas agora de uma maneira muito mais forte e contundente do que seria possível de prever para ano e para agora”, explica.

Para os próximos meses, a entidade que representa as montadoras afirma que seguirá acompanhando as demandas e mercado e mantém uma certa expectativa de retomada com o fim dos estoques de modelos Euro 5. “Chama a atenção a preocupação por esse percentual estar baixo, mas esse é um número que vamos continuar acompanhando e ainda há uma expectativa de que haja uma reversão com o fim dos estoques de P7 [Euro 5], para vermos como ficará a produção, que é a grande preocupação. É o deslocamento da produção com o licenciamento”, conclui Bonini.

FONTE: NTC&Logística

Programe-se: Revalidação Ordinária RNTRC

Notícias 17 de abril de 2023

A Revalidação Ordinária trata da atualização dos dados cadastrais dos transportadores inscritos no RNTRC e dos respectivos veículos cadastrados em sua frota, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção de seu registro, conforme disposto na Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022. O procedimento para a Revalidação Ordinária foi regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022.

Os transportadores da categoria Empresa de Transporte de Cargas (ETC) que estejam com o registro na situação “ativo”, “pendente” ou “suspenso” deverão observar os procedimentos da Revalidação Ordinária.

Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública ou entrar em contato com o serviço de RNTRC do SETCERS e verificar a mensagem apresentada.

POGRAME-SE: a consulta só estará disponível a partir do dia 27 de abril de 2023.

A ANTT fará de forma automatizada a atualização dos dados cadastrais e a verificação dos requisitos para manutenção no RNTRC, nos termos do art. 4º da Resolução ANTT nº. 5.982, de 2022. Esse procedimento não irá alterar o status do RNTRC do transportador.

Os transportadores que estiverem em conformidade com todos os requisitos para manutenção no RNTRC serão automaticamente revalidados. E não será necessária nenhuma ação por parte do transportador.

Por outro lado, se o transportador tiver inconformidades (pendências), na consulta pública irá aparecer a seguinte mensagem:

“Revalidação Ordinária deve ser realizada pelo transportador. Consulte a lista de pendências em um ponto de atendimento da ANTT de sua categoria.”

O transportador deverá consultar a Lista de Verificações, que apresentará as pendências e orientações de como resolvê-las.

Após resolver as pendências, o transportador deverá realizar um pedido de “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC, o que irá regularizar seu status.

É obrigatória a finalização do pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC para que o procedimento da Revalidação Ordinária do transportador seja concluído.

O transportador que, findo o respectivo cronograma de revalidação ordinária, não atender à solicitação de atualização cadastral ou deixar de cumprir algum dos requisitos exigidos para a manutenção do cadastro, terá o RNTRC suspenso até sua regularização, o que o impedirá de realizar o transporte rodoviário remunerado de cargas.

Em resumo, os passos para a Revalidação Ordinária são:

1 – Consulta pública ANTT  – Site Consulta Pública;

2 – Lista de Verificações (pendências) – via SETCERGS;

3 – Resolver as pendências – via SETCERGS;

4 – Realizar pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC – via SETCERGS.


FONTE: SETCERGS

PRF restringirá tráfego de caminhões em 14 dias de 2023

Notícias 17 de abril de 2023

Assim como nos anos anteriores, caminhoneiros de todo o país devem ficar atentos aos dias e horários de restrição a circulação de combinações de veículos de cargas (CVC) em rodovias federais de pista simples ao longo de 2023. Por meio da Portaria DIOP/PRF Nº 48, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estabeleceu um calendário de restrições os próximos e principais feriados prolongados de 2023.

De acordo com a publicação, serão quatro feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Fim de Ano) responsáveis por 14 dias de restrição a circulação dos veículos pesados excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme tabela abaixo:

Segundo a corporação, a restrição se aplica a todos os veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

– Largura máxima: 2,60 metros;

– Altura máxima: 4,40 metros;

– Comprimento total: 19,80 metros;

– Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 57 toneladas

Ou seja, nos feriados prolongados de 2023, bitrens 9 eixos, rodotrens, cegonhas, combinações de transporte de veículos e cargas Paletizadas (CTVP) e veículos que transportam cargas indivisíveis terão a circulação restrita pela PRF.

Segundo a publicação oficial da PRF as restrições acontecerão em 88 trechos de rodovias federais de pista simples de 23 estados e no Distrito Federal, sendo:



Ainda segundo a corporação, a elaboração da portaria, bem como a definição dos dias e horários de restrição, levou em consideração diversos fatores, como a jornada de trabalho dos motoristas profissionais, os esforços governamentais para a redução de acidentes e o aumento significativo do fluxo de veículos durante festejos nacionais e regionais.

Multas

De acordo com a Portaria DIOP/PRF Nº 48, o descumprimento dos dias e horários de restrição constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição. A penalidade é estabelecida pelo Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

FONTE: NTC&Logística.

 

8ª Feira Internacional de Logística contará com Rodada de Negócios e driving tests

Notícias 17 de abril de 2023

A 8ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil LOG – será realizada entre 24 e 26 de maio, em Jundiaí, há 60 km da capital paulista. Cidade considerada um dos maiores polos logísticos do Brasil, o 15º PIB do país, uma região com fácil acesso para rodovias, ferrovia, aeroportos e porto seco.

A Brasil LOG é uma referência para o segmento da logística, reconhecida como o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, promovendo a integração entre executivos, empresas de logística, especialistas e um público qualificado. “A Brasil LOG atrai todo o nicho de mercado dos cinco modais da logística: terrestre, aéreo, marítimo, ferroviário e hidroviário, ainda em expansão. Além de networking, a Brasil LOG é uma vitrine para expor os serviços e as inovações do setor.” – explica Adelson Lopes, diretor presidente da empresa que organiza a Feira Internacional de Logística.

Para Adelson, o setor logístico foi um dos segmentos que mais cresceu em 2022, e para 2023, as perspectivas são positivas. “Há muitos gargalos a serem solucionados na logística em decorrência da demanda. Com a pandemia, o comportamento das pessoas mudou, houve aumento de entregas no porta a porta, e de empresas que se reiventaram colocando seus produtos na internet. Há muito espaço para a logística crescer e se aprimorar com uso de novas tecnologias.” – explica.

A 8ª edição da Brasil LOG reunirá soluções para todas as áreas, com destaque para as tecnologias. Será realizada em uma área de 53 mil m², três pavilhões para cerca de 60 expositores, além da tradicional Rodada de Negócios e driving tests de empilhadeiras e caminhões.

A expectativa é de que passem pela feira mais de 6 mil visitantes, entre representantes de empresas americanas, alemãs e chinesas, de todos os modais logísticos, de Condomínios Logísticos, Centros de Distribuições, Armazenagem, Estocagem, Consultorias e profissionais como Agentes de Carga, Armadores, Despachantes Aduaneiros, Importadores e Exportadores.

São 18 países já confirmados e 241 cidades no mundo prospectando a feira. Eventos como esse podem contribuir para a chegada de novas empresas multinacionais na região de Jundiaí.

A entrada é gratuita, mas é necessário o credenciamento pelo site: www.feiradelogistica.com/credenciamento

SERVIÇO:
Feira Internacional de Logística: 24 a 26 de maio de 2023
A entrada de visitantes será gratuita, no Parque da Uva, em Jundiaí/SP.
Credenciamento: www.feiradelogistica.com/credenciamento

FONTE: SETCESP

Programe-se: Revalidação Ordinária RNTRC

Notícias 17 de abril de 2023

A Revalidação Ordinária trata da atualização dos dados cadastrais dos transportadores inscritos no RNTRC e dos respectivos veículos cadastrados em sua frota, além da adequação aos requisitos para inscrição e manutenção de seu registro, conforme disposto na Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022. O procedimento para a Revalidação Ordinária foi regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, de 23 de dezembro de 2022.

Os transportadores da categoria Empresa de Transporte de Cargas (ETC) que estejam com o registro na situação “ativo”, “pendente” ou “suspenso” deverão observar os procedimentos da Revalidação Ordinária.

Para saber se o transportador deve realizar a Revalidação Ordinária no sistema RNTRC, basta fazer a consulta do transportador no site Consulta Pública ou entrar em contato com o serviço de RNTRC do SETCERS e verificar a mensagem apresentada.

POGRAME-SE: a consulta só estará disponível a partir do dia 27 de abril de 2023.

A ANTT fará de forma automatizada a atualização dos dados cadastrais e a verificação dos requisitos para manutenção no RNTRC, nos termos do art. 4º da Resolução ANTT nº. 5.982, de 2022. Esse procedimento não irá alterar o status do RNTRC do transportador.

Os transportadores que estiverem em conformidade com todos os requisitos para manutenção no RNTRC serão automaticamente revalidados. E não será necessária nenhuma ação por parte do transportador.

Por outro lado, se o transportador tiver inconformidades (pendências), na consulta pública irá aparecer a seguinte mensagem:

“Revalidação Ordinária deve ser realizada pelo transportador. Consulte a lista de pendências em um ponto de atendimento da ANTT de sua categoria.”

O transportador deverá consultar a Lista de Verificações, que apresentará as pendências e orientações de como resolvê-las.

Após resolver as pendências, o transportador deverá realizar um pedido de “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC, o que irá regularizar seu status.

É obrigatória a finalização do pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC para que o procedimento da Revalidação Ordinária do transportador seja concluído.

O transportador que, findo o respectivo cronograma de revalidação ordinária, não atender à solicitação de atualização cadastral ou deixar de cumprir algum dos requisitos exigidos para a manutenção do cadastro, terá o RNTRC suspenso até sua regularização, o que o impedirá de realizar o transporte rodoviário remunerado de cargas.

Em resumo, os passos para a Revalidação Ordinária são:

1 – Consulta pública ANTT  – Site Consulta Pública;

2 – Lista de Verificações (pendências) – via SETCERGS;

3 – Resolver as pendências – via SETCERGS;

4 – Realizar pedido de Revalidação Ordinária no sistema RNTRC – via SETCERGS.


FONTE: SETCERGS

PRF restringirá tráfego de caminhões em 14 dias de 2023

Notícias 17 de abril de 2023

Assim como nos anos anteriores, caminhoneiros de todo o país devem ficar atentos aos dias e horários de restrição a circulação de combinações de veículos de cargas (CVC) em rodovias federais de pista simples ao longo de 2023. Por meio da Portaria DIOP/PRF Nº 48, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de março de 2023, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estabeleceu um calendário de restrições os próximos e principais feriados prolongados de 2023.

De acordo com a publicação, serão quatro feriados prolongados (Semana Santa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Fim de Ano) responsáveis por 14 dias de restrição a circulação dos veículos pesados excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme tabela abaixo:

Segundo a corporação, a restrição se aplica a todos os veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

– Largura máxima: 2,60 metros;

– Altura máxima: 4,40 metros;

– Comprimento total: 19,80 metros;

– Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 57 toneladas

Ou seja, nos feriados prolongados de 2023, bitrens 9 eixos, rodotrens, cegonhas, combinações de transporte de veículos e cargas Paletizadas (CTVP) e veículos que transportam cargas indivisíveis terão a circulação restrita pela PRF.

Segundo a publicação oficial da PRF as restrições acontecerão em 88 trechos de rodovias federais de pista simples de 23 estados e no Distrito Federal, sendo:



Ainda segundo a corporação, a elaboração da portaria, bem como a definição dos dias e horários de restrição, levou em consideração diversos fatores, como a jornada de trabalho dos motoristas profissionais, os esforços governamentais para a redução de acidentes e o aumento significativo do fluxo de veículos durante festejos nacionais e regionais.

Multas

De acordo com a Portaria DIOP/PRF Nº 48, o descumprimento dos dias e horários de restrição constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição. A penalidade é estabelecida pelo Art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

FONTE: NTC&Logística.

 

O único Imobilizador Eletrônico do mercado já recuperou 600 caminhões!

Notícias 14 de abril de 2023

Após 06 anos desde o lançamento do Imobilizador 3S 1.0, produto desenvolvido e patenteado pela 3S Tecnologia, ele tem a sua eficácia comprovada através da ação efetiva em 600 casos de tentativas de roubo de casco e carga em todo o Brasil.

A Imobilização Eletrônica presente no sistema, é a única no mercado totalmente eletrônica e sem o uso de relés, que atua diretamente na eletrônica do caminhão de maneira segura e sem comprometer a garantia. Não só isso, a tecnologia resulta em um sistema de redundância independente do rastreador principal, que proporciona uma imobilização efetiva automática, que não pode ser revertida pelos ladrões sem o uso de peças específicas, ferramentas especiais e muito tempo disponível.

O último caso aconteceu em São Paulo e, em poucas horas, o veículo avaliado em mais de R$ 600.000.000,00 já estava sendo devolvido em segurança ao seu proprietário.

“É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há 06 anos e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas, retirando em pouquíssimo tempo centenas de milhares de reais das mãos do crime”, explica Clovis Manfio, sócio-diretor da 3S Tecnologia.

Assista o depoimento de alguns clientes: https://youtu.be/GzogIx4am9E

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Índice de equidade aponta média de 3% das mulheres como motoristas das transportadoras

Notícias 14 de abril de 2023

O Movimento Vez & Voz – uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (SETCESP) para valorização e ampliação das mulheres no TRC – lançou, no último dia 22, a primeira edição do Índice de Equidade no Transporte Rodoviário de Cargas. O objetivo é medir anualmente a evolução da participação das mulheres na categoria e analisar as políticas das transportadoras na atração, retenção e valorização dessas profissionais.

Um recorte voltado para a área mais escassa do público feminino no segmento – a operacional – constatou que em uma média de todas as mulheres que trabalham nas transportadoras, apenas 3% atuam como motoristas. Contudo, 90% das empresas que responderam a pesquisa afirmam que as contratações são feitas sem que o gênero influencie na escolha.

De acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (SENATRAN), no Brasil, as mulheres representam 35,48% das CNHs válidas, de um total de 79,92 milhões, enquanto os homens somam 64,62%. Mesmo diante de uma grande diferença entre os gêneros, a categoria E, de veículos pesados (Carretas) vem aumentando a participação das mulheres. Em 2022, houve um crescimento de 9,01%, em comparação com o ano anterior.

Para Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do Movimento Vez & Voz, isso já é um avanço: “Certamente, ainda estamos longe do que seria o ideal para termos equidade no TRC, mas é um crescimento muito importante e que deve ser celebrado. Precisamos sempre comemorar as pequenas vitórias para que possamos caminhar com ainda mais força rumo ao nosso objetivo. Já é de muita felicidade ver esse aumento de 9% nas emissões das CNHs de carretas, isso mostra que as mulheres estão se qualificando para entrar no setor, que, inclusive, tem muitas oportunidades”.

Além do foco na área operacional, o Índice de Equidade também exibe questões como: políticas, benefícios e programas que contribuem para um ambiente de trabalho mais inclusivo, bem como o compromisso da empresa em atrair, reter e desenvolver a carreira de mulheres nos mais diversos níveis e setores. Ao final, é apresentada uma média geral para verificar se o TRC está apto em todos os pontos ou se ainda precisa rever alguns conceitos.

“O grande diferencial desse estudo é que, além de ter uma visão completa do segmento, todas as empresas que participaram da pesquisa vão receber seus relatórios individualmente para que possam melhorar nos quesitos que tiveram menor destaque.

Estamos caminhando junto a cada uma delas para que a inclusão e a valorização das mulheres sejam pautas importantes e constantes em seus processos”, complementa Jarrouge.

Segundo Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, isso também deve vir em primeiro lugar nas empresas. “Quando temos a atuação das mulheres, principalmente nas estradas, conseguimos ver uma diminuição nos números de roubo de cargas e de acidentes, enquanto a produtividade aumenta.

Precisamos ter um olhar especial voltado para ações que contribuam com a inclusão delas, como o Movimento Vez & Voz faz, sempre com muito respeito. Sem dúvidas, é uma grande bandeira que eu apoio e levanto”.

A metodologia e a coleta de dados do Índice de Equidade no TRC, foram realizadas pelo Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC) e esta primeira edição representa 47.664 colaboradores que atuam nas empresas participantes.


FONTE: SETCESP

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