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Mercadorias atrasadas começam a chegar na Ceasa e preços podem cair

Notícias 03 de novembro de 2022

As interdições realizadas em diversos pontos das rodovias federias e estaduais durante protestos de caminhoneiros que ocorrem desde o fim de semana fez com que cerca de 90% dos produtos que vem de fora do Espírito Santo não fossem entregues no Centro de Abastecimento do Estado (Ceasa-ES). A situação começa a ser normalizada e pode causar queda no valor de alguns produtos.

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A situação, no entanto, já começou a se normalizar. Segundo o diretor-técnico operacional da Ceasa-ES, José Mansur, a previsão é que até o fim da tarde desta quinta-feira (03) as mercadorias, que estão atrasadas, sejam entregues.

"A batata, a cebola, a melancia, os produtos que vêm de fora do nosso Estado e que já estavam nos caminhões que ficaram presos nas rodovias são alguns que ainda estão chegando. Mas não estão faltando mercadorias porque temos alguns produtores locais no nosso Estado, que estão oferendo os produtos. A gente acredita que a partir de hoje o cenário comece a mudar", disse.

José destaca que, apesar do atraso na entrega de algumas mercadorias, não houve desabastecimento no Espírito Santo por conta dos bloqueios nas rodovias. 

"Não há risco de desabastecimento. Os caminhões que estavam parados já estão vindo, já estão no Estado. O movimento é grande, mas está dentro do normal. Acreditamos que até o fim da tarde vai estar tudo normalizado", disse.

Produtos mais baratos?

"Sempre há impacto quando os produtos não chegam. É importante que os consumidores entendam que quando há muitos produtos, os preços melhoram. A gente acredita que, por ficar um tempo parado, alguns produtos como o tomate, que maduram rápido, possam ter queda nos preços. Não totalmente, mas talvez será vendido a um preço menor", explicou.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal divulgadas no início da manhã desta quinta-feira, não há pontos de interdições nas rodovias federais que passam pelo Espírito Santo.

As interdições foram realizadas por caminhoneiros e aliados de Jair Bolsonaro que não aceitam o resultado legítimo da votação do segundo turno e terminou com a derrota do atual presidente. 

*Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/Record TV.

Fonte: Folha Vitória

Rodovias federais no ES estão totalmente liberadas, diz PRF

Notícias 03 de novembro de 2022

Não há mais pontos de interdições parciais ou totais registradas nas rodovias federais que passam pelo Espírito Santo. Conforme o boletim divulgado pela Polícia Rodoviária Federal às 6h desta quinta-feira (03), todos os pontos de bloqueio estão liberados.

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A liberação total aconteceu após o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), realizar a primeira live um dia após se pronunciar acerca do resultado do segundo turno das eleições deste ano, do qual saiu derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O mandatário pediu para que os caminhoneiros e demais manifestantes que protestam contra o resultado das urnas, fechando rodovias federais e estaduais, desobstruam as vias o quanto antes, tendo em vista os transtornos que as manifestações têm causado em diversas partes do Brasil.

"Brasileiros que estão protestando por todo o Brasil, sei que vocês estão chateados, tristes, esperavam outra coisa. Eu também estou tão chateado, tão triste quanto vocês, mas precisamos ter a cabeça no lugar. Os protestos, as manifestações são muito bem-vindos e fazem parte do jogo democrático. Tem algo que não é legal; o fechamento de rodovias pelo Brasil prejudica o direito de ir e vir das pessoas, está lá na Constituição. Nós sempre estivemos dentro das quatro linhas das Constituição(...) Eu quero fazer um apelo a vocês: desobstruam as rodovias. Isso daí, no meu entender, não faz parte das manifestações legítimas", disse Bolsonaro.

Veja o vídeo

 

NOTA OFICIAL

Notícias 01 de novembro de 2022

O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística no Estado do Espírito Santo - TRANSCARES reconhece o direito da livre manifestação dos trabalhadores caminhoneiros, que desde a noite do domingo, 30 de outubro, fecham estradas em diferentes pontos do País – incluindo o Espírito Santo.

No entanto, a entidade se manifesta contra qualquer movimento que viole o direito constitucional de ir e vir. Além de transtornos econômicos, paralisações geram dificuldades para locomoção de pessoas, inclusive enfermos, e dificultam o acesso do transporte de produtos de primeira necessidade da população, como alimentos, medicamentos e combustíveis.

Neste sentido, o TRANSCARES reprova os atos de bloqueios e impedimentos, e garante, ainda, que trabalhadores das empresas de transportes do Estado do Espírito Santo não integram esses grupos e desejam manter suas atividades na normalidade.

O transporte é atividade essencial e precisamos garantir que nossa atividade, bem como qualquer outra atividade produtiva, pare. Neste momento, o essencial é que as rodovias sejam liberadas e o tráfego de veículos volte à normalidade.

Luiz Alberto Teixeira
Presidente do TRANSCARES

Interdição nas BRs: em segundo dia de protestos, veja os pontos bloqueados no ES

Notícias 01 de novembro de 2022

O número de pontos de interdições nas BRs que passam pelo Espírito Santo subiu está em sete na tarde desta terça-feira (01). A atualização foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal por volta das 15h50.

As rodovias foram interditadas durante protestos dos caminhoneiros apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). O grupo não aceita a derrota do atual presidente das urnas. 

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De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, no Espírito Santo, há atualmente  pontos de interdição na BR-101. Há interdição total no km 305 em Viana. Já os sete pontos de interdição parcial ocorrem em Viana, João Neiva, Serra, Aracruz, Itapemirim, Linhares e São Mateus. 

 

Já na BR-262, há uma interdição em Marechal Floriano e outra em Domingos Martins, com liberação para veículos de pequeno porte, de emergência.

No km 47, da BR-262, foi promovida pela PRF a liberação parcial da via através da intervenção pacífica. 

Foto: Divulgação / PRF

Entenda o que motiva manifestações

Os caminhoneiros protestam em rodovias federais de todo o país desde a noite de domingo (30), após a derrota do presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), nas urnas. Bolsonaro é o primeiro presidente da história, desde a emenda constitucional nº 16 de 1997, que não conseguiu se reeleger.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou na noite desta segunda-feira (31) a "imediata desobstrução" de rodovias do país bloqueadas por caminhoneiros. 

Na decisão, o ministro ordena que a PRF e as respectivas polícias militares estaduais adotem "todas as medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis do Poder Executivo Federal e dos Poderes Executivos Estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido".

Apesar disso, em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que somente agirá em caso de interdição total nas vias. Confira:

"Desde a data desta segunda-feira (31), as manifestações estão sendo monitoradas pela Subsecretaria de Estado de Inteligência, Polícia Militar e PRF. No momento, não há informação de nenhum ponto com interdição total nas vias do Espírito Santo. A PMES disponibilizou equipes que atuarão, se necessário, em conjunto com a PRF para realizar desinterdição de rodovias".

Manifestantes bloquearam trânsito em Linhares

No vídeo é possível ver a magnitude do incêndio debaixo da Ponte Joaquim Calmon, situada na BR-101, em Linhares.

Ministro do STF determina "imediata desobstrução" 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou na noite desta segunda-feira (31) a "imediata desobstrução" de rodovias do país bloqueadas por caminhoneiros. Na decisão, o magistrado também ordena a prisão do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, em caso de descumprimento.

Na decisão, o ministro ordena que a PRF e as respectivas polícias militares estaduais adotem "todas as medidas necessárias e suficientes, a critério das autoridades responsáveis do Poder Executivo Federal e dos Poderes Executivos Estaduais, para a imediata desobstrução de todas as vias públicas que, ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido".

Caso as medidas sejam descumpridas, além de ordenar o afastamento e a prisão de Silvinei Vasques, Moraes determina uma multa de R$ 100 mil "a contar da meia-noite do dia 1º de novembro de 2022 [estar terça-feira]".

"Determino, por fim, que sejam intimados o Ministro da Justiça, o Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal, todos os Comandantes-gerais das Polícias Militares estaduais; bem como o Procurador-Geral da República e os respectivos Procuradores-Gerais de Justiça de todos os Estados para que tomem as providências que entenderem cabíveis, inclusive a responsabilização das autoridades omissas", finalizou o ministro.


Fonte: Folha Vitória

03 passos para prevenir acidentes

Notícias 01 de novembro de 2022

Segundo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), aconteceram 632 mil acidentes e 11 mil mortes no trânsito em 2021 no Brasil. Esse número é significativo e que chama a atenção de quem trabalha com frotas no dia a dia.

De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, 54% dos acidentes analisados em 2020 foram causados por imprudências dos motoristas e 23% indicaram falta de atenção do condutor. Isso significa que grande parte dos acidentes poderiam ser evitados, salvando vidas e diminuindo danos materiais e seus altos custos.

Para prevenir esse tipo de ocorrência, é fundamental que gestores adotem ações pontuais que vão de educação à adoção de tecnologias.

Conheça três passos para adotar e prevenir acidentes na sua frota, do mais simples ao mais tecnológico:

  1. Treinamento da equipe

Capacitar e atualizar os condutores da frota sobre boas práticas e obrigatoriedades ao volante é essencial para prevenção de acidentes.

O principal método de treinamento de motoristas é a direção defensiva. Ela prepara o motorista para dirigir em condições adversas, corrigindo hábitos inadequados e o conscientizando sobre as limitações dele e do veículo.

Com esse treinamento, que pode ser feito por meio de um guia de direção segura por exemplo, o condutor aprende a tomar decisões preventivas e corretivas.

As decisões preventivas são um conjunto de práticas cujo objetivo é, como o nome já indica, prevenir acidentes.

  • Respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito
  • Manter a concentração e a postura correta enquanto estiver no volante
  • Usar cinto de segurança
  • Não dirigir com o tanque na reserva
  • Fazer a utilização correta dos faróis
  • Manter uma distância segura do veículo à frente
  • Analisar as condições da pista (curvas acentuadas, buracos, declives, interdições, etc.)
  • Analisar as condições do clima (chuvas, neblina, etc.)

Já as práticas corretivas ensinam o motorista como agir de forma segura e rápida em situações de risco.

  • Manter a calma em situações estressantes
  • Desviar de acidentes ocorridos à frente para impedir engavetamentos e engarrafamentos
  • Como sinalizar a via
  • Prestar primeiros socorros e acionar os órgãos competentes em busca de ajuda.

Também é preciso reforçar sobre a importância manter hábitos saudáveis. Um motorista com sono excessivo ou desidratado pode ter seu desempenho comprometido e sua atenção reduzida, aumentando o risco de acidentes.

  1. Manutenções preventivas

De acordo o Atlas da Década de Ações para Segurança Viária, publicado pela Polícia Rodoviária Federal, entre 2011 e 2020, mais de 59 mil acidentes ocorreram em decorrência de defeitos mecânicos. Desse número, 1.399 vidas foram perdidas.

Todos foram causados por falhas mecânicas. Em geral, esse tipo de problema e consequentes fatalidades poderiam ser evitados se as revisões e manutenções preventivas fossem realizadas regularmente.

Esse recurso é indispensável para evitar acidentes, pois ajudam a evitar imprevistos e falhas na estrada, além de melhorar o desempenho dos veículos.

Dessa forma, além de salvar a vida dos motoristas e outras pessoas nas ruas e estradas, também é possível melhorar a qualidade da operação e reduzir custos. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), nos primeiros oito meses de 2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular.

Para fazer esse controle em frotas é possível utilizar planilhas de manutenção com anotação e consulta manual ou contar com softwares de gestão de frota que sinalizam automaticamente quando a próxima manutenção deve ser feita.

  1. Videotelemetria para a segurança no trânsito

videotelemetria utiliza câmeras instaladas no veículo para informar e analisar o que ocorre dentro da cabine e na via. Assim, é possível identificar e alertar sobre situações perigosas, como direção distraída, proximidade insegura ao veículo da frente, curvas perigosas e aceleração ou frenagem brusca.

Com esse conhecimento em mãos, as empresas podem criar planos de ação e passar feedbacks para melhorar o desempenho do motorista, além de tornar a direção mais segura.

Os dispositivos não só gravam as situações de risco como também emitem alertas sonoros na cabine que dão avisos em tempo real para os condutores terem atenção e, consequentemente, adotarem uma condução mais segura.

Um estudo realizado pela Frost & Sullivan apontou que veículos que possuíam este tipo de câmera com inteligência embarcada tiveram um aumento de 70% no uso do cinto de segurança60% de redução no número de colisões65% menos eventos de excesso de velocidade e 80% de redução de distrações ao volante.

Como a Cobli pode te ajudar

A partir de inteligência artificial, a Cobli descomplica a gestão e potencializa a frota. Nossos sistemas de telemetria e videotelemetria permitem que o gestor:

  • Garanta a segurança dentro e fora da cabine do motorista
  • Melhore o modo de condução dos motoristas
  • Programe e acompanhe o calendário de manutenções
  • Acompanhe a localização dos veículos em tempo real
  • Crie rotas otimizadas conforme o número de veículos e horários de serviço

Essas e outras funcionalidades ajudam a reduzir custos e prevenir acidentes, aumentando a lucratividade das transportadoras.

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Se quiser conhecer mais sobre videotelemetria, a Cobli estará presente na Fenatran, uma das mais importantes feiras de transporte e logística do mundo. Visite o stand e teste ao vivo a Cobli Cam, nossa solução que aumenta o cuidado e diminui os custos da operação.

O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita aqui.

Quando: 

07/11 (segunda-feira), das 17h às 21h 

08-11/11 (de terça à sexta-feira), das 12h às 21h 

Onde: 

São Paulo Expo 

Stand F216 

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda

Fonte: SETCESP

Agro: mulheres ganham representatividade

Notícias 01 de novembro de 2022

O total de mulheres trabalhando em empresas do agronegócio cresceu 13,3% no último ano, conforme aponta a segunda edição da Pesquisa Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações, da Deloitte. Apesar do avanço, elas ainda são só 16,2% do contingente empregado pelo setor, conforme os resultados apresentados no 7.º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA), nesta quinta-feira, 27, em São Paulo. O evento tem apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e o Estadão como parceiro de mídia.

A sucessão foi um dos fatores que contribuíram para o aumento do número de mulheres no agro. A pesquisa mostrou que, nas fazendas, as profissionais em cargos de liderança são 34% do total – mais do que no universo geral da economia, onde o total de mulheres no topo é de 27%. “Ficamos surpresas com o aumento da representatividade, mesmo ainda sendo muito pequena”, diz Carolina Verginelli, sócia de consultoria da Deloitte.

Mesmo assim, dentre todos os 21 setores pesquisados pelo Deloitte o agro é apenas o 19.º em representatividade feminina – o terceiro mais baixo, depois de indústrias extrativas e construção
civil.

Questionamentos

O maior empecilho para a contratação de mulheres é cultural. Do total de 400 entrevistadas, 76% afirmaram que é preciso uma mudança cultural nas organizações agrícolas para que as mulheres tenham mais participação. No entanto, 41% das mulheres que já atuam no setor disseram sofrer questionamentos sobre sua capacidade no trabalho. E isso apesar de o índice de trabalhadoras com ensino superior no segmento ser de 9%, enquanto o de homens é de apenas 3%.

As mulheres ainda relataram que tiveram sua capacidade física de trabalhar no setor questionada. “Isso é um absurdo, porque nenhuma mulher do agro precisa empurrar trator. Com a tecnologia, o trabalho deixou de ser braçal”, diz Angela Castro, líder do programa de diversidade e inclusão da Deloitte.

Além disso, as mulheres do agronegócio ganham menos do que os homens: um valor médio de R$ 1.606 por mês, ante R$ 1.950 dos homens. Outro relato é o alto índice de demissão nos 12 meses seguintes à licença-maternidade, que chega a 35%.

Para que esse cenário mude, é necessário aumentar a quantidade de mulheres em cargos de liderança no agro. Segundo a pesquisa, 35% das mulheres disseram que não se sentem ouvidas nas associações de classe. “Quando elas participam, os homens não dão crédito ao que elas dizem. Isso precisa mudar”, afirma Carolina.

Fonte: Fetransportes/ Estadão

Setor de rodovias projeta dobrar concessões em seis anos

Notícias 31 de outubro de 2022

Diante de uma janela apertada e das incertezas políticas, o setor de rodovias deve ter parcos projetos indo a leilão ainda este ano – com o risco de novos adiamentos. Ainda assim, agentes do mercado apostam que a agenda de infraestrutura deve se manter independentemente dos governos que tomarem posse em 2023, tanto no âmbito federal quanto nos Estados, com o volume de rodovias concedidas à iniciativa privada dobrando de tamanho nos próximos anos.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), atualmente o Brasil tem pouco mais de 26 mil quilômetros de rodovias concedidas. Nos próximos seis anos, a expectativa é que outros 27 mil quilômetros sejam transferidos para gestão privada, o que deve representar quase R$ 140 bilhões de investimentos. O destaque fica para o programa federal, que deve ter cerca de 18 mil quilômetros leiloados. No âmbito estadual, Minas Gerais deve liderar as concessões de rodovias, com mais de 2,2 mil quilômetros, seguido de Mato Grosso e Goiás.

Consulta

Segundo o presidente da ABCR, Marco Aurélio Barcelos, apesar da janela restrita para leilões este ano, diversos projetos no âmbito federal estão sendo modelados ou já estão em consulta pública. “A mensagem principal é que o programa de concessões de infraestrutura teve um importante espaço nos últimos anos. O próximo governo terá muito trabalho para transformar esses projetos em realidade. A perspectiva do setor é positiva, a política de concessões não vai arrefecer”, avalia.

O dirigente lembra que o primeiro ciclo de concessões de rodovias, que tiveram início em meados da década de 1990, já foi concluído. “Estamos praticamente migrando para uma quinta etapa desse processo de concessões, temos história para contar, muita coisa mudou ao longo do tempo”, diz o dirigente.

Empresas tendem a ser mais seletivas em novos projeto

Não faltam projetos para serem leiloados no setor rodoviário, afirma o executivo sênior de project finance do Santander, Edson Nobuo Ogawa. “Há muito a ser feito, tivemos leilões importantes tanto no âmbito estadual quanto federal. Agora, temos de trabalhar no cronograma de rodovias mais complexas, que podem demandar algum recurso do governo”, avalia.

Ele acrescenta que o modelo de concessão “filé com osso” – que une rodovias maduras com outras que não seriam financeiramente viáveis sozinhas – também tem sido adotado com êxito. “No setor rodoviário, o pipeline existente é muito importante.”

Limitações

O sócio do Castro Barros Advogados, Paulo Dantas, afirma que ainda há poucos competidores disputando projetos de grande porte no setor.

“Há espaço de sobra para concessões de rodovias, o problema é que temos poucos players em grandes projetos e eles serão mais seletivos em suas escolhas, nem todos os leilões farão sentido”, diz.

Segundo o especialista, apesar dos avanços notórios no setor, o déficit de investimentos em rodovias ainda é muito grande. Ele observa que, além dos projetos que preveem infraestrutura totalmente nova (chamados greenfield), há também uma demanda por aqueles que abrangem apenas manutenção e serviços (brownfield) – o que já exigiria cifras significativas do poder público, que muitas vezes deixa de fazer esses aportes. “Para o tamanho do Brasil, os players no setor ainda são limitados”, diz.

Para o sócio do Machado Meyer Advogados, Lucas Sant’Anna, o amadurecimento das concessões de rodovias acabou trazendo um ambiente de retornos menores dos projetos. Adicionalmente, ele aponta que inúmeros pleitos de reequilíbrio de contrato ainda não foram resolvidos. “Com muitos contratos acabando, restam dúvidas sobre como ficam os valores devidos às concessionárias”, diz.

Fonte: SETCESP/ CNN Brasil

Posicionamento da CNT sobre a paralisação de caminhoneiros

Notícias 31 de outubro de 2022

Confederação Nacional do Transporte (CNT), entidade de representação das empresas de transporte no Brasil, acompanha as paralisações em algumas rodovias do País e se posiciona contrariamente a esse tipo de intervenção.

A entidade respeita o direito de manifestação de todo cidadão, entretanto, defende que ele seja exercido sem prejudicar o direito de ir e vir das pessoas.

Além de transtornos econômicos, paralisações geram dificuldades para locomoção de pessoas, inclusive enfermas, além de dificultar o acesso do transporte de produtos de primeira necessidade da população, como alimentos, medicamentos e combustíveis.

Nesse sentido, a CNT tem convicção de que as autoridades garantirão a circulação de pessoas e de bens por todo o País com segurança, entendendo que qualquer tipo de bloqueio não contribui para as atividades do setor transportador e, consequentemente, para o desenvolvimento do Brasil.

Confederação Nacional do Transporte

Governador reeleito diz que vai manter alíquotas menores de ICMS

Notícias 31 de outubro de 2022

Em entrevista para GZH o governador eleito, Eduardo Leite, prometeu continuidade, incluindo privatizações e plano de recuperação fiscal. Quando à venda de estatais, a Corsan tem a prioridade. Ela seria privatizada por abertura de capital na bolsa de valores, mas o governo voltou atrás após Leite já ter renunciado. A ideia, agora, é vender integralmente a companhia para um comprador. 

Já sobre o plano de recuperação fiscal, considera o grande desafio das contas estaduais o ICMS, que foi reduzido por lei federal, o que permitiu a deflação dos últimos meses e a redução da inflação de longo prazo, mesmo que siga acima da meta. Ele quer mantê-las menores, mas com compensação federal, que Jair Bolsonaro prometeu, mas não se sabe o que Lula fará. Se subirem, há risco de impacto forte na gasolina e outros combustíveis, na energia elétrica e nas telecomunicações, além do efeito em cascata. 

Fonte: GZH

 

Deflação em combustíveis puxa queda de 0,64% do grupo Transportes no IPCA-15

Notícias 27 de outubro de 2022

A redução nos preços dos combustíveis fez as famílias brasileiras gastarem menos com transportes em outubro. O grupo Transportes passou de uma queda de 2,35% em setembro para um recuo de 0,64% em outubro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O grupo foi responsável por -0,13 ponto porcentual para a formação da taxa de 0,16% registrada pelo IPCA-15 neste mês. A deflação no grupo foi puxada pela queda de 6,14% no preço dos combustíveis. A gasolina caiu 5,92%, maior contribuição negativa para o IPCA-15 do mês, -0,29 ponto porcentual. Houve que quedas também no etanol (-9,47%), gás veicular (-1,33%) e óleo diesel (-3,52%).

O ônibus urbano diminuiu 0,60%, devido à redução dos preços das passagens aos domingos em Salvador a partir de 11 de setembro. 

Na direção oposta, as passagens aéreas subiram 28,17%, após já terem aumentado 8,20% em setembro. As passagens aéreas tiveram o maior impacto positivo no IPCA-15 de outubro, 0,18 ponto porcentual. 

O ônibus intermunicipal aumentou 0,42%, como reflexo de reajustes em Fortaleza e Porto Alegre. Também ficaram mais caros subitens importantes como emplacamento e licença (1,72%) e conserto de automóvel (0,64%).

Comunicação

Também segundo o IBGE, os gastos das famílias com Comunicação recuaram 0,42% em outubro. O grupo deu uma contribuição de -0,02 ponto porcentual para a taxa de 0,16% do IPCA-15 deste mês. A queda foi influenciada pela redução nos pacotes de acesso à internet (-1,69%) e nos planos de telefonia móvel (-1,35%). Também houve queda nos preços dos aparelhos telefônicos (-0,87%).

A queda foi influenciada pela redução nos pacotes de acesso à internet (-1,69%) e nos planos de telefonia móvel (-1,35%). Também houve queda nos preços dos aparelhos telefônicos (-0,87%).

“Vale lembrar que a Lei Complementar 194/22, sancionada no final de junho, fixou um limite para a alíquota máxima de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações”, lembrou o IBGE.

Fonte: SETCESP/ UOL

ANTT e INMETRO assinam Acordo de Cooperação Técnica

Notícias 27 de outubro de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Deliberação nº 314, com a aprovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) realizado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para o desenvolvimento de trabalhos e ações de interesse comum às suas áreas, quanto à avaliação da conformidade, metrologia legal, acreditação e áreas afins.

Os temas estabelecidos em plano de trabalho envolvem projetos executivos, de orçamentos e de execução de obras rodoviárias e ferroviárias, parâmetros de desempenho, verificação remota de desempenho de equipamentos, fiscalização automatizada, programa de acreditação de organismos de certificação, entre outros.

Normas – Um dos principais focos da Deliberação, o projeto de implementação na ANTT da inspeção acreditada, fruto das várias reuniões com as áreas técnicas e do conhecimento adquirido em programas como a primeira etapa do PETI – Programa de Experiência Técnica Internacional, consiste na verificação legal, técnica e regulatória de todo o processo que envolve um projeto, ou execução de obras.

Para a inspeção de um projeto é feita uma análise técnica e contratual, e no caso da execução das obras são inspecionadas, desde as matérias primas utilizadas, os processos de execução, até os aspectos legais, incluindo saúde e segurança ocupacional, meio ambiente, entre outros.

Fonte: SETCESP / ANTT

Sanyuu: nova mantenedora do Transcares tem essência japonesa e conhecimento de causa do TRC

Notícias 26 de outubro de 2022

Pense numa empresa fundada em 1969 e que possui clientes desde a inauguração... Esta é uma forma de apresentar a Sanyuu Corretagem de Seguros, mais uma mantenedora do Transcares. A empresa paulista, que se divide em três áreas de atuação e tem nome diferente (significa amigos do número 3), foi criada para ser a corretora cativa do Grupo Mitsui, um dos maiores conglomerados japoneses, no Brasil e viu sua história tomar outro rumo em 2003, quando se tornou corretora independente. Para completar essa narrativa, o atual presidente, Fábio Franchini, chegou em 2009 trazendo a expertise de quem conhece o segmento, pois o pai foi dono de transportadora.

“Sabemos o que é ter um seguro negado, conhecemos a dificuldade de controlar o seguro de agregados. Sabemos quais são as dores do segmento e trabalhamos buscando soluções para elas. Esse é um de nossos diferenciais”, pontua o presidente.

Com mais de 600 clientes corporativos e um número superior a duas mil pessoas físicas seguradas, a Sanyuu atua em três áreas: Japonesa, que lhes possibilita atender clientes há quase 50 anos; Sanyuu Internacional, que permite a criação de acordos exclusivos e fortalecimento da capacidade de atendimento pelo fato dela ser associada às duas maiores redes mundiais de corretores independentes; e Sanyuu Nacional, com atendimento em diversas áreas da atividade econômica brasileira. E oferece todo tipo de seguro, de propriedade, de responsabilidade, de riscos financeiros e de benefício de saúde

Além da sede em São Paulo, a empresa tem filial em Belo Horizonte, 40 colaboradores, “possui um investimento absurdo em tecnologia”, segundo presidente, e chegou ao Transcares porque estava prospectando novos clientes no Espírito Santo.

“Estávamos ‘namorando’ o Transcares há seis anos. Atendemos em todo o Brasil e chegamos aqui trazendo algo fundamental: informação clara! A transportadora coloca dentro do seu orçamento o custo do seguro. Na prática, assume riscos intangíveis por falta de conhecimento. O que fazemos de diferente? Somos claros e objetivos no trato com o cliente e naquilo que ele está contratando. Ou seja, o cliente Sanyuu entende o que está contratando e quais problemas pode ter com tal contratação. Esta forma de trabalhar nós trouxemos da cultura japonesa”, finaliza Fábio Franchini.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

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