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Comissão de Trabalho promove seminário sobre transporte de cargas

Notícias 29 de novembro de 2022

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (30), o “2º Seminário Trabalhista do Transporte Rodoviário de Cargas”, para debater temas como trabalho intermitente e prestação de serviços por aplicativo.

O evento foi solicitado pelo deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG). Ele lembra que 75% de tudo o que é produzido no País é transportado por rodovias. “O evento tem como objetivo aprimorar as leis que regem esse setor.”

Foram convidados para o seminário representantes da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, dentre outros. Confira aqui a lista completa de convidados e a pauta do seminário.

O seminário será realizado no Auditório Nereu Ramos a partir das 9 horas.

Fonte: SETCESP

Transeguro e Transcares: o “namoro” de muitos anos virou “casamento”

Notícias 29 de novembro de 2022

O time de mantenedores do Transcares só cresce! Neste momento, são 16 empresas, de vários nichos de mercado, que chegam para reforçar a equipe do TRC e oferecer serviços e produtos a condições diferenciadas para as transportadoras associadas. E quem está neste grupo é a Transeguro Corretora de Seguros, comandada pelos sócios Cláudio Merlo e Carlos Sbano. Cláudio tem expertise técnica e comercial. Carlos é Diretor Operacional e de Sinistros. E juntos, eles conseguem dar mais profundidade aos negócios com excelência no atendimento e se aproximam mais dos clientes em sua real necessidade. Ponto para o sindicato!

 A empresa tem sede em Vila Velha e chegou ao sindicato como mantenedor em outubro, mas Cláudio Merlo conhece o trabalho da entidade há muito tempo. “Admiro a Visão e a Missão do Transcares, e acompanho o trabalho do sindicato desde os anos 80. E nosso interesse em nos tornar mantenedoras nasce da vontade de tentarmos construir algo profissional juntos, já que a Transeguro existe há três décadas com um foco muito grande no transportador rodoviário de cargas”.

Todo transportador reconhece a importância do corretor de seguros nas suas movimentações de cargas – entre as várias funções que possui, uma delas é manter as transportadoras informadas no cumprimento dos itens acordados em suas apólices, sobre o destino logístico das cargas, tipos de materiais transportados, localidade, valor da mercadoria e, principalmente, na agilidade caso ocorra algum tipo de acidente ou roubo da carga. Some-se a isso o fato de que o mercado de seguros no segmento de Seguro de Carga Nacional e Internacional continua em forte crescimento com as  Companhias Seguradoras.

“Essas companhias se especializam cada vez mais para atender tanto o transportador, legalmente habilitado na ANTT, quanto o embarcador proprietário da carga. Neste cenário, a Transeguro se esforça a cada dia para interagir diariamente com tais companhias, pois entendemos que o segmento necessita desse aprimoramento técnico e, principalmente, comercial”.

Merlo prefere olhar para o futuro e não para o passado. Ainda assim, volta a 2020 a 2021 e comemora o fato de que mesmo com as dificuldades enfrentadas no mercado de seguros em função da pandemia, a Transeguro conseguiu manter todas as apólices de seguros de cargas vigentes. E vai além! “Somos lembrados por nossos clientes pela excelência no atendimento e, por isso, decidimos manter também todo nosso quadro de funcionários trabalhando normalmente. Também somos especialistas no seguro para o transporte de passageiros urbanos e rodoviários. E este, sim, foi um segmento que sentiu bastante a pandemia e tivemos que nos adaptar para aquela nova realidade, juntamente com a seguradora e as empresas”, conta.

Sobre a adaptação à nova realidade, a empresa adaptou-se bem, ele garante. Tanto que chega a novembro comemorando uma tranquila retomada de crescimento ao longo de 2022. Segundo ele, foram poucas perdas e novos clientes sendo trabalhados e anexados ao portfólio. Outra ação que marcou o ano foi a divulgação mais maciça da marca e o diretor adianta que este foco será mantido em  2023. “Entendo que nosso crescimento no próximo ano também estará atrelado à forma e condução da política no Brasil e, nesse aspecto, seguimos otimistas”.

E quando perguntado de que forma a Transeguro pode agregar valor à rotina dos associados Transcares, Cláudio Merlo é rápido e firme: “Temos como atendê-los tanto no primeiro momento, na elaboração das apólices, no gerenciamento de riscos, quanto no decorrer dos anos de crescimento de suas empresas. Existe uma rotina dinâmica neste segmento, bem como nos momentos mais difíceis, quando ocorrem os acidentes e desaparecimentos das cargas. O elo do transportador com sua seguradora/corretora escolhida é importantíssimo para que haja sempre a sensação de parceria e tranquilidade em todos os momentos de sua vigência”.    

Fonte: Assessoria de Imprensa Transcares - Anna Carolina Passos

 

 

Comjovem-ES: que ano, senhores! Foi espetacular!

Notícias 29 de novembro de 2022

O ano da Comjovem-ES já está sendo muito bom, com entrada de parceiros e várias ações em desenvolvimento. Mas ele, certamente, vai terminar sensacional! Motivo: o núcleo capixaba da Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC “tirou onda” no Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da Comjovem, realizado de 23 a 26 de novembro, em Fortaleza. O grupo, que atua sob coordenação de Roberto Fabiani, voltou do evento, que comemorou os 15 anos de Comjovem, com a bagagem mais cheia. Eles trouxeram nada menos do que três troféus!

O primeiro, Prêmio Reconhecimento Comjovem 2022, foi pelas metas atingidas. Dos 26 núcleos da Comjovem espalhadas pelo País, 11 o conquistou. O segundo, Prêmio Núcleo Comjovem Revelação 2022, pela ascensão e desempenho no ano, apenas o grupo capixaba recebeu. E para completar, ainda teve o segundo lugar no Prêmio Projeto Comjovem, que contemplou as melhores ideias de aplicativos para soluções logísticas. O Espírito Santo representou o Grupo Amarelo, junto com os integrantes de Rio de Janeiro e Londrina.

Com a palavra, Roberto Fabiani!

“Estamos vivendo um ano e tanto! O primeiro troféu coroou todas as metas obrigatórias da Comjovem Nacional, que conseguimos bater. Não é um prêmio fácil, tanto que apenas 11 conseguiram. O troféu Revelação foi um caso à parte. Quem anunciou foi o coordenador nacional, André De Simone, e ele começou falando que o núcleo havia ressurgido das cinzas, como uma fênix. Eu pensava: ‘Não é possível, ele está falando do Espírito Santo?’. No momento do anúncio oficial, meu coração quase saiu pela boca! E o nosso vice-coordenador, Filipe Cortes, também trouxe o segundo lugar pro Prêmio Projeto Comjovem, que tem a ver com inovações e soluções logísticas. Este terceiro troféu foi a nossa cereja do bolo”.

Impossível negar: Fabiani está orgulhoso do trabalho que vem sendo realizado. Mas ele sabe que essa é uma construção coletiva e que conta, sobretudo, com o compromisso e o engajamento de cada um dos membros do grupo. “O ano de 2022 foi muito rico em termos de atuação e articulação. Participamos do Conet, do Encontro Nacional, fizemos visitas técnicas, Cafés de Negócios, lives, ações sociais, ou seja, os meses foram recheados de muitas ações e eu acredito que isso tenha sido um divisor de águas em nossa história. Eu estou coordenador da comissão, mas não teríamos conseguido esses três prêmios sem a turma”, analisa.

Uma turma, aliás, que cresceu! Até ano passado, a Comjovem-ES costuma reunir entre quatro e cinco participantes. Este ano, o grupo vai fechar com 14 membros. E o que é melhor, segundo o coordenador, um grupo atuante! Fabiani, inclusive, defende este maior envolvimento como o grande diferencial da comissão neste momento. “Acredito que isso tenha nos feito a revelação do ano”.

E embora ele faça questão de enaltecer todo o grupo, não abre mão de citar Filipe Cortes, da PHT Transportes, Wagner Ribeiro, da Rodonil, e José Haroldo García dos Santos, da Fatran Transportes, o trio que se envolveu, junto com representantes dos núcleos do Rio e do Paraná, na construção do app que valeu o segundo lugar no Prêmio Projeto Comjovem. “Para mim, não restam dúvidas de que o conhecimento e envolvimento desses três no projeto fez diferença. Nosso time contribuiu muito para ascensão do projeto, que estava linkado aos colegas cariocas e paranaenses”.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRANSCARES

Transcares homenageia governador com Medalha Ayval da Luz e reforça o pedido de aprovação do Compete

Notícias 28 de novembro de 2022

E a Medalha de Honra ao Mérito Ayval da Luz foi para... o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande! Nesta segunda-feira, 28 de novembro, uma comitiva do Transcares, formada pelo presidente, Luiz Alberto Teixeira, pelo vice-presidente, José Geraldo Valadão, e pelos ex-presidentes Liemar Pretti, José Antônio Fiorot e Luiz Wagner Chieppe, esteve no Palácio Anchieta para entregar a homenagem ao chefe do Executivo capixaba.

Lançada no ano de 2015, a comenda – a única da história de mais de 40 anos da entidade – leva o nome de um dos fundadores do Transcares e presidente por 21 anos, Ayval da Luz, e é entregue anualmente a autoridades, personalidades, empresários e dirigentes com papel relevante em ações que visam o maior fortalecimento do setor de transportes e logística.

“Ninguém faz nada sozinho! A conexão, a parceria e o trabalho em conjunto marcam a história do Transcares. E foi justamente pensando em agradecer às pessoas que nos ajudam a fazer do transporte rodoviário de cargas e logística um segmento ainda mais robusto e relevante que nasceu a Medalha de Honra ao Mérito Ayval da Luz! Afinal, não basta saber que nossa construção é coletiva. É preciso dizer ‘obrigado’ a quem está conosco. E assim como temos o maior orgulho de nossa história, temos desta homenagem, momento de estar diante de pessoas importantes para o TRC e deixar registrado, por meio de palavras e da homenagem em si, o nosso agradecimento”, comentou o presidente Teixeira, cujas palavras foram usadas numa carta entregue a Casagrande junto com a medalha.

O grupo de empresários aproveitou a ocasião para reforçar o pedido de aprovação do Compete para o segmento, mas a conversa girou em torno de outros assuntos relevantes para o setor e para o Estado, como renovação da frota de caminhões, déficit de mão de obra e alto custo da CNH, e infraestrutura rodoviária.

“Mais de 80% de tudo o que transportamos passa pela malha rodoviária e nosso Estado tem uma localização muito privilegiada e estratégica. Entendemos que o retorno do Compete nos ajudará a atrair mais empresas e, consequentemente, gerar mais emprego”, defendeu Teixeira.

Valadão destacou o alto custo da CNH e a necessidade urgente de mão de obra capacitada, e jogou luz também na necessidade de um projeto de incentivo à renovação de frota, assunto que deverá ganhar novos capítulos. O tema mão de obra também será revisitado. Casagrande pediu para voltar a tratar em questão em janeiro de 2023.

E numa agenda com representantes do TRC, o assunto infraestrutura não podia faltar. O grupo conversou sobre o futuro das vias que cortam o Estado, como as BRs 101, 262 e 259.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRANSCARES

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

Notícias 28 de novembro de 2022

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21).

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança ao processo de transição no CNPE e protege os interesses do consumidor em relação ao preço, à qualidade e à oferta dos combustíveis. Caso a medida não fosse tomada, o percentual subiria para 14% em 1º de janeiro.

A Lei 13.033, de 2014, estabelece o percentual mínimo de 10% de adição e autoriza a elevação do teor da mistura obrigatória até o percentual de 15%. Em 2018, a CNPE estabeleceu um cronograma que previa o reajuste gradual do percentual mínimo até chegar a 15% em 1º de março do próximo ano.

Em 2021, o CNPE decidiu manter a mistura em 10% durante todo este ano. As justificativas foram o impacto da pandemia de covid-19 no mercado de combustíveis, a alta no preço da soja no mercado internacional e a desvalorização cambial.

A mistura compulsória de biodiesel no diesel faz parte do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Entre os objetivos dessa política estão o estímulo ao desenvolvimento regional, à inclusão social e à redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. A manutenção da mistura do biodiesel em 10% foi o único trecho da resolução do CNPE aprovado por Bolsonaro. Em relação às demais medidas propostas, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que elas foram rejeitadas porque trazem impactos de médio e de longo prazo e há tempo suficiente para serem estudadas.

Problemas e desafios da infraestrutura brasileira de transportes

Notícias 28 de novembro de 2022

Os investimentos públicos em infraestrutura (rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, energia, telecomunicações, entre outros), vêm decrescendo há cerca de 50 anos, segundo dados do Observatório de Política Fiscal do Ibre/FGV). Desde 1976, quando os investimentos federais atingiram 1,9% do PIB, o Brasil não consegue suplantar escassos 1% do PIB, ao ano, sendo que, nos anos 2003 e 2004, esse patamar estava em 0,2% do PIB. Segundo a Carta de Infraestrutura, da consultoria Inter.B, de maio/2022, entre 2001 e 2021, os investimentos em infraestrutura de transportes atingiram, em média, 0,7% do PIB, ao ano, com projeção de 0,55% do PIB para 2022.

Em 2019, o Brasil ocupou o 71º lugar no ranking de qualidade de infraestrutura de transportes, dentre 141 países, segundo o estudo do Fórum Econômico Mundial. Essa modesta colocação demonstra que o país não consegue avançar no desenvolvimento de sua infraestrutura de transportes, especialmente na parte terrestre, situação que proporciona muitos malefícios para a população brasileira.

Esse cenário ressalta grandes problemas, tais como a forte dependência do transporte rodoviário, a falta de integração modal e os consequentes altos custos logísticos.

Segundo recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com 2.500 industriais, 73% dos entrevistados consideram os serviços de transporte como o maior gargalo do setor de infraestrutura, com ênfase para as más condições das rodovias. A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), de 2022, revela que o país possui apenas 12,4% de rodovias pavimentadas, sendo que 66% dessas rodovias são classificadas como péssimas, ruins ou regulares.

O desequilíbrio da matriz de transporte de cargas é acentuado, visto que o transporte rodoviário responde por pouco mais que 61% das cargas transportadas. O transporte ferroviário responde por 20% das cargas, mas com forte predominância para o transporte de minérios e carvão e pouca atuação no agronegócio e carga geral. Cabe ressaltar que mais de 12 mil km das ferrovias se encontram subutilizadas ou abandonadas, de um total de 30 mil km da malha ferroviária nacional.

De acordo com as principais consultorias especializadas, o Brasil precisaria investir, no mínimo, 4% do PIB, anualmente, ou seja, algo em torno de R$ 360 bilhões ao ano, durante 20 anos, ininterruptamente, para modernizar e expandir sua infraestrutura de transportes e, assim, diminuir o custo logístico e subir de patamar em termos de desenvolvimento econômico e bem-estar social.

Todavia, acho pouco provável que haja recursos federais, em curto ou médio prazos, para atingirmos um nível de mais de um dígito percentual do PIB, anualmente, para investimentos na infraestrutura de transportes. Para fortalecer essa posição, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) observou que o cenário, daqui a três ou quatro anos, independentemente dos efeitos da pandemia ou das influências da conjuntura da economia mundial, devido aos efeitos do teto de gastos, poderá levar os investimentos a zero. Dessa forma, continuaremos na dependência dos investimentos privados, oriundos dos leilões de concessões de rodovias, ferrovias, aeroportos e arrendamentos portuários, além da renovação antecipada de concessões ferroviárias e dos investimentos das ferrovias autorizadas.

Entendo que os principais desafios da infraestrutura de transportes sejam o equilíbrio da matriz do transporte de cargas e a implementação da multimodalidade na logística brasileira. Para isso, haverá a necessidade da participação dos investimentos públicos para os projetos estruturantes de desenvolvimento logístico do país e participação da iniciativa privada de forma complementar com aportes de capital e forte atuação na construção e modernização de projetos atrativos e rentáveis e na gestão operacional das rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos.

Para que o Brasil possa ter uma infraestrutura de transporte capacitada para atender a demanda interna e ao crescimento do comércio exterior e evitar o aterrorizante e indesejado “apagão logístico”, são necessários investimentos públicos e privados para a construção de terminais intermodais; acessos terrestres aos portos; desenvolvimento de hidrovias; recuperação, pavimentação, duplicação e manutenção de milhares de quilômetros de rodovias; construção de ferrovias estruturantes e pioneiras; entre outras ações para a implementação da multimodalidade de transportes.

Em última análise, o desenvolvimento econômico brasileiro está na dependência de uma infraestrutura de transporte moderna e competente, cujas ações políticas devem ser cobradas insistentemente pela sociedade, a partir de um plano de estado permanente e blindado politicamente. Sem dúvida alguma, sem infraestrutura de transporte não haverá crescimento.

*Marcus Quintella – Engenheiro especialista em transportes e diretor da FGV Transporte

Fonte: NTC&LOG

Terceiro e quarto dias do Congresso NTC 2022 e XV Encontro Nacional da COMJOVEM foram marcados por grandes momentos

Notícias 28 de novembro de 2022

O terceiro dia (25) do XV Encontro Nacional da COMJOVEM, na ensolarada praia do Cumbuco, reservou uma programação para os integrantes da comissão e presentes no evento. No início do dia, os jovens empresários se reuniram para a tradicional Reunião da COMJOVEM, que aconteceu no centro de eventos do Resort Vila Galé Cumbuco, na região metropolitana de Fortaleza.

Na abertura da reunião, os coordenadores da comissão fizeram questão de agradecer a participação dos integrantes e repassaram a programação completa do terceiro dia do evento. Em seguida, os participantes da reunião foram divididos em grupos, para uma dinâmica que buscou entender dos próprios membros da comissão, o porquê eles participam da COMJOVEM, entender o feedback dos empresários sobre as atividades propostas pela coordenação e o que cada membro espera para o futuro não só da comissão, mas do transporte rodoviário de cargas como um todo.

“Queremos entender de vocês, os motivos que te levam a participar desse grupo, como enxergam as atividades que estamos propondo ao longo dos anos e principalmente, o que esperam da comissão para os próximos, 5, 10 anos. Para nós, é muito importante ter a visão de todos vocês e trazer uma discussão baseada na experiência que vocês possuem tanto nas empresas, como na COMJOVEM”, comentou André.

Após o Coffee Break, o presidente da FETCEMG, Sergio Pedrosa e o presidente da SETCEMG, Gladstone Lobato, receberam a palavra para falar sobre a importância desses momentos para o desenvolvimento dos empresários do TRC, e apresentaram oficialmente a Maria Clara Marra, deputada federal eleita por Minas Gerais, que subiu ao palco para falar sobre a história de sua família na política e destacar o foco do seu mandato, que terá início em 2023. “Nossa principal pauta é o investimento em Infraestrutura. Nós entendemos que sem o investimento na área, o país não terá desenvolvimento nas áreas correlatas e consequentemente, da sociedade como um todo. Eu dei uma folheada no anuário da NTC&Logística de 2022 e encontrei lá uma frase que me impactou muito. ‘Os trens, aviões e navios não chegam nas farmácias, nos mercados e nos hospitais, portanto, o transporte rodoviário de cargas sempre será fundamental’ e aqui, conhecendo o trabalho da NTC&Logística e COMJOVEM, percebo o quão unido e preparado o setor está. Trabalharemos, a partir de fevereiro de 2023, em conjunto com vocês, para aprimorar os investimentos de infraestrutura e consequentemente, auxiliar o desenvolvimento dos setores relacionados, como o transporte rodoviário de cargas. O gabinete está aberto e eu estou à disposição de todos os empresários do segmento”, comentou Maria Clara.

Após esse momento, Luiz Gustavo Nery, coordenador do Instituto COMJOVEM, e Thaís Bandeira, vice-coordenadora, apresentaram o novo momento do Instituto COMJOVEM que a partir de agora, se chamará COMJOVEM Tech e iniciaram oficialmente o “Shark Tank COMJOVEM”, com a participação do coordenador nacional da comissão, Andre de Simone, dos vice-coordenadores Joyce Bessa e Geovani Serafim, do presidente do SINTROPAR, Antonio Ruyz e do Diretor Associado da Accenture, Daniel Kalil Franulovic como jurados, para avaliarem os três projetos finalistas desenvolvidos neste ano por grupos que reuniram até quatro comissões da COMJOVEM, que foram:

– Equipe Marrom (Núcleos da COMJOVEM de Porto Alegre, Araraquara, Fortaleza e Cascavel) com o projeto Flash;

– Equipe Azul (Núcleos da COMJOVEM do Sul de Santa Catarina, Foz do Iguaçu e Bahia) com o projeto Frota Advisor;

– Equipe Amarela (Núcleos da COMJOVEM do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Londrina) com o projeto SocorroLog;

“Esse ano, separamos os grupos de maneira diferente do que foi feito no ano passado. Criamos grupos para unir até três núcleos diferentes da COMJOVEM, e nosso objetivo é ter ideias de lugares diferentes do país se unindo para encontrar soluções para o segmento de transporte, ao qual atuamos”, apontou Luiz Gustavo Nery.

O vencedor do Shark Tank – Projeto COMJOVEM 2022 foi a Equipe Azul, formado pelos Núcleos da COMJOVEM do Sul de Santa Catarina, Foz do Iguaçu e Bahia com o projeto Frota Advisor, que tem como objetivo reunir informações de diversos fornecedores, mecânicos, oficinas e prestadores de serviço em um único aplicativo, para auxiliar os motoristas das empresas, gestores de frota e autônomos em caso de sinistro do veículo.

Após o almoço, os membros da COMJOVEM que se inscreveram anteriormente realizaram uma visita técnica ao Porto de Pecém, um elo na cadeia logística do transporte marítimo, que tem como um de seus objetivos viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao desenvolvimento industrial e econômico de toda a região Nordeste e de boa parte do país.

Quarto dia e último dia

Iniciando o quarto e último dia (26), os participantes do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM se encontraram novamente no Centro de Convenções do Resort Vila Galé Cumbuco para a primeira palestra do dia #NOMIMIMI, com a Executiva e Pedagoga especializada em comportamento humano, Érika Linhares, que abordou o potencial de cada ser humano através das Soft Skills, a relevância do autoconhecimento e refletiu sobre equilíbrio emocional, postura de liderança e a importância do exemplo na gestão das empresas. “Ninguém faz nada sozinho, é preciso saber liderar, movimentar seus colaboradores e ter objetivo. Existem mais de 50 Soft Skills, mas 5 são fundamentais atualmente, que são: resolução de problemas, adaptação, inovação, autonomia e empatia. No Brasil, ainda falta muito para atingirmos essas cinco Soft Skills, e quando atingirmos, seremos um país mais produtivo, e consequentemente economicamente mais forte”, apontou Érika.

Com o final da palestra, os empresários foram para um Coffee Break e voltaram para o Centro de Convenções para a palestra “Metaverso”, com Daniel Kalil Franulovic, Diretor Associado da Accenture e líder do grupo de Metaverso para a América Latina na Accenture Technology. Em seu conteúdo, o executivo explicou mais sobre o Metaverso para os empresários, apresentou o potencial de mercado da plataforma e como ela irá transformar todos os aspectos de cada negócio, além de tirar dúvidas do público. “Esse mercado está explodindo, e o potencial é altíssimo. O Metaverso será uma nova maneira com que as pessoas se relacionam com a internet. A partir dessa revolução, as pessoas passarão a habitar na internet, não navegar por ela. Assim, o metaverso irá transformar todos os aspectos de cada negociação, modificando os meios de pagamento, moedas de troca, os tipos de produtos e serviços”, informou Daniel.

Com a finalização das palestras, o período de atividades na parte da manhã foi encerrado, e os integrantes foram liberados para o almoço. No período da tarde, os membros da COMJOVEM e demais participantes do evento realizaram a já tradicional Gincana COMJOVEM e no período da noite, finalizaram o décimo quinto Encontro Nacional da Comissão de Jovens Empresários da NTC&Logística com a “Volks Festival”.

Com o final da palestra, os coordenadores da COMJOVEM, Andre de Simone, Joyce Bessa e Geovani Serafim voltaram ao palco para anunciar os prêmios da gincana virtual realizada através da plataforma da TGID, Level Eventos, que entregou diferentes prêmios para os 13 primeiros colocados.

Festa de encerramento

Na Volks Festival, o coordenador nacional da COMJOVEM, Andre de Simone, ao lado dos vice- coordenadores, Joyce Bessa e Geovani Serafim subiram ao palco para agradecer a todos pelos 15 anos da Comissão e chamaram o presidente Francisco Pelucio para realizar seu discurso de encerramento agradecendo todos os participantes.

“É uma alegria muito grande estar como presidente da NTC&Logística e fazer um evento tão maravilhoso como fizemos nesses últimos 4 dias. Gostaria de agradecer especialmente Marcelo Maranhão, presidente do Setcarce e anfitrião deste grande encontro por nos receber na sua casa e também, quero aqui agradecer todos os presidentes de Sindicatos, Federações, aos participantes do evento, todos os nossos patrocinadores e a nossa grande equipe da NTC&Logística, que trabalharam para construir todo esse evento. Esperamos que no próximo ano, com muito trabalho e dedicação, faremos um evento ainda melhor do que esse realizado neste ano.”

Em seguida, foi a vez do presidente da Setcarce agradecer a todos os presentes e parabenizar os organizadores do evento. “Para nós, foi um grande prazer recebê-los em nosso Ceará. As portas da nossa cidade e de Setcarce seguirão abertas para visitas e novos negócios. Muito obrigado a todos”.

O evento foi uma realização da NTC&LOGÍSTICA, tendo com entidades anfitriãs FETRANSLOG e SERTCARCE, com o patrocínio da ALPER SEGUROS, APISUL, CONSÓRCIO GUERRA/AMERICAN CONSULTORIA E CORRETORA DE SEGUROS, CONSÓRCIO MAGGI, FENATRAN, IVECO, MERCEDES-BENZ, OMNILINK, TRANSPOCRED, TRUCKPAG, UNIDAS e VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS, apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Clima econômico do Brasil cresce 30 pontos, revela FGV

Notícias 25 de novembro de 2022

O Índice de Clima Econômico (ICE) do Brasil, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 30 pontos do terceiro para o quarto trimestre deste ano e chegou a 84,5 pontos, em uma escala de 0 a 200. Esse é o melhor resultado do indicador, calculado com base na avaliação de especialistas em economia, desde o terceiro trimestre de 2021 (118,5 pontos).

O Índice da Situação Atual, que mede o presente, subiu 49,4 pontos no período e chegou a 92,3. Já o Índice de Expectativas, que apura a avaliação sobre os próximos meses, avançou 10,2 pontos e atingiu 76,9.

O ICE brasileiro foi o que mais cresceu entre os dez países latino-americanos pesquisados no último trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. Na média, a expansão da região foi de 11,8 pontos.

Outras quatro nações tiveram altas além do Brasil: México (14 pontos), Paraguai (13,6), Peru (7,8) e Bolívia (3,8).

Queda

Cinco países tiveram queda: Chile (-1,7 pontos), Argentina (-4), Colômbia (-4,1), Equador (-5,5) e Uruguai (-14,4).

Com a alta, o ICE do Brasil tornou-se o terceiro maior da região, ficando atrás apenas do Paraguai (114,7 pontos) e Uruguai (108,2 pontos). Na América Latina, o ICE médio é de 66,5 pontos. Os principais problemas apontados pelos especialistas no país são a falta de inovação, infraestrutura inadequada, falta de competitividade internacional, aumento das desigualdades de renda e falta de mão de obra qualificada.

Fonte: NTC&LOG

Projeto de lei quer impedir o transporte de cargas com valor de frete muito baixo

Notícias 25 de novembro de 2022

O Deputado Federal Nereu Crispim apresentou um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que quer acabar com o transporte de cargas com fretes muito baixos nas rodovias de todo o país.

De acordo com o Projeto de Lei 3344/2021, a emissão do Documento Eletrônico de Transporte DT-e só poderá ser feita com valores de fretes de acordo com a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que são estipulados pela Agência Nacional de Transporte Terrestres – ANTT.

Se o valor do frete estiver abaixo dos valores de referência da tabela, o documento não poderá ser emitido, tendo que haver alteração no valor para se adequar.

De acordo com o deputado, o projeto quer preservar os direitos dos caminhoneiros autônomos, que são o elo mais frágil na cadeia de transporte.

Isso também vai garantir que o autônomo possa acionar os contratantes dos fretes juridicamente em caso de pagamento incorreto, evitando prejuízos.

“Entendemos que chegou o momento enfim de reconhecer a grandeza, o heroísmo e a coragem da classe que transporta a riqueza do país, de modo que a valorização dos transportadores autônomos de cargas precisa ser reconhecida, com a devida valorização de seu trabalho”, finalizou o deputado, na justificativa do projeto.

O texto do projeto está tramitando em caráter conclusivo, e ainda precisa ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: NTC&LOG

CNT apresenta propostas do setor de transporte e logística para o Governo de Transição

Notícias 17 de novembro de 2022

A CNT apresentou, nesta quarta-feira (16), as propostas do setor de transporte e logística para o desenvolvimento do país a integrantes da equipe de infraestrutura do Governo de Transição.

Um dos destaques apresentados foram os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2022, que mostraram uma piora no Estado Geral da malha rodoviária brasileira. Dos 110.333 quilômetros avaliados, 66,0% foram classificados como Regular, Ruim ou Péssimo. Em 2021, esse percentual era de 61,8%. Veja aqui a íntegra dos dados.

Pela equipe do Governo de Transição, participaram: Miriam Belchior, que foi ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão e presidente da Caixa Econômica Federal; Maurício Muniz, que esteve à frente da Secretaria de Portos; o senador Alexandre Silveira; e o deputado Paulo Pimenta.

O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; e o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, representaram o presidente do Sistema CNT, Vander Costa.

Na oportunidade, os representantes do Governo de Transição falaram sobre a importância da aprovação da PEC da Transição para a abertura de limites orçamentários que garantirão mais recursos para a infraestrutura a partir de 2023.

“O investimento na construção e manutenção das rodovias é o menor dos últimos dez anos. Um país ainda tão dependente do transporte terrestre não pode ter suas estradas abandonadas. Seguimos trabalhando focados em levantar os dados para o diagnóstico da real situação dos problemas na infraestrutura no Brasil e, assim, planejar a retomada dos investimentos necessários”, afirmou o senador Alexandre Silveira durante a reunião.

Fonte: CNT

ANTT realiza sessão pública da AP 11/2022 sobre pisos mínimos do transporte rodoviário de cargas

Notícias 17 de novembro de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta quarta-feira (16/11), a sessão pública da Audiência Pública nº 11/2022, que visa revisar a Resolução nº 5.867/2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

A sessão pública aconteceu, de forma híbrida, no auditório do edifício-sede da ANTT, em Brasília/DF, e com transmissão ao vivo pelo Canal ANTT no Youtube. A sessão foi presidida pelo ouvidor da ANTT, Robson Crepaldi, e conduzida por Rodrigo Amorim, coordenador de regulação do transporte multimodal de cargas.

O evento contou com a apresentação dos principais pontos a serem debatidos na proposta de revisão dos pisos mínimos de frete, que envolvem as revisões ordinárias a cada 6 meses, a possibilidade de revisões feitas pelo IPCA, e as revisões extraordinárias, sempre que o diesel oscilar 5% (alterado pela Lei nº 14.445/2022). A apresentação também trouxe a importância dos estudos de revisão, que fizeram a análise da revisão da metodologia vigente, da aderência dos valores dos insumos de referência em contraste aos praticados no mercado e a avaliação de cada insumo pela necessidade ou não de atualização.

A Audiência Pública continua aberta para contribuições escritas até as 18h do dia 11/12. A sessão pública está disponível, na íntegra, no Canal ANTT no Youtube, neste link.

As informações específicas sobre a matéria, bem como as orientações sobre os procedimentos relacionados à realização e participação nas sessões da Audiência, estão disponíveis pelo link Participação Social – Audiência Pública nº 11/2022. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap011_2022@antt.gov.br.

Para entender mais sobre o procedimento de audiência pública, assista ao vídeo. Para saber como enviar sua contribuição, acesse o tutorial do Sistema ParticipANTT.

Fone: ANTT/ SETCESP

Futuros motoristas terão mais tempo para tirar a CNH

Notícias 17 de novembro de 2022

Mais tempo para tirar a carteira nacional de habilitação. Deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou de 31 de dezembro de 2022 para 31 de dezembro de 2023 o prazo para futuros motoristas concluírem o processo de formação. A ampliação vale para todos os processos de habilitação ativos nos órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e do Distrito Federal. 

A mudança foi feita a partir de solicitação dos departamentos de trânsito estaduais, os quais informaram ao Contran dificuldades quanto ao agendamento das provas, principalmente as práticas. O texto também prorroga por três anos – a contar de 3 de novembro de 2020 – os prazos para utilização de veículos de aprendizagem das categorias A, B, C, D e E. A íntegra da Deliberação Contran nº 265 pode ser conferida no seguinte link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/deliberacao-contran-n-265-de-8-de-novembro-de-2022-443016510.

Fonte: Ministério da Infraestrutura/SETCESP

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