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Programa do SEST SENAT incentiva a entrada de novos talentos no setor de transporte

Notícias 24 de outubro de 2022

Aprender uma profissão com segurança, sem deixar de estudar e com direitos garantidos. Pode parecer utópico ou um sonho de muitas pessoas, mas essa realidade é Lei no Brasil, desde 2000, e está à disposição de jovens de 14 a 24 anos, por meio do Programa Jovem Aprendiz.

Ao mesmo tempo em que trabalha em uma empresa com jornada reduzida, enquanto frequenta a escola, o aprendiz, como o próprio nome mostra, recebe treinamento para aprender uma profissão. Em empresas do setor de transporte, é o SEST SENAT que realiza a capacitação profissional desse contingente.

A Lei nº 10.097/2000 instituiu a aprendizagem para as empresas de médio e grande portes, que passaram a ter o dever de contratar aprendizes dentro do percentual de 5% a 15% do quadro de empregados. Nas microempresas e empresas de pequeno porte, a contratação é facultativa.

O trabalhador aprendiz possui direitos trabalhistas, como salário-mínimo por hora, vale-transporte e férias (preferencialmente, junto com as férias escolares). Ao fim do curso de aprendizagem, ele recebe o certificado de qualificação profissional, desde que seja alcançado o aproveitamento necessário.

De 2016 até o primeiro semestre de 2022, as unidades do SEST SENAT de todo o Brasil já formaram mais de 85 mil jovens, que escolheram se qualificar  em um dos 15 cursos de aprendizagem profissional, que são desenvolvidos por meio de atividades teóricas e práticas organizadas de forma progressiva – por exemplo, dois dias da semana na instituição de ensino e três dias na empresa.

Segundo a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o programa é a porta de entrada para o mercado de trabalho no setor de transporte. “O SEST SENAT possui um papel social na formação de jovens. Por isso, buscamos que cada vez mais pessoas participem do Jovem Aprendiz e possam terminar o programa empregadas, de forma a atender à demanda do mercado por mão de obra especializada para o transporte”, explica a diretora.

Atualmente, o curso mais demandado é o de Assistente Administrativo no Transporte. Busca-se uma formação integral, aliando teoria e prática, em um espaço de formação por competências, em que os jovens têm oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento das habilidades que levarão consigo ao longo da vida.

As turmas de aprendizagem do SEST SENAT são disponibilizadas diretamente para as empresas. Dessa forma, os jovens que quiserem uma vaga como aprendiz precisam enviar currículo para as empresas que fazem esse tipo de contratação. As empresas que se interessarem devem procurar a unidade do SEST SENAT mais próxima para contratar o curso de aprendizagem. Aquelas que são do setor de transporte ainda podem usufruir desse serviço de forma gratuita.

Veja a lista dos cursos de aprendizagem profissional oferecidos pelo SEST SENAT:

  • Assistente Administrativo no Transporte
  • Motorista de Transporte de Passageiros
  • Motorista de Transporte de Cargas
  • Assistente de Logística de Transporte
  • Auxiliar de Eletricista Veicular
  • Auxiliar de Manutenção Automotiva
  • Mecânico de Veículos Automotores a Diesel
  • Assistente em Operação e Movimentação de Carga
  • Auxiliar de Almoxarifado
  • Auxiliar de Manutenção de Ar Condicionado Veicular
  • Auxiliar de Operação de Transportes
  • Cobrador e Despachante de Transporte Coletivo
  • Pintura Automotiva
  • Assistente de Produção
  • Frentista Abastecedor

Veja onde estão as unidades do SEST SENAT pelo país.

Fonte: SETCESP

Ministério do Meio Ambiente lança iniciativa para incentivar a renovação de frota

Notícias 24 de outubro de 2022

O Ministério do Meio Ambiente lançou a iniciativa Renovar Frota +Verde, que tem como objetivo a substituição de veículos antigos e altamente poluentes por aqueles mais modernos e sustentáveis. A portaria que traz as regras dessa ação foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18) e leva em consideração as políticas nacionais sobre Meio Ambiente, Mudança do Clima, o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária e o Programa Nacional de Crescimento Verde.

Enquanto as montadoras ao redor do mundo aceleram o lançamento de novos veículos 100% elétricos ou a hidrogênio verde, o Brasil vê sua frota de veículos envelhecer. São quase 1 milhão de caminhões com mais de 30 anos ainda em circulação. No caso dos veículos leves, mais da metade, cerca de 26 dos 45 milhões, têm mais de 10 anos. A idade média dos automóveis comuns é de 18,7 nos; dos caminhões, é de 22,5 anos; no caso dos ônibus, a média é de 16 anos. O cenário é semelhante para motores estacionários, tratores e embarcações.

Incentivar a renovação é importante e vai ao encontro das políticas de redução de emissões de carbono e outros gases causadores do efeito estufa. O quilômetro rodado em veículos mais modernos, que possuem dispositivos para a redução de emissões e têm mais eficiência energética, gera menos poluentes e reduz a incidência de acidentes que possam causar impactos ambientais.

A ação disposta na portaria também tem como finalidade combater o descarte incorreto de motores, veículos e peças, óleos lubrificantes, baterias, peças e componentes. Também incentiva a reciclagem, a recuperação de sucata e a economia circular.

O Renovar Frota +Verde buscará a captação de recursos internacionais, a fim de fortalecer o financiamento climático para o setor privado e irá incentivar o uso de combustíveis renováveis, como o etanol, biometano e biodiesel.

A iniciativa vai implementar a concessão de bônus na aquisição de máquinas e equipamentos novos, fomento à criação de um fundo garantidor e disponibilização de linhas de crédito diferenciadas, com taxas de financiamento reduzidas.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Atividade econômica e volume de serviços de transporte recuam em agosto

Notícias 20 de outubro de 2022

O volume de serviços do país, mensurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE no dia 14 de outubro de 2022, cresceu 0,7% em agosto. Já o transporte, que teve crescimento expressivo nos três meses anteriores, apresentou queda de 0,2% em relação a julho. Entretanto, a redução não afetou significativamente o desempenho do setor em médio prazo, uma vez que o volume de serviços de transporte encontra-se 20% acima do nível pré-pandemia. Em comparação com agosto de 2021, o crescimento foi de 13,60%, apresentando o segundo melhor desempenho dentre os serviços analisados pela PMS. 

Quando examinados os segmentos separadamente, o aquaviário se destaca com crescimento de 1,0% na comparação com julho. Hoje, o nível de volume de serviços da modalidade é 35,4% superior a fevereiro de 2020. Em contrapartida, o transporte terrestre foi o único modo que apresentou queda mensal em agosto, de -0,7%. A redução pode estar ligada ao desempenho da atividade econômica, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, que recuou 1,13% em agosto. 

Tanto o volume de serviços do transporte de cargas quanto o de passageiros reduziram em agosto em relação a julho, -0,3% e -0,5%, respectivamente. Em comparação com o mesmo período de 2021, o transporte de cargas cresceu 18,7%, e o de passageiros, 19,2%.  O primeiro, responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil, se manteve 31% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e o de passageiros, um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia, ainda não se recuperou: o volume de serviços em agosto encontra-se no mesmo nível de fevereiro/2020. 

Acesse: Radar CNT do Transporte: PMS e IBC-Br – Agosto/2022

Fonte: SETCESP

Senado aprova MP que cria autarquia de proteção de dados

Notícias 20 de outubro de 2022

O Senado aprovou ontem (18) uma medida provisória (MP) que transforma a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em uma autarquia. A ANPD é o órgão federal responsável por fiscalizar a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Ela nasceu vinculada à Presidência da República, mas desde 2019 já existia a possibilidade legal de transformá-la em autarquia especial. Assim, ela terá autonomia administrativa e financeira. O texto segue para promulgação.

O objetivo da mudança, segundo a explicação do Poder Executivo, é evitar a descontinuidade administrativa da ANPD e trazer mais confiabilidade ao sistema regulatório de proteção de dados. “A presente proposta busca prover a ANPD com a capacidade institucional necessária para estabelecer um efetivo ambiente normativo de proteção de dados pessoais, proteger adequadamente os direitos dos titulares, e assegurar que a Autoridade possa exercer sua autonomia técnica e decisória, obtendo reconhecimento nacional e internacional”, justifica o governo.

No novo formato, esse sistema de proteção de dados será compatível com outros regimes regulatórios e experiências internacionais. Além disso, a MP, cria, sem aumento de despesa, um cargo comissionado para o diretor-presidente da ANPD e aloca os atuais servidores na nova autarquia. 

* Com informações da Agência Senado

Transcares arrecada doações para Alzira Bley e faz o Dia das Crianças mais feliz para moradores de Nova Rosa da Penha I

Notícias 20 de outubro de 2022

Mais uma vez, a solidariedade pediu passagem e se misturou à rotina do Transcares. Por meio de doações feitas por empresas parceiras e mantenedores (Multilift, Jomed, Transportadora Continental,  PHT Transportes e Sanyuu), e pela sua equipe ao Educandário Alzira Bley, o sindicato reforçou a corrente do bem que transformou o 12 de outubro de crianças da comunidade de Nova Rosa da Penha I, bairro de Cariacica, num dia ainda mais feliz. As doações da entidade somaram 238 brinquedos, além de sapatos e roupas para serem vendidas no bazar, material escolar e cadeiras escolares, e o montante foi entregue ao presidente da instituição, Heraldo Pereira, na terça-feira, 11 de outubro.

Tradicional instituição de caridade do município, o Alzira Bley atendeu cerca de 500 crianças na ação do dia 12. Toda a programação foi pensada e realizada também em parceria com o Restaurante Dona Graça, localizado em frente ao Alzira.

“Ano passado, nesta mesma ação, atendemos crianças e familiares da Grande Nova Ronha da Penha com doações de cestas básicas, brinquedos, alimentos e guloseimas. E este ano repetimos a dose, com mais uma festa linda e alegre, que só foi possível graças à colaboração de nossos parceiros”, comentou Pereira.

O Alzira Bley é uma das instituições atendidas pelos Transcares em seu projeto de Responsabilidade Social e a Analista de RH do sindicato, Drielly Reis, ficou muito feliz com o engajamento do segmento. “Temos um carinho muito especial por este projeto e o envolvimento das pessoas nesta causa mostra que o trabalho do Transcares está ecoando entre nossas empresas, parceiros e mantenedores”.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Transcares

Comjovem-ES: “entrada” especial no menu do Almoço Executivo

Notícias 20 de outubro de 2022

Teve nova edição do Almoço Executivo do Transcares nesta quarta-feira, 19 de outubro, e com direito a um quê a mais no cardápio: uma rápida apresentação das mais recentes ações da Comjovem-ES – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC. A “entrada” do menu ficou a cargo do coordenador regional da comissão, Roberto Fabiani, e do vice-coordenador, Filipe Cortes, que chegou recentemente para reforçar a gestão do grupo ao lado do também vice-coordenador, André Fiorot. O presidente, Luiz Alberto Teixeira, que anunciou Fabiano e Cortês aos convidados, definiu a Comjovem como “um braço do Transcares e o futuro do transporte”.

Como de costume, diretores, empresários, representantes de empresas mantenedoras e convidados de Teixeira marcaram presença no encontro, que foi o último do ano e retornará em março do ano que vem. Estavam lá os diretores Fernando De Marchi e Marco Zon, além de Roberto Fabiani, Fábio Dinoá, da Sanyuu, Cláudio Moreno e Carlos Merlo, da Transeguro Corretora, Dayane Boldrini, da 3S Tecnologia, Renato Sossai e Vandelson Favoretto, da Let´s by Vitória Diesel, e parte do time da Comjovem-ES, que hoje conta com 14 membros.

Empresário do sul do Estado e conhecido pelo espírito inquieto, Fabiani chegou ao sindicato em 2015, entrou para a Comjovem em 2017 e no ano seguinte foi convidado para assumir a coordenação da comissão, que possui 26 núcleos regionais espalhados Brasil afora. “A pandemia impactou nosso trabalho, mas desde o ano passado estamos conseguindo seguir com as metas da comissão nacional e lançar coisas novas, seguindo sempre a premissa da Comjovem, que é network e interação”, explicou, falando, ainda, das reuniões e visitas técnicas que fazem parte das metas das comissões regionais e do desejo dele e dos vice-coordenadores de trazer temas novos para serem debatidos.

O rápido bate-papo desta quarta teve um motivo especial. O ciclo da comissão vai de outubro a novembro. Fabiani, portanto, está encerrando mais um ano e aproveitou o Almoço Executivo para fazer uma espécie de prestação de contas e dar a boa notícia: “Conseguimos consolidar as premissas e bater nossas metas”.

Gestor da PHT Transportes, Filipe Cortes chegou à Comjovem em 2019 e se integrou tão bem ao propósito da comissão que este ano foi convidado para a vice-coordenação. E junto a Roberto, está movimentando o grupo com novas ações e projetos. Um deles é o rankeamento dos membros. “A participação dos membros em nossas reuniões e visitas soma pontos e dá a possibilidade deles participarem de eventos como o Conet (evento técnico da NTC&Logística, que acontece duas vezes por ano) e a Fenatran (a maior feira de transportes do País)”, contou Philipe. 

O grupo também tem escrito artigos técnicos – os mais recentes tratam de gestão de pneus e tesouraria, e uma novidade que “está saindo do forno”, como disse Cortes: um app que está em desenvolvimento pelas comissões do Espírito Santo, Rio e Paraná, sobre socorro no meio da estrada.

“Além disso, temos que falar dos parceiros Comjovem-ES, que chegaram injetando ânimo e investindo na comissão, o Café com Negócios, momento em que nos reunimos para tratar de temas relevantes, e as ações sociais das quais a comissão participa, como as de Páscoa, doação de sangue e Natal. Tudo isso junto fomento nossos negócios e os de nossos parceiros, dá visibilidade ao grupo e às causas pelas quais trabalhamos. Então, mais do que anunciar o futuro, nós planejamos o presente. E o que é melhor: ainda temos espaço para crescer e agregar!”, finalizou Cortes.

Fonte: Anna Carolina Passo - Assessora de Imprensa do Transcares

Concessão light de 70 BRs pode driblar falta de recursos públicos

Notícias 19 de outubro de 2022

A criação de modelos simplificados de concessão de estradas, com menos exigências de obras e intervenções, poderia aliviar a pressão sobre o Orçamento federal, incapaz de garantir a manutenção mínima das rodovias, e oferecer um trecho mais seguro para a população, com tarifas mais baratas. 

A conclusão é de um estudo que acaba de ser concluído pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O relatório, ao qual a reportagem teve acesso, faz um pente-fino nas estradas federais para encontrar aquelas que, hoje, precisam de manutenção constante e que, dado o volume de tráfego que já têm, poderiam ser objeto de concessões simplificadas, capazes de garantir boas condições de traçado, pavimentação e sinalização.

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O mapeamento aponta para 70 trechos de até 150 quilômetros de extensão, localizados em 13 Estados, com condições favoráveis para que esse modelo seja aplicado. Somados, corresponderiam a 8,4 mil quilômetros de estradas com potencial de serem repassadas à iniciativa privada.

Qualquer modelo de concessão de rodovia se baseia na cobrança de pedágio dos motoristas. É o que remunera as empresas. 

Com a concessão "light", diz Matheus de Castro, gerente de transporte e mobilidade urbana da CNI, seriam excluídas obrigações de obras mais pesadas e caras, como duplicação de trechos e construção de retornos mais complexos. Ao exigir menor investimento, o pedágio teria um valor muito inferior ao das tradicionais concessões.

MUDANÇA DE MODELO

"É uma quebra de paradigma sobre como as concessões foram pensadas e feitas nas últimas décadas, baseadas em grandes estruturas e trechos. Uma hora isso chega a um esgotamento, porque, quanto mais investimento necessário, maior a dependência de um volume significativo de tráfego, o que não acontece em boa parte do País", diz Castro.

A malha rodoviária federal asfaltada soma 65,8 mil km, dos quais 12.079 km concedidos, o que equivale a 18%. Se for considerado que todas as estradas hoje incluídas no plano de concessões do governo - o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) - sejam efetivamente repassadas à iniciativa privada, serão concedidos mais 11.341 km de estradas. 

Dessa forma, 36% da malha federal estará sob comando de empresas. Este é o limite, porém, das concessões atuais, muito concentradas em obras de grande porte.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LEIA TAMBÉM: >> Vice-presidente de Tecnologia da Caixa deixa cargo após denúncias de assédio

 Fonte: Folha Vitória

Diesel e gasolina completam 10 dias de defasagem puxada pela Petrobras

Notícias 19 de outubro de 2022

A defasagem entre os preços internos da gasolina e do diesel em relação ao mercado internacional já dura dez dias, segundo levantamento da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), puxada pela falta de reajustes da Petrobras nas refinarias. 

A diferença em relação ao preço internacional vem sendo amenizada pela queda do petróleo e os leilões do Banco Central, que ajudam a reduzir a valorização global do dólar.

Há 47 dias sem reajuste, o preço da gasolina registra defasagem média de 5% nesta quarta-feira, sendo as maiores diferenças de preços observadas nos portos de Aratu, na Bahia, e Araucária, no Paraná, portos nos quais a diferença chega a 11%. Para voltar à paridade, o reajuste médio no País deveria ser de R$ 0,18 por litro, segundo a Abicom.

Já o diesel continua com uma defasagem maior, de 12% em média, depois de ter chegado a 16% no último dia 14. O combustível sofre maior pressão pela chegada do inverno no hemisfério norte e a corrida da Europa para fazer estoques, ao mesmo tempo em que se aproxima a data de proibição de importações do combustível da Rússia. É também um combustível mais importado do que a gasolina pelo Brasil. O diesel tem um déficit de cerca de 25% para abastecer o mercado interno, contra 3% da gasolina.

Para voltar à paridade, o aumento médio do diesel deveria ser de R$ 0,70 por litro nas refinarias, informa a associação, que não vê condições da importação concorrer com os preços praticados pela Petrobras. A estatal sofre pressão do governo para manter os preços congelados até o final do segundo turno, com objetivo de favorecer a reeleição de Jair Bolsonaro.

Com exceção do mercado baiano, onde o diesel tem defasagem de apenas 1%, o preço do diesel está abaixo do negociado no Golfo do México em todos os portos que servem de referência para os importadores. Em Itacoatiara a defasagem é de 14%, e em Itaqui, Suape, Paulínia e Araucária a defasagem.de 15%. O aumento de preço nessas localidades deveria ser de R$ 0,89 por litro para voltar à paridade com os preços internacionais, avalia a Abicom.

Fonte: Folha Vitória

CNT promove edição 2022 do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir

Notícias 18 de outubro de 2022

Evento conta com a participação de 24 federações

Teve início na segunda-feira (17), na sede da CNT, em Brasília, a edição de 2022 do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir –Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT. Considerado o maior programa ambiental do transporte da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir é executado pelas 24 Federações parceiras e possui como diferencial atender empresas e autônomos, promovendo serviços ambientais gratuitos e boas práticas. Em 15 anos de atuação, o Despoluir já atingiu mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, cooperando para a melhoria da qualidade de vida e para a redução de emissões.


Participaram da cerimônia de abertura o diretor executivo da CNT, Bruno Batista; o diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira; e a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende. Apenas em 2022, já foram 5.462 empresas atendidas pelo programa e esse número só foi alcançado devido a muito trabalho, planejamento e compromisso, ressaltou Bruno Batista. “Essa é uma missão muito nobre, em um contexto ambiental tão importante, e que leva a marca da CNT e do SEST SENAT. O momento é de agradecer a todos os técnicos e às Federações”, conclui.O diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, destacou que, após dois anos de pandemia, o encontro de 2022 se torna ainda mais importante devido à importância de reunir todos novamente. “A interação é muito importante para todos, para que através do Despoluir, o nome da CNT e do SEST SENAT possa chegar a mais e mais empresas. E que todos possam conhecer as nossas ações voltadas para o meio ambiente, que é uma agenda muito positiva. Por isso, sempre somos bem recebidos em todas as empresas. É uma causa comum a todos. Para continuarmos em evolução, precisamos trabalhar como um corpo só em todo o Brasil. ”  

O encontro contou com mais de 150 coordenadores técnicos locais, que atuam no programa em todo o Brasil, distribuídos em 24 federações. E teve como função a habilitação técnica operacional e o alinhamento entre as equipes, com foco especial no aprimoramento técnico da execução da iniciativa. Para a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, o encontro agrega novos valores e conhecimentos para todos os participantes do Programa. “Temos uma agenda que trará informações e ações interessantes para os técnicos nesses dois dias, para que possamos melhorar ainda mais a eficiência do Programa”, finalizou.  

No dia primeiro dia, foram realizados momentos de integração, como o “Escape Game”. Na sequência, foi exibido um vídeo sobre os 15 anos do Despoluir. Depois, foi a vez de uma palestra sobre o poder do planejamento, que falou sobre objetivos, metas e planos de ações para realizar uma análise da situação atual e sobre exemplos práticos aplicados a objetivos financeiros.

A edição de 2022, do Encontro Técnico Nacional do Programa Despoluir continua nesta terça-feira (18). Na programação, estão previstos: um panorama das atividades técnicas da CNT; novidades sobre parâmetros operacionais; e uma apresentação sobre eletromobilidade, com a presença de um ônibus elétrico da Viação Piracicabana, de Brasília (DF). Para descontrair os participantes, no fim do segundo dia, será realizada uma palestra com a comediante Concessa.

Durante o encerramento do primeiro dia, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou que o Despoluir é do Brasil e de todo o ecossistema do transporte.  “O grande objetivo do encontro, além de trazer todos os técnicos para se reunirem na CNT, a Casa do Transportador, é também devolver as empresas a contribuição realizada para o Sistema S. Pois, o nosso foco é atender o cliente, que se divide entre trabalhadores, empresários e a comunidade onde existe uma Unidade Operacional do SEST SENAT.  O Despoluir se tornou fundamental para os rumos do ESG. Que é um dos pilares atuais da gestão empresarial. Estamos transformando o setor e o trabalho do programa é essencial”, conclui.    

Reconhecimento

Em 2019, o Despoluir foi considerado um dos grandes impulsionadores para a sustentabilidade no Brasil devido às ações ambientais realizadas em nível nacional. O reconhecimento veio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão diretamente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Em junho deste ano, os trabalhos técnicos de temática ambiental da CNT foram destaque na CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes), no México. As mostras ocorreram dentro da programação da 34ª Assembleia Geral Ordinária da CIT.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Resolução do Contran apresenta tema das campanhas educativas 2023: “No trânsito, escolha a vida”

Notícias 17 de outubro de 2022

As campanhas educativas a serem promovidas nacionalmente pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em 2023 terão como mensagem: “No trânsito, escolha a vida!”. A definição consta na Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial da União.

Além da mensagem, o texto estabelece os temas e cronogramas das campanhas educativas de trânsito a serem desenvolvidas entre janeiro e dezembro do próximo ano. Isso significa que o conteúdo deve ser veiculado obrigatoriamente nos meios de comunicação social, em toda peça publicitária destinada à divulgação de produtos da indústria automobilística, ao longo do ano.

Conforme o secretário Nacional de Trânsito, a proposta é mostrar à sociedade a importância da adoção de boas práticas no trânsito, visando a preservação da vida humana. “Essa responsabilidade é compartilhada com todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, todos os atores envolvidos no processo e também com toda a população brasileira”, destacou.

Fonte: SETCESP

Transporte de cargas e TI puxam bom desempenho de serviços nos últimos meses

Notícias 17 de outubro de 2022

Os serviços prestados às famílias mantêm a trajetória de recuperação gradual, mas permanecem aquém do patamar pré-pandemia. O bom desempenho do setor de serviços como um todo nos últimos meses é impulsionado pelos segmentos de tecnologia da informação e transporte de cargas, avaliou Luiz Almeida, analista da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global, o volume de serviços prestados cresceu 0,7% em agosto ante julho, com avanços em três das cinco atividades pesquisadas. “Por causa da base de comparação elevada, o setor de serviços tem perdido um pouco seu ímpeto”, disse Almeida.

O segmento de outros serviços cresceu 6,7%, mas Almeida lembra que vinha de uma queda de 5,0% no mês anterior. O setor de informação e comunicação avançou 0,6%, e os serviços prestados às famílias teve uma elevação de 1,0%, o sexto crescimento seguido, período em que acumulou um ganho de 10,7%.

“Acumula uma alta de 10,7% em seis meses, mas ainda não é suficiente para ultrapassar o período pré-pandemia”, ressaltou Almeida.

Segundo ele, o setor tem recomposto boa parte do patamar perdido na pandemia, após ter sido o mais prejudicado pela crise sanitária.

“Mas tem se aproximado (do nível pré-covid), mas de uma maneira mais lenta, e vem reduzindo essa diferença a cada mês”, contou. “Talvez a explicação venha por parte da renda.”

A deflação vista nos últimos meses ainda ficou muito concentrada em combustíveis, sem impacto direto na Pesquisa Mensal de Serviços.

“Talvez com a redução dos gastos das famílias com combustível elas possam direcionar (renda) para outras atividades”, sugeriu o pesquisador.

Ele lembra, porém, que outros serviços permanecem com elevação de preços, como a alimentação fora de casa.

“Pode ser sim que por essa deflação estar concentrada ainda, ela não atinge o setor de serviços prestados às famílias”, afirmou.

Na passagem de julho para agosto, os transportes recuaram 0,2%, e os serviços profissionais, administrativos e complementares ficaram estagnados (0,0%).

“O setor de serviços é muito diverso. São múltiplos os fatores que vão impactar o setor de serviços”, frisou. “O setor de serviços é um gigante, então ele costuma se mover de forma mais lenta.”

Após a alta no volume de serviços prestados no País em agosto ante julho, o setor passou a funcionar em patamar 10,1% superior ao de fevereiro de 2020, antes do agravamento da crise sanitária no País. O desempenho é heterogêneo entre as atividades investigadas, confirmou Almeida.

Em agosto, os transportes passaram a operar 20,2% acima do nível pré-pandemia de covid-19, de fevereiro de 2020, enquanto os serviços prestados às famílias ainda estavam 4,8% abaixo. Os serviços de informação e comunicação estão 14,1% acima do pré-pandemia, e o segmento de outros serviços está 3,4% além. Os serviços profissionais e administrativos estão 5,7% acima do patamar de fevereiro de 2020.

Beneficiados pelas características da pandemia, os subsetores de transporte de carga e de tecnologia de informação são os que alavancam o setor de serviços como um todo. “Têm contribuído para o bom desempenho do setor de serviços nos últimos meses”, afirmou Almeida. “Se destacar por que o setor de serviços está se comportando tão bem, sem dúvida será por causa desses dois setores”, completou.

Fonte: SETCESP/ Estadão Conteúdo

CCJ aprova proposta que prevê o parcelamento de multas de trânsito

Notícias 14 de outubro de 2022

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza os departamentos de trânsito (Detrans) a parcelar as multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A proposta deverá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votada pelo Plenário.

Atualmente, a matéria é regulada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto aprovado prevê ainda que multas em outro estado só serão parceladas se houver convênio entre os Detrans de origem do veículo e o que notificou.

Por recomendação da relatora, deputada Clarissa Garotinho (União-RJ), o texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2959/19, de autoria do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP).

O substitutivo permite que a solicitação do parcelamento e o pagamento da primeira parcela sejam suficientes para a emissão do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual referente ao ano da infração ou ao ano seguinte.

“A aprovação de qualquer projeto que permita o parcelamento de multas de trânsito irá beneficiar milhares de brasileiros que se encontram em dificuldade para quitar estes débitos e regularizar a documentação de seus veículos”, sustentou Clarissa Garotinho.

Fonte: SETCESP/ Agência Câmara de Notícias

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