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ITL lança MBA em Gestão Estratégica de Marketing

Notícias 31 de agosto de 2022

O ITL (Instituto de Transporte e Logística) está ofertando um novo curso especialmente desenvolvido para o setor de transporte. O MBA em Gestão Estratégica de Marketing com Foco em Supply Chain e Transporte está com as inscrições abertas até 23/10. Ao todo, são 40 vagas ofertadas de forma gratuita para gestores logísticos e operacionais das empresas de transporte associadas ao Sistema CNT.

O MBA vai trabalhar temas como: o aumento da produtividade; a redução de riscos; o apoio à decisão; e a identificação de oportunidades de novos negócios. A formação busca consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea de negócios do transporte, com uso de ferramentas digitais.

O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT, e será ministrado pela ESM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). A especialização tem carga horária total de 420 horas/aula e a 1ª turma será realizada na sede da ESPM Rio de Janeiro, de forma presencial

O diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, explica que o currículo foi idealizado considerando o pensamento prático do mundo dos negócios. “Vamos apresentar recursos de captura e análise de dados em larga escala, e mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais, do tipo banco de dados relacional – além de trazermos os principais conceitos, modelos e ferramentas para a união de tecnologia, processos e marketing, com o objetivo de aumentar a eficiência e os resultados das atividades de marketing”, conclui.

Faça a sua inscrição aqui.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Mercado financeiro reduz projeção da inflação de 6,82% para 6,7%

Notícias 30 de agosto de 2022

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,82% para 6,7% neste ano. É a nona redução consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (29), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições para os principais indicadores econômicos.

Para 2023, a estimativa de inflação ficou em 5,3%. Para 2024 e 2025, as previsões são de 3,41% e 3%, respectivamente.

A previsão para 2022 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

Em julho, a inflação recuou 0,68%, após aumento de 0,67% registrada em junho. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,77%, no ano, e 10,07%, em 12 meses. No mês de agosto, o IPCA-15, a prévia da inflação oficial, também registrou deflação de 0,73%, menor que a de junho (alta de 0,13%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano nesse patamar. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica caia para 11% ao ano. E para 2024 e 2025, a previsão é de Selic em 8% ao ano e 7,5% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da taxa Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio

As instituições financeiras consultadas pelo BC elevaram a projeção para o crescimento da economia brasileira este ano de 2,02% para 2,10%. Para 2023, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 0,37%. Em 2024 e 2025, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

A expectativa para a cotação do dólar manteve-se em R$ 5,20 para o final deste ano. Para o fim de 2023, a previsão é de que a moeda americana também fique nesse mesmo patamar.

Fonte: Agência Brasil

Brasil gerou 218.902 formais em julho

Notícias 30 de agosto de 2022

O Brasil gerou 218.902 vagas de empregos com carteira assinada no mês de julho. No acumulado de 2022, foram gerados 1.560.896 empregos formais, conforme consta do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado hoje (29) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Entre agosto de 2021 e julho de 2022 (últimos 12 meses), o saldo positivo ficou em 2.549.939 vagas geradas. Com isso, o estoque total de trabalhadores com carteira assinada está em 42.239.251. Ainda segundo o Caged, de julho de 2020 a julho de 2022, o saldo positivo está em 5.542.283 novos postos de trabalho “decorrentes de 43.141.648 admissões e 37.599.365 desligamentos no período”.

Os cinco segmentos analisados registraram saldos positivos em julho. O maior crescimento foi o de serviços, que apresentou saldo positivo de 81.873 postos de trabalho formais. O grupamento indústria registrou 50.503 novos postos; e o comércio gerou 38.574 vagas no mês.

No acumulado do ano, a construção civil foi o setor com melhor desempenho, ao registrar crescimento de 9,38% (ou 216.585 novos postos) no estoque de empregos formais. O de serviços gerou 874.203 vagas (alta de 4,56%), seguido pela indústria, com 266.824 novos empregos (3,37%).

São Paulo foi o estado que registrou, no mês, maior número de empregos formais gerados: 67.009, o que representa uma alta de 0,51%. Minas Gerais agregou 19.060 novos postos (0,43%); e Paraná agregou mais 16.090 empregos formais (0,55%).

“Do ponto de vista regional o grande destaque foi a Região Norte, com um crescimento de 0,8% da força de trabalho, o maior crescimento relativo entre as cinco regiões brasileiras”, destacou o ministério.

Com relação aos salários, pelo segundo mês seguido observou-se aumento no salário médio real de admissão. Na média, o valor acertado ficou em R$ 1.926,54, o que representa uma alta de 0,80%. “Comparado ao mês anterior houve um acréscimo real de R$ 15,31, sendo o maior crescimento verificado no setor do comércio, R$ 1.685,67, variação de 1,95%”, detalhou o levantamento.

Fonte: Agência Brasil

Inscrições abertas para o 2º Fórum de Inovação do Transporte

Notícias 30 de agosto de 2022

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum ITL de Inovação do Transporte – Fontes Alternativas de Energia no Transporte, que ocorrerá em 5 de outubro, das 8h30 às 16h45. O fórum será realizado na sede do Sistema CNT, em Brasília, com transmissão online pelo canal da CNT no YouTube. Entre os palestrantes, haverá especialistas renomados e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

Cada vez mais relevante, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) vem consolidando o valor financeiro atribuído a práticas sustentáveis. Por isso, além de serem uma necessidade diante das mudanças climáticas, as boas práticas socioambientais representam um diferencial competitivo. Diante desse cenário, o fórum tem como objetivo discutir, compartilhar conhecimentos, fomentar e facilitar o acesso a fontes alternativas de energia no transporte. O evento é uma iniciativa do ITL (Instituto de Transporte Logística).

Veja a programação completa e inscreva-se: https://forum.itl.org.br/

Nessa edição, serão abordados assuntos como a política de Estado destinada à diversificação das fontes de energia para o transporte; a experiência das entidades nacionais e internacionais na implementação dessa agenda; as tecnologias disponibilizadas pelas empresas que oferecem fontes alternativas de energia para o transporte; e as dificuldades e as vantagens observadas pelas empresas de transporte que iniciaram a migração da matriz de energia de suas frotas e o acesso a recursos para financiamento da incorporação de novas tecnologias energéticas.

Para a participação presencial, é necessário apresentar certificado de vacinação completo contra a covid-19 (com 15 dias contados do recebimento da segunda dose ou dose única) ou de teste RT-PCR, com resultado negativo/não reagente, realizado em até 72 horas anteriores ao evento.

Despoluir

Ao longo de 15 anos, o Despoluir, um projeto realizado pela CNT e pelo SEST SENAT, acumula diversos resultados positivos que o tornam o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil. Por isso, o programa também será debatido durante o 2º Fórum ITL de Inovação do Transporte.

Fonte: ITL

RNTRC passa a ter validade indeterminada

Notícias 30 de agosto de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que a partir desta quinta-feira (1º/9/2022), o Registro Nacional de Transportes Terrestres (RNTRC) passará a ter validade indeterminada, conforme Resolução ANTT nº 5.982, de 23 de junho de 2022.

A ANTT reforça que os transportadores que estão com o registro ativo e com data de vencimento em 31 de agosto de 2022, estão aptos a realizar a operação de transporte. Para os transportadores que não estiverem com o RNTRC na situação “vencido”, a ANTT irá retirar a validade do registro de forma automática.

Se o transportador não estiver com o registro vencido, não é necessário fazer nenhum procedimento para que o RNTRC fique com validade indeterminada. Após a entrada em vigor da Resolução ANTT nº 5.982, o transportador que estiver com o registro vencido deverá realizar revalidação, que poderá ser realizada pelo RNTRC Digital, neste link, ou em um dos pontos de atendimento.

Verifique a situação do RNTRC, de forma gratuita, no site Consulta Pública, neste link.

Fonte: ANTT

Candidatos ao Governo do ES apresentam propostas ao setor produtivo

Notícias 30 de agosto de 2022

O Fórum de Entidades e Federações (FEF) realizou nesta segunda-feira (29), no auditório do Hotel Senac, em Vitória, o evento Diálogo com o Setor Produtivo, que reuniu empresários e lideranças para ouvir as propostas de candidatos ao governo do Estado nas Eleições 2022. Por ordem alfabética, conforme critério da organização, os convidados para apresentar suas propostas foram os candidatos Audifax Barcelos (Rede), Carlos Manato (Solidariedade), Guerino Zanon (PSD) e Renato Casagrande (PSB). A seleção dos participantes foi baseada nas melhores colocações de pesquisa eleitoral, que usou como referência a pesquisa do IPEC registrada em 11/08/2022 e publicada pela Rede Gazeta em 17/08/2022.

O FEF reúne as federações do Transporte, Indústria, Comércio e Agricultura, além do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, e é um ambiente onde são debatidos temas relacionados ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Na abertura do evento, o atual coordenador do FEF e diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, destacou a iniciativa do encontro. “Este ano, o FEF se organizou para propor um diálogo unificado entre as instituições que compõem o Fórum, formando um grupo de trabalho composto por técnicos e especialistas de cada instituição, para elaborar uma agenda temática. A agenda é formada por 5 grandes eixos de temas que são importantes vetores de desenvolvimento do Estado”, explicou.

Os eixos são infraestrutura, educação, ambiente de negócios, transformação digital e ESG, e justamente os temas tratados no evento desta segunda. Cada candidato teve 50 minutos para se apresentar e responder às perguntas formuladas pelo setor produtivo e apresentar as suas propostas. E segundo Bernadina, após o processo eleitoral o FEF continuará no debate sobre os temas e no diálogo permanente com o governo do Estado, demais poderes constituídos e sociedade.

O presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, elogiou o evento, considerando que este tipo de diálogo é de extrema importância para o setor produtivo, para os candidatos e para o Estado, e entregou aos quatro candidatos uma carta com proposições do setor, para o segmento de transporte de passageiros e de cargas.

Propostas dos candidatos

Propostas nas áreas de segurança e logística para o Espírito Santo foram alguns dos temas detalhados pelos candidatos.

Considerada área prioritária de atuação pela maioria deles, há propostas de aumento de salário e investimento na inteligência das polícias Militar e Civil. Manato defendeu o aumento da remuneração dos policiais como prioridade e Guerino Zanon seguiu na mesma linha, dizendo que a polícia precisa ter bons salários.

Audifax, que enfatizou durante sua apresentação o exemplo do município da Serra, do qual foi prefeito, e fato de ser gestor, criticou o fato do atual governador não ter usado todo o seu orçamento para a segurança e garantiu que tratará a área com prioridade total, pois a falta de segurança pública atrapalha o ambiente de negócios.

Ainda sobre o tema, Renato Casagrande conversou com jornalistas no final do evento e disse que está dando aumento de salário para todos os níveis das forças policiais, de forma escalonada, até dezembro.

Para viabilizar os projetos de infraestrutura e logística – essenciais não apenas para o setor de transportes, mas para contribuir com a competitividade e o ambiente de negócios –, os candidatos prometerem desburocratizar entraves relacionados às questões de licenças ambientais e defenderam articulação política para tirar projetos de infraestrutura do papel.

Audifax se disse compromissado com a desburocratização. Manato falou em priorizar o diálogo com o setor produtivo e destacou ter um governado alinhado com o Presidente para alavancar projetos de infraestrutura e logística. Guerino foi outro a defender a articulação política, colocando, ainda, a necessidade de uma bancada capixaba forte para trabalhar unida em prol do Estado. E ao falar sobre o tema, Casagrande apontou algumas obras importantes que estão em andamento e comentou que nos seus três anos e oito meses de governo foram R$ 5 bilhões em investimentos em obras de infraestrutura, citando a finalização da Avenida Leitão da Silva e do Portal do Príncipe, em Vitória, o viaduto da Rodovia das Paneleiras, em Carapina, Serra, o Contorno de Jacaraípe, também na Serra, e a estrada que vai de Nova Almeida à ponte do rio Piraquê-Açu, em Aracuz.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fetransportes e Assessoria de Imprensa ES em Ação

Crescimento deve superar expectativa do início do ano, diz economista

Notícias 29 de agosto de 2022

O Brasil deve registrar um crescimento maior do que as projeções indicavam no início deste ano, segundo a avaliação do economista e sócio da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, em entrevista à CNN neste domingo (28).

“Vai ser um crescimento um pouco melhor do que se imaginava no começo do ano. As projeções atuais dizem que o PIB este ano deve crescer algo como 2%. Antigamente se esperava menos do que isso”, explicou.

Em julho, a arrecadação federal bateu um recorde mensal, chegando a R$ 202,588 bilhões entre recolhimento de impostos e contribuições — o melhor resultado para toda a série histórica do mês, iniciada em 1995.

“Dentro desse conjunto, o desempenho do agronegócio é bastante positivo, tanto em quantidade produzida, quanto preços, quanto receita de exportações recordes. E isso ajuda, direta e indiretamente, a arrecadação”, avaliou Mendonça de Barros.

O economista ressaltou, no entanto, que as perspectivas não são otimistas para o próximo ano. Dentre os motivos que afetarão negativamente a situação econômica global está a invasão da Ucrânia pela Rússia; a alta da inflação e as condições climáticas extremas, principalmente, no hemisfério Norte, que tem prejudicado países da Europa e os Estados Unidos, além da China.

No Brasil, o Mendonça de Barros explica que há “uma herança para o ano que vem de gastos extras que foram sendo autorizados no Congresso — que estouraram o teto, que criaram outras despesas — que vai exceder os 200 bilhões de reais e que não tem contraparte. Portanto, o cenário para o ano que vem é de déficit, de falta de recursos”.

Fonte: CNN

Ministro Paulo Guedes defende o fim do IPI

Notícias 29 de agosto de 2022

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Convidado a proferir uma palestra organizada pela Associação da Classe Média (Aclame), em Porto Alegre, Guedes disse que a cobrança do tributo desestimula os investimentos produtivos, contribuindo para a “desindustrialização” do país.

“Temos que zerar o IPI”, declarou o ministro após destacar que o governo federal já conseguiu reduzir em até 35% o valor do imposto cobrado da maioria dos produtos fabricados no país, à exceção de parte dos fabricados na Zona Franca de Manaus.

“É um bom começo. E assim a gente segue e vê o que vai acontecer ali na frente. [Cortando] mais 35%, faltarão apenas 30% [para o zerarmos]. E, aí sim, dá para abaixar mais a tarifa do Mercosul e outras”, acrescentou o ministro, assegurando que a intenção do governo federal é baixar impostos de forma “muito gradual”.

Guedes também associou a criação do extinto Ministério do Planejamento à desaceleração do crescimento econômico registrado anteriormente. Criado em 1962 para coordenar a política econômica, a pasta teve suas atribuições ampliadas em 1964, passando por várias mudanças de status e atribuições até que, em 1999, foi instituído o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Logo ao assumir o cargo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, extinguiu o ministério, transferindo suas atribuições para o Ministério da Economia, comandado por Guedes.

“O Brasil já foi a economia mais dinâmica do mundo, crescia a 7,3% em média, ao longo de duas, três décadas […] Trazíamos gente do mundo inteiro, crescíamos rapidamente, e não tínhamos um Ministério do Planejamento. Quando o criamos, começamos a descer”, disse o ministro ao se referir ao que classificou como o “desmonte da economia brasileira” e criticar o “planejamento central”.

“Rejeitamos o modelo estatista-dirigista”, acrescentou Guedes para justificar sua crítica. “O ministro do Planejamento que for planejar o futuro do Brasil é um farsante. Ninguém tem este conhecimento. A democracia é um algoritmo de decisão política descentralizada. E os mercados são algoritmos de decisão econômica descentralizados. Ou seja, quem conhece o futuro dos semicondutores são as pessoas que estão os produzindo. Eles têm melhores condições de planejar o futuro do que nós. Tudo o que podemos fazer é oferecer um bom ambiente de negócios e condições atraentes”, comentou o ministro antes de admitir não ter conseguido realizar tudo aquilo que pretendia fazer à frente do Ministério da Economia.

“Quando chegamos, nosso diagnóstico era o seguinte: temos que controlar os gastos e reverter o modelo [estatista]. No primeiro ano, fizemos a Reforma da Previdência, mas não conseguimos fazer o que queríamos. Fizemos 60% do que queríamos. Porque queríamos um regime de capitalização”, completou Guedes.

Fonte: Agência Brasil

Volkswagen lança Programa de Aluguel de Caminhões por assinatura

Notícias 26 de agosto de 2022

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Volkswagen Financial Services (VWFS) lançaram nesta quinta-feira (25/8), um programa de assinaturas para locação de caminhões, conhecido como VW Truck Rental. O projeto oferece seis modelos. O preço dos planos mensais variam de R$ 3.967 a R$ 15.999.

Segundo a empresa, o serviço é o primeiro desse estilo oferecido por uma montadora no país. O programa piloto começa com 100 unidades disponíveis para os assinantes.

Os contratos são para períodos de 36 ou 60 meses e garantem a manutenção do veículo, seguro, documentação, IPVA e carroceria de carga seca ou baú. Para locação dos caminhões, os clientes podem realizar o aluguel pelo site da fabricante ou nas concessionárias autorizadas da rede espalhadas pelo país.

Segundo o vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços, Ricardo Alouche, o programa tem como foco inicial os clientes que a Volks já possui. Entre eles, pequenas e grandes empresas, mas o projeto visa os caminhoneiros autônomos, principalmente para a análise de crédito para locação dos veículos.

Para o executivo, o programa tem como intuito facilitar o aluguel dos veículos, visto que a concessão de crédito de um caminhão é de aproximadamente R$ 300 mil. Com o projeto de locação, os clientes deverão apenas comprovar a capacidade de pagar o aluguel dos caminhões.

Conheça os modelos disponíveis:
- VW Delivery Express e 11.180;
- VW Constellation 17.190 Robust, 24.280 e 25.460;
- VW Meteor 28.460.

Fonte: Metrópoles

Tecnologia 5G trará mais segurança e economia ao transporte de cargas

Notícias 25 de agosto de 2022

O aumento da segurança é um benefício bastante esperado do 5G no gerenciamento de frotas. Dessa forma, a tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade irá favorecer o acompanhamento dos motoristas por vídeo e em tempo real, com potencial para evitar acidentes por sonolência ou distração, por exemplo.

O que se espera, quando todos os recursos estiverem implementados, é que a tecnologia 5G traga segurança e economia ao transporte de cargas. Entretanto, especialistas em transporte e gerenciamento de frotas esperam, também, redução de gastos com manutenção.

“O acompanhamento por vídeo vai facilitar muito a identificação do fato em si, se o motorista está fumando ou cansado. Dessa forma, quando houver maior área de cobertura do sinal 5G, será possível ver, efetivamente, o que está ocorrendo”, afirma Fábio Acorci, diretor comercial corporativo da Ituran.

Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Logística, espera, além dos vídeos, uma telemetria mais rica em informações. “Com o 5G, o acompanhamento do motorista será semelhante ao de um instrutor andando no banco do passageiro”, afirma, referindo-se à possibilidade de monitorar, online, a utilização da embreagem, as freadas bruscas, a entrada em curvas e os eventuais excessos de velocidade.

“Para quem transporta produtos químicos, como nós, a maior preocupação é com a segurança.” Zorzin também acredita na redução de consumo de combustível com base nesse acompanhamento dos motoristas.

Acompanhamento

Daniel Moreira, diretor de serviços ao cliente da Iveco, lembra que a maior velocidade e a menor latência (tempo de resposta), em relação ao 4G, permitirão o acompanhamento imediato do motorista e também da utilização do motor, sua temperatura e rotações.

“Além do ganho com a segurança, haverá mais tempo dedicado ao frete e menos com a manutenção do veículos. Vai aumentar a produtividade e facilitar o dia a dia da gestão de frota.”
Na montadora Scania, o executivo Felipe Angelini, responsável por Soluções Conectadas, recorda que a utilização do 5G começou, há bastante tempo, na Europa, e garante que a comunicação vai se tornar bem melhor com ela.

“O maior tráfego de dados permitirá que caminhões andem bem perto uns dos outros, em comboio, mas sem risco à segurança e com redução importante no consumo de combustível pelo menor arrasto aerodinâmico.” Ele recorda que o 5G coloca o setor de transporte mais próximo da condução autônoma.

Acorci, da Ituran, ressalta outro benefício das imagens de vídeo. “Nos veículos de serviço, as empresas de telefonia ou concessionárias de energia poderão monitorar se o operador está seguindo as normas e usando os equipamentos de proteção com base nas câmeras instaladas do lado externo.”

Para Marcel Zorzin, vai melhorar o atendimento ao cliente da transportadora. “Com a localização mais precisa do caminhão, será possível informar o momento exato da chegada da carga e reduzir o tempo de baixa da entrega no sistema.”

Metrópoles serão beneficiadas primeiro

De acordo com o Ministério das Comunicações, a internet móvel de quinta geração estará em 25 das 27 capitais até o fim deste mês. E é natural que a disseminação da tecnologia ocorra, primeiro, nas regiões metropolitanas, onde há mais consumidores.

“Com o crescimento do comércio eletrônico e pelo fato de que o maior volume de transações desse tipo ocorre nas grandes capitais, a presença da rede 5G nessas áreas é excelente para quem atua com transporte e logística nesse segmento”, garante Márcio Toscano, diretor de marketing da Autotrac.

Para o diretor da Zorzin, a implantação de antenas nas estradas será um ponto essencial. “Ainda há muitas áreas sem sinal, como no caminho de São Paulo a Curitiba. Na região do Porto de São Sebastião (SP), o sinal também é ruim”, recorda o executivo. “Em alguns pontos do País, a comunicação é apenas satelital.”

O que muda nos equipamentos

A atualização dos equipamentos instalados nos veículos não segue padrão nem receita entre os entrevistados. Márcio Toscano, da Autotrac, afirma que a maioria dos rastreadores instalados no País tem tecnologia 2G e 3G, que terão de passar por atualização para obter os benefícios do 5G.Ele informa também que a empresa já possui, há algum tempo, rastreadores compatíveis com a rede 4G no padrão CAT-M, compatível com a rede 5G da maioria das operadoras do Brasil.

Na Scania, segundo Felipe Angelini, ainda não há definição da estratégia. “Os módulos instalados em nossos caminhões permitem a tecnologia 4G. Provavelmente, haverá a atualização ou substituição do módulo”, afirma.

Na Iveco, Daniel Moreira informa que, em princípio, não haverá alteração nos equipamentos instalados. O que deve mudar serão os serviços e as soluções que a montadora oferece aos clientes.

Fonte: Estadão

Edição deste ano da Fenatran marca a chegada do Proconve P8 ao Brasil

Notícias 25 de agosto de 2022

Em janeiro de 2023 passa a vigorar, no Brasil, o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proncove Fase 8). A legislação, proposta pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tem o objetivo de reduzir os níveis de emissões de poluentes dos veículos leves ou pesados.

Assim, a partir do próximo ano, a lei passa a valer, também, para veículos comerciais. Ou seja, aqueles equipados com motores a diesel e com peso bruto total (PBT) a partir de 3,5 toneladas. Isso porque, desde janeiro deste ano, modelos a diesel com PBT inferior a 3,5 toneladas (como furgões e vans) já passaram a atender à legislação.

A edição deste ano da Fenatran, que acontecerá em novembro próximo, servirá de palco para as montadoras de caminhões e ônibus apresentarem suas apostas com relação à norma Euro 6 e apresentar quais tecnologias irão utilizar para garantir que os veículos emitam menos poluentes.

Gustavo Bonini, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), diz que as principais alterações do Proconve P7 para o P8 são referentes aos níveis de emissão de gases. O P8 prevê a redução nos limites das emissões de gases saídos dos escapamentos, bem como novas rotinas de testes para o processo de homologação e aprimoramento da performance do sistema de autodiagnóstico do motor, chamado OBD (on-board diagnose).

As mudanças significativas nos motores e no sistema de pós-tratamento dos gases de escape contemplam novas tecnologias embarcadas para assegurar controles adicionais à qualidade do ar liberado ao meio ambiente.

A tecnologia de pós-tratamento, por exemplo, permite que apenas parte da fumaça preta liberada por ônibus e caminhões seja lançada no ar. E, a cada nova fase do programa, estipula-se o quanto esses gases devem ser reduzidos. Esse processo, aliado a um catalisador de oxidação de diesel e filtro para material particulado, permite ao veículo atingir os níveis de emissões de óxidos exigidos.

Com o Proconve P8, o Brasil se alinha ao programa de emissões europeu, denominado Euro 6. Portanto, os veículos que passam a ser vendidos, no País, a partir do próximo ano, também estarão de acordo com o que é ofertado na Europa, em termos de emissões e inovação.

É bom lembrar que na Europa, apesar de o Euro 6 ter entrado em vigor em 2013, o programa evoluiu e se tornou mais rigoroso em relação à redução de emissões. Dessa forma, no Brasil, o programa também se mostra mais exigente que no início, na Europa, há nove anos.

A evolução do Proconve

Orlando Zibini, engenheiro de marketing do produto da Mercedes-Benz, lembra que, desde que o programa do Conama foi criado, em 1986, as emissões de poluentes foram reduzidas em 98%.

No atual P7 (equivalente ao Euro 5), a emissão média de monóxido de carbono de um veículo é de 0,02 g/kwh. Com o P8 (equivalente ao Euro 6), a média de emissão será de 0,01 g/kwh. Do mesmo modo, quando se trata de óxido de nitrogênio (NOx), um composto poluente, cai de 2 g/kwh para 0,4 g/kwh. Para efeito de comparação, no Euro 1, o nível de NOx era de 9 g/kwh.

De acordo com dados da SPTrans, um veículo urbano de transporte roda, em média, 250 quilômetros por dia na cidade de São Paulo. No mesmo período, consome em torno de 100 a 120 litros de diesel.

Segundo Zibini, isso significa que, no início do programa do Conama (o P1), um veículo que rodasse o equivalente a 250 quilômetros por dia emitiria, em média, 4,3 quilos de NOx. Com a chegada do Euro 6 no próximo ano, um veículo circulando nas mesmas condições irá emitir 78 gramas de NOx. No caso do material particulado, a emissão, no Euro 1, era equivalente a 387 gramas para cada 120 litros de diesel. Com a chegada do Euro 6, também em igual situação, o índice reduz para 0,8 grama.

“Ou seja, nos anos 1990, um veículo emitia, de Nox, o mesmo que 55 caminhões somados irão liberar, na atmosfera, a partir do próximo ano. E, no caso de material particulado, a proporção é de 1 para 140 veículos”, explica o engenheiro da Mercedes-Benz.

Caminhões mais caros

Em razão de todo esse desenvolvimento tecnológico, caminhões e ônibus ficarão mais caros e terão reajustes médios entre 20% e 25%. Por outro lado, Silvio Munhoz, diretor-geral de operações da Scania, lembra que os novos modelos apresentarão importante redução no consumo de combustível, impactando, de forma positiva, no custo do quilômetro rodado. Portanto, em curto prazo, o empresário terá retorno do investimento.

Munhoz lembra, ainda, que se deve colocar na conta a maior disponibilidade de caminhões e ônibus Euro 6, algo já percebido em testes para homologação.

Fonte: Estadão

Design Thinking é o tema do projeto NTC Comjovem 2022

Notícias 25 de agosto de 2022

Nesta quarta-feira, 24 de agosto, aconteceu o lançamento oficial do Projeto NTC Comjovem 2022. Desenvolvido pelo Instituto Tecnológico Comjovem, ele objetiva estimular a reflexão sobre as principais dores e oportunidades de melhorias para o setor através de alternativas para inovação dentro das empresas tradicionais do TRC.

Na oportunidade, houve a participação dos integrantes dos núcleos da Comjovem que aderiram ao projeto e também da Eliana Costa, Diretora do ITL, do Marcelo Rodrigues, diretor financeiro da NTC&Logística, representando o presidente Francisco Pelucio, que por conta de agenda não pode estar na abertura, Luiz Gustavo Nery, coordenador do Instituto Tecnológico Comjovem, Thais Bandeira, vice-coordenadora do Instituto, da professora Alexsandra Hutner, da Fundação Dom Cabral responsável pelo conteúdo dessa edição do projeto, Mônica Côrtes de Domenico, também professora, Patricia Rangel e Érico Buzelin da equipe da Fundação.

Marcelo Rodrigues agradeceu a Dom Cabral e ao ITL. “A NTC&Logística agradece por mais essa parceria do ITL e da FDC, que com certeza trará bons frutos para os empresários do setor. Parabenizo o Instituto pelo trabalho que vêm desenvolvendo em conjunto com seus integrantes, e me sinto muito feliz, uma vez que já fui coordenador desse projeto e tenho certeza que os assuntos técnicos desenvolvidos pelo projeto ajudam muito o TRC.”

A diretora do Instituto de Logística e Transporte, Eliana Costa falou da importância do desenvolvimento do setor, como um dos objetivos do ITL, e também da parceria com a NTC&Logística por meio da Comjovem como um pilar importante para a construção de um setor mais preparado. “O Instituto vem fazendo esse trabalho há 9 anos, que tem como objetivo deixar o segmento mais preparado e competitivo, estamos felizes em contribuir com a Comjovem, aproveitem, o tema é extremamente importante e tenho certeza que será muito enriquecedor para todos vocês”.

“Nosso objetivo com esse novo projeto foi buscar uma metodologia que consiga contribuir com problemas complexos do setor de transportes, e o tema escolhido tem essa finalidade, ajudar de maneira criativa a resolução desses conflitos. Gostaria de agradecer ao presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, bem como a sua diretoria por todo apoio e incentivo, a coordenação nacional da COMJOVEM por contribuir com a iniciativa, aos integrantes do Instituto, ao ITL e a FDC por nos ajudarem na realização desse projeto. Desejo que seja um momento de muita cooperação e comprometimento com todos que se comprometeram em participar desse desafio”, ressaltou o Luiz Gustavo Nery.

A iniciativa

A iniciativa de incentivar os núcleos da comissão por meio de projetos, surgiu no ano passado com a Coordenação Nacional da Comissão que viu a necessidade de maior integração do empresário com às necessidades do dia a dia da sua região, e sendo assim contribuir de maneira positiva para a realização de propostas que contribuam com o desenvolvimento do setor como um todo.

Para que isso tornasse realidade, o Instituto Tecnológico Comjovem foi desafiado pelos coordenadores nacionais a fazer com que o projeto fosse uma realidade. Em 2022, a ideia é trazer algo diferenciado e por isso NTC&Logística e Comjovem, por meio de uma iniciativa do coordenador do Instituto, Luiz Gustavo Nery, desenvolveram uma parceria com a já reconhecida e respeitada Fundação Dom Cabral (FDC), em que a ideia era promover uma nova proposta para o projeto, sob uma óptica empresarial e gestão com foco na resolução de conflitos e temas complexos das empresas, por parte de seus gestores.

A metodologia escolhida foi o Design Thinking, isso porque a ferramenta possibilita abordar problemas complexos com uma visão diferente das metodologias convencionais, através de soluções criativas e impactos positivos. Serão 8 grupos formados por núcleos da Comjovem em todo o Brasil e os resultados dessa iniciativa serão conhecidos no Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da Comjovem.

Facilitadora

A professora responsável por conduzir o projeto é a Alexandra Hütner, que é orientadora e palestrante em Estratégia, Design Organizacional, Inovação, Tecnologia da Informação e Marketing na Fundação Dom Cabral. Alexandra é mestre em engenharia e tecnologia pela UFMG (1998). Atua em programas de MBA, pós-graduação, customizados, abertos e parcerias na FDC, além de ser coordenadora técnica nacional do Programa de Especialização em Gestão. Já atuou em empresas como DHL Express, Unimed, Cenibra, Amcham, Sicredi, Totvs, Unilever, Localiza, Sebrae Nacional, AngloGold Ashanti, Magnesita, Fiocruz, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, PIF PAF, VLI, Votorantim, Seplag, TIVIT, Embrapa, SEST SENAT, Essilor, Minutrade, dentre outras. Foi coordenadora técnica da Especialização em Análise de Negócios e Informação e em Gestão de Tecnologia da Informação do Ietec por 7 anos. Foi executiva durante 10 anos e, nos últimos 15, atua como consultora especialista em empresas de serviço. Tem especial interesse em ambidestria, gestão orientada ao cliente, design e marketing de serviços, tecnologia, gestão e governança de TI, centros compartilhados de serviços e design thinking. Amante e praticante das metodologias ativas de ensino. É autora de artigos técnicos e coautora do livro “É só Marketing?”.

Fonte: NTC&Logística

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