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Competitividade em pauta: Transcares e setores produtivos se reúnem para discutir novo calado do Porto de Vitória e entraves do modal

Informações aos Associados 22 de agosto de 2022

O novo calado do Porto de Vitória foi a pauta principal do Café no Porto, uma reunião de alinhamento realizada na quarta-feira, 17 de agosto, no TVV, e que reuniu representantes de vários setores produtivos e entidades ligadas à logística e ao comércio exterior no Espírito Santo, como Codesa e Sindirochas, além do diretor presidente do TVV, Ilson Hulle, e de seu corpo gerencial. O Transcares foi um dos sindicatos convidados e esteve representado pelo Diretor Operacional de Carga Portuária, Marco Zon, e pelo superintendente, Mario Natali. E embora o calado, que permite a entrada de navios de até 12,50 metros na bacia do Porto, tenha sido o mote da reunião, o encontro se desdobrou em outros assuntos, principalmente em relação aos gargalos ainda encontrados, que minimizam as operações portuárias e a competitividade capixaba.

Apesar da boa notícia a respeito do novo calado, o grupo convidado não deixou de citar sua preocupação com os gargalos ainda existentes, que dificultam as operações com contêineres, e destacou também a necessidade de uma posição dos portos capixabas e da autoridade portuária, no sentido de, enfim, otimizar a competitividade de um Estado que tem a vocação logística em de DNA.

“Foi uma reunião proveitosa. Colocamos os assuntos que mais nos afligem na mesa e deu para notar que as nossas dores são as mesmas de outras entidades. Levantamos tantos temas que já foi marcada uma nova reunião, no dia 29 de agosto, aqui no Transcares, com a participação da Codesa e do TVV. Neste novo encontro, além de pontuar novamente os gargalos, mostraremos os prejuízos que eles acarretam para o segmento e, juntos, tentarmos buscar soluções efetivas”, destacou Natali.

Segundo Marco Zon, na reunião da semana passada, uma das possibilidades levantadas foi o uso do sistema de calado dinâmico, que oferece exatidão no cálculo do calado e permite ampliar a carga em navios. Outra sugestão foi que o Café no Porto se transforme numa agenda entre as mesmas entidades para um momento de troca e compartilhamento de informações.

 “Por meio desses encontros mensais, daríamos continuidade a um trabalho iniciado no início do ano, em que focamos na discussão de questões operacionais”, argumentou Marco Zon, referindo-se ao Grupo de Trabalho tripartite que reúne Transcares, TVV e Codesa e olha para o modal de forma holística.

“Temos entraves burocráticos e deficiências estruturais. Precisamos tentar acabar com os entraves burocráticos e, assim, tentar minimizar as deficiências estruturais. Tudo o que conseguirmos fazer para melhorar neste sentido, vai facilitar a vida dos players, do importador, do exportador, do agente de carga. Isso vai dinamizar e, consequentemente, aumentar a competitividade dos portos”, analisou o diretor.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

“Os Caminhos do Transporte Rodoviário no Brasil” é tema do último summit da Rota Digital Fenatran 2022

Notícias 22 de agosto de 2022

Os presidentes e executivos das principais entidades e grandes empresas do setor de transporte de cargas do Brasil estarão reunidos durante a Rota Digital Fenatran 2.2, amanhã dia 23 de agosto. Eles vão debater sobre os desafios e as oportunidades do mercado e alinhar também as expectativas para a Fenatran deste ano, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina. O encontro poderá ser assistido pela plataforma da Rota Digital Fenatran 2.2, que já está disponível e traz ainda conteúdo para acesso on demand e interação entre os inscritos.

O summit terá início a partir das 14h, quando o diretor-executivo de portfólio da RX, Luiz Bellini, e Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran, apresentarão a nova estrutura e status da Fenatran, que ganhou neste ano uma área 20% superior àquela da edição de 2019 e já conta praticamente com todo o espaço de exposição de 100 mil m² ocupado no São Paulo Expo. A 23ª edição da Fenatran será realizada de 07 a 11 de novembro e já tem presença confirmada de mais de 500 marcas, um número também 20% superior à última edição da feira, em 2019.

A programação da Rota Digital Fenatran 2.2, no dia 23 de agosto, seguirá com as palavras iniciais dos presidentes das associações parceiras da Fenatran: NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), Francisco Pelucio, Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Márcio de Lima Leite, e Anfir (Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários), José Spricigo.

Já a partir das 14h30, o summit terá a presença especial de executivos das montadoras de caminhões para discutirem o tema “Expectativas e Tendências para a Fenatran: o que esperam as montadoras?”. Vão movimentar essa rodada de discussão Luis Antonio Gambim, Diretor Comercial da DAF; Ricardo Barion, Diretor Comercial da Iveco; Jaqueline Neves, Gerente Sênior de Vendas Caminhões da Mercedes-Benz; Silvio Munhoz, Diretor de Vendas de Soluções da Scania; Clovis Lopes, Gerente Comercial da Volvo, e Sergio Pugliese, Diretor de Vendas de Caminhões da VWCO.

Logo após, às 16h20, tem início a rodada sobre “Os Caminhos do Transporte Rodoviário de Cargas”, que será dividida em duas visões: Entidades e Transportadoras. O primeiro painel contará com a participação especial dos presidentes das principais entidades do setor: Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea; José Carlos Spricigo, presidente da Anfir; Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças, e José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave.

Na sequência, a partir das 17h30, virão os Transportadores, representados também pelos presidentes de grandes empresas do setor, como Sérgio Mário Gabardo, CEO da Transgabardo; Marcelo Patrus, CEO da Patrus; João Bessa, CEO da Transjordano; Sérgio Pedrosa, CEO da Transpedrosa; e Francisco Peluccio, presidente da NTC&Logística.

“Estamos todos na expectativa da realização da feira em novembro e este último summit da Rota Digital Fenatran deste ano funcionará como um aquecimento para o nosso grande encontro no São Paulo Expo. Vamos trazer, mais uma vez, conteúdo de relevância para o setor e conectar a comunidade Fenatran neste momento tão especial pré-feira”, afirma Ana Paula Pinto, gerente da Fenatran.

A inscrição gratuita para assistir ao summit “Os Caminhos do Transporte Rodoviário no Brasil”, parte da Rota Digital Fenatran 2.2, pode ser feita através do site http://www.fenatran.com.br.

Fonte: RX

Competitividade em pauta: Transcares e representantes de outros setores produtivos se reúnem para discutir calado do Porto de Vitória e entraves do modal

Notícias 22 de agosto de 2022

O novo calado do Porto de Vitória foi a pauta principal do Café no Porto, uma reunião de alinhamento realizada na quarta-feira, 17 de agosto, no TVV, e que reuniu representantes de vários setores produtivos e entidades ligadas à logística e ao comércio exterior no Espírito Santo, como Codesa e Sindirochas, além do diretor presidente do TVV, Ilson Hulle, e de seu corpo gerencial. O Transcares foi um dos sindicatos convidados e esteve representado pelo Diretor Operacional de Carga Portuária, Marco Zon, e pelo superintendente, Mario Natali. E embora o calado, que permite a entrada de navios de até 12,50 metros na bacia do Porto, tenha sido o mote da reunião, o encontro se desdobrou em outros assuntos, principalmente em relação aos gargalos ainda encontrados, que minimizam as operações portuárias e a competitividade capixaba.

Apesar da boa notícia a respeito do novo calado, o grupo convidado não deixou de citar sua preocupação com os gargalos ainda existentes, que dificultam as operações com contêineres, e destacou também a necessidade de uma posição dos portos capixabas e da autoridade portuária, no sentido de, enfim, otimizar a competitividade de um Estado que tem a vocação logística em de DNA.

“Foi uma reunião proveitosa. Colocamos os assuntos que mais nos afligem na mesa e deu para notar que as nossas dores são as mesmas de outras entidades. Levantamos tantos temas que já foi marcada uma nova reunião, no dia 29 de agosto, aqui no Transcares, com a participação da Codesa e do TVV. Neste novo encontro, além de pontuar novamente os gargalos, mostraremos os prejuízos que eles acarretam para o segmento e, juntos, tentarmos buscar soluções efetivas”, destacou Natali.

Segundo Marco Zon, na reunião da semana passada, uma das possibilidades levantadas foi o uso do sistema de calado dinâmico, que oferece exatidão no cálculo do calado e permite ampliar a carga em navios. Outra sugestão foi que o Café no Porto se transforme numa agenda entre as mesmas entidades para um momento de troca e compartilhamento de informações.

“Por meio desses encontros mensais, daríamos continuidade a um trabalho iniciado no início do ano, em que focamos na discussão de questões operacionais”, argumentou Marco Zon, referindo-se ao Grupo de Trabalho tripartite que reúne Transcares, TVV e Codesa e olha para o modal de forma holística.

“Temos entraves burocráticos e deficiências estruturais. Precisamos tentar acabar com os entraves burocráticos e, assim, tentar minimizar as deficiências estruturais. Tudo o que conseguirmos fazer para melhorar neste sentido, vai facilitar a vida dos players, do importador, do exportador, do agente de carga. Isso vai dinamizar e, consequentemente, aumentar a competitividade dos portos”, analisou o diretor.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

Startups de Israel mostram tecnologias inovadoras a empresários brasileiros

Notícias 18 de agosto de 2022

Começou nesta segunda-feira (15) a etapa acadêmica da Missão Internacional do Transporte – Israel 2022. Pela segunda vez, a missão ocorre em Israel. O objetivo é proporcionar uma visão panorâmica do ecossistema de inovação israelense. A etapa acadêmica da programação segue até sexta-feira, 19, sempre com a curadoria de conteúdo da Lahav Executive Education. Integram a comitiva o presidente do Sistema CNT, Vander Costa; a diretora executiva nacional do Sest Senat, Nicole Goulart; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza; e o diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes de Gomes e Mendonça. Quem também está na viagem é o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe.

Em sua fala de boas-vindas, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, ressaltou o dever do setor transportador de sempre se manter atualizado. “A missão nos permite conhecer melhor uma cultura voltada para a inovação. Hoje, Israel é conhecida como a “Nação Startup” e isso é muito inspirador. Que os participantes aproveitem ao máximo a experiência e retornem para as subas bases com novos projetos, aptos a desenvolver o transporte brasileiro”, assinalou.

Convidado para a cerimônia, o embaixador do Brasil em Israel, Gerson Menandro falou sobre as peculiaridades geopolíticas do Estado israelense e procurou destacar o empreendedorismo do povo hebreu. “E o que eles fazem de diferente com relação a outros países?”, questionou. “A resposta são três pilares: educação; ciência e tecnologia; e inovação. Eles têm se mostrado competentes nisso e investem 4,93% de seu PIB em CI (conhecimento e inovação)”, completou, lembrando que o jovem país, fundado em 1948, já conta com 12 prêmios Nobel.

Ao longo da segunda, 15, também se apresentaram os professores Uriya Shavit e Moshe Zvira, ambos da Universidade de Tel Aviv. Em seguida, foi a vez de a CEO Shlomit Steinberg-Koch fazer uma apresentação sobre a PredictaMed, empresa especializada no uso de inteligência artificial para fazer diagnose de doenças raras.

Na terça, foi a vez de o grupo de empresários brasileiros do setor de transporte conhecer o trabalho do Konnect, hub de startups fomentado pelo Grupo Volkswagen.

A comitiva foi recepcionada por Hemdat Sagi, chefe de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da incubadora de inovação. “Israel não tem tradição em montadoras. Então, nós precisávamos convencer o mercado de que este é um bom lugar para se investir”, explica. A chave para inovar nesse segmento, segundo ela, é entender que, hoje, um automóvel não é apenas um hardware. “Quando falamos de carro, falamos de software também”, sublinha.

A Konnect “degusta” invenções de dezenas de startups nas seguintes áreas: experiência de cabine; sustentabilidade e eletrificação; direção autônoma; segurança cibernética; conectividade; e indústria 4.0. Com exemplos de tecnologias que estão sendo testadas pela Volks, Sagi cita o dispositivo que, a partir do contato do motorista no volante, consegue dizer se ele está alcoolizado e emite alertas para parar o veículo.

Um pouco mais cedo, na Universidade de Tel Aviv, os participantes da missão assistiram ao pitch de duas empresas locais. A primeira a se apresentar foi a 6Degrees, representada pelo seu fundador, Aryeh Katz. O CEO falou sobre seu sonho de prover liberdade de movimentos a todos, mesmo os que têm limitações físicas. A startup se especializou em converter movimentos corporais em comandos, substituindo controles, teclados, botões e mouses.

Em seguida, Yevgeny Brener, cofundador da 365scores, apresentou o case da plataforma de resultados esportivos. O site consegue fornecer os resultados, em tempo real, de partidas de futebol, tênis, basquete, hóquei, vôlei, beisebol, rugby, futebol americano, handebol e críquete no mundo inteiro. E mais: o algoritmo da empresa arrisca previsões. “Hoje, o Brasil é o nosso maior mercado”, revelou o criador.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Descumprimento à Lei do Descanso triplica em 2022

Notícias 18 de agosto de 2022

Os sucessivos aumentos no preço do diesel e a alta da inflação, que encarece todos os demais custos do frete, têm levado cada vez mais caminhoneiros a esticar a jornada de trabalho para tentar aumentar a renda. Isso multiplicou o perigo nas estradas federais brasileiras, segundo se percebe pelas autuações por descumprimento da Lei do Descanso, que triplicaram no primeiro semestre deste ano. Estatísticas da PRF, fornecidas a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), revelam que as autuações por excesso de jornada aumentaram 218% no primeiro semestre deste ano. Em 2022 foram 50.467 autuações, contra 15.825 de janeiro a junho de 2021.

A Lei do Descanso determina que o motorista pare de dirigir por 30 minutos a cada seis horas de trabalho. É proibido passar mais de cinco horas e meia ao volante sem interrupção. No caso do transporte de passageiros esse limite é reduzido para quatro horas. A lei também obriga que os motoristas tenham intervalos de 11 horas ininterruptas entre um dia e outro de trabalho.

Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) revelou que há caminhoneiros que passam até 13 horas por dia ao volante. Isso representa um grande risco a todos os usuários das estradas.

Conforme o diretor científico da Ammetra, Alysson Coimbra, o aumento deste tipo de infração está diretamente ligado a questões econômicas.

“Em dois anos o diesel acumulou alta de quase 90%, em média. Sabemos que o gasto com combustível corresponde a até 35% dos custos com o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Para conseguir um rendimento mínimo, os caminhoneiros estão tendo que trabalhar muito mais. E isso impacta não só a saúde da categoria, mas coloca em risco a integridade física de todos os demais usuários das vias que circulam”, comenta.

Coimbra lembra que o alto custo de manutenção dos caminhões também contribui para que os motoristas desrespeitem a Lei do Descanso. “Os pneus são um dos insumos que mais oneram os motoristas, distribuídos entre os eixos dianteiro, truck e tração, possuem um rendimento de rodagem de 7.721km rodados, em média. Considerando que algumas composições como bitrem de 7 eixos, o custo total de substituição dos 26 pneus pode ultrapassar R$ 30 mil. Nesse sentido, o custo de manutenção desses veículos é altíssimo. Se adicionarmos a inflação a essa equação, veremos que o valor do auxílio caminhoneiro concedido pelo governo federal, somente até o mês de dezembro, está longe de representar um alívio para o problema do custeio dos insumos e do combustível. Para reduzirmos as ocorrências de trânsito na categoria, precisamos de políticas públicas intersetoriais que estão diametralmente opostas às praticadas atualmente”, afirma.

Impacto na saúde e no trânsito

Esse excesso de jornada também cobra um alto preço: o corpo não resiste ao excesso de trabalho e a saúde inevitavelmente é afetada. O estresse, falta de descanso, assim como sedentarismo, solidão, os longos períodos sentados, e a alimentação irregular aumentam o risco de várias doenças fatais.

“O uso de estimulantes bem como substâncias psicoativas para evitar o sono, comprometem sentidos cruciais para uma direção segura. Além disso, causam dependência e elevação contínua da dose para se obter efeitos cada vez menores. Ou seja, falhas humanas causam 90% dos sinistros de trânsito. E os acidentes envolvendo veículos pesados são potencialmente mais letais que os que envolvem apenas carros de passeio”, afirma o especialista em Medicina do Tráfego.

De acordo com Coimbra, a situação é extremamente preocupante. Ainda mais com a recente aprovação de uma Medida Provisória do governo que, dentre outras deliberações, suspenderá a fiscalização de jornadas em alguns trechos de rodovias. “O Sistema Nacional de Trânsito está exaurido devido às inúmeras intervenções político-eleitorais que enfrentou. Está na hora, por exemplo, de parar de jogar para a plateia e trabalhar com responsabilidade pela preservação do bem mais precioso que possuímos: nossas vidas”, completa o diretor da Ammetra.

Fonte: Portal do Trânsito

Produção e emprego na indústria crescem em julho, mostra CNI

Notícias 17 de agosto de 2022

A produção, o emprego e a utilização do parque industrial tiveram resultados positivos para a indústria brasileira em julho, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Sondagem Industrial, pesquisa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O índice de evolução da produção registrou 51,8 pontos em julho de 2022, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos, o que representa aumento da produção em relação ao mês anterior.

O índice de evolução do número de empregados foi 51,2 pontos em julho. O dado mostra alta do emprego industrial pelo terceiro mês consecutivo e aumento do ritmo de crescimento do emprego em relação a junho.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o maior valor para 2022 até o momento, e supera o percentual médio dos meses de julho desde o início da série histórica, em 2011.

A Sondagem Industrial ouvidas 1.857 empresas entre 1º e 9 de agosto de 2022, segundo a CNI.
A produção industrial dos Estados Unidos teve crescimento de 0,6% em julho, na comparação com junho. O dado foi divulgado pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano.

O Fed ainda informou que a taxa de utilização da capacidade instalada cresceu de 79,9% em junho (dado revisado, de 80,0% antes informado) a 80,3% em julho. A previsão, neste caso, era de 80,2%.

Fonte: Metrópoles

Renovar terá aplicativo lançado na Fenatran

Notícias 17 de agosto de 2022

O programa de renovação de frota de veículos pesados, criado pela Medida Provisória 1.112/2022, está prestes a sair do papel. A MP seguiu para o presidente Jair Bolsonaro (PL) após aprovação do Senado. A data limite para sanção presidencial é o dia 2 de setembro. O Renovar deve passar sem alterações, segundo fontes do mercado. Em seguida, será feita a regulamentação, que deve ficar pronta em cerca de dois meses. Com isso, o lançamento do aplicativo que permitirá a operação prática do programa está marcado para ocorrer na Fenatran 2022, entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo.

O desenvolvimento do app está sendo feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Quando o programa eletrônico estiver pronto, o caminhoneiro poderá realizar todo o processo de forma automática. Assim, será possível vender o caminhão, abrir uma conta corrente e receber o pagamento diretamente pelo app. Estimular a troca do veículo velho por outro mais novo ou por um zero-km é o objetivo do Renovar. Porém, a adesão não será obrigatória.

Renovar pode tirar 910 mil caminhões velhos de circulação

Além disso, o vendedor poderá utilizar o valor recebido como quiser. Ou seja, ele não terá de usar o dinheiro para comprar outro caminhão. Os veículos entregues ao programa vão ser desmontados. Depois, será possível reciclar essas peças. Com a troca, o programa pretende reduzir o número de acidentes nas estradas, bem como o nível de emissões de poluentes. Além de melhorar a eficiência do setor de transporte de carga no País.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, o Renovar faz todo sentido num momento em que a indústria está investindo pesado na redução das emissões. Todo esse esforço para melhorar a eficiência energética e reduzir do consumo de combustível fica diluído se a frota circulante for muito velha, diz o representante da associação das montadoras.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil. Do total, 26% foram feitos há mais de 30 anos. Em outras palavras, são cerca de 910 mil veículos nessas condições. Portanto, o potencial do programa é alto. Seja como for, não há dados sobre a expectativa do número de adesões.

Fonte dos recursos

Os recursos para viabilizar o Renovar virão de multas de trânsito e do Cide sobre o álcool etílico combustível. As normas técnicas e as questões práticas serão reveladas na regulamentação do programa. Isso deve ocorrer em cerca de dois meses após a publicação da sanção presidencial da MP no Diário Oficial da União. Seja como for, um dos pontos que está confirmado é o chamado bônus caminhoneiro.

Trata-se de um subsídio. Portanto, o modelo usado entregue ao programa de renovação da frota vai funcionar como uma espécie de sinal de pagamento. Além disso, o desmonte dos veículos vai ficar a cargo de empresas credenciadas. O Estradão vai acompanhar e publicar atualizações assim que houver novidades a respeito.

Fonte: Estradão

Volume de serviços no Brasil cresce em junho pelo 2º mês seguido com transporte de cargas

Notícias 17 de agosto de 2022

O volume de serviços no Brasil chegou ao final do segundo trimestre em alta pelo segundo mês seguido e acima do esperado, ganhando fôlego mesmo diante de um cenário de inflação elevada no país graças principalmente ao setor de transportes.

O volume de serviços cresceu 0,7% em junho na comparação como mês anterior, mostrando aceleração ante a taxa de 0,4% de maio, embora esta tenha sido revisada para baixo de 0,9% informado antes.

Com isso o segundo trimestre fechou com ganho de 1,1% sobre os três meses anteriores, no oitavo trimestre seguido de alta, embora essa tenha sido a taxa mais fraca dessa sequência.

Os dados divulgados na última quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os serviços apresentaram ganho de 6,3% no volume.

O setor de serviços encontra-se 7,5% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, mas ainda 3,2% abaixo de novembro de 2014, o pico da série, de acordo com o IBGE.
As expectativas em pesquisa da Reuters eram de ganhos de 0,5% na base mensal e de 6,1% na anual.

O retorno da demanda presencial para os fornecedores de serviços tem ajudado a impulsionar o volume do setor, que por outro lado ainda enfrenta a inflação elevada no país.

As incertezas à frente também permanecem com o aperto nas condições monetárias e financeiras em um ano de eleição presidencial, embora medidas do governo de auxílio à renda e o enfraquecimento esperado da inflação possam dar impulso ao setor.

“Junho contava com 13º antecipado e liberação do FGTS. Acredito que uma parte deve ter sido direcionada para pagar dívidas, mas também está tendo claramente uma preferência para gastar com serviços, e não com varejo”, avaliou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

Na quarta-feira, o IBGE informou que as vendas varejistas no Brasil registraram contração de 1,4% em junho, maior queda mensal desde dezembro do ano passado.

“Comércio e indústria têm mais impacto de inflação, juros e mercado de trabalho. O setor de serviços vem crescendo desde o pós-pandemia em duas vertentes: uma delas é a retomada das atividades que dependem do consumo presencial”, disse o gerente do levantamento no IBGE, Rodrigo Lobo, citando ainda o avanço do transporte de cargas.

Carga

Entre as cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, quatro apresentaram crescimento em junho, sendo que a maior influência positiva partiu do avanço de 0,6% de transportes, com destaque para o transporte dutoviário, rodoviário de cargas e coletivo de passageiros.

“O protagonismo veio de transporte, com destaque para cargas e transporte rodoviário de carga, que vem tendo bom desempenho por conta do agronegócio, para escoar a produção agrícola, e também por conta da produção indústria”, disse Lobo.

Também se destacou o crescimento de 0,7% dos serviços profissionais, administrativos e complementares, graças ao aumento das atividades relacionadas a organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções, entre outras.

Os serviços prestados às famílias tiveram alta de 0,6% no mês, mas seguem abaixo do patamar pré-pandemia. Já os serviços de informação e comunicação tiveram queda de 0,2%.

O índice de atividades turísticas, por sua vez, mostrou recuo de 1,8% em junho sobre o mês anterior, interrompendo três meses seguidos de ganhos. O segmento ainda está 2,8% abaixo do patamar pré-pandemia.

“O que puxou as atividades turísticas para baixo esse mês foi o transporte aéreo, devido ao aumento do item passagens aéreas no IPCA em junho”, explicou o analista da pesquisa Luiz Almeida.

Fonte: Reuters

Contratação de transportadores autônomos será tema do Seminário Itinerante da Comjovem de SP

Notícias 16 de agosto de 2022

O núcleo da Comjovem de São Paulo receberá a quarta edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística por meio da comissão. O evento acontecerá no dia 16 de setembro, a partir das 14h no auditório A do Palácio do TRC.

Informações importantes serão tratadas nesse encontro com a presença já confirmada do assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Júnior que irá tratar do tema da “Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF”. O tema vem sendo tratado nos eventos da entidade, a fim de tirar dúvidas dos empresários e também esclarecer pontos importantes.

Confira abaixo outros nomes que estarão na programação que a entidade preparou.

Programação Preliminar

14h00 – Abertura
André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM
Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM
Carolina Resuto – Coordenadora do Núcleo da COMJOVEM São Paulo
Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística
Carlos Panzan – Presidente da Fetcesp
Adriano Depentor – Presidente do Setcesp

14h30 – Momentos Parceiros NTC

14h40 – Apresentação COMJOVEM

14h50 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM São Paulo

15h00 – Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF
Palestrante: Narciso Figueiroa Jr – Assessor Jurídico da NTC&Logística

16h00 – Coffee break

16h20 – Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) – Impactos no TRC
Palestrante: Gildete Menezes – Assessora Jurídica da NTC&Logística

17h05 – Momentos Parceiros NTC

17h10 – Governança Familiar
Palestrante: Patricia Madrid – sócia do escritório De Natale Advogados Associados

18h10 – EncerramentoFaça já sua inscrição: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-comjovem-sao-paulo/

O Seminário Itinerante – Edição São Paulo é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São Paulo, tendo como entidades anfitriãs o SETCESP e a Fetcesp, com o patrocínio da Apisul, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Fonte: NTC&Logística

Conexão RH: Sest Senat-ES inova e arrasa!Conexão RH: Sest Senat-ES inova e arrasa!

Notícias 15 de agosto de 2022

No ano passado, o Departamento Nacional do Sest Senat lançou o Conexão RH, projeto que nasceu com o objetivo de fortalecer a gestão de RH das empresas de transportes que vivem desafios gigantes não é de hoje!  Normalmente, o evento acontece em outubro, com palestras, exposição e análises temáticas. Mas o Conselho Regional do Espírito Santo quis inovar: antecipou o evento para 11 de agosto, na sede da Fetransportes, mudou o formato, ele foi presencial, e apostou numa minifeira que apresentou alguns serviços das unidades e que contou, ainda, com a presença do Programa Despoluir e da van do Programa de Prevenção de Acidentes. 

A programação incluiu abertura, gravação de podcast do supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha, para a Resenha do Bruno (canal no YouTube), talk show com a gestora da Viação Pretti, Suiani Passos, e visita à feira, com stands das áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e esporte e lazer, e demonstração do curso de NR – Trabalho em Altura.

Representante do presidente, Renan Chieppe, no evento, o vice-presidente, Liemar Pretti, enalteceu a ideia. “Estou muito feliz por estar representando nosso presidente neste encontro. Eventos como este desenvolvem o setor como um todo e mostram que as pessoas estão buscando informação e conhecimento, estão engajadas. Este é um momento importante para o Sistema Fetransportes e seria importante que a iniciativa acontecesse cada vez mais”.

Ao final das quatro horas de evento, ficou a certeza do dever cumprido. “Estou muito feliz com o resultado! Veio mais gente do que aguardávamos, provando que o boca a boca funciona”, comemora a gerente da unidade da Serra, Fernanda Stanzani. 

Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat da São Mateus, Rafael Andrade também saiu satisfeito. “A gravação do podcast e o talk show nos aproximaram de novos gestores. Já fomos procurados por gestores de empresas querendo fazer o mesmo projeto que a Suiani faz em Colatina”.

Convidada especial do evento, Suiani falou da relação de 15 anos com o Sest Senat. E o projeto que ela comentou no talk show e sobre o qual Rafael se referiu trata-se do Sest Senat mais Perto de Você, que oferece acompanhamento preventivo nas áreas de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia na própria empresa.

“Começamos treinando nossos profissionais nos cursos obrigatórios do Contran, depois passamos a usar os serviços de saúde e há dois anos somos parceiros no projeto Sest Senat mais Perto de Você. Antes, nós falávamos do Sest Senat para nossos colaboradores, levávamos a unidade para dentro da empresa. Agora, são eles que ligam, agendam consultas, vão à unidade”, conta.

Marco Rocha foi outro que saiu radiante com o resultado do evento. E acredita que tudo o que foi apresentado vai ecoar no setor, dando mais visibilidade ao trabalho das unidades capixabas. “O setor de transportes e as empresas vivem um momento delicado. Neste contexto, o Sest Senat abre suas portas e se propõe a ajudar no que for possível. E uma forma eficaz de ajudar é mostrar ao nosso público o que podemos oferecer”, comentou ele, que em resposta a uma seguidora do perfil do Resenha do Bruno sobre a responsabilidade do Sest Senat, deu um recado importante durante a gravação do podcast. 

“Nossa responsabilidade é social e isso está em nosso estatuto. Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, toda a nossa receita, que vem das empresas de transportes e logística, tem que retornar para a sociedade em serviços. E carregamos essa responsabilidade com muito orgulho!”

Por falar em recado, quem deixou outro recado importante para o público foi o ex-presidente da Fetransportes e presidente do Setpes, Jerson Picoli. Ele, que havia acabado de chegar de São Paulo, onde participou do Seminário NTU, pediu a palavra e soltou: “Vou compartilhar com vocês algo que ouvi em São PauloEsta equipe que está aqui (referindo-se aos gestores das unidades capixabas, Fernanda Stanzani (Serra), Gilmar Oliveira (Colatina), Simone Monte Alto (Cachoeiro), Nelson Hespanha Borges Filho (São Mateus, que foi representando pelos coordenadores Rafael Andrade e George Pirolla) e Valéria Gonçalves (Cariacica) é referência no Brasil”.

Então, é preciso dizer mais alguma coisa?

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES

De acordo com Elon Musk, produção do Tesla Semi começa este ano

Notícias 11 de agosto de 2022

O caminhão Tesla Semi deverá mesmo começar a ser produzido e entregue neste ano. O anúncio foi feito no Twitter, por Elon Musk, CEO da empresa. De acordo com o empresário, o Semi começará a ser fabricado em versão de 500 milhas (800 quilômetros) de autonomia.

O caminhão foi apresentado em 2017, e desde então sofreu diversos atrasos, especialmente pela escassez de baterias. Atualmente, a Tesla trabalha em um novo padrão de baterias, as 4680, com maior capacidade de armazenamento de energia.

São essas baterias que devem equipar o Semi e também a picape Cybertruck, ambos fabricados na Giga Factory, em Nevada.

A Tesla já tem uma frota de caminhões Semi rodando por várias regiões dos Estados Unidos, em testes.

Algumas pessoas próximas dizem que a empresa já estaria com a linha de montagem do modelo funcionando, produzindo uma pequena quantidade do caminhão diariamente, para garantir as entregas nesse ano, mas isso não é confirmado.

Centenas de empresas já encomendaram milhares de unidades do Semi, como uma pré-reserva, e, mesmo com os atrasos, praticamente nenhuma abriu mão de esperar os caminhões.
Uma dessas empresas é a PepsiCo, que poderá ser uma das primeiras a receber o Semi logo que as entregas forem iniciadas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Inflação retrai com a contribuição do transporte, mas transportador paga a alta conta do diesel

Notícias 11 de agosto de 2022

Apesar de o grupo de transporte ser o principal contribuinte para a queda de 0,68% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho, o óleo diesel fechou o mês com inflação de 4,59%. O percentual está acima da elevação observada em junho deste ano, de 3,82%. O descompasso se repete no acumulado em 12 meses. Enquanto o diesel alcançou alta de 61,98% no período, observou-se queda substancial do índice de preços de transporte – de 20,12%, acumulado em 12 meses até junho, para 12,99%, até julho de 2022.

A avaliação faz parte do Radar CNT do Transporte IPCA Julho 2022, divulgado nesta quinta-feira, 11, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A análise é realizada a partir da divulgação do Índice pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa mensal de -0,68% é a menor da série desde 1998. A redução observada no mês está relacionada à desoneração sobre combustíveis e energia elétrica efetuada pelo governo federal e pelos governos estaduais em tributos como PIS, Cofins, Cide e ICMS. A previsão não reflete o caso do diesel, visto que esse insumo já contava com isenção de tributos federais e alíquota mais baixa de ICMS em relação a outros combustíveis.

O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação no país, pois seu principal objetivo é monitorar a variação nos preços dos produtos de mercado para o consumidor final.

Confira a íntegra: Radar CNT do Transporte

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

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