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Confiança da indústria atinge maior patamar desde agosto de 2021, aponta CNI
Notícias 11 de agosto de 2022
A alta no indicador é reflexo da melhora da percepção e das expectativas do empresariado em relação à economia brasileira. Esse é o maior nível do Icei desde agosto do ano passado, quando o índice chegou a 63,2 pontos.
De acordo com a pesquisa, a indústria segue confiante, uma vez que o ICEI permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O índice varia de 0 a 100 pontos. Foram ouvidas 1.542 empresas, das quais 599 de pequeno porte, 582 de médio porte e 361 de grande porte, entre 1º e 8 de agosto.
O Índice de Condições Atuais – um dos indicadores que compõem o ICEI – registrou alta de 3,1 pontos em relação a julho, alcançando 54,2 pontos. Segundo a economista da CNI Larissa Nocko, o avanço demonstra que o empresário percebe melhora mais forte e disseminada das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.
“Os fatores que mais influenciaram esta alta da confiança do empresário industrial em agosto foram a recuperação econômica consistente dos últimos meses e a desoneração de itens que afetam a produção, como é o caso dos combustíveis e da energia”, afirma a economista da CNI.
Outro componente do Icei, o Índice de Expectativas também subiu – alta de 1,5 ponto, para 62,6 pontos. O aumento demonstra otimismo ainda mais forte e disseminado da indústria para os próximos seis meses.
Fonte: Valor Econômico
Faça parte do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da Comjovem, em Fortaleza
Notícias 11 de agosto de 2022
Ao longo dos anos a Comissão reuniu mais de 500 membros em todo o Brasil, divididos em 26 núcleos ativos, desenvolvendo ações que transformam suas comunidades e fazem a diferença para elevar o transporte rodoviário de cargas brasileiro.
O Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM acontece nos dias 23 a 27 de novembro, no Resort Vila Galé Cumbuco em Fortaleza. O evento que já é um dos mais esperados do setor, contará com palestras, treinamentos, trocas de experiências, networking, festas e muito mais.
Você já pode se inscrever e garantir a sua participação. Lembrando que as vagas são limitadas.
Na hora de se inscrever não deixe de inserir o PROMOCODE: NTC2022
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O Congresso NTC – XV Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM, e tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCARCE. Conta com o patrocínio da Apisul, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Logístico da BRASPRESS e Apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FuMTran.
Fonte: NTC&Logística
Fenatran deste ano mostrará os avanços da sustentabilidade e da inovação no segmento de pesados
Notícias 11 de agosto de 2022
Segundo informações da RX Brasil (Reed Exhibitions), empresa que organiza a feira, serão 500 marcas, que trarão inovações e tecnologias, muitas delas inéditas para o setor rodoviário de cargas.
Os visitantes encontrarão, na Fenatran 2022, as últimas tendências em produtos e serviços: tecnologia para frotas, telemetria, monitoramento, motores, veículos, implementos, pneus e muito mais.
Gerente da Fenatran, Ana Paula Pinto explica que a feira marca o grande reencontro do setor. Isso porque a última edição ocorreu em 2019, e foi cancelada em 2021 por causa dos desdobramentos da pandemia de covid-19.
“Só podemos esperar o que a feira sempre proporcionou ao longo da história: muitos negócios e lançamentos que trazem as últimas tendências do setor”, conta a executiva.
É certo dizer que há um tom de otimismo no ar. Isso porque o evento ocupará uma área maior, na comparação com a edição anterior, com a integração adicional de um pavilhão. Ao todo, serão 100 mil m² de feira, 20% a mais do que em 2019. Ou seja, os expositores preencherão, praticamente, 100% do São Paulo Expo.
De acordo com a gerente da Fenatran, o objetivo é passar uma mensagem de otimismo e relevância do setor para o País. “O evento reúne uma cadeia que passa por avanços significativos em termos de sustentabilidade e inovação”, diz.
A Fenatran ocorrerá em meio a um cenário de crescimento na demanda por caminhões, no Brasil. Segundo projeção da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de vendas desses veículos, no Brasil, deverá crescer 10%, ante 2021.
No mesmo sentido, as fabricantes de implementos rodoviários, que também expõem na Fenatran, projetam crescimento de 12% nas vendas, em 2022. A projeção é da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), que reúne as empresas do segmento, feita com exclusividade para o Estradão.
Tecnologias alternativas ao diesel
O diesel ainda é a fonte de energia de grande parte da frota de caminhões, do País, mas o combustível fóssil está com os dias contados, e as tecnologias alternativas e mais limpas despontam, no Brasil. Por isso, a Fenatran será um palco importante para a apresentação de inovações, como os caminhões movidos a gás e os elétricos.
A gerente da Fenatran conta que a feira tem como um dos seus pilares dar luz às tendências do mercado. Sendo assim, as tecnologias alternativas ao diesel serão pauta importante no evento. E elas estarão presentes nas exposições de produtos e nos conteúdos que serão apresentados, que abordarão, sobretudo, as características e aplicações dessas tecnologias.
R$ 9 bilhões em negócios
A feira deverá gerar R$ 9 bilhões em negócios, segundo estimativa da RX. Com isso, o movimento esperado para 2022 deverá ser 5,8% superior ao de 2019. Ou seja, na última edição da feira, as empresas participantes contabilizaram R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios. De acordo com a RX, a expectativa de alta está apoiada no grande interesse demonstrado pelo setor.
Ana Paula adianta que a geração de negócios, conteúdo e experiência serão os três pilares da Fenatran, neste ano. Assim, além dos lançamentos nos estandes, o evento terá o drive de caminhões e vans, realizado dentro do pavilhão, dando a possibilidade ao visitante a oportunidade de dirigir uma das máquinas do setor.
Tendências do setor
Segundo a RX, a Fenatran 2022 também terá um auditório de mais de 250 m², onde serão apresentadas tendências, bem como discussões sobre perspectivas para o mercado.
De acordo com a organização da feira, serão mais de 40 horas de conteúdo. Além disso, quem não puder ir pessoalmente ao evento também terá acesso, de forma digital. Para isso, a Reed promete dispor de todo o conteúdo por meio da plataforma Rota Digital Fenatran, que foi iniciada, em abril. A ideia é levar à feira temas relevantes ao transporte rodoviário de cargas, por meio de palestras e painéis com especialistas do setor.
Fonte: Estadão Mobilidade
Ministro diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano
Notícias 11 de agosto de 2022
“Antes de o ano acabar nós estamos descendo [a taxa de desemprego] para 8%. Vamos terminar o ano com o menor desemprego que já vimos nesses últimos 10, 15 anos”, declarou o ministro.
Na avaliação de Guedes, o Brasil está entrando num longo ciclo de investimentos. Segundo ele, a economia brasileira está em situação melhor que a de países desenvolvidos, que estão entrando em recessão, e que a de outros países latino-americanos, que estão “desmanchando”, nas palavras do ministro.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a taxa de desemprego atingiu, no trimestre encerrado em junho, o menor nível para o período em sete anos. Guedes atribuiu parte da recuperação do mercado de trabalho à melhoria do ambiente de negócios, com a redução da burocracia. “O Brasil está em um longo ciclo de crescimento. Criamos um ambiente de negócios que já tem contratos de R$ 890 bilhões. É 10 vezes o que um ministro investe”, ressaltou.
Renegociação de dívidas
Sem dar detalhes, Guedes disse que a equipe econômica pretende ampliar os programas de transação tributária (renegociação de dívidas com o governo). Segundo ele, o comércio, os serviços e o setor de eventos devem ter as mesmas possibilidades para regularizar os débitos que outros segmentos afetados pela pandemia de covid-19 tiveram nos últimos anos. Guedes disse que o modelo de transação tributária já foi desenhado pelo Ministério da Economia.
O ministro repetiu declarações recentes de que, diferentemente de outros países, o Brasil atravessou a pandemia sem que a dívida pública explodisse. “O Brasil está de pé. Atravessou duas grandes guerras”, declarou.
Em 2019, a dívida bruta do governo geral estava em 74,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Com os gastos extras relacionados à pandemia, chegou a 88,8% em 2020. Com a recuperação da economia e o aumento da arrecadação, tem caído e está atualmente em 78,2% do PIB.
Abertura comercial
Destacando que o Brasil está com o plano de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovado, Guedes afirmou que empresas europeias passaram a manifestar interesse em investir no Brasil após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. “Hoje, existe essa percepção e, com a guerra da Ucrânia, a ficha caiu para eles”, comentou.
Guedes disse ter conversado com um ministro francês (sem citar o nome) para pedir que a Europa abra o mercado aos produtos brasileiros. “Nosso comércio com vocês [a Europa] era de US$ 2 bilhões no início do século. Com a China foram US$ 2 bilhões também. Hoje, nós comercializamos com vocês US$ 7 bilhões. E comercializamos com a China US$ 120 bilhões”, relatou Guedes, em suas palavras, ao representante do governo francês.
“Vocês estão ficando irrelevantes para nós. É melhor vocês nos tratarem bem porque se não vamos ligar o ‘foda-se’ para vocês e vamos para o outro lado porque estão ficando irrelevantes”, acrescentou.
Fonte: Agência Brasil
BR-101 é assunto durante Almoço Executivo
Notícias 10 de agosto de 2022
Este foi, também, o primeiro evento interno de Gustavo De Muner oficialmente como Gerente Administrativo e Financeiro, e de Filipe Côrtes, gestor da PHT Transportes, como vice-coordenador da Comjovem-ES – ele divide o cargo com André Fiorot. O evento teve, ainda, a presença dos pré-candidatos Magno Malta e Bira Nobre.
Teixeira, que sempre mantém uma fala otimista e festiva na abertura do almoço, trouxe à tona um assunto que mexe, literalmente, com o setor e que não foi bem digerido pela população capixaba: a desistência da Eco-101 na duplicação da BR 101. Mesmo de forma rápida, ele mandou seu recado e mostrou a decepção.
“Oitenta por cento de nosso País roda sobre pneus. Não bastasse o Brasil ser um País rodoviário, estamos falando do principal eixo de ligação entre as regiões Sul e Sudeste, e da grandiosidade do segmento que representamos. Somente no Espírito Santo, são mais de 2.300 transportadoras. Nós empregamos, nós rodamos País afora, não merecíamos ficar sem a duplicação da rodovia”, desabafou.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Comunicação TRANSCARES
Pílula Trabalhista foca em descontos salariais em sua quinta edição
Notícias 10 de agosto de 2022
A Constituição Federal de 1988 contempla no artigo 7º, incisos IV, VI e X, princípios de proteção salarial, garantindo ao trabalhador a remuneração devida e os descontos previstos em Lei, constituindo crime sua retenção dolosa.
“Portanto, por se tratar de direito garantido pela Lei Maior, é necessário pontuar que havendo necessidade/obrigação de realizar descontos no salário dos colaboradores, dois são os pontos principais de atenção: necessidade de autorização prévia do trabalhador e respeito ao direito de subsistência do mesmo”, explicou ela, que gostou do público e do engajamento.
“O público se manteve até o final do treinamento e, de forma interativa, encaminhou dúvidas e compartilhou experiências. Foi muito bacana a troca!”
Programa Renovar segue para sanção presidencial
Notícias 09 de agosto de 2022
Conforme o texto, a adesão ao Renovar será voluntária, tendo como objetivo tirar de circulação ônibus e caminhões no fim da vida útil. A implantação do programa será feita por etapas, sob operação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), dando prioridade ao acesso aos benefícios para o transportador autônomo de cargas e os associados das cooperativas de transporte de cargas.
Por atuação da CNT foi acatada a emenda do deputado Diego Andrade (PSD/MG), que garante a participação de representantes dos setores do transporte, da indústria e da sociedade civil na composição do Conselho do Renovar.
Ainda com atuação conjunta da CNT e da NTC&Logística foi incluído no PLV o reestabelecimento da mora que garante que a relação entre as empresas de transporte de cargas e os caminhoneiros autônomos é comercial. Nesse sentido, ficou determinado que compete à justiça comum o julgamento de ações oriundas dos contratos de transportes de cargas. A regras havia sido retirada da Lei 11.442/2007 durante a tramitação do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e). O retorno evita interpretações equivocadas e que os processos sejam destinados a justiça do trabalho.
No texto final, também foi feita alteração para que o benefício de creditamento de PIS e da Cofins na contratação de TAC tenha maior abrangência. Hoje, apenas as empresas de transporte de cargas, que subcontratarem transportadores autônomos, podem realizar o creditamento. Com a alteração, qualquer pessoa jurídica que realizar essa contratação terá direito ao creditamento disposto no parágrafo 19 do art. 3º da Lei nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003.
Por atuação da Confederação, tanto na tramitação na Câmara dos Deputados, quanto no Senado Federal, foram rejeitados todos os destaques que traziam regras beneficiando empresas autorizatárias de transporte não regular de passageiros.
A matéria segue para sanção presidencial. O presidente da República terá 15 dias úteis para sanciona ou vetar, total ou parcialmente, o texto aprovado pelo Congresso Nacional.
Fonte: CNT
Segundo dia de Conet&Intersindical discutiu importantes temas para presente e futuro do TRC
Notícias 09 de agosto de 2022
Na abertura do evento, que teve foco na Intersindical, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, subiu ao palco para agradecer a participação de todos os presentes, em especial Eduardo Rebuzzi, vice-presidente da entidade, Roberto Mira, vice-presidente de segurança da NTC&Logística e todas as entidades que apoiaram e viabilizaram o Conet&Intersindical edição São Paulo.
“Agradeço a presença de todos para o nosso segundo dia do CONET&Intersindical. É realmente, uma alegria muito grande estarmos juntos para debatermos assuntos tão importantes para o presente e futuro do TRC. Gostaria de agradecer em especial o vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, que hoje também representa o presidente da CNT, Vander Costa e Roberto Mira, vice-presidente de segurança da NTC&Logística, que coordenará o nosso primeiro painel, sobre as ações contra o roubo de cargas, assunto importantíssimo para o sucesso do segmento e consequentemente, para o desenvolvimento da economia brasileira”, iniciou Francisco.
Em seguida, o vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, recebeu a palavra para agradecer a participação dos empresários no evento e destacou o importante trabalho desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal em prol da segurança da sociedade. “Não posso deixar de agradecer a participação de todos nesse grande evento, que discute os rumos do transporte rodoviário de cargas. Quero agradecer especialmente a presença e o trabalho da Polícia Rodoviária Federal. Sabemos que não é fácil sair todos os dias de casa para defender a sociedade e nem sempre, esse trabalho é reconhecido pela população. Cada um de nós dedicamos grande parte da nossa vida para defender os interesses em comum e defender o setor de transporte. Todos nós temos peso para contribuir cada vez mais com o que acreditamos e espero que continuemos assim”.
Painel Roubo de Cargas
Iniciando os painéis da Intersindical, foi a vez de Roberto Mira, vice-presidente de segurança da NTC&Logística, subir ao palco para coordenar o Painel Roubo de Cargas. Na ocasião, Roberto destacou a atuação das entidades de classe em prol da segurança das cargas, o trabalho desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a importância da atuação do Procarga para as diminuições recentes dos roubos de cargas ao redor do Brasil.
“São mais de 25 anos à frente do comitê de segurança e, durante esse período, trabalhamos arduamente para implementar ações que reduzam os atos criminosos, e os bons resultados que conseguimos recentemente, é fruto desse trabalho conjunto com a PRF. Hoje, teremos a oportunidade de entender um pouco mais as ações da Polícia Rodoviária Federal contra essa prática que ainda atrapalha o desenvolvimento do nosso setor e consequentemente do nosso País”.
A primeira palestra do Painel Roubo de Cargas foi ministrada por Djairlon Henrique Moura, Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública, que apresentou as ações de integração nacional no combate ao roubo de cargas, que tem como objetivo operacionalizar a política contra esse tipo de roubo que impacta diretamente as atividades do setor.
“O Brasil é o País que tem o maior percentual de concentração rodoviária de transporte de cargas no mundo. Com isso, também enfrentamos o desafio de lidar com o roubo de cargas. Os últimos picos apresentados foram em 2017, seguido de uma redução consistente a partir de 2018. Em 2021, percebemos uma diminuição ainda maior, o que é motivo para nos orgulharmos do trabalho que vem sendo feito para combater esse fator. Os desafios ainda existem e para reverter o cenário, é necessário o desenvolvimento de uma cultura de segurança para o segmento, unindo e compartilhando dados, alterar a legislação de interesse e investir em tecnologia. Queremos melhorar as condições e as oportunidades de negociação no Brasil”, acrescentou Djairlon.
Em seguida, foi a vez do Deputado Edinho Bez, que também atua como Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI e abordou o aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos de Carga. “Temos muitas coisas boas, nós moramos em um dos melhores países do mundo, nós somos o 5º país em extensão territorial, nós somos o país que mais produz em agricultura, nós alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Nós somos importantes”.
O deputado Edinho Bez, vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (FRENLOGI), abordou o aperfeiçoamento da legislação penal aplicável aos delitos de carga e os objetivos estratégicos da Frente Parlamentar no setor. Também destacou a importância do Brasil para o funcionamento global.
“Evento como esse, a NTC e vocês, são lideranças no setor e precisam ajudar a divulgar a importância da legislação, principalmente, no combate ao roubo de cargas, e não deixar repercutir fakes. Temos muitas coisas boas, nós moramos em um dos melhores países do mundo, nós somos o 5º país em extensão territorial, nós somos o país que mais produz em agricultura, nós alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas no mundo. Nós somos importantes”.
Após as palestras, os debatedores do painel, Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca, Delegado de Polícia Federal, Dr. Allan Duarte Lacerda, Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC do Rio de Janeiro e Dr. Waldomiro P. Milanesi, Delegado Coordenador do Procarga/SP receberam a palavra para abordarem as ações realizadas por suas instituições contra o roubo de cargas.
O assessor jurídico da NTC&Logística, Dr. Narciso Figueirôa Junior, assumiu as palavras para abordar o balanço das negociações coletivas do TRC em 2022, onde apresentou um levantamento, desenvolvido pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, além de algumas informações relevantes a respeito de alternativas que foram implantadas pelas entidades.
Em sua participação, Joyce traçou um paralelo da participação feminina e o bom desempenho das empresas, trazendo também dados para exemplificar o conteúdo. “Gostaria de ressaltar, primeiramente, a atuação das mulheres em cargos de gestão e liderança, de quem toma decisões dentro das organizações: as empresas que possuem, pelo menos, 1 mulher no time de executivos são mais rentáveis e lucrativas. Nas companhias de capital aberto, 64% que tiveram mulheres em cargos executivos, subiram o Ebitda. Contudo, ainda temos muito a melhorar, visto que apenas 14% das organizações possuem, no mínimo, uma presença feminina nos conselhos”.
Émerson Galassi, co-fundador da Brobot, iniciou a sua participação exibindo um vídeo do Dr. Rui César Alves, prestigiado e adorado pelos integrantes do setor. Após, abordou o papel da tecnologia para lidar com multas do transporte rodoviário de cargas e destacou o papel do setor na economia brasileira.
“Para Brobot, é um prazer fazer parte deste tradicional evento. O setor de transporte de cargas é importantíssimo para o desenvolvimento do Brasil e estar aqui com os senhores discutindo o futuro do segmento, e apresentando nossas tecnologias, é uma grande oportunidade”.
Encerrando as palestras da segunda edição do Conet&Intersindical 2022, Gabriel Valderrama, assessor da secretaria executiva do Ministério da Infraestrutura, trouxe aos convidados a apresentação “Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC”.
Gabriel comentou que a iniciativa, tirada do papel e colocada em prática na atual gestão, tem como objetivo desburocratizar, trazer o transporte para o digital, aumentar a eficiência e dar mais transparência para as atividades do setor. “O DT-e contém várias frentes, a principal é a retirada da documentação em papel. São mais de 90 documentos exigidos para o transporte de cargas, que devem ser transferidos para o DT-e. Essa implementação tem um olhar voltado para a logística, economia e otimização dos processos”.
O coordenador nacional da Comjovem, André de Simone, retornou ao palco para parabenizar a produção do evento, comunicar os próximos seminários de 2022, um em São Paulo e um em Curitiba, e convidar os núcleos e/ou as entidades que desejam sediar as próximas edições em 2023.
André também destacou o que a comissão e a NTC&Logística estão preparando para o XV Encontro Nacional da Comjovem, que acontecerá em Fortaleza, na praia Vila Galé Cumbuco
Aproveitando o momento, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE), Marcelo de Holanda Maranhão, convidou os empresários da comissão para o Encontro Nacional e para a ExpoLog, que acontecerá dias antes, no centro de eventos do Ceará.
Finalizando o evento, Francisco Pelucio, agradeceu novamente todos os presentes e destacou a relevância do Conet&Intersindical para a progressão do setor de transporte rodoviário de cargas. Como de costume, o presidente anunciou o local da próxima edição, que acontecerá em fevereiro de 2023, em Brasília. A Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC), será a anfitriã, sob o gerenciamento do presidente Paulo Lustosa, que subiu ao palco para convidar os empresários.
“Será um grande prazer sediar esse tradicional evento em Brasília. A FENATAC está à disposição e esperamos realizar mais um encontro de sucesso”.
O Conet&Intersindical foi uma realização da NTC&Logística e teve como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
Fonte: NTC&Logística
Em noite de homenagens, NTC realiza a 34ª edição da Medalha de Mérito do Transporte
Notícias 09 de agosto de 2022
Iniciando a cerimônia, Francisco Pelucio agradeceu a presença de todos os convidados, destacou a importância de cada homenageado e demonstrou alegria de entregar o prêmio presencialmente após mais de 2 anos de pandemia. A entrega das homenagens ficou na responsabilidade do presidente e do vice-presidente, Eduardo Rebuzzi.
“Para mim, é uma alegria muito grande entregar a Medalha de Mérito do Transporte – NTC, pra quem trabalhou e ainda atua em prol do desenvolvimento do segmento que auxilia na movimentação da economia brasileira. Para quem não sabe, eu entreguei esse prêmio pela primeira vez a mais de 15 anos, quando ainda era tesoureiro da entidade. E agora, entregar novamente, depois de tanto tempo, é motivo de muita emoção para mim. Parabéns a todos os homenageados e espero que todos curtam muito essa noite”, declarou Pelucio.
Os agraciados com a 34 Medalha de Mérito – NTC 2022 foram: Silvio Ferreira de Carvalho Júnior, presidente do SINDICARGA-RJ, João Guimarães Bessa, presidente da TransJordano, Sérgio Mário Gabardo, presidente do SETCERGS, Markenson Marques, presidente o Grupo Cargolift e diretor da Fetranspar, Riberto Lima, presidente do SETRAM, Jerônimo Goergen, Deputado Federal, Marcelo de Holanda Maranhão, presidente do SETCARCE, José Maria Gomes, presidente da ABTLP, Hélio José Rosolen, presidente da WestCargo e Antônio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC&Logística.
O primeiro a ser chamado para receber a homenagem foi Silvio Ferreira de Carvalho Júnior, presidente do SINDICARGA-RJ, que atua desde a década de 70 e desde então dedica sua vida em prol do desenvolvimento do segmento como um todo.
“Receber essa medalha da entidade mais representativa do transporte de cargas do Brasil é algo diferente. Fiquei extremamente feliz e surpreso por receber essa belíssima homenagem. Entrei nas entidades de classe aos 27 anos e desde então, sigo cada vez mais envolvido no setor, buscando melhorias para o país como um todo”, destacou Silvio.
Em seguida, foi a vez de João Bessa, presidente da TransJordano, natural do estado de Minas Gerais e Membro do Conselho fiscal do Sindicamp, receber a Medalha de Mérito e receber a palavra para seu discurso.
“Estou completamente emocionado, quando recebi a notícia que seria homenageado, meu coração se encheu de alegria e minha memória se lembrou do meu início no transporte e também da fundação da TransJordano há 23 anos. De lá para cá foram tantos desafios e conquistas incontáveis, e essa homenagem nos dá ânimo para seguir em frente sempre com a excelência que buscamos junto ao nosso time na empresa”, comentou Bessa.
O terceiro homenageado da noite foi Sérgio Mário Gabardo, presidente do SETCERGS, que iniciou no setor como motorista de caminhão para transportar os produtos produzidos na lavoura da família e posteriormente se tornou sócio-fundador da Transportes Gabardo Ltda. Na ocasião, Sérgio chamou ao palco pessoas importantes de toda sua trajetória no TRC.
“Para mim é uma enorme honra receber essa premiação. Aos que estão ao meu lado, saibam que eu não atingiria esse patamar sem o auxílio de vocês. Atuo também em outros setores, como o de concessionária de veículos e entendo que o nosso segmento, o transporte de cargas, é o grande responsável pelo desenvolvimento de nossa economia”.
Em seguida, foi a vez de Markenson Marques, presidente o Grupo Cargolift e diretor da Fetranspar, receber sua homenagem. Sua empresa, criada ao lado de somente mais um funcionário e um capital de U$ 35.000, possui atualmente 13 unidades pelo país e 28 anos de existência.
“Eu tenho 58 anos e nunca imaginei que, quando fundei a Cargolift com apenas 35 mil dólares, no mês em que completamos 28 anos, estaria recebendo essa homenagem tão importante. É uma honra sem tamanho e uma dupla alegria para mim. Aproveito para compartilhar a missão que carrega a Cargo Lift: Proporcionar melhor qualidade de vida a sociedade instruindo-os no caminho em que devem andar, sobretudo porque nós confiamos em Deus”.
O quinto homenageado da noite foi Riberto Lima, presidente do SETRAM e proprietário da Lima e Lima Transportes. O empresário é pioneiro no transporte de granéis sólidos e também atua nos ramos de construção civil, agronegócio e aditivos para construção.
“Que felicidade. Me sinto extremamente honrado em receber essa homenagem. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao meu pai, que me ingressou nesse caminho do TRC, a todos que se dedicam a esse nosso árduo setor, aos que abriram as portas e me deram a oportunidade de contribuir e também fazer algo pelo nosso segmento. Eu amo o que eu faço”.
Jerônimo Goergen foi o próximo a ser chamado para o palco, para receber a Medalha de Mérito NTC. O Deputado Federal foi autor da Nova Lei do Motorista e relator do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e).
“Assim como todos que falaram aqui, não posso deixar de também mencionar a família. Por mais que seja uma jornada corrida e, muitas vezes, ausente, não somos nada sem eles e sem o apoio que nos impulsiona. Receber uma homenagem tão importante do setor é muito gratificante, ainda mais por, mesmo não fazendo parte diretamente, ser reconhecido como alguém que batalha e apoia da mesma forma. Essa medalha que ponho no meu peito e essa placa, vou levar como compromisso e que, onde eu estiver, lembre que estou ao lado de vocês”.
Em seguida, foi a vez de Marcelo de Holanda Maranhão, presidente do SETCARCE, receber sua homenagem. O empresário, que iniciou suas atividades no transporte rodoviário de cargas em 1998, quando fundo a AM&C Transportes e desde 2015 atua nas entidades de classe, promoveu juntamente com Clóvis Bezerra, uma grande ampliação da representação do segmento de transporte rodoviário de cargas nas esferas estadual e nacional.
“Receber essa homenagem é motivo de muito orgulho para mim. Gostaria de agradecer a minha esposa Valéria e meus filhos e especialmente ao meu parceiro Clóvis Bezerra, que me auxiliou na ampliação do segmento nas esferas estadual e nacional”.
O oitavo homenageado do evento foi o presidente da ABTLP, José Maria Gomes, que possui mais de 30 anos como executivo e empresário no setor de transporte rodoviário de cargas de produtos perigosos.
“Não poderia começar o meu discurso sem prestigiar e agradecer a minha família, o meu sócio e todo o conselho superior da NTC que aprovaram meu nome para receber essa medalha. Aproveito para enaltecer a importância das nossas entidades de classe para a evolução dos empresários do setor de transporte rodoviário de cargas”.
Em seguida, Hélio José Rosolen, presidente da WestCargo foi homenageado pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do TRC no país e essencialmente pelo excelente trabalho realizado na distribuição de vacinas contra a Covid-19 no estado de São Paulo.
“Assim como os demais companheiros, não posso deixar de agradecer a minha família e aos amigos empresários do setor de transporte que fizeram parte da minha trajetória no segmento. Me lembro quando presenciei a primeira entrega da Medalha de Mérito da NTC, e fiquei encantado. Hoje, graças ao trabalho desenvolvido na WestCargo, recebo essa grande homenagem”.
O décimo homenageado da noite foi Lauro Valdívia, Assessor Técnico da NTC&Logística, que atua na entidade desde 2017 e é o principal responsável pela produção das pesquisas pra o desenvolvimento de tabelas e índices que impactam nos custos das empresas de transporte em todo o Brasil.
“Atuo na NTC&Logística há mais de 15 anos, me interessei pelo setor através de uma palestra que assisti na faculdade e após esse período dedicado ao TRC, atuando no desenvolvimento de importantes estudos que impactam o dia a dia das empresas, fico muito feliz de receber essa homenagem. Obrigado presidente Pelucio e conselho superior por aprovarem o meu nome”.
Na parte final do evento, a NTC&Logística homenageou o senhor Neuto Gonçalves dos Reis, que atuou na associação de 1999 até 2019, conduzindo o departamento de custos operacionais da entidade – DECOPE. Neuto é um dos nomes mais respeitados do setor de transporte, e entre as diversas homenagens, ele também recebeu em 2001 a Medalha de Mérito do Transporte – NTC.
“Não mereço tantas homenagens, mas agradeço por todo o carinho que sempre recebi da NTC&Logística”, ressaltou Neuto.
Por fim, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, parabenizou todos os homenageados da noite e agradeceu mais uma vez os presentes, patrocinadores e entidades que fizeram o evento se tornar uma realidade.
Fonte: NTC&Logística
Medidas provisórias trabalhistas são aprovadas pelo Congresso Nacional
Notícias 09 de agosto de 2022
O texto final da MPV nº 1.108/2022 manteve a previsão do contrato individual no teletrabalho, defendida pelo Governo no texto original da Medida Provisória. Além disso, o relatório aprovado define que o trabalho remoto é a prestação de serviço fora das dependências da empresa, de maneira preponderante ou híbrida, não pode ser caracterizada como trabalho externo. Ademais, a forma como será prestado o serviço deverá vir expressamente no contrato individual de trabalho.
Também foram incluídas novas regras na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Quais sejam: os empregadores são dispensados de controlar o número de horas trabalhadas por empregados contratados por produção ou tarefa; a presença do trabalhador no ambiente de trabalho para tarefas específicas, ainda que de forma habitual, não descaracteriza o trabalho remoto; o contrato poderá dispor sobre os horários e os meios de comunicação entre empregado e empregador, desde que assegurados os repousos legais; uso de infraestrutura e ferramentas digitais pelo empregado fora da jornada não constitui tempo à disposição, regime de prontidão ou de sobreaviso, exceto se houver acordo; o regime de trabalho também poderá ser aplicado a aprendizes e estagiários; regime de teletrabalho ou trabalho remoto não se confunde e nem se equipara à ocupação de operador de telemarketing ou de teleatendimento; o empregado admitido no Brasil que pratique teletrabalho fora do país está sujeito à legislação brasileira, exceto em caso de legislação específica ou acordo entre as partes; o empregador não será responsável pelas despesas ao retorno presencial do empregado que mora fora da sede, salvo acordo; terão prioridade no teletrabalho os empregados com deficiência e com filho ou criança de até quatro anos de idade sob guarda judicial.
Por fim, a MPV nº 1.108/2022 determina que o auxílio alimentação seja destinado exclusivamente ao pagamento de refeição em restaurantes ou de gêneros alimentícios comprados no comércio. A medida também proíbe as empresas de receber descontos na contratação de fornecedoras de tíquetes de alimentação.
Já as regras previstas no texto da MPV nº 1.109/2022 valerão para estado de calamidade decretado em âmbito nacional ou estadual e municipal, nesses dois últimos com reconhecimento pelo governo federal. Entre as medidas previstas estão a possibilidade de aplicação do teletrabalho, a antecipação de férias individuais e a concessão de férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados, de banco de horas e, por fim, a suspensão da exigibilidade dos recolhimentos do FGTS.
A MPV inclui trabalhadores rurais, domésticos e temporários urbanos, além de aprendizes e estagiários. O prazo de adoção das medidas alternativas será estabelecido em ato do Ministério do Trabalho e Previdência e poderá chegar a 90 dias, com possibilidade de prorrogação enquanto durar o estado de calamidade pública decretado.
Os projetos de lei de conversão oriundos das medidas provisórias foram aprovados pelo Senado Federal conforme os textos já aprovados pela Câmara dos Deputados. As matérias serão enviadas para sanção presidencial.
Fonte: CNT
Projeto de lei torna obrigatória a construção de pontos de descanso para caminhoneiros em rodovias
Notícias 09 de agosto de 2022
Mesmo estando previstos na Lei 13.103/15, também conhecida como “Lei dos Caminhoneiros”, A falta de pontos de parada e descanso (PPD) nas rodovias brasileiras segue sendo um dos principais desafios do transporte rodoviário de cargas.
Com o objetivo de reverter essa realidade e garantir maior comodidade aos profissionais do volante, o Deputado Federal Ney Leprevost (UNIÃO/PR), apresentou na última quinta-feira, 4 de agosto, o Projeto de Lei (PL) nº 2161/2022. A proposta torna obrigatória a construção de pontos de parada e descanso (PPD) em todas as rodovias estaduais e federais privatizadas.
Ao contrário do que se imagina, a proposta não abrangerá apenas as novas concessões rodoviárias. Segundo a redação da PL, se aprovado, os contratos de concessão vigentes deverão ser atualizados em até 180 dias e consequentemente passarem a contar também com a determinação de construção dos PPD’s.
“A presente proposta visa dar efetividade ao disposto nas Leis nº 12.619, de 30 de abril de 2012, e nº 13.103, de 2 de março de 2015, popularmente conhecidas como “Lei dos Caminhoneiros”, tratam sobre o exercício da profissão de motorista profissional de transporte de cargas e de passageiros com especial enfoque no regramento da jornada de trabalho e do tempo de direção”, justifica o parlamentar.
Aprovação da proposta
Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.
Confira na íntegra o PL 2161/2022: CLIQUE AQUI
Fonte: Caminhões e Carretas
Selic chega a 13,75% e traz desafios para os transportadores
Notícias 05 de agosto de 2022
Para o transportador, essa dinâmica é preocupante porque torna o crédito mais caro e tende a reduzir a oferta de recursos para a atividade produtiva, uma vez que a rentabilidade de investimentos financeiros, como os títulos públicos, se torna relativamente mais atrativa. Soma-se a isso o fato de que a alta da Selic também afeta a decisão de investimento dos empresários e de alocação dos recursos por parte dos investidores.
Outras consequências da elevação da taxa de juros são o aumento do custo de rolagem da dívida pública e o comprometimento da capacidade de investimento do governo em infraestrutura. A elevação da taxa de juros tem sido adotada como forma de conter o processo inflacionário.
Não há consenso no mercado quanto ao fim do ciclo de aperto monetário. Tendo em vista o cenário desafiador e que, nacionalmente, ainda contará com possíveis novos complicadores advindos do período eleitoral, o relatório Focus tem revisto suas expectativas. O boletim do Banco Central aponta uma inflação de 7,15% ao final de 2022. Para 2023, o Focus aponta inflação em 5,33%, superior ao consenso registrado nas semanas anteriores.
Confira a íntegra do Radar CNT do Transporte
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
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