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Pressão inflacionária no mundo deve afetar economia brasileira, inclusive o setor de transporte
Notícias 05 de agosto de 2022
Inflação alta, aumento de juros e repercussões de conflitos internacionais são os principais desafios das economias mundiais. Este é o cenário em diversos países que estão sofrendo com essas taxas crescentes. Para o Brasil, o cenário não é diferente, embora a pressão inflacionária no momento seja menor, em decorrência da redução de impostos incidentes sobre combustíveis e energia e da taxa de desemprego ainda elevada. O tema foi abordado na palestra Macroeconomia no Brasil e no Mundo, Recessão Global e Eleições 2022, realizada nesta semana pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
As análises foram apresentadas pelo especialista em análise macroeconômica da LCA Consultores, Mauro Schneider. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Economia pela Fundação Getulio Vargas, Schneider falou para representantes do setor de transportes.
“Estamos diante de um processo já razoavelmente claro de redução do ritmo de crescimento econômico mundial. Processo que vai se estender por algum tempo. A alta da inflação está tirando o poder aquisitivo das famílias e provocando alta de juros, o que, de forma combinada, gera desaquecimento econômico”, ressalta Schneider.
Nos Estados Unidos, o que causa apreensão são fatores como mercado de trabalho aquecido (com taxa de desocupação historicamente baixa), o que deve pressionar os salários e o preço dos produtos no país. As medidas adotadas para controlar a inflação, sobretudo a elevação da taxa de juros, podem ter impacto em todos os países, especialmente sobre a taxa de câmbio e o custo de produção de insumos e produtos importados.
As perspectivas de redução do crescimento mundial trazem preocupações para o setor transportador, uma vez que o mercado externo é bastante relevante para a geração de receitas das empresas de transporte.
Schneider destacou que o próximo governo deverá dar mais atenção à aprovação das reformas estruturantes (administrativa e tributária), para garantir a sustentabilidade fiscal e dar previsibilidade aos investimentos públicos. Apenas assim será possível ao transportador sofrer menos com a falta de investimento em infraestrutura e contar com melhor estabilidade no ambiente de negócios. Esse panorama pode igualmente contribuir para que o governo federal recupere a capacidade de investir, uma vez que a perspectiva é de enfraquecimento econômico no início do próximo ano, o que dependerá das tomadas de decisão do próximo governo.
Assista ao vídeo: cnt.org.br/lca
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Estudos do Decope indicam que a inflação no TRC explodiu
Notícias 05 de agosto de 2022
Seguindo a sistemática de apuração dos índices que indicam o impacto da variação dos preços dos insumos do serviço de transporte rodoviário de carga, o DECOPE registrou nos últimos doze meses os maiores índices de inflação média para o segmento de carga lotação (INCTL) desde a criação deste índice pela NTC em 2003. Já para o segmento de transporte de cargas fracionadas (INCTF) o valor também é histórico, o maior dos últimos 26 anos (superado apenas pelos números iniciais de 1995).
O acumulado de 12 meses do INCTL alcançou 31,05% em junho de 2022, sustentado pelos 63% de aumento do diesel (S10). Nos 12 meses o INCTF teve um acumulado de 17,60%.
Contribui de forma significativa os aumentos, nos últimos 12 meses, dos principais insumos utilizados pelo setor, além do combustível: aditivo Arla32 70,1%, veículos 31,2%, rodagem 19,3%, aluguéis 10,3% etc.
É importante observar que estes valores do INCT se referem apenas a inflação dos últimos 12 meses, não reflete a defasagem do frete que não só persiste, e é reflexo do aumento fora do normal dos insumos pós Pandemia.
Ainda preocupa a falta do recebimento dos demais componentes tarifários, tais como frete-valor que está relacionado aos custos dos riscos legais da atividade e o GRIS que remunera os custos inerentes às medidas de combate ao roubo de carga e os custos decorrentes dele.
Cabe lembrar que muitas vezes os custos adicionais, decorrentes de serviços eventuais tais como: devolução, reentrega, permanência de carga entre outros, são superiores ao próprio frete peso. Uma situação que precisa ser tratada adequadamente pelo mercado rapidamente.
Concluindo, o momento é difícil, pois o setor tem que enfrentar uma corrida para repassar os aumentos frequentes que está sofrendo (foram 4 anúncios de reajuste da Petrobras em 6 meses) e, além disso, teremos uma campanha eleitoral, copa do mundo, alta dos juros, ameaça de recessão no mundo e, para piorar uma guerra na Europa. Agravando ainda mais a situação, verifica-se que, mesmo os insumos estando com valores altos, boa parte deles não são encontrados no mercado e, além disso, persiste a condição onde muitos transportadores não conseguiram reajustar seus fretes adequadamente comprometendo bastante o caixa das empresas, razão pela qual, o alerta tem caráter vital para a preservação da saúde financeira e da capacidade de investimento das empresas do setor.
Portanto, é aconselhável e prudente que o transportador e seus contratantes negociem o repasse da inflação do período e das defasagens anteriores, a fim de manter o equilíbrio de seus contratos, a manutenção da qualidade e a garantia dos serviços de transporte de forma sustentável.
São Paulo, 4 de agosto de 2022.
Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
Fonte: NTC&Logística
Conet discute as mudanças e os desafios do transporte no último semestre
Notícias 05 de agosto de 2022
Na cerimônia de abertura, após a apresentação do Hino Nacional, o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, agradeceu pela presença de todos os participantes e ressaltou: “É uma grande alegria e agradecemos a Deus por, após dois anos e meio, retornarmos ao evento presencialmente”.
Antes de adentrar aos temas programados, Pelucio aproveitou para destacar alguns pontos que ainda demandam das entidades de classe: “A implementação do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), o Tanque Suplementar e o problema do Seguro Obrigatório do TRC estão presentes em nossa organização. Também estamos iniciando este mês com diversas demandas no modo ‘participação social’, junto à ANTT, para Vale Pedágio Obrigatório, o Transporte Internacional de Cargas – TRIC – e a implementação do novo RNTRC”.
“São diversos temas que as nossas entidades, sob o ‘guarda-chuva’ da nossa entidade maior, a CNT, temos de nos manter unidas para sugerir, sempre que possível, sugestões de melhoria para o setor”, finaliza o presidente.
Em sequência, Eduardo Rebuzzi, presidente da sessão de cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT), representando o presidente Vander Costa, seguiu: “Agradeço por estar presente neste tradicional evento da NTC, realizado duas vezes por ano, com todos que atuam no segmento, defendendo o que é de direito e fazendo com que as atividades do transporte se desenvolvam. Aproveito para parabenizar todas as mulheres pelo trabalho que estão realizando para ampliar o setor.”
Após, Carlos Panzan, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp), entidade anfitriã, evidenciou a questão da capacitação de profissionais para o segmento: “O Sest Senat vem trabalhando muito para isso e nós, das entidades, temos que valorizar como ele é importante para a qualificação profissional. Contudo, acredito que devemos trabalhar muito mais nas nossas entidades e nas nossas empresas para reverter essa escassez e incluir a participação de mulheres na condução de veículos”.
Panzan conclui: “Nós firmamos um acordo aqui no Estado de São Paulo, com o apoio da NTC, da CNT e do Governo, em que o SEST SENAT de São Paulo está treinando 14 mil pessoas que estão fora do mercado de trabalho. É muito importante para o nosso setor”.
O deputado federal Jerônimo Goergen apontou a precisão em debater sobre o que o setor de transporte precisa para os próximos anos. “Muitos se dizem defensores do transporte, mas há poucos que realmente estão atentos ao TRC”.
Alfredo Martinelli, superintendente executivo substituto da Polícia Rodoviária Federal, afirmou a relevância do Conet: “Evento significativo para a economia nacional e para o setor de transporte no Brasil. Satisfação enorme em estar presente. Contem sempre com a Polícia Rodoviária Federal, nós estamos a favor do País e trabalhando em prol do cidadão, do empresário e do poder público nacional”.
O Secretário Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, abordou a aprovação do Senado sob a Medida Provisória (MP 1112/2022), que destina recursos para renovar a frota brasileira de ônibus e caminhões. “Precisamos investir em infraestrutura, pois isso agrega em curto prazo e movimenta cerca de 60% da economia”.
Palestras
Iniciando as palestras, Camilo Adas, Presidente do Conselho da SAE Brasil, retratou como as mudanças climáticas estão atingindo níveis preocupantes no mundo, e quais métodos estão sendo desenvolvidos para mudar a descarbonização da mobilidade no país por meio da substituição dos veículos convencionais para elétricos.
“No Brasil, em média, 16,2% das emissões de CO² vêm do setor de transporte. Precisamos pensar no que iremos fazer para isso mudar no futuro, uma vez que a matriz intermodal brasileira tem forte influência diretamente no setor rodoviário. A estratégia para diminuição das emissões são os avanços dos veículos elétricos, biocombustíveis ou combustíveis renováveis”, diz Adas.
Logo após, Thiago Angelis, economista do Banco Bradesco, analisou detalhadamente sobre o panorama da economia brasileira e internacional. “A economia global enfrenta diversos desafios, com a inflação elevada desde 2020. Quando a inflação está elevada, os bancos centrais aumentam as taxas de juros, e isso está acontecendo devido às altas tensões do conflito no leste europeu, porém as perspectivas para 2023 são de desinflação na economia, com o Banco Central reduzindo os juros.
Thiago complementa: “Entretanto, já estamos observando desde o primeiro semestre uma economia brasileira bastante resiliente, com um cenário que se beneficiou muito com a reabertura plena da economia, e notamos que o setor de serviços teve uma recuperação forte, bem maior que as perspectivas feitas lá atrás pelos economistas”.
Por fim das palestras, o Assessor Técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, explicou sobre os custos do transporte rodoviário de cargas, por meio do índice de variação do Índice Nacional de Custos dos Transportes INCT, que mede a inflação do setor.
“Nos últimos 18 meses, a variação dos principais insumos aumentou. Os veículos subiram, em média, 42%, o custo de mão de obra 12,5% e o combustível dobrou em relação ao ano anterior, chegando a 104%. Mas isso também depende de como esses veículos operam, é muito difícil afirmarmos um número que representa o setor como um todo. Quando analisamos os veículos pesados, como o rodoviário, que consome muito, o predomínio do custo é o combustível”.
Lauro termina: “É importante observar que estes valores do INCT se referem apenas à inflação dos últimos 12 meses, não reflete a defasagem do frete que não só persiste, mas é reflexo do aumento fora do normal dos insumos pós-pandemia”.
Finalizando o primeiro dia da segunda edição do Conet&Intersindical 2022, Gildete Menezes, secretária do Conet e assessora jurídica da NTC&Logística, apresentou aos convidados o Comunicado Conet.
Ao encerrar o primeiro dia de atividades, foi feita a foto oficial do evento com todos os participantes e outra com as mulheres.
O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
Fonte: NTC&Logística
Indústria cresce em faturamento, emprego e salário, diz CNI
Notícias 04 de agosto de 2022
Segundo a entidade, os dados refletem um ambiente econômico mais favorável para a indústria de transformação, que atingiu o ponto mais alto de 2022.
De acordo com a pesquisa, a indústria de transformação ainda enfrenta gargalos que dificultam o aumento da produção. Entretanto, na medida em que a atividade econômica se recupera, a indústria tem obtido avanços graduais.
Os Indicadores Industriais apontam uma alta do faturamento real da indústria de transformação de 0,9% em junho, na comparação com maio. Este foi o segundo aumento consecutivo, levando o índice para o maior patamar do ano.
Segundo os dados, o faturamento chegou ao mesmo nível de um ano atrás, ficando apenas 0,1% abaixo do índice de junho de 2021.
O emprego industrial avançou 0,4% na comparação com maio, acumulando a segunda alta consecutiva depois de três meses de quedas moderadas. Em relação a junho do ano passado, o crescimento é de 2%.
Salários
Outro dado positivo foi o aumento de 2,4% entre junho e maio da massa salarial da indústria de transformação, que chegou ao seu ponto mais elevado desde março de 2020. Na comparação com junho do ano passado, a alta foi de 2,5%.
Também houve alta, em junho de 2022, no rendimento médio real dos trabalhadores da indústria – 1,9% em relação a maio. Com esse crescimento, o índice atingiu o nível mais alto do ano, chegando próximo ao patamar do primeiro semestre de 2021. Na comparação com junho do ano passado, o rendimento médio cresceu 0,5%.
A pesquisa mostra ainda que as horas trabalhadas na produção se mantiveram estáveis em junho após o avanço de maio. Com a estabilidade, o índice se mantém em patamar próximo ao do começo de 2022 e acima do praticado em 2021. Na comparação com um ano atrás, o crescimento foi de 3,8%.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), por sua vez, registrou queda em relação a maio, embora permaneça em nível elevado, de 80,4%. O recuo mensal foi de 0,3 ponto percentual. Já na comparação entre junho de 2022 e o mesmo mês de 2021, o indicador caiu 1,5 ponto percentual.
Fonte: Metrópoles
Curso voltado para a governança no setor de transporte tem aula inaugural
Notícias 04 de agosto de 2022
O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, foi o responsável por dar boas-vindas à turma e exaltou a importância da temática a ser trabalhada ao longo de seis meses de encontros e dinâmicas. “A governança estruturada é a base de tudo. Sem ela, nenhuma organização consegue produzir riqueza de forma sustentável. Estamos falando sobre a cultura e as práticas que vão garantir a longevidade de um empreendimento. Reforço, ainda, a necessidade de se observar a agenda ESG. Cada vez mais, as boas práticas ambientais, sociais e de governança serão usadas como critério para obter recursos, fechar contratos e participar de licitações”, disse.
O ministro do TCU e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes, compôs a mesa de abertura e proferiu a palestra “Os avanços da governança no Brasil e o papel do TCU”. Em sua fala, o ministro falou sobre os esforços institucionais que culminaram com o advento do decreto n.° 9.203, de 2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
“Que a gente possa disseminar uma política de governança e que ela possa repercutir também nos estados. Na verdade, é preciso que haja uma sincronização entre estados, municípios e União para que possamos pensar a nação a longo prazo, em 2050, por exemplo. Sem governança, não há perspectiva de deixar legado. Por isso, nós, no TCU, criamos secretarias especializadas, criamos indicadores de governança e continuamos trabalhando para orientar os administradores públicos”, afirmou.
Promovida pelo SEST SENAT, a formação faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte e teve o conteúdo idealizado pelo IGCP (Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público). Representando a instituição de ensino, estiveram presentes Dinaura Tedesco, diretora de Ensino e Projeto do IGCP, bem como os coordenadores do curso, os professores José Luís Vidal e Marcio Lima Medeiros.
Como representante do MInfra (Ministério da Infraestrutura), o secretário Bruno Eustáquio ressaltou o trabalho da pasta em consolidar, internamente, uma cultura de governança que acabou se tornando uma “vitrine para a Administração Pública”, como definiu. “Se eu pudesse resumir a governança bem consolidada em uma palavra, eu diria que é um constrangimento. A governança otimiza processos e, eventualmente, cria constrangimentos a aventureiros que queiram flertar fora de seus domínios”, ponderou.
Durante a abertura, houve o lançamento do livro “Governança, riscos e performance sob enfoque da infraestrutura de transportes”, de autoria do professor Marcio Lima Medeiros e do ex-secretário de Transportes Terrestres, Marcello Costa, que estava presente. Também prestigiaram o evento o diretor presidente da Valec, André Kuhn; o secretário executivo adjunto do Ministério do Meio Ambiente, Daniel Catelli; o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Luís de Souza; entre outras autoridades.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Entidades do setor produtivo criticam alta da Selic
Notícias 04 de agosto de 2022
Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) classificou o aumento da Selic de “equivocado”. Para a entidade, o fato de os juros estarem 7,8% acima da inflação esperada para daqui a 12 meses indica que a elevação foi exagerada.
“A CNI entende que, neste momento, o novo aumento da taxa de juros é dispensável para o combate da inflação e trará custos adicionais desnecessários para a atividade econômica, com reflexos negativos sobre consumo, produção e emprego”, afirmou, em nota, o presidente da confederação, Robson Andrade.
Para a CNI, o Banco Central (BC) não precisaria aumentar os juros porque medidas recentes, como a redução de impostos sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicação e transporte coletivo estão fazendo a inflação cair. “Para julho e agosto, inclusive, a expectativa é de deflação”, destacou a entidade no comunicado.
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) informou, em nota, que “considera inadequada a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros para 13,75% ao ano. Ainda que desde março de 2021 a taxa Selic venha sofrendo consecutivos aumentos na tentativa de frear o consumo, as expectativas com relação à inflação a frente seguem desancoradas.”
O comunicado diz ainda que o desajuste no nível de preços da economia não é um fenômeno exclusivamente de demanda, mas sobretudo de restrição de oferta. “A dinâmica inflacionária é, em larga medida, resultado da desorganização das cadeias globais de produção, provocada pela pandemia de covid-19 e potencializada pelos impactos derivados da guerra na Ucrânia. Os choques repercutiram, sobretudo, na alta dos preços dos insumos e matérias-primas.”
Segundo a entidade, o aumento consecutivo da taxa Selic não apenas sacrifica o setor produtivo, que ainda convive com efeitos da alta de custos, mas também eleva a dívida pública. “Em um momento em que o mundo atravessa período de elevada incerteza, alimentada por guerra, covid-19 e risco de recessão, é imprescindível a adoção de uma política monetária mais moderada, que esteja atenta aos desafios do crescimento econômico nos próximos anos”, informou o comunicado.
A Firjan alertou também sobre a necessidade de manutenção de uma gestão fiscal responsável durante o ano de eleições. “A busca pela aprovação de reformas estruturais gerará um ambiente de maior credibilidade, viabilizará a realização de investimentos em setores estratégicos da economia e contribuirá para a estabilidade de preços no longo prazo.”
Fonte: Agência Brasil
São Paulo sedia nesta quinta a segunda edição do ano do Conet&Intersindical 2022
Notícias 04 de agosto de 2022
Com mais de 50 anos de história, o evento acontece semestralmente para publicar os resultados acumulados do frete e para debater as principais dificuldades enfrentadas pelos protagonistas do setor. A programação é dividida em duas etapas, uma para cada dia de evento: a Conferência Nacional dos Estudos em Transportes, Tarifas e Mercado (CONET) e o Intersindical.
A primeira se dedica à divulgação de pesquisas e de análises a respeito dos cenários macroeconômico, político e social do país.
De acordo com o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “o CONET&Intersindical é um evento que temos, enquanto entidade, muito orgulho de produzir, pois as informações e as propostas que trazemos no dia afetam diretamente os negócios e todos os segmentos do país. Por isso, realizamos uma escolha criteriosa de palestrantes e de temas a serem levantados e cuidamos com atenção da programação de recepção dos participantes do evento”.
A pauta principal será a exibição dos resultados da pesquisa produzida pelo Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da entidade sobre os índices de custos no transporte. Conduzido por técnicos da área, o levantamento leva em conta as alterações nos preços dos combustíveis, dos pedágios, dos seguros e da compra de caminhões, de autopeças e de pneus, entre outros.
Essas informações apresentam aos empresários uma base da evolução dos gastos envolvidos no transporte e na logística. Assim, são capazes de reavaliar os seus contratos e a condução dos seus negócios visando à sustentabilidade e à rentabilidade das organizações.
Depois dos acontecimentos nos dois dias, haverá a entrega da Medalha de Mérito do Transporte – NTC 2022. A premiação homenageia as pessoas físicas e jurídicas que realizam ações em prol do desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas. Os contemplados pela honraria foram escolhidos pelo comitê formado pelos ex-presidentes da entidade.
Neste ano, serão agraciados o assessor técnico da NTC&Logística, Antônio Lauro Valdivia; o deputado federal, Jerônimo Goergen, o presidente da West Cargo, Hélio José Rosolen; o fundador da TransJordano, João Bessa; o presidente da ABTLP, José Maria Gomes; o presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão; o fundador da Cargolift, Markenson Marques; o presidente do SETRAM, Riberto Lima; o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo; e o presidente do Sindicarga, Sílvio Ferreira de Carvalho Junior.
“Com certeza essa edição será um sucesso e mais que especial, principalmente pelo fato de reunir os empresários de todo o Brasil para discutirmos o setor, seus desafios e também nos confraternizarmos com todas as atividades que preparamos”, finalizou Pelucio.
A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir.
CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022
12h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura CONET
1. Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL
2. Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023
Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco
3. Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC
Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística
4. Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas
Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT
5. Discussões / Sugestões / Encaminhamentos
18h00 – Encerramento
20h30 – Jantar
INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022
08h30 – Abertura Intersindical
09h00 – Painel Roubo de Cargas
Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística
1. Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas
Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública
2. Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga
Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI
3. Debatedores
Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF
Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro
Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP
12h30 – Intervalo para Almoço
14h00 – Retorno Intersindical
4. Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022
Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística
5. Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios
Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM
6. Tecnologia para Lidar com Multas do TRC
Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot
7. Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC
Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura
17h00 – Encerramento
20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC
O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
Fonte: NTC&Logística
Sest Senat convida empresas do setor para um momento de conexão
Notícias 04 de agosto de 2022
O Conexão RH é um projeto nacional, direcionada ao setor transportador e cujo propósito é justamente fortalecer a gestão de Recursos Humanos que enfrenta, já há alguns anos, inúmeros desafios para fazer frente a um mundo em transformação. Por meio de workshops que conectam o Sest Senat e as empresas, o projeto promove a exposição e a análise de temas relevantes para o mundo corporativo.
Com foco em integração, cooperação e no desenvolvimento, o evento também propicia aos gestores de Recursos Humanos a oportunidade de compartilharem boas práticas, experiências, ferramentas de RH e insights importantes para o mundo dos negócios.
“Queremos estar cada vez mais próximos do setor, dos profissionais, e o RH é um setor determinante nisso. Daí a ideia do projeto, mostrar o quanto podemos fazer pelas empresas, pelos trabalhadores, afinal somos parceiros! Os gestores das cinco unidades capixabas pensaram num evento muito bacana e estamos apostando alto neste encontro”, adianta o Supervisor do Conselho Regional do Sest Senat, Marco Antonio Rocha.
Durante o evento, Rocha vai gravar para o Podcast Resenha do Bruno, que conta, ainda, com Pâmela Santos. A pauta do bate-papo? O trabalho da instituição que existe para e pelo setor.
Outro destaque será o Talk Show com a gestora da Viação Pretti, Suiani Passos. A conversa vai girar em torno do relacionamento da empresa com as unidades capixabas. “A Viação Pretti é uma antiga parceira do Conselho Regional e consideramos fundamental colocar uma gestora do setor falando sobre o que fazemos e tudo o que podemos oferecer pelo maior desenvolvimento do setor como um todo”, destaca Rocha.
Mas o ponto alto do Conexão RH promete ser a minifeira que será montada na antessala do auditório, com demonstração dos serviços e cursos oferecidos.
Você vai ter a coragem de perder este momento?
Serviço:
Conexão RH
Quando: 11 de agosto
Onde: Antessala e auditório do Setpes, em Vitória
Horário: Das 9 às 12 horas
Faça sua inscrição por este link: https://forms.office.com/r/wvvsyvDMQP
Governo reduz IPI de produtos fabricados no Brasil
Notícias 03 de agosto de 2022
Segundo o governo, o decreto cumpre decisão judicial (ADI 7153) que determinou a preservação da competitividade dos produtos produzidos na Zona Franca.
De acordo com o Ministério da Economia, o decreto dá segurança jurídica para a redução do IPI.
“Ao detalhar os produtos que terão suas alíquotas alteradas, a nova edição esclarece a correta aplicação do IPI sobre o faturamento dos produtos industrializados, garantindo segurança jurídica e o avanço das medidas de desoneração tributária. O texto também apresenta tratamento específico para preservar praticamente toda a produção efetiva da ZFM, levando em consideração os Processos Produtivos Básicos.
A medida também traz redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis. “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia.
O ministério explicou ainda que, com o decreto, serão beneficiados produtos nacionais e importados, além de provocar reflexo positivo no Produto Interno Bruto (PIB), com a redução do custo Brasil e maior segurança jurídica. “Espera-se ampliar a competitividade da indústria, com menos impostos e aumento da produção”.
O IPI é um imposto federal que incide sobre cerca de 4 mil itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização (beneficiamento, transformação, montagem, acondicionamento ou restauração). Com caráter extrafiscal (tributo regulatório), o IPI pode ser usado para fomentar um setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas para que mais produtos produzidos pelo setor sejam vendidos.
Fonte: Agência Brasil
Curvelo em Minas Gerais irá ganhar unidade do Sest Senat
Notícias 03 de agosto de 2022
A nova unidade fica na região do bairro Bela Vista, às margens da BR-135, em um terreno de 10 mil metros quadrados. A edificação possui 5 mil metros quadrados, ampla, moderna e equipada com tecnologia de ponta, geração de energia por meio de usina fotovoltaica, captação e reaproveitamento de água e auditório multifuncional.
Como nas demais unidades do SEST SENAT, serão oferecidos aos trabalhadores do transporte, seus dependentes e comunidade serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, qualificação profissional, bem como serão desenvolvidas diversas campanhas de promoção social, responsabilidade socioambiental e de saúde preventiva.
Jorge Washington Junior, gerente da unidade em Curvelo, comemora o benefício que a população em geral e os trabalhadores em transporte receberão com os novos serviços oferecidos e destaca os esforços feitos pela então supervisora do Conselho Regional de Minas Gerais, Eliana Waléria Costa, para a construção da unidade na região. “A Eliana trabalhou muito para oferecer melhor estrutura aos usuários do sistema. Unidades que anteriormente funcionavam em postos de gasolina, ganharam espaço próprio, como foi o caso de Curvelo”, relembra.
A nova unidade fica na Avenida Dalton Moreira Canabrava, n° 1153. Bairro Bela Vista. Curvelo-MG (antiga loja Carinhanha).
Fonte: SEST SENAT
Caminhões Mercedes-Benz Atego e Accelo são eleitos campeõe de revenda
Notícias 03 de agosto de 2022
A linha Atego foi a grande premiada, com três caminhões em evidência. Os modelos Atego 2426 6×2 e Atego 3030 8×2 conquistaram a certificação entre semipesados. Já o Atego 2730 6×4 teve o melhor resultado na categoria dos pesados até 400 cv. Mais uma vez, o Accelo 1016 é eleito entre os caminhões leves.
“A escolha do Atego e do Accelo como campeões de revenda da Frota&Cia demonstra que quem compra um veículo Mercedes-Benz obtém um excelente produto em força, desempenho, durabilidade, conforto, tecnologia e segurança”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de um produto de reconhecida qualidade e rentabilidade, terão uma solução completa para suas demandas, graças a um amplo e diversificado portfólio de peças e serviços.”
Em reconhecimento a essa conquista, a Mercedes-Benz do Brasil será homenageada com a Placa Comemorativa alusiva à Certificação. Além de figurar com destaque na edição especial da Frota&Cia.
Atego se destaca pela versatilidade no transporte e logística
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista.
“Os caminhões médios e semipesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias”, complementa Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas aplicações, ganhando, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas.”
Accelo é equipado com motor mais robusto do mercado
Reconhecido pela versatilidade, os caminhões Accelo são destinados para cumprir tarefas urbanas ou mesmo pequenas viagens intermunicipais, além de curtas distâncias rodoviárias.
O Accelo conta com avançados recursos para enfrentar o dia a dia das ruas e avenidas de grandes cidades, como sistema de controle de tração, assistente de saída em rampa e, no caso da versão automatizada, dispositivo que identifica a inclinação da pista para trocas de marchas mais adequadas em função do peso.
A linha Accelo oferece produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos.
Prêmio aponta o melhor valor de revenda após três anos de uso
Iniciativa da Frota&Cia, a certificação “Campeão de Revenda” busca auxiliar fabricantes, distribuidores de veículos e administradores de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, por ocasião da compra, venda ou avaliação de qualquer caminhão ou utilitário oferecido no País.
A premiação baseia-se em números e informações do mercado, sendo, portanto, próxima da realidade do segmento de veículos comerciais. Esse reconhecimento dá maior segurança e confiabilidade na hora da escolha do veículo adequado para cada demanda do transportador.
Os vencedores de cada categoria são os que apresentam a menor desvalorização de preço no período de três anos, com base nas informações da Tabela FIPE.
Fonte: Mercedes-Benz
Mercado de trabalho nos segmentos de transporte avança em 2022
Notícias 03 de agosto de 2022
Os segmentos rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso são os principais exemplos desse bom desempenho. Ambos saíram de um patamar negativo e voltaram a empregar mais do que demitir. O saldo acumulado em 2022 para o rodoviário urbano de passageiros e o rodoviário de longo curso é, respectivamente, de 3.913 e 620 vagas ocupadas. O resultado contrasta com o desempenho dos dois modais no primeiro semestre do ano passado, quando amargavam o fechamento de 19.545 e 7.814 vagas.
Outro bom resultado foi registrado pelo setor aéreo de passageiros, que se encontra com 1.668 vagas acumuladas neste semestre. No mesmo período do ano passado, o segmento havia perdido 255 vagas. O transporte metroviário de passageiros e marítimo de cabotagem também alcançaram resultados positivos, saindo, respectivamente, de -276 e -191, no primeiro semestre de 2021, para 41 e 198, no mesmo período em 2022, considerando o saldo entre admissões e desligamentos.
Os apontamentos da Confederação levam em conta as informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O objetivo da análise da CNT é disponibilizar informações aos transportadores sobre o panorama e a situação das ocupações no setor, além de facultar às empresas do transporte e à sociedade opções para consulta dinâmica sobre emprego por meio de um painel interativo. O material da CNT tem sido uma fonte significativa de referência.
Confira os detalhes no Radar CNT do Transporte – Caged junho 2022
Acesse também o Painel CNT do Emprego no Transporte
Fonte: Agência CNT de Notícias
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