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Adiamento de meta ambiental pode reduzir valor de diesel e gasolina, dizem especialistas

Notícias 22 de julho de 2022

A possibilidade de adiar o cumprimento de metas ambientais pelas distribuidoras de combustíveis, após uma recomendação do governo federal, pode provocar uma redução no preço do diesel e da gasolina. É isso que afirmam fontes do setor ouvidas pela CNN.

Segundo essas fontes, sem a necessidade imediata de pagar por créditos de carbono neste momento, as empresas têm menos custos de operação e devem repassar isso ao consumidor. Assim, em cerca de duas semanas, os brasileiros podem começar a sentir uma queda de R$ 0,07 nos dois combustíveis.

O Comitê RenovaBio, formado por membros de diversos ministérios e da Agência Nacional do Petróleo, orientou a prorrogação do prazo para que distribuidoras de combustíveis possam atingir a meta de Créditos de Descarbonização (CBIOs). O limite, que hoje é anual, seria levado para o fim de 2023, ou seja, 24 meses.

Distribuidoras de combustíveis fósseis devem comprar esses créditos, emitidos por usinas de biocombustíveis, especialmente etanol, para compensar a emissão de gases do efeito estufa.

A recomendação foi anunciada após o preço dos CBIOs terem um salto no preço. “A medida está inserida no contexto atual do estado de emergência no Brasil, decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais dela decorrentes, reconhecido pelo Congresso Nacional na última quarta-feira”, divulgou o Comitê RenovaBio.

Em junho de 2020, o crédito era comprado a R$ 15. Já em junho desse ano, chegou a ser encontrado a R$ 209, segundo dados do Observatório da Cana, que reúne os números da B3. Após a divulgação da possibilidade de mudança no prazo, o valor caiu para R$ 123 na terça-feira (19).

Segundo fontes ouvidas pela CNN, quando um CBIO passava de R$ 200, o impacto no preço dos combustíveis ao consumidor era de R$ 0,15 por litro. Com a queda, espera-se uma redução de R$ 0,07 no médio prazo, podendo chegar a R$ 0,10, se o valor continuar caindo.

Cada CBIO equivale a uma tonelada de gás carbônico. O Crédito de Descarbonização é uma medida adotada pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), criada para cumprir os compromissos assumidos pelo Brasil na COP 21, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima.

Questionado sobre como essa recomendação será avaliada e incorporada, o Ministério de Minas e Energia disse que “a forma de implementação da medida será verificada em momento oportuno.”

A expectativa é que a decisão seja referendada pelo Conselho Nacional de Política Energética, (CNPE), presidido pelo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.

Emissores de CBIO devem questionar recomendação no CNPE

Se a medida anima as empresas distribuidoras de combustíveis, ela incomoda os emissores de CBIOs. O presidente da Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), principal entidade que reúne os certificadores, Evandro Gussi, afirmou que deve se manifestar contrariamente à prorrogação no CNPE.

Para Gussi, a medida precisa passar por consulta pública. “A gente não vê sustentação legal, amparo legal. Para nós, fica claro que o cumprimento dessas metas deve ser feito anualmente. E nós estamos falando de metas ambientais. Postergar isso não me parece adequado”, declarou.

A alta no preço dos CBIOs fez o Ministério de Minas e Energia solicitar uma investigação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre “possível infração à ordem econômica praticada nas negociações do ativo”.

O presidente da Única afirma que não vê irregularidades e que o preço segue o movimento de mercado, com flutuações diante da liberdade de negociação dos CBIOs.

“Quando o CBIO estava em R$ 29, nós não fizemos reclamação de que estava muito baixo, mesmo diante dos nossos custos. O preço é um mecanismo de mercado, a gente tem hoje um governo liberal, que gosta do processo econômico ortodoxo, ou seja, que respeita a livre organização do mercado”, colocou.

Fonte: CNN Brasil

Sest Senat realiza mais uma mobilização e abre as portas das suas unidades para comemorar o Dia do Motorista

Notícias 22 de julho de 2022

Os motoristas profissionais contribuem para movimentar 60% das cargas no Brasil. Além disso, são eles que realizam entregas, transportam pessoas doentes para os hospitais, deixam e buscam as crianças nas escolas e nos ajudam a chegarmos ao nosso destino para que possamos cumprir as nossas tarefas diárias. Para reconhecer todo esse esforço e celebrar o Dia do Motorista, comemorado em 25 de julho, o Sest Senat promoverá duas grandes ações.

Nos dias 23 e 24 de julho, será realizada a primeira edição do Sest Senat de Portas Abertas. As unidades do Sest Senat, em todo o País, contarão com uma programação especial para receber os motoristas e seus familiares. Na oportunidade, eles poderão conhecer os serviços da instituição, receber dicas de saúde e ter um momento de descontração e felicidade.

Procure a unidade mais próxima e conheça a programação. Algumas unidades farão a ação nos dois dias e outras, em apenas um dos dias. Fiquem atentos!

Vale lembrar que as portas das unidades estão sempre abertas para os trabalhadores do transporte e seus familiares. Nelas, eles encontram atividades de esporte e lazer para todo mundo, capacitação profissional e atendimento de saúde em diversas áreas, como nutrição, odontologia, fisioterapia e psicologia.

Mobilização nacional

Além das ações específicas do final de semana, entre os dias 23 e 31 de julho, será promovida mais uma edição da mobilização nacional em comemoração ao Dia do Motorista. As equipes do Sest Senat irão ao encontro dos trabalhadores, em centenas de pontos, de todo o Brasil, como locais de parada e trânsito dos motoristas profissionais e nas empresas do setor, para levarem informações, conhecimento e cuidados a esses profissionais.

Veja os locais de atendimento no site.

Durante a ação, os motoristas serão orientados sobre a importância da qualificação para o mercado de trabalho e dos cuidados com a saúde, bem como conhecerão o portfólio de serviços ofertados pelas unidades do Sest Senat.

Fonte: Sest Senat

Os cuidados na gestão de álcool etílico no setor de transportes

Notícias 22 de julho de 2022

O transporte de produtos perigosos diz respeito a qualquer movimentação de materiais que cause danos à vida humana como o álcool etílico, matéria-prima para a produção do álcool em gel 70, usado no combate à Covid-19. Segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho, o país registrou alta nas vendas de álcool em gel nos primeiros meses de 2022, com aumento de 25% em comparação com o último trimestre de 2021.

Para a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), a gestão do transporte de álcool etílico é classificada como um produto perigoso e deve obedecer aos critérios estabelecidos pelo regulamento para transporte rodoviário de produtos perigosos (RTPP). Após as manipulações necessárias para a produção do álcool em gel, o material não é embalado para distribuição.

“O transporte do álcool em gel 70 não é considerado um produto perigoso e seu transporte deve seguir as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo apontado um material destinado ao uso humano ou animal e normalmente distribuído em embalagens menores prontas para a sua utilização”, diz Sérgio Sukadolnick, vice-presidente da ABTLP.

O álcool etílico é composto por 30% de água e 70% de álcool, com uma porcentagem ideal para acabar com os vírus e bactérias mais resistentes. Por isso, a logística desse material precisa de uma atenção redobrada, devido ao alto risco para os motoristas, vias públicas e meio ambiente.

“O carregamento desse material exige critérios especiais de segurança, os veículos que transportam o álcool etílico, utilizado na fabricação do álcool em gel, devem ser preferencialmente em aço inox, higienizados, cativos e identificados para evitar qualquer tipo de contaminação, sempre obedecendo às regulamentações”, explica o vice-presidente.

Durante a pandemia de Covid-19, a entidade representou e ofereceu suportes aos seus associados para o transporte seguro, como o deslocamento do álcool 70% em veículos próprios da associação. Além disso, disponibilizaram todos os conhecimentos técnicos da sua equipe, frente às exigências mais imprevistas do cenário pandêmico.

“A preparação para a realidade que desconhecíamos foi compreendida mais rapidamente por conta dos treinamentos já realizados para o transporte de produtos perigosos. Incentivamos a participação voluntária garantindo a assistência à população e, principalmente, mantemos parceria com as associações e entidades, fomentando as boas práticas em situações críticas como a pandemia que vivenciamos na linha de frente desde o início de 2020”, ressalta Sérgio.

Fonte: Portal NTC

Duplicação da Serra do Cafezal comemora cinco anos com redução de acidentes

Notícias 22 de julho de 2022

Neste ano, a duplicação da Serra do Cafezal, na rodovia BR-116 entre Curitiba e São Paulo, completa cinco anos, sendo uma das mais importantes obras realizadas nos últimos anos em rodovias do País.

Criada na década de 1960, a Régis Bittencourt já surgiu como uma rodovia asfaltada e concluiu a maior parte da sua duplicação até a década de 1990. Restavam em pista simples os 30,5 quilômetros de aclives, declives e muitas curvas da Serra do Cafezal, trecho cercado por Mata Atlântica.

Coube à Arteris Régis Bittencourt a execução da obra de duplicação, para aumentar a segurança e a fluidez do trânsito.

As obras foram concluídas em 2017 e, desde então, é nítida a diferença na experiência de trafegar pela Serra do Cafezal. A começar pelo tempo médio de descida por veículos pesados, que passou de 3 horas para apenas 25 minutos, graças ao novo traçado.

Além disso, no km 353 da pista sentido Curitiba, os motoristas contam com uma área de escape, dispositivo que permite a parada segura para veículos que perderam a capacidade de frenagem, no qual 72 vidas foram salvas, desde a sua inauguração.

Mais segura e contando com equipes especializadas de atendimento aos usuários, a Régis Bittencourt passou a registrar uma significativa redução de acidentes e fatalidades.

Ao comparar os quatro últimos anos antes da duplicação (2014 a 2017) e os quatro primeiros após a entrega da obra (2018 a 2021), o número de colisões frontais, mais comuns em pistas simples, caíram 81%, sem nenhuma fatalidade. Colisões traseiras foram reduzidas em 38% e colisões laterais, 48%.

Mas há dois outros dados que mostram como a duplicação favoreceu toda a região. Um deles é o número de atropelamentos, que caiu 45% com a implantação de passarelas e campanhas de conscientização de motoristas e pedestres.

O outro é que animais também foram protegidos: com as passagens de fauna para a travessia segura de animais silvestres, acidentes e fatalidades de animais caíram a zero.

Por cortar a Mata Atlântica, um dos biomas em situação de preservação mais delicada no País, o projeto seguiu rigorosos processos de licenciamento ambiental. Além de aproveitar a pista já existente, os novos segmentos foram criados de modo a mitigar impactos, preservando ao máximo a natureza da região, que conta com reservas estaduais e corredores ecológicos.

Além desse cuidado, com as passagens de fauna, além de evitar atropelamento de animais, é possível que indivíduos transitem entre diferentes fragmentos da Mata Atlântica e tenham mais chances de se produzir, preservando dezenas de espécies.

Todos esses aspectos contribuem para um dos principais valores da Arteris: a valorização da vida. A concessionária segue atuando na constante evolução de seus serviços e atendimentos na rodovia.

Tanto que a Régis Bittencourt ultrapassou a meta da ONU, reduzindo em 56% o número de fatalidades na via na década de 2010-2020. A Arteris segue nesse propósito e aderiu voluntariamente à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2020-2030 da organização.

Fonte: Portal NTC/Blog do Caminhoneiro

ANTT prorroga pesquisa com transportadores até 27/7

Notícias 21 de julho de 2022

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), prorrogou a pesquisa eletrônica para revisar a Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Os transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário de cargas têm até o dia 27/7 para participar da pesquisa.

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga, conforme a Lei nº 13.703/2018. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O tempo médio para completar o formulário é de cinco minutos.

Além do questionário, a estatal realizará entrevistas, por telefone, por todo o Brasil para coletar o preço médio de todos os insumos necessários para as operações, como pneus e óleo de motor. Custos com licenciamentos e tributos também serão levantados.

Os dados serão compilados e aplicados na próxima revisão, prevista pra janeiro de 2023, da metodologia da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que traz o valor mínimo a ser pago por quilômetro. A tabela de fretes é publicada semestralmente pela ANTT.

Para participar, acesse: pesquisa.epl.gov.br.

Participe do CONET&Intersindical edição São Paulo

Notícias 21 de julho de 2022

A segunda edição do CONET&Intersindical de 2022 está chegando e será realizada nos dias 04 e 05 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo. A edição acontecerá de forma 100% presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança.

Você empresário do transporte de cargas não pode ficar de fora. A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir.

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022

12h30 – Credenciamento

13h30 – Abertura CONET

1. Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável

Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL

2. Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023

Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco

3. Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC

Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística

4. Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas

Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT

5. Discussões / Sugestões / Encaminhamentos

18h00 – Encerramento

20h30 – Jantar

INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022

08h30 – Abertura Intersindical

09h00 – Painel Roubo de Cargas

Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística

1. Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas

Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública

2. Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga

Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI

3. Debatedores

Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF

Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro

Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP

12h30 – Intervalo para Almoço

14h00 – Retorno Intersindical

4. Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022

Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística

5. Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios

Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM

6. Tecnologia para Lidar com Multas do TRC

Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot

7. Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC

Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura

17h00 – Encerramento

20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC

Faça na sua inscrição aqui: https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/

O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Fonte: NTC&Logística

ANTT aprova alteração dos valores da tabela dos pisos mínimos de frete

Notícias 20 de julho de 2022

A revisão atual não altera a metodologia vigente, apenas aplica a variação acumulada do IPCA sobre os itens de custo, compostos pelos insumos e serviços relacionados à prestação do serviço, e atualiza o valor do diesel. Com isso, as tabelas de piso mínimo de frete terão um aumento médio que varia de 0,87%, para operações com veículo automotor de alto desempenho, a 1,96%, carga lotação.

A nova resolução, com os valores da tabela foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Histórico – A Lei nº 13.703, de 08 de agosto de 2018, que instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determinou que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas definidas no art. 3º da Lei.

O parágrafo 1º do artigo 5º da Lei nº 13.703/2018 estabelece que a ANTT deverá publicar nova tabela com os coeficientes de pisos mínimos atualizados, até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano, estando tais valores válidos para o semestre em que a norma for editada. Por sua vez, o parágrafo 2º do artigo 5º estabelece que na hipótese de a norma não ser publicada nos prazos estabelecidos no § 1º, os valores anteriores permanecerão válidos, atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou por outro que o substitua, no período acumulado.

Confira as tabelas abaixo:






Fonte: SETCESP

Governo prepara medidas para tentar baixar preços do diesel e do etanol

Notícias 20 de julho de 2022

O governo busca uma redução adicional para o preço do diesel e do etanol nas bombas – já que os valores cobrados pela gasolina vêm caindo mais do que os dos outros combustíveis. A prorrogação até o fim de 2023 do prazo para que os distribuidores de combustíveis fósseis comprovem as metas de compra compulsória dos chamados CBios (créditos de descarbonização) terá um impacto de R$ 0,10 no preço médio do diesel, de acordo com cálculos do Ministério de Minas e Energia.

Já no caso do etanol, a expectativa é de um recuo adicional de R$ 0,20 com a entrada em vigor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumentou e criou novos auxílios e subsidiou também o preço desse combustível. Promulgada na semana passada, a PEC autorizou governo a compensar os Estados que concederem créditos de ICMS para produtores e distribuidores de etanol, com custo de R$ 3,8 bilhões até o fim do ano.

Pela matemática do ministério, com as medidas de redução de tributos já tomadas, o litro do diesel pode cair, em média, de R$ 7,68 para R$ 7,55. Considerando a prorrogação do prazo dos CBios, o preço poderá chegar a R$ 7,45. Já o potencial de queda estimado para o litro do etanol é de R$ 4,87 para 4,56 — recuando até R$ 4,32 com a promulgação da PEC. Para a gasolina, o governo calcula um potencial de queda maior — em média, de 21%, de R$ 7,39 para R$ 5,84.

Como o potencial de queda do diesel é menor do que o da gasolina, o foco do governo tem sido trabalhar em novas medidas para reduzir os valores. A elevação dos preços dos CBios nas últimas semanas era um dos entraves identificados. Os CBios representam um crédito relacionado a emissões de carbono e a práticas antipoluição das empresas. Ele é emitido por companhias produtoras e importadoras de biocombustíveis, como etanol. Cada tonelada de CO2 que deixa de ser emitida gera um crédito de carbono.

Esses créditos chegaram a bater em R$ 200 recentemente, ante um preço médio de R$ 40 em 2021. Com a prorrogação, as empresas terão até o fim de 2023 para cumprir as cotas. O ministério pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que investigue possível infração à ordem econômica praticada nas negociações do ativo. Só a informação de que o Cade poderia abrir investigação, divulgada na semana passada, fez o preço recuar para R$ 160. Uma das suspeitas é a de que distribuidoras estariam comprando certificados em volume acima da meta em conluio com produtores de etanol para desequilibrar o mercado e forçar as concorrentes a pagar mais pelos créditos.

A recomendação do Comitê da Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) para a prorrogação do prazo de compra dos créditos saiu na sexta-feira. O Estadão procurou o ministério para obter informações sobre a medida, e a resposta foi que a sua implementação será verificada “em momento oportuno”.

Pressão

No cargo há dois meses, o ministro Adolfo Sachsida vem sendo cobrado pelo presidente Jair Bolsonaro e caciques do Centrão a pressionar a Petrobras para baixar os preços dos combustíveis e garantir que as medidas de desoneração de tributos cheguem para consumidores. Ele virou uma espécie de garoto-propaganda e tem feito vídeos em postos de Brasília mostrando a redução do preço da gasolina.

Além disso, o humor do Palácio do Planalto e de governistas no Congresso azedou ontem ainda mais com a decisão do Comitê de Elegibilidade (Celeg) da Petrobras de rejeitar duas indicações do governo para o conselho de administração da empresa: de Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, número dois da Casa Civil, e do procurador-geral da Fazenda, Ricardo Soriano de Alencar.

A rejeição foi avaliada no núcleo político como mais uma provocação, que pode aumentar a tensão política entre Congresso e a Petrobras após o recesso parlamentar. Um governista disse que a empresa procura “sarna para se coçar”. O conselho de administração validou a rejeição dos dois nomes.

Fonte: SETCESP

Aplicativo possibilita acesso a informações importantes de rodovias federais sob jurisdição do DNIT

Notícias 19 de julho de 2022

Para acessar o DnE não é necessário estar conectado à internet, basta que o usuário do serviço tenha feito previamente o planejamento da viagem ainda online. Isso porque a ferramenta permite o cadastro da rota a ser percorrida no app e nos locais sem cobertura de rede. O banco de dados cadastrado mostrará, por meio de geolocalização, as informações dentro de um raio de 100 quilômetros.

Cadastro de estabelecimentos

O aplicativo DnE também informa aos cidadãos opções de serviços como postos de combustível, oficinas mecânicas e hospitais. Os usuários podem informar ao Departamento se os estabelecimentos listados estão de acordo com o detectado nas rodovias, e os responsáveis pelos estabelecimentos podem realizar cadastro ou atualizar informação dos respectivos serviços pelo aplicativo.

Canal de atendimento em tempo real

O DNIT atualizou sua ferramenta virtual (chatbot) para que os usuários tenham atendimento facilitado em tempo real e humanizado, por meio do chatbot Denise ou pelo app DnE, quando os assuntos forem relacionados a multas, Autorização Especial de Trânsito (AET) e Ouvidoria.

Por acesso via web (site DNIT e Portal de Multas) e pelo aplicativo DnE, o cidadão tem duas formas de atendimento: a inicial, via Denise (nível 1 de atendimento), com o intuito de dar celeridade ao processo; e o nível 2 de atendimento, humanizado, para as dúvidas específicas que não são respondidas no nível 1. As formas de atendimento visam a otimização do processo de obtenção da informação.

Fonte: SETCESP

Despoluir completa 15 anos

Notícias 15 de julho de 2022

Há 15 anos, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) criou o maior programa ambiental da iniciativa privada do setor no Brasil, o Despoluir. Por meio de uma linha de ações que integra atividades práticas, serviços e conteúdos técnicos e educativos executados juntamente com o SEST SENAT, a Confederação cumpre o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte no país e envolver o transportador na promoção da qualidade de vida da sociedade como um todo.

O Programa Ambiental do Transporte já efetuou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais. Trata-se da ação de maior destaque do Despoluir, cujo foco é a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. A iniciativa existe desde o primeiro ano do Programa, 2007. O serviço gratuito para o transportador caracteriza-se pela inspeção ambiental de veículos movidos a diesel em todo o Brasil e é realizado por 108 técnicos de 24 Federações parceiras, que vão até as transportadoras para fazer as aferições. Com o acompanhamento do Despoluir, cerca de 89% da frota nacional atendida se mantém dentro do padrão legal de emissão de poluentes, significando melhor qualidade do ar e menos custos com combustível e manutenção para as empresas e caminhoneiros autônomos participantes. Durante essa década e meia de existência do Programa, somente nessa ação foram realizados mais de 55 mil atendimentos que buscam tornar a atividade do transporte mais sustentável.

“A CNT defende que o transporte seja feito com o menor impacto ambiental possível e as avaliações realizadas pelo Despoluir tornam esse propósito uma realidade”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa. Ele ressalta que as ações do Programa, além de contribuírem para a manutenção da regularidade dos motores de ônibus e caminhões das empresas de transporte, reduzem o consumo de combustível e tornam a operação mais economicamente rentável. “São experiências bem-sucedidas que incentivam o transportador a investir em medidas de responsabilidade ambiental, beneficiando o seu negócio e toda a sociedade”, acrescenta Vander Costa.

A esse investimento ambiental somam-se as avaliações da qualidade do diesel, projeto que desde 2016 promove o serviço gratuito de análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens de empresas de ônibus e de caminhões. Por meio de testes importantes e rápidos, é possível identificar a presença de impurezas e se as especificações do combustível armazenado estão de acordo com as definições da Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural (ANP). Com as orientações do Despoluir, mais de 84% das avaliações realizadas por essa linha de atuação se mantêm de acordo com o padrão determinado. Dentre as vantagens da detecção e solução prévias de problemas, destacam-se o ganho na eficiência energética e na conservação dos veículos. Os benefícios para o setor mediante a implementação de ações socioambientais vão além da redução do consumo de combustível dos veículos e são percebidos pelas empresas na diminuição de custos operacionais, implicando, inclusive, na melhoria das condições de saúde dos profissionais do transporte, devido a conservação de um ar mais limpo.

Em 2021, o Despoluir lançou mais uma ação, desenvolvida de forma gratuita pela CNT, que visa a acompanhar as medidas ambientais das empresas do transporte rodoviário para reforçar o desenvolvimento de boas práticas do setor. Trata-se de uma consultoria ambiental especializada na atividade do transporte, denominada Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT). Essa iniciativa está na fase piloto e teve a adesão inicial da Fetronor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste), da Fetralse (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos estados de Alagoas e Sergipe) e da Fetranspar (Federação das Empresas Transporte de Cargas do Estado do Paraná).

Além dos serviços ambientais promovidos pelo Programa, a Confederação elabora documentos técnicos estratégicos ao transportador que levam a ganhos ambientais e financeiros, como é o caso do Manual e da Sondagem CNT de Gestão Hídrica no Transporte Rodoviário Coletivo de Passageiros e do Simulador de Reúso de Água. 

Em relação ao uso de recursos energéticos essenciais ao transportador, a CNT publicou recentemente a Série Energia no Transporte, com análises referentes ao biometano e à eletromobilidade, visando ao fomento de energias renováveis de baixa emissão de carbono. Todo esse conhecimento técnico está acessível de forma gratuita nos materiais educativos relacionados ao tema, tais como pesquisas, manuais, artigos e cartilhas que fazem parte do acervo do Despoluir.

SEST SENAT proporciona a formação de motoristas conscientes

Um acordo de cooperação técnica firmado em 2019 entre o SEST SENAT, a CNT, o Ministério de Recursos Naturais do Canadá (NRCan, na sigla em inglês) e o Conselho Internacional do Transporte Limpo (ICCT, na sigla em inglês) ampliou a oferta de cursos voltados para a eficiência energética no transporte. 

No Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do SEST SENAT são oferecidos cursos gratuitos, com metodologia inovadora e certificação internacional, que preparam a mão de obra do setor. As capacitações ensinam as práticas mais adequadas para diminuir o consumo de combustível e evitar o desgaste dos veículos e, assim, elevar a produtividade e reduzir os custos operacionais e os impactos ambientais inerentes à atividade transportadora.

Nesse cenário, merecem destaque os simuladores híbridos de direção que capacitam motoristas de caminhão, carreta e ônibus de forma prática, sem consumo de combustível. Em todo o país, são mais de 130 simuladores nas Unidades do SEST SENAT.

Saiba mais sobre a certificação internacional

Os profissionais que realizam o curso recebem uma certificação internacional, fruto da parceria com o governo do Canadá, para o Programa FleetSmart.

 

Cursos presenciais

Destinados a profissionais do transporte e são gratuitos:

  • Motorista de Transporte de Cargas SmartDriver – 12 horas
  • Motorista de Transporte de Passageiros SmartDriver – 12 horas
  • Inclusão Digital – 4 horas

Curso a distância

Destinado a qualquer pessoa e de forma gratuita:

  • Gestão de Combustível – Fuel Management – 8 horas

Acesse: Programa de aperfeiçoamento

Premiações – O Despoluir também realiza premiações que buscam prestigiar as empresas que atuam de forma sustentável. O destaque ocorre por meio das Federações, que dão visibilidade ao trabalho das transportadoras que desenvolvem ações ambientais em seus negócios. O reconhecimento é tanto pelas avaliações veiculares realizadas para o controle de opacidade de seus veículos, quanto por promoverem boas práticas, resultantes da adesão a ações como o monitoramento da qualidade do diesel. Sob essa perspectiva, a Confederação criou a categoria Meio Ambiente e Transporte no seu tradicional Prêmio CNT de Jornalismo para reconhecer matérias relacionadas a ações de sustentabilidade ambiental do setor de transporte. 

Uma década e meia de experiência compartilhada com o Brasil e o mundo

Os esforços da Confederação Nacional do Transporte (CNT) pela sustentabilidade ambiental do setor levaram o Despoluir a ocupar espaços nacionais de discussão, como o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima do Ministério, do Meio Ambiente, e a Câmara Temática de Assuntos Veiculares, Ambientais e de Transporte Rodoviário do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), pertencente ao Ministério da Infraestrutura. 

Em âmbito internacional, um dos mais importantes reconhecimentos ocorreu em 2019. Naquele ano, o Programa tornou o setor transportador referência no cenário global da sustentabilidade, sendo reconhecido como um caso de grande impulso socioambiental brasileiro pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão diretamente vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

No mês passado, os trabalhos ambientais da CNT foram destaque na Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT), no México. Em maio, a Confederação esteve presente também no Fórum Internacional do Transporte (ITF, na sigla em inglês), realizado na Alemanha. Em ambos os eventos, foram apresentados os produtos da Confederação que se baseiam em energia limpa e buscam contribuir com a ampliação de conhecimentos técnicos para a promoção da neutralidade de carbono por meio da evolução tecnológica, sustentável e inclusiva do transporte no Brasil.

Serviços Ambientais

Caro(a) transportador(a), 

Se ainda não faz parte do Despoluir, entre em contato com a Federação de transporte mais próxima. 

Para demais informações, contate 0800 728 2891 ou por e-mail: despoluir@cnt.org.br

Despoluir, 15 anos transportando sustentabilidade ao setor e à sociedade. 

Fonte: CNT

Após 9 anos… ECO 101 desiste da duplicação de BR no Espírito Santo

Notícias 15 de julho de 2022

Após nove anos responsável pela BR-101 tendo duplicado apenas 46km dos quase 475 km previstos da rodovia no Espírito Santo, a Eco101 decidiu entregar o contrato de volta ao governo federal. A concessionária confirmou que protocolou, na tarde desta sexta-feira (15), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma declaração formal de intenção para deixar o contrato de concessão da BR-101 por meio de uma devolução amigável.

A informação foi confirmada também pelo deputado federal Neucimar Fraga, que há um mês recomeçou a discutir o tema em Brasília, promovendo inclusive uma audiência pública. Segundo a Eco101, todos os serviços continuarão a ser prestados normalmente, de forma a preservar o interesse e a segurança dos usuários da rodovia. Na época, a informação era de que a decisão do TCU de reduzir o valor da tarifa do pedágio diante das inexecuções da obra teria motivado a desistência da concessionária.

Segundo o deputado Neucimar, os representantes da ECO101 estão fazendo contato com o governo do Estado para comunicar que os acionistas decidiram pedir a rescisão do contrato da BR-101. “A concessionária está trabalhando há quase 10 anos neste projeto. Tivemos alguns avanços, mas não aconteceu na velocidade que o povo capixaba esperava. Estamos tratando desse assunto enquanto fiscais desse contrato nomeado pelo presidente Arthur Lira. Fizemos uma audiência pública onde já havíamos detectado essa possibilidade. Essa semana estive na ANTT cobrando a pactuação do novo cronograma de obras da ECO101 no Espírito Santo. Enquanto o TCU e a ANTT não decidem, a ECO101 decidiu entregar o contrato, mas vai cumprir as cláusulas contratuais até que a ANTT faça uma nova concessão”, disse Fraga.

De acordo com a Eco101, “serão mantidas as obras em andamento e os investimentos necessários para a manutenção da via, sempre com o mesmo padrão de qualidade previsto no contrato de concessão. O processo de relicitação assegura a continuidade dos serviços até que uma nova concessionária assuma a gestão da rodovia. Neste período, a Eco101 continuará operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras para garantir o fluxo do tráfego e celeridade aos atendimentos em ocorrências na via”.

A obra

Até o ano que vem, décimo ano de contrato de concessão da BR-101, a previsão é que 80 quilômetros estejam duplicados, o que representa apenas 20% do total previsto para o período. No contrato, o cronograma previa que 385,9 dos 475,9 quilômetros de vias (o equivalente a 81% de toda a obra) estariam duplicadas em 10 anos. A Eco101 começou a cobrar o pedágio em 2014, um ano depois de contrato assinado.

Atualmente, a BR-101 tem 46,3 km de trechos duplicados e outros 22 km – de Guarapari a Anchieta – estão em obras, com previsão de entrega até o fim de 2022.

Confira o comunicado completo da concessionária:

A Concessionária Eco101 informa que protocolou, nesta sexta-feira (15/07), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), declaração formal quanto à intenção de adesão ao processo de relicitação, que compreende a extinção amigável do Contrato de Concessão da BR 101/ES/BA e a celebração de um Termo Aditivo com novas condições contratuais até a nova licitação do empreendimento. A decisão está amparada na lei 13.448/2017, que trata da relicitação de contratos de concessões de infraestrutura, regulamentada pelo decreto 9.957/2019.

Ao longo do contrato de concessão, iniciado em 2013, a Eco101 não mediu esforços para viabilizar a continuidade do contrato. Todas as dificuldades enfrentadas pela concessionária foram expostas a seu tempo e publicamente de forma transparente em audiências públicas, em contatos institucionais com autoridades ligadas ao programa de concessão de rodovias e em matérias veiculadas pela imprensa.

A complexidade do contrato, marcado por fatores como dificuldades para obtenção do licenciamento ambiental e financiamentos; demora nos processos de desapropriações e desocupações; decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de alterar o contrato de concessão; não pedagiamento da BR-116; não conclusão do Contorno do Mestre Álvaro e o agravamento do cenário econômico, tornaram a continuidade do contrato inviável.

Em nove anos de administração da BR-101/ES/BA, a Eco101 investiu na rodovia em obras de modernização, melhorias e ampliações, além da prestação de serviços operacionais que já somam mais de um milhão de atendimentos aos usuários, o que garantiu a redução de mais de 60% no número de acidentes.

Continuidade dos serviços

O processo de relicitação assegura a continuidade dos serviços até que uma nova concessionária assuma a gestão da rodovia. Neste período, a Eco101 continuará operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, incluindo socorro médico e mecânico, veículos de inspeção de tráfego, caminhões para captura de animais e caminhões-pipa para combate a incêndios, além do monitoramento por câmeras para garantir o fluxo do tráfego e celeridade aos atendimentos em ocorrências na via.

Vale destacar que também serão mantidas as obras em andamento e os investimentos necessários para a manutenção da via, sempre com o mesmo padrão de qualidade previsto no contrato de concessão.

Desta forma, diante de todos os fatos expostos, o Grupo Ecorodovias reitera seu compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária, administrando, realizando investimentos e prestando serviços em mais de 4 mil quilômetros de rodovias em 8 estados. A Companhia possui mais de 20 anos de compromisso com Poderes Concedentes, priorizando o desenvolvimento social e econômico de forma sustentável nas regiões em que atua.

Fonte: ES360

Excesso de peso na balança do município da Serra no ES

Notícias 14 de julho de 2022

O superintendente do Transcares, Mario Natali, o assessor jurídico Marcos Alexandre Alves Dias e o empresário e diretor financeiro do sindicato Fernando De Marchi, da De Marchi Transportes, participaram de uma importante agenda nesta terça-feira, 12 de julho. Eles se reuniram com o chefe da Cofis ANTT – Coordenação Nacional de Fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Alamar Oliveira, e apresentaram uma situação que foi levada ao sindicato por alguns associados: inconsistências na fiscalização de excesso de peso dos veículos de cargas que são submetidos à ação fiscal no posto de pesagem veicular localizado na BR 101, no município da Serra.

Basicamente, verificou-se uma grande divergência entre o peso dos veículos nas balanças dos embarcadores e na balança rodoviária da ANTT que superam, em muito, a margem de tolerância relativa ao erro metrológico do equipamento de fiscalização.

Durante a reunião, a comitiva do Transcares mostrou a Alamar Oliveira documentos comprovando tais circunstâncias e ele se mostrou bastante surpreso com as discrepâncias, chegando a dizer que as mesmas não poderiam existir.

Como resultado da reunião, o coordenador se prontificou a fazer uma triagem de todas as medições realizadas pela balança da ANTT desde janeiro deste ano e solicitar nova aferição de tal equipamento pelo Ipem/ES.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Transcares - Anna Carolina Passos

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