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Produção e emprego na indústria crescem em julho, mostra CNI

Notícias 17 de agosto de 2022

A produção, o emprego e a utilização do parque industrial tiveram resultados positivos para a indústria brasileira em julho, na comparação com o mês anterior. Os dados são da Sondagem Industrial, pesquisa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O índice de evolução da produção registrou 51,8 pontos em julho de 2022, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos, o que representa aumento da produção em relação ao mês anterior.

O índice de evolução do número de empregados foi 51,2 pontos em julho. O dado mostra alta do emprego industrial pelo terceiro mês consecutivo e aumento do ritmo de crescimento do emprego em relação a junho.

Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o maior valor para 2022 até o momento, e supera o percentual médio dos meses de julho desde o início da série histórica, em 2011.

A Sondagem Industrial ouvidas 1.857 empresas entre 1º e 9 de agosto de 2022, segundo a CNI.
A produção industrial dos Estados Unidos teve crescimento de 0,6% em julho, na comparação com junho. O dado foi divulgado pelo Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano.

O Fed ainda informou que a taxa de utilização da capacidade instalada cresceu de 79,9% em junho (dado revisado, de 80,0% antes informado) a 80,3% em julho. A previsão, neste caso, era de 80,2%.

Fonte: Metrópoles

Renovar terá aplicativo lançado na Fenatran

Notícias 17 de agosto de 2022

O programa de renovação de frota de veículos pesados, criado pela Medida Provisória 1.112/2022, está prestes a sair do papel. A MP seguiu para o presidente Jair Bolsonaro (PL) após aprovação do Senado. A data limite para sanção presidencial é o dia 2 de setembro. O Renovar deve passar sem alterações, segundo fontes do mercado. Em seguida, será feita a regulamentação, que deve ficar pronta em cerca de dois meses. Com isso, o lançamento do aplicativo que permitirá a operação prática do programa está marcado para ocorrer na Fenatran 2022, entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo.

O desenvolvimento do app está sendo feito pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Quando o programa eletrônico estiver pronto, o caminhoneiro poderá realizar todo o processo de forma automática. Assim, será possível vender o caminhão, abrir uma conta corrente e receber o pagamento diretamente pelo app. Estimular a troca do veículo velho por outro mais novo ou por um zero-km é o objetivo do Renovar. Porém, a adesão não será obrigatória.

Renovar pode tirar 910 mil caminhões velhos de circulação

Além disso, o vendedor poderá utilizar o valor recebido como quiser. Ou seja, ele não terá de usar o dinheiro para comprar outro caminhão. Os veículos entregues ao programa vão ser desmontados. Depois, será possível reciclar essas peças. Com a troca, o programa pretende reduzir o número de acidentes nas estradas, bem como o nível de emissões de poluentes. Além de melhorar a eficiência do setor de transporte de carga no País.

De acordo com o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, o Renovar faz todo sentido num momento em que a indústria está investindo pesado na redução das emissões. Todo esse esforço para melhorar a eficiência energética e reduzir do consumo de combustível fica diluído se a frota circulante for muito velha, diz o representante da associação das montadoras.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil. Do total, 26% foram feitos há mais de 30 anos. Em outras palavras, são cerca de 910 mil veículos nessas condições. Portanto, o potencial do programa é alto. Seja como for, não há dados sobre a expectativa do número de adesões.

Fonte dos recursos

Os recursos para viabilizar o Renovar virão de multas de trânsito e do Cide sobre o álcool etílico combustível. As normas técnicas e as questões práticas serão reveladas na regulamentação do programa. Isso deve ocorrer em cerca de dois meses após a publicação da sanção presidencial da MP no Diário Oficial da União. Seja como for, um dos pontos que está confirmado é o chamado bônus caminhoneiro.

Trata-se de um subsídio. Portanto, o modelo usado entregue ao programa de renovação da frota vai funcionar como uma espécie de sinal de pagamento. Além disso, o desmonte dos veículos vai ficar a cargo de empresas credenciadas. O Estradão vai acompanhar e publicar atualizações assim que houver novidades a respeito.

Fonte: Estradão

Volume de serviços no Brasil cresce em junho pelo 2º mês seguido com transporte de cargas

Notícias 17 de agosto de 2022

O volume de serviços no Brasil chegou ao final do segundo trimestre em alta pelo segundo mês seguido e acima do esperado, ganhando fôlego mesmo diante de um cenário de inflação elevada no país graças principalmente ao setor de transportes.

O volume de serviços cresceu 0,7% em junho na comparação como mês anterior, mostrando aceleração ante a taxa de 0,4% de maio, embora esta tenha sido revisada para baixo de 0,9% informado antes.

Com isso o segundo trimestre fechou com ganho de 1,1% sobre os três meses anteriores, no oitavo trimestre seguido de alta, embora essa tenha sido a taxa mais fraca dessa sequência.

Os dados divulgados na última quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram ainda que, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os serviços apresentaram ganho de 6,3% no volume.

O setor de serviços encontra-se 7,5% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, mas ainda 3,2% abaixo de novembro de 2014, o pico da série, de acordo com o IBGE.
As expectativas em pesquisa da Reuters eram de ganhos de 0,5% na base mensal e de 6,1% na anual.

O retorno da demanda presencial para os fornecedores de serviços tem ajudado a impulsionar o volume do setor, que por outro lado ainda enfrenta a inflação elevada no país.

As incertezas à frente também permanecem com o aperto nas condições monetárias e financeiras em um ano de eleição presidencial, embora medidas do governo de auxílio à renda e o enfraquecimento esperado da inflação possam dar impulso ao setor.

“Junho contava com 13º antecipado e liberação do FGTS. Acredito que uma parte deve ter sido direcionada para pagar dívidas, mas também está tendo claramente uma preferência para gastar com serviços, e não com varejo”, avaliou Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

Na quarta-feira, o IBGE informou que as vendas varejistas no Brasil registraram contração de 1,4% em junho, maior queda mensal desde dezembro do ano passado.

“Comércio e indústria têm mais impacto de inflação, juros e mercado de trabalho. O setor de serviços vem crescendo desde o pós-pandemia em duas vertentes: uma delas é a retomada das atividades que dependem do consumo presencial”, disse o gerente do levantamento no IBGE, Rodrigo Lobo, citando ainda o avanço do transporte de cargas.

Carga

Entre as cinco atividades pesquisadas pelo IBGE, quatro apresentaram crescimento em junho, sendo que a maior influência positiva partiu do avanço de 0,6% de transportes, com destaque para o transporte dutoviário, rodoviário de cargas e coletivo de passageiros.

“O protagonismo veio de transporte, com destaque para cargas e transporte rodoviário de carga, que vem tendo bom desempenho por conta do agronegócio, para escoar a produção agrícola, e também por conta da produção indústria”, disse Lobo.

Também se destacou o crescimento de 0,7% dos serviços profissionais, administrativos e complementares, graças ao aumento das atividades relacionadas a organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções, entre outras.

Os serviços prestados às famílias tiveram alta de 0,6% no mês, mas seguem abaixo do patamar pré-pandemia. Já os serviços de informação e comunicação tiveram queda de 0,2%.

O índice de atividades turísticas, por sua vez, mostrou recuo de 1,8% em junho sobre o mês anterior, interrompendo três meses seguidos de ganhos. O segmento ainda está 2,8% abaixo do patamar pré-pandemia.

“O que puxou as atividades turísticas para baixo esse mês foi o transporte aéreo, devido ao aumento do item passagens aéreas no IPCA em junho”, explicou o analista da pesquisa Luiz Almeida.

Fonte: Reuters

Contratação de transportadores autônomos será tema do Seminário Itinerante da Comjovem de SP

Notícias 16 de agosto de 2022

O núcleo da Comjovem de São Paulo receberá a quarta edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística por meio da comissão. O evento acontecerá no dia 16 de setembro, a partir das 14h no auditório A do Palácio do TRC.

Informações importantes serão tratadas nesse encontro com a presença já confirmada do assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueirôa Júnior que irá tratar do tema da “Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF”. O tema vem sendo tratado nos eventos da entidade, a fim de tirar dúvidas dos empresários e também esclarecer pontos importantes.

Confira abaixo outros nomes que estarão na programação que a entidade preparou.

Programação Preliminar

14h00 – Abertura
André de Simone – Coordenador Nacional da COMJOVEM
Geovani Serafim – Vice-coordenador Nacional da COMJOVEM
Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM
Carolina Resuto – Coordenadora do Núcleo da COMJOVEM São Paulo
Francisco Pelucio – Presidente da NTC&Logística
Carlos Panzan – Presidente da Fetcesp
Adriano Depentor – Presidente do Setcesp

14h30 – Momentos Parceiros NTC

14h40 – Apresentação COMJOVEM

14h50 – Comunicados especiais / Ação Social COMJOVEM São Paulo

15h00 – Contratação de Transportadores Autônomos após o julgamento da ADC 48 pelo STF
Palestrante: Narciso Figueiroa Jr – Assessor Jurídico da NTC&Logística

16h00 – Coffee break

16h20 – Documento de Transporte Eletrônico (DT-e) – Impactos no TRC
Palestrante: Gildete Menezes – Assessora Jurídica da NTC&Logística

17h05 – Momentos Parceiros NTC

17h10 – Governança Familiar
Palestrante: Patricia Madrid – sócia do escritório De Natale Advogados Associados

18h10 – EncerramentoFaça já sua inscrição: https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-comjovem-sao-paulo/

O Seminário Itinerante – Edição São Paulo é uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM São Paulo, tendo como entidades anfitriãs o SETCESP e a Fetcesp, com o patrocínio da Apisul, IVECO, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress, e o apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Fonte: NTC&Logística

Conexão RH: Sest Senat-ES inova e arrasa!Conexão RH: Sest Senat-ES inova e arrasa!

Notícias 15 de agosto de 2022

No ano passado, o Departamento Nacional do Sest Senat lançou o Conexão RH, projeto que nasceu com o objetivo de fortalecer a gestão de RH das empresas de transportes que vivem desafios gigantes não é de hoje!  Normalmente, o evento acontece em outubro, com palestras, exposição e análises temáticas. Mas o Conselho Regional do Espírito Santo quis inovar: antecipou o evento para 11 de agosto, na sede da Fetransportes, mudou o formato, ele foi presencial, e apostou numa minifeira que apresentou alguns serviços das unidades e que contou, ainda, com a presença do Programa Despoluir e da van do Programa de Prevenção de Acidentes. 

A programação incluiu abertura, gravação de podcast do supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha, para a Resenha do Bruno (canal no YouTube), talk show com a gestora da Viação Pretti, Suiani Passos, e visita à feira, com stands das áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e esporte e lazer, e demonstração do curso de NR – Trabalho em Altura.

Representante do presidente, Renan Chieppe, no evento, o vice-presidente, Liemar Pretti, enalteceu a ideia. “Estou muito feliz por estar representando nosso presidente neste encontro. Eventos como este desenvolvem o setor como um todo e mostram que as pessoas estão buscando informação e conhecimento, estão engajadas. Este é um momento importante para o Sistema Fetransportes e seria importante que a iniciativa acontecesse cada vez mais”.

Ao final das quatro horas de evento, ficou a certeza do dever cumprido. “Estou muito feliz com o resultado! Veio mais gente do que aguardávamos, provando que o boca a boca funciona”, comemora a gerente da unidade da Serra, Fernanda Stanzani. 

Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat da São Mateus, Rafael Andrade também saiu satisfeito. “A gravação do podcast e o talk show nos aproximaram de novos gestores. Já fomos procurados por gestores de empresas querendo fazer o mesmo projeto que a Suiani faz em Colatina”.

Convidada especial do evento, Suiani falou da relação de 15 anos com o Sest Senat. E o projeto que ela comentou no talk show e sobre o qual Rafael se referiu trata-se do Sest Senat mais Perto de Você, que oferece acompanhamento preventivo nas áreas de Nutrição, Psicologia e Fisioterapia na própria empresa.

“Começamos treinando nossos profissionais nos cursos obrigatórios do Contran, depois passamos a usar os serviços de saúde e há dois anos somos parceiros no projeto Sest Senat mais Perto de Você. Antes, nós falávamos do Sest Senat para nossos colaboradores, levávamos a unidade para dentro da empresa. Agora, são eles que ligam, agendam consultas, vão à unidade”, conta.

Marco Rocha foi outro que saiu radiante com o resultado do evento. E acredita que tudo o que foi apresentado vai ecoar no setor, dando mais visibilidade ao trabalho das unidades capixabas. “O setor de transportes e as empresas vivem um momento delicado. Neste contexto, o Sest Senat abre suas portas e se propõe a ajudar no que for possível. E uma forma eficaz de ajudar é mostrar ao nosso público o que podemos oferecer”, comentou ele, que em resposta a uma seguidora do perfil do Resenha do Bruno sobre a responsabilidade do Sest Senat, deu um recado importante durante a gravação do podcast. 

“Nossa responsabilidade é social e isso está em nosso estatuto. Por sermos uma entidade sem fins lucrativos, toda a nossa receita, que vem das empresas de transportes e logística, tem que retornar para a sociedade em serviços. E carregamos essa responsabilidade com muito orgulho!”

Por falar em recado, quem deixou outro recado importante para o público foi o ex-presidente da Fetransportes e presidente do Setpes, Jerson Picoli. Ele, que havia acabado de chegar de São Paulo, onde participou do Seminário NTU, pediu a palavra e soltou: “Vou compartilhar com vocês algo que ouvi em São PauloEsta equipe que está aqui (referindo-se aos gestores das unidades capixabas, Fernanda Stanzani (Serra), Gilmar Oliveira (Colatina), Simone Monte Alto (Cachoeiro), Nelson Hespanha Borges Filho (São Mateus, que foi representando pelos coordenadores Rafael Andrade e George Pirolla) e Valéria Gonçalves (Cariacica) é referência no Brasil”.

Então, é preciso dizer mais alguma coisa?

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES

De acordo com Elon Musk, produção do Tesla Semi começa este ano

Notícias 11 de agosto de 2022

O caminhão Tesla Semi deverá mesmo começar a ser produzido e entregue neste ano. O anúncio foi feito no Twitter, por Elon Musk, CEO da empresa. De acordo com o empresário, o Semi começará a ser fabricado em versão de 500 milhas (800 quilômetros) de autonomia.

O caminhão foi apresentado em 2017, e desde então sofreu diversos atrasos, especialmente pela escassez de baterias. Atualmente, a Tesla trabalha em um novo padrão de baterias, as 4680, com maior capacidade de armazenamento de energia.

São essas baterias que devem equipar o Semi e também a picape Cybertruck, ambos fabricados na Giga Factory, em Nevada.

A Tesla já tem uma frota de caminhões Semi rodando por várias regiões dos Estados Unidos, em testes.

Algumas pessoas próximas dizem que a empresa já estaria com a linha de montagem do modelo funcionando, produzindo uma pequena quantidade do caminhão diariamente, para garantir as entregas nesse ano, mas isso não é confirmado.

Centenas de empresas já encomendaram milhares de unidades do Semi, como uma pré-reserva, e, mesmo com os atrasos, praticamente nenhuma abriu mão de esperar os caminhões.
Uma dessas empresas é a PepsiCo, que poderá ser uma das primeiras a receber o Semi logo que as entregas forem iniciadas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Inflação retrai com a contribuição do transporte, mas transportador paga a alta conta do diesel

Notícias 11 de agosto de 2022

Apesar de o grupo de transporte ser o principal contribuinte para a queda de 0,68% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em julho, o óleo diesel fechou o mês com inflação de 4,59%. O percentual está acima da elevação observada em junho deste ano, de 3,82%. O descompasso se repete no acumulado em 12 meses. Enquanto o diesel alcançou alta de 61,98% no período, observou-se queda substancial do índice de preços de transporte – de 20,12%, acumulado em 12 meses até junho, para 12,99%, até julho de 2022.

A avaliação faz parte do Radar CNT do Transporte IPCA Julho 2022, divulgado nesta quinta-feira, 11, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). A análise é realizada a partir da divulgação do Índice pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa mensal de -0,68% é a menor da série desde 1998. A redução observada no mês está relacionada à desoneração sobre combustíveis e energia elétrica efetuada pelo governo federal e pelos governos estaduais em tributos como PIS, Cofins, Cide e ICMS. A previsão não reflete o caso do diesel, visto que esse insumo já contava com isenção de tributos federais e alíquota mais baixa de ICMS em relação a outros combustíveis.

O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação no país, pois seu principal objetivo é monitorar a variação nos preços dos produtos de mercado para o consumidor final.

Confira a íntegra: Radar CNT do Transporte

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Confiança da indústria atinge maior patamar desde agosto de 2021, aponta CNI

Notícias 11 de agosto de 2022

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), avançou dois pontos na passagem de julho para agosto, atingindo a marca de 59,8 pontos.

A alta no indicador é reflexo da melhora da percepção e das expectativas do empresariado em relação à economia brasileira. Esse é o maior nível do Icei desde agosto do ano passado, quando o índice chegou a 63,2 pontos.

De acordo com a pesquisa, a indústria segue confiante, uma vez que o ICEI permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. O índice varia de 0 a 100 pontos. Foram ouvidas 1.542 empresas, das quais 599 de pequeno porte, 582 de médio porte e 361 de grande porte, entre 1º e 8 de agosto.

O Índice de Condições Atuais – um dos indicadores que compõem o ICEI – registrou alta de 3,1 pontos em relação a julho, alcançando 54,2 pontos. Segundo a economista da CNI Larissa Nocko, o avanço demonstra que o empresário percebe melhora mais forte e disseminada das condições atuais na comparação com os últimos seis meses.

“Os fatores que mais influenciaram esta alta da confiança do empresário industrial em agosto foram a recuperação econômica consistente dos últimos meses e a desoneração de itens que afetam a produção, como é o caso dos combustíveis e da energia”, afirma a economista da CNI.
Outro componente do Icei, o Índice de Expectativas também subiu – alta de 1,5 ponto, para 62,6 pontos. O aumento demonstra otimismo ainda mais forte e disseminado da indústria para os próximos seis meses.

Fonte: Valor Econômico

Faça parte do Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da Comjovem, em Fortaleza

Notícias 11 de agosto de 2022

A Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística – COMJOVEM irá completar 15 anos de atividades por todo o Brasil. Diante disso, a entidade está preparando um grande evento para comemorar essa data tão importante para o setor de transporte.

Ao longo dos anos a Comissão reuniu mais de 500 membros em todo o Brasil, divididos em 26 núcleos ativos, desenvolvendo ações que transformam suas comunidades e fazem a diferença para elevar o transporte rodoviário de cargas brasileiro.

O Congresso NTC 2022 – XV Encontro Nacional da COMJOVEM acontece nos dias 23 a 27 de novembro, no Resort Vila Galé Cumbuco em Fortaleza. O evento que já é um dos mais esperados do setor, contará com palestras, treinamentos, trocas de experiências, networking, festas e muito mais.

Você já pode se inscrever e garantir a sua participação. Lembrando que as vagas são limitadas.

Na hora de se inscrever não deixe de inserir o PROMOCODE: NTC2022

Acesse aqui: https://reservas.vilagale.com/engine/search?lingua=pt&hotel=2875
O Congresso NTC – XV Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM, e tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCARCE. Conta com o patrocínio da Apisul, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Logístico da BRASPRESS e Apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e FuMTran.

Fonte: NTC&Logística

Fenatran deste ano mostrará os avanços da sustentabilidade e da inovação no segmento de pesados

Notícias 11 de agosto de 2022

Depois de dois anos de espera, a Fenatran, maior salão de transporte da América Latina, finalmente, tem data e local definidos para acontecer, em 2022. O evento ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo.

Segundo informações da RX Brasil (Reed Exhibitions), empresa que organiza a feira, serão 500 marcas, que trarão inovações e tecnologias, muitas delas inéditas para o setor rodoviário de cargas.

Os visitantes encontrarão, na Fenatran 2022, as últimas tendências em produtos e serviços: tecnologia para frotas, telemetria, monitoramento, motores, veículos, implementos, pneus e muito mais.

Gerente da Fenatran, Ana Paula Pinto explica que a feira marca o grande reencontro do setor. Isso porque a última edição ocorreu em 2019, e foi cancelada em 2021 por causa dos desdobramentos da pandemia de covid-19.

“Só podemos esperar o que a feira sempre proporcionou ao longo da história: muitos negócios e lançamentos que trazem as últimas tendências do setor”, conta a executiva.

É certo dizer que há um tom de otimismo no ar. Isso porque o evento ocupará uma área maior, na comparação com a edição anterior, com a integração adicional de um pavilhão. Ao todo, serão 100 mil m² de feira, 20% a mais do que em 2019. Ou seja, os expositores preencherão, praticamente, 100% do São Paulo Expo.

De acordo com a gerente da Fenatran, o objetivo é passar uma mensagem de otimismo e relevância do setor para o País. “O evento reúne uma cadeia que passa por avanços significativos em termos de sustentabilidade e inovação”, diz.

A Fenatran ocorrerá em meio a um cenário de crescimento na demanda por caminhões, no Brasil. Segundo projeção da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o número de vendas desses veículos, no Brasil, deverá crescer 10%, ante 2021.

No mesmo sentido, as fabricantes de implementos rodoviários, que também expõem na Fenatran, projetam crescimento de 12% nas vendas, em 2022. A projeção é da Associação Nacional das Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), que reúne as empresas do segmento, feita com exclusividade para o Estradão.

Tecnologias alternativas ao diesel

O diesel ainda é a fonte de energia de grande parte da frota de caminhões, do País, mas o combustível fóssil está com os dias contados, e as tecnologias alternativas e mais limpas despontam, no Brasil. Por isso, a Fenatran será um palco importante para a apresentação de inovações, como os caminhões movidos a gás e os elétricos.

A gerente da Fenatran conta que a feira tem como um dos seus pilares dar luz às tendências do mercado. Sendo assim, as tecnologias alternativas ao diesel serão pauta importante no evento. E elas estarão presentes nas exposições de produtos e nos conteúdos que serão apresentados, que abordarão, sobretudo, as características e aplicações dessas tecnologias.

R$ 9 bilhões em negócios

A feira deverá gerar R$ 9 bilhões em negócios, segundo estimativa da RX. Com isso, o movimento esperado para 2022 deverá ser 5,8% superior ao de 2019. Ou seja, na última edição da feira, as empresas participantes contabilizaram R$ 8,5 bilhões em oportunidades de negócios. De acordo com a RX, a expectativa de alta está apoiada no grande interesse demonstrado pelo setor.

Ana Paula adianta que a geração de negócios, conteúdo e experiência serão os três pilares da Fenatran, neste ano. Assim, além dos lançamentos nos estandes, o evento terá o drive de caminhões e vans, realizado dentro do pavilhão, dando a possibilidade ao visitante a oportunidade de dirigir uma das máquinas do setor.

Tendências do setor

Segundo a RX, a Fenatran 2022 também terá um auditório de mais de 250 m², onde serão apresentadas tendências, bem como discussões sobre perspectivas para o mercado.

De acordo com a organização da feira, serão mais de 40 horas de conteúdo. Além disso, quem não puder ir pessoalmente ao evento também terá acesso, de forma digital. Para isso, a Reed promete dispor de todo o conteúdo por meio da plataforma Rota Digital Fenatran, que foi iniciada, em abril. A ideia é levar à feira temas relevantes ao transporte rodoviário de cargas, por meio de palestras e painéis com especialistas do setor.

Fonte: Estadão Mobilidade

Ministro diz que desemprego cairá para 8% antes do fim do ano

Notícias 11 de agosto de 2022

Atualmente em 9,3%, a taxa de desemprego pode cair para 8% antes do fim do ano com a recuperação econômica, disse hoje (9) o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele participou, nesta noite, da abertura do congresso da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília.

“Antes de o ano acabar nós estamos descendo [a taxa de desemprego] para 8%. Vamos terminar o ano com o menor desemprego que já vimos nesses últimos 10, 15 anos”, declarou o ministro.

Na avaliação de Guedes, o Brasil está entrando num longo ciclo de investimentos. Segundo ele, a economia brasileira está em situação melhor que a de países desenvolvidos, que estão entrando em recessão, e que a de outros países latino-americanos, que estão “desmanchando”, nas palavras do ministro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a taxa de desemprego atingiu, no trimestre encerrado em junho, o menor nível para o período em sete anos. Guedes atribuiu parte da recuperação do mercado de trabalho à melhoria do ambiente de negócios, com a redução da burocracia. “O Brasil está em um longo ciclo de crescimento. Criamos um ambiente de negócios que já tem contratos de R$ 890 bilhões. É 10 vezes o que um ministro investe”, ressaltou.

Renegociação de dívidas

Sem dar detalhes, Guedes disse que a equipe econômica pretende ampliar os programas de transação tributária (renegociação de dívidas com o governo). Segundo ele, o comércio, os serviços e o setor de eventos devem ter as mesmas possibilidades para regularizar os débitos que outros segmentos afetados pela pandemia de covid-19 tiveram nos últimos anos. Guedes disse que o modelo de transação tributária já foi desenhado pelo Ministério da Economia.

O ministro repetiu declarações recentes de que, diferentemente de outros países, o Brasil atravessou a pandemia sem que a dívida pública explodisse. “O Brasil está de pé. Atravessou duas grandes guerras”, declarou.

Em 2019, a dívida bruta do governo geral estava em 74,3% do Produto Interno Bruto (PIB). Com os gastos extras relacionados à pandemia, chegou a 88,8% em 2020. Com a recuperação da economia e o aumento da arrecadação, tem caído e está atualmente em 78,2% do PIB.

Abertura comercial

Destacando que o Brasil está com o plano de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovado, Guedes afirmou que empresas europeias passaram a manifestar interesse em investir no Brasil após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. “Hoje, existe essa percepção e, com a guerra da Ucrânia, a ficha caiu para eles”, comentou.

Guedes disse ter conversado com um ministro francês (sem citar o nome) para pedir que a Europa abra o mercado aos produtos brasileiros. “Nosso comércio com vocês [a Europa] era de US$ 2 bilhões no início do século. Com a China foram US$ 2 bilhões também. Hoje, nós comercializamos com vocês US$ 7 bilhões. E comercializamos com a China US$ 120 bilhões”, relatou Guedes, em suas palavras, ao representante do governo francês.

“Vocês estão ficando irrelevantes para nós. É melhor vocês nos tratarem bem porque se não vamos ligar o ‘foda-se’ para vocês e vamos para o outro lado porque estão ficando irrelevantes”, acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

BR-101 é assunto durante Almoço Executivo

Notícias 10 de agosto de 2022

Como de costume, a agenda interna do Transcares na segunda quarta-feira do mês culminou com o Almoço Executivo do sindicato. O tradicional encontro dos transportadores foi realizado nesta quarta-feira, 10, com a presença de diretores, empresários do segmento e alguns convidados do presidente, Alberto Teixeira. Da diretoria, estavam presentes Karla Diniz, Fernando De Marchi, Marco Zon, Lauro Machado, Leandro Teixeira, Sidnei Bof, Roberto Fabiani e Wesley Proescholdt.

Este foi, também, o primeiro evento interno de Gustavo De Muner oficialmente como Gerente Administrativo e Financeiro, e de Filipe Côrtes, gestor da PHT Transportes, como vice-coordenador da Comjovem-ES – ele divide o cargo com André Fiorot. O evento teve, ainda, a presença dos pré-candidatos Magno Malta e Bira Nobre.

Teixeira, que sempre mantém uma fala otimista e festiva na abertura do almoço, trouxe à tona um assunto que mexe, literalmente, com o setor e que não foi bem digerido pela população capixaba: a desistência da Eco-101 na duplicação da BR 101. Mesmo de forma rápida, ele mandou seu recado e mostrou a decepção.

“Oitenta por cento de nosso País roda sobre pneus. Não bastasse o Brasil ser um País rodoviário, estamos falando do principal eixo de ligação entre as regiões Sul e Sudeste, e da grandiosidade do segmento que representamos. Somente no Espírito Santo, são mais de 2.300 transportadoras. Nós empregamos, nós rodamos País afora, não merecíamos ficar sem a duplicação da rodovia”, desabafou.

Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Comunicação TRANSCARES

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