Notícias

Filtrar Notícias

NTC&Logística participa do Encontro da ANTT de Articulação Setorial sobre transporte rodoviário de cargas

Notícias 14 de julho de 2022

NTC&Logística participou por meio da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), nesta quarta-feira (13/7) em Brasília (DF), do Encontro de Articulação Setorial sobre transporte rodoviário de cargas, com a presença de diversas outras entidades do setor.

Na ocasião, foram tratadas as próximas ações, tais como a atualização da Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), de acordo com os valores do IPCA e do litro do Diesel; as Tomadas de Subsídios sobre o Vale-Pedágio e sobre o Transporte Internacional de Cargas (TRIC).

Além disso, houve apresentação de um cronograma sobre os debates para adequação do texto da nova resolução do TRC (Resolução ANTT nº 5.982/2022) com ênfase nas medidas de segurança para a validação do certificado digital do Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e a adequação do sistema à nova norma.

A diretora executiva, Edmara Claudino e a assessora jurídica, Gildete Menezes participaram do encontro representando a NTC&Logística.

 

Pesquisa com transportadores vai revisar a tabela dos pisos mínimos de frete

Notícias 14 de julho de 2022

Transportadores autônomos e representantes de empresas e cooperativas de transporte rodoviário de cargas têm até o dia 20 de julho para participar da pesquisa

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), inicia, nesta segunda-feira (11/7), pesquisa eletrônica para revisar a Política Nacional dos Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

Com 12 itens, o questionário pode ser respondido por cooperativas, empresas e transportadores autônomos que atuam no setor rodoviário de carga, conforme a Lei nº 13.703/2018. As perguntas tratam de temas como a quantidade de horas semanais trabalhadas pelos motoristas, velocidade média das viagens, rendimento do combustível e até mesmo o número de lavagens feitas nos veículos. O tempo médio para completar o formulário é de cinco minutos.

Além do questionário, a estatal realizará entrevistas, por telefone, por todo o Brasil para coletar o preço médio de todos os insumos necessários para as operações, como pneus e óleo de motor. Custos com licenciamentos e tributos também serão levantados.

Os dados serão compilados e aplicados na próxima revisão, prevista pra janeiro de 2023, da metodologia da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que traz o valor mínimo a ser pago por quilômetro. A tabela de fretes é publicada semestralmente pela ANTT.

A pesquisa fica disponível até o dia 20 de julho. Para participar, acesse: pesquisa.epl.gov.br

Fonte: ANTT

Comjovem-ES: visita técnica, troca e muito aprendizado na Imarcal

Notícias 14 de julho de 2022

Os jovens empresários e executivos que integram a Comjovem-ES colocaram o pé na estrada e foram parar em Vargem Alta, mais precisamente na Imarcal – Indústria de Mármores e Calcário, empresa escolhida para a mais recente visita técnica do grupo. A curta viagem aconteceu na sexta-feira, 8 de julho, e além do coordenador da comissão, Roberto Fabiani, da Fatran Transportes, também participaram Philipe Côrtes, da PHT Transportes, Wendel Lopes, da Golden Investimentos, Igor Izoton, da Hedge Consultoria, Rafael Cricco, da RFJ Transportes, e Haroldo Garcia também da Fatran. Na empresa, eles foram recebidos pelo diretor industrial, Fabio Zampiroli, que apresentou não apenas a estrutura, mas também os processos de transformação, inovação, conhecimento e logística da Imarcal.

Entusiasta nata do conhecimento compartilhado, Fabiani garante que o grupo voltou para casa com a bagagem recheada de novidades depois de tudo o que viu e ouviu de Zampiroli.

“Não há dúvidas de que tudo o que ouvimos e aprendemos vai agregar muito valor para nosso dia a dia dentro das empresas”, resumiu o coordenador, explicando, ainda, o porquê da escolha da Imarcal.

“Além de ser um embarcador potencial, é uma empresa de muitas cargas e muitos clientes, e está em ascensão. Lugar ideal para aprendizado e network incrível!”

 

Almoço Executivo com doses extras de emoção no cardápio. “Mottinha” vai se aposentar

Notícias 14 de julho de 2022

Nesta quarta-feira, 13 de julho, aconteceu o tradicional Almoço Executivo do Transcares. Como sempre, um cardápio especial aguardava os convidados do presidente, Luiz Alberto Teixeira. No entanto, o principal ingrediente do menu foi a emoção. Após 42 anos de trabalho no sindicato, o Gerente Administrativo e Financeiro, Mauro Sérgio Amorim Motta, está se aposentando e o evento da semana marcou sua despedida, já que seu último de atividade dia será em 29 de julho. Além de uma placa comemorativa assinada pela diretoria, o dirigente recebeu da equipe um kit de vinho acompanhado de uma carta em que ficava clara sua importância para os colegas de trabalho, para o Transcares e para o transporte de cargas. Um trecho trazia parte de um famoso poema do dramaturgo alemão Bertholt Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons; há outros que lutam um ano e são melhores; há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, estes são imprescindíveis”.

Apesar de triste, como o presidente fez questão de mencionar, o dia era especial e o almoço teve casa cheia. Toda a equipe interna do sindicato participou e além dela também estavam presentes os diretores Fernando De Marchi, Marco Zon, Leandro Teixeira, Dellano Scarpe, Lauro Machado, Hudson Cordeiro, Odival Rocon e Roberto Fabiani, os presidentes da Fetransportes, Renan Chieppe, e do Setpes, Jerson Picoli, o ex-prefeito de Viana Gilson Daniel, os representantes de mantenedores Roni Lino, da Onda Azul, e Ivan Tavares, da Road Card, e os parceiros do sindicato, Luiz Claudio Pina, da Invita, e Lucio Lima, da Excelsior, dentre outros. Quem também participou foi Gustavo De Muner, secretário-executivo da AEC (Associação de Empresários de Cariacica), que será o substituto de Motta.

Emocionadíssimo, Luiz Alberto Teixeira foi quem anunciou a notícia da aposentadoria daquele que é considerado o “Mestre dos Magos” do TRC capixaba.

 “Quando cheguei ao Transcares, em 1992, numa das gestões do ex-presidente Ayval da Luz, Motta brincou comigo e disse que eu ainda seria presidente desta casa. O que ele falou tornou-se verdade, o que eu não fazia ideia é que quando eu fosse presidente ele iria me deixar...”

Com voz embargada, Teixeira ainda teve condições de descrever o gerente – que dá nome ao prédio onde a entidade fica, em Jardim América, Cariacica – como “símbolo da casa e exemplo de amor, trabalho e dedicação”. “Você é o Transcares forte, vivo e pulsante. Nosso TRC deve muito a você, você é o cara”, resumiu. Enquanto ele falava, os convidados se emocionavam e a equipe interna chorava...

Um dia intenso, pra ficar na história do Transcares. Assim como o próprio Motta, que além de tudo é considerado a história viva do sindicato.

 

Prato da Boa Lembrança

 

Como de costume, o Almoço Executivo foi encerrado com a entrega do Prato da Boa Lembrança. Teixeira o entregou ao ex-prefeito de Viana Gilson Daniel, ao coordenador da Comjovem-ES e diretor do Transcares Roberto Fabiani, aos mantenedores Roni Lino e Ivan Tavares, aos parceiros Luiz Claudio Pina e Lucio Lima, e finalmente, junto com o superintendente Mario Natali, a Motta.

 

Porto de vitória retoma manobras-teste para 12,5m de calado

Notícias 11 de julho de 2022

Após um processo de dragagem de manutenção realizado em tempo recorde e sem incidentes ambientais, o Porto de Vitória retoma as manobras-testes para exploração do calado de 12,5m no Canal de Vitória. Na prática, significa que os navios poderão entrar ou sair com maior volume de carga.

O presidente da CODESA, Bruno Fardin destaca que a retirada da restrição de calado representa enormes ganhos: “A retomada das manobras é uma conquista do time CODESA. Um calado competitivo é a alma de um porto que busca estar entre os melhores”, disse, ao antecipar que ainda serão buscados ganhos extras de calado no Canal e nos berços.

O restabelecimento das condições operacionais consta da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações no Porto de Vitória (NORMAP I), que é o normativo que estabelece, com o aval da Autoridade Marítima, já publicada no site codesa.gov.br. As prescrições operacionais que podem ser exploradas em cada um dos berços e canal de acesso do Porto de Vitória e outras condições operacionais referentes à atracação de navios no Porto constam da norma.

GANHOS DE COMPETITIVIDADE 

A retomada das manobras-teste, para exploração do calado de 12,5m no Canal de Vitória, potencializa a capacidade operacional do porto e, consequentemente sua competitividade. São estimados ganhos de até +15.000 t de carga geral e granéis e um potencial de +1500 TEUS (twenty-foot equivalente unit - unidade equivalente a 20 Pés, é uma medida-padrão para contêineres) nos navios de contêiner, o que deve gerar até 10% de redução nos fretes marítimo e até 20% de redução nos custos logísticos via Porto de Vitória.

O Porto de Vitória está pronto para capturar ganhos ainda maiores de calado já como fruto deste processo de dragagem e vai atuar em conjunto com a Autoridade Marítima na realização de estudos complementares neste sentido.  

A liberação para a retomada dos testes foi comunicada nessa quarta-feira (6), pela Capitania dos Portos dos Espírito Santo. As manobras-testes recomeçam já a partir de hoje (7), nas seguintes condições: manobras de entrada com range de 10,67m a 11,5m e, manobras de saída com range de 11,51m a 12m.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS 

Os serviços de dragagem do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação do Porto de Vitória foram realizados pela empresa Van Oord e custaram ao redor de R$ 15 milhões de reais. Além disso, os contratos de gerenciamento operacional e ambiental da obra giraram em torno de R$ 700.000,00. Todo o projeto foi custeado com recursos próprios da Companhia.

A manutenção do Canal teve início em 25/12/2021, tendo encerrado os trabalhos em março de 2022. O volume efetivamente dragado foi de 400.000 m³.  Os serviços foram contratados com o objetivo principal de restabelecer as condições operacionais previstas na NORMAP I.  

Coordenação de Comunicação da CODESA

Pílula Trabalhista joga luz no tema do momento: a Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023

Notícias 06 de julho de 2022

No dia 21 de junho a assessora jurídica Alessandra Lamberti entrou em cena para ministrar a “terceira dose” do projeto Pílulas Trabalhistas. E o assunto tratado na edição não poderia ser mais atual: Desmitificando a Convenção Coletiva de Trabalho 2022-2023, fechada com um reajuste de 12,13% e válida a partir de 1º de junho. Todo ano, nesta mesma época, a equipe do Transcares senta com os representantes dos sindicatos laborais do Estado e renegocia as condições de trabalho a serem respeitadas por todas as empresas do segmento de transporte de cargas e logística, considerando que maio é a data base da categoria profissional.

“A data base é o marco utilizado na negociação para fixarmos a correção salarial e também para estabelecermos um prazo de validade dos instrumentos normativos existentes”, explicou Alessandra, sempre didática, no início da palestra.

A advogada chamou atenção para a importância deste momento para as empresas do segmento, uma vez que as regras têm aplicação imediata e é necessário saber quais as novas condições foram estabelecidas. “Por isso, inclusive, elaboramos a 3ª Pílula Trabalhista, com a intenção de debater pontualmente cada reajuste aplicado e condição estabelecida. Este é um trabalho voltado para o preventivo, posto que as empresas apontam suas dúvidas e são orientadas a fazer um reajuste para utilizar todos os benefícios que a Convenção”, explicou ela, que definiu o bate papo como enriquecedor.

“Mesmo tendo sido um evento virtual, conseguimos uma participação ativa dos representantes das empresas, o que aponta para a certeza da necessidade de estudar sobre o tema”.

As íntegras das Convenções estão disponíveis em nosso site e podem ser acessadas no link https://www.transcares.com.br/convencoes.

 

Sobre a CCT 2022-2023, você sabia?

- “Os instrumentos normativos possíveis de serem negociados para uma determinada categoria são  a Convenção Coletiva de Trabalho ou um Acordo Coletivo de Trabalho. Quando a negociação acontece entre o sindicato obreiro e o sindicato patronal, estamos diante de uma Convenção Coletiva de Trabalho. Mas quando essa negociação resulta da deliberação entre uma ou mais empresas e o Sindicato dos trabalhadores, essa negociação recebe o nome de Acordo Coletivo”, explicou Alessandra.

- As negociações coletivas são estabelecidas com mais de uma entidade sindical, pois são vários os sindicatos que abarcam a categoria dos empregados, considerando a base territorial de atuação de cada um deles. O sindicato patronal tem base territorial ampla e para todo o estado do Espírito Santo. Assim, o Transcares, enquanto sindicato patronal das empresas de transporte de cargas e logística do Espírito Santo, negocia com cada um dos sindicados dos empregados, e depende da abrangência territorial de cada um deles. No norte temos o Sindnorte; no sul, o Sindimotoristas; na Grande Vitória o Sindirodoviários; e em Guarapari e adjacências, o Sintrovig. E estas entidades, com o objetivo principal de defender os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de seus associados, firmam as Convenções Coletivas, estabelecendo melhorias salariais e de benefícios, e condições dignas de trabalho para a categoria.

 

 

Roubo de cargas: “Precisamos estar sempre um passo à frente”, diz presidente do Transcares

Notícias 01 de julho de 2022

“O roubo de cargas é um inimigo íntimo e comum a muitos de nós. E se quisermos combatê-lo precisamos estar sempre um passo à frente. Para estar um passo à frente precisamos de informação, de troca de experiências, de integração, de planejamento e de ações. Por isso que estamos juntos nesta manhã. E tenho certeza que ela será muitíssimo proveitosa”.

Com estas palavras, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, abriu o IV Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, realizado nesta quinta, 30 de junho, no Sest Senat de Cariacica. Mais de 70 pessoas, entre diretores do Transcares, empresários do setor e representantes de todas as forças policiais marcaram presença. Dentre os convidados, o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Marcio Celante, e o Assessor Nacional de Segurança da NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), coronel Paulo Roberto Souza, maior autoridade nacional no tema, que apresentou o cenário do roubo de cargas no Brasil.

Além de Souza, o evento do Transcares reuniu outras seis palestras. O superintendente do Transcares, Mario Natali, falou sobre as ações de integração público-privada no combate ao roubo de cargas no Espírito Santo; o delegado de Polícia Civil Jeremias dos Santos apresentou o cenário local e a atuação da Delegacia de Roubo de Cargas no combate ao roubo de cargas; o inspetor Hélvio Souza Alves Junior, representando a superintendência regional da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, divulgou as ações da PRF; o chefe da Divisão Operacional da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Veira Hollanda, levou a público os dados sobre a atuação da PM neste tipo de delito; e o superintendente regional da Polícia Federal, Eugênio Ricas, falou da atuação da Força Tarefa do Departamento de Polícia Federal no Estado. Para completar o assunto, o Gerente Regional 3S Tecnologia, Claudio Marotta, abordou o tema O Uso da Tecnologia no Combate ao Roubo de Cargas e Veículos em sua palestra.

O fórum ficou dois anos sem acontecer em função da pandemia. Os números das ocorrências, neste período, não sofreram tanta mudança. Foram 14.400 casos em 2021 e 14.150 em 2020 – em 2019 haviam sido 18.400. E os cinco produtos mais visados continuam sendo os alimentícios, seguidos pelo cigarro, combustíveis, eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos. No entanto, a economia e o cenário em que os crimes acontecem também foram levados em conta, pois o “modus operandi” do roubo de cargas mudou e o comércio eletrônico acabou entrando no alvo dos bandidos.

“Imagino que todos aqui tenham notado que a pandemia gerou um boom no comércio eletrônico. De dentro de nossas casas, no auge da Covid, quantas compras não fizemos pela Internet? O formato de compras online, que lá em 2020 já não era novo para nós, surfou numa belíssima onda de oportunidade. Acontece que, infelizmente, o sucesso do comércio eletrônico também chamou a atenção dos criminosos. E o transporte de cargas ficou novamente no olho do furacão!”, destacou Teixeira durante o evento.

E o superintendente do Transcares, Mario Natali, completou. “Produtos comprados online geralmente possuem alto valor agregado e grande procura, tornando-se alvos de furtos no perímetro urbano. Por causa do crescimento das entregas de compras feitas via comércio eletrônico, temos notado uma migração dos roubos em estradas para zonas urbanas”, comentou ele, cuja afirmação foi ao encontro de outro dado apresentado por Souza. Ano passado, os roubos em áreas urbanas representaram 75% dos casos.

E por falar em Natali, ele ficou satisfeito com o resultado do evento, válido também como a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate a Roubo de Cargas, da secretaria de Estado e Segurança Pública, após dois anos.

“Foi um evento rico e diversificado, em que tivemos novamente a oportunidade de mostrar que o caminho que o Transcares está trilhando para lidar com este tema passa, obrigatoriamente, por cooperação e integração. Pudemos não apenas saber o que está sendo feito aqui no Estado, mas compartilhar informações e experiências importantes, e mostrar ao nosso empresário o quanto estamos empenhados em proporcionar um ambiente seguro para eles”.

O IV Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas teve apoio institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e parceria da 3S Tecnologia.

Roubo de cargas: boom do comércio eletrônico liga o alerta de autoridades capixabas

Informações aos Associados 29 de junho de 2022

Quando o assunto é roubo de cargas no Espírito Santo, temos uma notícia boa e uma notícia ruim para compartilhar. A boa é que o estado continua respondendo por um número mínimo de ocorrências na Região Sudeste – do total de 11.932 casos registrados ano passado, apenas 30 aconteceram aqui. A não tão boa é que entre 2021 e 2022 elas aumentaram em cinco e que até 22 de junho já foram registrados 17. As justificativas para esse crescimento, que está associado ao boom do comércio eletrônico, as realidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que respondem, respectivamente, por 45,23% e 31,32% dos registros, e as ações que estão sendo tomadas, de forma local e nacional, para evitar crescimento maior do crime, considerado um dos maiores problemas do transporte rodoviário de cargas, serão tratados no IV Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, dia 30 de junho, das 8h30 às 12 horas, no Sest Senat de Cariacica.

Além da presença do Assessor Nacional de Segurança da NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), coronel Paulo Roberto Souza, maior autoridade nacional no tema e que vai apresentar o cenário do roubo de cargas no Brasil, o evento reunirá o delegado de Polícia Civil Jeremias dos Santos, o superintendente da PRF-ES, Amarílio Boni, Márcio Viana Hollanda, da Polícia Militar-ES, e o delegado Eugênio Ricas, superintende Regional da Polícia Federal.

Outro palestrante será o superintendente do Transcares, Mario Natali, abordando as ações de integração público/privada no combate a esses delitos. “O Espírito Santo, felizmente, nunca chegou nem perto dos números registrados em São Paulo e Rio, que puxam os 82,66% dos casos no Sudeste. Acontece que somos um Estado de passagem, cortados pelas BRs 101 e 262, e pela 259, que nos liga a Minas. Temos uma preocupação muito grande com o deslocamento desta mancha criminal, por isso nosso trabalho é focado em prevenção e ações de integração”, argumenta o dirigente.

O fórum capixaba ficou dois anos sem acontecer em função da pandemia. Os números, como destaca Natali, não sofreram tanta mudança. Mas a economia e o cenário em que os crimes acontecem precisam ser levados em conta. De acordo com dados da Assessoria de Segurança da NTC&Logística, em 2019 foram registrados 18.400 casos, em 2020 14.150 e no ano passado, 14.400. E os cinco produtos mais visados continuam sendo os alimentícios, seguidos pelo cigarro, combustíveis, eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos. Contudo, um detalhe neste “modus operandi” tem chamado a atenção: o comércio eletrônico acabou entrando no alvo dos bandidos.

“Produtos comprados online geralmente possuem alto valor agregado e grande procura, tornando-se alvos de furtos no perímetro urbano. Por causa do crescimento das entregas de compras feitas via comércio eletrônico, temos notado uma migração dos roubos em estradas para zonas urbanas”, comenta Natali, cuja afirmação vai ao encontro de outro dado que será apresentado por Souza. Ano passado, os roubos em áreas urbanas representaram 75% dos casos.

O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e parceria da 3S Tecnologia.

Serviço:
IV Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas
Dia: 30 de junho
Horário: Das 8h30 às 12 horas
Local: Sest Senat de Cariacica.

Roubo de cargas: boom do comércio eletrônico liga o alerta de autoridades capixabas

Notícias 29 de junho de 2022

Quando o assunto é roubo de cargas no Espírito Santo, temos uma notícia boa e uma notícia ruim para compartilhar. A boa é que o estado continua respondendo por um número mínimo de ocorrências na Região Sudeste – do total de 11.932 casos registrados ano passado, apenas 30 aconteceram aqui. A não tão boa é que entre 2021 e 2022 elas aumentaram em cinco e que até 22 de junho já foram registrados 17. As justificativas para esse crescimento, que está associado ao boom do comércio eletrônico, as realidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que respondem, respectivamente, por 45,23% e 31,32% dos registros, e as ações que estão sendo tomadas, de forma local e nacional, para evitar crescimento maior do crime, considerado um dos maiores problemas do transporte rodoviário de cargas, serão tratados no IV Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, dia 30 de junho, das 8h30 às 12 horas, no Sest Senat de Cariacica.

Além da presença do Assessor Nacional de Segurança da NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), coronel Paulo Roberto Souza, maior autoridade nacional no tema e que vai apresentar o cenário do roubo de cargas no Brasil, o evento reunirá o delegado de Polícia Civil Jeremias dos Santos, o superintendente da PRF-ES, Amarílio Boni, Márcio Viana Hollanda, da Polícia Militar-ES, e o delegado Eugênio Ricas, superintende Regional da Polícia Federal.

Outro palestrante será o superintendente do Transcares, Mario Natali, abordando as ações de integração público/privada no combate a esses delitos. “O Espírito Santo, felizmente, nunca chegou nem perto dos números registrados em São Paulo e Rio, que puxam os 82,66% dos casos no Sudeste. Acontece que somos um Estado de passagem, cortados pelas BRs 101 e 262, e pela 259, que nos liga a Minas. Temos uma preocupação muito grande com o deslocamento desta mancha criminal, por isso nosso trabalho é focado em prevenção e ações de integração”, argumenta o dirigente.

O fórum capixaba ficou dois anos sem acontecer em função da pandemia. Os números, como destaca Natali, não sofreram tanta mudança. Mas a economia e o cenário em que os crimes acontecem precisam ser levados em conta. De acordo com dados da Assessoria de Segurança da NTC&Logística, em 2019 foram registrados 18.400 casos, em 2020 14.150 e no ano passado, 14.400. E os cinco produtos mais visados continuam sendo os alimentícios, seguidos pelo cigarro, combustíveis, eletroeletrônicos e produtos farmacêuticos. Contudo, um detalhe neste “modus operandi” tem chamado a atenção: o comércio eletrônico acabou entrando no alvo dos bandidos.

“Produtos comprados online geralmente possuem alto valor agregado e grande procura, tornando-se alvos de furtos no perímetro urbano. Por causa do crescimento das entregas de compras feitas via comércio eletrônico, temos notado uma migração dos roubos em estradas para zonas urbanas”, comenta Natali, cuja afirmação vai ao encontro de outro dado que será apresentado por Souza. Ano passado, os roubos em áreas urbanas representaram 75% dos casos.

O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e parceria da 3S Tecnologia.

Serviço:
IV Fórum Estadual de Segurança – Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas
Dia: 30 de junho
Horário: Das 8h30 às 12 horas
Local: Sest Senat de Cariacica.

Comunicado Técnico – Reajustes do Diesel e do Dissídio Salarial

Notícias 28 de junho de 2022

Sempre alegando a busca de maior aderência dos preços do mercado doméstico, no curto prazo, ao mercado internacional, bem como a melhora da sua competitividade, a Petrobras, que praticamente detém o monopólio do refino de petróleo brasileiro, anunciou, em 17 de junho de 2022 mais um reajuste para o diesel, o quarto do ano.

 

Observa-se que o setor empresarial do transporte rodoviário de carga, em sua grande maioria, compra o combustível diretamente das distribuidoras através de contratos firmados. Nesse caso, os repasses têm como base os reajustes nas refinarias.

Levando-se em consideração que os dois primeiros reajustes do ano já devem ter sido repassados, verifica-se que o acumulado dos últimos dois aumentos atinge em 24,4% (14,26% sobre 8,87%) os transportadores rodoviários de carga e os impacta em 8,5% (35% em média sobre% 24,4%).

Além dos aumentos do diesel que o setor enfrenta, no mês de junho, o segundo maior custo do TRC também aumentou após o dissídio da categoria. O reajuste salarial médio ficou em 12,0% e, como este custo representa em média 20%, o seu impacto no setor ficou em torno dos 2,4% (20% sobre 12,0%).

Assim, sem considerarmos a subida dos demais de custos, como o dos veículos, pneus, manutenção etc., esses dois representam para o TRC um crescimento de 10,9% para o TRC

Para um setor em que, em condições normais de mercado, o lucro gira na casa de 5,0%, não há mais a possibilidade do setor absorver este impacto sem repassá-los.

Mais uma vez, alertamos aos transportadores e aos embarcadores que acertem o mais rápido possível o repasse destes valores que, infelizmente, são muitos e altos, para que seja mantido o equilíbrio do mercado do transporte rodoviário de carga.

Brasília, 28 de junho de 2022

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística

Fonte: NTC&Logística

Comunicado Técnico

ANTT abre Tomada de Subsídio sobre o vale pedágio obrigatório

Notícias 28 de junho de 2022

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza a Tomada de Subsídio nº 4/2022, com o objetivo de coletar sugestões de aprimoramento do regulamento do vale pedágio obrigatório (Resolução ANTT nº 2.885, de 09 de setembro de 2008).

O período para envio das contribuições será das 9h do dia 27 de junho, até as 18h do dia 29 de julho de 2022.

A documentação relativa à Tomada de Subsídio nº 4/2022 está disponível no sítio eletrônico da ANTT na página do Sistema ParticipANTT.

Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail ts004.2022@antt.gov.br. Saiba mais sobre a Tomada de Subsídios no Canal ANTT no Youtube.


Fonte: SETCESP

ANTT publica nova resolução sobre RNTRC

Notícias 27 de junho de 2022

Resolução nº 5.982 regulamenta procedimentos para inscrição e manutenção do RNTRC

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nesta sexta-feira (24/6), a Resolução nº 5.982/2022, que regulamenta procedimentos para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).

A nova resolução substitui a Resolução ANTT nº 4.799/2015 que, ao longo dos mais de cinco anos de sua atuação, foram identificadas oportunidades de aperfeiçoamento que possibilitem uma melhor aplicação e acompanhamento do cumprimento da norma pelo mercado, bem como uma maior adesão da norma à realidade atual.

A Resolução 5.982/2022 traz os requisitos para inscrição e manutenção do RNTRC, as obrigações que os transportadores devem ter, as instruções sobre infrações e penalidades e demais procedimentos. Dentre as principais alterações, é importante destacar que agora o prazo de validade do RNTRC é indeterminado e foi criado o mecanismo de revalidação ordinária, a fim de manter a atualidade dos dados cadastrais dos transportadores.

Confira abaixo as tabelas.

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES

SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS

PORTARIA Nº 210, DE 24 DE JUNHO DE 2022

O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E MULTIMODAL DE CARGAS - ANTT, no uso de suas atribuições, e em conformidade com a Resolução nº 5.867,
de 14 de janeiro de 2020; a Portaria SUROC nº 169, de 18 de março de 2022, e no que consta do processo nº 50500.393248/2019-69, resolve:

Art. 1º Reajustar os coeficientes dos pisos mínimos previstos no Anexo II da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, em razão do disposto no § 3º do art. 5º da Lei nº
13.703, de 8 de agosto de 2018, que passam a vigorar nos termos do Anexo a esta Portaria.

Art. 2º Alterar o item xviii, do Anexo I da Portaria SUROC nº 65, de 27 de janeiro de 2022, que passa a vigorar com a seguinte redação:

"xviii. Pcomb: Preço de mercado do combustível praticado na bomba dos postos de varejo: R$ 7,678 por litro, referente à semana de 19 a 25 de junho de 2022, Diesel (S10),

média Brasil - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP." (NR)

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.
CRISTIANO DELLA GIUSTINA

ANEXO - COEFICIENTES DE PISOS MÍNIMOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

TABELA A - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO


TABELA B - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS



TABELA C - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO






TABELA D - OPERAÇÕES EM QUE HAJA A CONTRATAÇÃO APENAS DO VEÍCULO AUTOMOTOR DE CARGAS DE ALTO DESEMPENHO





Fonte: ANTT

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo