Notícias
Filtrar Notícias
Entidades do setor produtivo criticam alta da Selic
Notícias 04 de agosto de 2022
Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) classificou o aumento da Selic de “equivocado”. Para a entidade, o fato de os juros estarem 7,8% acima da inflação esperada para daqui a 12 meses indica que a elevação foi exagerada.
“A CNI entende que, neste momento, o novo aumento da taxa de juros é dispensável para o combate da inflação e trará custos adicionais desnecessários para a atividade econômica, com reflexos negativos sobre consumo, produção e emprego”, afirmou, em nota, o presidente da confederação, Robson Andrade.
Para a CNI, o Banco Central (BC) não precisaria aumentar os juros porque medidas recentes, como a redução de impostos sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicação e transporte coletivo estão fazendo a inflação cair. “Para julho e agosto, inclusive, a expectativa é de deflação”, destacou a entidade no comunicado.
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) informou, em nota, que “considera inadequada a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros para 13,75% ao ano. Ainda que desde março de 2021 a taxa Selic venha sofrendo consecutivos aumentos na tentativa de frear o consumo, as expectativas com relação à inflação a frente seguem desancoradas.”
O comunicado diz ainda que o desajuste no nível de preços da economia não é um fenômeno exclusivamente de demanda, mas sobretudo de restrição de oferta. “A dinâmica inflacionária é, em larga medida, resultado da desorganização das cadeias globais de produção, provocada pela pandemia de covid-19 e potencializada pelos impactos derivados da guerra na Ucrânia. Os choques repercutiram, sobretudo, na alta dos preços dos insumos e matérias-primas.”
Segundo a entidade, o aumento consecutivo da taxa Selic não apenas sacrifica o setor produtivo, que ainda convive com efeitos da alta de custos, mas também eleva a dívida pública. “Em um momento em que o mundo atravessa período de elevada incerteza, alimentada por guerra, covid-19 e risco de recessão, é imprescindível a adoção de uma política monetária mais moderada, que esteja atenta aos desafios do crescimento econômico nos próximos anos”, informou o comunicado.
A Firjan alertou também sobre a necessidade de manutenção de uma gestão fiscal responsável durante o ano de eleições. “A busca pela aprovação de reformas estruturais gerará um ambiente de maior credibilidade, viabilizará a realização de investimentos em setores estratégicos da economia e contribuirá para a estabilidade de preços no longo prazo.”
Fonte: Agência Brasil
São Paulo sedia nesta quinta a segunda edição do ano do Conet&Intersindical 2022
Notícias 04 de agosto de 2022
Com mais de 50 anos de história, o evento acontece semestralmente para publicar os resultados acumulados do frete e para debater as principais dificuldades enfrentadas pelos protagonistas do setor. A programação é dividida em duas etapas, uma para cada dia de evento: a Conferência Nacional dos Estudos em Transportes, Tarifas e Mercado (CONET) e o Intersindical.
A primeira se dedica à divulgação de pesquisas e de análises a respeito dos cenários macroeconômico, político e social do país.
De acordo com o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, “o CONET&Intersindical é um evento que temos, enquanto entidade, muito orgulho de produzir, pois as informações e as propostas que trazemos no dia afetam diretamente os negócios e todos os segmentos do país. Por isso, realizamos uma escolha criteriosa de palestrantes e de temas a serem levantados e cuidamos com atenção da programação de recepção dos participantes do evento”.
A pauta principal será a exibição dos resultados da pesquisa produzida pelo Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da entidade sobre os índices de custos no transporte. Conduzido por técnicos da área, o levantamento leva em conta as alterações nos preços dos combustíveis, dos pedágios, dos seguros e da compra de caminhões, de autopeças e de pneus, entre outros.
Essas informações apresentam aos empresários uma base da evolução dos gastos envolvidos no transporte e na logística. Assim, são capazes de reavaliar os seus contratos e a condução dos seus negócios visando à sustentabilidade e à rentabilidade das organizações.
Depois dos acontecimentos nos dois dias, haverá a entrega da Medalha de Mérito do Transporte – NTC 2022. A premiação homenageia as pessoas físicas e jurídicas que realizam ações em prol do desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas. Os contemplados pela honraria foram escolhidos pelo comitê formado pelos ex-presidentes da entidade.
Neste ano, serão agraciados o assessor técnico da NTC&Logística, Antônio Lauro Valdivia; o deputado federal, Jerônimo Goergen, o presidente da West Cargo, Hélio José Rosolen; o fundador da TransJordano, João Bessa; o presidente da ABTLP, José Maria Gomes; o presidente do SETCARCE, Marcelo Maranhão; o fundador da Cargolift, Markenson Marques; o presidente do SETRAM, Riberto Lima; o presidente do SETCERGS, Sérgio Gabardo; e o presidente do Sindicarga, Sílvio Ferreira de Carvalho Junior.
“Com certeza essa edição será um sucesso e mais que especial, principalmente pelo fato de reunir os empresários de todo o Brasil para discutirmos o setor, seus desafios e também nos confraternizarmos com todas as atividades que preparamos”, finalizou Pelucio.
A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir.
CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022
12h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura CONET
1. Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL
2. Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023
Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco
3. Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC
Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística
4. Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas
Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT
5. Discussões / Sugestões / Encaminhamentos
18h00 – Encerramento
20h30 – Jantar
INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022
08h30 – Abertura Intersindical
09h00 – Painel Roubo de Cargas
Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística
1. Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas
Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública
2. Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga
Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI
3. Debatedores
Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF
Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro
Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP
12h30 – Intervalo para Almoço
14h00 – Retorno Intersindical
4. Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022
Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística
5. Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios
Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM
6. Tecnologia para Lidar com Multas do TRC
Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot
7. Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC
Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura
17h00 – Encerramento
20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC
O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
Fonte: NTC&Logística
Sest Senat convida empresas do setor para um momento de conexão
Notícias 04 de agosto de 2022
O Conexão RH é um projeto nacional, direcionada ao setor transportador e cujo propósito é justamente fortalecer a gestão de Recursos Humanos que enfrenta, já há alguns anos, inúmeros desafios para fazer frente a um mundo em transformação. Por meio de workshops que conectam o Sest Senat e as empresas, o projeto promove a exposição e a análise de temas relevantes para o mundo corporativo.
Com foco em integração, cooperação e no desenvolvimento, o evento também propicia aos gestores de Recursos Humanos a oportunidade de compartilharem boas práticas, experiências, ferramentas de RH e insights importantes para o mundo dos negócios.
“Queremos estar cada vez mais próximos do setor, dos profissionais, e o RH é um setor determinante nisso. Daí a ideia do projeto, mostrar o quanto podemos fazer pelas empresas, pelos trabalhadores, afinal somos parceiros! Os gestores das cinco unidades capixabas pensaram num evento muito bacana e estamos apostando alto neste encontro”, adianta o Supervisor do Conselho Regional do Sest Senat, Marco Antonio Rocha.
Durante o evento, Rocha vai gravar para o Podcast Resenha do Bruno, que conta, ainda, com Pâmela Santos. A pauta do bate-papo? O trabalho da instituição que existe para e pelo setor.
Outro destaque será o Talk Show com a gestora da Viação Pretti, Suiani Passos. A conversa vai girar em torno do relacionamento da empresa com as unidades capixabas. “A Viação Pretti é uma antiga parceira do Conselho Regional e consideramos fundamental colocar uma gestora do setor falando sobre o que fazemos e tudo o que podemos oferecer pelo maior desenvolvimento do setor como um todo”, destaca Rocha.
Mas o ponto alto do Conexão RH promete ser a minifeira que será montada na antessala do auditório, com demonstração dos serviços e cursos oferecidos.
Você vai ter a coragem de perder este momento?
Serviço:
Conexão RH
Quando: 11 de agosto
Onde: Antessala e auditório do Setpes, em Vitória
Horário: Das 9 às 12 horas
Faça sua inscrição por este link: https://forms.office.com/r/wvvsyvDMQP
Governo reduz IPI de produtos fabricados no Brasil
Notícias 03 de agosto de 2022
Segundo o governo, o decreto cumpre decisão judicial (ADI 7153) que determinou a preservação da competitividade dos produtos produzidos na Zona Franca.
De acordo com o Ministério da Economia, o decreto dá segurança jurídica para a redução do IPI.
“Ao detalhar os produtos que terão suas alíquotas alteradas, a nova edição esclarece a correta aplicação do IPI sobre o faturamento dos produtos industrializados, garantindo segurança jurídica e o avanço das medidas de desoneração tributária. O texto também apresenta tratamento específico para preservar praticamente toda a produção efetiva da ZFM, levando em consideração os Processos Produtivos Básicos.
A medida também traz redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis. “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia.
O ministério explicou ainda que, com o decreto, serão beneficiados produtos nacionais e importados, além de provocar reflexo positivo no Produto Interno Bruto (PIB), com a redução do custo Brasil e maior segurança jurídica. “Espera-se ampliar a competitividade da indústria, com menos impostos e aumento da produção”.
O IPI é um imposto federal que incide sobre cerca de 4 mil itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização (beneficiamento, transformação, montagem, acondicionamento ou restauração). Com caráter extrafiscal (tributo regulatório), o IPI pode ser usado para fomentar um setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas para que mais produtos produzidos pelo setor sejam vendidos.
Fonte: Agência Brasil
Curvelo em Minas Gerais irá ganhar unidade do Sest Senat
Notícias 03 de agosto de 2022
A nova unidade fica na região do bairro Bela Vista, às margens da BR-135, em um terreno de 10 mil metros quadrados. A edificação possui 5 mil metros quadrados, ampla, moderna e equipada com tecnologia de ponta, geração de energia por meio de usina fotovoltaica, captação e reaproveitamento de água e auditório multifuncional.
Como nas demais unidades do SEST SENAT, serão oferecidos aos trabalhadores do transporte, seus dependentes e comunidade serviços de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia, qualificação profissional, bem como serão desenvolvidas diversas campanhas de promoção social, responsabilidade socioambiental e de saúde preventiva.
Jorge Washington Junior, gerente da unidade em Curvelo, comemora o benefício que a população em geral e os trabalhadores em transporte receberão com os novos serviços oferecidos e destaca os esforços feitos pela então supervisora do Conselho Regional de Minas Gerais, Eliana Waléria Costa, para a construção da unidade na região. “A Eliana trabalhou muito para oferecer melhor estrutura aos usuários do sistema. Unidades que anteriormente funcionavam em postos de gasolina, ganharam espaço próprio, como foi o caso de Curvelo”, relembra.
A nova unidade fica na Avenida Dalton Moreira Canabrava, n° 1153. Bairro Bela Vista. Curvelo-MG (antiga loja Carinhanha).
Fonte: SEST SENAT
Caminhões Mercedes-Benz Atego e Accelo são eleitos campeõe de revenda
Notícias 03 de agosto de 2022
A linha Atego foi a grande premiada, com três caminhões em evidência. Os modelos Atego 2426 6×2 e Atego 3030 8×2 conquistaram a certificação entre semipesados. Já o Atego 2730 6×4 teve o melhor resultado na categoria dos pesados até 400 cv. Mais uma vez, o Accelo 1016 é eleito entre os caminhões leves.
“A escolha do Atego e do Accelo como campeões de revenda da Frota&Cia demonstra que quem compra um veículo Mercedes-Benz obtém um excelente produto em força, desempenho, durabilidade, conforto, tecnologia e segurança”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Além de um produto de reconhecida qualidade e rentabilidade, terão uma solução completa para suas demandas, graças a um amplo e diversificado portfólio de peças e serviços.”
Em reconhecimento a essa conquista, a Mercedes-Benz do Brasil será homenageada com a Placa Comemorativa alusiva à Certificação. Além de figurar com destaque na edição especial da Frota&Cia.
Atego se destaca pela versatilidade no transporte e logística
Os caminhões Mercedes-Benz Atego são reconhecidos no transporte e logística pela força, robustez, resistência, reduzido consumo de combustível, baixo custo operacional, disponibilidade para o trabalho e elevado nível de conforto e segurança para o motorista.
“Os caminhões médios e semipesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias”, complementa Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas aplicações, ganhando, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas.”
Accelo é equipado com motor mais robusto do mercado
Reconhecido pela versatilidade, os caminhões Accelo são destinados para cumprir tarefas urbanas ou mesmo pequenas viagens intermunicipais, além de curtas distâncias rodoviárias.
O Accelo conta com avançados recursos para enfrentar o dia a dia das ruas e avenidas de grandes cidades, como sistema de controle de tração, assistente de saída em rampa e, no caso da versão automatizada, dispositivo que identifica a inclinação da pista para trocas de marchas mais adequadas em função do peso.
A linha Accelo oferece produtos para cada perfil de cliente, seja com modelos básicos ou mais completos.
Prêmio aponta o melhor valor de revenda após três anos de uso
Iniciativa da Frota&Cia, a certificação “Campeão de Revenda” busca auxiliar fabricantes, distribuidores de veículos e administradores de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, por ocasião da compra, venda ou avaliação de qualquer caminhão ou utilitário oferecido no País.
A premiação baseia-se em números e informações do mercado, sendo, portanto, próxima da realidade do segmento de veículos comerciais. Esse reconhecimento dá maior segurança e confiabilidade na hora da escolha do veículo adequado para cada demanda do transportador.
Os vencedores de cada categoria são os que apresentam a menor desvalorização de preço no período de três anos, com base nas informações da Tabela FIPE.
Fonte: Mercedes-Benz
Mercado de trabalho nos segmentos de transporte avança em 2022
Notícias 03 de agosto de 2022
Os segmentos rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso são os principais exemplos desse bom desempenho. Ambos saíram de um patamar negativo e voltaram a empregar mais do que demitir. O saldo acumulado em 2022 para o rodoviário urbano de passageiros e o rodoviário de longo curso é, respectivamente, de 3.913 e 620 vagas ocupadas. O resultado contrasta com o desempenho dos dois modais no primeiro semestre do ano passado, quando amargavam o fechamento de 19.545 e 7.814 vagas.
Outro bom resultado foi registrado pelo setor aéreo de passageiros, que se encontra com 1.668 vagas acumuladas neste semestre. No mesmo período do ano passado, o segmento havia perdido 255 vagas. O transporte metroviário de passageiros e marítimo de cabotagem também alcançaram resultados positivos, saindo, respectivamente, de -276 e -191, no primeiro semestre de 2021, para 41 e 198, no mesmo período em 2022, considerando o saldo entre admissões e desligamentos.
Os apontamentos da Confederação levam em conta as informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. O objetivo da análise da CNT é disponibilizar informações aos transportadores sobre o panorama e a situação das ocupações no setor, além de facultar às empresas do transporte e à sociedade opções para consulta dinâmica sobre emprego por meio de um painel interativo. O material da CNT tem sido uma fonte significativa de referência.
Confira os detalhes no Radar CNT do Transporte – Caged junho 2022
Acesse também o Painel CNT do Emprego no Transporte
Fonte: Agência CNT de Notícias
Último dia para se inscrever no Conet & Intersindical - edição São Paulo
Notícias 03 de agosto de 2022
Hoje (3) é o último dia para se inscrever na segunda edição do CONET&Intersindical de 2022 que será realizado nos dias 04 e 05 de agosto, no hotel Grand Hyatt São Paulo. A edição acontecerá de forma 100% presencial, obedecendo todos os protocolos de segurança.
O evento existe há mais de 50 anos e reúne empresários de maior relevância do país para discutir o mercado transportador, seus desafios, custos, necessidades e conquistas.
Na oportunidade também será realizada a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC – 2022, que homenageia personalidades que contribuem com o segmento transportador.
Você empresário do transporte de cargas, não deixe de participar e contribuir positivamente para o evento, as inscrições são limitadas. Faça na sua inscrição aqui:
https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/
Devido à proximidade do evento, o pagamento da inscrição será somente por cartão. Importante lembrar que todos deverão adquirir ingressos para o evento, não serão permitidos acessos de acompanhantes sem ingresso.
A entidade preparou uma programação especial para os transportadores. Confira a seguir.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
CONET – PRIMEIRO DIA – 04.08.2022
12h30 – Credenciamento
13h30 – Abertura CONET
- Mobilidade de baixo carbono e Desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Camilo Adas – Presidente do Conselho da SAE BRASIL
- Cenário Macroeconômico e Perspectiva para 2023
Palestrante: Thiago Angelis – Economista do Banco Bradesco
- Índice de Variação do INCT – Índice Nacional de Custos do Transportes e Apresentação da Pesquisa sobre Defasagem dos Fretes e Tendências – NTC
Palestrante: Eng.° Lauro Valdívia – Assessor Técnico da NTC&Logística
- Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas
Palestrante: Sr. Felipe Queiroz – Secretário Nacional de Transporte Terrestre- SNTTT
- Discussões / Sugestões / Encaminhamentos
18h00 – Encerramento
20h30 – Jantar
INTERSINDICAL – SEGUNDO DIA – 05.08.2022
08h30 – Abertura Intersindical
09h00 – Painel Roubo de Cargas
Coordenador Sr. Roberto Mira – Vice-Presidente de Segurança da NTC&Logística
- Ações de Integração Nacional no Combate ao Roubo de Cargas
Palestrante: PRF Djairlon Henrique Moura – Presidente do Comitê Gestor / Ministério da Justiça e Segurança Pública
- Aperfeiçoamento da Legislação Penal Aplicável aos Delitos Carga
Palestrante: Deputado Edinho Bez – Vice-Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura – FRENLOGI
- Debatedores
Dr. Otávio Flores Bueno da Fonseca – Representante da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio – DPAT / PF
Dr. Allan Duarte Lacerda – Delegado Titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas – DRFC / Rio de Janeiro
Representante da Secretaria de Segurança Pública / SP
12h30 – Intervalo para Almoço
14h00 – Retorno Intersindical
- Balanço das Negociações Coletivas do TRC em 2022
Palestrante: Dr. Narciso Figueirôa Junior – Assessor Jurídico da NTC&Logística
- Empresas Rentáveis Tem Mulheres Contribuindo Com os Negócios
Palestrante: Joyce Bessa – Vice-coordenadora Nacional da COMJOVEM
- Tecnologia para Lidar com Multas do TRC
Palestrante: Émerson Galassi – Co-fundador da Brobot
- Documento de Transporte Eletrônico – Implementação e Impacto no TRC
Palestrante: Gabriel Valderrama – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura
17h00 – Encerramento
20h30 – Jantar Medalha de Mérito do Transporte NTC
Faça sua inscrição aqui:
https://www.portalntc.org.br/eventos/conetintersindical-edicao-sao-paulo/
O CONET&Intersindical é uma realização da NTC&Logística e terá como entidade anfitriã a FETCESP, como patrocinadores a ABTLP, a Lindoya Verão, a IVECO, a Mercedes-Benz, o SETCESP, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio do SETCAPP, SETCAR, SETCARP, SETCARSO, SETCATA, SETRANS, SINDECAR, SindEtrans, SINDETRAP, SINDBRU, SINDICAMP, SINDISAN, SINDIVAPA, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.
Fonte: NTC&Logística
País cria quase 278 mil empregos formais em junho
Notícias 29 de julho de 2022
Já o estoque total de trabalhadores celetistas aumentou 0,67% em relação ao resultado de maio deste ano, passando de 41.729.858 para 42.013.146.
Na média nacional, os salários iniciais pagos a quem foi admitido em um novo emprego em maio foi de R$ 1.922,77. Comparado ao mês anterior, houve acréscimo real de R$ 12,99 no salário médio de admissão, uma variação em torno de 0,68%.
No acumulado do ano, foi registrado saldo de 1.334.791 empregos, decorrente de 11.633.347 admissões e de 10.298.556 desligamentos (com ajustes até junho de 2022).
Durante entrevista coletiva para apresentar os dados de junho, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, disse que o resultado no acumulado do ano já está próximo da meta definida pelo governo para 2022.
“Tínhamos feito uma meta em janeiro de chegar ao final do ano de mais ou menos 1,5 milhão de novos empregos criados. Em seis meses já temos quase esse número. Então é possível a gente sonhar que no final do ano a gente vai ter um resultado extremamente positivo”, disse. “Via de regra, no segundo semestre de cada ano há um aquecimento na criação de novos empregos. Então, entendo sim que podemos ficar otimistas e chegaremos a um número significativo no final de 2022”, acrescentou.
Atividades
Os números mostram que, no mês de junho, os cinco grupamentos de atividades econômicas apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, com a geração de 124.534 novos postos de trabalho formais, distribuídos principalmente nas atividades de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas (65.827 postos).
O Comércio fechou o mês com 47.176 novos postos, a Indústria geral criou 41.517 postos, concentrados especialmente na Indústria de transformação, que gerou 37.986 postos. Na sequência vêm o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que gerou 34.460 postos. A Construção fechou o mês com 30.257 novos postos.
Trabalho intermitente e em regime parcial
Em junho, o Novo Caged registrou 23.483 admissões e 16.093 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente, gerando saldo de 7.390 empregos criados.
No mês, 5.640 estabelecimentos contratantes e 242 empregados celebraram mais de um contrato na condição de trabalhador intermitente.
Em relação ao trabalho em regime de tempo parcial, foram registradas 19.040 admissões e 16.398 desligamentos, um saldo de 2.642 empregos. Foram registrados 8.773 estabelecimentos contratantes e 48 empregados celebraram mais de um contrato em regime de tempo parcial.
Regiões
Em junho, as 27 unidades federativas fecharam o mês com saldo positivo de empregos. Os destaques são: São Paulo, com 80.267 postos; Minas Gerais, com 31.092; e Rio de Janeiro, com 22.922 postos.
Os estados com menor saldo registrado foram o Amapá, que apresentou um saldo positivo de 869 postos; depois vêm Sergipe e Roraima que apresentaram saldo positivo de 848 postos e 529 postos, respectivamente.
Entre as regiões, a Sudeste fechou fevereiro com 137.228 novos postos. Na sequência vem o Nordeste, com 52.122 postos; Centro-Oeste, 34.263 postos; o Sul, com 31.774 postos; e a Região Norte, com 21.780 postos.
Fonte: Agência Brasil
Quatro em cada 10 empresas sofreram ataques hackers graves no país
Notícias 29 de julho de 2022
A pesquisa apontou que as empresas desenvolveram uma consciência sobre a importância do investimento em cibersegurança, entretanto, o maior empecilho para que as empresas se protejam ainda é a questão orçamentária: 65% dessas empresas alegam a dificuldade financeira para aplicação de políticas de cibersegurança adequadas.
O Delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos, Dr. Thiago Chinellato, destacou que os incidentes de segurança acontecem geralmente após uma falha humana, e reforçou a importância dos treinamentos dos funcionários sobre segurança da informação e cibersegurança.
A De Natale reitera alguns pontos importantes na adequação a Legislação: inicialmente é necessário reiterar que os prejuízos causados pelos ataques são, muitas vezes, incalculáveis. Existiram casos recentes no país de sequestro de dados (ransomware), por exemplo, que custaram milhões para algumas empresas que não puderam recuperar seus dados. Outro ponto importante são as sanções, que inicia pela multa simples de até 2% sobre o faturamento, limitada a 50 milhões por infração, passando pela multa diária, publicização da infração, ou ainda bloqueio e eliminação dos dados.
As empresas deverão analisar a adequação à LGPD como investimento, a fim de reduzir danos posteriores.
Fonte: Setcesp. Com informações do G1
CNT inicia rodada de diálogo com os presidenciáveis
Notícias 29 de julho de 2022
A primeira edição do Diálogo com os Presidenciáveis, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), contou com a presença do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve, na sede da instituição, em Brasília, nessa quinta-feira (28/7).
Por ter sido o primeiro presidenciável a confirmar participação no evento, Lula teve a oportunidade de, hoje, apresentar os seus planos e compromissos com o setor de transporte brasileiro para os próximos anos. Ele veio acompanhado pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo coordenador do programa de governo da frente ampla “Vamos todos juntos pelo Brasil”, Aloizio Mercadante.
Durante o evento transmitido, ao vivo, pelo canal da CNT, no YouTube (clique aqui), o presidente da CNT, Vander Costa, entregou a Lula e a Alckmin a publicação “O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País” (confira o resumo aqui).
No documento, o Sistema CNT – constituído pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT e pelo ITL - traz contribuições que visam fomentar a geração de emprego, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental e energética.
Ao público presente, o presidente da CNT fez questão de ressaltar a imprescindibilidade do setor de transporte para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. “Quanto mais uma nação produz, maior é a sua interface com o transporte e a logística. Pessoas precisam se locomover e produtos precisam ser entregues dentro e fora do território nacional. É isso que o nosso setor faz: move o Brasil”, afirmou.
Vander Costa também destacou a importância de o Estado brasileiro priorizar o setor, já que, para ele, uma infraestrutura de transporte planejada, moderna e interligada contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas e para o bem-estar da população. “Os desafios são muitos e deve haver vontade política para superá-los. O maior deles é a falta de investimento em infraestrutura, que prejudica toda a cadeia produtiva brasileira”, disse.
Sobre a “infraestrutura necessária para que o Brasil dê um salto de qualidade”, o candidato Luis Inácio Lula da Silva disse acreditar que o Estado tem um papel preponderante. “Não defendo o Estado empresário. Defendo o Estado indutor. Se o estado não entra, não tem solução”, afirmou o presidenciável.
Segundo Lula, “dinheiro em caixa é bom se transformado em obra, se transformado em rodovia, em ferrovia, em portos, em aeroportos, em empregos. E é isso que vamos fazer neste país”, concluiu.
CNT aguarda confirmação de outros candidatos
A publicação “O transporte move o Brasil: Propostas da CNT ao País” será entregue aos candidatos mais bem posicionados na última edição da Pesquisa CNT de Opinião, que também foram convidados a participarem do evento.
A Confederação Nacional do Transporte aguarda as confirmações para marcar o próximo Diálogo com os Presidenciáveis, que faz parte do 5º Fórum CNT de Debates.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
Um capítulo do Transcares termina. Motta se aposenta
Notícias 29 de julho de 2022
A notícia do desligamento foi oficializada durante o Almoço Executivo do dia 13 de julho, pelo presidente, Luiz Alberto Teixeira. Ela veio acompanhada de uma placa comemorativa assinada pela diretoria e um kit de vinho, presente da equipe.
Teixeira não consegue falar do desligamento de Motta sem sua voz embargar. O presidente descreve o gerente, que participou da fundação do Transcares, em 1979, como “símbolo do TRC capixaba e exemplo de amor, trabalho e dedicação”.
“Motta é um homem tão visionário que quando cheguei ao Transcares, em 1992, numa das gestões do ex-presidente Ayval da Luz, ele brincou comigo e disse que eu ainda seria presidente da entidade”, lembra, completando a seguir. “Motta é o Transcares forte, vivo e pulsante”.
Companheiro do gerente na rotina do sindicato, o superintendente, Mario Natali, admite que não queria ter que viver este dia. Conhecido por sua característica sempre muito dinâmica e irrequieta, nas últimas semanas ele “sentiu o golpe”.
“Cheguei ao Transcares em 2010 e Motta sempre foi meu grande companheiro no dia a dia. Vou sentir falta das conversas informais em sua sala, dos almoços e até dos muitos problemas que resolvemos juntos. Mottinha é um dicionário ambulante, não apenas para o sindicato, mas para mim como pessoa. Quantas grandes lições aprendi com ele!”
Por falar em almoços, eles são preparados por Valdineia Gama, que também já está sentindo falta das conversas de início de manhã.
“Eu só posso agradecer pela oportunidade de ter convivido por tanto tempo com essa pessoa especial. Motta é um homem de estatura baixa, mas gigante diante das adversidades e dono de uma sabedoria sem igual. É e sempre será o principal pilar do sindicato, exemplo de dedicação, compromisso e amor por esta casa. Todos sabemos o quanto ele batalhou para que o Transcares chegasse até aqui”, destacou ela, que completou com uma mensagem em nome de toda a equipe.
“Agradeço de todo coração pela alegria do convívio. Todos nós aprendemos com ele, nosso Mestre!”
Amiga de longa data do gerente, Geruza Giori, da Transportadora Continental, sempre recorreu ao conhecimento técnico de Motta. Vai sentir saudade, mas sou grata pela amizade construída. “Existem pessoas que tornam nossa caminhada mais significativa e Motta é exatamente assim. Só tenho a agradecer pela companhia, apoio, carinho e prestação de serviços durante estes anos de sua jornada junto ao nosso Transcares”.
Quem recebeu a missão de substituir Motta foi Gustavo De Muner, ex-secretário-executivo da AEC – Associação Empresarial de Cariacica. A sede da AEC funciona no Transcares, o que faz de Gustavo um conhecedor da rotina da entidade. Mas ele próprio reconhece que está assumindo um grande desafio.
“Recebi uma missão e tanto! Para mim, é uma emoção única e as expectativas são as melhores possíveis! Não dá para falar de Transcares sem citar o senhor Motta, ele é uma referência para todos, memória da entidade, muito querido pelo grupo. Se o Transcares chegou onde está, Motta tem uma grande parcela de contribuição. Ele deixa um legado importante e, para mim, é uma honra ter sido escolhido para o seu lugar”.
A partir de segunda, 2, quem quiser falar com a Gerência pode fazer contato com Gustavo pelos telefones (27) 3246-5305 e (27) 99906-9259 ou pelo e-mail gerencia@transcares.com.br.
Fonte: Anna Carolina Passos (Assessora de Comunicação Transcares)
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo