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Alta de preços pressiona os custos das concessionáriasAlta de preços pressiona os custos das concessionárias

Notícias 18 de abril de 2022

As concessões públicas de serviços de transporte, como de rodovias e de ferrovias, podem passar por uma onda de pedidos de reformulação de contratos que, na prática, pode levar a reajustes das tarifas de pedágios, adiamento de investimentos ou prorrogação dos acordos. O que ameaça esses negócios, de acordo com as empresas, é o patamar alto e persistente dos preços dos insumos, como asfalto e cimento, utilizados nos projetos, que estão elevados desde 2021 e não dão sinais de trégua neste ano. As concessionárias ainda estudam detalhadamente os impactos para recorrerem às agências reguladoras.

O óleo diesel acumula alta de 46,47% em 12 meses e o preço do asfalto subiu 68,33% de outubro de 2020 a dezembro do ano passado, o que tem efeito direto na cadeia de suprimentos das concessionárias de rodovias, diante da obrigação de investimentos em obras. Para o setor de ferrovias, o cimento e o aço igualmente entram na conta.

Segundo Marco Aurélio de Barcelos, presidente da ABCR, associação que representa as empresas do ramo, o aumento dos insumos está comprometendo a execução dos contratos, e começa a colocar a sustentabilidade financeira dos projetos em xeque. Isso porque há um descolamento do preço desses insumos e o IPCA, o índice oficial de inflação do País, que é usado para reajustar os valores das concessões em andamento.

Procurada, a ANTT disse que acompanha a questão e que “vem dialogando com as concessionárias e entidades ligadas às rodovias concedidas”. “Mas ainda não houve pedido formal de análise de reequilíbrio”, afirmou.

Impactos serão avaliados

O governo federal trata o impacto dos insumos nas concessões com cautela. A avaliação é de que há diferença entre o patamar alto das matérias-primas e a queda da demanda durante a pandemia. O governo reconheceu a situação como extraordinária, facilitando pedidos de recomposição dos contratos.

“Em termos de política pública, se vemos a necessidade de uma manifestação como tivemos na época da covid (parecer reconhecendo evento extraordinário)? Não, não vejo”, diz a secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa.

Ela reconhece o descolamento da inflação dos insumos para o setor e a inflação do consumidor. Mas avalia que o efeito não deve ser tratado horizontalmente em todos os contratos. Por exemplo, se a concessão já passou da fase de obras de pavimentação, o preço do asfalto não faz mais diferença a empresa que administra a rodovia. Para ela o contexto atual pode apenas gerar uma avaliação caso a caso.

“Temos impacto real, e na maioria dos contextos essa paridade vai ocorrer ao longo dos próximos anos. Isso sempre acontece, para cima e para baixo. Acho que é um risco que o poder privado tem condições de alocar. Pode ser que em algum momento do fluxo de caixa esse tipo de situação impacte muito, e aí sim tenha de ser recomposto o equilíbrio, mas acho que é uma questão caso a caso e de momento do contrato de concessão”, disse ela.

Diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Fernando Paes defende que a crise na cadeia de suprimentos decorrente da pandemia, responsável pela inflação alta das matérias-primas, é um fator que as concessionárias não teriam como prever. No segmento de ferrovias, além da repercussão direta do diesel na operação, Paes destacou 0 impacto dos insumos nas obras do setor, que vive nova fase com leilões recentes – como da Ferrovia Norte-Sul e Fiol – e renovações contratuais. “O aumento dos insumos impacta na veia o valor das obras. E agora esse descolamento saiu de qualquer previsão”, disse.

Segundo as concessionárias, dados do fim de 2021 mostram que, para o material rodante ocorreram reajustes de 10% para componentes de sinalização, de 35% a 40% para rodas de vagões e de 70% a 80% para rodas de locomotivas. Os eixos estão quase 50% mais caros.

Fonte: SETCESP

PRF terá aplicativo para atender usuários das rodovias

Notícias 18 de abril de 2022

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve desenvolver, até o fim do ano, um aplicativo voltado para os usuários das rodovias brasileiras. Segundo o entrevistado do programa Brasil em Pauta deste domingo (17), o diretor-geral da PRF, inspetor Silvinei Vasques, o público principal do novo produto será o caminhoneiro. A ideia é que o software tenha um botão de pânico, que possa ser acionado no caso de um acidente grave ou contato com criminosos.

A tecnologia também vem auxiliando a PRF em outras frentes. Já são mais de 40 serviços disponíveis ao cidadão por meio da plataforma Gov.br.

Segundo Vasques, a interligação de sistemas das agências de trânsito, de transporte e de segurança pública criam grandes big datas (bancos de dados) que alimentam as instituições policiais. “Então, é uma retroalimentação de informações, usando da tecnologia para minimizar custos, aumentar a nossa eficiência, a nossa presença e trazer ao cidadão mais segurança.”

O diretor-geral da PRF também falou sobre as parcerias com a iniciativa privada na questão de roubo de cargas e assalto a ônibus. “Nos locais onde as rodovias têm índice de segurança maior é natural que a economia se desenvolva melhor”, disse. Segundo ele, depois da concessão, a Avenida Presidente Dutra, no Rio de Janeiro, teve redução de 90% no roubo de carga.

Na entrevista, Vasques também falou sobre as ações sociais desenvolvidas pela PRF. De acordo com ele, o órgão já comprou uma carreta para atendimento dos caminhoneiros e comunidade lindeira e a expectativa é de adquirir mais um veículo.

Fonte: SETCESP

ANTT inicia Operação Hércules de fiscalização nas estradas

Notícias 14 de abril de 2022

Nesta última semana, entre os dias 04 e 08 de abril, a ANTT realizou as primeiras atividades da denominada “Operação Hércules”, buscando ampliar a atuação da Agência atacando o transporte irregular de passageiros e cargas em rotas tradicionalmente secundárias, quando considerado o volume de transporte.

As atividades para o mês de abril ocorreram no Piauí e também já iniciadas no Espírito Santo. 
Até então, foram realizadas 199 fiscalizações, sendo que 125 foram referentes a fiscalizações de passageiros e 74 abordagens a veículos de cargas. Nestas abordagens foram fiscalizados 63 RNTRCs, 17 Pagamento Eletrônico de Frete, 19 Piso Mínimos de Frete, 3 fiscalizações de Produtos Perigosos e 1 Transporte Rodoviário Internacional de Cargas. Até o presente momento, foram lavrados 42 autos de infração, destes 26 são em veículos transportando passageiros e 16 referentes a fiscalização de cargas. Houve 3 apreensões de veículos e 2 transbordos.

Ainda estão previstas mais atividades de fiscalização no estado do Espírito Santo e, para a execução das operações, foram selecionados pontos de relevância tanto na movimentação de cargas e passageiros quanto do ponto de vista da abrangência e da visibilidade institucional.
As atividades se estenderão para todos os estados que não são tradicionalmente foco de atuação das grandes operações nacionais. 

Para o ano de 2022, a meta é alcançar 16 estados.

A Superintendência de Fiscalização vai atuar prioritariamente no transporte rodoviário interestadual clandestino de passageiros, e também nas viagens regulares em linhas e fretamentos eventuais, além do transporte rodoviário de cargas. As demais modalidades de fiscalização da ANTT também poderão ser alvo de atuação conforme as particularidades de cada ponto de operação.

Fonte: ANTT

PRF inicia operação Semana Santa 2022

Notícias 14 de abril de 2022

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta quinta-feira, dia 14 de abril, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2022. A mobilização termina no domingo, dia 17 de abril, às 23h59.

O final de semana prolongado pelo feriado de sexta-feira, 15 de abril, Paixão de Cristo, deve elevar o fluxo de veículos nas rodovias federais, trazendo consigo o aumento no risco de acidentes. Por isso, a PRF vai aumentar a fiscalização nos locais e horários onde estatisticamente há maior probabilidade de ocorrências com vítimas graves. Nestes pontos, os agentes irão combater condutas como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, a alcoolemia ao volante e falta do uso do cinto de segurança.

Apenas quatro estados terão restrições de tráfego de veículos pesados em rodovias de pistas simples: Minas Gerais, Bahia, Pará e Ceará.

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Em Santa Catarina, dez policiais rodoviários federais lotados em outros estados reforçam o efetivo, que vai contar também com agentes convocados para trabalhar durante o período de folga, a fim de aumentar a presença da PRF nas rodovias.

Devido à tradição religiosa da Páscoa, o movimento nas rodovias federais deve ser mais intenso no sentido interior do Estado entre quinta e sexta-feira. Já a volta pra casa deve ter maior fluxo no sentido litoral, concentrado no domingo à tarde/noite.

Na BR-282, região da grande Florianópolis, entre a noite de quinta (14) e madrugada de sexta (15), acontece a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Angelina, quando centenas de fiéis usam o acostamento da rodovia para caminhar até a gruta. A PRF vai acompanhar a movimentação e recomenda que os devotos utilizem roupas claras, se desloquem em fila indiana e tomem cuidado ao cruzar a rodovia, evitando trechos de pouca visibilidade.

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 89 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa. Nestas ocorrências, 122 pessoas ficaram feridas e quatro morreram.

A Polícia Rodoviária Federal relembra algumas atitudes dos motoristas que podem salvar vidas:

• todos os ocupantes do veículo devem usar cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;

• acenda os faróis durante o dia, mesmo fora das rodovias;

• respeite o limite de velocidade;

• somente ultrapasse com segurança e em local permitido;

• não transite pelo acostamento;

• não manipule o celular enquanto dirige;

• mantenha distância de segurança pro veículo que segue à frente;

• diminua a velocidade em trechos urbanizados das rodovias;

• se beber, não dirija.


Fonte: PRF

Curso de Cargos e Salários: motivação para profissional, crescimento para a empresa

Notícias 14 de abril de 2022

Qualificação é a palavra do ano do Transcares. E só não vai se aprimorar e se desenvolver ainda mais em suas atividades quem não quiser. Um dos destaques deste mês de abril foi um treinamento detalhado sobre o Plano de Cargos e Salários, realizado nos dias 5, 7 e 8 de abril sob a coordenação de Fernanda Anchieta, sócia da empresa F2 Consultoria e Gestão e parceira de longa data do sindicato.

Os objetivos do curso foram alinhar entre os participantes o conhecimento sobre a descrição dos cargos; entender de que forma se escreve as descrições de cargos em diversos níveis hierárquicos; conhecer metodologia de cargos e salários; e elaborar grid de pontuação, avaliação dos cargos e construir tabela salarial. E a boa notícia no pós-treinamento veio num feedback a própria Fernanda. Segundo ela, ele foi extremamente rico de troca de experiências e insights do que se faz necessário para criar mecanismos de progressão salarial dos colaboradores e na retenção de talentos.

“Precisamos sempre assumir o desafio de colocar a área de gestão de pessoas dentro da estratégia da empresa. Espero ter contribuído na formação de pessoas que apoiam os gestores na tomada de decisão e na construção da trilha de carreira dentro das suas organizações”, disse Fernanda.

A Analista de Recursos Humanos do Transcares, Drielly Reis chama a atenção para a relevância do assunto tratado, uma vez que Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta utilizada pelas empresas que oferece uma série de benefícios, tanto para os colaboradores quanto para si própria. “E quando bem implementado, ele melhora a motivação dos colaboradores, otimiza os subsistemas do RH e contribui, e muito, com o desenvolvimento do negócio”, destaca.

Quem foi assina embaixo das palavras de Drielly. “O curso foi excelente!

Aprendemos uma metodologia prática para avaliação de cargos baseada em um interessante sistema de pontuação. Assim, é possível parametrizar os cargos de determinada empresa de acordo com sua importância, suas funções e habilidades, fazendo com que a determinação do salário de cada cargo se torne mais fácil, precisa e justa. Aprendemos sobre uma excelente ferramenta, tanto para determinar novos cargos e salários para contratação, quanto para reorganização de cargos e salários que já fazem parte da gestão”, elogiou o gestor financeiro da LBT Transportes, Lucas Costa Teixeira.

 

Quer saber mais sobre nossa agenda de cursos? Acesse https://www.transcares.com.br/eventos

Restrição de tráfego de veículos pesados em Minas Gerais – Semana Santa

Notícias 12 de abril de 2022

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL EM MINAS GERAIS

SEÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

PORTARIA GAB-MG/SPRF-MG/PRF Nº 170, DE 7 DE ABRIL DE 2022

Dispõe sobre as restrições impostas ao tráfego de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito e suas alterações, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito - AET ou Autorização Específica - AE, em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2022.

O SUPERINTENDENTE da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria n.º 224, de 5 de dezembro de 2018, do Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado da Segurança Pública, publicada no D.O.U. em 6 de dezembro de 2018, e pela Portaria nº 1.284, de 22 de outubro de 2021, do SecretárioExecutivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no D.O.U. em 26 de outubro de 2021;

CONSIDERANDO o que determina os artigos 1°, 2°, 20 e § 1º do artigo 269, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como as Resoluções Contran nº 701/17, nº 735/18, nº 812/21 e nº 882/21 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Resolução DNIT nº 01/21.

CONSIDERANDO o teor do Parecer nº 340/2012/CEP/CONJUR-MJ/CGU/AGU, bem como o disposto nos Processos Sei!/PRF 08650.015497/2019-36, 08650.011897/2018- 91, 08650.003563/2017-63 e 08650.000274/2011-17;

CONSIDERANDO a Lei nº 12.619, de 30 de abril de 2012, que regula a jornada de trabalho e assegura ao motorista profissional intervalo de repouso diário de 11 (onze) horas a cada 24 (vinte e quatro) horas;

CONSIDERANDO como sendo projeto institucional de governo as metas de redução dos índices de mortos por grupo de veículos e dos índices de mortos por grupo de habitantes para cada um dos Estados da Federação e para o Distrito Federal, de que trata a Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) em consonância com a resolução Contran nº 740/2018;

CONSIDERANDO a delegação contida no art. 2º da Portaria DIOP/PRF nº 74, de 28 de fevereiro de 2022 (Sei! 39658474);

CONSIDERANDO o aumento significativo do fluxo de veículos de passageiros durante os feriados e festas nacionais e regionais nas rodovias e estradas federais e que compete à Polícia Rodoviária Federal executar ações de prevenção de acidentes de trânsito estabelecendo, inclusive, horários de circulação para veículos especiais, resolve:

Art. 1º - Proibir, na forma do Anexo à presente Portaria, no âmbito da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, o trânsito de Veículos ou Combinações de Veículos, passíveis ou não de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:

Largura máxima:

 2,60 metros;

 Altura máxima:

4,40 metros;

 Comprimento total de 19,80 metros;

Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 57 toneladas.

 

  • 1º - A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).
  • 2º - A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples. Art. 2º - O descumprimento desta Portaria constitui infração de trânsito (Código 574-61), prevista no artigo 187, inciso I, da Lei nº 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro.

Parágrafo único - O veículo autuado estará liberado para circulação quando do término do horário da restrição.

Art. 4º - Os casos omissos serão dirimidos pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, com subsídios fáticos e técnicos dos Chefes de Delegacias PRF.

Art. 6º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 BRUNO SCHNEIDER RASLAN

 ANEXO I

PORTARIA GAB-MG/SPRF-MG/PRF Nº 170, DE 7 DE ABRIL DE 2022



Fonte: in.gov.br

 

Comissão de Transporte Internacional da NTC&Logística realiza reunião junto com representantes da ANTT

Notícias 11 de abril de 2022

Com a participação dos Senhores Noboru Ofugi e Marcos Antonio das Neves da ANTT, os membros da Comissão de Transporte Internacional (COMTRIN), liderados pelo vice-presidente para assuntos internacionais, Danilo Guedes se reuniram na subsede da NTC&Logística em São Paulo para tratar dos seguintes assuntos: 1) Relação bilateral com a Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai; 2) Protocolos sanitários; 3) Multas ANTT; 4) Evoluções tecnológicas; 5) Concessão / renovação – Mercovia; 6) Reunião técnica preparatória da reunião ordinária do SGT nº 5 “Transporte”, entre outros temas pertinentes ao setor.

Dos temas apresentados, o destaque foi o problema de exigência dos exames de PCR referente a pandemia COVID-19 que continuam trazendo custos e morosidade nas fronteiras internacionais. Entretanto, as informações trazidas pelos representantes da ANTT foi que neste mês de abril deve haver um consenso para que haja uma regra única em todos os países do Mercosul, inclusive com flexibilização nas exigências, o que a NTC&Logística irá acompanhar.

Também tem preocupado o setor a operação padrão dos funcionários da Receita Federal do Brasil na liberação das cargas nas fronteiras, principalmente quando as mesmas vão para o canal vermelho, onde ficam dias paradas aguardando a liberação dos fiscais. A entidade já vem cobrando uma posição das autoridades, mas a ideia é somar esforços com a ABTI e buscar outros meios de pressionar o Ministério da Economia para dar uma solução ao problema, pois não é justo o TRC ser vítima de problemas internos do órgão público.

Na sequência se analisou a renovação da concessão da Mercovia, que tudo indica que foi prorrogada, já que o governo Argentino quer estatizá-la. Os presentes também registraram que é importante acompanhar a renovação da licença da Multilog, para deixar claro no edital que o pagamento de taxa e outros emolumentos são custos do importador e exportador, que é o real usuário do armazém, e não do transportador.

Outras importantes questões foram debatidas, e dali se retirou um plano de trabalho da Comissão.

Por fim, o Sr. Noboru Ofugi informou que está de saída da ANTT após 40 anos de trabalho. Agradeceu o apoio de todos e se colocou à disposição. Os membros da COMTRIN registraram as enormes contribuições que o mesmo fez para o setor de transporte internacional de cargas.

NTC&Logística divulga homenageados da Medalha de Mérito do Transporte NTC – 2022

Notícias 11 de abril de 2022

A Medalha de Mérito do Transporte NTC homenageia pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela atuação no setor de transporte rodoviário de cargas. Os agraciados são indicados pelo Conselho da NTC&Logística, formado por ex-presidentes da entidade, presidentes das Federações, membros efetivos e membros suplentes, e os nomes são aprovados pela diretoria.

Seguindo a tradição dos últimos anos, a cerimônia de entrega da condecoração será realizada após o Seminário Brasileiro do TRC, ainda sem data para acontecer. A entidade espera a nomeação do responsável da Comissão Viação e Transporte para que seja marcada a data dos eventos de Brasília.

Confira os agraciados de 2022

 

“Mais um ano e teremos a oportunidade de agradecer em nome da nossa diretoria e associados, os agraciados de 2022 por toda a sua contribuição, consideração e respeito à NTC e a classe transportadora”, destacou o presidente da NTC, Francisco Pelucio.

Fonte: NTC&Logística

Medalha

Sobram vagas para motoristas no Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 11 de abril de 2022

Cerca de 45% das empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) que responderam à Pesquisa CNT Perfil Empresarial têm vagas disponíveis para motoristas. A maior parte delas (60,4%) concentra-se em empresas de grande porte, com mais de cem empregados. Os dados estão no levantamento inédito divulgado pela Confederação Nacional do Transporte, na quinta-feira (07/04).

Dentre as empresas que responderam à CNT, o maior número de oportunidades para motoristas está naquelas que têm sede em Santa Catarina (17,4%), seguido das que estão em São Paulo e Minas Gerais, ambas com 14,5% das vagas disponíveis. Em patamar próximo estão as empresas localizadas no Paraná (14,0%) e no Rio Grande do Sul (10,1%).

Profissionais com pouco tempo de experiência no TRC é outro fator que leva à dificuldade de recolocação, segundo responderam 46,1% das empresas no levantamento. A segunda maior adversidade, identificada por 31,5% delas, é encontrar profissionais qualificados e com treinamento direcionado ao setor rodoviário de cargas.

A atividade com maior carência no mercado é de motoristas – 65,1% dos empresários do TRC citaram não encontrar com facilidade esse profissional. Dentre as empresas que participaram do levantamento, 19,2% acrescentaram ao problema a falta de mecânicos e 15,1%, a carência de gestores operacionais.

Entre os benefícios ofertados pelos transportadores do TRC aos trabalhadores, destaca-se o plano de saúde ou odontológico. O serviço é disponibilizado para todos os funcionários em 63,4% das empresas que participaram do levantamento.

Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. A Confederação disponibilizará, de forma inédita e exclusiva aos empresários que responderam à Pesquisa, um painel personalizado. Na prática, cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, o que permite verificar a sua posição em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.

Acesse aqui o Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC
Fonte: CNT

Pesquisa inédita da CNT retrata o transporte rodoviário de cargas no Brasil

Notícias 08 de abril de 2022

O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é um segmento dinâmico e de elevada capilaridade que tem sobrevivido, bravamente, às intempéries das atuais crises econômica e sanitária e contribuído para o desenvolvimento do país. O panorama está apresentado na primeira Pesquisa CNT Perfil Empresarial, lançada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta quinta-feria, 07. O levantamento retrata as características da gestão, na qual a tradição e a experiência no negócio são dois dos principais destaques. Um trabalho que só foi possível devido à dedicação dos empresários para responder à Confederação.

“O protagonismo desta Pesquisa é dos empresários do transporte participantes do nosso levantamento. Eles têm papel fundamental na visibilidade do setor. Com os resultados, podemos mostrar a contribuição do transporte rodoviário de cargas para o crescimento pleno e sustentável do Brasil. É nosso dever, como representantes, identificar os entraves enfrentados pelos transportadores e por seus negócios e construir soluções”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.

Dentre as empresas que responderam à Pesquisa, predominam as com larga experiência no setor (59,3% têm mais de 20 anos) e sob gestão familiar (79,3% delas). Já o preço do diesel foi apontado por 82,3% dos entrevistados como o item de maior dificuldade para quem opera no TRC. Outros aspectos indicados como impactantes para o segmento são a elevada carga tributária – mencionada por 56,5% –, seguida da dificuldade que 40,1% dos entrevistados disseram ter para reajustar o valor do frete.

Um dos destaques das empresas que responderam à Pesquisa é a atenção dedicada pelo transportador rodoviário às questões ambientais. Em seu conjunto, 59,6% dos entrevistados implementam algum tipo de ação ambiental em suas operações. Dentre as medidas de sustentabilidade adotadas destacam-se o monitoramento de uso de combustível (39,0%); de emissões de gases na atmosfera (30,6%); de geração de resíduos (30,2%); e de uso de energia elétrica (26,5%).

Fazem parte das informações da Pesquisa CNT Perfil Empresarial colhidas pela CNT as características das empresas, perfil de mão de obra e quantidade e tipo de frota. Foram apurados junto aos transportadores, ainda, os aspectos de custos operacionais e de gestão empresarial, além de fatores como registro de sinistros e situação financeira. Um material inédito que faz parte de uma série que a Confederação está desenvolvendo para ouvir os transportadores dos diferentes modais e identificar o perfil das empresas do setor.

Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. A partir da base de dados, a Confederação pode trabalhar em indicadores para monitorar o desempenho do segmento, além de aprimorar a reivindicação do setor por infraestrutura de qualidade e na formulação de políticas governamentais mais adequadas. A amostra contou com 464 entrevistas validadas, dentre as empresas que responderam o levantamento da Confederação.

Exclusivamente para os empresários que responderam à Pesquisa, a Confederação disponibilizará um painel personalizado. Na prática, cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, o que permite verificar a sua posição em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.

Acesse aqui o Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC

Fonte: CNT

Roubo de mercadorias está entre as maiores preocupações do Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 08 de abril de 2022

roubo de mercadorias aflige 62,5% dos transportadores rodoviários de cargas (TRC) entrevistados na Pesquisa CNT Perfil Empresarial. A dura realidade faz parte dos relatos dos empresários que responderam ao levantamento divulgado na quinta-feira (07/04), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). As regiões Sul e Sudeste foram apontadas como aquelas com o maior número de ocorrências.

A partir dessa base de dados, a Confederação pode trabalhar em indicadores para monitorar o desempenho do segmento e contribuir na elaboração de estudos e pesquisas, além de aprimorar a reivindicação do setor de investimentos em infraestrutura e políticas governamentais.

“O elevado número de ocorrências de roubo de cargas expõe o transportador a uma situação de risco. O prejuízo decorrente tende a encarecer o serviço oferecido e o preço final dos produtos transportados, onerando, em última instância, o consumidor”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa.

Além destes entraves que oneram o transportador, o empresário identificou outros itens de grande relevância em relação a seus custos operacionais: a maioria (81,5%) atribuiu ao combustível o maior impacto no gasto das empresas, seguido da mão de obra (11,2% dos entrevistados). O preço do diesel foi citado por 82,3% dos respondentes como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo setor. No que diz respeito a sinistros, 47,0% dos empresários afirmaram que seus veículos se envolveram em algum acidente nos últimos 12 meses. 

Os resultados da Pesquisa CNT Perfil Empresarial apresentam à sociedade a caracterização das empresas, um panorama da situação enfrentada pelo transportador e os desafios do setor. Exclusivamente aos empresários que responderam à Pesquisa, a Confederação disponibilizará um painel personalizado no qual cada empresa participante terá acesso aos seus próprios dados e poderá compará-los aos resultados consolidados e anonimizados no levantamento, permitindo, assim, verificar o seu posicionamento em relação às características identificadas. As informações restritas permitirão a identificação de melhorias nas ações das empresas e a definição de estratégias para o seu negócio.

Acesse aqui o Painel CNT do Perfil das Empresas do TRC

Fonte: CNT

Paradas de descanso nas rodovias federais garantem segurança aos caminhoneiros, diz Sampaio

Notícias 08 de abril de 2022

Prevista nos atuais contratos de concessões rodoviárias, a obrigatoriedade de instalar pontos de parada e descanso (PPDs) nas estradas federais é uma das melhorias viabilizadas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, aos caminhoneiros do país. Esta é a avaliação do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, feita o evento de lançamento do BB Antecipa Frete, realizado nesta quinta-feira (7) pelo Banco do Brasil.

A implantação dos PPD traz benefícios não só para os profissionais, mas também para os estabelecimentos e à sociedade. Entre as vantagens destacam-se: diminuição dos acidentes por falhas humanas devido ao cansaço; redução de roubos e furtos; desestímulo às práticas de prostituição e uso de drogas; e estímulo à modernização dos estabelecimentos.

“Esse é o Brasil que dá certo. O caminhoneiro precisa mais do que um asfalto de qualidade, ele precisa de qualidade de vida, de pontos com paradas de descanso que as concessões atuais estão vindo com essa melhoria para garantir segurança à categoria”, destacou o ministro Marcelo Sampaio. Atualmente, existem 102 PPDS certificados nas rodovias brasileiras, sendo 69 em rodovias públicas e 33 em rodovias concedidas.

Fonte: SETCESP

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