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Limite de peso e dimensões - Portaria 268/22 - SENATRAN

Notícias 15 de maro de 2022

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 15/03/2022 Edição: 50 Seção: 1 Página: 69

Órgão: Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Trânsito

PORTARIA Nº 268, DE 14 DE MARÇO DE 2022

Homologa os veículos e as combinações de veículos de carga e de passageiros, constantes no Anexo desta Portaria, com seus respectivos limites de pesos e dimensões.

O SECRETÁRIO NACIONAL DE TRÂNSITO, no uso da competência que lhe confere o inciso I do art. 19 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e com base no que consta nos autos do processo administrativo nº 50000.036835/2021-17, resolve:

Art. 1º Esta Portaria homologa os veículos e as combinações de veículos de carga e de passageiros, constantes no Anexo desta Portaria, com seus respectivos limites de pesos e dimensões.

Parágrafo único. O Anexo desta Portaria encontra-se disponível no sítio eletrônico do órgão máximo executivo de trânsito da União.

Art. 2º Ficam revogadas as Portarias DENATRAN:

I - nº 63, de 31 de março de 2009;

II - nº 47, de 17 de abril de 2015;

III - nº 249, de 29 de dezembro de 2016; e

IV - nº 86, de 31 de maio de 2017.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FREDERICO DE MOURA CARNEIRO

Secretário Nacional de Trânsito

TARCÍSIO GOMES DE FREITAS

Ministro de Estado da Infraestrutura

 

 

                                                                                               Anexo I

                    

 

 

CÓDIGOS

C

Caminhão

CR

Caminhão + Reboque

CTS

Caminhão Trator + Semirreboque

CTSR

Caminhão Trator + Semirreboque + Reboque

CTSR+

Caminhão Trator + Semirreboque + Reboque que necessita de AET

CTSS+

Caminhão Trator + 2 Semirreboques que necessita de AET

CTSSS+

Caminhão Trator + 3 Semirreboques que necessita de AET

CTSRr+

Caminhão Trator + Semirreboque + Reboque com rala que necessita de AET

CR+

Caminhão + Reboque que necessita de AET

CRR+

Caminhão + 2 Reboques que necessita de AET

OU

Ônibus Urbano

OUA

Ônibus Urbano Articulado

OUR

Ônibus Urbano com Reboque

OUA+

Ônibus Urbano Articulado que necessita de AET

OUB+

Ônibus Urbano Bi-Articulado que necessita de AET

ORC

Ônibus Rodoviário Convencional

ORR

Ônibus Rodoviário com Reboque

Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

 
 

Alteração do combustível na política dos pisos mínimos de frete

Notícias 15 de maro de 2022

A ANTT informa que está atenta à recente alteração no preço do Diesel anunciada pela Petrobrás. A Agência acompanha semanalmente as pesquisas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que medem o reflexo dos reajustes nas refinarias nos preços praticados nas bombas, e irá promover os ajustes na Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM) caso ateste o atingimento do percentual acumulado de 10% previsto na Lei nº 13.703/2018.

Importante lembrar que os valores acompanhados pela Agência, que impactam nos pisos mínimos, são os praticados na bomba e não os anunciados pela Petrobrás. Por esse fato, o reajuste não ocorre de forma imediata.

Além disso, a Agência está intensificando as operações de fiscalização da tabela frete em todo território nacional, para garantir o cumprimento dos valores estabelecidos.

Os valores referenciais e outras informações sobre a PNPM podem ser acompanhados no painel abaixo, disponível no portal da ANTT.

POLÍTICA NACIONAL DE PISOS MÍNIMOS DE FRETE

Fonte: SETCESP

CCJ vota PEC da reforma tributária na quarta-feira

Notícias 15 de maro de 2022

Mãe de todas as reformas, a modernização tributária promete simplificar os tributos, unificando a cobrança em um único Imposto sobre Valor Agregado. O IVA brasileiro será dual. A parte federal vai reunir PIS e Cofins e se chamar Contribuição sobre Bens e Serviços. A outra parte, de estados e municípios, incorpora o ICMS e o ISS no Imposto sobre Bens e Serviços, que será implementado de forma gradual em até 40 anos. O relator, Roberto Rocha, do PSDB do Maranhão, disse que a mudança vai acabar com a sobreposição de impostos e mudar a base de cobrança para o consumo. 

A grande maioria da população brasileira, o que ganha mal dá para o consumo, vai tudo para o consumo. E a carga tributária é estupidamente grande. Então, há uma necessidade de se fazer uma reforma tributária, sobretudo na base consumo no Brasil. 

Já a Comissão de Assuntos Econômicos vota na terça-feira um projeto que permitirá a cobrança de impostos sobre as loterias online e jogos eletrônicos. Na quarta, a Comissão de Meio Ambiente faz uma audiência pública para marcar o Dia Internacional de Luta contra as Barragens e a de Assuntos Sociais analisa o pagamento de seguro desemprego, por três meses, para vítimas de desastres naturais, como o ocorrido em Petrópolis. Na quinta, a Comissão de Agricultura discute a seca no Rio Grande do Sul e seus impactos para os produtores rurais.

Fonte: Rádio Senado

Reforma Tributária

Mercado de trabalho no transporte tem saldo positivo de empregos em janeiro de 2022

Notícias 15 de maro de 2022

O ano começa com uma boa notícia para o mercado de trabalho no transporte. Janeiro registrou um saldo positivo de 740 vagas de empregos no setor, na comparação do número de admissões e desligamentos ocorridas no mês. Trata-se do primeiro saldo positivo desse período nos últimos três anos. Os dados foram publicados no Painel CNT do Emprego no Transporte, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte nesta sexta-feira, 11. De acordo com o levantamento da CNT, nos primeiros 30 dias deste ano foram realizadas 61.733 contratações, contra 60.993 demissões.

Em uma análise para as Unidades da Federação, o estado de São Paulo foi o que apresentou a maior perda de postos de trabalho (-903) em janeiro de 2022. A sazonalidade do mercado paulista de emprego no transporte segue o mesmo comportamento dos meses de janeiro de anos anteriores. O Pará ficou em segundo lugar em perdas de vagas neste janeiro, com -314 postos de trabalho, seguido do Espírito Santo (-282). Já o melhor desempenho em termos de geração líquida de empregos formais na área no período foi alcançado pelos estados de Mato Grosso (+944), Paraná (+789) e Santa Catarina (+446).

Ao considerar os diferentes modais de transporte em janeiro de 2022, é possível identificar que o maior saldo na criação de empregos (+1.834) ocorreu no segmento de transporte rodoviário de cargas (TRC). Em realidade oposta está o transporte rodoviário de passageiros urbano, que vem em tendência de queda no número de ocupações, cujo saldo negativo de empregos do segmento neste mês foi de -1.048.

A análise da CNT tem por base as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. O objetivo da Confederação é disponibilizar às empresas do transporte e à sociedade opções para a consulta dinâmica sobre emprego, além de proporcionar informações sobre o panorama e a situação de ocupações no setor aos transportadores. O Painel CNT do Emprego no Transporte tem sido uma fonte significativa de referência durante a pandemia do novo coronavírus.

Acesse aqui o Painel do Emprego no Transporte

Trabalho

Imposto de Renda: declaração pré-preenchida é liberada. Veja como fazer!

Notícias 15 de maro de 2022

A partir desta terça-feira (15), os contribuintes com certificado digital ou com login nível prata ou ouro no Portal Gov.br recebem a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Por meio da ferramenta, o cidadão tem acesso a um formulário com informações recolhidas pelo Fisco, podendo apenas confirmar os dados e enviar a declaração.

Disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), a ferramenta foi ampliada. Até o ano passado, a declaração pré-preenchida só estava disponível a quem tem certificação digital (espécie de assinatura eletrônica vendida no mercado). 

A partir de 2022, o recurso foi ampliado a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, categorias com maior nível de segurança.

Leia também: Veja como enviar perguntas para o tira-dúvidas sobre o Imposto de Renda 2022 no Folha Vitória

Nesse tipo de declaração, o contribuinte recebe, no portal e-CAC, informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais obtidas por declarações repassadas por empresas, planos de saúde, instituições financeiras e companhias imobiliárias à Receita. 

Cabe ao cidadão confirmar os dados ou alterar, incluir ou excluir informações necessárias, como deduções adicionais que não constavam do formulário pré-preenchido.

Quem não tiver certificação digital deverá entrar no e-CAC com o login da conta Gov.br (nível prata ou ouro). 

Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. Confira aqui como aumentar o nível de segurança.

Quem acessar o portal único com certificado digital tem a conta automaticamente migrada para o nível ouro. Essa categoria tem maior segurança de dados e garante acesso irrestrito aos serviços públicos digitais.

Como fazer a declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida está disponível em todas as plataformas da Receita Federal: no programa gerador da declaração, no aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis e no e-CAC. 

Para quem optar por usar o programa gerador, a opção "Iniciar declaração a partir da pré-preenchida" aparecerá na tela de abertura.

Ao clicar no botão, o programa gerador abrirá a página do e-CAC. O contribuinte deverá digitar o CPF e a senha do login da conta Gov.br. Após esse procedimento, deve voltar para o programa gerador e concluir a importação da declaração pré-preenchida.

Mudanças

No fim de fevereiro, o centro virtual de atendimento da Receita Federal (e-CAC) elevou o nível de segurança para acessar a plataforma por meio do login Gov.br. Usuários do tipo bronze deixaram de ter acesso à ferramenta.

No início de março, a Receita liberou uma série de serviços do Imposto de Renda para quem tem conta no portal único do governo federal. No entanto, a declaração pré-preenchida só está disponível a partir desta terça-feira (15).

Leia também: Abono salarial: veja quem recebe o benefício nesta terça-feira

Segundo a Receita Federal, os novos serviços reduzirão a necessidade de o cidadão ir a um posto do órgão para buscar dados de declarações de anos anteriores.

 O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 começou no último dia 7 e vai até as 23h59min59s de 29 de abril. 

Neste ano, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de documentos. Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

FONTE: Agência Brasil/Folha Vitória

Ministério da Justiça questiona Petrobras sobre alta dos combustíveis

Notícias 14 de maro de 2022

O Ministério da Justiça pediu à Petrobras esclarecimentos sobre o recente aumento de 18,8% nos preços da gasolina e de 24,9% do diesel. A notificação foi feita ontem (10). A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao ministério, foi a responsável pela notificação.

Aumentos no preço dos combustíveis já haviam motivado questionamentos do ministério à estatal em outubro, mas. na ocasião, a Petrobras não ofereceu os esclarecimentos necessários.

A empresa deveria prestar informações para compreensão da dinâmica dos mercados de combustíveis, de modo a serem feitas sugestões para seu aperfeiçoamento com a perspectiva da proteção e defesa do consumidor.

Refinaria privada na Bahia

A Senacon também notificou a Acelen, empresa privada responsável pela Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Bahia. A Acelen tem prazo de dez dias para responder como o dólar e as variações do preço do barril de petróleo no mercado internacional influenciam no valor dos combustíveis.

O Ministério da Justiça levou em consideração as recentes notícias sobre a elevação de preços de combustíveis produzidos pela Petrobras. A informação era que os combustíveis estariam custando 6,4% a mais do que o vendido pela Petrobras, elevando assim, o preço nas bombas.

Fonte: Agência Brasil

Ministério da Justiça

Caminhoneiros: categoria está dividida entre paralisação e aumento no preço do frete, diz liderança

Notícias 14 de maro de 2022

A ideia de uma possível paralisação dos caminhoneiros por causa do aumento do preço dos combustíveis, decretado na semana passada pela Petrobras, ainda divide a categoria. 

O caminhoneiro autônomo Wanderlei Loureira Alves, o "Dedeco", disse em nota ao Broadcast Agro que "as divergências são muitas entre caminhoneiros e lideranças que são a favor de parar e os que são a favor de aumentar os fretes para suprir o aumento (dos combustíveis)".

Diante da cisão, o caminhoneiro autônomo afirma que "não vai se envolver" mais. Ele também critica caminhoneiros autônomos que continuam defendendo o governo de Jair Bolsonaro e recomenda às empresas de transporte comprarem mais caminhões "e não cederem às pressões dos autônomos, já que eles defendem tanto este governo".

Outra fonte do setor confirma que a categoria, de fato, "está muito polarizada".

Bússola de navegação: Transcares começa o ano revisitando seu Planejamento Estratégico

Notícias 11 de maro de 2022

Nos próximos meses, o Transcares vai ganhar sua nova “bússola de navegação”. Em seu primeiro mês de gestão à frente do sindicato, o presidente Luiz Alberto Teixeira pediu a adequação ao Planejamento Estratégico da entidade, cuja última atualização compreendeu o período de 2018 a 2020. Teixeira justificou a necessidade do estudo porque além da necessidade natural de rever os objetivos, estratégias e planos de ação da entidade de tempos em tempos, teve o fator pandemia, que mudou o mundo, exigindo um novo olhar ainda mais apurado do segmento, dos associados, dos parceiros, da economia, do mercado e do ambiente de negócios.

“Quero deixar marcas positivas na gestão. Desejo aumentar o número de associados e gerar mais aproximação com eles e com os mantenedores, pretendo dar mais visibilidade ao Projeto de Responsabilidade Social, oferecer treinamentos e palestras mais atrativos, buscar novos parceiros. E entendo o Planejamento Estratégico como fundamental para nos ajudar no caminho para chegar a tudo isso”, argumenta o presidente.

A atualização do Planejamento Estratégico 2022-2025 está sob responsabilidade do economista Paulo Roberto Simões, da Consumeta, que já iniciou as reuniões internas com a equipe. Nos dias 21 e 24 de fevereiro foram realizados os dois primeiros encontros, para o dia 11 de março está marcado um terceiro e em 24 de março acontecerá um workshop com diretores das empresas.

Já no seu primeiro encontro com a equipe interna, Simões, que é parceiro do Transcares há cerca de 15 anos, deixou um importante recado. “Precisamos olhar para o Planejamento Estratégico não como um documento, mas como um instrumento de direção, ele não existe para ser feito e ficar guardado na gaveta, e si para nortear nossas ações, ações estas que precisam ser alcançadas”.

E na avaliação de Simões, a vontade de Teixeira é um ponto positivo para o projeto, de fato, acontecer. “Uma direção engajada com o Planejamento Estratégico tem um norte a ser seguido, e vai, sobretudo, monitorar se está conseguindo alcançar os planos traçados e quais as possíveis correções de rumo precisam ser feitas”, conclui.

 

Diante do novo reajuste do diesel, repasse emergencial no preço dos fretes, já!

Notícias 11 de maro de 2022

Os transportadores foram pegos de surpresa nesta quinta-feira, 10 de março, com uma notícia nada positiva: ao anúncio da Petrobras reajustando em 24,9% o valor no diesel. A expectativa no setor era de que o fim da pandemia da Covid 19 traria mais estabilidade aos preços. No entanto, não contávamos com a guerra entre Rússia e Ucrânia, que vem provocando elevação do preço do barril de petróleo nunca vista, com graves reflexos no diesel.

O cenário que se desenha diante de nós é desafiador. Em primeiro lugar porque o diesel é um dos maiores custos nos insumos da atividade de transporte, chegando a média de 35% para uma transportadora e podendo chegar a 50%. E em segundo porque o aumento chega num momento em que a grande maioria dos transportadores ainda está negociando com clientes o repasse dos quase 50% de aumento que aconteceram ao longo de 2021.

E qual a solução que vemos para enfrentar este momento?

Existe, neste momento, a necessidade de um repasse emergencial no preço dos fretes!

No mês passado, em sua primeira edição do ano, o Conet (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), da NTC&Logística, já havia constatado a necessidade da recomposição do preço do frete em razão dos aumentos dos insumos do transporte. Na ocasião, foram apurados os índices a serem aplicados no serviço de cargas fracionadas (18,58%) e na carga lotação (27,65%).

Mas isso foi antes do reajuste desta quinta. Portanto, quando falamos de repasse emergencial falamos de um adicional de 8,74% nos preços do frete sobre a recomposição já consensada no Conet.

Transportador, o diesel já sofreu aumento de 49,6% somente neste ano de 2022! A rentabilidade do setor de transportes, que está próxima de zero, não suporta mais nenhuma alta de custo ou redução de produtividade. Nós não temos condições de pagar esta conta sozinhos. Ou seja, o repasse desse reajuste é uma questão de sobrevivência!

O TRANSCARES continua em alerta e acompanhando de perto a evolução dos acontecimentos mais recentes para apoiar e orientar as empresas do segmento do transporte rodoviário de cargas e logística.

 

Luiz Alberto Teixeira

 

 

Como a tecnologia 5G impactará nossa logística nos próximos anos

Notícias 10 de maro de 2022

Foi dada a largada para mais uma corrida.

Com a realização dos leilões de privatização do 5G no ano passado, o Brasil assumiu o protagonismo na América Latina para a implantação da nova tecnologia. Em 2022 a internet ultrarrápida começa a ser implantada nas capitais do País, com maior capacidade de processamento, maior velocidade, menor tempo de resposta e uma infinidade de possibilidades e novos casos de uso. Assistiremos nos próximos anos a uma nova onda de transformações em diversos setores da sociedade, ainda sem uma dimensão exata dos impactos na vida das pessoas.

Neste artigo vamos fixar nosso olhar nas melhorias que o 5G trará para um importante segmento da cadeia de abastecimento, a logística, sobre a qual existe muita expectativa por aumento de produtividade e qualidade nas operações e nos serviços prestados.

Onde a logística melhora com o 5G

Muito além das aplicações em telefonia móvel, o 5G permitirá a massificação das aplicações da tecnologia IoT (Internet das Coisas). Milhares de dispositivos robotizados poderão executar tarefas repetitivas e tomar decisões simples nas rotinas operacionais e do nosso dia a dia.

Na última década, a média de dispositivos conectados por habitante no mundo evoluiu de 1,84 para 6,58 dispositivos/habitante. Hoje existem mais de 50 bilhões de dispositivos conectados pela internet. Isto é incrível!



Centros de Distribuição

Os robôs entrarão em cena cada vez mais.

Atualmente os Centros de Distribuição utilizam a tecnologia de access points para distribuir o wi-fi pelos armazéns e conectar dispositivos como leitores óticos, sensores de temperatura, câmeras, etc. Existem diversas limitações de cobertura destes sinais, lentidão e problemas de conexão que atrapalham o uso eficiente de uma grande quantidade de dispositivos.

Com o 5G este problema deixa de existir. O 5G substituirá o wi-fi nos Centros de Distribuição. Sem necessidade de cabos, as áreas de coberturas dos sinais serão ampliadas, proporcionando maior alcance, maior agilidade nas leituras de picking de mercadorias, maior acuracidade das informações, leitura de sensores em tempo real e atuações instantâneas sobre robôs, devido à baixa latência (tempo de resposta) da nova tecnologia.

Quem saberá onde está cada item dentro do armazém serão as máquinas e seus sistemas.

Os investimentos aumentarão substancialmente em robôs móveis autônomos (AMR–Autonomous Mobile Robots) comandados pelo 5G, colocando a automação em outro patamar nos Centros de Distribuição. Inúmeras tarefas serão realizadas sem necessidade de operadores e com maior qualidade e segurança dentro das instalações.

Nos próximos anos veremos o nascimento de uma nova geração de Centros de Distribuição, nos quais a aplicação de redes privadas de 5G aumentará ainda mais a disponibilidade para tráfego de dados ligados à automação.

Todas as atividades de transporte interno e armazenamento de mercadorias passarão para sistemas de movimentação autônomos avançados, resultando em operações mais ágeis e precisas. Os tempos para atendimento de pedidos e os custos logístico serão cada vez menores.

Operações de fulfillment do e-commerce serão muito beneficiadas pelas novas práticas possíveis com a tecnologia 5G, abrindo margens para maior produtividade, menos falhas na separação, maior segurança e entregas mais dinâmicas. Certamente os consumidores finais agradecerão.

Transportes

Uma parte importante dos acordos do leilão do 5G realizado é a melhoria da conectividade nas estradas brasileiras. É previsto que, por meio das negociações, 36 mil km de rodovias receberão sinal de internet 4G.

Como principais melhorias desta conectividade, podemos citar:

  • Rastreabilidade interativa com motoristas (coleta dados, trata e devolve rápido);
  • Piloto automático mais seguro (híbrido com motorista);
  • Video Analytics para prevenção de acidentes;
  • Monitoramento de avariação de veículos;
  • Roteirização com Inteligência Artificial (IA) para evitar engarrafamentos;
  • Otimização do abastecimento dos veículos, considerando preços e distâncias percorridas;
  • Estacionamento autônomo em docas de armazéns nas localidades com 5G.
  • Ainda devemos considerar que o 5G vai acelerar o conceito de cidades inteligentes, nas quais melhorias na eficiência do transporte urbano e gerenciamento do trânsito passarão por processos revolucionários, por exemplo, por meio de semáforos inteligentes, proporcionando o melhor fluidez urbana e melhorias nos níveis de serviço para o “last mile“, viabilizando cada vez mais o “in the same day delivery“.

Concluindo, estamos muito perto de observar mais uma grande onda de transformação tecnológica que exigirá esforços de adaptação dos negócios e das empresas.

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.

FONTE: Setcesp

Petrobras aumentará preço da gasolina em 18,7% e do diesel em 24,9%

Notícias 10 de maro de 2022

Após quase dois meses com os preços congelados, e em meio a pressões para não trazer a volatilidade do mercado externo para o Brasil, a Petrobras anunciou que vai aumentar a gasolina em 18,7%; o diesel, em 24,9%; e o gás de cozinha em 16%, reduzindo assim a defasagem da estatal em relação ao mercado internacional, que já beirava os 50%.

"Após 57 dias, a Petrobras fará ajustes nos preços de gasolina e diesel. E, após 152 dias, a Petrobras ajustará preços de GLP", informou a empresa em nota.

A partir da sexta-feira, 11, o preço médio de venda da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,25 para R$ 3,86 por litro. 

Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,37, em média, para R$ 2,81 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,54 por litro.

Para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,61 para R$ 4,51 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 10% de biodiesel e 90% de diesel A para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 3,25, em média, para R$ 4,06 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,81 por litro.

Para o GLP, a partir da sexta, o preço médio de venda para as distribuidoras, passará de R$ 3,86 para R$ 4,48 por kg, equivalente a R$ 58,21 por 13kg, refletindo reajuste médio de R$ 0,62 por kg.

"Esse movimento da Petrobras vai no mesmo sentido de outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda", disse a empresa em nota, referindo-se aos aumentos promovidos este ano pela Acelen, controladora da refinaria de Mataripe, na Bahia, única refinaria vendida pela Petrobras até o momento, e que estão 27% acima do preço da estatal.

A Petrobras informou ainda, que apesar da disparada dos preços do petróleo e seus derivados em todo o mundo, nas últimas semanas, como decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia, decidiu não repassar a volatilidade do mercado de imediato, realizando um monitoramento diário dos preços de petróleo.

"Após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento", explicou a companhia.

Fonte: Folha Vitória

Transporte se destaca como importante setor para a recuperação econômica do país

Notícias 10 de maro de 2022

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança, neste mês de março, a publicação do Radar CNT do Transporte – Caged. Trata-se de um balanço realizado pela Confederação da situação do emprego no setor de 2021, comparado a 2020. A análise de dados traz também a evolução do volume de serviços e o reflexo do desempenho das atividades econômicas no mesmo período.

No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, foram gerados um total de 79.796 empregos no transporte, contra -60.747 postos de trabalho perdidos em 2020 – considerando, na comparação, o número de admissões, desligamentos e saldo do emprego no transporte.

O volume de serviços de transporte apresentou recuperação na comparação com 2020, conforme demonstra a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (PMS). Na variação acumulada em 2021, o transporte cresceu 15,1%, percentual acima dos 10,9% dos serviços em geral.

Sendo assim, como o transporte representa um serviço-chave para o país, a continuidade do seu desempenho pode contribuir para a recuperação da economia. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que, após uma recuperação gradual dos impactos da COVID-19, o nível de crescimento da atividade econômica tem sido tímido.

Os resultados mostram a importância do transporte no desenvolvimento econômico do país. O setor pode fazer a diferença, graças ao seu papel essencial na movimentação de pessoas, produtos e cargas. Nesse sentido, o Radar CNT do Transporte – Caged funciona como um termômetro do panorama e da situação de ocupações no setor.

Acesse o Radar CNT do Transporte

Fonte: CNT

 

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