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Projeto muda regra de recolhimento de contribuição previdenciária de transportador autônomo
Notícias 20 de janeiro de 2022
O texto, em tramitação na Câmara dos Deputados, altera a Lei 11.442/07, que disciplina o transporte autônomo de cargas no Brasil.
A IPEF é a empresa responsável por transferir para a conta do caminhoneiro autônomo o valor do frete contratado. Já o DT-e é o documento que unifica as informações relativas ao frete, incluindo dados da carga e o valor contratado junto ao caminhoneiro.
Atualmente, a contribuição previdenciária dos transportadores autônomos é recolhida pelo contratante do serviço. Para o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), autor do projeto, a regra prejudica os caminhoneiros, que frequentemente se deparam com a ausência do repasse ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Como são milhares de transportadoras, o próprio INSS não tem capacidade para uma fiscalização sistemática”, disse Goergen.
Como saída, ele propõe que o desconto seja feito diretamente pelas operadoras de pagamento eletrônico de frete ou emissão do DT-e, que somam cerca de 20 em todo o País.
“Isso facilitaria o controle, aumentando a segurança do sistema, a eficácia, o ganho e, principalmente, a segurança do caminhoneiro autônomo. Além disso, também aumenta a segurança para o INSS, que receberá os valores que atualmente são sonegados”, disse.
Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Fonte: Agência Câmara
Combustíveis: Cade vai investigar possível abuso da Petrobras em reajustes
Notícias 20 de janeiro de 2022
A investigação será conduzida pela superintendência do Cade. O objetivo é saber se a estatal cometeu abuso da posição dominante no mercado de petróleo no país. Caso seja constatada a irregularidade, o órgão pode ser punições, como pagamento de multa, por exemplo.
O preço da gasolina voltou a subir para os consumidores brasileiros entre os dias 9 e 14 de janeiro. Segundo o boletim mais recente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente, o preço médio do combustível é de R$ 6,608. Já na primeira semana do mês, o custo registrado nas bombas dos postos era de R$ 6,596.
A investigação foi aberta de ofício, sem denúncia prévia, pela superintendência-geral do conselho. A Petrobras ainda não foi notificada oficialmente. Procurada pelo Correio, a estatal não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: Correio Braziliense
ES exportou volume recorde de café solúvel em 2021, mas embarcou o menor volume de arábica em décadas
Notícias 20 de janeiro de 2022
O total das exportações capixabas de café em 2021, sob todas as formas, foi de 4,6 milhões de sacas, resultado 28% inferior que o verificado em 2020. A receita cambial de 2021 somou 513 milhões de dólares, ficando 6% abaixo da receita do ano anterior. Foram exportadas 3,1 milhões de sacas de café conilon, 34% a menos que no ano passado, perfazendo uma receita cambial de 302 milhões de dólares, ou 19% a menos que em 2020. De café arábica, exportou-se um total de 1,02 milhões de sacas, resultado 15% menor que um ano antes, computando-se uma receita cambial de 165 milhões de dólares, alta de 27% em relação a 2020.
Para o Presidente do CCCV, chama atenção o fato de que as exportações de café arábica pelo Espírito Santo seguem caindo com o passar dos anos; o volume registrado em 2021 é o menor em 22 anos e, possivelmente, o Espírito Santo não tem uma exportação de café arábica tão baixa desde o ano de 1983, mesmo com o crescimento da produção de lá pra cá. O aparato logístico do Espírito Santo não tem sido capaz de dar competitividade para escoar a produção de café arábica local e de regiões produtoras vizinhas. "Para além da estrutura logística limitada, fatores específicos que contribuíram para a redução dos embarques em 2021 foram: a valorização do preço do café conilon diante de seu concorrente, o robusta do Vietnã e a crise logística global que impactou em rolagens de cargas, elevação do custo do frete internacional e disponibilidade limitada de contêineres", justificou Márcio.
Os dez países para os quais o Espírito Santo mais exportou café no ano de 2021 foram: México (com mais de 712 mil sacas, praticamente todas de café conilon); Estados Unidos, com mais de 683 mil sacas (sendo mais de 511 mil de conilon, mais de 121 mil de solúvel e o restante de arábica); Indonésia, com mais de 329 mil sacas (sendo mais de 262 mil delas de café solúvel e mais de 67 mil delas de arábica); Turquia, com mais de 319 mil sacas (sendo mais 310 mil de arábica, mais de 8 mil de solúvel e o restante de café conilon); Alemanha, com mais de 298 mil sacas exportadas (sendo mais de 211 mil delas de conilon e mais de 86 mil de arábica); Espanha, com quase 252 mil sacas exportadas (praticamente todas de café conilon); Colômbia, com quase 252 mil sacas exportadas (sendo mais de 213 mil de conilon, mais de 37 mil de arábica e o restante de café solúvel; Argentina, com mais de 240 mil sacas (sendo mais de 120 mil de café conilon, quase 119 mil de arábica e o restante de solúvel), Argélia, com mais de 183 mil sacas exportadas (sendo quase 165 mil delas de café conilon e o restante de arábica) e Rússia, com mais de 178 mil sacas exportadas (praticamente todas de café conilon).
Fonte: Centro do Comércio de Café de Vitória
Petrobras atinge recorde de produção no pré-sal em 2021
Notícias 19 de janeiro de 2022
A Petrobras atingiu recorde anual de produção no pré-sal em 2021, ao alcançar 1,95 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed). Esse volume corresponde a 70% da produção total da companhia, que foi de 2,77 milhões de boed no ano passado. O recorde anterior foi em 2020, quando atingiu a marca de 1,86 milhão de barris de óleo equivalente por dia, representando 66% da produção total da empresa.
De acordo com a companhia, a produção no pré-sal vem crescendo rapidamente, e o recorde registrado em 2021 “representa mais do que o dobro do volume que produzimos nesta camada há 5 anos. Com a manutenção do foco de atuação nas suas atividades em ativos em águas profundas e ultraprofundas, a Petrobras continuará investindo na aceleração do desenvolvimento dos campos do pré-sal, que possuem alta produtividade, maior resiliência a baixos preços de petróleo e mais eficiência em carbono gerando um petróleo competitivo na transição para a economia de baixo carbono”.
A Petrobras vai investir no Plano Estratégico 2022-26, US$ 57 bilhões no segmento Exploração e Produção, sendo 67% desse total no pré-sal, que receberá 12 das 15 novas plataformas previstas para entrar em operação neste período. A produção do pré-sal deverá ser responsável por 79% da produção total da companhia em 2026.
Fonte: Agência Brasil
Mercedes-Benz conclui formação de 30 mulheres que sonham ser caminhoneiras
Notícias 19 de janeiro de 2022
Ao receberem sua CNH de motorista profissional, podendo assim dirigir caminhões e trabalhar no transporte de cargas, essas mulheres deram início a uma nova caminhada em suas vidas. Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz celebrou essa transformação, promovendo um encontro marcado por muita emoção e histórias de vida de superação e conquistas.
Marina Harth, uma das ganhadoras da promoção, por exemplo, filha e esposa de caminhoneiros e mãe do Augusto, praticamente foi criada numa boleia. Ela diz que ama e não quer outra vida a não ser estar na estrada. Viaja sempre com o marido e divide com ele a direção do veículo.
Já Patrícia Souza sempre teve o sonho de se tornar caminhoneira. Ela adiou esse plano por um tempo, mas agora como vencedora da promoção da Mercedes-Benz e vai poder realizá-lo. Ela diz que o auge dessa participação foi visitar a fábrica e poder dirigir o Novo Actros.
Filha de uma costureira e de um caminhoneiro, Simone Soga também é casada com caminhoneiro e mãe de dois meninos. Ela conta que, desde pequena, viajava com o pai em pelas estradas do país. Saiu de sua cidade natal para estudar, mas diz que a estrada é o seu sonho. Até aprendeu a fazer pequenos reparos no veículo e sempre que necessário ajuda o marido e o pai. Agora, com sua CNH da categoria “C”, quer trabalhar com o que realmente ama.
“Assim como a Marina, a Patrícia e a Simone, todas as vencedoras dessa promoção demonstraram força e determinação em seus objetivos e desafios, fazendo o curso de formação e obtendo a habilitação necessária para viverem como desejam, ocupando seu próprio espaço, mostrando sua capacidade de desempenhar uma função tão bem quanto qualquer outro profissional. Assim, sonhos se tornaram realidade”, afirma Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Momento de celebrar o começo de uma nova vida
As agora motoristas profissionais foram recepcionadas na fábrica da Mercedes-Benz por Ebru Semizer e, também, por Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões, e por João Moita, o “Embaixador da Voz das Estradas”, movimento criado pela Mercedes-Benz para ouvir as opiniões e sugestões de motoristas e transportadores de todo o País.
A promoção “Na Direção dos Seus Sonhos” é parte importante das ações do Movimento “A Voz Delas”, na medida em que, além de viabilizar o caminho para a realização dos sonhos dessas 30 mulheres, ainda amplifica essas vozes pelas estradas brasileiras.
A ação foi lançada em 8 de março de 2021, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A Empresa custeou os cursos de formação de condutores para que elas obtivessem a habilitação profissional. Isso incluiu as despesas do Centro de Formação de Condutores, o número de aulas práticas exigidas por lei e o exame prático do Detran, além de exame médico e psicotécnico e de exame toxicológico, necessário para obtenção da CNH categoria “C”.
A visita à fábrica da Mercedes-Benz foi então o momento de cada vencedora celebrar o começo de uma nova vida em que novas possibilidades e oportunidades passam a fazer parte de suas rotinas.
A programação do dia incluiu visita à linha de produção, test-drive de caminhões num circuito interno, palestras de empoderamento com Vanessa Mariano, Paulla Demeneghi e Nick, motoristas e influencers do segmento, além de um show de stand-up comedy com Criss Paiva. Todos os participantes do encontro foram testados previamente quanto à COVID-19 e respeitaram as recomendações de proteção, como o uso de máscaras e de álcool em gel.
“São momentos como esse que fazem com que o Movimento A Voz Delas siga firme em seu propósito, que é ouvir as mulheres a fim de conhecer o dia a dia e os desafios de quem faz da boleia uma extensão de sua casa, sejam aquelas que já são profissionais do volante ou as que têm o sonho de ser caminhoneira”, ressalta Ebru Semizer. “O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres no transporte, sejam as motoristas e também as cristais, que acompanham seus companheiros pelas estradas do Brasil”.
Essa iniciativa da Mercedes-Benz conta com a colaboração do Sest/Senat, Fabet e Setcesp. “Junto com nossos parceiros, estamos capacitando essas profissionais para fazerem a diferença no mercado de trabalho. Queremos que elas acreditem e confiem na realização dos seus sonhos”, conclui Ebru.
Fonte: Blog do Caminhoneiro
ITL prepara novas turmas e novidades para 2022
Notícias 19 de janeiro de 2022
Confira a lista de cursos previstos para 2022:
– Especialização em Gestão de Negócios;
– Especialização em Gestão de Recursos Humanos;
– Especialização em Gestão de Finanças;
– Pós-graduação em Logística 4.0 e Suplly Chain;
– Pós-graduação em Marketing e Comunicação Digital para o Setor de Transporte;
– Certificação Internacional Aviation Management;
– Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários;
– Governança e Compliance.
Em breve, todos os detalhes serão disponibilizados no site do ITL: https://www.itl.org.br/home
Fonte: ITL
Testes de Covid causam fila de quase 2 mil caminhões na fronteira da Argentina com o Chile
Notícias 19 de janeiro de 2022
O “congestionamento” começou após o governo chileno endurecer seus controles sanitários aos motoristas estrangeiros, exigindo que os caminhoneiros apresentem testes negativos de Covid-19, segundo os trabalhadores de transporte argentinos.
Cerca de 900 caminhões argentinos cruzam diariamente a passagem Cristo Redentor, a partir da província argentina de Mendoza (que fica a 1.050 km a oeste de Buenos Aires). Em 2018, antes da pandemia, cruzaram a fronteira mais de 580 mil caminhões, segundo um recente estudo binacional.
“Em algum momento, a rede de suprimentos vai ser cortada. Não é um funil, é um tampão”, afirmou Daniel Gallart, da Associação de Proprietários de Caminhões de Mendoza, à agência de notícias France Presse. “Na prática, a passagem está fechada”.
“Estamos falando de 2 mil ou 1,8 mil caminhões. Vêm de todo o Mercosul. Segundo as estatísticas de tráfego, 50% são argentinos, 30%, brasileiros, e o restante de outros países”, disse Gallart.
A Federação Argentina de Entidades Empresariais do Autotransporte de Cargas da Argentina exige que o Chile abra mais postos de atendimento devido ao endurecimento do controle na fronteira.
“Não questionamos a medida soberana de um país, mas sim as consequências que esta decisão provoca. Não somos contra testar os motoristas, mas isso deveria ser ágil”, afirmou a federação em um comunicado.
O impasse na fronteira representa perdas de milhões de dólares para o comércio internacional da Argentina através de portos do Oceano Pacífico, no Chile, e os caminhoneiros argentinos pediram a intervenção formal do Ministério das Relações Exteriores do país.
Fonte: Setcesp
Reforma tributária fica sem data para votação no Senado
Notícias 19 de janeiro de 2022
Mas há resistências entre Estados e municípios e setores da economia. Além disso, senadores desconfiam se há interesse do governo em aprovar a proposta. Falas do presidente Jair Bolsonaro reforçam essa percepção. Em entrevistas na véspera de Natal e na semana passada, ele disse duvidar da aprovação neste ano. “Se a onda da Ômicron continuar, não haverá reuniões presenciais e aí não tem reforma. O próprio presidente (Bolsonaro) declarou que passou 30 anos no Congresso e sabe que em ano eleitoral não aprova nada”, disse o senador Omar Aziz (PSD-AM), titular da CCJ.
Além do período eleitoral, há outras dificuldades para a votação do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentado pelo senador Roberto Rocha (PSDB-MA), como a possibilidade de capitais e alguns Estados saírem perdendo na unificação de impostos e na mudança no modelo de cobrança de tributos. A aposta hoje é que a reforma pode até ser aprovada na CCJ, mas tem poucas chances no plenário e quase nenhuma na Câmara.
Em movimentação para uma candidatura ao Planalto, Pacheco encampou a proposta como bandeira de sua gestão à frente do Senado, mas tem evitado se comprometer com um prazo.
A reforma que tramita na CCJ do Senado é a PEC 110, do ex-deputado Luiz Carlos Hauly e protocolada por senadores em 2019. A PEC 45, de autoria do economista Bernard Appy e apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP) na Câmara, ficou na gaveta. O governo, por sua vez, apresentou outro projeto, criando uma nova contribuição federal e unificando PIS e Cofins.
Fonte: Setcesp
Veja aqui o cálculo da Contribuição Sindical para 2022
Notícias 19 de janeiro de 2022
A contribuição sindical, anteriormente denominada como imposto sindical, é essencial para o funcionamento e a manutenção da autonomia das entidades na defesa dos interesses do setor transportador junto às esferas de Poder.
Por previsão legal, os valores arrecadados a título de contribuição sindical serão divididos entre o sindicato que representa a categoria (60%), a Conta Especial Emprego e Salário (CEES) do Ministério do Trabalho (20%), a Federação Estadual (15%) e a Confederação (5%).
TABELA PARA CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PARA O EXERCÍCIO DE 2022

Obs.: Contribuição Sindical = (Capital Social da Empresa x Alíquota Correspondente) + parcela a ser adicionada
INSTRUÇÕES PARA RECOLHIMENTO:
1) Enquadrar o capital social de sua empresa em uma das “Classes de Capital Social”;
2) Identificar a “alíquota” correspondente a essa “Classe de Capital Social”;
3) Multiplicar o capital social de sua empresa pela “alíquota” encontrada;
4) Adicionar ao resultado a “parcela a ser adicionada” correspondente;
5) Recolher o valor da Contribuição devida até o dia 31/01/2022;
NOTAS:
1. As firmas ou empresas e as entidades ou instituições cujo capital social seja igual ou inferior a R$ 27.813,75, podem recolher a Contribuição Sindical mínima de R$ 222,51, de acordo com o disposto no § 3º do Art. 580 da CLT (alterado pela Lei nº 7.047/82).
2. As firmas ou empresas com capital social superior a R$ 296.680.000,01, podem recolher a Contribuição Sindical máxima de R$ 104.728,04, na forma do disposto no § 3º do Art. 580 da CLT (alterado pela Lei nº 7.047/82).
3-Para os agentes autônomos do setor de transporte, não organizados em empresa (item II do art. 580 da CLT) a contribuição sindical será de R$ 111,26 equivalentes a 30% de R$ 370,85; cujo recolhimento pode se dar até o dia 28/02/2022;
4. Data de recolhimento:
- Empregadores: 31/Janeiro/2022;
- Autônomos: 28/Fevereiro/2022;
Para os que venham a estabelecer-se após os meses acima, a Contribuição Sindical será recolhida na ocasião em que requeiram às repartições o registro ou a licença para o exercício da respectiva atividade.
5. O recolhimento efetuado fora do prazo será acrescido das cominações previstas no Art. 600 da CLT.
Para maiores esclarecimentos, o Transcares está à disposição para atendê-los em nossa Central de Informações no telefone (27) 3246-5300 – falar com Layla ou Motta.
Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Espírito Santo - TRANSCARES
Rua Guiana nº 07- Jardim América – Cariacica- Cep. 29 140 250
C.N.P.J: 27.560.481/0001-46 - Código da Entidade nº 003.379.01416-0
Atividade principal da empresa = 49.30
OBS.: A Guia Sindical continua podendo ser emitida pelo site da Caixa Econômica Federal - https://sindical.caixa.gov.br/sitcs_internet/contribuinte/login/login.do
Fonte/tabela sindical: CNT
Contribuição Patronal: não deixe de investir no fortalecimento da sua atividade
Notícias 19 de janeiro de 2022
Desde a chegada da nova legislação trabalhista, que prioriza a negociação coletiva entre os sindicatos, o Transcares tornou-se ainda mais importante na formalização de instrumentos coletivos de trabalho em todo Espírito Santo.
No mês de janeiro é gerada a Contribuição Sindical Patronal, que se torna imprescindível para a manutenção da entidade e realização de ações para o segmento.
A geração da Guia da Contribuição Sindical do exercício de 2022 deve ser feita utilizando o link da Caixa https://sindical.caixa.gov.br/sitcs_internet/contribuinte/login/login.do. E para saber o valor devido com base no capital da empresa, clique no link abaixo, onde consta a tabela da Contribuição Sindical do exercício de 2022, cujo vencimento é até o dia 31 de janeiro, bem como todos os dados da entidade necessários para a geração da guia sindical.
https://www.transcares.com.br/noticias/veja-aqui-o-calculo-da-contribuicao-sindical-para-2022-5149
Delegação de empresários do transporte visita a Expo 2020 Dubai
Notícias 18 de janeiro de 2022
A missão é organizada, durante esta semana – até o dia 22 de janeiro –, pelo Sistema CNT, composto pela Confederação Nacional do Transporte, pelo SEST SENAT e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e pela CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira), e promove uma imersão em ambientes de avançada tecnologia nos Emirados Árabes Unidos, referência global em inovação no transporte e na logística.
A Expo, por sua vez, é uma exposição universal itinerante, promovida a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Anunciada como o maior evento internacional aberto ao público desde o início da pandemia, a Expo Dubai acontece com um ano de atraso por causa da covid-19, e vai até 31 de março de 2022. A última edição foi em Milão, em 2015, e a próxima está prevista para 2025, nas cidades japonesas de Osaka e Kansai. Neste ano, o evento está sendo realizado desde 1º de outubro de 2021.
A delegação brasileira iniciou a visita técnica pelo pavilhão do Brasil, onde foi recebida pelo comissário-geral do Brasil na Expo Dubai, general Elias Martins Filho. Segundo ele, o pavilhão vem recebendo delegações das três esferas públicas, além de empresários, investidores, startups, empreendedores e representantes setoriais. Ao todo, serão 11 fóruns temáticos de negócios, 150 oportunidades de investimentos apresentadas ao mercado e 94 eventos de atração de investimentos de grande porte. Até o final da expo, a expectativa é receber mais de 15 milhões de visitantes.
O comissário ressaltou que o pavilhão é um espaço para que os parceiros do país, públicos ou privados, possam ampliar seus negócios. “E, também, reforçar a imagem positiva que o Brasil tem na área de desenvolvimento sustentável”, declarou.
Na ocasião, o presidente da CNT, Vander Costa, destacou a importância estratégica de o Brasil ter um espaço de destaque em um evento da dimensão da Expo Dubai e afirmou que o setor de transporte está disposto a conversar para atração de capital privado para os investimentos necessários. “É muito importante para o setor de transporte marcar presença em um evento global, no qual são apresentados propostas para alguns dos principais desafios da logística mundial, com ambientes de avançado desenvolvimento tecnológico, com muitos potenciais parceiros.”
Na sequência da visita técnica, a delegação de empresários conheceu os espaços do Kuwait, onde foi recepcionada pelo diretor Mazen Alansari, e do Catar. Na parte da tarde, a deleção foi dividida em três grupo, que se revezaram entre os pavilhões da Arábia Saudita, do Egito e da China.
Nesses pavilhões, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas inovadoras dessas nações nas áreas de mobilidade e sustentabilidade, bem como entender os momentos econômicos dos países com vistas a parcerias futuras. Os sauditas ofereceram um vislumbre do futuro que eles esperam, baseado nos pilares pessoas, natureza, patrimônio e oportunidade. Os egípcios, além de promoverem uma imersão em sua rica e milenar história, apresentaram seus megaprojetos de infraestrutura, como a construção da sua nova capital. Os chineses demonstraram todo o seu pioneirismo tecnológico, com projetos consistentes de cidades inteligentes e processos de eletrificação, além dos avanços na corrida espacial.
A missão internacional prossegue nesta segunda-feira (17), com visitas previstas ao Parque Tecnológico de Pesquisa, Tecnologia e Inovação de Sharjah, reunião com a empresa de entrega de combustíveis CAFU e encontro com representantes da APEX Brasil.
Fonte: Agência CNT de Notícias
Mercedes-Benz conclui investimentos e busca liderança sustentável
Notícias 18 de janeiro de 2022
Alemão, de 42 anos, Puchert desembarcou aqui na terça-feira, 11. Ao lado da CEO global da Daimler Trucks, Karin Radström, que visita o País pela primeira vez, conheceu as operações de São Bernardo do Campo, SP, Juiz de Fora, MG, e conversou com funcionários, clientes e concessionários. Aguarda seu visto de trabalho para mudar de vez para o País.
“As primeiras impressões foram muito boas”, afirmou Puchert a um grupo de jornalistas em entrevista por videoconferência na quinta-feira, 13. “Vamos concluir e amadurecer o ciclo de investimentos atual. O volume de investimento que a companhia pode fazer não é ilimitado e, então, precisa fazer sentido e ser rentável. Não quer dizer que não faremos um novo ciclo, mas ainda é cedo para falar a respeito.”
Sob a direção de Puchert a Mercedes-Benz brasileira inaugurará, em 2022, a última etapa da transformação de São Bernardo do Campo em indústria 4.0, com a linha de powertrain 4.0. Novos produtos, serviços e tecnologias estão na agenda, bem como a participação na Fenatran e na LatBus, duas importantes feiras do setor de transporte de carga e de passageiros.
Outro desafio é retomar a liderança, perdida no ano passado para a Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Costumo dizer que quem define a liderança é o cliente. No ano passado foi diferente: perdemos a primeira posição porque não tivemos como atender a todos os pedidos”, argumentou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz. “Foi um ano desafiador, com as dificuldades de abastecimento. Os desafios continuarão em 2022 na questão dos semicondutores e na preparação para a entrada do Euro 6. E estamos prontos, fazendo a nossa parte.”
Seguindo a Anfavea a companhia projeta mercado de 140 mil caminhões este ano, 8,8% acima do resultado de 2021, e de 17 mil ônibus, crescimento de 20%, disse Leoncini: “Tudo dependerá dos semicondutores”.
Quanto à saúde financeira dos negócios locais, os executivos preferiram não entrar em pormenores, pois o balanço global ainda não foi divulgado. Radström adiantou, porém, que existem progressos e também desafios: “Damos um passo de cada vez. Nada está finalizado, mas tenho confiança no grupo de que chegaremos lá”.
Fonte: AutoData
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