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NTC&LOGÍSTICA realizará “Encontro Nacional de Direito Do TRABALHO no TRC”, em São Paulo

Notícias 30 de outubro de 2024

A NTC&Logística, por meio da Câmara Técnica de Assuntos Trabalhistas Sindicais e de Negociações Coletivas (CATSIND / NTC), convida empresários, gestores e especialistas do setor para o “Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC”, que acontecerá no dia 13 de novembro de 2024, a partir das 9 horas, na subsede da NTC&Logística, em São Paulo.

O evento contará com a presença de renomados juristas, advogados e profissionais da área de Recursos Humanos, além de empresários e representantes de entidades, para discutir desafios e inovações nas relações de trabalho, no âmbito do Transporte  de Cargas. Temas relevantes para o setor serão abordados, como jornada de trabalho do motorista – após o julgamento da ADI 5322 –, a pejotização e a terceirização de mão de obra.

Sobre a pertinência do evento, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, enfatiza: “O momento é importante para o TRC, dada a conclusão do julgamento, no STF, dos embargos de declaração na ADI 5322. O diálogo entre o setor jurídico, empresários e entidades é essencial para encontrarmos soluções para as mudanças trazidas na Lei do Motorista, em razão da decisão do STF, e analisarmos como a negociação coletiva pode ajudar nesse sentido. O “Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC” será uma oportunidade de fortalecer essa conexão em busca de respostas para as necessidades do setor”.

Dr. Narciso Figueirôa Junior, assessor jurídico e coordenador da CATSIND / NTC, destaca: “O ‘Encontro Nacional de Direito do Trabalho no TRC’ trará discussões estratégicas sobre como poderemos, por meio das negociações coletivas, trazer maior segurança e flexibilidade nas relações de trabalho, respeitando os direitos dos trabalhadores e promovendo um ambiente mais eficiente para as empresas de transporte de cargas no Brasil, além de tratar de dois temas atuais e relevantes para o setor: a terceirização de mão-de-obra e as alterações na Lei 13.103/15”.

As vagas são limitadas. Não perca a chance de participar desse importante evento sobre as relações trabalhistas no Transporte Rodoviário de Cargas. Sua presença fará a diferença!

Empresas associadas terão direito a uma inscrição gratuita e, para demais inscrições, será cobrada uma taxa de R$ 150,00. Para não associadas, a taxa será de R$ 300,00 por pessoa.

Confira a programação do evento.

9h – 9h30

Solenidade de Abertura

Mesa de Abertura

Eduardo Ferreira Rebuzzi

Presidente da NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

9h30 – 11 horas

1º Painel

Tema: Terceirização de mão de obra e Pejotização

11h – 12h30

2º Painel

Tema: A Jornada de Trabalho do Motorista após a ADI 5322

12h30 – 13 horas

Encerramento

Faça já sua inscrição aqui.

iscalização dinâmica nas rodovias: ANTT e especialistas debatem a evolução da pesagem em movimento

Notícias 30 de outubro de 2024

Na manhã desta quarta-feira (30/10), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reuniu especialistas em um webinar gratuito e inovador para discutir as últimas evoluções e desafios na fiscalização de pesagem em movimento, conhecida como Weigh In Motion (WIM). O evento online trouxe à tona o papel estratégico dos sistemas WIM no controle de peso do transporte rodoviário de cargas, contando com a presença de autoridades do setor e especialistas nacionais e internacionais em uma troca de experiências sobre as práticas mais eficazes na aplicação dessa tecnologia no Brasil e no mundo.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e o diretor Guilherme Theo Sampaio participaram da abertura do evento, enfatizando o compromisso da ANTT em modernizar a fiscalização nas rodovias brasileiras. Em sua fala, Vitale destacou que a pesagem em movimento tem o potencial de melhorar diretamente a segurança viária e reduzir custos de manutenção das estradas. “Controlar o excesso de peso é, na verdade, também beneficiar a segurança viária. Estamos trabalhando para expandir essa tecnologia para toda a malha rodoviária do país e os usuários vão sair ganhando”, disse.

Os sistemas WIM, discutidos no evento, representam uma solução de pesagem que permite a fiscalização dos veículos enquanto estão em movimento, eliminando a necessidade de redução de velocidade ou paradas em postos de pesagem. O modelo de alta velocidade, conhecido como HS-WIM (High Speed Weigh-In-Motion), é uma evolução da tecnologia WIM e passou por validação em uma parceria entre a ANTT e a concessionária Ecovias do Cerrado, nos trechos das BRs 364 e 365 entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO).

Em sua fala, o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, explicou que o avanço com o HS-WIM é um marco na modernização da infraestrutura de transporte rodoviário no Brasil. “A ANTT tem dado passos decisivos com a modernização dos seus processos de fiscalização e essa iniciativa representa uma verdadeira revolução na fiscalização do excesso de peso nas rodovias.” Para ele, o uso dessa tecnologia é uma forma de superar o modelo tradicional de fiscalização, ainda da década de 70, que dependia de postos fixos e balanças lentas, e já não atendia mais as demandas do transporte moderno.

Organizado em conjunto com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) e a Sociedade Internacional para Pesagem em Movimento (ISWIM), o webinar trouxe palestrantes de renome internacional, como Tanvi Pandya, do Departamento de Transportes de Nova York, e Hans Van Loo, da Corner Stone International, para compartilhar as melhores práticas de pesagem em movimento em países que já utilizam o sistema. A troca de conhecimento, segundo Vitale, é fundamental para o avanço tecnológico do setor, pois permite que o Brasil se alinhe com soluções já validadas em outros mercados.

Impacto positivo na infraestrutura e na economia

O excesso de peso é um problema recorrente nas rodovias brasileiras, provocando desgastes prematuros nos pavimentos, além de afetar a segurança viária. Um veículo sobrecarregado compromete a capacidade de frenagem e aceleração, aumentando o risco de acidentes. Com o novo sistema HS-WIM, a ANTT visa a redução desses problemas, uma vez que a fiscalização poderá cobrir a totalidade dos veículos de carga que trafegam pelo trecho, otimizando a fiscalização e permitindo uma aplicação preventiva das regras de peso.

Outro ponto positivo abordado durante o webinar foi a redução dos custos operacionais e ambientais, pois os veículos não precisarão mais desacelerar para pesagem, o que diminui o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Além disso, o sistema HS-WIM gera menos impacto nas estruturas rodoviárias ao evitar filas nos postos de pesagem e a necessidade de constantes paradas.

Para Sampaio, o papel do LabTrans e do ISWIM na modernização do transporte brasileiro é essencial. “A parceria com o LabTrans, com sua expertise em pesquisa aplicada, e com o ISWIM, que traz o conhecimento global na implementação desses sistemas, acelera a curva de aprendizado e amplia a eficácia dos projetos no país”, afirmou o diretor.

Pesagem em movimento na prática: resultados e futuro

Desde 2011, a ANTT, o LabTrans e a ISWIM têm promovido eventos no Brasil para discutir os avanços dos sistemas WIM, destacando as melhores práticas e tecnologias emergentes. Em 2023, o Brasil deu um passo decisivo ao implementar o HS-WIM em alta velocidade em caráter experimental na Ecovias do Cerrado. Com o sucesso dos testes, a ANTT busca ampliar o uso do HS-WIM em todo o território nacional.

O sistema HS-WIM está previsto para substituir os quatro postos de pesagem fixos na BR-364 e BR-365, onde sensores foram instalados em pórticos sobre as faixas de rodagem para monitorar o peso dos veículos sem a necessidade de paradas. Esta substituição representa uma modernização que, além de proporcionar maior agilidade ao trânsito, trará impactos financeiros positivos para os usuários, refletidos em tarifas mais acessíveis.

“A ANTT planeja expandir o sistema de pesagem em movimento a outros trechos rodoviários brasileiros, uma medida que reafirma seu compromisso com a segurança viária, a modernização da infraestrutura de transportes e a redução de impactos ambientais e financeiros causados pelo excesso de peso nas rodovias”, concluiu Vitale.

Assista, na íntegra, à transmissão do webinar WIM for weight enforcement

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT

Fonte: SETCESP/ Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

Economistas projetam que Caged de setembro mostre criação de 225 mil vagas

Notícias 30 de outubro de 2024

A geração de vagas com carteira assinada deve ter batido a marca de 225.080 vagas em setembro, de acordo com a mediana das 18 projeções colhidas pelo Valor Data para o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O intervalo das projeções varia entre 200 mil e 255 mil. O Ministério do Trabalho e Emprego divulga os dados do Caged nesta quarta-feira, 30.

Em agosto, o setor privado registrou a criação líquida de 232.513 postos de trabalho, pouco acima da mediana das projeções dos economistas do mercado, de 226.662 vagas criadas.

Fonte: SETCESO / Valor Econômico

O futuro da agenda ESG no Brasil: tendências e desafios para além de 2024

Notícias 30 de outubro de 2024

O cenário atual das práticas de ESG (ambiental, social e de governança) no Brasil apresenta um momento crucial de transformação. À medida que as empresas buscam alinhar suas operações a uma agenda mais sustentável e responsável, o ano de 2024 se desenha como um marco decisivo.

A crise climática é uma das questões mais urgentes da atualidade. Para os próximos anos, espera-se que as empresas intensifiquem suas ações de mitigação dos impactos ambientais, com foco especial na descarbonização. A crescente pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa tem levado muitas organizações a adotar fontes de energia renovável e investir em tecnologias sustentáveis.

Um exemplo significativo é o Projeto de Lei nº 412/2022, que busca regulamentar o mercado de carbono no Brasil. Essa iniciativa não apenas promove maior transparência nas emissões, mas também cria um ambiente favorável para que as empresas adotem práticas mais responsáveis.

A transparência nas práticas ESG é essencial para construir confiança com os diferentes públicos de interesse de uma organização. A partir de 2024, a elaboração de relatórios detalhados sobre ações e impactos ESG deve se consolidar como uma norma para as empresas brasileiras. Com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prevendo a obrigatoriedade desses relatórios até 2026, as organizações precisam se preparar para essa nova realidade.

Além disso, a transparência nas cadeias de suprimentos é uma demanda crescente. As empresas são incentivadas a garantir que suas operações sejam éticas e sustentáveis em todas as etapas da produção, desde a seleção de fornecedores até as condições de trabalho.

Diversidade e inclusão também estão no cerne das práticas sociais do ESG. Em 2024 e nos anos seguintes, espera-se que as empresas implementem políticas mais robustas para promover ambientes de trabalho inclusivos. Isso compreende ações afirmativas, comitês de diversidade e programas voltados para grupos minoritários que, embora frequentemente sejam sub-representados, podem ser majoritários em número.

Estudos mostram que equipes diversas não apenas refletem melhor a sociedade, mas também são mais inovadoras e produtivas. Investir em diversidade é, portanto, não apenas uma questão ética, mas uma estratégia inteligente para o sucesso empresarial.

A transição para uma economia circular é outra tendência emergente. Essa abordagem busca integrar práticas sustentáveis ao modelo econômico, promovendo a reutilização e a reciclagem de recursos. As empresas que adotam essa filosofia não apenas reduzem seu impacto ambiental, mas também podem melhorar sua eficiência operacional. Com o aumento da conscientização sobre o desperdício e a gestão eficiente dos recursos, espera-se que mais organizações adotem essa prática como parte central de suas estratégias ESG.

 

A tecnologia desempenha um papel crucial na implementação eficaz das práticas ESG. Ferramentas digitais estão sendo utilizadas para monitorar e relatar impactos ambientais, sociais e de governança. A automação pode ajudar na diminuição de resíduos e emissões, enquanto soluções baseadas em inteligência artificial têm o potencial de otimizar processos operacionais. Além disso, a inovação tecnológica é capaz de facilitar iniciativas voltadas ao bem-estar social, como programas de saúde mental e inclusão digital.

O governo brasileiro está se mobilizando para criar um ambiente regulatório favorável às práticas ESG. Para os próximos meses espera-se a promulgação da Nova Lei de Empresas Sustentáveis, que estabelecerá diretrizes claras para a integração dessas práticas nas operações empresariais. Essas regulamentações não apenas incentivam as empresas a adotar práticas sustentáveis por meio de subsídios e benefícios fiscais, mas também posicionam o Brasil como um líder global em responsabilidade corporativa.

À medida que avançamos em direção ao final do ano de 2024, fica claro que as práticas ESG não são apenas uma tendência passageira: elas estão se consolidando como parte essencial da estratégia empresarial moderna. As empresas que abraçam essas mudanças mitigam riscos, reduzem custos e contribuem significativamente para um futuro mais sustentável.

A adoção das melhores práticas ESG é um imperativo tanto moral quanto econômico. O compromisso com a sustentabilidade será um diferencial competitivo crucial à medida que o mercado evolui. Portanto, é fundamental que as organizações se preparem para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem nesse novo cenário.

Exemplos desses desafios e oportunidades podem ser percebidos na pressão crescente sobre as empresas para que apresentem ações concretas, em vez de meras declarações de intenções. Isso implica um foco maior na autenticidade das práticas ESG. Além disso, o Brasil sediará a Conferência do Clima (COP30) em 2025, o que está motivando as empresas a se prepararem para um escrutínio mais rigoroso sobre suas práticas ambientais.

Portanto, o futuro da agenda ESG no Brasil é promissor, mas requer ação coletiva e comprometimento genuíno por parte das empresas. Juntos, podemos construir um ambiente corporativo mais responsável e sustentável para todos.

Sobre o autor

Mário Allan Ferraz Mafra é vice-presidente de finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF-SP). Contador pelo Mackenzie/RJ, mestre em administração financeira pela PUC/RJ, pós- graduado em gestão empresarial pela FGV/RJ e pelo INSEAD/França. Mafra é também conselheiro fiscal da APAF – Associação Paulista de Apoio à Família e presidente do conselho fiscal do Instituto CEO do Futuro.

Fonte: SETCESP / Valor Econômico

IA aplicada ao setor de logística: investimentos no Brasil e no exterior tendem a crescer

Notícias 28 de outubro de 2024

Imagine um sistema que ajusta automaticamente as rotas de entrega com base no tráfego e nas condições climáticas. A IA aplicada ao setor de logística torna isso uma realidade. Ao pensar em uma empresa, considere que determinado negócio tenha destaque no mercado pela sua capacidade de atender clientes com rapidez e eficiência.

No entanto, com o aumento da demanda e a complexidade das operações, a equipe começa a enfrentar desafios. As entregas atrasam devido a congestionamentos, o que resulta em insatisfação dos clientes e aumento dos custos operacionais.

Certa manhã, durante uma reunião, o gerente de operações apresentou uma ideia: usar um sistema que ajusta automaticamente as rotas de entrega com base no tráfego. Essa é apenas uma das formas de aprimorar serviços com a ajuda da IA e garantir que cada entrega seja feita com precisão.

De acordo com o relatório “The State of AI in Logistics 2023” da McKinsey & Company, os aportes em inteligência artificial no setor logístico do Brasil alcançaram US$ 1,9 bilhão em 2023, o que representa um aumento de 46% em relação ao ano anterior, equivalente a aproximadamente R$ 9,5 bilhões. A projeção é que, até 2030, esses investimentos continuem a crescer a uma taxa anual de 27,6%.

Na logística, as empresas enfrentam desafios que envolvem a gestão eficiente de estoques, a otimização de rotas e a análise de dados em tempo real. Muitos negócios sentem a pressão para reduzir custos e aumentar a lucratividade, ao mesmo tempo em que buscam atender às crescentes demandas dos clientes sem atrasos e falhas operacionais.

A IA aplicada ao setor de logística pode transformar muitos desses problemas em oportunidades, proporcionando soluções ágeis e decisões baseadas em dados. A automação de processos e a previsão de demanda são apenas algumas das maneiras pelas quais a IA está moldando o futuro da logística.

Essa tecnologia melhora as operações diárias e oferece insights que podem alterar a forma como as empresas se conectam com seus clientes. Hoje, soluções como chatbots, análise preditiva e drones estão se tornando cada vez mais comuns em operações logísticas. Neste contexto, o uso da IA proporciona maior competitividade no mercado.

APLICAÇÕES PRÁTICAS DA IA NA LOGÍSTICA

A IA aplicada ao setor de logística permite calcular rotas para a entrega de produtos. Algoritmos avançados utilizam dados em tempo real, como trânsito e condições climáticas, para determinar o melhor caminho.

Esses sistemas podem reduzir o tempo de entrega e o consumo de combustível. Além disso, permite a reprogramação rápida de entregas em resposta a possíveis mudanças. Outro ponto de destaque é a previsão de demanda. Algoritmos analisam dados históricos, sazonalidade e tendências de mercado para prever a necessidade de produtos.

Essa análise ajuda na melhor alocação de recursos e na minimização de excessos ou faltas de estoque. Com dados preditivos, as empresas podem planejar campanhas promocionais e ajustar suas operações.

A gestão de inventário também se beneficia consideravelmente da IA aplicada ao setor de logística. Sistemas inteligentes monitoram níveis de estoque e analisam padrões de consumo. Isso resulta em processos automatizados que otimizam a reposição de produtos.

Ao reduzir erros humanos e melhorar a eficiência, a IA permite um controle mais preciso do inventário. Assim, as empresas podem sempre garantir que os produtos certos estejam disponíveis no momento apropriado.

DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA IA

A logística brasileira representa 16% do PIB e é 44% menos eficiente do que a logística dos EUA, como informa o Instituto Information Management, ao apresentar dados do Ilos, especialista em logística e supply chain. Essa ineficiência afeta diretamente os custos, que variam entre 5% e 20% da receita, em um ambiente no qual mais de 60% das empresas brasileiras enfrentam desafios nas margens.

Um dos principais desafios da IA aplicada ao setor de logística é a resistência à mudança. Muitas organizações têm dificuldade em aceitar novas tecnologias. Os funcionários podem temer a substituição de seus empregos ou a necessidade de adaptação a novas ferramentas.

Outro ponto a se considerar é a qualidade dos dados. A IA depende de dados precisos e atualizados. Dados insuficientes ou imprecisos podem levar a resultados errôneos, comprometendo a tomada de decisões.

A integração de sistemas também é um ponto importante. Muitas empresas operam com diferentes plataformas, que não se comunicam de forma eficaz. Isso pode gerar dificuldades na implementação de soluções de IA que necessitam de um fluxo de informações contínuo.

Além disso, a cultura organizacional pode ser um impasse. Em alguns casos, a falta de conhecimento sobre IA impede a sua adoção. A capacitação dos colaboradores se torna um requisito para o sucesso da integração da tecnologia.

Por último, o custo de implementação pode ser um fator limitante. Investir em IA exige aporte de recursos financeiros. Muitas organizações precisam avaliar se os benefícios superam os custos antes de decidir pela adoção.

FUTURO DA IA NA LOGÍSTICA

Segundo projeção da Fortune Business Insights, o mercado mundial de análise de Big Data deve crescer de US$ 348,21 bilhões para US$ 924,39 bilhões entre 2024 e 2032, com uma taxa de crescimento anual composta estimada em 13%. A tecnologia de Big Data fornece uma vasta quantidade de informações, enquanto a IA utiliza esses dados para identificar padrões, prever tendências e automatizar processos.

A implementação de IA aplicada ao setor de logística está mudando as dinâmicas do mercado de trabalho. Embora haja preocupações sobre a substituição de empregos, muitos especialistas ressaltam que a IA também cria novas oportunidades.

As funções mais simples tendem a ser automatizadas, enquanto surgem novos papéis, como analistas de dados e especialistas em IA. Esse cenário exige uma adequada formação para que os profissionais possam trabalhar em conjunto com as tecnologias emergentes.

Ainda no contexto do futuro da IA aplicada ao setor de logística, uma inovação recente é o uso de drones, que tem sido utilizado para entregas e para otimizar o transporte de mercadorias. A Amazon, por exemplo, faz entregas por drones nos Estados Unidos, na Itália e no Reino Unido, e essas entregas acontecem em menos de uma hora.

Christina Carter, que desde 2023 trabalha na Amazon e é líder do Prime Air em College Station, Texas, fala sobre a velocidade de entrega com drones. “Minha parte favorita do meu trabalho é ver o quão rápido entregamos os pedidos aos clientes. É uma coisa enorme conseguir entregar em 60 minutos”, afirma. Ela também lembra que as mercadorias entregues nesse formato devem pesar até 5 libras, ou 2 kg.

Como informa o próprio site do e-commerce, para que a entrega por drone ocorra, as residências devem passar por uma vistoria de quintal, em que são definidos os locais adequados para receber o pedido. As famílias que se inscrevem no serviço podem consultar informações sobre a vistoria e agendar horários através do site da Amazon, garantindo que estejam preparadas para receber os produtos.

Para se preparar para a entrega, os moradores devem assegurar que o marcador de entrega esteja corretamente posicionado e que a área esteja livre de obstáculos, mantendo pessoas, animais e objetos a uma distância segura. Já os moradores de apartamentos devem se dirigir à área designada para entrega assim que receberem a notificação de que seu pacote chegou, utilizando um código de acesso para entrar na área cercada.

Para solicitar um item elegível, os usuários devem adicionar o produto ao carrinho e selecionar a opção de entrega por drone ao finalizar a compra. Caso a opção não apareça, é importante verificar se o endereço é qualificado e se o item está disponível.

Com a contínua evolução da tecnologia, o setor logístico está se preparando para um futuro mais inteligente, ágil e responsivo, no qual a inovação é a chave para atender às crescentes demandas do mercado.


Fonte: NTC&LOG

Free Flow: entenda como o novo sistema de pedágio eletrônico funciona

Notícias 28 de outubro de 2024

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no último dia 14 resolução que permite a instalação em todo o país dos novos pedágios eletrônicos – antes chamados de Free Flow (“livre fluxo”, em tradução literal). Além de otimizar o fluxo das rodovias, o sistema é dono de inúmeros fatores que proporcionam maior segurança aos condutores.

pedágio eletrônico dispõe de alta tecnologia. Eles têm, por exemplo, escaneamento 3D dos veículos, sensores de radar, antenas, pórticos com câmeras para leitura das placas, e auxílio de inteligência artificial (IA) para processamento de informações em tempo real.

Free Flow: Como funciona a identificação?

A identificação do carro pelo sistema de cobrança sem cancela pode ser feita por meio de tags de radiofrequência ou identificação digital das placas.

Com a tag, instalada no para-brisa, o funcionamento é semelhante ao dos demais serviços que já utilizam tal tecnologia. O valor é cobrado mensalmente, e o condutor recebe a fatura no cartão de crédito para controle, com informações sobre valores e quantidade de passagens cobradas.

A concessionária de rodovias CCR afirma que, nesse cenário, carros de passeio ganham, além do desconto de 5% no valor da tarifa, bônus progressivos a cada passagem durante o mesmo mês – o chamado Desconto de Usuário Frequente (DUF).

Já na identificação automática das placas, o motorista apenas passa pela praça e consulta seus registros de passagem no portal de serviços do Detran ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que conta com valores, prazos e formas de pagamento.

Valores, cobranças e multas

No novo modelo de cobrança Free Flow, os motoristas passam a pagar apenas pelo trecho percorrido, e não somente pelo cruzamento do pedágio, como ocorre com as cabines físicas. Essa medida beneficia, por exemplo, os condutores que residem próximo aos pontos de cobrança.

Além disso, o sistema, com uma base de dados unificada, centralizada em uma plataforma nacional, prevê que o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito sirva como uma das alternativas para pagamento do pedágio eletrônico. Nesse caso, o condutor receberá notificações no smartphone com valores e prazos e poderá ainda consultar os registros no sistema.

Novo pedágio eletrônico: evasão

O ato de atravessar um pedágio sem efetuar o pagamento é configurado como evasão. A fim de mitigar esses problemas, é ofertada ao motorista uma série de alternativas.

O prazo para o embolso, por exemplo, passa de 15 para 30 dias. Após esse tempo, a não quitação da cobrança será considerada infração grave, prevista no Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro. Além da multa de R$ 195,23, o condutor receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Fonte: SETCESP/ Auto Esporte

Prêmio Destaque Fetransportes: está chegando a hora!

Notícias 28 de outubro de 2024

 O setor de transportes no Espírito Santo já está em ritmo de contagem regressiva. Na sexta-feira, 1º de novembro, será realizado o Prêmio Destaque Fetransportes, a noite em que conhecemos os melhores profissionais do ano. A grande festa acontecerá no cerimonial Le Buffet, em Vitória, e até lá a expectativa será grande para os 79 candidatos inscritos – de 21 empresas de transportes –, que estão concorrendo à premiação.  

E na mesma noite, como acontece desde 2010, dois empresários capixabas do setor receberão a Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes. Este ano, os indicados para ser homenageados são Joaquim Carlette, do Grupo Flecha Branca, na categoria Passageiros, e Ronaldo Salles de Sá, da Transportadora de Sá, na categoria Cargas.

O Destaque vai premiar oito trabalhadores. Seis deles sairão das categorias Transporte & Logística e Motorista – Região Norte, Transporte & Logística e Motorista – Região Sul e Transporte & Logística e Motorista – Região da Grande Vitória, estes denominados Destaque Master. E os dois últimos vencedores serão os escolhidos da categoria Destaque Revelação – Transporte & Logística e Destaque Revelação – Motorista.

Grande novidade da edição do ano passado, o Destaque Revelação é voltado exclusivamente a trabalhadores com até 29 anos de idade e com, no máximo, cinco anos de atuação no setor. O Destaque Master, por sua vez, exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

Com a criação da nova categoria, a Fetransportes premia tanto os profissionais em ascensão quanto aqueles cuja trajetória já está consolidada no transporte. Há anos fala-se nessa possibilidade, uma forma de olhar para os profissionais do setor em sua totalidade, incentivando-os cada vez mais, e o “martelo foi batido” em abril do ano passado, na primeira Reunião de Diretoria da federação.

A dinâmica do prêmio

Para concorrer ao Destaque, os profissionais são indicados pelas próprias empresas, que montam um currículo de seu candidato contendo informações acerca de tempo no setor e de empresa, e cursos de qualificação.

Para concorrer na categoria Motorista, o profissional precisa ter CNH nas categorias D ou E, com a função devidamente anotada em Carteira de Trabalho. Já a Transporte & Logística é aberta a todos os empregados das empresas associadas aos sindicatos filiados à Fetransportes, incluindo o motorista instrutor ou instrutor de motorista. A única restrição de participação são candidatos que ficaram em primeiro lugar, em suas respectivas categorias, nos últimos quatro anos do evento.

Os campeões ganham troféu, certificado e uma premiação e dinheiro.

 Sobre as homenagens

O Destaque Revelação vai premiar dois trabalhadores, um na categoria Transporte & Logística e outro na Motorista, de todo o Estado. E além deles, também serão reconhecidos os campeões das categorias Transporte & Logística e Motorista – Região Norte, Transporte & Logística e Motorista – Região Sul e Transporte & Logística e Motorista – Região da Grande Vitória, estes denominados Destaque Master.

Para concorrer no Destaque Revelação, os candidatos precisam ter até cinco anos de atuação no setor e, no máximo, 29 anos. A categoria Destaque Master, por sua vez, exige profissionais com mais de cinco anos de atuação e idade superior a 29 anos.

“A partir deste ano, conseguiremos premiar tanto os profissionais destaque em ascensão quanto aqueles cuja trajetória já está consolidada no transporte. Ou seja, olharemos para nossos profissionais em sua totalidade, incentivando-os cada vez mais”, conclui Simone.

Fonte: Assessora de Imprensa Anna Carolina Passos

Transcares comemora 45 anos: uma história de solidez

Notícias 28 de outubro de 2024

Da então Associação Profissional das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Espírito Santo, fundada em 26 de outubro de 1979, até hoje muita coisa mudou! A associação deu lugar ao sindicato e anos mais tarde, o termo logística foi incorporado ao nome da entidade. Contudo, 45 depois da inauguração, se tem algo que continua intacto na história no Transcares, o Sindicato das das Empresas de Transporte e Logística no Estado do Espírito Santo, é o objetivo que o fez nascer, aquele propósito pelo qual a diretoria atua dia após dia ao longo dessas quatro décadas e meia: o fortalecimento do TRC no Espírito Santo.

Como de costume, a data foi comemorada! E desta vez, além de uma campanha que ganhou vida nas redes sociais do sindicato, o presidente Luiz Alberto Teixeira e parte da diretoria – Marco Zon, Leandro Teixeira e Jonas Lonrencini – receberam a equipe para um almoço especial na sexta-feira, 25 de outubro. Almoço com direito até a parabéns!

Teixeira, que defende como ninguém o associativismo e não esconde o carinho que tem pelo sindicato e pelas pessoas da equipe, participou ativamente da criação da campanha, que focou na solidez que marca a trajetória.

“Quando um casal completa 45 anos de casamento, comemora as Bodas de Rubi - uma simbologia de força, paixão e amor. Trouxemos um pouco dessa simbologia à comemoração do Transcares porque solidez, palavra que marca nossa história, tem também tudo a ver com o rubi, que além de sólida é resistente. Ao festejar Bodas de Rubi com o segmento de cargas no Espírito Santo, o Transcares está jogando luz à sua força, constância e compromisso com o segmento e com as pessoas que nele operam”, opinou.

A campanha continua no ar até 31 de outubro, focando também nos valores sobre os quais o sindicato se sustenta – qualificação, ética e profissionalismo, parceria, comprometimento, associativismo, solidariedade e segurança.

“Temos uma história bem construída que envolve trabalho, compromisso e dedicação ao setor de transporte e logística. Nessa trajetória, temos nos dedicado a representar e fortalecer o segmento, buscando o desenvolvimento e a excelência que ele merece. Cada conquista ao longo dessa jornada reflete o empenho de uma equipe comprometida e o apoio de associados e parceiros que acreditam na nossa missão. Juntos, celebramos essas décadas de crescimento e união, e seguimos firmes, com o olhar voltado para o futuro!”, finaliza Luiz Alberto Teixeira.

Haddad: inflação deve ficar dentro da meta, mesmo com repique

Notícias 25 de outubro de 2024

Apesar de repiques recentes, a inflação brasileira deve fechar o ano dentro abaixo de 4,5%, teto da meta, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em entrevista em Washington, o ministro disse que a recente alta dos índices representa um repique de curto prazo relacionado ao câmbio e à seca, não ao aquecimento da economia.

“Embora os núcleos [de inflação] tenham apontado uma variação superior à esperada, a inflação deve ficar dentro da meta. No meu ponto de vista, a alta tem mais a ver com a questão do câmbio e da seca do que propriamente com algum impulso maior nos preços reiterados”, disse Haddad na capital norte-americana, onde participa de reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial e do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana).

Os núcleos de inflação excluem preços mais voláteis, como alimentos in natura e energia. Nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que serve de prévia da inflação oficial pelo IPCA, atingiu 0,54% em outubro, pressionado pela bandeira vermelha nível 2 nas tarifas de energia e pelos alimentos. No acumulado de 12 meses, o indicador alcançou 4,47%, próximo ao teto da meta.

Compromissos

Pela manhã, o ministro reuniu-se, pela segunda vez em menos de um mês, com representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P Global). No fim de setembro, Haddad e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniram-se em Nova York com representantes de outras duas agências: S&P e Moody’s.

Em dezembro do ano passado, a S&P Global elevou a nota de crédito soberano do Brasil. Segundo Haddad, a própria agência de classificação de risco procurou o governo para marcar o encontro em Washington, onde o ministro apresentou aos executivos projeções de médio e de longo prazo para a economia brasileira.

No fim desta tarde, Haddad participou do último compromisso da viagem aos Estados Unidos, com um evento da Força-Tarefa de Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas (TF-Clima) e uma reunião restrita do FMI com ministros de Finanças, em que o Fundo Monetário apresentará cenários econômicos globais. Haddad e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, retornam ao Brasil nesta sexta-feira (25).

Foto: divulgação Agência Brasil

Receita Paulista publica Portaria orientando a emissão de CT-e globalizado

Notícias 23 de outubro de 2024

A Receita estadual paulista publicou a Portaria SRE nº 76, em 18 de outubro de 2024, disciplinando procedimentos para adoção do CTe Globalizado.

Para emissão do CTe Globalizado, a transportadora terá que verificar se o tomador do serviço é o único contratante da operação e se há diversos remetentes ou diversos destinatários e desde que:

I – o tomador seja o remetente ou o destinatário das mercadorias transportadas;

II – o transporte compreenda no mínimo 5 (cinco) remetentes ou 5 (cinco) destinatários;

III – as mercadorias transportadas estejam acobertadas com Notas Fiscais Eletrônicas- NF-e.

 No preenchimento do CTe, o campo “Tipo do CTe” deve ser preenchido apondo “0” (CTe Normal).

No caso de o tomador do serviço ser o remetente com cargas para diversos destinatários, no campo do “remetente do CTe” deve ser preenchido com os dados do remetente, contratante do serviço, mas no campo de “destinatário do CTe” deve ser aposto “DIVERSOS” e os demais campos com os dados do emitente do CTe, inclusive o campo do CNPJ. Entendendo como emitente o próprio transportador.

Já na situação em que o tomador do serviço é o destinatário, que recebe cargas de vários remetentes, o campo “destinatário do CTe” deverá se apor os dados do destinatário normalmente, já no campo do “remetente do CTe” deve ser aposto “DIVERSOS” e os demais campos com os dados do emitente do CTe, inclusive o campo do CNPJ.

No campo “Informações de Acesso da NF-e” deve ser informada todas as chaves de acesso das notas fiscais eletrônicas que serão transportadas, sendo no mínimo 5 (cinco), evidentemente. Abaixo de 5 (cinco) notas fiscais eletrônicas não se aplica o CTe Globalizado.

Opcionalmente, a transportadora poderá optar por emitir o CTe Globalizado ao final do dia, o que neste caso será obrigatório informar a placa do veículo transportador; que conste nas notas fiscais eletrônicas a placa do veículo transportador; os dados da transportadora (CNPJ, IE, nome e endereço); e no campo “Observações” apor os seguintes termos “Procedimento efetuado nos termos do artigo 39-C da Portaria CAT nº 55/2009”

As regras acima passaram a valer desde o dia 21 deste mês e vigorarão até o dia 25 de abril de 2025, e só valem para transporte intermunicipal dentro do Estado de São Paulo, já que a portaria é paulista.

Adauto Bentivegna Filho é assessor jurídico do SETCESP.

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Fonte: SETCESP/  Adauto Bentivegna Filho

FMI eleva para 3% projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2024

Notícias 23 de outubro de 2024

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou, de 2,1% para 3%, a projeção de crescimento da economia brasileira neste ano. Apesar da melhoria nas expectativas para este ano, o fundo estima desaceleração para 2025, com o crescimento caindo de 2,4% para 2,2%.

As estimativas para 2024 estão abaixo das previsões oficiais. A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda projeta crescimento de 3,2% neste ano.

O FMI atualizou as previsões de crescimento para todos os países durante a reunião anual do órgão, que ocorre em Washington nesta semana. Segundo o Fundo, a economia brasileira crescerá mais que o previsto por causa de resultados melhores que o esperado no primeiro semestre, o mercado de trabalho forte, a inflação sob controle e o aumento da renda. O FMI também citou impacto menor que o esperado das enchentes no Rio Grande do Sul sobre o Produto Interno Bruto (PIB).

Para 2025, no entanto, o panorama é menos otimista. O FMI justificou a redução da estimativa de crescimento por causa da redução dos estímulos fiscais concedidos desde o ano passado e dos juros elevados. Em elevação desde setembro, a Taxa Selic (juros básicos da economia) está em 10,75% ao ano e deverá encerrar 2024 em 11,75% ao ano segundo o boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central com analistas de mercado.

Somente em 3 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o PIB do terceiro trimestre. No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 1,4% em relação aos três meses anteriores, acima de todas as estimativas.

Fonte: SETCESP/ Agência Brasil

ANTT aprova aperfeiçoamento de resolução que regulamenta infrações e penalidades

Notícias 22 de outubro de 2024

Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o relatório final da Audiência Pública nº 003/2024. O processo de audiência pública foi realizado entre os dias 4 de setembro e 19 de outubro de 2023, com o objetivo de aprimorar a Resolução nº 5.083, de 27 de abril de 2016, que regulamenta o processo administrativo para apuração de infrações e aplicação de penalidades no setor de transportes terrestres.

A nova deliberação traz mudanças no processo de fiscalização e responsabilização de condutas que violam a legislação de transportes terrestres, estabelecendo critérios claros para o cumprimento das normas em contratos de concessão, permissão e arrendamento, além dos editais de licitações e termos de outorga de autorização.

O aprimoramento desse processo visa garantir maior transparência e eficiência na apuração de infrações, além de fortalecer o cumprimento dos deveres regulatórios no setor. A medida entrou em vigor na última sexta-feira (18/10).

Foto: divulgação Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
Fonte: SETCESP

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