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crescimento do pib do transporte é destaque no boletim de conjuntura econômica de setembro

Notícias 24 de setembro de 2024

O INFORME DA CNT, QUE VISA SUBSIDIAR OS TRANSPORTADORES COM INFORMAÇÕES SOBRE INDICADORES ECONÔMICOS E SEUS IMPACTOS NO SETOR, FOI PUBLICADO NA SEXTA-FEIRA (20)

A expansão do PIB do setor de transporte se destacou no Boletim de Conjuntura Econômica – Setembro de 2024, publicado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) nesta sexta-feira (20). O informe, que visa subsidiar os transportadores com informações sobre indicadores econômicos e seus impactos no setor, apontou que o PIB brasileiro cresceu 1,4% no segundo trimestre de 2024, em relação ao trimestre anterior, e 3,3% comparado ao mesmo período de 2023.

Dentro desse contexto, o transporte teve um desempenho positivo, com crescimento de 1,3% em relação ao primeiro trimestre de 2024 e de 0,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Essa evolução reflete a recuperação gradual do setor, que acompanha o ritmo de expansão da economia nacional. Todos os serviços dentro do setor de transporte apresentaram crescimento, com destaque para atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,0%) e de informação e comunicação (1,7%).

Além do setor transportador, a indústria contribuiu significativamente para o crescimento do PIB, com alta de 1,8% no trimestre, impulsionada pelos setores de construção, eletricidade, água, esgoto e gestão de resíduos. Já o setor de serviços cresceu 1,0%, enquanto a agropecuária teve queda de 2,3%.

Investimentos impulsionam a economia

Outro dado relevante no boletim foi o aumento no nível de investimento, mensurado pela Formação Bruta de Capital Fixo (FBKF), que cresceu 5,7% em comparação com o mesmo período de 2023 e 2,1% em relação ao primeiro trimestre de 2024. A participação dos investimentos no PIB passou de 16,4% para 16,8%, indicando um avanço que pode impactar positivamente o futuro do desempenho econômico do país.

O consumo das famílias continua sendo o principal componente do PIB, representando 63,0% do total no segundo trimestre de 2024, enquanto o consumo do governo foi responsável por 18,4%. As exportações líquidas, influenciadas pelo aumento das importações, representaram apenas 1,3% do PIB.

Selic e inflação em foco

A análise econômica da CNT também abordou a decisão do Comitê de  Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic de 10,50% para 10,75% ao ano. Essa mudança rompe com o ciclo anterior e reflete a estratégia do Banco Central para conter a inflação, que tem superado as metas estabelecidas. Segundo o relatório Focus, divulgado pelo Banco Central em 13 de setembro de 2024, a expectativa é que a Selic alcance 11,25% até o fim do ano.

Em contraste, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reduziu a taxa de juros para um intervalo de 4,75% a 5,00% ao ano, o primeiro corte desde março de 2020, o que pode impactar o cenário econômico global.

Clique aqui para acessar o Boletim de Conjuntura Econômica – Setembro de 2024.

Fonte: AGÊNCIA CNT TRANSPORTE ATUAL

Programa Mais Motoristas convoca mais de 5 mil pessoas para formação de condutores profissionais

Notícias 23 de setembro de 2024

A relação de candidatos selecionados na sétima chamada do Programa Mais Motoristas já está disponível, para conferência, no site do SEST SENAT. Ao todo, são mais de 5 mil interessados contemplados, que agora se juntam aos 30 mil selecionados nas chamadas anteriores de todo o Brasil.
ACESSE A LISTA DOS CONTEMPLADOS AQUI.

Os convocados receberão um email com todas as orientações e o encaminhamento para se cadastrarem no site do SEST SENAT e enviarem a documentação exigida. O prazo para o envio dos documentos é de até três dias úteis contados a partir do recebimento do email. Veja aqui a lista:

  1. documento de identificação (CNH);
  2. nada consta do Detran ou certidão de prontuário;
  3. certidão de antecedentes criminais;
  4. comprovante de residência;
  5. comprovante de vínculo com o setor de transporte, caso tenha inserido o CNPJ no ato da inscrição.

Para enviá-los, é preciso anexá-los no seguinte endereço: https://www.sestsenat.org.br/entrar. Após o envio, o SEST SENAT validará a documentação e, então, terá início o processo de mudança de categoria, seguindo o cronograma definido por cada unidade operacional.

Como funciona o Programa

O Programa visa aumentar o número de motoristas profissionais por meio do custeio da mudança de categoria da CNH e da oferta de cursos de formação. Segundo a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, a iniciativa está entregando ao mercado de trabalho milhares de profissionais prontos para atuarem no setor de transporte. “A iniciativa do SEST SENAT integra as exigências legais e de capacitação, custeando a mudança de categoria da CNH dos candidatos selecionados e oferecendo cursos práticos e teóricos em veículos com tecnologia embarcada”, explica a diretora.

A mudança de categoria da CNH pode ser de AB, B, AC ou C para D ou E; e de D para E. Após a conclusão do processo de troca da Carteira, o(a) aluno(a) realizará um dos cursos da Escola de Motoristas: Transporte de Produtos Perigosos, Cargas Indivisíveis, Transporte Coletivo de Passageiros ou Transporte de Escolares.

Fonte: CNT

Movimento A Voz Delas da Mercedes-Benz será um dos apoiadores do FIT 2024

Notícias 19 de setembro de 2024

A quarta edição do FIT (Fórum ITL de Inovação do Transporte) contará com o apoio de um importante movimento, A Voz Delas, da Mercedes-Benz do Brasil, que destaca e promove a presença feminina no setor de transporte. A idealizadora do projeto e gerente sênior de peças e serviços na Mercedes-Benz, Ebru Semizer, vai participar do painel Movimentos de Equidade e Inclusão.

A iniciativa A Voz Delas busca conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Durante o FIT 2024, o movimento contribuirá com essas reflexões em um evento que tem como seus pilares a inovação e a inclusão no setor de transporte.

Segundo a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, a instituição fomenta a participação feminina no transporte a partir da profissionalização e da qualificação de mulheres, de parcerias e da sensibilização para um setor transportador mais preparado para todos os talentos.

“Para avançarmos nessa agenda, precisamos do engajamento e do comprometimento da alta gestão com a diversidade nas suas empresas. É necessário diagnosticar e identificar as oportunidades e os desafios para esse tema, estabelecer as diretrizes adequadas ao perfil das organizações e definir um plano de ação afirmativo para todo o ciclo de colaboradores. Diante disso, o movimento é uma frente muito importante nessa jornada”, declarou Eliana.

FIT 2024

Promovido pelo ITL e em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte ) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o FIT é um evento para fomentar a discussão e a troca de conhecimentos sobre ferramentas e tendências inovadoras e tecnológicas aplicáveis ao setor de transporte.

Com vagas limitadas, é importante garantir sua inscrição para não perder a oportunidade de se atualizar e fazer networking no setor. Inscreva-se!

Informações:

  • Data: 9 de outubro, das 9h às 17h.
  • Local: Brasília (presencial) ou online, pelo canal da CNT no YouTube.
Fonte: CNT

Alunos do ITL encerram certificação internacional metroferroviária com imersão na Alemanha

Notícias 19 de setembro de 2024

Ao longo desta semana, 32 executivos, gestores e técnicos dos setores ferroviário e metroferroviário do Brasil participam de uma imersão na Alemanha. A viagem faz parte do último módulo da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, curso ofertado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e ministrado pela DB Rail Academy, pertencente ao Grupo Deutsche Bahn, um dos principais líderes globais em mobilidade e logística.

A experiência marca o encerramento da jornada de aprendizagem da terceira turma da certificação, com atividades realizadas em Berlim e Hamburgo. Durante a semana (16-20), os alunos visitaram a estrutura do Grupo Deutsche Bahn, conheceram a estratégia e os planos de expansão das ferrovias alemãs e estiveram na Estação Central de Berlim — a maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa.

Na avaliação do gerente de Engenharia do Grupo CCR, Max Yamatogue, aluno do curso, as visitas proporcionaram uma compreensão de que o Brasil, se tiver uma visão estruturada como a da Alemanha, tem potencial para ser mais bem desenvolvido no setor metroferroviário. “Os desafios que o cenário brasileiro nos impõe fazem com que sejamos estimulados a buscar contextos mais criativos”, afirma Max.

Os gestores também assistiram a palestras sobre as melhores ferramentas e soluções por meio do uso de inteligência artificial, além de estudos de caso com drones para monitorar e levantar dados de infraestrutura ferroviária, entre outros temas.

O consultor líder da DB Engineering & Consulting, Alain Esteve, relatou que as habilidades adquiridas garantem uma qualificação abrangente, pois preparam os profissionais para as principais questões do setor ferroviário global. “Nós focamos no desenvolvimento contínuo dos alunos por meio de competências como conhecimento técnico em sistemas ferroviários, gestão de projetos, segurança operacional, inovação e sustentabilidade, liderança de equipes, digitalização e compreensão da legislação do setor”, explica o consultor.

A novidade da viagem foi a realização de visitas para além do setor ferroviário. Os alunos foram levados também a outros pontos de interesse relacionados à área de transporte em geral, como portos e terminais.

Para João Junqueira, aluno e gerente de Engenharia de Infraestrutura na MRS Logística, a certificação trouxe uma visão internacional e do estado da arte da gestão de sistemas ferroviários e metroferroviários. “Conhecer a operação da DB na Alemanha me fez refletir sobre diversas oportunidades de boas práticas e lições aprendidas que podem ser aplicadas no Brasil, com o objetivo de alavancar a logística do nosso país. A aprendizagem não se limita ao sistema ferroviário, mas também abrange oportunidades de interoperabilidade entre os modais de transporte, além de aspectos culturais e de gestão”, afirma o gerente.

Segundo o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, a visita técnica tem o objetivo de oferecer uma oportunidade única aos alunos de aprimorarem os conceitos adquiridos ao longo do curso. “O módulo internacional em ambientes reais é fundamental para a formação completa desses profissionais, preparando-os para os desafios futuros e para transformar o setor de transporte ferroviário e metroferroviário por meio do conhecimento”, destaca o diretor.

Também participaram da viagem à Alemanha a coordenadora executiva do ITL, Marcela Lamounier; a gerente de operações finalísticas do SEST SENAT, Jamile de Sales; e o analista de transporte da CNT, Igor Castro.

Sobre a certificação

O curso tem uma carga horária total de 370 horas, com 80% das atividades realizadas presencialmente e 20% por meio da plataforma online da instituição. As aulas presenciais ocorrem a cada dois meses e a capacitação tem duração aproximada de 14 meses. A formação oferece disciplinas sobre operação ferroviária, sistemas ferroviários, economia, gestão e liderança, entre outras.

Fonte: CNT

 

Jovem atleta do Polo Olímpico SEST SENAT de Taubaté (SP) é campeã brasileira de taekwondo

Notícias 19 de setembro de 2024

A jovem atleta de taekwondo Larissa Torino, de 11 anos, sagrou-se campeã no último dia 15 de setembro do Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo 2024, o principal da modalidade no país. Integrante do Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP) desde o início deste ano, ela garantiu a medalha de ouro na categoria infantil até 12 anos no torneio realizado em Lauro de Freitas (BA). Com essa vitória, a atleta somou pontos importantes para o ranking nacional e está em busca de uma vaga na seleção brasileira.

Para Larissa, que começou na vida de atleta aos 5 anos, essa conquista foi a realização de um sonho: “É uma mistura de sentimentos, pois foi um trabalho de muitos anos para chegar a um campeonato tão desejado. Mas, sem dúvida, o maior sentimento é a felicidade por ter conseguido ser campeã brasileira", declarou.

Além da preparação física, os acompanhamentos psicológico e nutricional, realizados na unidade do SEST SENAT de Taubaté (SP), foram essenciais para o desempenho e amadurecimento da atleta, proporcionando uma preparação mais sólida e eficiente. “O taekwondo me ensina, além de lutar, lições de vida como integridade, perseverança, autocontrole, espírito indomável e coragem... Ah, eu sou muito corajosa”, finaliza Larissa.

Com o título, a jovem garantiu vaga no Grand Slam Nacional de 2025, evento que selecionará os integrantes da seleção brasileira, e sonha em disputar os Jogos Olímpicos no futuro. Além de Larissa, o técnico dela, Diego Batista, que atua na unidade Taubaté, conquistou a medalha de bronze na categoria Master 1, consolidando a equipe do SEST SENAT como uma das mais fortes da modalidade.

A diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, celebra o desempenho dos atletas e destaca a importância do apoio institucional oferecido por meio do projeto. “Buscamos desenvolver iniciativas que impactam positivamente a sociedade. Projetos como esse têm sido fundamentais para o desenvolvimento de jovens como Larissa e são ferramentas poderosas de transformação e inclusão”, afirmou a diretora.

A equipe de Taubaté comemora as conquistas e continua a preparação dos atletas com foco nos próximos desafios, como a Copa do Brasil, que acontecerá em novembro no Rio de Janeiro, e o Grand Slam 2025, no início do próximo ano.

Polo Olímpico

Larissa faz parte do Projeto Polo Olímpico Esportivo do SEST SENAT de Taubaté (SP), iniciado em 2016 no município, com o objetivo social de revelar novos talentos e apoiar o desenvolvimento de jovens da região. O projeto conta atualmente com 150 atletas de taekwondo e judô e tem sido beneficiado, desde o ano passado, pelo Edital de Esportes do SEST SENAT, que oferece apoio financeiro para compra de materiais, equipamentos, inscrições e viagens dos atletas.

O treinador Diego Batista destaca a importância de trabalhar o atleta de forma integral, abrangendo os aspectos físico e emocional. “O projeto oferece toda a estrutura necessária para a preparação dos atletas, incluindo um excelente local de treino e acompanhamento com profissionais de fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física e odontologia", explica.

Desde a sua implementação na cidade paulista, o projeto tem levado o nome do SEST SENAT a competições nacionais, acumulando importantes conquistas. Em 2024, o projeto já contabiliza um total de 57 medalhas, sendo 27 de ouro.

Ao todo, 66 unidades do SEST SENAT no Brasil oferecem atividades esportivas por meio do Edital de Esportes, voltadas para trabalhadores do setor de transporte, seus dependentes e a comunidade em geral. Para participar, basta comparecer à unidade operacional mais próxima e se informar sobre os requisitos de inscrição, que variam de acordo com a realidade de cada região.

Fonte: CNT

Mais uma rodada de conhecimento de alto nível no Café com Negócios da Comjovem-ES

Notícias 19 de setembro de 2024

Depois de seguro de cargas, redução tributária, prevenção e combate ao roubo de cargas e liderança, o Café com Negócios da Comjovem-ES mirou em Lei de Proteção de Dados e inteligência artificial. Nesta quarta-feira, 18 de setembro, o coordenador, Roberto Fabiani, e os vice-coordenadores Filipe Cortes e Alexandre Pezzin receberam transportadores na edição LGPD e AI – Como a Tecnologia pode Melhorar o Resultado da sua Operação. Representantes da Service Logic, Rodrigo Goronci e Rodrigo Marchese foram os palestrantes do encontro que bebe na fonte do conhecimento.

Superintendente do Transcares, Mario Natali elogiou a escolha do tema, defendendo as abordagens como dois dos principais assuntos do momento no mercado. Fabiani pegou carona na fala do dirigente mas foi além, argumentando a preocupação dos integrantes da comissão em sempre escolher discussões atuais e que sejam capazes de agregar valor à realidade dos transportadores capixabas.

“Não é fácil engajar o outro, buscar na infinidade de assuntos que temos à nosso dispor aqueles que sejam de interesse do coletivo. Mas eu gosto de ressaltar que conhecimento nunca é demais! E não se trata apenas de conhecimento, mas também de network e troca de experiências. Esse é o diferencial da Comjovem! Quem está aqui vai conosco vai partilhar de um conhecimento que a internet não oferece”, argumentou.

Outro ponto de harmonia total no discurso entre Natali e Fabiani foi no tocante aos fundamentos  da Comissão de Jovens Empresários e Executivos, perpetuação dos negócios e perenidade das empresas. “O mercado está cada vez mais competitivo e todo mundo busca preço. Mas nem só de  preço vive nosso negócio, precisamos de algo a mais, e é justamente esse algo a mais que a comissão se propõe a oferecer”, completou o coordenador.

LGPD e IA

A Service Logic é uma “software house” que atua desde 2009 no desenvolvimento de sistemas web e mobile provendo soluções em gestão e inovação para o segmento de transporte e logística. Ou seja, ela é uma empresa que se especializou no TRC e cujas funcionalidades estão sendo desenvolvidas usando a inteligência artificial. “Além de nos propiciar mais velocidade e segurança para trabalhar com alto volume de dados, temos tido resultados satisfatórios”, destacou Goronci, chamando a atenção do público para o fato de que o ChatGPT é apenas um dos muitos braços da IA.

E do outro lado da mesma moeda está a LGPD, com suas regras de respeito e cuidado com as informações das pessoas. “Vivemos a era dos dados. Temos a nosso dispor muita informação, sejam elas de motoristas e clientes, e mais do que nunca precisamos conhecer e seguir as regras. E é exatamente isso o que estamos fazendo e viemos mostrar: como viver num mundo altamente tecnológico e regido por uma lei de proteção de dados, e extrair o melhor resultado desse cenário”, finalizou o executivo da empresa.

 

 

Rachel Freixo no Almoço Executivo: “Não podemos subestimar a reforma, nem permitir que ela nos pare”

Notícias 19 de setembro de 2024

Um novo Almoço Executivo acaba de ser realizado no Transcares e para além do cardápio, o que agradou o público foram as palavras da subsecretária de Estado de Competitividade, Rachel Freixo. Uma das convidadas especiais do presidente, Luiz Alberto Teixeira, ela jogou luz à Reforma Tributária, um dos temas que não sai da pauta do TRC, e defendeu que apesar dos desafios iminentes ela trará possibilidades. A edição do mês aconteceu na terça-feira, 10 de setembro, no Salão de Eventos.

Além de Rachel, Teixeira e os diretores Marco Zon, Leandro Teixeira, Ronaldo Salles de Sá e Jonas Lorencini, e o vice-coordenador da Comjovem-ES Alexandre Dezin  também receberam o delegado de Polícia Federal Márcio Greiko e o agente Hélio de Carvalho, que foi um dos palestrantes do Fórum de Roubo de Cargas, em julho, a gerente do Sest Senat da Serra, Fernanda Amabili, o candidato a prefeito de Anchieta Marcos Assad, e o diretor-presidente da Aec (Associação Empresarial de Cariacica), Wagner Cantarela. E a lista de convidados foi completa com os representantes de empresas mantenedoras Bruno Dalla (Valora/Daycoval), Claudio Merlo (Transeguro), Rogério Soares (Provider) e Mônica Porto (Neo Count) . 

Em um breve pronunciamento, Rachel admitiu que a Reforma Tributária “assusta, e com razão!”,  que a simplificação não foi seu objetivo principal, que ela retoma assuntos já superados e que o Transcares precisa se manifestar enquanto entidade. “Principalmente porque quando vocês se posicionam mostram o trabalho enquanto entidade representativa do segmento”.

No entanto, ela destacou, é possível transformar o desafio em potencialidade. Como? Olhando para as planilhas de custo das empresas de uma outra maneira. “Existem muitos custos envolvidos na operação de uma transportadora e por mais que os tributos impactem fortemente, eles não são os únicos. A reforma traz a oportunidade de vocês olharem para as linhas de suas planilhas de custo e fazerem com que elas fiquem mais competitivas”, defendeu.

Ainda segundo ela, um dos principais movimentos dessa “transformação” é a aceleração do processo de descarbonização porque proporcionará uma vantagem competitiva às empresas. “O uso de veículos menos poluentes será um fator a mais de competitividade daqui para frente, por isso o coloco como importante ação à Reforma Tributária. Não podemos subestimar a reforma, mas também não podemos permitir que ela nos pare. Precisamos focar em trabalho e eficiência”, concluiu Rachel Freixo.

 

Prato da Boa Lembrança

Rachel, Fernanda Amabili, do Sest Senat, os policiais federais Márcio Greiko e Hélio de Carvalho e o candidato a prefeito de Anchieta Marcos Assad voltaram para casa naquele dia com o Prato da Boa Lembrança, mimo que o presidente Luiz Alberto Teixeira entrega a convidados do Almoço.

Fonte: Assessora de Imprensa Anna Carolina Passos

Impactos da reforma tributária na infraestrutura são debatidos em audiência pública no Senado

Notícias 18 de setembro de 2024

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nesta quarta-feira (18), de audiência pública no Senado Federal sobre a regulamentação da reforma tributária, cujo objetivo foi discutir os impactos das mudanças tributárias na infraestrutura brasileira. O debate ocorreu durante a 48ª reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), conduzida pelo senador Izalci Lucas (PL/DF), coordenador do Grupo de Trabalho que trata do tema.

A Confederação foi representada pela consultora tributária Alessandra Brandão, que participou da primeira mesa de discussão. Ela destacou a necessidade de ampliar o diálogo sobre medidas que afetam o setor de transporte e a economia, citando como exemplo as transportadoras brasileiras contratadas por exportadoras nacionais.

Segundo Alessandra, atualmente o transporte internacional de cargas é isento de PIS, Cofins e ICMS, tanto para exportação quanto importação. No entanto, o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024 propõe tributar as empresas brasileiras que contratarem transportadores nacionais, o que, segundo ela, contraria o princípio da reforma, que é desonerar as exportações. A consultora alertou que essa mudança pode gerar concorrência desleal, favorecendo transportadores de países vizinhos com custos mais baixos devido às diferenças tributárias.

Alessandra também apontou outras preocupações com o PLP nº 68/2024. Um dos pontos citados é a redação que isenta o transporte urbano metropolitano do IVA, mas deixa de fora o transporte suburbano, utilizado em alguns municípios. Ela sugeriu a inclusão da palavra "suburbano" no projeto para evitar essa exclusão. Outro ponto levantado foi a necessidade de manter as alíquotas reduzidas para o transporte rodoviário e ferroviário intermunicipal e interestadual de passageiros, já que esses segmentos operam com regimes de taxas diferenciadas e são serviços públicos essenciais.

Além disso, a consultora tributária mencionou o desafio enfrentado pelas locadoras de veículos, que precisam de maior equilíbrio nas alíquotas de compra e venda para evitar variações nas taxas ao longo do tempo. "As locadoras de veículos não eram contribuintes de ICMS e ISS, mas, se passarem a ser, a alíquota entre a compra e a venda pode oscilar", explicou.

Temas importantes para o setor transportador, como o reequilíbrio cautelar e a manutenção de regimes especiais – o REB (Registro Especial Brasileiro), por exemplo –, também foram discutidos pelos participantes da audiência pública.

Participaram da mesma rodada de debate o diretor-presidente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Davi Barreto; o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia; o diretor-presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Marco Barcelos; e o diretor da MoveInfra, Márcio Alabarce.

Outras audiências ainda serão realizadas pelo grupo de trabalho da CAE. O senador Izalci Lucas (PL/DF) deve entregar seu relatório com sugestões de alterações ao senador Eduardo Braga (MDB/AM) no mês de outubro.

Fonte: CNT

Autoridades abrem solenidade de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024

Notícias 18 de setembro de 2024

Uma das mais importantes honrarias do setor de transporte de cargas, a Medalha de Mérito do Transporte NTC, foi concedida a oito personalidades em reconhecimento por suas contribuições à melhoria do setor de transporte de cargas no Brasil. Realizada pela NTC&Logística na noite dessa terça-feira (17), em Brasília, a 36a edição da condecoração reuniu autoridades federais, representantes do setor, empresários, gestores e especialistas.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao lado do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e do anfitrião, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi. “Hoje, comemoramos os 61 anos da NTC&Logística. A Medalha reconhece a atuação de quem mantém a atividade de transporte e logística com responsabilidade, criando empregos, transportando a produção nacional e assegurando o pleno abastecimento do país”, ressaltou Eduardo Rebuzzi.

O presidente do Sistema Transporte aproveitou a ocasião para reforçar pautas importantes para o transporte rodoviário de cargas que estão na agenda da CNT (Confederação Nacional do Transporte), como a desoneração da folha de pagamento e o combate ao roubo de cargas. “Cabe a nós, representantes do setor, atuarmos junto aos Poderes da República, para resguardar os interesses do setor de transporte e logística, bem como buscarmos investimentos em soluções para reduzir a quantidade de roubos de cargas no transporte”, ressaltou Vander Costa, lembrando que, recentemente, discutiu a questão da segurança com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente da República ressaltou a importância do setor e a escolha da data para a entrega da Medalha. “Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia do Transportador Rodoviário de Cargas. Esse é um dos setores que mais emprega, faz a riqueza circular pelo país e integra nossas dimensões continentais”, destacou Geraldo Alckmin, que foi agraciado com a Medalha quando era governador do estado de São Paulo.

Além do presidente Vander Costa, a condecoração, que tem o apoio institucional do Sistema Transporte, contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e da diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart. Os três já foram condecorados com a Medalha do Mérito do Transporte NTC em edições anteriores da premiação. O evento também foi prestigiado pela diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.

Entre os agraciados deste ano, estavam dois vice-presidentes da CNT: Ana Carolina Ferreira Jarrouge, diretora da Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas), e Daniel Luis Carvalho Bertolini, diretor da Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e Passageiros).

 

Condecorados com a Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024:

Ana Carolina Ferreira Jarrouge – presidente executiva do Setcesp e diretora da CNT na Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas).

Antonio Luis da Silva Júnior (Toninho da Tora)  diretor da Tora Transportes (MG), presidente do Setcemg, conselheiro fiscal da Fetcemg e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Lotação.

Daniel Luis Carvalho Bertolini – diretor do Grupo Bertolini (AM), primeiro vice-presidente da Fetramaz, membro da diretoria do Sindicarpa, vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte da Amazônia e diretor da CNT na Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros).

Gylson Ribeiro da Silva – vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Produtos Farmacêuticos e diretor de Especialidade para o Transporte de Produtos Farmacêuticos do Setcesp.

Hélio Camilo Marra – diretor do Grupo PHD Transporte, Logística e Agronegócio (DF), presidente do Sindibras, membro da diretoria da Fenatac e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Agronegócio.

Humberto Lopes de Sousa – diretor da Transporte Mafrense Logística e Armazenagem (PI), presidente do Sindicapi, segundo secretário da Fetranslog, conselheiro do SEST SENAT do Piauí e vice-presidente regional da NTC&Logística para o estado do Piauí.

Joel Sebastião Roberto Jaloto – presidente e fundador da Jaloto Transportes (PR) e vice-presidente do Setcamar.

Luiz Ricardo Nogueira Lobo – diretor da MTD Transportes (RJ) e diretor da Fetranscarga.

Fonte: CNT

Autoridades abrem solenidade de entrega da Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024

Notícias 18 de setembro de 2024

Uma das mais importantes honrarias do setor de transporte de cargas, a Medalha de Mérito do Transporte NTC, foi concedida a oito personalidades em reconhecimento por suas contribuições à melhoria do setor de transporte de cargas no Brasil. Realizada pela NTC&Logística na noite dessa terça-feira (17), em Brasília, a 36a edição da condecoração reuniu autoridades federais, representantes do setor, empresários, gestores e especialistas.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ao lado do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, e do anfitrião, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi. “Hoje, comemoramos os 61 anos da NTC&Logística. A Medalha reconhece a atuação de quem mantém a atividade de transporte e logística com responsabilidade, criando empregos, transportando a produção nacional e assegurando o pleno abastecimento do país”, ressaltou Eduardo Rebuzzi.

O presidente do Sistema Transporte aproveitou a ocasião para reforçar pautas importantes para o transporte rodoviário de cargas que estão na agenda da CNT (Confederação Nacional do Transporte), como a desoneração da folha de pagamento e o combate ao roubo de cargas. “Cabe a nós, representantes do setor, atuarmos junto aos Poderes da República, para resguardar os interesses do setor de transporte e logística, bem como buscarmos investimentos em soluções para reduzir a quantidade de roubos de cargas no transporte”, ressaltou Vander Costa, lembrando que, recentemente, discutiu a questão da segurança com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente da República ressaltou a importância do setor e a escolha da data para a entrega da Medalha. “Hoje, 17 de setembro, celebramos o Dia do Transportador Rodoviário de Cargas. Esse é um dos setores que mais emprega, faz a riqueza circular pelo país e integra nossas dimensões continentais”, destacou Geraldo Alckmin, que foi agraciado com a Medalha quando era governador do estado de São Paulo.

Além do presidente Vander Costa, a condecoração, que tem o apoio institucional do Sistema Transporte, contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, e da diretora executiva nacional do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Nicole Goulart. Os três já foram condecorados com a Medalha do Mérito do Transporte NTC em edições anteriores da premiação. O evento também foi prestigiado pela diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa.

Entre os agraciados deste ano, estavam dois vice-presidentes da CNT: Ana Carolina Ferreira Jarrouge, diretora da Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas), e Daniel Luis Carvalho Bertolini, diretor da Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e Passageiros).

 

Condecorados com a Medalha de Mérito do Transporte NTC 2024:

Ana Carolina Ferreira Jarrouge – presidente executiva do Setcesp e diretora da CNT na Seção II (Transporte Rodoviário de Cargas).

Antonio Luis da Silva Júnior (Toninho da Tora)  diretor da Tora Transportes (MG), presidente do Setcemg, conselheiro fiscal da Fetcemg e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Lotação.

Daniel Luis Carvalho Bertolini – diretor do Grupo Bertolini (AM), primeiro vice-presidente da Fetramaz, membro da diretoria do Sindicarpa, vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte da Amazônia e diretor da CNT na Seção III (Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros).

Gylson Ribeiro da Silva – vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Transporte de Produtos Farmacêuticos e diretor de Especialidade para o Transporte de Produtos Farmacêuticos do Setcesp.

Hélio Camilo Marra – diretor do Grupo PHD Transporte, Logística e Agronegócio (DF), presidente do Sindibras, membro da diretoria da Fenatac e vice-presidente extraordinário da NTC&Logística para o Agronegócio.

Humberto Lopes de Sousa – diretor da Transporte Mafrense Logística e Armazenagem (PI), presidente do Sindicapi, segundo secretário da Fetranslog, conselheiro do SEST SENAT do Piauí e vice-presidente regional da NTC&Logística para o estado do Piauí.

Joel Sebastião Roberto Jaloto – presidente e fundador da Jaloto Transportes (PR) e vice-presidente do Setcamar.

Luiz Ricardo Nogueira Lobo – diretor da MTD Transportes (RJ) e diretor da Fetranscarga.

ES vai contratar 72 brigadistas para atuar no combate às queimadas

Notícias 18 de setembro de 2024

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) vai contratar 72 brigadistas temporários, que atuarão nas unidades de conservação (UCs) e nas áreas ao redor, no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal

Além disso, um novo sistema de monitoramento em tempo real será implementado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), através da Central de Monitoramento de Florestas (CMF) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). 

“O Iema segue no trabalho de preservar nossa biodiversidade. Estamos vivendo um período seco e de intenso calor, onde qualquer faísca pode se transformar em tragédia. É essencial que todos nós façamos nossa parte e evitemos qualquer tipo de queimada. Não é só uma floresta que queima, é o nosso futuro”, ressaltou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada.

A nova ferramenta permitirá a vigilância contínua de toda a vegetação do Estado e ajudará na rápida detecção de focos de incêndio.

“O sistema Brasil Mais ampliará nossa capacidade de monitoramento. Atualmente, cobrimos 15% do território, mas agora, teremos 100% de cobertura em tempo real, o que é essencial em um cenário onde mais de cinco mil hectares já foram queimados e com 71 municípios em situação crítica de estiagem”, afirmou o governador Renato Casagrande durante coletiva de imprensa na sede do Idaf.

A nova ferramenta tem o potencial de detectar desmatamento ilegal e focos de incêndio em áreas a partir de 9 metros quadrados, o que facilita uma intervenção rápida. 

“Essa tecnologia é um divisor de águas. Vai permitir que o Espírito Santo seja mais ágil na proteção de nossas florestas e no combate ao fogo, garantindo uma resposta mais eficaz”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. 

Ele destacou ainda que o sistema ajudará no acompanhamento de projetos de reflorestamento, monitorando a recuperação das áreas desmatadas ao longo dos anos.

Além do monitoramento diário e da emissão de alertas, o sistema será uma peça-chave na gestão ambiental do Estado, permitindo que os gestores tenham dados detalhados sobre as condições do solo, identificando mudanças e fornecendo informações valiosas para a criação de políticas públicas focadas nas mudanças climáticas.

De acordo com o diretor do Idaf, Leonardo Monteiro, a Central de Monitoramento de Florestas, que já realiza levantamentos mensais sobre desmatamento e queimadas, será fundamental para a operação do novo sistema. 

“Somos pioneiros no Brasil com essa estrutura. Nenhum outro estado possui um centro com a mesma qualidade e precisão de dados que estamos alcançando. Essa nova ferramenta vai fortalecer nosso trabalho de fiscalização e combate ao desmatamento”, explicou.

Durante a coletiva, Casagrande também anunciou a contratação de máquinas para a construção de aceiros, importantes para evitar a propagação do fogo nas UCs. Mário Louzada, diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), alertou para o papel crucial da população neste cenário.

“Estamos em um período de seca e calor intenso. É fundamental que cada um faça sua parte para evitar queimadas, porque não é só uma floresta que se perde, mas o futuro de todos”, pontuou.

Fonte: Folha Vitória

Copom decide nesta quarta se eleva juros básicos da economia

Notícias 18 de setembro de 2024

Com possibilidade de divisão entre os membros, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decide nesta quarta-feira (17) se mantém ou eleva a taxa básica de juros, a Selic. A recente alta do dólar e o impacto da seca sobre o preço de energia e alimentos trouxeram a indefinição se o colegiado subirá os juros básicos pela primeira vez em mais de dois anos.

No comunicado da última reunião, no fim de julho, o Copom informou que o cenário econômico dentro e fora do Brasil exige cautela. Segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, a taxa básica deve subir 0,25 ponto percentual nesta reunião e encerrar 2024 em 11,25% ao ano.

Nesta quarta-feira, ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão. A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões, de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, no menor nível desde fevereiro de 2022.

Inflação

Na ata da reunião mais recente, o Copom informou que avaliava uma elevação nos juros por causa da valorização do dólar e do aumento dos gastos públicos. Os membros do colegiado afirmaram que o momento é “ainda de maior cautela e de acompanhamento diligente dos condicionantes da inflação”.

De acordo com o último boletim Focus, a estimativa de inflação para 2024 subiu de 4,22% há quatro semanas para 4,35%. Isso representa inflação cada vez mais próxima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3% para este ano, podendo chegar a 4,5% por causa do intervalo de tolerância de 1,5 ponto.

Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou negativo em 0,02%, a primeira deflação desde junho de 2023. O alívio, no entanto, é temporário.

A inflação ficou negativa em agosto por causa da queda dos preços de energia, que subirão a partir de setembro por causa da bandeira tarifária vermelha. Além disso, na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que a seca prolongada terá impacto no preço dos alimentos. Na ocasião, o ministro defendeu que o choque de oferta de alimentos não seja resolvido por meio de juros.

Nos últimos meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os alimentos e os serviços têm puxado a inflação. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 4,24% em 12 meses, dentro da meta para 2024, mas próximo do teto.

Taxa Selic

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter a inflação sob controle. O BC atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima do valor definido na reunião.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Ao reduzir a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

Meta

Para este ano, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. Para 2025 e 2026, as metas também são de 3% para os dois anos, com o mesmo intervalo de tolerância.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2024 em 4%, mas a estimativa foi divulgada antes da alta do dólar e do impacto da seca prolongada. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

Fonte: Agência Brasil/ SETCESP

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