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CNT propõe soluções para gargalos logísticos no Frotas & Fretes Verdes 2025

Notícias 11 de novembro de 2025

O Ibesc (Instituto Besc de Humanidades e Economia) realizou, na quinta-feira (6), em São Paulo (SP), a 14ª edição do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes. Reconhecido por fomentar o diálogo entre os setores público e privado, o Instituto atua na articulação de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do país, com foco em infraestrutura, logística, transporte, energia e meio ambiente.

O evento, sediado na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), reuniu lideranças empresariais, autoridades públicas e especialistas, e contou com uma programação dedicada à discussão de temas como financiamento verde, mobilidade sustentável e transição energética.

Representando a CNT, a gerente executiva governamental Danielle Bernardes participou do painel “Desafios Estruturais na Cadeia Logística, Políticas Públicas, Regulação e Financiamento Verde”. Em sua apresentação, compartilhou um diagnóstico da infraestrutura rodoviária nacional, com base na Pesquisa CNT de Rodovias.

Danielle alertou para os impactos econômicos da má conservação das vias, como o aumento dos custos operacionais e os prejuízos causados por acidentes. “O estado precário de grande parte da malha rodoviária compromete a eficiência logística, eleva o custo do transporte e reduz a competitividade do setor”, afirmou.

Ao apresentar propostas para enfrentar os principais gargalos logísticos do país, Danielle Bernardes destacou a necessidade de ampliar os investimentos públicos em infraestrutura, fortalecer parcerias público-privadas e incentivar a atuação de organismos internacionais no financiamento de projetos estratégicos. “É fundamental que o Brasil avance em soluções estruturantes e sustentáveis para garantir uma logística eficiente e segura”, destacou.

Ela também reforçou o papel do Sistema Transporte como interlocutor na formulação de políticas públicas voltadas à qualificação profissional, à modernização da malha viária e à promoção da inovação no setor.

O painel contou ainda com a participação de Edson Dalto (BNDES), Marisa Barros (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo) e Ricardo Portolan (Marcopolo), sob mediação de Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

Fonte: Agência CNT 

Mercado de pesados tem alta em outubro, mas acumula queda no ano

Notícias 10 de novembro de 2025

O setor de implementos rodoviários apresentou um desempenho heterogêneo em outubro de 2025, com vendas mensais superando as médias anuais, mas mantendo uma trajetória de retração no acumulado do ano. Dados compilados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) revelam que, embora o último mês tenha fechado em terreno positivo, o panorama geral para o período de janeiro a outubro permanece em declínio quando comparado ao mesmo intervalo de 2024.

No segmento de Reboques e Semirreboques, as vendas de outubro totalizaram 6.460 unidades, um volume que se posiciona acima da média mensal registrada para o ano de 2025, que é de 6.012 unidades. Contudo, essa performance mensal mais robusta não foi suficiente para reverter a tendência negativa do setor. O acumulado do ano para esta categoria apresenta uma contração significativa de 19,96%.

A análise detalhada da tabela de emplacamentos evidencia quedas generalizadas na maioria das famílias de produtos. Os modelos Graneleiro/Carga Seca e Basculante lideram as quedas em volume absoluto, com reduções de 5.369 e 4.706 unidades, respectivamente. Em termos percentuais, as famílias Dolly (-34,27%), Tanque Carbono (-42,37%) e Canavieiro (-33,65%) foram as que sofreram as retrações mais severas. Por outro lado, alguns nichos exibiram resiliência, com destaque para a família Baú Carga Geral, que cresceu 21,99% e acrescentou 1.801 unidades ao mercado, e a família Especial, que registrou um expressivo crescimento de 32%.

Paralelamente, o mercado de Carrocerias sobre Chassis continua a consolidar sua trajetória de crescimento. Em outubro, foram emplacadas 7.520 unidades, superando em mil unidades a média anual do segmento, que é de 6.521 equipamentos. Esse dinamismo se reflete no acumulado de 2025, que encerrou o período com um crescimento de 11,94% em relação a 2024. A tabela correspondente demonstra uma expansão generalizada e robusta. O agrupamento “Outros/Diversos” foi o que mais contribuiu para o crescimento em termos absolutos, adicionando 1.979 unidades ao mercado, um aumento de 25,97%. As famílias Baú Alumínio/Frigorífico e Graneleiro/Carga Seca, que representam volumes substanciais, também tiveram desempenhos sólidos, com crescimentos de 10,31% (2.557 unidades) e 8,90% (1.185 unidades), respectivamente. A categoria Baú Lonado, embora de menor volume, apresentou o crescimento percentual mais elevado, de 56,03%.

A soma do mercado de implementos rodoviários (Reboques, Semirreboques e Carrocerias), no acumulado de janeiro a outubro de 2025, totalizou 125.341 unidades, o que representa um recuo de 6,02% frente às 133.376 unidades comercializadas no mesmo período de 2024. Este movimento de baixa encontra eco no mercado de caminhões, que, segundo a Fenabrave, registrou uma venda de 92.317 unidades de janeiro a outubro de 2025, uma queda de 8,04% na comparação com os 100.390 veículos emplacados no ano anterior.

Em contrapartida ao mercado interno, os dados de exportação até setembro de 2025 apontam para uma performance extremamente positiva, com um total de 3.559 unidades exportadas, um crescimento robusto de 50,74% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram enviadas 2.361 unidades ao exterior. Este dado sugere que a competitividade internacional do setor se mantém elevada, contrastando com os desafios enfrentados no ambiente econômico doméstico.

Fonte: Frota&Cia


ANTT abre Audiência Pública sobre o Piso Mínimo de Frete

Notícias 10 de novembro de 2025

A NTC&Logística acompanha o tema e reforça a importância da participação do setor nas contribuições

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Deliberação n 431, de 5 de novembro de 2025, abriu Audiência Pública com o objetivo de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução n 5.867/2020, que trata das regras gerais, metodologia e coeficientes dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado no Transporte Rodoviário de Cargas, por eixo carregado.

O prazo para o envio de contribuições será das 8 horas do dia 12 de novembro de 2025 até as 18 horas do dia 11 de dezembro de 2025 (horário de Brasília).

Além disso, a sessão pública híbrida será realizada no dia 24 de novembro de 2025, das 14h às 18 horas, no auditório da sede da ANTT em Brasília, com capacidade para 350 lugares. O link para participação virtual será divulgado no mesmo dia, às 13 horas, no site da agência: https://participantt.antt.gov.br.

A NTC&Logística tem acompanhado atentamente o tema e reforça que esta é uma oportunidade ímpar para que transportadores, entidades e demais interessados apresentem sugestões e contribuições que contribuam para o aprimoramento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).

A participação de todos é fundamental para garantir que as propostas contemplem as reais necessidades do setor.

Documentos disponíveis:

Aviso de Audiência nº 08/2025
Nota Técnica
Minuta da Resolução
Portaria DG nº 265/2025
Deliberação nº 431/2025

Comjovem: solidariedade por meio do projeto Mão Estendida

Notícias 07 de novembro de 2025

E mais uma vez, a Comjovem-ES entrou em ação! Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o vice-coordenador da comissão capixaba, Filipe Cortês, da PHT Transportes, e Leonardo Souza dos Santos, da Expresso Sul Capixaba, fizeram chegar ao projeto Mão Estendida doações de materiais recicláveis para serem utilizados na montagem de cestas de legumes, verduras e frutas que serão doadas a pessoas de vulnerabilidade social. A ação integrou o calendário anual de entregas da Comjovem-ES e estava inserida na meta de ESG.

Mão Estendida é uma expressão que se refere a diversas iniciativas sociais voluntárias que ajudam famílias carentes. As ações incluem arrecadação e doação de alimentos, roupas, móveis e outros itens, além de serviços de apoio, como atendimento psicológico, jurídico e saúde.

O projeto é desenvolvido em vários estados do Brasil, além do distrito federal. No Espírito Santo, ele acontece na Serra. Dentre outras ações, o Mão Estendida capixaba distribui semanalmente cestas verdes, com frutas, verduras e legumes, além de ajuda psicológica, atendimentos nutricionais, doação de roupas e oficinas de artes e formação profissional, aulas de informática e suporte jurídico.

“A doação, mesmo que pequena nesse primeiro momento, se somará a outros recursos para proporcionar alimentos saudáveis a cerca de 180 famílias”, destacou o coordenador, Alexandre Denzin, completando em seguida. “Com a ação, encerramos o ciclo anual da Comjovem-ES, mais uma vez com o comprometimento e engajamento de todos, cumprimos todas as metas, com o propósito de integrar, capacitar e trocar experiências entre os empresários  e despertar lideranças no TRC”.

Anna Carolina Passos

Pamcary é a próxima convidada do Podcast Transcares. Programa sobre RC-V vai ao ar dia 19

Notícias 07 de novembro de 2025

Uma nova edição do Podcast Transcares – Transporte, Notícia e Negócios acaba de ser gravada e vai ao ar na quarta-feira, 19 de novembro. Desta vez, o convidado será o gerente comercial da Pamcary, Glauco Vilela, e o bate-papo gira em torno do RC-V, ou Responsabilidade Civil de Veículo, um tipo de seguro que cobre danos materiais e corporais causados a terceiros pelo veículo segurado durante o transporte de cargas. É um seguro obrigatório para empresas de transporte rodoviário de cargas, exigido pela Lei 14.599/2023. A gravação do programação foi realizada na manhã de quarta, 5 de novembro.

Durante o podcast, Vilela fala um pouco mais sobre o RC-V, explicando, sobretudo, contra o quê ele protege, quem são os beneficiários diretos e o motivo dele ter se tornado obrigatório – antes da Lei 14.599/23, a contratação do seguro era facultativa.

Outro destaque da conversa diz respeito ao fato do seguro da Pamcary ser o único que atende às normas da ANTT e Susep (Superintendência de Seguros Privados) e as sanções para a transportadora que deixar de contratá-lo.

“A não contratação do seguro pode levar à suspensão ou cancelamento da inscrição da transportadora no RNTRC. E sem esse registro, a empresa fica inapta a realizar o transporte remunerado de cargas de forma legal”, resume Vilela.

Anote na agenda: no dia 19 de novembro, não deixe de acompanhara terceira edição do Podcast Transcares – Transporte, Notícia e Negócios.

Anna Carolina Passos

Emplacamento de caminhões registra resultado positivo em outubro

Notícias 06 de novembro de 2025

O mercado de caminhões registrou, em outubro, o segundo mês consecutivo com resultado positivo, com aumento de 9,07% nas vendas, que somaram 10.462 unidades, quando comparado com os 9.592 veículos emplacados em setembro deste ano. Em relação a outubro do ano passado (11.837 unidades), houve queda de 11,62%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, a venda de 92.317 unidades ficou 8,04% abaixo dos 100.390 veículos vendidos nos 10 meses de 2024. “Os negócios com caminhões estão condicionados a uma dinâmica de investimentos complexa, dada a volatilidade atual em segmentos como agro, construção e indústria. Os dois últimos meses foram positivos, o que pode amenizar a expectativa de queda este ano”, afirma Arcelio dos Santos Junior, presidente da Fenabrave.

Do total de caminhões emplacados nos dez meses deste ano, 41.265 unidades são modelos pesados; 30.763 unidades são semipesados; 10.592, médios; 7.485, leves, e 2.143, semileves.

Elétricos

Em outubro, foram emplacados 14 caminhões elétricos, 51,72% abaixo de setembro deste ano (29 unidades) e 48,15% a menos que em outubro de 2024 (27 unidades). No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a venda de caminhões elétricos atingiu 282 unidades, redução de 28,79% em relação aos dez meses do ano passado, quando foram emplacados 396 veículos elétricos no país.

Entre as fabricantes, a liderança ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que teve 25.010 unidades vendidas, com 27,09% de participação, seguida pela Mercedes-Benz, que vendeu 24.706 veículos, ficando com 26,76% de participação.

A Volvo vendeu 16.878 veículos, tendo 18,28% de participação, e a Scania 11.156, garantindo uma fatia de 12,08%. A Iveco comercializou 7.050 veículos (7,64% de participação), e a DAF, sexta colocada no ranking, vendeu 6.372 veículos, ficando com 6,90% de participação.

A estimativa da Fenabrave é que sejam comercializados, neste ano, 113.552 caminhões, o que representará uma queda de 7,0% sobre 2024, quando foram emplacados 122.099 veículos no país.

Fonte: Transporte Moderno

NTC&Logística participa de audiência pública no TST sobre a aplicação da Súmula 340 ao motorista do TRC

Notícias 06 de novembro de 2025

No dia 4 de novembro de 2025, foi realizada, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a audiência pública convocada pelo ministro Cláudio Brandão, nos autos do processo TST-IncJulgRREmbRep–0001010-80.2023.5.09.0654, para discutir se a Súmula 340 do TST se aplica ao cálculo das horas extras do motorista de caminhão que recebe comissões sobre o valor do frete ou da carga transportada.

Na ocasião, o ministro relator deferiu a sustentação oral das entidades e empresas inscritas, que apresentaram suas teses favoráveis e contrárias à aplicação da referida Súmula no cálculo das horas extras do motorista comissionista.

De acordo com a Súmula 340 do TST, o empregado sujeito a controle de horário e remunerado à base de comissões tem direito ao adicional de, no mínimo, 50%, pelo trabalho em horas extras, calculado sobre o valor-hora das comissões recebidas no mês, considerando-se como divisor o número de horas efetivamente trabalhadas.

Em outras palavras, se o empregado recebe remuneração à base de comissões, no caso de realização de horas extras é devido apenas o adicional de 50% sobre a hora, e não a hora mais o adicional, uma vez que o valor pago a título de comissão já remunera a jornada regular de trabalho.

O entendimento vinha sendo aplicado pacificamente pelo TST, inclusive aos motoristas comissionistas. No entanto, no início deste ano, surgiram divergências entre as turmas da Corte quanto à aplicação da Súmula 340 aos motoristas de caminhão, especialmente nos casos em que a comissão é fixada em valor determinado.

Durante a audiência pública, a NTC&Logística foi representada pelo assessor jurídico, Dr. Narciso Figueirôa Junior, que apresentou a entidade e defendeu a aplicação da Súmula 340 ao motorista do Transporte Rodoviário de Cargas, independentemente de a comissão ser calculada sobre fretes, viagens, valores fixos ou variáveis.

Segundo Figueirôa, o tema é sensível e de grande relevância para os associados da NTC&Logística, sejam entidades sindicais ou empresas do setor. Ele destacou que o segmento enfrenta escassez de mão de obra e que a remuneração variável, por meio de comissões e prêmios, tem se mostrado necessária em alguns ramos do transporte, sendo inclusive uma reivindicação dos próprios motoristas.

O assessor ressaltou ainda as peculiaridades do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, que opera com margens de lucro reduzidas e é composto majoritariamente por pequenas e médias empresas. Trata-se de um setor com custos fixos e variáveis elevados – como combustível, pneus, veículos, peças e seguros –, que contam com poucos fornecedores e limitada margem de negociação.

Figueirôa também destacou os desafios enfrentados pelo setor, como as exigências rígidas das seguradoras em relação ao gerenciamento de riscos, a concorrência desleal, a elevada carga tributária e o roubo de cargas. Além disso, enfatizou a dificuldade de repassar o aumento dos custos aos embarcadores, em razão da alta competitividade, inclusive com transportadores autônomos.

Mesmo diante dessas dificuldades, o Transporte Rodoviário de Cargas mantém boas práticas de ESG, parcerias sólidas e condições seguras de trabalho para os motoristas.

O assessor jurídico lembrou ainda a escassez de mão de obra no setor, citando dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), segundo os quais o Brasil perdeu 1,3 milhão de motoristas de caminhão nos últimos dez anos. Esse fenômeno, segundo ele, é global – também presente nos Estados Unidos, Europa, Alemanha, Reino Unido, México e em outros países da América Latina.

De acordo com dados da IRU (União Internacional de Transportes Rodoviários), entidade da qual a NTC&Logística é associada, a escassez global de motoristas de caminhão soma 3,6 milhões de vagas não preenchidas em 36 países, conforme levantamento de abril de 2025.

Por essas razões, Figueirôa argumentou que a remuneração por comissão é um fator importante para retenção de talentos, oferecendo maior renda e incentivo à profissão.

Ao defender a aplicação da Súmula 340 ao motorista comissionista, ele destacou os seguintes pontos principais:

  1. a Súmula 340 do TST é genérica e, portanto, aplicável a qualquer empregado comissionista, puro ou misto;
  1. criar exceção à Súmula é equivocado, pois a atividade do motorista comissionista não difere da de vendedores ou outros profissionais remunerados por comissão;
  1. a remuneração por comissão do motorista, ainda que vinculada ao frete cobrado ou às viagens realizadas, é expressamente autorizada pelo art. 625-G da CLT, declarado constitucional pelo STF na ADI 5322;
  1. o TST tem como papel central uniformizar a jurisprudência, prevenir conflitos e evitar o aumento de ações trabalhistas, garantindo segurança jurídica;
  1. o setor de Transporte Rodoviário de Cargas cumpre a Súmula 340 há anos, e eventual alteração geraria insegurança jurídica e um grande volume de novos processos;
  1. a estabilidade das relações jurídicas deve ser preservada, uma vez que a Súmula é antiga e amplamente aplicada;
  1. é incorreto afirmar que a remuneração por comissão gera jornadas extenuantes ou aumenta o risco ao trabalhador, pois o motorista, mesmo comissionista, deve cumprir os repousos legais previstos na CLT, conforme a Lei 13.103/2015 e a decisão do STF na ADI 5322.

A audiência pública ocorreu das 9h às 17 horas e teve como objetivo colher subsídios para o julgamento do processo IncJulgRREmbRep-0001010-80.2023.5.09.0654, cuja decisão, a ser tomada pelo Pleno do TST, terá efeito vinculante – ou seja, o entendimento fixado será aplicado a todos os casos semelhantes no país.

A NTC&Logística, por meio de sua assessoria jurídica trabalhista, continuará acompanhando o tema e informando seus associados sobre este e outros assuntos de interesse do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística.

A íntegra da audiência pública está disponível no canal do TST no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/live/slMy0R41BuY?si=ll2zCKUbZgdsqHai


Fonte: NTC&Logística

NTC&Logística leva à ANTT demanda sobre notificações de multas por excesso de peso

Notícias 06 de novembro de 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) participou, na terça-feira, 4 de novembro, de uma reunião na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília (DF), para tratar de uma das principais preocupações do setor: o atraso no recebimento das notificações de multas por excesso de peso aplicadas às transportadoras.

A entidade foi representada pelo vice-presidente da NTC&Logística para a Região Centro-Oeste e presidente da Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas & Logística – FENATAC, Paulo Afonso Lustosa, e pela assessora de Relações Institucionais da NTC&Logística, Edmara Claudino.

Os representantes foram recebidos por Gizelle Coelho Netto, chefe de gabinete da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC) da Agência.

Durante o encontro, a NTC&Logística apresentou as dificuldades enfrentadas pelas empresas com a demora no envio das notificações de autuação, o que tem causado prejuízos e insegurança às transportadoras.

Como proposta, a entidade sugeriu que a ANTT avalie a criação de um canal de comunicação específico vinculado ao CNPJ das empresas, permitindo que as transportadoras consultem, de forma rápida e transparente, quantos veículos da sua frota foram autuados e os respectivos motivos das infrações.

A medida busca oferecer maior previsibilidade e controle operacional para o setor, além de fortalecer o diálogo entre a Agência e as entidades representativas do Transporte Rodoviário de Cargas.

Fonte: NTC&Logística

Emoção em dose dupla para o Transcares durante o Prêmio Destaque Fetransportes 2025

Notícias 05 de novembro de 2025

Na sexta-feira, 31 de outubro, foi realizada a grande noite do setor de transportes no Espírito Santo, no cerimonial Le Buffet, em Vitória. Foi o dia de entregar o Prêmio Destaque Fetransportes aos oito melhores profissionais do ano e a Medalha do Mérito Empresarial a dois empresários capixabas, um do segmento de cargas, indicado pelo Transcares, e outro de do passageiros, que este ano foi indicado pelo Setpes. E para além da homenagem a Karla Diniz, CEO da Top Trans Distribuidora e Logística e primeira mulher a receber a comenda, o profissional campeão da categoria Destaque Master5 – Motorista da Região Sul foi Gleide Freitas da Silva, da Winston Transportes, empresa do diretor Lauro Machado.

Karla Diniz dividiu as atenções da homenagem recebida com Luiz Antonio Pretti, diretor da Viação Pretti. E Gleide vai atualizar a galeria de profissionais Destaque ao lado de Halisson Santos Borge, Weder Souza Falcão dos Santos, Edson Rogério Bertoldi, Giovanni Vitoriano Garcia, Adriano Carlos Fracalossi, Paulo Sérgio Oliveira e Jorge Luiz Xavier Júnior.

Halisson (Viação São Gabriel) e Weder (Viação Joana D´arc) venceram, respectivamente, as categorias Destaque Revelação Transporte & Logística e Destaque Revelação Motorista. Essa é a categoria que premia o jovem profissional do setor.

Na Destaque Master, voltada aos trabalhadores mais experientes do setor, Edson Rogério Bertoldi (Viação Águia Branca) venceu a categoria Transporte&Logística Região Norte, Giovanni Vitoriano Garcia (Viação Flecha Branca) na Região Sul e Adriano Carlos Fracalossi (Vix Logística) na Região da Grande Vitória.

E quem voltou para casa com troféu e título de melhores do ano na Destaque Master – Motorista foram Paulo Sérgio Oliveira (Unimar Transportes), na Região Norte, e Jorge Luiz Xavier Júnior (Unimar Transportes), Região da Grande Vitória, além de Gleide.

A festa reuniu mais de 450 pessoas. Um público formado por autoridades, lideranças e empresários, além dos 78 candidatos ao prêmio e seus familiares, gestores e representantes das 32 empresas concorrentes. Estavam presentes o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice, Ricardo Ferraço, o procurador-geral de Justiça do Espírito Santo, Francisco Martinez Berdeal, os secretários de governo Fábio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura), Benício Costa (Fazenda) e Edmar Camata (Controle e Transparência), os presidentes da Findes, Paulo Baraona, e da Fecomércio, Idalberto Moro, o comandante do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Alexandre Cerqueira, e a gestora nacional do Programa Despoluir-ES, Daniela Fraga, representando a diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart. O Sistema Fetransportes também participou em peso. Jerson Picoli (Setpes), Luiz Alberto Teixeira (Teixeira), Joceny Callenzane (Sindliqes) e Eduardo Carlette (Sinfres).

Anfitrião da noite, o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, enalteceu o prêmio, que está em sua 31ª edição, e aproveitando a presença de Casagrande e Ferraço, fez uma homenagem aos líderes da gestão estadual.

“Estamos reunidos mais uma vez para reconhecer quem faz o transporte capixaba acontecer, com dedicação, talento e compromisso de servir à sociedade todos os dias. E que o Prêmio Destaque continue sendo isso, um momento de reconhecimento e conexão. Uma celebração do presente e uma inspiração para o futuro”, destacou no primeiro momento.

Medalha do Mérito Empresarial

A entrega da Medalha do Mérito Empresarial é feita desde 2010 e essa foi a primeira vez que uma empresária recebeu a comenda. Muito festejada pelo público, Karla se emocionou e emocionou.

“Receber essa Medalha é motivo de profunda gratidão e emoção. Um reconhecimento que me honra e também me faz olhar para trás e lembrar de cada desafio, cada conquista e, também de cada pessoa que caminhou comigo até aqui. E ser a primeira mulher a receber esta comenda tem um significado muito especial. Não é apenas uma conquista pessoal, é uma vitória da fé, da coragem, da dedicação em um setor que move o Brasil”.

E o Prêmio Destaque Fetransportes vai para...

Estreante do prêmio, Gleide acredita que o tempo de empresa, 15 anos, possa ter feito a diferença na avaliação de seu currículo. Motorista há 23 anos, ele falou da alegria em dose dupla: primeiro, pela indicação da empresa. Segundo, pela vitória. “Gosto do que faço, gosto de ser motorista e estou muito feliz por esse reconhecimento”.

Antes do início das premiações da noite, o governador, Renato Casagrande, fez um pronunciamento. Iniciou brincando, argumentando que o evento estava abrindo os encontros de final de ano”. E destacou em seguida. “Temos muito orgulho do que estamos fazendo pelo Estado, mantendo-o bem organizado e com um bom ambiente de negócios. É um trabalho coletivo do qual a Fetransportes faz parte.”

Anna Carolina Passos

Porto do Itaqui lidera crescimento no Nordeste com alta de 8,45% no transporte de cargas em 2025

Notícias 05 de novembro de 2025

Com um crescimento de 8,45% na movimentação de cargas entre janeiro e agosto deste ano, o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, alcançou o maior avanço entre os portos do Nordeste, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O desempenho acima da média nacional consolidou o Itaqui como um dos principais polos logísticos do país, responsável por movimentar quase 25 milhões de toneladas no período, especialmente de soja e combustíveis.

O bom resultado do Itaqui contribuiu diretamente para o desempenho regional, que registrou aumento de 1,14% no volume total de cargas movimentadas pelos portos nordestinos, somando quase 214 milhões de toneladas, o maior número em quatro anos.

De acordo com Oquerlina Costa, presidente do porto, o crescimento reflete uma gestão baseada em inovação, eficiência e ampliação da capacidade operacional. “Esse desempenho da Região Nordeste está acima da média brasileira e comprova que os investimentos realizados geram resultados concretos. No Itaqui, estamos nos modernizando, expandindo a nossa infraestrutura e trabalhando para alcançar novos marcos de desenvolvimento para o Maranhão”, afirmou.

O grande destaque da temporada foi a soja, com alta de cerca de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando mais de 16 milhões de toneladas, das quais 12,5 milhões foram embarcadas apenas pelo Itaqui. O terminal maranhense é, hoje, a principal rota de exportação da produção agrícola do sul do Maranhão, além de atender a outros estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste.

A estrutura logística do porto é considerada um dos fatores decisivos para sua competitividade. O Itaqui conta com acesso ferroviário estratégico, por meio da Ferrovia Norte-Sul, Estrada de Ferro Carajás e Transnordestina, além de berços profundos e especializados que reduzem o custo por tonelada movimentada, uma vantagem que tem atraído cada vez mais exportadores.

Para acompanhar o ritmo de crescimento, o porto segue investindo em sua ampliação estrutural. Entre as principais obras em andamento está o Berço 98, que deve aumentar a capacidade do terminal em 8 milhões de toneladas.

Fonte: Urb.News 


ANTT e ABTLP firmam parceria no âmbito do Programa ANTT Coopera

Notícias 05 de novembro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) formalizaram, nesta terça-feira (4/11), a assinatura de um termo de parceria no âmbito do Programa ANTT Coopera. A cerimônia foi realizada na sede da Agência, em Brasília.

O acordo tem como principais objetivos estimular discussões técnicas e setoriais, desenvolver programas de capacitação conjunta, promover exercícios simulados e ações operacionais integradas, além de incentivar a realização de eventos técnicos e workshops voltados ao aprimoramento da regulação e da segurança no transporte de produtos perigosos.

Durante a cerimônia, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou a relevância da parceria para o avanço do setor: “Essa parceria nasce com um propósito claro: contribuir de forma técnica e propositiva para o aprimoramento das políticas públicas e regulatórias que impactam diretamente o setor rodoviário de cargas. Fico muito entusiasmado por trabalharmos em um interesse comum: o transporte de cargas e produtos perigosos” afirmou.

O presidente da ABTLP, Oswaldo Caixeta Junior, ressaltou a importância do programa: “O Coopera, para nós, é extremamente importante. Tenham certeza de que trabalharemos no auxílio da atualização da legislação”.

Já o vice-presidente da entidade, José Maria Gomes, enfatizou a trajetória conjunta entre a Associação e a Agência: “Hoje, estamos coroando uma relação que já é muito antiga, sempre propositiva e construtiva. O setor de transportes tem, atualmente, uma legislação melhor graças a esse trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos. Só temos a agradecer e reafirmar nossa disposição em continuar colaborando”.

O diretor-geral da ANTT completou sua fala afirmando: “Não fazemos regulação olhando apenas os interesses da Agência, mas também olhando para fora, construindo tudo em diálogo com o setor. É uma união de forças. Temos tido bons frutos desse trabalho de cooperação e tenho certeza de que vamos avançar cada dia mais nesse importante segmento. Agradeço a parceria e a confiança. Vamos, juntos, implementar muitas coisas para o setor”.

Sobre o ANTT Coopera

O Programa ANTT Coopera tem o objetivo de promover a articulação e o relacionamento institucional com entidades públicas e privadas, valorizar o conhecimento e a experiência dos servidores da Agência, racionalizar recursos humanos e financeiros, desburocratizar procedimentos administrativos e contribuir para o desenvolvimento técnico-científico e o intercâmbio de informações no setor de transportes terrestres.

Fonte: ANTT 

Na Câmara, CNT defende planejamento estruturado e investimentos contínuos para obras de arte especiais nas rodovias

Notícias 04 de novembro de 2025

A CNT participou, nesta terça-feira (4), de audiência pública promovida pela CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara dos Deputados para discutir a situação das OAEs (obras de arte especiais) nas rodovias brasileiras, como pontes, viadutos, túneis e passarelas. O debate concentrou-se nas estruturas que operam sob o sistema “Pare e Siga”, no estado do Rio Grande do Sul, com destaque para três pontes federais: sobre o Rio Piratinizinho (BR-293, em Piratini), o Rio Jacuí (BR-471, em Rio Pardo) e a Ponte do Fandango (BR-153, em Cachoeira do Sul).

Durante o encontro, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, enfatizou que essas estruturas demandam atenção especial, em razão de sua importância para a conectividade regional e o escoamento da produção. Ele reconheceu o empenho técnico do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) na condução dos projetos e reforçou a necessidade de uma abordagem de longo prazo, sustentada por investimentos contínuos. “As ações de hoje precisam estar amparadas por garantias de continuidade, com soluções duradouras e planejamento”, afirmou.

Valter Souza destacou que a CNT acompanha, há décadas, os ciclos de investimento em infraestrutura no Brasil, identificando períodos de maior aporte e uma tendência recente de recuperação. Segundo ele, é essencial consolidar uma política de Estado que assegure previsibilidade orçamentária e continuidade nos investimentos, permitindo ao país superar gargalos estruturais e avançar em qualidade logística. Ele também defendeu a adoção de parâmetros técnicos para a manutenção periódica das OAEs, a fim de preservar a segurança dos usuários e corrigir distorções históricas, especialmente em trechos com grande fluxo de veículos pesados.

Articulação e propostas de aprimoramento

O diretor ressaltou ainda a importância de uma atuação integrada entre governo, Poder Legislativo, academia e sociedade civil para garantir investimentos sustentáveis em infraestrutura. Segundo ele, a PEC da Transição representou um avanço ao permitir novos aportes de recursos para o setor, refletindo-se em melhorias perceptíveis nas rodovias brasileiras. A CNT também defende o fortalecimento da governança das OAEs por meio de planejamento técnico, inspeções regulares e alocação eficiente de recursos públicos, além da consolidação do Plano Nacional de Logística como instrumento permanente de políticas públicas.

Além da CNT, participaram da audiência representantes de municípios gaúchos afetados, órgãos federais, especialistas e autoridades locais, que apresentaram diagnósticos regionais, detalharam projetos em andamento e expuseram os desafios operacionais e climáticos que impactam a infraestrutura.

A audiência foi proposta pelos deputados Leônidas Cristino (PDT/CE) e Afonso Hamm (PP/RS), com o objetivo de mobilizar esforços para fortalecer a manutenção preventiva e corretiva das obras de arte especiais, sobretudo em regiões com desafios logísticos relevantes. Como encaminhamento, a CVT (Comissão de Viação e Transportes) deverá consolidar as contribuições em um relatório técnico, com recomendações legislativas e administrativas voltadas ao aprimoramento da gestão dessas estruturas em todo o país.

Por Agência CNT Transporte Atual


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