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Modal Expo 2025 une três setores gigantes da economia capixaba para colocar o ES na vitrine nacional

Notícias 29 de maio de 2025

A vocação do Espírito Santo para se tornar um hub logístico vai estar em evidência na Modal Expo 2025, feira que une os três principais atores dos setores de transporte e logística, distribuição e comércio exterior do Espírito Santo – respectivamente os sindicatos Trancares, Sincades e Sindiex – e que vai acontecer entre 3 e 5 junho, no Pavilhão de Carapina. A contagem regressiva para o evento começou e nesta quarta-feira, 28 de maio, organizadores e realizadores receberam a imprensa numa coletiva para apresentar detalhes da Modal, que já nasce cercada de números grandiosos: mais de 70 painelistas, entre autoridades, líderes de entidades, especialistas e empresários, mais de 100 marcas expositoras e previsão de gerar R$ 50 milhões em negócios.

Com uma programação robusta, com mais de 72 horas de conteúdo para potencializar conexões e estimular o desenvolvimento dos setores, a Modal Expo vai realizar mais de 15 painéis e um dos temas debatidos será “O Espírito Santo: o novo hub logístico do Brasil”, com Fabio Marchiori, presidente da VLI Logística; Roberto Amorim Junior, diretor-presidente da ECO 101; e Gustavo Serrão, CEO da VPorts.

A Reforma Tributária também estará em debate por meio do painel “Espírito Santo 2032: como a Reforma Tributária e os investimentos em infraestrutura moldarão o futuro logístico”. Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, será o mediador. E entre os participantes estarão Alexandre Fiorot, advogado com atuação em tributação, e Benício Costa, secretário de Estado da Fazenda.

O público poderá acompanhar o painel “Parklog/ES: o complexo intermodal que transformará o Espírito Santo no principal polo logístico do Brasil”, com a participação de lideranças empresariais do Estado: Alexandre Billot, diretor da Portocel; Luís Claudio Montenegro, responsável pela integração de interesses da indústria da Findes; Alan Soares, vice-presidente da Findes, diretor da Sindipacel e Relações Corporativas da Suzano; e Bruno Carlesso, diretor da Imetame, estão entre os convidados. A mediação será de Celso Guerra, subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional.

E a programação vai contemplar, ainda, o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil, discutindo perspectivas para o comércio exterior e a cadeia de abastecimento; o Seminário Itinerante da NTC&Logística, cujo propósito é levar capacitação e oportunidades para empresários e executivos do transporte de cargas e logística; e visitas técnicas guiadas a empresas como a Vports e a Zurich.

Os presidentes dos sindicatos realizadores, Luiz Alberto Teixeira, Sidemar Acosta e Idalberto Moro, participaram da coletiva e falaram um pouco de suas expectativas positivas.

Na opinião de Teixeira, “tudo está mostrando que a feira será um sucesso!” “Os números do setor mostram que estamos crescendo. Nossa participação no PIB estadual é de mais de 4% e nossa arrecadação de ICMS até dezembro de 2024 foi de mais de R$ 880 milhões. Some-se ao bom momento do setor o fato do Espírito Santo ser um ponto fora da curva no cenário nacional. O Espírito Santo é um Estado para o empreendedor vir, investir e acreditar. Por esses motivos acreditamos tanto na Modal”.

Moro e Acosta seguiram na mesma linha das palavras de Teixeira. O presidente do Sincades também garantiu o potencial do Estado de atrair novos negócios. “Temos aqui a melhor estrutura do País, tanto para armazenagem como para recebimento de cargas”.

E Sidemar Acosta, do Sindiex, concluiu. “A Modal Expo vai nos posicionar como hub logístico e vamos mostrar o tamanho do Espírito Santo”.

Confira a programação completa no site: https://modalexpo.com.br/programacao/

Fonte: Anna Carolina Passos (Assessora de Comunicação TRANSCARES), Kikina Sessa (portal ES Brasil), Assessoria de Imprensa Modal Expo

Álcool e drogas estão ligados a mais de 40% das mortes no trânsito do ES

Notícias 29 de maio de 2025

O estudo analisou laudos do Laboratório de Toxicologia Forense (LABTOX) e do Instituto Médico Legal (IML) de Vitória, entre os anos de 2013 e 2023. Foram mais de 3,5 mil casos analisados e, em 42% deles, as vítimas tinham usado essas substâncias.

Álcool e drogas no trânsito: estudo usou inteligência artificial

O álcool apareceu em primeiro lugar, correspondendo a 32%, seguido de cocaína (11%), maconha (8%) e anfetaminas (1%). Além disso, as vítimas com maior destaque são homens, pardos e jovens entre 18 e 39 anos.

O estudo utilizou inteligência artificial nos laudos cadavéricos para mapear idade, sexo e cor das vítimas fatais de trânsito. Depois, foi realizado um cruzamento com as informações dos laudos toxicológicos.

Morte detectada pelo uso de metanfetamina

Chamou atenção dos policiais a primeira morte detectada pelo uso de metanfetamina, em 2024.

Segundo Caline Destefani, diretora Instituto de Laboratórios de Análises Forenses (Ilaf), a substância passou a ser usada para alterar os efeitos do rebite, conhecido por inibir o sono.

“A pessoa quando adquire esse tipo de comprimido, está em busca de um estimulante e, muitas vezes, não sabe qual o princípio ativo. Porém, pode ser desde uma cafeína, até uma substância que é proibida no Brasil, que é o caso da metanfetamina”, explicou.

*Com informações de Rodrigo Schereder, repórter da TV Vitória/Record

Braspress Air Cargo realiza voo inaugural e aposta em entregas expressas para a Amazônia

Notícias 28 de maio de 2025

Depois de receber o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no final de abril, a Braspress, tradicional empresa brasileira de transporte de carga fracionada, oficializou nesta terça-feira (27) o início das operações da Braspress Air Cargo (BAC), sua nova companhia aérea cargueira. O voo inaugural partiu de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Manaus (AM), marcando o início da principal rota da nova unidade, criada com o objetivo de encurtar prazos e elevar a eficiência logística no atendimento à região Norte.

A entrada da holding H&P – Empreendimentos & Participações, controladora da Braspress, no setor aéreo de cargas representa um movimento estratégico diante das crescentes exigências por agilidade e confiabilidade. “Estamos oferecendo uma alternativa mais rápida para entregas que, via modal rodo-fluvial, levavam até 15 dias para chegar à Amazônia. Agora, com um pequeno acréscimo tarifário, garantimos prazos de até 48 horas”, afirmou Urubatan Helou, CEO da organização.

Com investimentos que já somam R$ 40 milhões, a BAC inicia suas operações com dois aviões cargueiros Boeing 737-400, cada um com capacidade para 20 toneladas. Um terceiro avião deve ser incorporado até o fim do ano. Um dos modelos atuais será mantido como reserva técnica para garantir a continuidade da malha aérea em caso de imprevistos.

A operação inicial cobre rotas entre São Paulo, Recife e Manaus, com voos diários. O plano é expandir o alcance geográfico conforme o amadurecimento da operação e a evolução da demanda. O novo braço aéreo atuará de forma integrada com a Braspress Transporte Urgentes, que já conta com 110 filiais e uma frota de mais de 3 mil veículos. O modelo rodoaéreo prevê coleta rodoviária, transporte aéreo entre os principais centros e entrega terrestre na última milha.

Agilidade e integração e segurança

“O que nos motivou foi o inconformismo com os prazos de entrega para Manaus. Nossa estrutura já atende 100% do território nacional, mas vimos a necessidade de acelerar os fluxos para regiões mais distantes”, explicou Helou. O foco da nova operação está no transporte de cargas de alto valor agregado e baixo peso, como eletrônicos, medicamentos e peças de reposição.

Além da agilidade, a integração aérea também traz benefícios em termos de segurança, ao reduzir a exposição ao risco de roubo de cargas, recorrente no transporte terrestre. “Podemos realocar cargas de forma estratégica, equilibrando custo, prazo e risco logístico. Isso nos dá liberdade para oferecer a melhor solução para cada cliente”, destacou o executivo.

O lançamento da BAC também resgata um capítulo da trajetória da empresa. “Nos anos 1970, fizemos o caminho inverso, migrando do modal aéreo para o RODOVIáRIO. Agora, voltamos ao setor aéreo com um novo olhar, integrando os dois mundos”, afirmou Helou.

A rota Campinas-Manaus é vista como estratégica por conectar o principal polo industrial do país à Zona Franca de Manaus. O novo corredor logístico facilita o transporte de insumos e produtos acabados entre o Norte e o Sudeste.

Maria Fan, diretora comercial do Aeroporto de Viracopos, destacou a importância da iniciativa. “A parceria com a Braspress Air Cargo fortalece o transporte doméstico de cargas e amplia nossa capacidade de atendimento ao mercado interno”, afirmou.

Fonte: Transporte Moderno 

Excesso de peso: MPF recomenda balanças em todas as rodovias e aumento no valor das multas

Notícias 28 de maio de 2025

A recomendação é resultado de uma análise realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Rodovias Federais, vinculado à Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR), sobre os impactos do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras e aponta causas e soluções para amenizar o problema. O grupo também analisou experiências internacionais de fiscalização, o atual cenário brasileiro e as regulamentações existentes no país.

Implementação imediata de novas balanças

Dentre as recomendações do MPF, está a implementação imediata de sistema de pesagem de  veículos em todas as rodovias federais, uma que vez o país não possui um sistema nacional de pesagem desde 2014, e a interrupção da pesagem de cargas causa prejuízos estimados em R$ 2 milhões por mês.

Uma das alternativas sugeridas para acelerar este processo é a adoção de sistemas de pesagem de veículos em movimento, possibilitando assim uma fiscalização mais abrangente e em tempo real.

Nesse sentido, o MPF aponta para a necessidade de alterações na legislação para viabilizar a ampliação da fiscalização com sistemas de pesagem em alta velocidade e recomenda que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) seja provocado a adequar a regulamentação legal do artigo 99, parágrafo 3º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que passe a expressamente permitir a pesagem de veículos em movimento, por meio das tecnologias adequadas.

Com isso, espera-se a redução de acidentes, a preservação da qualidade do pavimento das rodovias e a diminuição da concorrência desleal, que permite a alguns transportadores oferecer preços menores, prejudicando aqueles que operam legalmente.

Aumento das punições

Além do investimento em balanças, o MPF também defende maior rigor nas punições dos infratores. Atualmente, o CTB trata o excesso de peso como infração média, punida com multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo pode ser retido para a retirada da carga excedente.

A nota técnica recomenda analisar a possibilidade de alterar a legislação para permitir a retirada do veículo de circulação ou o impedimento de seu licenciamento em caso de multas não pagas. Também recomenda a atualização dos valores das multas. Para os procuradores do GT, a imposição da penalidade de multa, por si só, muitas vezes não é suficiente para coibir o excesso de peso.

Segundo o MPF, em termos econômicos, os valores das multas não são suficientes para cobrir os custos da administração pública com a manutenção das rodovias. Somente nos últimos cinco anos, estima-se que o governo federal desembolsou quase R$ 5 bilhões em manutenção e recuperação de rodovias federais.

Por fim, o estudo ressalta que a deterioração da malha viária nacional tem consequências catastróficas para a comunicação e o transporte em um país de dimensões continentais. O aumento da taxa de tolerância para excesso de peso pode causar aumento nos gastos com transporte para toda a sociedade.

Confira, na íntegra, a Nota Técnica do MPF: CLIQUE AQUI

FONTE: SINDIPESA

Falta de profissionais qualificados desafia o transporte rodoviário de cargas no Brasil

Notícias 27 de maio de 2025

Responsável pela movimentação de mais de 60% de tudo que é produzido no Brasil, o Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC) também tem se destacado na geração de empregos. De acordo com os dados mais recentes do Painel do Emprego no Transporte, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), somente no primeiro bimestre de 2025 (janeiro a fevereiro), o setor foi responsável pela criação de 576.081 novos postos de trabalho.

Apesar da importância do setor e do cenário positivo na geração de empregos, o transporte rodoviário de cargas brasileiro também está enfrentando um grande desafio com relação à falta de mão de obra qualificada para atender às crescentes demandas das operações. No Paraná, por exemplo, há milhares de vagas abertas, especialmente nas áreas operacionais e de apoio logístico. A dificuldade em encontrar profissionais capacitados tem se tornado um entrave para o avanço das empresas, que veem na qualificação dos profissionais já existentes o caminho mais eficaz para ampliar sua competitividade.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), Silvio Kasnodzei, a transformação do setor passa, necessariamente, pela formação de profissionais preparados. “O transporte rodoviário de cargas é essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, e temos muitas oportunidades esperando por profissionais comprometidos. Nosso desafio está em preparar essas pessoas com as competências que o mercado exige, e é por isso que o SETCEPAR investe continuamente em capacitação”, afirma.

Segundo a entidade, a escassez de mão de obra qualificada tem afetado principalmente o fechamento de vagas de motoristas de veículos pesados, técnicos de manutenção e cargos administrativos que exigem conhecimento em processos logísticos, segurança e legislação. Com o objetivo de reverter este cenário, a entidade tem investido cada vez mais no Instituto SETSEPAR de Educação no Transporte – ISET, criado em 2010 e focado no desenvolvimento do capital humano das empresas, que oferece um portfólio abrangente de cursos voltados às reais necessidades do setor.

As formações promovem o fortalecimento da cultura organizacional, da liderança e das competências técnicas e comportamentais exigidas no TRC. Muito mais do que um centro de cursos e palestras, o ISET é uma unidade de desenvolvimento intelectual que oferece treinamentos presenciais, à distância e in company, sempre com foco no aperfeiçoamento de profissionais da área de transporte e logística.

“As oportunidades estão aí. Estamos falando de um setor que continua crescendo, gerando empregos e abrindo espaço para quem quer evoluir profissionalmente. A qualificação é a ponte entre as vagas disponíveis e os talentos que o setor precisa”, reforça Kasnodzei.

Fonte: Caminhões e Carretas – (26/05/2025)

Excesso de peso: MPF recomenda balanças em todas as rodovias e aumento no valor das multas

Notícias 27 de maio de 2025

Por meio de nota técnica enviada recentemente ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou uma série de ações que devem ser tomadas para combater o excesso de peso no transporte RODOVIáRIO de cargas brasileiro. Para o MPF, a prática danifica as estradas, aumenta os custos de manutenção e gera concorrência desleal.

A recomendação é resultado de uma análise realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Rodovias Federais, vinculado à Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR), sobre os impactos do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras e aponta causas e soluções para amenizar o problema. O grupo também analisou experiências internacionais de fiscalização, o atual cenário brasileiro e as regulamentações existentes no país.

Implementação imediata de novas balanças

Dentre as recomendações do MPF, está a implementação imediata de sistema de pesagem de  veículos em todas as rodovias federais, uma que vez o país não possui um sistema nacional de pesagem desde 2014, e a interrupção da pesagem de cargas causa prejuízos estimados em R$ 2 milhões por mês.

Uma das alternativas sugeridas para acelerar este processo é a adoção de sistemas de pesagem de veículos em movimento, possibilitando assim uma fiscalização mais abrangente e em tempo real.

Nesse sentido, o MPF aponta para a necessidade de alterações na legislação para viabilizar a ampliação da fiscalização com sistemas de pesagem em alta velocidade e recomenda que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) seja provocado a adequar a regulamentação legal do artigo 99, parágrafo 3º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que passe a expressamente permitir a pesagem de veículos em movimento, por meio das tecnologias adequadas.

Com isso, espera-se a redução de acidentes, a preservação da qualidade do pavimento das rodovias e a diminuição da concorrência desleal, que permite a alguns transportadores oferecer preços menores, prejudicando aqueles que operam legalmente.

Aumento das punições

Além do investimento em balanças, o MPF também defende maior rigor nas punições dos infratores. Atualmente, o CTB trata o excesso de peso como infração média, punida com multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo pode ser retido para a retirada da carga excedente.

A nota técnica recomenda analisar a possibilidade de alterar a legislação para permitir a retirada do veículo de circulação ou o impedimento de seu licenciamento em caso de multas não pagas. Também recomenda a atualização dos valores das multas. Para os procuradores do GT, a imposição da penalidade de multa, por si só, muitas vezes não é suficiente para coibir o excesso de peso.

Segundo o MPF, em termos econômicos, os valores das multas não são suficientes para cobrir os custos da administração pública com a manutenção das rodovias. Somente nos últimos cinco anos, estima-se que o governo federal desembolsou quase R$ 5 bilhões em manutenção e recuperação de rodovias federais.

Por fim, o estudo ressalta que a deterioração da malha viária nacional tem consequências catastróficas para a comunicação e o transporte em um país de dimensões continentais. O aumento da taxa de tolerância para excesso de peso pode causar aumento nos gastos com transporte para toda a sociedade.

Confira, na íntegra, a Nota Técnica do MPF: CLIQUE AQUI

Fonte: https://www.portalntc.org.br/excesso-de-peso-mpf-recomenda-balancas-em-todas-as-rodovias-e-aumento-no-valor-das-multas/

Atenção, ES! Terceira edição do ano do Seminário Itinerante da NTC acontecerá aqui, durante a Modal

Notícias 23 de maio de 2025

A terceira edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela Fetransportes, pelo Transcares e pelo núcleo da Comjovem no Espírito Santo, no dia 5 de junho, às 8h30, durante a Modal Expo, no Pavilhão de Carapina.

Criado há mais de 20 anos, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do País, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística. A programação contará com temas de grande relevância para o setor, impactando diretamente as atividades das empresas.

“O seminário tem tudo para abrilhantar e engrandecer ainda mais a nossa primeira feira de transporte, logística e comércio exterior – Modal Expo!”, comemora o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.

Coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin adianta que “tratemos temas relevantes e importantes para o futuro do transporte rodoviário de cargas, com participação especial de palestrantes renomados, com muita experiência, que darão uma contribuição valiosa para os empresários e executivos capixabas”.

Reforçando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, “a terceira edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística será mais um grande sucesso. Depois de duas edições marcantes neste ano, agora é a vez do Espírito Santo, um estado estratégico para o Brasil e para o nosso setor. Com o apoio da Fetransportes, do Transcares e do núcleo da Comjovem Espírito Santo, vamos reunir empresários e executivos para discutir os principais temas da atualidade, trocar experiências e aprender ainda mais. Será uma excelente oportunidade para nos atualizarmos e reforçarmos nosso compromisso com o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas”.

O evento será realizado presencialmente, na Modal Expo. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um transporte rodoviário de cargas cada vez mais forte.

Faça já a sua inscrição!
https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-espirito-santo/

Fonte: Portal NTC e assessoria de comunicação TRANSCARES

Trecho da Rodovia do Sol terá mão única até o fim do ano, diz prefeito

Notícias 23 de maio de 2025

As obras para transformar parte da Rodovia do Sol, em Vila Velha, em uma via de mão única devem sair do papel e serem concluídas ainda este ano. O trecho tem cerca de 10 quilômetros.

O projeto pretende melhorar o trânsito na via, uma das mais movimentadas da Grande Vitória. O binário sul será implementado no trecho entre Santa Mônica e o Boulevard Shopping, um trecho de cerca de 10 quilômetros.

Houve um crescimento em torno da Rodovia do Sol, com muitos prédios, um crescimento verticalizado. Há um gargalo muito grande, porque existem muitos cruzamentos. Apenas duas vias não dão conta para as pessoas passarem. Nós vamos retirar todo o canteiro e as vias serão totais, levando para o Centro da cidade“, explicou o prefeito sobre as mudanças na Rodovia do Sol.

De acordo com Arnaldinho, o retorno de Vila Velha para Guarapari será realizado pela Avenida Saturnino Rangel Mauro, que também deve passar por revitalização. O edital para a obra deve ser publicado nos próximos dias e a expectativa é que os serviços sejam concluídos ainda este ano.

Nós assinamos para publicar a licitação dessa obra hoje. Provavelmente, na semana que vem, estará publicado e esperamos, o mais rápido possível, que tenhamos uma empresa ganhadora para iniciar a obra. Acreditamos que, até o final do ano, a obra estará concluída e que resolveremos esse gargalo de mobilidade“, disse o prefeito.

A ideia de tornar o trecho da Rodovia do Sol em mão única não é novidade. O prefeito falou sobre o assunto pela primeira vez para a colunista do Folha Vitória, Fabiana Tostes, em dezembro de 2021. As obras tinham previsão de começar em 2022, o que não aconteceu. A licitação para a obra foi assinada nesta sexta-feira (23) e, agora, a iniciativa deve se concretizar.

Fonte: Folha Vitória

Motorista que não realizar o exame toxicológico poderá ter multa automática

Notícias 23 de maio de 2025

A partir de 1º de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) poderá implementar a “multa de balcão” para os motoristas profissionais que deixarem de realizar o exame toxicológico periódico.

De acordo com o Órgão, o exame toxicológico é obrigatório para motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.

Segundo o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está prevista a penalidade para quem descumprir essa exigência. A autuação é computada automaticamente para o condutor que deixar de realizar o exame toxicológico, após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido.

A infração é de natureza gravíssima, com multa com fator multiplicador em cinco vezes, no valor de R$ 1.467,35, e sete pontos na Carteira.

Ainda de acordo com o Detran-ES, essa infração é chamada de “multa de balcão” e não exige a abordagem do condutor em uma operação de fiscalização para ser aplicada. Ou seja, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado automaticamente.

Exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção utiliza amostras de cabelo, pelos do corpo ou unhas do motorista. A análise busca verificar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção, com janela de detecção mínima de 90 dias.

A exigência da comprovação de resultado negativo em exame toxicológico para condutores das categorias C, D ou E está prevista no artigo 148 do CTB para a obtenção e a renovação da CNH e, a cada período de dois anos e seis meses, para aqueles condutores dessas categorias com idade inferior a 70 anos.

De acordo com o CTB, o resultado positivo no exame acarretará ao condutor a suspensão do direito de dirigir pelo período de três meses, com bloqueio automático no sistema de Habilitação do Detran-ES.

Conforme consta no CTB, a liberação dessa suspensão está condicionada à inclusão de resultado negativo em novo exame no sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

O motorista pode consultar a data de validade do exame toxicológico no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para aqueles que utilizam a versão digital do documento, ou verificar se a data de realização do último exame toxicológico é superior a dois anos e seis meses. Além disso, a Senatran criou uma página na qual os motoristas podem consultar o teste. Confira aqui.

Como fazer o exame toxicológico

O motorista habilitado nas categorias C, D ou E deve se dirigir a um dos postos de coleta dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para fazer o seu exame toxicológico periódico. Confira a lista de laboratórios no site do Detran-ES aqui.

O condutor da categoria C, D ou E que não realizar o exame ficará impedido de obter ou de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até que seja realizado o exame com resultado negativo, além de cometer infração de trânsito gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Infrações

Além da “multa de balcão”, o CTB prevê outras infrações para aqueles que deixarem de regularizar o exame toxicológico.

De acordo com o artigo 165-B do CTB, dirigir veículo sem realizar o exame toxicológico periódico é uma infração gravíssima com penalidade de multa com fator multiplicador em cinco vezes, no valor de R$ 1.467,35, e sete pontos na carteira. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a infração terá fator multiplicador da multa gravíssima em dez vezes, totalizando R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir.

Já o artigo 165-C do CTB prevê as mesmas penalidades para quem dirigir veículo tendo obtido resultado positivo no exame toxicológico. Mais informações no site do Detran-ES.

Fonte: Portal Estradas – (22/05/2025)

Mesmo com cenário econômico adverso, transporte mantém ritmo de crescimento, indica CNT

Notícias 22 de maio de 2025

Mesmo diante de um cenário macroeconômico marcado por juros altos, inflação persistente e câmbio instável, o setor de transporte brasileiro segue demonstrando resiliência e desempenho superior à média da economia nacional. É o que revela o Boletim de Conjuntura Econômica da CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgado nesta quinta-feira (22), com análise dos principais indicadores que impactam diretamente a atividade transportadora.

Dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) apontam que, em março deste ano, o volume de serviços do grupo “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” foi o que mais cresceu em relação a fevereiro entre todos os grupos de serviços: 1,7% – desempenho quase seis vezes maior que a média do setor de serviços, que avançou apenas 0,3%.

Em relação ao nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), o setor transportador registra uma alta expressiva de 19,6%, com destaque para o transporte de cargas, que se mantém 35,6% acima do patamar anterior à crise sanitária. Já o transporte de passageiros apresenta recuperação gradual: alta de 2,0% em março e 1,8% acima do volume registrado antes da pandemia.

Selic elevada pressiona o setor

O período também foi marcado por um novo aumento da taxa Selic, decidido pelo Copom (Comitê de Política Monetária) no início de maio. Com a elevação de 0,5 ponto percentual, a taxa atingiu 14,75% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas. A medida busca conter uma inflação que acumula 5,53% em 12 meses – sete meses consecutivos acima do teto da meta definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para 2025, de 4,5%.

A gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes, explica que, para o setor transportador, os juros elevados encarecem o crédito, inibem investimentos e pressionam os custos operacionais. Segundo o Relatório Focus, a expectativa é que a Selic permaneça nesse patamar até o final de 2025, com a projeção de inflação de 5,5% para o final do ano.

Alívio pontual nos combustíveis

O mês de abril trouxe algum alívio temporário ao setor, com queda de 0,45% no índice de preços do grupo combustíveis.

O óleo diesel, insumo central para o transporte de cargas e de passageiros, teve queda de 1,27% no mês. No entanto, acumula alta de 4,37% no ano, o que aponta pressão sobre os custos das transportadoras e sobre os preços finais de mercadorias e passagens. Etanol e gasolina também registraram queda em abril, mas mantêm elevação no acumulado de 2025.

Já o câmbio apresentou movimento favorável nos últimos meses. O dólar caiu de R$ 6,21 (janeiro) para R$ 5,63 (maio), influenciado pela política monetária e por acordos internacionais. Mesmo assim, a previsão é que encerre 2025 em R$ 5,82, mantendo-se como fator de atenção para empresas que dependem de equipamentos e peças importadas.

Setor se destaca em meio ao desafio macroeconômico

O IBC-Br, índice que antecipa a tendência do PIB, cresceu 0,8% em março, acima das expectativas do mercado. Com esse resultado, houve crescimento de 1,3% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao último trimestre de 2024. O mercado projeta crescimento de 2,02% para o PIB em 2025, número sujeito a revisão conforme a evolução do cenário fiscal e dos desdobramentos internacionais.

Fernanda Schwantes analisa que o transporte tem desafios conjunturais relacionados a questões internas e internacionais e também a questões estruturantes a serem solucionadas, como a melhoria das infraestruturas de transporte e maior integração entre as modalidades de transporte. “O desempenho positivo do setor reforça a importância de políticas públicas que garantam previsibilidade e segurança jurídica aos empresários”, afirma.

Acesse: Boletim de Conjuntura Econômica

FONTE: Agência CNT Transporte Atual/ FOTO: Agência CNT Transporte Atual

SETCEPAR destaca importância de Convenção Trabalhista para o desenvolvimento do setor de Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 21 de maio de 2025

As Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) são instrumentos essenciais para a regulamentação das relações entre empregadores e trabalhadores em setores específicos da economia. Esses fóruns de negociação têm como objetivo estabelecer regras que complementem ou ampliem os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), levando em consideração as particularidades de cada categoria profissional. São acordos com validade jurídica que permitem maior flexibilidade e equilíbrio entre as partes envolvidas.

O funcionamento desses fóruns ocorre por meio do diálogo entre sindicatos representantes dos trabalhadores e patronais, discutindo temas como reajustes salariais, benefícios, jornada de trabalho e condições específicas para demissões e estabilidade. Entre as vantagens dessas negociações, estão a possibilidade de alcançar consensos que reflitam melhor a realidade do setor, promovendo segurança jurídica e relações mais harmoniosas dentro do ambiente de trabalho.

No setor de transporte de cargas, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR) tem se posicionado como mediador estratégico nessas discussões. Ao representar os interesses das empresas, busca garantir competitividade e sustentabilidade econômica, ao mesmo tempo em que colabora para preservar e melhorar as condições de trabalho. Para este ano, a expectativa é encontrar um ponto de equilíbrio que contemple as demandas dos trabalhadores sem comprometer a saúde financeira das empresas, sobretudo diante dos impactos diretos sobre os custos logísticos.

“Nosso papel é garantir que o setor regional possa competir com o nacional e ser tão eficiente quanto, enquanto zelamos pela manutenção dos postos de trabalho e asseguramos a qualidade de vida dos colaboradores. Toda negociação precisa considerar o cenário econômico e o impacto nos custos operacionais”, destaca Silvio Kasnodzei, presidente do SETCEPAR, que reforça que o diálogo tem sido contínuo e comprometido com a construção de soluções viáveis para ambos os lados.

Com a evolução das negociações, que têm como data-base maio, as definições oficiais serão publicadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Precisamos preservar nossas empresas e valorizar nossos profissionais. O caminho é o entendimento mútuo, construído com responsabilidade e visão de futuro”, conclui Kasnodzei.

Para o setor, o fórum de negociação representa não apenas um mecanismo legal, mas um compromisso com o desenvolvimento e a estabilidade das relações trabalhistas.

Fonte: Assessoria SETCEPAR – (19/05/2025)

Transcares realizada segunda rodada de palestra de trata das regras que impactam nas rotinas de segurança e saúde no trabalho

Notícias 20 de maio de 2025

As regras que impactam nas rotinas de segurança e saúde no trabalho (SST) foram tema da mais recente palestra online ministrada pela assessora jurídica do Transcares Alessandra Lamberti. O evento aconteceu na sexta-feira, 16 de maio, e o objetivo foi jogar luz aos conceitos essenciais de SST, orientar sobre conformidade documental e procedimentos, e apresentar práticas preventivas para mitigar riscos e passivos.

Essa foi uma segunda rodada de debates sobre o tema e, mais uma vez, a palestra reuniu um bom número de participantes. Foram 25 pessoas e grupo discutiu os impactos legais e financeiros de acidentes, apontando modelos de conformidade documental e práticas preventivas, principalmente quanto às avaliações médicas a serem consideradas pela empresa e o que o INSS conceitua como acidente do trabalho; eventuais consequências da transmutação do benefício auxílio-doença para auxílio-acidentário; e as consequências legais da declaração nas relações trabalhistas. 

Assim como havia feito no encontro anterior, a advogada também analisou o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), principalmente quanto à sua dinâmica de análise, formas de contestação e quanto isso pode representar no passivo fiscal da empresa. 
                                                                                         

“A palestra foi muito boa, mas o que mais me chamou atenção foi o fato do assunto ter surpreendido muita gente! Até então, algumas pessoas não sabiam que boas condições de trabalho não são apenas exigência normativa, mas estratégia empresarial de redução de passivo tributário e aumento da competitividade, ao passo que a má gestão de SST pode onerar a folha de pagamento por anos, elevando a alíquota do SAT (Seguro de Acidente de Trabalho) via FAP (Fator Acidentário de Prevenção) sem que a empresa tenha plena consciência do impacto financeiro decorrente da negligência preventiva”, explicou Alessandra.

No final do encontro, destacou ela, ficou uma certeza entre os participantes: a de que investir em ambientes de trabalho mais seguros, com gestão integrada de riscos (PGR), vigilância ativa da saúde dos empregados (PCMSO), treinamentos periódicos e cultura preventiva não apenas cumpre as obrigações legais como gera impacto financeiro positivo, uma vez que reduz ocorrência e registro de CATs (comunicações de acidente de trabalho), concessão de benefícios acidentários pelo INSS e  afastamentos superiores a 15 dias, que influenciam no cálculo alíquota do RAT (Risco Ambiental do Trabalho), componente do SAT (Seguro Acidente do Trabalho), e que pode variar de 0,5000 a 2,0000, conforme o desempenho da empresa em relação à frequência, gravidade e custo dos acidentes e doenças ocupacionais registrados no período de apuração.

“Resumindo, chegamos à conclusão de que prevenir acidentes é mais do que proteger vidas, é reduzir passivos, preservar reputação e economizar no custo fiscal com inteligência e conformidade”, concluiu a assessora.

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