Notícias
Filtrar Notícias
SEST SENAT lança edital para nova edição do programa Mais Motoristas
Notícias 20 de maio de 2025
O SEST SENAT lançou, nesta terça-feira (20), um novo edital do programa Mais Motoristas, iniciativa que promove a formação gratuita de motoristas profissionais em todo o país. Esse edital é voltado para pessoas jurídicas do setor de transporte, que poderão indicar candidatos para mudança de categoria da CNH e capacitação profissional.
As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de maio e 14 de junho de 2025, exclusivamente por esse link.
O programa tem como objetivo aumentar a oferta de motoristas qualificados, contribuindo diretamente para a geração de emprego, renda e segurança no trânsito. O SEST SENAT custeará tanto o processo de mudança de categoria da CNH quanto a formação na Escola de Motoristas Profissionais ou em cursos homologados da instituição.
O que o programa oferece?
O Mais Motoristas cobre a mudança de categoria nos seguintes casos:
- De “AB” ou “B” para “C”
- De “AB”, “B”, “AC” ou “C” para “D”
- De “C” e “D” para “E”
Além disso, os indicados terão acesso a capacitação gratuita com foco na atuação profissional no transporte.
Como participar?
As pessoas jurídicas interessadas devem:
- Estar com cadastro atualizado no SEST SENAT
- Pertencer ao setor transportador
Para se inscrever, basta acessar o link a partir do dia 30 de maio, preencher o formulário e enviar as informações solicitadas.
O resultado das pessoas jurídicas selecionadas será divulgado no dia 20 de junho. A partir dessa data, as organizações contempladas deverão indicar seus candidatos em uma plataforma exclusiva, conforme instruções enviadas por email.
Os candidatos indicados deverão:
- Realizar o cadastro no Portal do Cliente SEST SENAT
- Anexar a documentação obrigatória exigida pelo programa
O prazo para indicação e cadastramento é de 10 dias corridos, contados a partir do recebimento do email de confirmação.
Se você tem interesse em qualificar sua equipe ou formar novos profissionais, esta é a oportunidade ideal para investir no futuro do seu negócio – com o apoio de quem entende de formação no setor.
Não perca o prazo!
- Inscrições: de 30/5 a 14/6
Sobre o programa
Lançado em 2023, o programa Mais Motoristas foi criado para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada no setor de transporte. Em sua primeira edição, a iniciativa registrou mais de 55 mil inscritos, com participação em 86 Unidades Operacionais do SEST SENAT distribuídas por todo o país.
Café com Negócios da Comjovem-ES “acerta na veia” ao debater a NR-01 em primeira edição do ano
Notícias 16 de maio de 2025
“Esta edição do Café com Negócios foi uma das melhores já realizadas! O tema escolhido foi certeiro, pois se trata de uma atualização recente que traz preocupações e gera muitas dúvidas para as empresas”.
Com essa afirmação, o coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin, comemorou o sucesso da primeira edição do ano do Café com Negócios, o projeto da comissão capixaba que tem como propósito gerar conhecimento acerca de temas mais quentes do momento e negócios. A abertura dos encontros de 2025 foi realizada na quarta-feira, 14 de maio, e o tema debatido foi a Atualização da NR 01 - Fatores psicossociais. A advogada Mariana Figueira, da Lamberti & Figueira Advogados, e Carlos Sad, diretor da Provider – Saúde e Segurança do Trabalho foram os palestrantes.
Ao todo, 52 pessoas marcaram presença, participaram e tiraram muitas dúvidas
“Foi um evento excelente! Mais uma edição de sucesso, com público qualificado e interessando no desenvolvimento do setor e nas boas práticas de gestão, buscando conhecimento para aplicação nas empresas. Esse engajamento nos motiva a buscar cada vez mais conteúdo e meios de gerar valor para as empresas associadas”.

Sobre a NR-01
A busca por mais informações acerca da NR-01 tem razão de ser. A Norma Regulamentadora, que foi atualizada em 2023, estabelece as disposições gerais e diretrizes para a gestão da segurança e saúde no trabalho no Brasil. Ela define as responsabilidades dos empregadores e empregados, estabelece termos e definições comuns a todas as Normas Regulamentadoras (NRs) e fornece as diretrizes para o gerenciamento de riscos ocupacionais. Com a adequação, saúde mental e proteção psicossocial dos funcionários se tornam critérios obrigatórios nos relatórios de gerenciamento de riscos das empresas.
Contagem regressiva para a Modal Expo 2025!
Notícias 09 de maio de 2025
Tem clima de expectativa no ar! Estamos a menos de um mês da Modal Expo 2025, a primeira feira de negócios do setor de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo. O evento, que tem sido descrito como um importante passo rumo à transformação do Espírito Santo num hub logístico, será realizado de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, e está envolto em grandes números: área de mais de 10 mil metros quadrados; previsão de 100 marcas expositoras e, aproximadamente, sete mil visitantes; mais de 70 horas de conteúdo especializado; e possibilidade de uma movimentação superior a R$ 50 milhões em negócios.
Na opinião do presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, a realização da Modal ressalta a importância dos segmentos de transporte, logística e comércio exterior, intimamente ligados à vocação do Espírito Santo.
“E não é à toa que temos falado tanto na possibilidade do Espírito Santo se tornar um hub logístico. São muitos os fatores que nos qualificam e nos fazem acreditar na condição ideal do Estado para transportar o Brasil: localização geográfica, crescimento econômico e solidez fiscal. Além disso, temos bom ambiente de negócios, estabilidade jurídica e presença de empresas e empreendedores com foco no desenvolvimento. O Espírito Santo é a bola da vez e a Modal Expo servirá para mostrar isso”, disse.
Experiência do visitante
A Modal Expo foi planejada para oferecer uma experiência dinâmica e estratégica aos participantes. A área de exposição será uma verdadeira vitrine de soluções, produtos e serviços. Além disso, reunirá as principais inovações do mercado e criará um ambiente propício para networking e geração de negócios.
Na arena de conteúdo premium, a Modal Summit, acontecerão debates sobre comércio exterior, transporte, distribuição e logística. Durante os três dias do evento, serão apresentadas tendências, inovações e desafios estratégicos. Os temas serão abrangentes e intersetoriais, distribuídos em três auditórios exclusivos.
A curadoria de conteúdo será assinada pela HSM, referência em desenvolvimento executivo e gestão. Isso garantirá um programa robusto, atual e alinhado às principais transformações do setor.
Já a área Encontros de Negócios será um dos destaques da Modal Expo. Nesse ambiente, líderes, fornecedores e empresas poderão estabelecer parcerias, gerar novos negócios e fortalecer suas redes de relacionamento.
E concluindo as atividades previstas, para ampliar o entendimento sobre o protagonismo do Espírito Santo no cenário logístico nacional a Modal Expo vai oferecer visitas técnicas a operações e infraestruturas de empresas referência nos segmentos de comércio exterior, transporte, distribuição e logística.
A Modal Expo é uma promoção do Transcares, Sindiex e Sincades, e leva a assinatura da Milanez &Milaneze e da Liga de Marketing.
Artigo: Nova ferramenta para consulta de multas da ANTT
Notícias 08 de maio de 2025
A ANTT divulgou recentemente uma nova ferramenta para consulta de multas, com a proposta de permitir que qualquer pessoa verifique, de forma rápida e segura, o sistema utilizado para o processamento da respectiva autuação. Na prática, a ferramenta consiste em um link que direciona o usuário para o sistema onde se originou a multa, a partir do número do Auto de Infração. Assim, identifica automaticamente se a multa foi registrada nos sistemas SIFAMA ou RADAR.
SIFAMA – Sistema utilizado para autuações relacionadas a infrações no transporte de cargas e passageiros. O acesso requer um cadastro simples com CPF/CNPJ e e-mail.
RADAR – Sistema voltado para infrações relacionadas à fiscalização em rodovias federais concedidas e em operações da ANTT, aplicável às multas de trânsito. A consulta pode ser feita informando PLACA e RENAVAM, sem necessidade de login. Essa forma de consulta não atende ao setor de transporte de cargas, considerando-se uma empresa com grande frota ou mesmo média que estará obrigada a efetuar com periodicidade consultas por placa dos seus veículos.
Sobre o RADAR, vale destacar que a NTC&Logística apresentou uma solicitação para que a consulta seja por CNPJ, gerando uma relação completa das multas vinculadas a todos os veículos registrados em nome da empresa, assim como é no SIFAMA.
Importante destacar que não se trata de um novo sistema, mas sim de uma interface de acesso que direciona o usuário aos sistemas já existentes no setor de transporte RODOVIáRIO de cargas. Esses sistemas continuam operando com as mesmas características, limitações e desafios já enfrentados pelos transportadores e seus representantes legais.
Embora seja uma iniciativa positiva no sentido de centralizar o ponto de entrada, a nova ferramenta não resolve de forma efetiva a necessidade de mais agilidade, clareza e facilidade de acesso às informações, demandas frequentemente apontadas pelo setor.
Gil Menezes
Assessora Jurídica da NTC&Logística
Fonte: NTC&Logística (07/05/2025)
NTC&Logística participa do lançamento oficial do Maio Amarelo 2025 em Brasília
Notícias 07 de maio de 2025
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha reforça a importância da segurança viária; evento contou com a presença de autoridades do setor, incluindo representantes da NTC&Logística, e destacou os desafios no enfrentamento aos sinistros de trânsito no Brasil
A NTC&Logística participou, na tarde desta segunda-feira (5), em Brasília, da cerimônia de abertura da Campanha Maio Amarelo 2025, promovida pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), no auditório do Ministério dos Transportes. Representaram a entidade no evento o vice-presidente extrordinário de Assuntos Políticos, José Hélio Fernandes; a assessora de Relações Institucionais, Edmara Claudino, e a assessora Jurídica, Gil Menezes. A cerimônia contou com a presença do Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão – que reforçou a importância do envolvimento de toda a sociedade para a redução dos sinistros de trânsito –, e da diretora do Departamento de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento Souza.
Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a campanha deste ano tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito e contribuir para a redução dos altos índices de acidentes que impactam milhares de famílias brasileiras. Somente em 2024, segundo dados da SENATRAN, o Brasil registrou mais de 620 mil acidentes de trânsito e mais de 30 mil mortes nas vias urbanas e rodovias, revelando a urgência de iniciativas permanentes e coordenadas de prevenção.
Durante a cerimônia, diversas autoridades públicas e representantes de entidades nacionais do setor de transportes participaram da mobilização. A união desses diversos atores evidencia a necessidade de ações conjuntas entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para promover mudanças efetivas no comportamento e nas práticas de trânsito.
O vice-presidente extraordinário de Assuntos Políticos da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, ressaltou: “A cada ano reforçamos nosso apoio ao Maio Amarelo e também valorizamos o cuidado que as empresas do setor têm com a segurança no trânsito. A NTC&Logística acredita na união entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para salvar vidas e construir um trânsito mais seguro para todos”.
Criado como um movimento internacional, o Maio Amarelo tem como missão promover a reflexão e estimular mudanças de atitudes no trânsito, envolvendo empresas, escolas, entidades de classe, governos e cidadãos em uma ampla mobilização social. A NTC&Logística reafirma seu compromisso com a causa, incentivando ações de educação, prevenção e responsabilidade nas estradas e ruas do Brasil.


Fonte: NTC&Logística (05/05/2025)
Hora Parada – 2025
Notícias 06 de maio de 2025
Por força do artigo 15, da Lei 13.103, de 2 de março de 2015, que alterou o valor e índice de reajuste para carga e descarga, todos os contratos firmados com esse objeto deverão ser reajustados – desde o dia 17/04/2025 –, aplicando o percentual de 5,02%, que é resultado da variação anual (abril/24 a março/25) do INPC/IBGE (Lei 11.442/07, artigo 11, §§ 5º e 6º).
Este percentual deve ser aplicado sobre o valor vigente em abril de 2024, de R$ 2,29 (dois reais e vinte e nove centavos), que passa a ser de R$ 2,41 (dois reais e quarenta e um centavos) por tonelada ou fração – cálculo feito pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e publicado em 11/05/2025 (https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/cargas/arquivos/arquivos-pagamento-do-tempo-adicional-de-carga-e-descarga/sei_31291793_nota_tecnica___antt_3335.pdf).
Observação: para o cálculo da hora parada, deve-se considerar a capacidade total do veículo comercial, e as primeiras 5 (cinco) horas não devem fazer parte do cálculo do tempo parado a ser remunerado.

(Lei 11.442/07, artigo 11, §§ 5º e 6º)
“Art. 11. ………………………………………………………………………………………………………………………..
§ 5 O prazo máximo para carga e descarga do Veículo de Transporte RODOVIáRIO de Cargas será de 5 (cinco) horas, contadas da chegada do veículo ao endereço de destino, após o qual será devido ao Transportador Autônomo de Carga – TAC ou à ETC a importância equivalente a R$ 1,38 (um real e trinta e oito centavos) por tonelada/hora ou fração.
§ 6o A importância de que trata o § 5o será atualizada, anualmente, de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE ou, na hipótese de sua extinção, pelo índice que o suceder, definido em regulamento.
§ 7o Para o cálculo do valor de que trata o § 5o, será considerada a capacidade total de transporte do veículo.
§ 8o Incidente o pagamento relativo ao tempo de espera, este deverá ser calculado a partir da hora de chegada na procedência ou no destino.
§ 9o O embarcador e o destinatário da carga são obrigados a fornecer ao transportador documento hábil a comprovar o horário de chegada do caminhão nas dependências dos respectivos estabelecimentos, sob pena de serem punidos com multa a ser aplicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, que não excederá a 5% (cinco por cento) do valor da carga.” (NR).
DECOPE – Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas da NTC&Logística
Maio Amarelo 2025: PRF Lança Ações em Todo o País por um Trânsito Mais Humano e Seguro
Notícias 06 de maio de 2025
O mês de maio se torna, mais uma vez, palco para a intensificação das ações de conscientização sobre a segurança viária em todo o mundo com o Movimento Maio Amarelo. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020, o movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A mensagem central ressalta que “A verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva. Juntos, podemos transformar nossas cidades e rodovias em espaços mais seguros e inclusivos para todos.”
A PRF e o Maio Amarelo: Compromisso com a Vida nas Rodovias
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), alinhada à sua missão de proteger vidas e garantir a segurança pública nas rodovias federais e áreas de interesse da União, assume um papel fundamental no Movimento Maio Amarelo. Durante todo o mês de maio, a instituição intensificará as atividades educativas em diversos setores da sociedade, reforçando seu compromisso com um trânsito mais seguro e humanizado.
Em consonância com as diretrizes da Resolução nº 1.014/24 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que estabelece o cronograma das campanhas educativas de trânsito para 2025, a PRF adotará o tema: “Desacelere, seu bem maior é a vida!” durante o mês de maio.
A Operação Maio Amarelo 2025 integrará a Operação Nacional de Segurança Viária 2025 e será implementada em todas as superintendências da PRF, incluindo a do Piauí.
Alinhamento com Diretrizes Nacionais e Internacionais
O Maio Amarelo 2025 está em sintonia com importantes marcos legais e diretrizes de segurança no trânsito, como a Lei nº 13.614/2018, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito Brasileiro (PNATRANS). O PNATRANS, revisado para o período de 2021 a 2030 em conformidade com a Segunda Década de Ações para a Segurança no Trânsito da ONU, estabelece a meta do Brasil de reduzir em 50% as mortes no trânsito.
A iniciativa também se alinha ao Projeto Nacional de Segurança Viária da PRF, instituído pela Portaria DG/PRF nº 373/2022, que visa implementar um modelo de gestão da segurança viária em consonância com as diretrizes da ONU e do PNATRANS.
Abertura Oficial no Piauí: Engajamento de Diversas Instituições
A Abertura Oficial do Maio Amarelo 2025 pela PRF será na Segunda-feira(05) às 10h00 em São Luís/MA e contará com a gestão nacional e demais autoridades convidadas do Sistema Nacional de Trânsito, Ministério da Justiça e parlamentares. No Piauí, a ação está marcada para quarta-feira(07), às 8h00, na Praça do Liceu Piauiense, em Teresina. O evento contará com a presença de diversas autoridades representantes das instituições que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT), demonstrando o esforço conjunto para promover a segurança viária no estado.
Ações Integradas e Campanhas Educativas
Durante todo o mês de maio, a PRF priorizará ações simultâneas e integradas com outras instituições, com foco na prevenção de sinistros de trânsito. As atividades incluirão o enfrentamento à embriaguez ao volante, o controle da velocidade, a fiscalização de ultrapassagens proibidas, o uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, a fiscalização do uso do telefone celular ao volante, a atenção à segurança de motocicletas, motonetas e ciclomotores, o cumprimento do tempo de direção e descanso dos motoristas profissionais e o combate ao transporte ilegal de passageiros.
Fonte: PRF
Petrobras reduz em 4,66% preço do diesel nas refinarias
Notícias 05 de maio de 2025
A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (5), a redução de 4,66%, ou R$ 0,16 por litro, nos preços do óleo diesel vendido nas refinarias da companhia. Em comunicado, a estatal informou que os valores cobrados pelo diesel passariam de R$ 3,43 por litro para R$ 3,27 por litro. Os novos preços entram em vigor a partir desta terça-feira (6).
É a terceira redução consecutiva nos preços do diesel promovida pela Petrobras: no dia 17 de abril, a estatal anunciou uma queda de 3,38% nos valores do insumo.
Os preços da gasolina permanecem inalterados. A última vez que a Petrobras mexeu nos preços da gasolina foi em julho de 2024.
Em comunicado, a Petrobras afirmou: “Considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel para composição do diesel B vendido nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,81/litro, uma redução de R$ 0,14 a cada litro de diesel B”.
O valor do Brent, referência no mercado internacional de petróleo, é um dos parâmetros usados para calcular os preços dos combustíveis nas refinarias.
As últimas cotações do barril no mercado internacional reforçaram a trajetória de queda desde o anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), no fim de semana, de aumentar em 411 mil barris por dia a produção em junho, ante maio.
O aumento de produção é o segundo consecutivo anunciado pelos países produtores: em abril, a Opep+ divulgou aumento para este mês, também de 411 mil barris por dia. Com o novo acréscimo, o Brent chegou a ser cotado abaixo dos US$ 60.
“Com o reajuste anunciado, a Petrobras reduziu, desde dezembro de 2022, os preços de diesel para as distribuidoras em R$ 1,22/litro, uma queda de 27,2%. Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 1,75/litro ou 34,9%”, disse a Petrobras.
FONTE: Valor Econômico
Com a participação da CNT, encontro na ANTT debate a ampliação da rede ferroviária federal
Notícias 05 de maio de 2025
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (29), da Reunião Participativa nº 3/2025 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), realizada em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. O encontro teve como objetivo coletar contribuições da sociedade para a exploração indireta de trechos ferroviários federais subutilizados ou abandonados, por meio de outorgas por autorização.
O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, integrou a mesa de debates e destacou a importância da reativação da malha ferroviária nacional para o fortalecimento da multimodalidade no transporte. “Nós, como operadores do setor, temos o papel de colaborar com o governo nesse processo. O setor privado precisa de atratividade, segurança jurídica e a certeza de que investir em ferrovias pode ser lucrativo”, afirmou.
Valter Souza também ressaltou o potencial competitivo do modal ferroviário. “Se a ferrovia for utilizada com sua plena capacidade, o frete poderá ser até 40% mais barato. No entanto, é fundamental priorizar trechos com mais de 200 quilômetros, pois operações em distâncias menores tendem a não ser viáveis economicamente para o investidor, para o dono da carga ou para o operador”, completou.
Também participaram da mesa o gerente de Regulação Ferroviária da ANTT, Fernando Feitosa, que presidiu a sessão; o superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner; a diretora de Obras e Projetos do Ministério dos Transportes, Maryane Araújo; e o superintendente de Projetos Ferroviários da Infra S.A., Diógenes Alvares.
Foto: Leonardo Sussuarana/ANTT
Por Agência CNT Transporte Atual
Comissão do Senado aprova aumento do limite de pontos na CNH para caminhoneiros
Notícias 30 de abril de 2025
A CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado aprovou nesta terça-feira (29), com emenda, um relatório que prevê o aumento do limite de pontos para suspensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que poderá beneficiar caminhoneiros. Hoje, o limite para a suspensão da CNH de caminhoneiros é de 40 pontos. O texto inicial previa aumento para 120 pontos. O relatório aprovado, no entanto, propõe que a mudança seja para 80 pontos. A matéria vai à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) para tramitação terminativa.
Na prática, o relatório dos senadores propõe uma modificação do artigo 261 da Lei 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), para ampliar o limite de pontos para a suspensão da direção dos caminhoneiros. O relatório aprovado se refere ao PL (Projeto de Lei) 2.720/2022, de autoria do ex-senador Guaracy Silveira (PP-TO).
Relator da matéria na CI, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que é empresário, ressaltou que os 40 pontos se mantêm, no entanto, para infrações gravíssimas, como dirigir sob a influência de álcool ou de outras substâncias. Bagattoli afirmou que a intensificação do uso de tecnologias de fiscalização, como radares móveis, “aumentou consideravelmente” o risco de aplicação de penalidades por excesso de velocidade.
Segundo o relatório, seriam comuns relatos de suspensão de CNH causada por excesso de velocidade abaixo de 20% por radares localizados estrategicamente em trechos de descida ou em pontos com alterações bruscas e pouco sinalizados no limite de velocidade. “Concordamos com o mérito do projeto, que busca corrigir distorções e tornar a aplicação das penalidades mais justas. No entanto, cremos que o aumento da pontuação limite para 120 pontos pode ser excessiva e acabar por beneficiar o infrator contumaz e negligente”, disse o relator, acrescentando que uma “elevação demasiada do teto de pontuação” tenderia a reduzir a força pedagógica das penalidades, prejudicando a segurança viária.
O presidente da CI, senador Marcos Rogério (PL-RO), afirmou que o caminhoneiro vai continuar a ser sancionado administrativamente, com pagamento de multas, e ressaltou que o texto trata da ampliação de pontos que incidem sobre a suspensão da carteira, o que, no entendimento dos senadores, prejudicaria os profissionais que têm no veículo a sua subsistência.
Fonte: Agência Infra
Ecovias 101 investe em educação para um trânsito mais seguro no ES
Notícias 29 de abril de 2025
A BR-101, uma das mais importantes ligações rodoviárias do Espírito Santo, tem passado por uma verdadeira transformação nos últimos anos e a Ecovias 101 tem sido peça-chave nesse processo. Desde que assumiu a concessão da via, há quase 12 anos, a concessionária investe fortemente em obras e tecnologia para melhorar a qualidade e a segurança da via, ao mesmo tempo em que realiza campanhas educativas para conscientizar sobre a importância do respeito às regras de trânsito e a importância da atenção ao volante.
Com a expectativa de aumento no tráfego durante o feriado prolongado de 1º de Maio, a concessionária irá reforçar sua operação nas estradas. O Centro de Controle Operacional (CCO) funcionará com escala extra de atendimento, todas as cabines de pedágio estarão abertas nos horários de pico e a frota de guinchos será ampliada com veículos extras. As obras com bloqueio de pista serão suspensas durante o período, salvo casos emergenciais autorizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“Reforçamos a orientação para que os motoristas programem suas viagens com antecedência e redobrem a atenção. É importante lembrar que, ao longo da rodovia, a Ecovias 101 possui 12 pontos de parada, onde os usuários podem ir ao banheiro, beber água e utilizar o fraldário para seguir viagem com mais tranquilidade. Em caso de emergência ou necessidade de atendimento, o número 0800 7701 101 está disponível 24 horas, tanto para ligação quanto para mensagem de whatsapp”, destaca Christian Tanimoto, Gerente de Atendimento ao Usuário da concessionária.
Junto com o reforço operacional, a Ecovias 101 está realizando a campanha “Quem curte a viagem encurta o caminho”.O convite é à desaceleração consciente, ao cuidado com os outros e consigo mesmo. “Melhor do que chegar cinco minutos antes, é chegar bem”, reforça a mensagem da campanha.
“Nosso objetivo é mudar a forma como as pessoas se relacionam com o ato de dirigir, enxergando o trajeto como parte da experiência e não apenas como um meio de chegar mais rápido ao destino”, pontua Roberto Amorim Junior, diretor-superintendente da Ecovias 101.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas, que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação, incluindo excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança, uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado. Por isso, reduzir os números de ocorrências e vítimas depende, também, de mudanças de comportamento.
“A gente acredita que é possível transformar a cultura no trânsito. Obras e serviços são fundamentais, mas diálogo e conscientização também são peças-chave nesse processo. Quando mostramos que o trajeto pode ser um momento de prazer, e não de pressa, estamos falando de segurança de uma forma que se conecta com as pessoas”, explica Roberto.
Ações e eventos no Maio Amarelo
As ações de conscientização ganham ainda mais força no próximo mês, quando se inicia a campanha do Maio Amarelo, voltado para a conscientização no trânsito. Junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Ecovias 101 segue com a missão de espalhar a mensagem de desaceleração e respeito às regras de trânsito.
Uma das principais ações acontecerá no dia 4 de maio, com um evento gratuito na Praia de Camburi, em Vitória, das 8h às 12 horas. Haverá minipista educativa para crianças, simulador de impacto, distribuição de brindes e atividades para toda a família.
Nos dias 1 e 4 de maio, as ações se estenderão às praças de pedágio localizadas na Serra e em Guarapari. Para incentivar que os usuários da via aproveitem a jornada da viagem e façam uma pausa, a Ecovias 101 distribuirá 2 mil vouchers de café, além de cupons de desconto para outros itens, para uso no monumento do Buda, em Ibiraçu, que é um dos principais pontos turísticos às margens da BR-101. Ele ganhará iluminação amarela, assim como a sede da concessionária.
Infraestrutura e gestão
A Ecovias 101 é responsável por administrar 478,7 quilômetros do trecho capixaba da BR-101, que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo, município que faz divisa com o Rio de Janeiro. A área concedida corta 25 municípios do estado do Espírito Santo e um da Bahia.
Além da comunicação, os investimentos em obras também têm gerado resultados concretos. Desde o início da concessão, já foram entregues mais de 62 km de duplicações, com novos trechos em andamento na Serra (5 km) e em fase final de conclusão em Anchieta (7 km). Também foram construídos 14 viadutos, 8 pontes, 20 passarelas e quatro postos de pesagem modernizados. Toda a extensão da rodovia passou por revitalizações no pavimento, sinalização e dispositivos de segurança.
A concessionária também investe na prestação de serviços, como a oferta de guinchos e ambulâncias para o atendimento de ocorrências. Desde o início da concessão, já foram prestados cerca de 1,5 milhão de atendimentos.
O reflexo disso pode ser medido em vidas preservadas. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre 2013 e 2023, houve uma redução de 68% no número de acidentes e 61% na quantidade de óbitos no trecho sob responsabilidade da Ecovias 101.
“Esses números mostram que os investimentos em infraestrutura e gestão eficiente têm um impacto real na vida das pessoas. Nós trabalhamos com a convicção de que cada quilômetro duplicado, cada passarela construída, cada campanha educativa lançada representa uma chance a mais de salvar vidas”, afirma Roberto Amorim Júnior.
Sobre a Ecovias 101
A Ecovias 101 é a concessionária responsável por administrar 478,7 quilômetros do trecho capixaba da BR-101, que vai do trevo de acesso à cidade de Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo, município que faz divisa com o Rio de Janeiro. A área concedida corta 25 municípios do estado do Espírito Santo e um da Bahia. A rodovia leva a cinco importantes portos: o de Vitória e o de Tubarão, na capital capixaba; o de Barra do Riacho, no norte do estado; o do Açu (ainda em construção), no Rio de Janeiro; e o de Ilhéus, na Bahia. A rodovia dá acesso ainda às principais praias do Espírito Santo, como as Guarapari e Vila Velha, destino de milhões de turistas durante todo o ano. Para mais informações, acesse www.ecovias101.com.br.
Sobre a EcoRodovias
A EcoRodovias é a maior operadora de malha rodoviária do país. Controlada pelo Grupo ASTM, administra 12 concessões de rodovias em oito estados, somando 4,8 mil quilômetros, além de um ativo portuário e uma plataforma logística. Está presente em corredores rodoviários de escoamento da produção agrícola e industrial, bem como em relevantes eixos turísticos do país. Com o propósito de viabilizar caminhos nunca antes imaginados, a empresa impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira com inovação e eficiência. Além disso, está comprometida com a sustentabilidade, mantendo metas em temas relevantes como reduções nas emissões de CO2, segurança, diversidade, equidade e inclusão. Como resultado de suas práticas, integra importantes carteiras da B3, tais como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), o ICO2 e o Idiversa. Para mais informações, acesse www.ecorodovias.com.br.
Fonte: FolhaVitória
ANTT debate melhorias para o setor de transportes no bloco Mercosul
Notícias 29 de abril de 2025
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) coordenou a participação da delegação brasileira na VI Reunião Ordinária da Comissão Técnica do Subgrupo de Trabalho nº 5 “Transportes”, do Mercosul, realizada nos dias 22 e 23 de abril, em Buenos Aires, Argentina. A delegação brasileira contou, ainda, com a participação do setor privado e órgãos públicos relacionados ao transporte.
Durante o encontro, representantes dos países-membros discutiram temas prioritários para o setor, como a padronização de pesos e dimensões dos veículos, a rastreabilidade de bagagens, os seguros internacionais de cargas, a sustentabilidade e o uso de novas tecnologias no transporte terrestre. As discussões visam fortalecer a integração regional e promover melhorias práticas para motoristas, empresas e usuários dos serviços de transporte.
Um dos principais avanços foi o desenvolvimento do projeto Webservice Mercosul, que permitirá uma troca de informações mais ágil e segura entre os Organismos Nacionais de Aplicação do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT). O Brasil, por meio da ANTT, está realizando os testes da plataforma junto aos demais países.
O chefe da delegação Brasileira, Sr. Cálicles Mânica, também aproveitou a oportunidade para convidar os demais países para a realização de um workshop sobre tecnologias sustentáveis no próximo semestre, durante a Presidência Pro-Tempore do Brasil. O evento reforçará o papel do país na promoção de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor.
Durante a reunião, o Brasil apresentou as recentes modificações na jornada e no tempo de descanso de motoristas estrangeiros e brasileiros em território nacional, com base na decisão do Supremo Tribunal Federal, na ADI nº 5322. Também foi destaque a Lei nº 15.122/2025, conhecida como Lei da Reciprocidade, que permite adoção de medidas igualitárias nas relações internacionais.
A participação da ANTT reforça o compromisso do Brasil com a integração regional, a modernização do setor e a construção de um transporte terrestre mais eficiente, seguro e conectado com o futuro do Mercosul.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo