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Participe da pesquisa da NTC&Logística: Mercado no ano de 2024

Notícias 06 de janeiro de 2025

A NTC&Logística está conduzindo uma pesquisa junto às empresas transportadoras de carga para avaliar a situação econômica do Transporte  de Cargas (TRC) no primeiro semestre de 2024. Esta iniciativa visa obter um panorama detalhado das condições atuais do setor, identificando desafios, oportunidades e tendências que possam influenciar o desenvolvimento e a sustentabilidade do TRC no Brasil.

O questionário, composto por questões de múltipla escolha, pode ser respondido em poucos minutos, garantindo uma participação rápida e eficiente das empresas.

Os resultados serão utilizados para desenvolver estratégias que promovam a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do TRC, e serão apresentados na primeira edição do CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado), que acontecerá no dia 6 de fevereiro de 2025, em Foz do Iguaçu, Paraná.

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Fonte: NTC&LOG

Participe da primeira edição do CONET&Intersindical 2025, em Foz do Iguaçu, Paraná

Notícias 06 de janeiro de 2025

A NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) realizará a primeira edição do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) de 2025 nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, interior do Paraná. O evento é organizado em parceria com a FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná) e conta com o apoio dos sindicatos filiados à entidade.

 

O CONET&Intersindical é dividido em duas etapas:

 

1 – o CONET, cujo enfoque é a apresentação de pesquisas de mercado realizadas pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE) da NTC&Logística, e a discussão de custos e tarifas do setor;

 

2 – a Intersindical, que aborda temas essenciais para o desenvolvimento das atividades do Transporte RODOVIáRIO de Cargas.

 

O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, salienta a importância do CONET&Intersindical e o destacado papel do Paraná na economia nacional: “Com ampla produtividade em diversos setores econômicos, o estado do Paraná tem significativo desempenho no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) e na Logística, nos âmbitos regional, nacional e internacional. Estamos certos de que esse encontro em Foz do Iguaçu será de grande valor. Esperamos ver reunidos todos os empresários, representantes de entidades e executivos do setor nesse tradicional fórum do TRC”.

 

O CONET&Intersindical é reconhecido por reunir os principais protagonistas do Transporte Rodoviário de Cargas, promovendo debates de alto nível, troca de experiências e construção de soluções inovadoras para o setor. Além disso, o evento é uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas e compartilhar boas práticas que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

 

“Estamos entusiasmados com a realização desse grande encontro do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), que, em parceria com a NTC&Logística, empresários, executivos, representantes e líderes sindicais, além de palestrantes e especialistas nos assuntos a serem abordados, busca unir esforços para encontrar as melhores e mais eficientes soluções para o setor. Já tivemos uma edição do CONET em Curitiba e, agora, será a vez de Foz do Iguaçu receber esse relevante evento”, ressalta o presidente do Sistema Fetranspar, Coronel Sérgio Malucelli.

 

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Realização:

 

  • NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística)

 

  • Entidade anfitriã: FETRANSPAR (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná)

 

  • Apoio: Sindicatos filiados à entidade

 

Apoios institucionais:

 

  • Sistema Transporte (CNT – Confederação Nacional do Transporte; SEST SENAT – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte; ITL – Instituto de Transporte e Logística)

 

  • FuMTran (Fundação Memória do Transporte)

 

Apoio logístico:

 

  • Braspress

 

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Alterações foram levadas a voto em Reunião de Diretoria da ANTT

Notícias 06 de janeiro de 2025

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30/12) a revisão da Resolução que altera os dispositivos gerais e o Anexo II da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020. A Resolução estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes de cálculo dos pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. 

Durante a 87ª Reunião Extraordinária de Diretoria, transmitida ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube na última sexta-feira (27/12), a Diretoria Colegiada decidiu pela revisão da Resolução em dois pontos principais:

  • Inclusão do inciso 5 do artigo 9º, estabelecendo como infração administrativa a não declaração nos documentos fiscais de transporte o valor do frete pago, declaração de valor igual a zero ou abaixo do piso mínimo estabelecido, sendo prevista multa no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais);
  • Atualização dos coeficientes dos pisos mínimos de frete.

A atualização dos coeficientes dos pisos mínimos considerou os resultados de pesquisas de mercado realizadas para atualização dos valores dos insumos que compõem os custos operacionais do transporte, pois foi observado que as sucessivas atualizações dos insumos somente pela aplicação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) podem provocar descolamento dos valores de referência adotados nas planilhas de cálculo em relação aos efetivamente praticados no mercado.

Na reunião, os diretores aprovaram ainda o relatório da Audiência Pública nº 8/2024, realizada no período de 23 de outubro a 22 de novembro de 2024 com o objetivo de colher subsídios para o aprimoramento da proposta. 

Histórico

O processo de revisão da referida Resolução teve início com a Tomada de Subsídios nº 03/2024, encerrada em 28 de junho de 2024, cujo objetivo foi receber contribuições iniciais para aprimoramento da norma.

Em seguida, foram conduzidas pesquisas de mercado para atualização dos valores dos insumos que compõem os custos operacionais do transporte. Os resultados dos estudos e das pesquisas embasaram a elaboração de proposta de revisão da resolução em questão, que foi submetida à Audiência Pública nº 08/2024.

Após análise das contribuições recebidas na Audiência Pública, foram propostas as duas principais alterações, que então foram levadas a voto na 87ª Reunião Extraordinária de Diretoria.

Para conferir a publicação da revisão na íntegra, acesse o Diário Oficial da União.

Fonte: ANTT

 

 

Comunicado: Fim da Desoneração da Folha de Pagamento impactará o Transporte Rodoviário de Cargas já no início de 2025

Notícias 23 de dezembro de 2024

 

Com a decisão do Governo Federal de encerrar o programa de desoneração da folha de pagamento, que permitia a substituição da contribuição previdenciária, de 20% sobre a folha de salários, por alíquota sobre a receita bruta da empresa, o setor de transporte  de cargas enfrentará uma elevação em seus custos operacionais.

O Transporte Rodoviário de Cargas, que é responsável por mais de 60% da movimentação de mercadorias no Brasil, depende fortemente da mão de obra para a execução de suas operações. Com o fim da desoneração, os transportadores terão um aumento nos encargos sociais sobre a folha, impactando diretamente a estrutura de custo do setor.

Além disso, a reoneração da folha de pagamento das transportadoras no Brasil vai impactar toda a sociedade, isso porque as empresas de transporte passarão a ter custos de mão de obra mais altos, resultando em aumento de custos operacionais e, consequentemente, o serviço de transporte de cargas ficará mais caro para a sociedade, acarretando preços mais altos para os produtos e serviços utilizados pelos consumidores, sejam eles alimentos, combustível, vestuário, medicamentos etc.

A pesquisa e as simulações feitas pelo DECOPE ( Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas), da NTC&Logística, indicam que, mesmo com aumento de forma gradual, só no primeiro ano, o setor deve ser impactado diretamente em 1,5% em média e, até o fim do processo em 2028, acumulará quase 5% – percentual  equivalente ao lucro médio de uma empresa deste setor.

Além do impacto direto que a medida vai trazer para o setor, há ainda os custos indiretos decorrentes dela, pois os fornecedores, muitos dentre os 17 setores atingidos, também vão alterar seus preços, como, por exemplo, os contratos de TI, Segurança, Comunicação, entre outros. E os agregados pessoas físicas também foram afetados e deverão ter os seus valores reajustados. Por tudo isso, estima-se que o impacto seja de duas a três vezes o percentual direto.

O Transporte Rodoviário de Cargas é vital para a economia nacional e para a competitividade do Brasil no mercado global, e a responsabilidade na gestão e manutenção de nossas empresas merece toda a atenção.

Nesse sentido, alertamos que o transportador não tem como absorver mais esse custo, mesmo ele parecendo pequeno nesse momento, pois não se pode esquecer que a última pesquisa da NTC, realizada em meados de 2024, mostrou haver uma defasagem anterior acumulada no frete de 15,3% em relação ao seu custo, sem considerar a redução da desoneração da folha a partir de janeiro de 2025.

Ou seja, se não houver repasse desse custo ao contratante do serviço de transporte, só no primeiro ano, a medida vai diminuir o lucro médio das empresas em 30%.

São Paulo, 19 de dezembro de 2024.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&LOGÍSTICA)



Fonte: NTC&Logística (19/12/2024)
NTC&Logística
Chapéu: COMUNICADO

Sistema Transporte divulga tabela de contribuição sindical de 2025

Notícias 16 de dezembro de 2024

A contribuição sindical está prevista no artigo 149 da Constituição Federal de 1988 e nos artigos 578 a 591 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A contribuição é facultativamente recolhida pelos empregadores, no mês de janeiro, e pelos transportadores autônomos, no mês de fevereiro de cada ano.

Anteriormente denominada de imposto sindical, a contribuição sindical é essencial para o funcionamento e a manutenção da autonomia das entidades na defesa dos interesses do setor transportador junto às esferas de Poder.

As alíquotas para empregadores e agentes do setor de transporte organizados em firmas ou empresas – e para as entidades ou instituições com capital arbitrado – é escalonada em seis classes, por capital social.

Acesse aqui a tabela.

Fonte: NTC&Log

Contran estabelece peso máximo para veículo movidos a GNV, GNL ou propulsão híbrida

Notícias 13 de dezembro de 2024

O Contran estabeleceu os limites de pesos e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres. O limite é de peso bruto por eixo isolado dianteiro de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV), Gás Natural Liquefeito (GNL), biometano, hidrogênio e célula de combustível, e veículos de propulsão elétrica ou híbrida.

O limite máximo de peso bruto por eixo isolado de dois pneumáticos é de 7 toneladas para o eixo dianteiro. Para estes veículos, fica permitido o acréscimo de 1 t (uma tonelada) no PBT ou PBTC.

Fonte: SETCESP

Comjovem-ES encerra temporada do Café com Negócios focando no tema gestão de multas e condutores

Notícias 13 de dezembro de 2024

A temporada 2024 do Café Com Negócios da Comjovem-ES chegou ao seu destino final nesta quarta-feira, 11 de dezembro, e com um tema que impacta significativamente a rotina das transportadoras, a gestão de multas. CEO e fundador da Frota 162, Paulo Santaniello foi o palestrante e sua missão diante dos 25 participantes foi mostrar “Como a Gestão de Multas e Condutores pode Otimizar os Resultados da sua Empresa”.

Uma das empresas mantenedoras do Transcares, a Frota 162 é uma plataforma focada em otimização das atividades sobre multas e condutores, e seu objetivo é reduzir custos e demandas operacionais burocráticas. Ou seja, ela atua simplificando a gestão das multas e de quem dirige.

Na opinião de Roberto Fabiani, ex-coordenador da Comjovem-ES e o empresário que se manterá à frente do projeto, a edição 2024 não poderia ter sido fechada de melhor forma “porque o tema impacta muito nosso dia a dia”.

Ele está correto! Dentre outras coisas, a gestão de multas ajuda a garantir que os motoristas dirijam de acordo com as leis de trânsito, reduz custos com seguro e valoriza os colaboradores, pois promove uma cultura organizacional de responsabilidade e segurança. “São coisas simples, mas que perpassam por gestão de pessoas e processos, e chegam à melhoria da eficiência operacional”, confirmou Fabiani, elogiando a condução de Santaniello.

“Foi uma aula muito bacana! Paulo nos deu diversos insights sobre como gerir melhor multas e nossos condutores. Nota 10 para o último evento do ano!”, comemora.

O primeiro evento de muitos

 

O Café com Negócios desta semana foi o primeiro de Alexandre Denzin como coordenador regional da Comjovem-ES. Ele, que estava dividindo a vice-coordenação com Filipe Cortes, assumiu em outubro, no lugar de Roberto Fabiani. E Fabiani, agora, faz dupla com Filipe na vice-coordenação.

Alexandre, assim como Roberto, também considerou o encontro positivo. “Ficamos felizes com o público que compareceu e contribuiu para a realização do evento, gerando networking e conectando negócios, além do aprendizado compartilhado pelo nosso palestrante”.

E o será que 2025 reserva para o Café com Negócios? O coordenador adianta os planos. O projeto continuará, mas...

“Estamos planejando muitas novidades, atualizando o formato para continuar gerando conteúdo relevante e conectar ainda mais os associados do Transcares e membros da Comjovem a fornecedores e parceiros com atuação alinhada às nossas pautas”, adianta.

Além do “novo” Café com Negócios, Alexandre Denzin destaca que a comissão continuará focada em ampliar o número de associados, aumentar rede de relacionamento, produzir conteúdo de qualidade e organizar encontros e eventos que propiciem benefícios e desenvolvimento para a gestão das empresas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Transcares

Protocolo de intenções é assinado para resolver falta de contêiner para café no Porto de Vitória

Notícias 10 de dezembro de 2024

A Vports e o Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV) assinaram um protocolo de intenções com objetivo de avaliar e construir, conjuntamente, soluções para garantir mais eficiência, produtividade e agilidade à movimentação do café no complexo portuário de Vitória.

A proposta é, ao longo de 12 meses, estudar a viabilidade de alternativas voltadas para armazenagem de até 1 milhão de sacas de café, em área alfandegada ou não, cujo embarque seria feito também pelo sistema de break bulk – já implementado pela Vports em parceria com o operador portuário como resposta à escassez mundial de contêineres.

O protocolo, assinado pelo presidente do CCCV, Fabrício Tristão, e pelo diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão, também leva em conta a importância da proximidade e da parceria entre setores produtivos, autoridade portuária, operadores logísticos e governo para um planejamento logístico que atenda as demandas do presente e do futuro.

“Pelo documento, teremos agendas trimestrais a médio e longo prazo porque entendemos que a aproximação é fundamental para sermos assertivos na busca de soluções. É um início de um caminho que beneficia a todos e coloca o Espírito Santo em um lugar de referência diante dos desafios de infraestrutura e logística do País”, afirma Fabrício Tristão.

Para Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports, o protocolo é a demonstração prática de uma postura aberta ao diálogo e à parceria. “Através de um modelo de gestão ágil e flexível, temos condições de oferecer mais alternativas visando à eficiência logística do setor e ao desenvolvimento do Espírito Santo”, reforça.

A assinatura também contou com a presença do presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Márcio Candido Ferreira, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Fábio Sato.

Márcio ressaltou o crescimento do mercado de café no mundo como um indicador da importância da parceria firmada nesta quarta. “O Espírito Santo produz com muita eficiência e tem potencial de se destacar ainda mais neste contexto de aumento da demanda mundial”, diz.

Para Fábio Sato, discutir e planejar infraestrutura e logística no País é, sem dúvida, um diferencial que beneficiará o setor cafeeiro como um todo, ampliando possibilidades também para a indústria do café solúvel.

Fonte: ES HOJE

 

Nova diretoria do Transcares toma posse em evento que homenageia o “gigante” ex-gerente Motta

Notícias 10 de dezembro de 2024

A nova diretoria do Transcares, que estará à frente do sindicato na gestão 2025-2027, tomou posse, simbolicamente, no sábado, 7 de dezembro, durante uma festa que celebrou, ainda, o ano de 2024. O evento foi realizado no Clube dos Oficiais, em Vitória, e o anfitrião e presidente reeleito, Luiz Alberto Teixeira,  recebeu autoridades, dirigentes do setor, mantenedores e empresários.

Dentre os convidados da festa, o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, o secretário de Estado da Fazenda, Benício Costa, o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, a delegada de Alfândega, Adriana Junger, e o delegado de Polícia Civil Christian Weichert.

A nova gestão começa oficialmente em 1º de janeiro de 2025 e Teixeira continuará apostando na continuidade de gestões anteriores, bem como na implementação de novas ações e  projetos para fortalecer cada vez mais o segmento do transporte rodoviário de cargas e logística no Espírito Santo. Na prática, isso significa continuar focando nos cinco pilares estratégicos que acompanharam a gestão atual: Qualificação e Valorização do Capital Humano; Articulação; Relacionamento e Integração Empresarial; Segurança; Fortalecimento da administração, Comunicação e Marketing, e conservação da sede.

Durante seu discurso de posse, o presidente quis aproveitar o ambiente, o público e o momento para elencar as principais entregas da gestão e agradecer pela “confiança renovada” dos empresários e diretores.

“Com essa reeleição, estou renovando meu compromisso para mais três anos à frente do Transcares. Agradeço a confiança dos diretores, empresários, equipe e dos nossos parceiros. Estar aqui é uma confirmação de dever cumprido e me sinto lisonjeado. E estar lisonjeado não tem nada a ver com vaidade, mas sim com trabalho, o trabalho que, juntos conseguimos pensar, realizar e entregar”.

Presença especial

Um dos convidados da festa era o ex-gerente Administrativo e Financeiro do sindicato, Mauro Sérgio Amorim Motta. Em julho de 2022, após 42 anos de trabalho, ele decidiu se aposentar de suas atividades diárias. Figura respeitada e muito querida no segmento, ele não apenas prestigiou a posse da nova diretoria como foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito Ayval da Luz.

Lançada em 2015, a comenda – a única da história de 45 anos da entidade – leva o nome de um dos fundadores do Transcares e presidente por 21 anos, Ayval da Luz, e é entregue a autoridades, personalidades, empresários e dirigentes com papel relevante em ações que visam o maior fortalecimento do setor de transportes e logística.

Ao chamar Motta para receber a medalha, Teixeira citou a relevância do ex-gerente para a história do Transcares, para o segmento capixaba e para a sua própria jornada na entidade. “Há muitos anos, Motta me disse: ‘Teixeira, você ainda vai ser presidente do Transcares’. E não é que cheguei aqui?”

Seminário Internacional reforça união de esforços para a segurança no trânsito

Notícias 05 de dezembro de 2024

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) promove, na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a terceira edição do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito. Com o lema “Paz no trânsito começa por você”, o evento teve início nessa segunda-feira (2), segue até a quarta-feira (4) e conta com painéis conduzidos por autoridades, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas.

O Sistema Transporte é um dos apoiadores da iniciativa. Vinicius Ladeira, diretor-executivo nacional interino do SEST SENAT, participou da solenidade de abertura, representando o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa. Representantes de diversos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito também estiveram presentes, com foco na meta comum de reduzir os sinistros nas estradas.

Durante a cerimônia de abertura, Vinicius Ladeira destacou o compromisso do Sistema Transporte em promover um trânsito mais seguro, ressaltando a realização de centenas de campanhas educativas. “Precisamos necessariamente unir esforços para encaminhar soluções efetivas. Mesmo sendo um tema complexo que não tem solução única, a educação é um caminho necessário para que possamos avançar na redução das mortes no trânsito”, afirmou.

Ladeira também ressaltou o trabalho das 169 Unidades Operacionais do SEST SENAT, que atuam de norte a sul do Brasil, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional não apenas de caminhoneiros e motoristas de ônibus, mas também dos trabalhadores de todos os modos do setor de transporte e da sociedade em geral.

No Seminário, Adrualdo Catão, secretário nacional de Trânsito, trouxe a necessidade de se adotar uma nova perspectiva para promover a conscientização pela segurança no trânsito. “Esse Seminário e as campanhas do próximo ano devem focar cada vez mais nos fatores de riscos. Devemos pensar não só na educação do condutor e do pedestre, mas também na do gestor de trânsito. O sistema tem que ser seguro”, pontuou.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, destacou o papel estratégico do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). O programa, que busca reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, pode salvar cerca de 86 mil vidas. “O PNATRANS propõe uma nova forma de atuação. É um programa de Estado que traz uma visão sistêmica e a integração de todos os setores”, sublinhou Maria Alice. “Precisamos criar essa sinergia entre todos os gestores de trânsito com um único objetivo: a busca contínua por salvar vidas”, ressaltou.

Também marcaram presença no seminário representantes do Ministério da Saúde, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da Câmara dos Deputados, do DNIT, de Detrans, entre outras autoridades e especialistas.

O 3º Seminário Internacional de Segurança no Trânsito foi transmitido ao vivo, pelo canal do Ministério dos Transportes no YouTube. 

Fonte: Portal NTC

Via Brasil BR-163 e ANTT inauguram o maior Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros do Brasil

Notícias 05 de dezembro de 2024

A Via Brasil BR-163, concessionária responsável pelo trecho da BR-163/230 entre Sinop e Miritituba (PA), e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inaugurarão, na segunda-feira (9), o maior Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros do Brasil. O evento está programado para começar as 14 horas e será realizado na própria estrutura que está localizada no Km 59 da BR-163, território do município de Novo Progresso (PA), contando com a presença de autoridades regionais e federais.

Com 40 mil m2 e capacidade para mais de 200 carretas do tipo bitrem, o PPD conta com vestiários masculinos e femininos equipados com banheiro e chuveiro, sala de descanso com televisão, internet wi-fi, lavanderia e refeitório. O espaço vai trazer mais conforto para os motoristas que trafegam diariamente no trecho.

“Esse é mais um investimento a favor do caminhoneiro. Prezamos por uma prestação de serviço de qualidade e acolhedora para o nosso cliente. Será um espaço de uso livre do caminhoneiro, aberto 24 horas, local confortável para o descanso”, comenta Ricardo Barra, diretor-presidente da empresa.

“A permanência máxima por veículo será de 12 horas contínuas no local, a cada período de 24 horas. Essas estruturas são fundamentais e contribuem para a melhoria das condições de trabalho da categoria, conforme legislações que disciplinam a jornada de trabalho e o tempo de direção dos motoristas profissionais”, destaca Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.

A região beneficiada pelo PPD é uma das principais rotas de caminhoneiros transportando a produção agrícola do Mato Grosso em direção às Estações de Transbordo de Carga (ETCs) de Miritituba, no Pará. Desde 2022, início da prestação de serviço, a empresa vem investindo no segmento, como melhorias no pavimento, renovação de sinalização, limpeza e manutenção de drenagens, instalação de elementos de segurança e conservação da pista.

Fonte: Portal NTC

CNT apresenta a transportadores do Sul desafios do setor acerca de problemas relacionados ao biodiesel

Notícias 04 de dezembro de 2024

A Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) realizou, no último sábado (30/11), em Gramado (RS), sua reunião de diretoria para fazer um balanço das atividades realizadas em 2024 e debater o planejamento para 2025. Durante o encontro, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) apresentou os principais desafios relacionados ao uso de biodiesel pelo setor. A palestra foi conduzida pelo técnico da Gerência Ambiental da CNT Raflem Santos.

No Brasil, o biodiesel de base éster é misturado ao diesel fóssil em teor de 14%, índice superior ao praticado internacionalmente, que gira em torno de 7%. Além da formação de borra no tanque e do entupimento de bicos injetores, os transportadores sofrem com o comprometimento da potência do veículo e a redução de vida útil das peças. Na Região Sul, esse problema pode ser agravado devido às suas baixas temperaturas, que solidifica o biocombustível em função das características físico-químicas do insumo.

Francisco Cardoso, presidente da Fetransul, reforçou a necessidade de reduzir o teor de biodiesel na mistura para um limite de 10%. Além disso, defendeu que o Brasil precisa de um plano incentivado de renovação da frota para viabilizar a retirada do mercado de veículos mais antigos, maiores emissores de CO2, com mais rapidez.

Para auxiliar o setor, a CNT lançou recentemente um guia de orientações aos transportadores rodoviários que demonstra os procedimentos necessários para o registro de reclamações, manifestações ou denúncias junto ao governo federal sobre problemas enfrentados em relação ao biodiesel.

“O guia orienta como as empresas podem relatar ao governo problemas enfrentados durante a atividade, em especial, falhas mecânicas relacionadas ao uso do biodiesel. Os relatos podem ser feitos junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e à CGU (Controladoria-Geral da União)”, orientou Raflem Santos, que também apresentou as diversas alternativas energéticas disponíveis no Brasil.

A reunião contou também com painéis do economista André Matcin, do Banco Itaú, que analisou o cenário da economia global e seus efeitos no setor de transporte do Brasil, além de trazer as projeções para o crescimento do país para 2025. Também fizeram parte da agenda do dia temas jurídicos. Raquel Caleffi, assessora jurídica da Federação, abordou questões trabalhistas e a recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a jornada de trabalho de motoristas. Já o advogado Fernando Massignan, do escritório Zanella Advogados, tratou de assuntos tributários que impactam diretamente o setor.

Fonte: Agência CNT de Notícias. Com informações da Fetransul

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