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Mulheres no Transporte: inscrições abertas para evento que discute protagonismo feminino no setor
Notícias 10 de abril de 2025
Encontro presencial acontece no dia 7 de maio, em Brasília, e vai reunir empresárias, executivas e lideranças do transporte para debater inclusão e diversidade
Estão abertas as inscrições para o evento Mulheres no Transporte – Trajetórias que inspiram, que será realizado na tarde de 7 de maio, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), em formato presencial. O encontro, que acontece, das 14h às 19 horas, reunirá lideranças femininas de todos os modais do setor – RODOVIáRIO, ferroviário, aquaviário e aéreo –, além de autoridades e representantes de diversas áreas.
O encontro tem como propósito promover a troca de experiências, incentivar parcerias estratégicas e engajar empresas e lideranças na ampliação da presença feminina no transporte. Integrado à agenda institucional do Sistema Transporte, o evento foi pensado para reconhecer e valorizar o papel das mulheres em um setor historicamente marcado pela predominância masculina.
Atualmente, as mulheres representam 17,8% dos trabalhadores das empresas de transporte no Brasil, o que equivale a cerca de 390 mil vínculos ativos, segundo o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, 2024). No âmbito do Sistema Transporte, o Censo 2023 da instituição aponta avanços importantes: 57% do quadro de pessoal é formado por mulheres e 55% dos cargos de liderança são ocupados por elas, com equidade salarial entre homens e mulheres em funções equivalentes.
A abertura do evento contará com a presença do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; da diretora nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; da diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Reende, e da diretora adjunta do ITL, Eliana Costa.
Estão previstas conversas com mulheres que são referência no transporte e em áreas estratégicas do mercado. Além dos painéis, o evento contará com a apresentação de iniciativas que fortalecem a participação feminina no setor, como A Voz Delas, da Mercedes-Benz, e Vez & Voz – Mulheres no TRC. Ao final, o evento promoverá um momento de networking entre as participantes com um coquetel.
Mulheres no Transporte – Trajetórias que inspiram
Presencial – Dia 7 de maio, das 14h às 19 horas
Local: Brasília (DF) – Sede do Sistema Transporte
Novo mantenedor do Transcares, o Grupo Ventura Invest tem entre soluções o FIDC, fundo entre as classes de ativos que mais cresce no País
Notícias 09 de abril de 2025
Documentos, frota, escritório, registro, seguro e mão de obra estão entre os itens obrigatórios para quem deseja abrir uma transportadora. Porém, para além desse “combo”, existe outro cuidado que não pode ser esquecido pelo empreendedor: a saúde financeira da empresa! Mantê-la exige, dentre outras coisas, monitoramentode receitas e despesas, gestão de fluxo de caixa, redução de custos e planejamento financeiro. E não é que o Transcares acaba de receber em seu quadro de Mantenedores a Ventura Invest, empresa especializada na aquisição de direitos creditórios e cujo foco é justamente preservar a saúde das finanças das transportadoras associadas? Ponto para o segmento do TRC!
Unindo-se ao Transcares, a Ventura Invest tem grandes planos. Sua expectativa é ampliar em 5 ou 6% o volume de negócios a partir da parceria com o sindicato, iniciada há pouco mais de um mês. Das soluções que oferece ao mercado, a grande aposta é no FIDC – Fundo de Investimento em Direitos Creditórios, tipo de investimento em renda fixa que aplica recursos em títulos de crédito de empresas.
Grupo Capixaba com dez anos de existência, atua em todo território nacional, oferecendo soluções de crédito para diversos segmentos e atendendoàs necessidades específicas de cada área de atuação. A expertise dos gestores abrange setores do comércio eserviços até indústria e agronegócio.
“Nos tornamos mantenedor do Transcares porque percebemos sinergia entre o que propomos e a realidade do segmento. Por meio da antecipação de recebíveis, as empresas conseguem antecipar e melhorar o fluxo do caixa, e uma boa notícia é o fato de que a nossa taxa de antecipação é bastante competitiva”, ressalta o economista estrategista e presidente do Conselho Consultivo do Grupo Ventura Invest, Adalberto Caetano, que diz estar sendo muito bem recebido no segmento do transporte de cargas e logística. “Participamos do primeiro Almoço Executivo do Transcares, quando nos apresentamos e divulgamos nossos produtos, serviços e soluções, e a primeira impressão que tivemos foi muito boa”.
Considerado uma estratégia inteligente para pequenas e médias empresas, o FIDCotimiza a gestão financeira de uma empresa, permite investimento em ampliações, insumos e tecnologias de precisão, e está em alta! O fundo é uma das classes de ativos que mais cresce no País e tem se mostrado uma alternativa competitiva ao crédito bancário tradicional.
“O FIDC se tornoucompetitivo e um dos motivos é o fato de permitir às empresas acessar capital de giro rapidamente”, justifica Adalberto.
Além da Antecipação de Recebíveis, o Grupo Ventura Invest oferece outras soluções – Financiamento a Fornecedores, Operações Estruturadas de Crédito, Conta Escrow, CCB – Cédula de Crédito Bancário, Antecipação de Cartão de Crédito e Conta DigitalVentura Bank.
Quer saber mais sobre o novo mantenedor Transcares? Acesse https://venturainvest.com.br/
Entrevista Em Destaque com Luiz Teixeira - TRANSCARES
Notícias 09 de abril de 2025
Acesse aqui!
Procura por consórcio de caminhões recua no início de 2025, mas setor aposta em retomada
Notícias 09 de abril de 2025
Apesar da queda nas novas adesões, aumentos expressivos no volume de créditos, tíquete médio e contemplações reforçam expectativa de crescimento de 10% no ano, segundo a ABAC
As vendas de novas cotas de consórcio para veículos pesados recuaram 24,3% no primeiro bimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), foram comercializadas 29,51 mil cotas entre janeiro e fevereiro deste ano, ante 38,96 mil no mesmo intervalo de 2024.
Apesar da retração nas adesões, o setor já dá sinais de recuperação. Em fevereiro, o volume de vendas superou o de janeiro, indicando uma possível retomada gradual da confiança do consumidor. Esse movimento estaria ligado ao início do calendário econômico, à estabilização de indicadores macroeconômicos e a uma leve melhora na percepção de risco por parte do comprador.
Segundo o presidente da ABAC, Paulo Roberto Rossi, o cenário exige análise cuidadosa, mas os fundamentos são favoráveis. “O consórcio é sempre uma alternativa para quem quer fugir dos juros. Para 2025, entendemos que a trajetória das vendas de cotas seguirá ascendente, convergindo para nossa previsão de crescimento de 10% em relação a 2024”, afirma.
Mesmo com a redução no número de novos consorciados, outros indicadores do setor apontam para um desempenho robusto. O volume de créditos comercializados cresceu 3% no bimestre, passando de R$ 6,24 bilhões para R$ 6,43 bilhões. Já o tíquete médio atingiu R$ 236,97 mil em fevereiro, um salto de 30,3% frente ao mesmo mês de 2024.
Outro destaque foi o avanço nas contemplações: 19,04 mil consorciados foram contemplados nos dois primeiros meses deste ano, uma alta de 38,1%. O volume de créditos disponibilizados para aquisição de bens cresceu ainda mais – 78,3% –, alcançando R$ 4,10 bilhões.
Participantes ativos e comportamento do consumidor
O número de participantes ativos no sistema também avançou 10,4%, chegando a 870,32 mil, o que demonstra a resiliência do setor. “Enquanto em 22 dias úteis de janeiro somamos 14,68 mil cotas, em fevereiro, com 20 dias úteis, houve um crescimento de 1%, com 14,83 mil cotas. Quando comparamos os meses de fevereiro de 2025 e 2024, o aumento foi de 28,4%. Isso confirma que a retomada já começou”, afirma Rossi.
Para o dirigente da ABAC, o comportamento recente reflete uma mudança no perfil do consumidor, principalmente no setor de transporte e agronegócio. “Historicamente, o consórcio tem sido a melhor alternativa para aqueles que buscam renovar ou ampliar suas frotas. É um mecanismo de autofinanciamento que preserva a isonomia entre seus participantes, com custos mais baixos e regras claras.”
Rossi explica que os dados do início do ano já incorporam a dinâmica de setores-chave como o agronegócio, que caminha para uma safra recorde em 2025. “Com mais crédito do Plano Safra e maior demanda por transporte, o uso de consórcios deve aumentar. Isso também impulsiona negócios em outros segmentos da economia”, avalia.
Mesmo com juros elevados, o consórcio segue sendo uma alternativa viável para planejamento financeiro. “Independentemente da conjuntura econômica, o consórcio sempre foi uma boa estratégia para o segmento transportador. Como não possui juros – apenas taxa de administração –, é ideal para quem se planeja e busca trocar de veículo com previsibilidade e menor custo”, conclui o presidente da ABAC.
Fonte: Transporte Moderno
ANTT intensifica monitoramento e ação rápida diante das fortes chuvas
Notícias 08 de abril de 2025
No cenário desafiador das últimas chuvas intensas que atingiram diversas regiões do país, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reforça sua atuação firme, técnica e coordenada para garantir a segurança dos usuários e a fluidez no tráfego das rodovias federais concedidas.
Neste domingo (6/3), a ANTT reforçou seu trabalho permanente por meio do Comitê de Monitoramento Climático, que atua de forma integrada com as concessionárias de rodovias para acompanhar de perto os impactos dos eventos climáticos extremos.
O trabalho envolve o Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da ANTT, que mantém conexão direta com os centros de controle das concessionárias, além das equipes de fiscalização que atuam em campo. Esse modelo de atuação em rede permite não apenas acompanhar a situação em tempo real, como também garantir respostas rápidas em momentos críticos.
Interdições ativas: atenção redobrada em trechos críticos
Atualmente, estão ativas três interdições em rodovias sob concessão federal, todas motivadas por eventos climáticos:
- BR-116/RJ (Serra de Teresópolis – Ecoriominas): dois trechos permanecem com interdição total entre os Km 93, 121 e 115; Km 116 desde as 12 horas do dia 5 de abril. O bloqueio foi causado por deslizamentos e queda de vegetação e pedras.
Até o momento, não há previsão de liberação informada pela concessionária.
O trecho segue sendo monitorado continuamente.
- BR-381/MG (Camanducaia – Autopista Fernão Dias): a interdição parcial entre os Km 908 e 924, iniciada em janeiro deste ano, continua vigente, com tráfego liberado em apenas uma das faixas.
Interdições solucionadas: atuação eficaz e resposta rápida
A ANTT também informa que, graças à atuação integrada com as concessionárias, duas ocorrências registradas no sábado (5) já foram resolvidas:
- BR-101/RJ (RioSP): os trechos entre os Km 542 a 428,5, afetados por acúmulo de água e deslizamentos, foram totalmente liberados no mesmo dia, às 18h30.
- BR-040 (Duque de Caxias – CONCER): a interdição causada por bolsões d’água no Km 113 foi resolvida e o tráfego restabelecido às 18 horas do dia 5.
Segurança como prioridade
A atuação da Agência está cada dia mais conectada, proativa e orientada pela gestão de riscos, com foco na segurança dos usuários.
A ANTT também mantém atualizações constantes sobre as condições das rodovias em seus canais oficiais e reforça a orientação para que motoristas evitem os trechos interditados e respeitem as sinalizações. A segurança viária é uma construção coletiva – e começa pela informação precisa e pela ação rápida.
Fonte: ANTT
Preço do diesel cai menos do que o esperado após corte nas refinarias da Petrobras
Notícias 08 de abril de 2025
A primeira pesquisa semanal de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), realizada após a redução de 4,6% no preço do diesel nas refinarias da Petrobras, revelou que o repasse ao consumidor foi bem inferior ao esperado.
De acordo com a ANP, o diesel S-10 foi comercializado, em média, a R$ 6,38 por litro nesta semana, uma redução de apenas R$ 0,02 em relação ao valor da semana anterior. O corte no preço do combustível nas refinarias da Petrobras entrou em vigor na quarta-feira (2).
A estatal havia previsto um repasse médio de R$ 0,15 por litro ao consumidor, considerando que 14% da mistura comercializada nos postos é composta por biodiesel. A coleta dos dados para a pesquisa de preços da ANP normalmente ocorre no início da semana, o que pode explicar o repasse menor registrado.
A Petrobras vinha sendo pressionada pelo governo a reduzir o preço do diesel, que estava sendo vendido acima da paridade de importação — uma referência de quanto custaria importar o produto para o Brasil.
Inicialmente, o corte no preço do combustível alinhou o valor cobrado pela estatal às cotações internacionais. No entanto, a queda nos preços do petróleo após o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez com que o preço voltasse a operar com um prêmio.
Na abertura do mercado desta sexta-feira (4), o preço médio do diesel nas refinarias da Petrobras estava R$ 0,10 por litro acima da paridade de importação calculada pela Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).
Fonte: SETCEMG
Modal Expo 2025: boas expectativas e enorme potencial para fazer história
Notícias 04 de abril de 2025
Colocar qualquer evento “de pé” já é um desafio. Imagine, então, o que é realizar uma feira cercada de expectativas e grandes números, e cuja inspiração é a famosa LetExpo, que apresenta as últimas novidades em transporte e logística sustentáveis e é realizada em Verona, na Itália? É neste cenário que a Modal Expo está nascendo. A primeira Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior do Espírito Santo está marcada para acontecer de 3 a 5 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Estamos, portanto, a menos de três meses do evento que tem sido descrito como um importante passo rumo à transformação do Espírito Santo num hub logístico.
Grandes números giram em torno do evento: área de mais de 10 mil metros quadrados; previsão de 100 marcas expositoras e, aproximadamente, sete mil visitantes; mais de 70 horas de conteúdo especializado; e possibilidade de uma movimentação superior a R$ 50 milhões em negócios. No entanto, na opinião de Marcos Milaneze, diretor da Milanez &Milaneze, realizadora da feira, o grande diferencial da Modal Expo em relação a outras feiras de logística no País está na sua abordagem estratégica e integrada.
“Não estamos falando apenas de uma feira de negócios, mas de um verdadeiro hub de inovação e conhecimento que reunirá os principais players do setor em um ambiente propício para networking, aprendizado e fechamento de negócios”, argumenta.
Apesar da junção networking, aprendizado e negócios ser o “top 1” de Milaneze no quesito diferencial, ele mesmo elege outros dois elementos: localização e curadoria do conteúdo.
“O Espírito Santo tem papel estratégico na logística nacional, sendo um ponto de conexão fundamental entre diferentes modais de transporte, com portos de grande relevância, infraestrutura rodoviária, aérea e ferroviária qualificada e um ambiente de negócios favorável. Daí eu apostar na localização como fator crucial”, argumenta, completando em seguida.
“E o terceiro diferencial é a curadoria de conteúdo do evento. A programação técnica da Modal está sendo pensada para trazer tendências, desafios e soluções inovadoras, com palestras, painéis e workshops de alto nível, ministrados por especialistas e grandes nomes do mercado”.
Presidente do Transcares, Luiz Albert Teixeira completa. “A experiência da feira irá muito além da exposição. Ela vai proporcionar um verdadeiro intercâmbio de conhecimento e novas oportunidades para todos os participantes”.
Status atual
Em pouco mais de 60 dias, os setores de transporte e logística, comércio exterior e atacadista vão “respirar” Modal Expo por três dias. Lançada em outubro, no Palácio Anchieta, os bastidores começaram a “esquentar” já no final de 2024, com a força-tarefa em busca de patrocinadores e expositores, e Marcos se diz animado com o andamento e ritmo de adesão. “Já temos um número significativo de stands vendidos e confirmados, com empresas de renome no setor de transportes e logística, o que nos dá uma grande confiança quanto à qualidade da feira.A participação de grandes players do mercado e a diversidade de expositores demonstram o potencial da Modal para ser um evento de destaque no calendário do setor”.
Lançando mão de sua experiência de executivo da empresa que figura como uma das principais promotoras de feiras de negócios B2B do Brasil, com uma cartela de eventos próprios que contempla Cachoeiro Stone Fair (setor de rochas), Wine South America (vinhos) e Mec Show (direcionada ao setor industrial), Marcos Milaneze define o potencial da Modal Expo como “incrível” e aposta que entre cinco e 10 anos ela já estará entre as grandes feiras do País.
A Modal Expo é uma promoção do Transcares, Sindiex eSincades, e leva a assinatura da Milanez &Milaneze e da Liga de Marketing.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Comunicação do Transcares
Sest Senat de Colatina oferece atendimentos in company a empresas de Colatina
Notícias 04 de abril de 2025
Se o assunto for saúde e bem-estar, profissionais das transportadoras Teixeira Transportes e Patrus, e da Viação Pretti certamente estão um passo à frente das demais empresas de transporte de Colatina, e o motivo para isso tem nome: o projeto Sest Senat Mais Perto, desenvolvido pela equipe da unidade de Colatina com atendimentos in company. Desde janeiro, as três empresas estão proporcionando às suas respectivas equipes atendimentos de saúde, nas áreas de Fisioterapia e Psicologia, e programas de qualidade de vida e capacitação profissional.
Sim, estamos falando de comodidade! Mas outras vertentes do projeto precisam ser consideradas, como destaca a Coordenadora de Promoção Social, Daniely Lorenzon. Segundo ela, o projeto é extremamente estratégico.
“Com essa nova frente de atuação, promoveremos ações que impactam positivamente a vida dos trabalhadores e a dinâmica das empresas, e isso reafirma nosso papel estratégico no setor de transportes e logística”, argumenta ela, lembrando que o atendimento seguirá um cronograma para garantir a regularidade e a efetividade das ações.
E para além da comodidade e natureza estratégia, a implementação do atendimento in company fortalece o vínculo entre empresas e colaboradores, contribui para a redução de afastamentos médicos e aumenta a produtividade. Essa é a opinião do diretor da unidade, Alexandre Fraga.
“Nosso projeto fortalece a conexão empresa/trabalhador ao garantir que os profissionais tenham acesso a serviços fundamentais para sua saúde e bem-estar sem comprometer sua rotina rofissional, e contribuindo com a redução de afastamentos por questões médicas estamos investindo no capital humano, que se reflete diretamente na eficiência operacional das empresas”, pondera.
As empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato com o Sest Senat de Colatina no telefone (27) 2101-8000 e receber mais informações sobre os serviços disponíveis e a programação dos atendimentos. Os atendimentos das equipes de Fisioterapia e Psicologia seguem um cronograma para garantir a regularidade e a efetividade das ações.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Comunicação do Transcares
Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT recebe novas homologações da BP Bunge Bioenergia e da Raízen
Notícias 04 de abril de 2025
A Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT conquistou novas homologações junto a grandes embarcadoras, reforçando a qualidade de sua formação e ampliando as oportunidades para motoristas sem experiência. As recentes aprovações da BP Bunge Bioenergia e da Raízen consolidam o reconhecimento do projeto e impulsionam a inclusão de novos profissionais no setor de transporte, com destaque para a inserção feminina.
A homologação da BP Bunge Bioenergia, concedida em 17 de março, permite que motoristas sem experiência sejam contratados por transportadoras vinculadas à empresa, desde que tenham concluído o curso do SEST SENAT. Essa decisão valida a excelência da capacitação oferecida pela instituição e atende à crescente demanda do setor por profissionais qualificados.
Já a Raízen, que homologou o curso em 25 de março, promove um avanço significativo na inclusão feminina no transporte de combustíveis. Antes, a empresa exigia dois anos de experiência para contratação de motoristas. Com a nova validação, esse requisito foi reduzido para seis meses para o público geral e eliminado para mulheres capacitadas pelo SEST SENAT, ampliando o acesso de profissionais do sexo feminino a um mercado historicamente masculino.
Essas homologações se somam às já concedidas por grandes empresas do setor, como Ipiranga, Vibra e a própria Raízen em edições anteriores, fortalecendo o impacto do SEST SENAT na qualificação profissional e no desenvolvimento do transporte brasileiro.
Escola de Motoristas
O projeto oferece formações em transporte de produtos perigosos, cargas indivisíveis, transporte coletivo de passageiros e transporte escolar. Os cursos abordam competências essenciais para motoristas profissionais, como condução segura e econômica, atendimento ao cliente e normas regulamentadoras, além de práticas de direção em áreas urbanas e rurais.
Os cursos são gratuitos para profissionais vinculados ao setor de transporte e possuem valores acessíveis para pessoas da comunidade em geral que tem interesse em ingressar na área. Além disso, o SEST SENAT concede mais de mil bolsas anualmente.
Só em 2024, a Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT já formou mais de 7 mil motoristas, ampliando o acesso à capacitação e impulsionando a empregabilidade no setor.
Fonte: CNT
Agenda Institucional 2025: CNT apresenta ao Governo Federal as pautas de interesse do setor
Notícias 03 de abril de 2025
O Poder Executivo, com sua responsabilidade pela execução de políticas públicas, representa um parceiro vital para o setor transportador na busca por avanços em áreas essenciais, como infraestrutura, segurança pública, sustentabilidade, tributação e inovação tecnológica. A partir daí, surge a importância do acompanhamento institucional realizado pelo Sistema Transporte junto ao governo.
Esse trabalho constante de diálogo e defesa dos interesses do setor pode ser acompanhado com profundidade na recém-lançada Agenda Institucional Transporte e Logística 2025, que está disponível para consulta nos formatos digital e físico.
A publicação faz uma seleção de temas e subtemas transversais na Administração Pública discutidos em ministérios, secretarias, agências reguladoras, empresas públicas e órgãos diversos. A seguir, exemplificamos esse panorama com três temas macro: tributação, financiamento da infraestrutura nacional e transição energética.
TRIBUTAÇÃO
Após a sanção da Lei Complementar nº 214/2025, que regulamentou a reforma tributária (EC 132/2023), quais aspectos do sistema tributário nacional ainda preocupam as empresas de transporte e logística? Na verdade, apesar das vitórias garantidas pela atuação institucional do Sistema Transporte nessa seara, a carga tributária ainda é considerada muito elevada em comparação à de outros países. Por isso, as posições do setor precisam ser reiteradas junto ao governo, para avançar na pauta e não permitir retrocessos.
Temas a serem acompanhados:
1. Reconhecimento legal de que os valores da folha de pagamento e os seus encargos possam ser reconhecidos como créditos para fins de apuração de PIS/Cofins.
2. Fim da incidência do IOF.
3. Não incidência do IPTU sobre imóveis e faixas de domínio vinculados a concessões de serviços públicos.
4. Transição para o novo sistema tributário de IBS e CBS, com o estabelecimento de um período claro de transição e planejamento.
5. Simplificação das obrigações tributárias acessórias.
6. Destinação obrigatória de parte da arrecadação do IVA para o financiamento de projetos de infraestrutura logística sustentável, com foco na multimodalidade.
FINANCIAMENTO DA INFRAESTRUTURA NACIONAL
O investimento eficaz na infraestrutura nacional é fundamental para alimentar o crescimento econômico e aprimorar a mobilidade, que atua como eixo central do desenvolvimento social. O Sistema Transporte defende a infraestrutura de transporte como pilar do progresso, buscando assegurar que os investimentos sejam dirigidos estrategicamente para aumentar a capacidade, modernizar as operações e promover eficiência energética e sustentabilidade ambiental no setor de transporte.
A colaboração entre os setores público e privado emerge como um caminho crucial para realizar projetos ambiciosos que possam atender à crescente demanda da sociedade. Nesse sentido, é vital desonerar e facilitar a entrada de capital estrangeiro, bem como ampliar a parceria com a iniciativa privada para incrementar a infraestrutura de transporte e logística.
Temas a serem acompanhados:
1. Eliminação dos entraves à entrada de capital estrangeiro para o investimento em infraestrutura.
2. Desoneração dos investimentos na infraestrutura de transporte e logística.
3. Promoção de um programa de parcerias público-privadas (PPPs) patrocinadas para a manutenção de rodovias, de forma a reduzir a pressão no orçamento exercida pela necessidade de constante manutenção da malha rodoviária.
4. Defesa de modelagens atrativas para estimular a participação da iniciativa privada nos Programas de Concessões Federais.
5. Garantia de que os fundos relacionados ao setor de transporte sejam utilizados exclusivamente para o desenvolvimento de suas áreas finalísticas.
6. Determinação de que as operadoras de telefonia ofereçam área de cobertura para sinal de telefone móvel de, no mínimo, 90% nas rodovias federais e estaduais.
7. Reformulação da matriz de risco dos contratos de concessão, especialmente para riscos climáticos, residuais, extraordinários, insumos, demandas, desapropriação e desocupação.
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
O setor transportador tem papel estratégico na promoção da mobilidade sustentável e na integração de soluções inovadoras que garantam um menor impacto ambiental. A adoção de combustíveis verdes, a eletrificação de frotas e investimentos em infraestrutura de recarga e abastecimento são caminhos necessários para alinhar a matriz energética brasileira às metas climáticas.
Para consolidar essa transformação, o Sistema Transporte propõe um ambiente regulatório que incentive o desenvolvimento e a utilização de combustíveis de baixa emissão, como o diesel verde, o combustível sustentável de aviação (SAF), o biometano e o hidrogênio verde. A CNT, por sua vez, desenvolve estudos que visam avaliar a viabilidade técnica das fontes alternativas de energia.
Temas a serem acompanhados:
1. Garantia da viabilidade técnica, mecânica e laboratorial e a eficiência dos biocombustíveis.
2. Liderança da agenda de transição energética no setor de transporte na COP30.
3. Garantia da abertura de linhas de crédito para o financiamento de renovação de frotas no Brasil, visando à inserção de veículos novos e tecnológicos no transporte.
4. Incentivo à multimodalidade com foco em descarbonizar o transporte global.
5. Definição de critérios específicos para o setor de transporte, no âmbito da Taxonomia Sustentável Brasileira, considerando práticas de mitigação e adaptação climática.
O que é a Agenda Institucional?
A Agenda contempla projetos que tramitam no Congresso Nacional, assuntos conduzidos pelo governo federal — ministérios e agências reguladoras — e ações que aguardam decisões por parte dos magistrados dos tribunais federais, como o STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e o TST (Tribunal Superior do Trabalho). Cada uma dessas pautas foi cuidadosamente mapeada pela equipe técnica da CNT, com a colaboração das entidades associadas e filiadas à Confederação.
Acesse aqui o documento.
Fonte: CNT
Secretaria da Segurança Pública publica site com estatísticas criminais de todo o Estado
Notícias 03 de abril de 2025
A Gerência do Observatório da Segurança Pública (Geosp) da Sesp é a responsável por coordenar a sistematização, produção e compartilhamento de dados e estatísticas criminais do estado. A partir das necessidades e estatísticas produzidas pela da Geosp, o site foi desenvolvido pela equipe do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) e se encontra disponível para acesso no site da Sesp, bem como no endereço: observatorio.sesp.es.gov.br
O site oferece ao usuário infográficos com relatórios analíticos sobre os principais indicadores criminais, além de painéis interativos com dados de interesse público, como homicídios, crimes patrimoniais, violência contra a mulher, letalidade policial, mortes no trânsito, afogamentos e pessoas desaparecidas.
A novidade foi divulgada em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira, na sede da Sesp, em Vitória. Participaram os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), coordenador do Programa Estado Presente; e, Leonardo Damasceno (Segurança Pública e Defesa Social); o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; e o gerente do Observatório da Segurança Pública da Sesp, Carlos Souza.
“Hoje é 1º de abril, data conhecida o “dia da mentira”, mas estamos aqui entregando para a população uma ferramenta de transparência, de combate à mentira. Este painel oferece à população todas as estatísticas criminais do Estado, está disponível para que qualquer cidadão faça sua consulta, sem a necessidade de solicitar informações, ou passar por qualquer processo burocrático. O Governo do Estado Estado preza pela transparência e clareza de informações e com este painel estamos dando mais um passo neste sentido”, afirmou Damasceno.
O secretário Álvaro Duboc reforçou que esse é mais um passo importante no compromisso com a transparência e a gestão baseada em evidências. “Essas ferramentas foram desenvolvidas para que a sociedade tenha acesso, de forma clara e objetiva, aos dados que orientam as decisões e políticas públicas de segurança capixabas. Esses painéis permitirão que cidadãos, pesquisadores, jornalistas e gestores acompanhem a evolução dos nossos principais indicadores, como índices de criminalidade, produtividade policial e investimentos no setor. Transparência é um valor central da gestão do governador Renato Casagrande, e com essa iniciativa, o governo reafirma que segurança pública se faz com dados, diálogo e decisão responsável”, ressaltou o coordenador do Programa Estado Presente.
Para o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, instituição que também compõe o Comitê Executivo do Observatório da Segurança Cidadã (CEOSC), o site é mais um avanço no campo da segurança pública do Espírito Santo.
“O site do Observatório da Segurança Pública representa um avanço significativo na transparência dos dados criminais do Espírito Santo. Com uma plataforma interativa e de fácil acesso, pesquisadores, jornalistas e a população em geral poderão acompanhar os principais indicadores de segurança de forma clara e objetiva. Essa iniciativa fortalece a produção e a disseminação de conhecimento, permitindo uma análise mais qualificada da realidade da segurança pública no Estado”, completou Lira.
Fonte: SESP/ES
PRF coloca em ação a 3ª etapa da operação Descanso Legal, nas rodovias federais
Notícias 28 de maro de 2025
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, nesta quarta-feira (26), a terceira etapa da operação “Descanso Legal”, voltada à fiscalização do tempo de repouso dos profissionais do transporte RODOVIÁRIO de cargas.
De acordo com a Corporação, a operação segue, até o dia 4 de abril, nos principais corredores estratégicos das rodovias federais, verificando as condições de veículos e dos condutores que transportam cargas pelo Brasil.
Durante as abordagens, serão checados, por meio do cronotacógrafo, o tempo de condução dos motoristas e o cumprimento do descanso estabelecido pela legislação, que é de 11 horas ininterruptas a cada 24 horas.
Além disso, será verificada a documentação dos veículos, das cargas e o estado de conservação dos caminhões, especialmente dos sistemas de freios.
“Ao assegurar o direito ao descanso do profissional do transporte rodoviário, a PRF previne acidentes com caminhões e carretas, pois o motorista submetido a jornadas de trabalho sem o devido repouso coloca em risco a vida das pessoas e a sua própria. Prevenção ainda é a melhor forma de enfrentamento à violência no trânsito, tanto nas BRs quanto nas cidades, uma vez que muitas rodovias federais cortam extensas áreas urbanas”, esclarece o diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Oliveira.
A fiscalização se dará, preferencialmente, pela análise do disco ou fita diagrama do cronotacógrafo – equipamento obrigatório em ônibus e caminhões, que registra velocidade, distância percorrida e tempo de direção – ou pela verificação do diário de bordo, papeleta, ficha de trabalho externo ou ficha de trabalho do autônomo.
Legislação vigente
Em março deste ano, após o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5322 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foram feitas modificações nas legislações que regulamentam o exercício da profissão de motorista, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), alterando substancialmente a fiscalização da Lei do Descanso.
A principal mudança promovida pela ADI 5322 é o descanso de 11 horas a cada 24 horas, que agora deve ser cumprido de forma integral e não fracionada, como anteriormente. Entretanto, continua valendo o descanso de 30 minutos entre 6 horas de condução de veículo de cargas e a cada 4h30 de condução de veículo de passageiros. Esse descanso pode ser fracionado em intervalos mínimos de 5 minutos.
Cenário preocupante
Segundo a PRF, apesar de esforços de fiscalização, os índices de sinistros de trânsito e mortes envolvendo veículos de cargas ainda são altos e precisam ser controlados por meio de políticas públicas e de fiscalização permanente.
Em 2024, foram registrados 18.511 sinistros com veículos de carga, que resultaram na morte de 2.884 pessoas e ferimentos em outras 19.451. As estatísticas também revelam que a esmagadora maioria das causas está diretamente relacionada aos condutores.
Diante desse cenário, a Polícia Rodoviária Federal vem aumentando esforços para melhorar a segurança viária no transporte rodoviário de cargas. Em outubro de 2024, a PRF reforçou as iniciativas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e realizou, entre dezembro de 2024 e o Carnaval de 2025, a Operação Rodovida, com foco na diminuição de sinistros durante os períodos de maior movimento nas vias federais.
Nesse contexto, a Operação Descanso Legal se apresenta como uma resposta estratégica de fiscalização, promovendo ações educativas e de conscientização sobre a importância de práticas seguras no trânsito. Nas duas primeiras etapas da operação, realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, respectivamente, foram fiscalizados mais de 25 mil veículos de carga e aplicadas mais de 6.500 autuações por descumprimento do tempo de descanso.
Raio X
O modal rodoviário responde, sozinho, por cerca de 65% da movimentação de cargas no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). São cerca de 600 mil caminhoneiros autônomos, 200 mil empresas e 482 cooperativas cadastradas no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), ou seja, apenas no setor formal. O transporte rodoviário de cargas movimenta uma frota de 7,9 milhões caminhões e carretas e transportou, em 2024, mais de 175 milhões de toneladas de granéis sólidos e combustíveis, entre outros.
Tragédia
Na madrugada de 21 de dezembro de 2024, na BR-116, em Teófilo Otoni (MG), um dos maiores sinistros rodoviários da história recente do Brasil provocou a morte de 39 pessoas e ferimentos em outras 11, depois que uma carreta em alta velocidade atingiu em cheio um ônibus de passageiros que seguia de São Paulo para a Bahia.
As investigações concluíram que o motorista dirigia sob efeito de álcool, drogas e violava o período de repouso. Também foi constatado que as notas fiscais e outros documentos de transporte da carga foram adulterados para encobrir um excesso de peso de mais de 16 toneladas de blocos de quartzito.
Na última sexta-feira (21), a justiça de Minas Gerais acolheu denúncia do Ministério Público (MPMG) contra o motorista e o dono da transportadora. Os dois vão a júri popular pelos crimes de homicídio qualificado e tentativa de homicídio.
Fazendo o trabalho
Para o coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Rizzotto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando um excelente trabalho no combate à exploração de motoristas profissionais, contribuindo, assim, para a prevenção de tragédias. “Ao fiscalizar abusos de jornada, a PRF ajuda a reduzir os sinistros e a salvar vidas. Veículos pesados conduzidos por motoristas fatigados são verdadeiras armas de destruição em massa. O que parece estar faltando, pelo menos segundo o que vemos no noticiário, são operações semelhantes por parte das Polícias Rodoviárias estaduais. Ao que tudo indica, elas têm sido omissas e deixam toda a responsabilidade com a PRF.”
Fonte: Portal Estradas (26/03/2025)
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