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Palestra sobre negociação coletiva e as transformações no mundo do trabalho. Transcares? Presente!

Notícias 15 de agosto de 2025

A negociação coletiva e as transformações no mundo do trabalho foram tema de uma palestra ministrada na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto, e a factualidade do tema não levou apenas um, mas três representantes do Transcares. Estavam na Reunião Técnica e Capacitação em Mediação de Conflito e Relações do Trabalho, no Hotel Senac, em Vitória, o superintendente, Mario Natali, e os assessores jurídicos Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias.

A negociação coletiva é um instrumento fundamental para equilibrar interesses entre empregadores e trabalhadores, garantindo condições justas de trabalho e fortalecendo o diálogo social. E num cenário de rápidas transformações no mundo do trabalho ela ganha ainda mais relevância, uma vez que permite adaptar regras e benefícios às realidades específicas de cada setor, preservando direitos e assegurando competitividade. “Sem dúvida, um tema importantíssimo para o mercado e se é importante para o segmento do transporte de cargas e logística, o Transcares está presente”, destacou Natali.

Na opinião de Alessandra, a palestra trouxe pontos cruciais que precisam ser considerados sempre que se iniciam as convenções. Na sua opinião, é preciso desmistificar esse processo.

“A negociação coletiva não deve ser vista apenas como uma obrigação legal, mas como uma ferramenta estratégica para promover estabilidade, equilíbrio e soluções construídas a partir do diálogo. Ela permite a mediação inteligente de conflitos, a melhoria contínua das condições de trabalho e a adaptação das regras às realidades específicas de cada setor ou empresa. Quando negligenciada, abre espaço para relações engessadas e tensas. Mas quando bem conduzida, fortalece a confiança, a previsibilidade e a durabilidade dos vínculos entre empregadores e trabalhadores”.

Fonte: Anna Carolina Passos

ANTT promove 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 15 de agosto de 2025

A ANTT realizará, no dia 2 de outubro de 2025, das 9h às 18 horas, o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Diálogos com a ANTT, reunindo governo, especialistas e representantes do setor para debater questões estratégicas e o futuro do transporte de cargas no Brasil.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação entre o regulador e os protagonistas do setor, promovendo um diálogo transparente e a construção conjunta de políticas públicas voltadas à segurança, à eficiência logística e à sustentabilidade.

Durante o evento, serão debatidos projetos estratégicos da Agência com foco na modernização do setor, no aumento da competitividade e na redução de impactos ambientais. Os participantes também terão espaço para apresentar demandas e contribuir com sugestões.

O encontro marca um passo histórico na relação da ANTT com o setor, consolidando um ambiente de confiança e colaboração para impulsionar o transporte rodoviário de cargas no país.

  •  Serviço – Save the Date - 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – Diálogos com a ANTT
  • Data: 02 de outubro de 2025
  • Horário: 9h às 18 horas
  • Local: Sede da ANTT – Auditório Principal – Brasília (DF)

Fonte: ANTT

ANTT moderniza regra para fiscalização de seguros de transporte de cargas no Brasil

Notícias 15 de agosto de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou uma normativa que vai modernizar e auxiliar na fiscalização da contratação de seguros obrigatórios por transportadores rodoviários de cargas no país. A Portaria SUROC Nº 27/2025 estabelece as novas diretrizes para a fiscalização, indicando a transição para um sistema mais integrado e digital.

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Esteves Colnago, a Portaria trará maior eficiência e controle para o exercício do transporte de cargas nas estradas brasileiras.

“É de suma importância essa nova normativa da ANTT. Ela traz uma evolução no método de fiscalização, saindo de uma abordagem baseada em documentos físicos para um modelo digital e integrado, o que promete maior eficiência e controle sobre a obrigatoriedade da cobertura de seguros no transporte de cargas, aumentando a segurança para todos os envolvidos na cadeia logística”, destacou.

Pela nova regra, fica indicado que nenhum transportador remunerado de cargas pode operar legalmente sem os seguros de transporte RCTR-C, RC-DC e RC-V devidamente contratados e vigentes, sob pena de ter seu registro profissional suspenso.

A nova norma ainda estipula que a comprovação da contratação dos seguros obrigatórios poderá ser realizada de duas formas principais. A primeira, mais tradicional, consiste na apresentação do frontispício da apólice (o resumo das informações do seguro) ou do certificado de seguro diretamente à fiscalização da ANTT.

A segunda, e mais inovadora, estabelece um sistema de verificação automática. Isso se dará por meio de um intercâmbio de informações em tempo real entre a ANTT e as próprias seguradoras, ou uma entidade que as represente. Essa medida visa agilizar e tornar mais eficiente o controle sobre a regularidade dos transportadores.

Obrigatoriedade do seguro transporte de carga

A portaria destaca a obrigatoriedade de três tipos de seguro para todas as operações de Transporte Rodoviário Remunerado de Cargas (TRRC):

RCTR-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) – Cobre danos à carga transportada em decorrência de acidentes como colisões, tombamentos e incêndios.

RC-DC (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário por Desaparecimento de Carga) – Oferece cobertura em casos de roubo, furto, apropriação indébita e outros eventos que resultem no desaparecimento da mercadoria.

RC-V (Seguro de Responsabilidade Civil do Veículo) – Destina-se a cobrir danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo utilizado no transporte.

A legislação estabelece ainda um prazo para a implementação completa desse sistema de comunicação automática. Conforme o § 3º do Artigo 3º, as sociedades seguradoras terão até o dia 10 de março de 2026 para iniciar o envio automático das informações relativas à contratação dos seguros RCTR-C, RC-DC e RC-V. A Agência é responsável por disponibilizar um manual de integração de webservice, com orientações às seguradoras sobre como estabelecer a comunicação de seus sistemas com os da agência para o envio automático dos dados.

FONTE: NTC&Logística

Almoço Executivo Transcares: superintendente do DER fala de obras e enaltece o momento diferenciado do ES

Notícias 14 de agosto de 2025

Este ano, o projeto Almoço Executivo do Transcares passou a ser bimestral – uma proposta do presidente, Luiz Alberto Teixeira, para gerar ainda mais valor ao tradicional encontro dos diretores com transportadores, autoridades, mantenedores e parceiros do TRC. E passados dois meses da última reunião, a terceira edição do ano foi realizada nesta terça-feira, 12 de agosto. Desta vez, os convidados da diretoria foram o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio Freitas, e o advogado Marco Túlio Ribeiro, além de representantes de três mantenedores do sindicato: Rogério Caniçali, da ValeCard, Glauco Vilela e Andriely Nogueira, da Pamcary, Ivan Tavares e Rodrigo Gonçalves, da Roadcard, Rogério Soares e Carlos Sad, da Provider.

Como de costume, a agenda institucional iniciou com reunião interna da equipe, seguida da Reunião de Diretoria e do Almoço, e a “audiência” no Salão de Eventos do Transcares agradou o presidente.

“Como eu gosto de ver essa casa cheia!”, brincou, referindo-se à totalidade das mesas ocupadas. “O Almoço Executivo é um projeto consolidado, mas a agenda das pessoas está cada vez mais corrida... Como queremos entregar um encontro de qualidade, propomos essa adequação. Assim, os diretores e convidados se programam e aproveitam essa reunião de negócios e networking. E vejo que a adequação deu muito certo!”

Freitas, do DER-ES, e Caniçali, da Valecard, foram os convidados de Teixeira para deixar sua mensagem aos convidados.

O gestor do DER aproveitou para jogar luz ao bom momento vivido pelo Espírito Santo e falou um pouco sobre a carteira de obras rodoviárias do departamento, que inclui implantação e melhorias de rodovias. Essa carteira envolve 62 obras em execução e 13 para iniciar ou reiniciar.

 “Estamos vivendo um momento especial, marcado por investimentos, conquistas e entregas. Mas não estaríamos vendo nada disso se nosso Estado não estivesse organizado”, defendeu.

Rogério Caniçali, da ValeCard, apresentou rapidamente a empresa e suas soluções. Mas antes de divulgá-la, focando na gestão de benefícios, financeira e de frotas, fez questão de destacar o valor do segmento para a companhia. “Temos muito prazer em fazer parte desse ecossistema como sócio-mantenedor”.

Prato da Boa Lembrança

A entrega do Prato da Boa Lembrança, que continua sendo oferecido a quem vai ao sindicato pela primeira vez, fechou a agenda daquela tarde e quem saiu de lá com o presente foram José Eustáquio Freitas e Rogério Caniçali, além de Glauco Vilela, Ivan Tavares, Carlos Sad, Marco Túlio e Valéria Penzin Mathias, da transportadora Camilo dos Santos.


Recebeu uma multa da ANTT? Aprenda o passo a passo para consultar, recorrer e pagar com segurança

Notícias 11 de agosto de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou, nessa quinta-feira (7/8), no YouTube e no Instagram, um vídeo tutorial de fácil entendimento para ensinar transportadores, motoristas e a população em geral a consultar, recorrer e pagar multas emitidas pela Agência de forma rápida, gratuita e segura.

O material integra a campanha nacional de orientação da ANTT, que busca proteger a sociedade contra golpes e fraudes envolvendo notificações falsas. No vídeo, o cidadão aprende, de maneira simples e direta, como consultar e verificar se a multa é verdadeira, emitir o boleto correto, apresentar recurso e efetuar o pagamento — sempre pelo site oficial: gov.br/antt.

“Antes de pagar qualquer boleto, confirme se o endereço começa com gov.br/antt. Entrando no nosso portal, todo o processo é rápido, prático, intuitivo e gratuito”, ressaltou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

O que o cidadão encontra no tutorial

  • Consulta segura da multa pelo número do auto de infração.
  • Emissão do boleto correto no sistema oficial.
  • Recurso da autuação, se necessário.
  • Pagamento seguro, sem intermediações.

Atenção!

A ANTT não envia boletos por redes sociais ou aplicativos de mensagem. O único endereço oficial é gov.br/antt.

Fonte: ANTT – (08/08/2025)

Projeto de Lei sobre roubo e receptação de carga é aprovado pela CCJC

Notícias 11 de agosto de 2025

O Projeto de Lei nº 770/2015, que busca endurecer as penas para crimes de furto, roubo e receptação de cargas, obteve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

O PL propõe, entre outras medidas, o aumento de pena em caso de roubos contra transporte de cargas e punições mais severas para receptação, incluindo a suspensão e até o cancelamento do CNPJ de empresas envolvidas nesses crimes.

A proposta atende a uma demanda histórica do setor de transporte rodoviário de cargas, que enfrenta prejuízos exponenciais causados pelo aumento dos custos com a segurança das operações e de seus profissionais.

O SETCESP contribuiu com a proposta e manifesta seu apoio formal ao Projeto de Lei, ressaltando a urgência de medidas eficazes para combater o crime organizado.

Com a aprovação na CCJC, o PL segue para apreciação do Plenário da Câmara, representando mais um passo importante para o TRC.

Consulte aqui a íntegra do PL 770/2015.

F
onte: SETCESP 08/08/25

Quanto custa dirigir no Brasil? Rio Grande do Sul tem a CNH mais cara e Paraíba a mais barata; confira o ranking

Notícias 11 de agosto de 2025

Os gaúchos sabem bem disso: o Rio Grande do Sul lidera o ranking de CNHs mais caras do país, com custo médio de R$4.951,35, para a categoria AB (moto e carro).

Mato Grosso do Sul ocupa a segunda colocação: lá, tirar a carteira de motorista sai por cerca de R$4.477,95. Já em Santa Catarina, o valor é de R$3. 906,90. Mesmo em estados em que o preço é menor, como a Paraíba (R$1.950,40), o modelo atual de formação acaba excluindo boa parte dos cidadãos que sonham com o acesso ao documento.

Cenário que pode ser comprovado pela pesquisa Perfil do Condutor Brasileiro, do Instituto Nexus, que destaca que 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação e 32% ainda não se habilitaram devido ao alto custo. A percepção de que o valor é elevado é praticamente consenso: 80% consideram a CNH cara ou muito cara e 66% dizem que o preço cobrado não condiz com o serviço entregue.

Entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo, 81% não possuem habilitação. A taxa de não habilitados também é expressiva nas regiões Nordeste (71%) e no Norte (64%).

Nessas regiões, quando o assunto é preço de CNH, os campeões são a Bahia (cerca de R$4.120,75) e o Acre (R$3.906,60), respectivamente.
O preço elevado para se habilitar tem reflexos ainda na informalidade. Quase metade (49%) dos condutores não habilitados dizem que o custo é o principal motivo para não regularizarem a situação. Isso mostra que o valor cobrado vai além de um problema econômico, se torna uma questão de segurança viária e inclusão social.

Fonte: Setcemg

Programa Mais Motoristas impulsiona empregabilidade de pessoas advindas do CadÚnico

Notícias 08 de agosto de 2025

Uma parceria entre o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) está fortalecendo a inclusão produtiva no setor de transporte, ao oferecer formação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Desde a assinatura do protocolo de intenções, em janeiro de 2024, o programa Mais Motoristas, desenvolvido pelo SEST SENAT, já atendeu 2.717 inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A ação integra a iniciativa Acredita no Primeiro Passo, do governo federal, e tem como foco a habilitação e capacitação de condutores profissionais.

O SEST SENAT oferece o custeio do processo de mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para C, D ou E e promove a qualificação nas unidades da instituição em todo o país, por meio da Escola de Motoristas Profissionais.

Resultados que transformam

Até julho, 1.338 pessoas participam de diferentes fases do Programa – da etapa inicial à conclusão do processo de formação. Parte dos candidatos passa por avaliação de saúde e capacitação, enquanto outros já estão prontos para ingressar no mercado.

Um dos destaques é a alta participação feminina: 466 mulheres já foram contempladas, o equivalente a 17% dos participantes, superando a meta inicial, de 5%. A presença crescente das mulheres representa um importante avanço rumo à equidade de gênero no transporte e reforça o impacto social da iniciativa.

Compromisso com a transformação social

Entre os participantes que já concluíram a mudança da CNH, 321 receberam a habilitação profissional e seguem em capacitação. O SEST SENAT acompanha a trajetória desses novos profissionais, até mesmo verificando se estão empregados na categoria desejada.

Para Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, a parceria vai além da formação técnica. “Estamos falando de inclusão produtiva com responsabilidade social. Esses trabalhadores têm acesso à qualificação gratuita, ao emprego formal e a uma rede de cuidados, com serviços como odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição. Nossas 172 unidades estão prontas para acolher esses profissionais e suas famílias”, ressalta.

Por Agência CNT Transporte Atual

Governo Federal lança política inédita para levar internet às rodovias do país

Notícias 08 de agosto de 2025

O Governo Federal lançou mais uma iniciativa para transformar as rodovias brasileiras em rotas conectadas e seguras. Foi publicada, no Diário Oficial da União, a consulta pública que trata da instituição da Política Nacional de Conectividade em Rodovias, proposta do Ministério das Comunicações (MCom) voltada à ampliação e melhoria da cobertura de internet móvel (4G ou superior) em rodovias de todo o país. O processo participativo estará aberto a partir de quinta-feira, 7 de agosto de 2025, por meio da plataforma Participa +Brasil.

A política visa atender dois grandes desafios: levar conectividade móvel às rodovias ainda não cobertas e garantir que os usuários em trânsito tenham acesso contínuo ao serviço, mesmo fora da área de cobertura da sua operadora contratada. A medida se aplica aos trechos rodoviários situados fora das sedes municipais e representa um avanço significativo para a inclusão digital, a segurança viária e a eficiência logística nacional.

“Levar internet para as estradas permitirá a otimização de serviços de alertas aos próprios motoristas sobre condições da pista, eventuais informações de acidente, acionar um serviço emergencial e até mesmo se comunicar com a família. Os caminhoneiros terão otimização durante seus trajetos com a carga. São muitas melhorias para quem trafega pelas rodovias do país”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira.

A consulta pública é mais uma das frentes adotadas pelo Ministério das Comunicações para fomentar a conectividade no território nacional. Recentemente, o MCom também publicou a Portaria nº 18.902/2025 estabelecendo diretrizes para o leilão da faixa de 700 MHz, que inclui a cobertura integral das rodovias BR-101, BR-116, BR-163, BR-242 e BR-364.

A proposta está estruturada em quatro eixos principais: diretrizes para compromissos regulatórios associados à expansão do Serviço Móvel Pessoal (SMP) em rodovias; regulamentação da oferta do SMP em regime de itinerância nas rodovias; diretrizes para o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e de outras fontes de financiamento para cobertura em rodovias, e cooperação institucional com outros órgãos públicos para integração das políticas.

A ação é complementar e convergente com a política do Ministério dos Transportes voltada à digitalização das rodovias federais e à ampliação do acesso a serviços digitais.

Com a iniciativa, o Governo Federal reforça o compromisso de universalizar o acesso à banda larga móvel, melhorar a qualidade do serviço prestado à população e integrar os esforços de transformação digital da infraestrutura nacional de transportes.

Fonte: Agência Gov 

NTC&Logística destaca preocupação com episódio de saque de carga no Rio de Janeiro

Notícias 07 de agosto de 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) acompanhou com preocupação o episódio de saque de carga roubada ocorrido na última terça-feira, 6 de agosto, na Comunidade da Pedreira, no Rio de Janeiro, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional. Situações como essa representam uma ameaça direta à segurança do transporte rodoviário de cargas, ao livre exercício das atividades logísticas e à integridade dos profissionais que atuam diariamente no setor.

Reforçando a importância de medidas eficazes por parte das autoridades públicas, a NTC&Logística se solidariza com as manifestações divulgadas pelo SINDICARGA – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro e pela FETRANSCARGA – Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro, e reproduz a seguir, na íntegra, as notas emitidas por essas entidades.

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Nota Pública – SINDICARGA

Roubo de cargas e impunidade

O SINDICARGA – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado do Rio de Janeiro vem a público manifestar seu profundo lamento, diante do episódio de roubo de carga ocorrido ontem, na comunidade da Pedreira, amplamente veiculado pelas imprensas local e nacional com repercussão negativa à imagem do Rio de Janeiro e ao ambiente de negócios fluminense.

Mais do que lamentar os prejuízos ao setor produtivo e aos trabalhadores da cadeia logística, é preciso ter autoconsciência para percepção da exposição das vísceras testemunhada, em claro retrato da falência moral social, refletida nas cenas que todos assistimos. Tais imagens não são apenas um episódio de ação da criminalidade, mas a evidência do colapso das políticas públicas voltadas à formação do cidadão. O Estado brasileiro falhou – por décadas – em sua missão de educar, formar e oferecer oportunidades, delegando exclusivamente às forças de segurança a tarefa de manter a ordem social.

Contudo, tal falha não justifica o fechar de olhos para as evidentes consequências da impunidade, acarretando o exaustivo “enxugar gelo” das autoridades policiais, com prisões e solturas diárias de reincidentes criminosos, em flagrante afronta e desgaste das forças de segurança, expondo, de forma contínua nossos motoristas e demais colaboradores, nossos cidadãos, policiais e empresas.

É urgente que nossas lideranças políticas reconheçam a gravidade do momento e se mobilizem com o devido senso de urgência requerido. O endurecimento da legislação penal, o combate à impunidade e a imediata ampliação do sistema prisional, em especial em território fluminense, são medidas inadiáveis. Não se trata de clamar por endurecimento por vingança, mas justiça, ordem e segurança.

O SINDICARGA, representando milhares de empresas e empresários comprometidos com o desenvolvimento do Rio de Janeiro, reafirma seu compromisso com nosso estado, com a livre iniciativa, com a segurança de nossos caros colaboradores e com a valorização daqueles que arriscam suas vidas diariamente para proteger a sociedade.

Ratificamos nosso apoio e gratidão ao empenho diário das forças de segurança do Rio de Janeiro, reconhecendo o esforço do Governo do Estado, expresso no compromisso, dedicação e competente liderança de seu Secretário de Segurança Pública Dr. Victor César, seu Secretário e Comandante-Geral da Polícia Militar Cel. Marcelo Menezes e o Secretário de Polícia Civil Dr. Felipe Curi.

SINDICARGA

Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado do Rio de Janeiro

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Nota de Apoio – FETRANSCARGA

(Roubo de cargas e impunidade)

A FETRANSCARGA – Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro, entidade representativa do empresariado do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) neste estado, também em nome dos Sindicatos filiados à entidade – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC, vem declarar, publicamente, integral apoio à “Nota Pública – Roubo de Cargas e Impunidade” divulgada, nesta data, pelo SINDICARGA – Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro, em razão da lamentável ocorrência do roubo de carga, seguido de saque, na Comunidade da Pedreira.

A FETRANSCARGA ratifica, igualmente, reconhecimento pela ação e empenho das forças de segurança do Estado, registrando especiais cumprimentos ao Dr. Victor dos Santos, Secretário de Segurança Pública; ao Coronel PM Marcelo de Menezes Nogueira, Secretário e Comandante-Geral da Polícia Militar, e ao Dr. Felipe Curi, Secretário da Polícia Civil.

Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2025.

FETRANSCARGA

Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro

Inovação só tem valor quando transforma a vida das pessoas, afirma o diretor adjunto nacional do SEST SENAT

Notícias 06 de agosto de 2025

A verdadeira inovação não está apenas na tecnologia, mas também na capacidade de transformar positivamente a vida das pessoas. Essa foi a mensagem central do diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, durante sua palestra no Hacktown 2025, um dos maiores festivais de criatividade e tecnologia da América Latina, realizado em Santa Rita do Sapucaí (MG). Segundo ele, para uma instituição com a dimensão e a capilaridade do SEST SENAT, qualquer processo de mudança só se sustenta quando todos compreendem o propósito que o fundamenta.

Para ilustrar seu ponto, Ladeira compartilhou histórias que demonstram o impacto concreto do trabalho do SEST SENAT. Um dos exemplos foi o de uma profissional do transporte que, ao acessar o atendimento odontológico oferecido gratuitamente pela Instituição, superou inseguranças pessoais e ganhou mais confiança no ambiente de trabalho e na vida cotidiana. “Essas transformações acontecem todos os dias e mostram o valor do que fazemos”, afirmou o diretor.

Ele explicou que o SEST SENAT está em um processo contínuo de transformação, com o objetivo de tornar-se uma organização cada vez mais ágil e inovadora, alinhada às demandas de um setor em constante evolução. Em parceria com ecossistemas como o Learning Village, a Instituição tem promovido a substituição de projetos isolados por uma cultura de inovação orientada por propósito e metas bem definidas. Segundo o diretor, o foco está na resolução de problemas reais e na preparação do setor de transporte para os desafios e as mudanças estruturais que já estão em curso no cenário global.

A mensagem de uma inovação com propósito humano, apresentada por Vinicius Ladeira, deu o tom da participação do SEST SENAT no Hacktown 2025, festival que movimentou o Vale da Eletrônica no interior de Minas Gerais, entre 31 de julho e 3 de agosto. 

IA sob controle: SEST SENAT debate ética e regulação

A governança da inteligência artificial (IA) foi outro tema de destaque na participação do SEST SENAT. Em um painel dedicado ao assunto, os gerentes executivos Felipe Albuquerque (Tecnologia) e Frederico Maranhão (Segurança da Informação), junto ao coordenador de Inteligência Digital, Antônio Diniz, debateram a urgência de criar regulamentações que equilibrem inovação e direitos fundamentais.

Eles alertaram para os riscos de a IA reproduzir e amplificar preconceitos existentes na sociedade, citando exemplos como o de uma ferramenta de recrutamento que discriminava mulheres e algoritmos de saúde com menor eficácia para pessoas negras.

Os especialistas defenderam que o Brasil precisa avançar em uma regulação que ofereça segurança jurídica e estimule o desenvolvimento de tecnologias éticas, posicionando o SEST SENAT como articulador do setor de transporte nesse processo, por meio da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Inovação se faz com colaboração e governança

Em outros debates, especialistas ligados ao SEST SENAT destacaram que o sucesso na transformação digital depende de dois pilares essenciais: ecossistemas abertos e gestão eficiente.

No painel Inovando no Improvável, Álvaro Machado, COO do Learning Village, ressaltou a importância da colaboração com startups e parceiros de diferentes áreas para encontrar soluções não óbvias. “Criar um ambiente de comunidade é garantir que as pessoas tenham segurança para dizer ‘não sei’ e liberdade para chegar com ideias, independentemente do porte ou do momento da empresa. Errar junto e ter autonomia é mais poderoso do que tentar controlar cada detalhe e sufocar a criatividade”, destacou.

Flávio Degrandi, diretor executivo da BizzApp CRM, em sua palestra intitulada “Verdades Difíceis sobre Inovação”, alertou para os perigos da autonomia sem governança. A mensagem foi clara: dar liberdade e ferramentas às equipes é fundamental, mas, sem um programa estruturado de educação, governança e suporte, a inovação pode gerar frustração e caos. “Começar pequeno, provar valor, construir o business case: esse é o caminho para escalar com propósito, e não apenas comprar mais ferramentas”, finalizou Flávio.

SEST SENAT no Hacktown: protagonismo e conexão com o futuro

O SEST SENAT realizou ativações voltadas à inovação e à aproximação com o ecossistema de startups. A Instituição montou um estande no pátio HackTown StartUps, onde promoveu experiências imersivas por meio de óculos de realidade virtual para o público, além de distribuir brindes como bags, squeezes e outros itens promocionais. A participação também incluiu um lounge estratégico, reservado para reuniões com as startups com potencial de colaborar com projetos inovadores da Entidade.

A presença do SEST SENAT no Hacktown 2025 foi um passo estratégico rumo a um futuro mais inovador. Ao levar seus principais executivos para dialogar em um ambiente diverso, repleto de gerações e ideias, a Instituição se posicionou como uma voz ativa nos debates sobre tecnologia, sociedade e futuro.

A participação teve como objetivos principais absorver novas perspectivas, compartilhar a jornada de transformação cultural interna e construir pontes entre os desafios enfrentados pelo setor e as soluções emergentes no ecossistema de tecnologia.

Por Agência CNT Transporte Atual

Senador Wellington Fagundes defende PL 79/2020 para ampliar benefícios aos trabalhadores do transporte

Notícias 06 de agosto de 2025

O senador Wellington Fagundes (PL/MT) ressaltou, nessa terça-feira (5), a importância do Projeto de Lei nº 79/2020, de sua autoria, ao destacar que a proposta representa um avanço fundamental para o fortalecimento do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

A proposta determina que todas as contribuições sociais pagas pelas empresas do setor de transporte sejam destinadas ao SEST SENAT, ampliando os modais beneficiados, e não apenas o rodoviário, como ocorre atualmente. A medida busca garantir uma distribuição mais justa e eficiente dos recursos, ampliando o atendimento aos trabalhadores do setor e atendendo à demanda das empresas por capacitação.

“Esse projeto vai garantir que os recursos arrecadados sejam aplicados de forma justa, abrangendo todos os modais do transporte e assegurando que os trabalhadores tenham acesso a mais qualificação, saúde e qualidade de vida”, afirmou o senador em entrevista à TV Senado, na tarde dessa terça-feira (5).

O texto recebeu substitutivo do relator, senador Laércio Oliveira (PP/SE), com ajustes para viabilizar a votação na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal. O novo parecer foi apresentado na segunda-feira (4) e lido, oficialmente, durante a reunião da Comissão nessa terça-feira (5). O texto do relator estabelece que as contribuições compulsórias das empresas aéreas e portuárias sejam destinadas ao Sistema S do Transporte.

A expectativa era que o projeto fosse votado ainda hoje (6), mas a análise foi adiada após pedido de vista apresentado pelo governo, por meio do senador Rogério Carvalho (PT/SE). Com isso, a votação fica para a próxima terça-feira (12), conforme já anunciado pelo presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

Posicionamento da CNT

A CNT, conforme previsto na Agenda Institucional do Transporte 2025, defende a aprovação do PL nº 79/2020, que atualiza as normas sobre a destinação das contribuições sociais pagas pelas empresas de transporte sobre a folha de pagamento de seus colaboradores.

O objetivo da proposta é permitir que o SEST SENAT, que já atua na qualificação e no bem-estar dos profissionais de todos os modais, amplie sua capacidade de atendimento e seu alcance.

A iniciativa visa realocar recursos atualmente destinados a fundos especiais, sem criar novos encargos ao setor produtivo. Com isso, busca-se centralizar a oferta de serviços sociais e de qualificação em uma estrutura especializada, corrigindo um descompasso histórico. A medida fortalece a integração entre os modais, reduz custos operacionais, amplia a eficiência logística e contribui para políticas públicas voltadas à produtividade e à geração de empregos em todo o setor transportador.

Por Agência CNT Transporte Atual

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