Notícias
Filtrar Notícias
Europa constrói maior túnel imerso do mundo com a mesma técnica que será usada na ligação Santos-Guarujá
Notícias 29 de julho de 2025
O futuro túnel submerso que ligará Santos a Guarujá, um dos projetos de infraestrutura mais aguardados do litoral paulista, adotará a mesma tecnologia de construção utilizada no maior túnel imerso do mundo, atualmente em execução na Europa. A informação reforça a viabilidade técnica e a modernidade da obra brasileira, que já tem cronograma em andamento e promete revolucionar a mobilidade urbana na região.
O projeto europeu é o Túnel de Fehmarnbelt, uma conexão estratégica de 18 km que atravessa o Mar Báltico entre a Dinamarca e a Alemanha. A obra usa a técnica de túnel imerso, sistema que será replicado no Brasil para a travessia entre Santos e Guarujá, segundo detalhou o Governo de São Paulo e o Ministério dos Transportes.
O que é um túnel imerso?
Diferente dos túneis escavados no subsolo, o túnel imerso é construído em segmentos de concreto pré-moldado, que são posteriormente submersos e encaixados no leito marinho, como peças de um grande quebra-cabeça. Essa técnica é considerada mais eficiente e menos impactante em regiões costeiras e áreas urbanas densas.
O Fehmarnbelt Tunnel, em construção desde 2020, será o maior túnel imerso do mundo, com previsão de entrega para 2029. A estrutura ligará as cidades de Rødbyhavn (Dinamarca) e Puttgarden (Alemanha), encurtando uma viagem que hoje leva cerca de 45 minutos de balsa para apenas 10 minutos de carro ou 7 de trem. O investimento total ultrapassa € 7 bilhões (aproximadamente R$ 41 bilhões).
Com capacidade para veículos e trens, o túnel terá duas vias férreas e quatro faixas rodoviárias, e deve impulsionar o transporte de carga e passageiros em toda a Europa do Norte.
A ligação Santos–Guarujá: o projeto brasileiro
Com cerca de 860 metros de extensão, o túnel entre Santos e Guarujá terá capacidade para veículos leves, caminhões e ônibus, além de uma faixa exclusiva para ciclistas e pedestres. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, com execução prevista pelo modelo de Parceria Público-Privada (PPP).
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a fase de licenciamento e análise ambiental está em andamento, e o início da construção está previsto para 2026, com conclusão estimada entre 2030 e 2031.
Benefícios esperados
Hoje, a ligação entre Santos e Guarujá depende da travessia de balsas, que atende mais de 90 mil pessoas por dia e enfrenta congestionamentos constantes. Com o túnel, a estimativa é que o tempo de deslocamento caia para menos de cinco minutos, com impacto direto no transporte de cargas e na logística portuária.
Além da mobilidade, a obra deve:
reduzir emissões de gases poluentes;
diminuir o tráfego nas vias centrais das cidades;
impulsionar o turismo e o comércio local;
gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção.
Fonte: A Tribuna – (28/07/2025)
Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas
Notícias 28 de julho de 2025
Desde a implementação do exame toxicológico de larga janela de detecção em 2016, obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, os indicadores de segurança nas rodovias federais apresentaram melhora significativa.
Segundo dados do setor, houve redução de 34% nos acidentes envolvendo caminhões e de 45% nos que envolvem ônibus. Estima-se que, apenas no primeiro ano de aplicação, o impacto positivo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) foi de R$ 74 bilhões.
Além disso, o exame possibilitou a reabilitação de mais de 28 mil motoristas, que, após testarem positivo para substâncias psicoativas, passaram por tratamento e foram novamente aprovados em exames posteriores.
Projeto de lei propõe ampliação da exigência
Com base nesses resultados, o Projeto de Lei 3965/2021 foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado, propondo a extensão da obrigatoriedade do exame toxicológico para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, o trecho específico que previa essa ampliação foi vetado pela Presidência da República.
Para especialistas, a adoção do exame desde a primeira habilitação pode contribuir para mudar um cenário preocupante. Dados do estado de São Paulo indicam que 48% das mortes no trânsito estão relacionadas ao consumo de álcool ou drogas.
Entre jovens, grupo que representa a maioria dos que buscam a primeira habilitação, o uso de drogas sintéticas cresceu 20% entre 2009 e 2019, de acordo com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE/IBGE).
Ferramenta confiável e difícil de fraudar
O exame toxicológico de larga janela utiliza análise capilar, capaz de identificar padrões de consumo de substâncias em até seis meses, com sensibilidade para detectar traços em nível de picogramas.
Por se tratar de material biológico de difícil adulteração, o método oferece maior confiabilidade, sendo considerado por especialistas como o mais eficaz para fins de segurança viária.
Alvaro Pulchinelli Jr., presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), defende a ampliação do exame: “Permitir que usuários frequentes de drogas obtenham CNH é um risco à segurança pública. O exame é uma forma eficaz de identificar esse padrão de consumo”.
Medida tem apoio da população
De acordo com pesquisa do Instituto IPEC realizada em 2024, 83% dos brasileiros são favoráveis à ampliação da exigência do exame toxicológico para novos condutores.
A proposta conta também com o respaldo de ex-dirigentes do setor público. “Estamos diante de uma política pública eficaz, com ampla aprovação popular e respaldo científico. A ampliação do exame é um passo lógico e urgente”, afirma Paulo Rebello, ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Política pública de segurança e saúde
Além de reduzir acidentes, o exame também funciona como um instrumento de apoio à saúde pública e à reintegração profissional.
Entre 2016 e 2019, mais de 28 mil motoristas que testaram positivo para uso de substâncias conseguiram se reabilitar e retornar às suas funções após novos testes com resultado negativo.
A revisão do veto ao PL 3965/2021, defendida por entidades médicas e especialistas em trânsito, é vista como fundamental para a continuidade de uma política que já demonstrou efetividade na prevenção de tragédias, proteção de vidas e promoção da segurança nas estradas brasileiras.
Fonte: Capital Econômico
Ainda há tempo de se inscrever na pós-graduação gratuita do ITL
Notícias 25 de julho de 2025
Tem uma nova (e última!) chamada para os gestores e executivos de empresa de transporte associada ao Sistema Transporte que queiram participar da Especialização em Gestão de Negócios do ITL (Instituto do Transporte e Logística). As inscrições, que estavam abertas desde 19 de maio e se encerrariam dia 17 de julho, foram prorrogadas e o processo seletivo pode ser feito até quarta-feira, dia 30.
Para participar, existem quatro requisitos. O candidato deve ser profissional do setor; precisa exercer cargo de gestão, devidamente comprovado em currículo e declarado na ficha de inscrição on-line; ter nível superior completo em qualquer área de formação, em curso reconhecido pelo MEC; se cadastrar e preencher a ficha de inscrição disponível no link https://itl2.sestsenat.org.br/login. Essa será a quarta turma capixaba que integra a programação do ITL e as aulas estão previstas para começar em setembro.
A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), cujo objetivo é capacitar gestores e executivos nas mais modernas técnicas de gestão e desenvolver competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pela ITL e promovido pelo Sest Senat.
Quer um bom motivo para se inscrever? Roberto Fabiani, da Fatran Transportes, aluno da primeira turma capixaba, em 2018, dá! “Todos os gestores do setor deveriam passar pela experiência da pós-graduação. É um curso multimodal que traz conhecimento, networking e muito compartilhamento de ideias”.
O curso tem carga horária total de 370 horas, sendo 80% em encontros presenciais e 20% em atividades realizadas na plataforma da instituição. A modalidade presencial é realizada, bimestralmente, sempre de segunda à sexta, das 8h às 18h, em Vitória.
Fonte: Anna Carolina Passos
Inscrição e manutenção do RNTRC passa a exigir seguros obrigatórios
Notícias 23 de julho de 2025
A Resolução n° 5.982 da ANTT estabelece os procedimentos para a inscrição e manutenção do RNTRC. No entanto, no último dia 18 de julho, foi publicada no Diário Oficial da União outra Resolução, a n° 6.068, alterando a Resolução n° 5.982, exigindo além dos demais requisitos que eram previstos, que as ETC – Empresa de Transporte de Cargas deverão:
– ter pelo menos 1 veículo automotor em sua frota;
– ter capacidade financeira para o exercício da atividade;
– contratar os seguros: de responsabilidade civil – RCTRC, de desaparecimento de cargas – RC-DC e o RC-V (seguro da frota que acoberta danos corporais e materiais).
Lembramos que, estes seguros obrigatórios de contratação do transportador já são exigidos desde a alteração da Lei n° 11.442/07 pela Lei n° 14.599/23 e, por força do parágrafo 5° do artigo 13, a apólice dos seguros exigidos deveria estar atrelada ao RNTRC da empresa.
A ANTT deverá publicar norma para outras orientações a respeito do tema e, a partir disso, intensificar a fiscalização.
O SETCESP está acompanhando atentamente e comunicará assim que a regulamentação for publicada.
FONTE: SETCESP
Resolução ANTT nº 6.068/2025 atualiza procedimento para o RNTRC
Notícias 22 de julho de 2025
A Resolução ANTT n 5.982/2022, que regulamenta os procedimentos para inscrição e manutenção no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), trouxe novas regras para empresas, cooperativas e transportadores autônomos que atuam no Transporte Rodoviário de Cargas remunerado em todo o território nacional.
Vale relembrar alguns dos principais pontos
Obrigatoriedade de inscrição e manutenção atualizada no RNTRC para exercer a atividade de transporte rodoviário remunerado de cargas nas seguintes categorias:
· Transportador Autônomo de Cargas (TAC);
· Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas (ETC);
· Cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas (CTC).
· Requisitos específicos de cadastro para cada categoria, incluindo comprovação de experiência, posse de veículos, documentação e capacidade financeira.
· O Certificado no RNTRC passou a ter validade indeterminada com a instituição da revalidação ordinária para atualização dos dados cadastrais.
As alterações trazidas pela Resolução ANTT n 6.068, de 17 de julho de 2025, estão no artigo 4 da Resolução n 5.982/2022, principalmente nos requisitos para inscrição e manutenção no RNTRC, com destaque para a obrigatoriedade de contratação de seguros por todos os transportadores para três modalidades:
· RCTR-C: Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (cobertura para acidentes com o veículo, como colisão, tombamento, incêndio etc.).
· RC-DC: Responsabilidade Civil por Desaparecimento de Carga (cobertura para roubo, furto, apropriação indébita, estelionato e extorsão envolvendo a carga).
· RC-V: Responsabilidade Civil de Veículo (cobertura de danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo utilizado).
Destaque para outras exigências
· Detalhamento da condição de posse ou propriedade de veículos, admitindo como válido também o arrendamento e o comodato, e mantendo o limite de três veículos para TAC.
· Ter capacidade de direitos e deveres na ordem civil (TAC).
· Exigência de comprovação de capacidade financeira para o exercício da atividade para a ETC.
· Ter registro na Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB ou na entidade estadual, se houver, mediante apresentação dos estatutos sociais e suas alterações posteriores (CTC).
A Resolução n 6.068 entrou em vigor em 18 de julho de 2025, mas os procedimentos para comprovação dos seguros obrigatórios RCTR-C, RC-DC e RC-V serão definidos por Portaria específica da ANTT. Essas atualizações trazem um maior rigor aos critérios de cadastro no RNTRC, especialmente quanto à contratação de seguros obrigatórios para todas as categorias de transportadores.
Fonte: NTC&Logística
NTC&Logística lança pesquisa nacional sobre seguros no Transporte Rodoviário de Cargas
Notícias 22 de julho de 2025
Com o objetivo de entender com profundidade a realidade enfrentada pelas empresas em relação aos seguros no Transporte Rodoviário de Cargas, a NTC&Logística, por meio do seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (DECOPE), está conduzindo uma pesquisa voltada exclusivamente aos transportadores de todo o Brasil.
A iniciativa surge também como sugestão do Comitê de Seguros, recentemente criado pela entidade, com o propósito de debater os desafios do setor e propor soluções práticas para o aperfeiçoamento das relações entre transportadoras e seguradoras. A partir dessa articulação, identificou-se a necessidade de um levantamento amplo e técnico que embasasse futuras ações da NTC&Logística junto ao mercado e aos órgãos reguladores.
A pesquisa aborda temas como os tipos de apólices contratadas; ocorrências de sinistros; coberturas mais utilizadas; frequência de negativas; vigência e valores das apólices, além da influência de exigências externas e da satisfação com os serviços prestados. Os dados obtidos serão essenciais para a construção de um diagnóstico representativo e atualizado sobre o cenário atual dos seguros no TRC.
Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a participação dos transportadores é fundamental para que a entidade possa agir com mais precisão e representatividade: “A pesquisa é uma ferramenta estratégica. Precisamos ouvir quem está na ponta, entender as dificuldades, os custos envolvidos, a efetividade das coberturas e como o seguro tem impactado o dia a dia das operações. Com esses dados em mãos, teremos embasamento sólido para propor melhorias e construir soluções em diálogo com as seguradoras, sempre em defesa do setor de transporte de cargas”, afirmou.
A NTC&Logística ressalta que todas as informações serão tratadas com sigilo e utilizadas exclusivamente para fins estatísticos e institucionais. A pesquisa pode ser respondida de forma rápida e está disponível no link abaixo.
Comjovem-ES realiza nova edição do Café de Negócios de debate assunto espinhoso: Reforma Tributária
Notícias 18 de julho de 2025
Falar em Reforma Tributária é acionar um sinal de alerta na cabeça do transportador de cargas. Por um lado, existe o sonho da simplificação do complexo sistema tributário brasileiro. Mas por outro, é crescente a preocupação do empresário do transporte de cargas, principalmente por causa da perda de créditos fiscais, da insegurança quanto às regras de transição e aplicação dos novos tributos e de uma possível elevação da carga tributária. Embora seja assunto recorrente, ele não se esgota e uma nova rodada de informação e debate sobre o tema foi realizado no Transcares nesta quarta-feira, 16 de julho. Em mais uma edição de seu Café de Negócios, a Comjovem-ES levou Igor Izoton, CEO da Hedge Tax – Consultoria Tributária, e Heide Hinsching, Consultora de Planejamento Tributário da empresa, para tratar do tema “Os Impactos da Reforma no TRC. Vamos Pagar mais Impostos?”
A principal proposta do encontro, segundo o próprio Igor, foi gerar mais conhecimento e proporcionar reflexões. “Como ainda faltam regulamentações, não conseguimos trazer algo 100% claro e objetivo. Até hoje, ainda não sabemos exatamente o que vai acontecer”, argumentou.
Apesar do cenário, é possível afirmar algumas coisas. Uma delas, conforme Heide, é que a reforma virá para simplificar a apuração e pagamento dos tributos. “E em alguns casos, ela realmente vai facilitar para as empresas”, garantiu.
No caso do TRC, ainda cercado de indefinições, ela sugere como o empresário pode enfrentar o panorama de forma sustentável. A especialista sugere que os empreendedores antecipem-se à reforma e invistam em planejamento estratégico, tanto na área fiscal e tributária, quanto nas demais áreas da empresa, como compras e comercial.
E faz um “retrato” da reforma a curto, médio e longo prazos.
“No curto prazo, o cenário será de incerteza e necessidade de adaptação. A aprovação da Reforma Tributária já é uma realidade com a LC 214/2025, mas as regras ainda estão sendo detalhadas por leis complementares e atos normativos. Empresas de transporte precisam ficar atentas especialmente ao tratamento do crédito dos tributos, que será diferente do que é hoje. No médio prazo, a transição dos tributos atuais (PIS, COFINS, ICMS, ISS) para CBS e IBS deve começar a gerar impactos mais concretos no caixa das empresas. Isso pode significar perda de benefícios fiscais atuais, mudanças na carga tributária e necessidade de ajustes contratuais e operacionais, especialmente para quem atua com subcontratação. No longo prazo, espera-se um sistema mais simples e com menos burocracia. No entanto, isso não significa que a carga será menor, por isso a necessidade de um Planejamento Tributário estratégico”.
Como de costume, o Café de Negócios reuniu um bom público no Transcares e dentre os participantes estavam os diretores Marco Zon e Ronaldo Salles de Sá. O superintendente, Mario Natali, também participou de todo o evento.
Da Transportadora De Sá, além de Ronaldo estava Gabriely Gerhardt Rosa. E a impressão que tiveram, no pós debate, foi positiva.
“Foi uma palestra interessante no sentido de mostrar como será a mudança. Na nossa percepção, a reforma tende a ser benéfica, apesar dos muitos pontos que ainda precisam ser esclarecidos. Também ficamos com a sensação de que a transição será tranquila e que no futuro teremos, sim, um processo mais simplificado”, acredita Ronaldo.
No final do evento, a certeza de que, mais uma vez, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos do TRC no Espírito Santo fez seu papel. “Municiamos o transportador de informações que são pilares de desenvolvimento e fortalecimento de todo o setor”, disse o vice-coordenador, Roberto Fabiani.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Impresa do Transcares
Participe da quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística, no Rio de Janeiro
Notícias 18 de julho de 2025
A quarta edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, às 13 horas, com o apoio dos Sindicatos filiados – SINDICARGA, SULCARJ, SETCANF, SINTRANSPORTES e SETC.
Criado em 2004, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do país, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística.
A programação contará com temas relevantes para o setor e que impactam diretamente as atividades das empresas. A organização do evento também conta com o apoio da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas da NTC&Logística.
Ratificando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.
Para o presidente Eduardo Rebuzzi, “a quarta edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística será uma nova oportunidade de ampliar o diálogo com empresários, executivos e lideranças do nosso setor. Depois de três edições de muito êxito em 2025, chegamos ao Rio de Janeiro, um estado com papel fundamental na logística e no transporte de cargas do país. Com o apoio da FETRANSCARGA, do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro e dos Sindicatos filiados, vamos promover um encontro que certamente resultará em reflexões significativas, troca de experiências diferenciadas e aprendizados valiosos para todos os participantes. Estamos muito confiantes no sucesso deste evento e na contribuição que trará para o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas”.
O evento será realizado presencialmente, no Edifício-Sede da ACRJ – Associação Comercial do Rio de Janeiro (Rua Candelária, 9 – Centro – Mezanino), onde também está localizada a sede da FETRANSCARGA. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um Transporte Rodoviário de Cargas cada vez mais forte.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
13h – CREDENCIAMENTO
13h30 às 14h30 – ABERTURA
EDUARDO REBUZZI – Presidente da NTC&Logística e da FETRANSCARGA
ANDRÉ DE SIMONE – Coordenador Nacional da COMJOVEM
HUDSON RABELO – Vice-Coordenador Nacional da COMJOVEM
JÉSSICA LOPES – Vice-Coordenadora Nacional da COMJOVEM
BENEDITO SIMÕES – Coordenador do Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro
14h30 às 15h30 – PALESTRA
“Intraempreendedorismo: empreender e inovar na própria empresa”
Palestrante
ANY COSTA – Especialista em Treinamento e Desenvolvimento Humano
15h30 às 15h45 – COFFEE BREAK
15h45 às 16h15 – NTC TALKS
Representantes da TRANSPOCRED
MARCOS SCHUSTER – Diretor Executivo
CARLOS EDUARDO GOMES – Gerente da Expansão Nacional e da Região Sudeste
Representantes da AUTOTRAC
DALILA ALVES – Gerente Comercial
CÁSSIO DOS SANTOS – Sócio-Proprietário da RIOTRAC
16h15 às 17h – PALESTRA
“NR1 e os riscos invisíveis: a segurança começa antes da operação”
Palestrante
JORDANA COSTA ARAÚJO SIQUEIRA – Membro da COMJOVEM RJ e Gerente Administrativa e de Recursos Humanos do Grupo Transfuturo
17h às 18h – PALESTRA
“ALIANÇA NACIONAL PELA SEGURANÇA LOGÍSTICA”
Palestrante
Dr. WALDOMIRO MILANESI – Especialista em Segurança
18h – ENCERRAMENTO, SEGUIDO DE HAPPY HOUR
Realização
- NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística
- FETRANSCARGA – Federação das Empresas de Transportes do Estado do Rio de Janeiro
- Núcleo da COMJOVEM Rio de Janeiro – Comissão de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística
- SINDICARGA – Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro
- SULCARJ – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Sul-Fluminense
- SETCANF – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Nova Friburgo
- SINTRANSPORTES – Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas de Campos
- SETC – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Passageiros Urbanos de Três Rios, Paraíba do Sul, Sapucaia, Areal e Comendador Levy Gasparian
Patrocínio
- Autotrac
- Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas
- Transpocred
Apoio
- Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários
Apoio Institucional
- Sistema Transporte – Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL
- FuMTran – Fundação Memória do Transporte
Apoio Logístico
Braspress
Brasil deve superar Alemanha e liderar vendas globais da Mercedes-Benz em 2025
Notícias 18 de julho de 2025
Apesar do cenário desafiador no mercado interno, marcado pela queda nas vendas de caminhões extrapesados em razão da alta dos juros, a Mercedes-Benz projeta que o Brasil encerrará 2025 como seu principal mercado global, superando a Alemanha — atual líder em volume de vendas. O país, que já ocupou essa posição em 2020 e 2022, deve retomar a liderança, impulsionado por um portfólio mais diversificado e pela recuperação prevista para o segundo semestre.
A montadora prevê crescimento entre 15% e 20% nas vendas no Brasil em 2025, em relação ao ano anterior. No primeiro semestre, os emplacamentos aumentaram 13%, garantindo à marca um market share de aproximadamente 25%. A expectativa é que o segundo semestre, historicamente mais aquecido, acelere ainda mais os resultados.
“Estamos crescendo em relação a nós mesmos, e não ao mercado como um todo, que deve fechar o ano com uma retração de cerca de 10%”, afirmou Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Esse otimismo se baseia, principalmente, na possível retomada gradual do segmento de caminhões pesados e extrapesados, que enfrenta uma desaceleração.
O bom desempenho do Brasil também reflete a desaceleração na Europa. Segundo Ferrarez, fatores como inflação elevada, conflitos geopolíticos e incertezas políticas têm freado os investimentos no continente — o que contrasta com a demanda ainda sólida no mercado brasileiro.
“O mercado europeu está esfriando. Além disso, há uma crescente presença de fabricantes chineses na região. Isso, de certa forma, fortalece o desempenho do Brasil, onde a procura segue estável”, explicou o executivo.
Mercado estratégico
Para Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, com uma forte presença na América Latina e características únicas, o Brasil se consolida como um dos mercados mais importantes para a Mercedes-Benz no mundo. “Além do tamanho e da complexidade da economia, o país oferece vasto potencial de crescimento e oportunidades”, diz.
Jefferson Ferrarez reforça que a empresa está preparada para atender à crescente demanda, com capacidade instalada e um portfólio diversificado. Segundo ele, apesar das incertezas globais, o Brasil mantém um nível de estabilidade relativo. “O segmento extrapesado, por exemplo, cresceu acima da média no ano passado e ainda representa 45% do mercado total, que gira acima das 100 mil unidades.”
Tarifaço de 50%
Apesar do otimismo moderado, a Mercedes-Benz acompanha com atenção os desdobramentos da nova medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que prevê uma taxação de 50% sobre produtos agrícolas importados, como café e suco de laranja, a partir de 1º de agosto. A medida, parte da escalada protecionista norte-americana, afeta diretamente o agronegócio brasileiro — setor que é um dos principais motores da demanda por caminhões pesados e extrapesados.
“Estamos analisando os impactos de uma eventual taxação. Ainda é cedo para mensurar o efeito exato, mas certamente haveria influência nas vendas de caminhões, especialmente extrapesados”, afirma Jefferson Ferrarez. “O agronegócio depende fortemente do transporte rodoviário, e qualquer mudança na competitividade das exportações pode afetar o volume transportado.”
A companhia trabalha com diferentes cenários para avaliar os possíveis impactos, mas reconhece a dificuldade de se planejar diante de um ambiente político e econômico altamente volátil.
“É difícil fazer previsões com base em informações que mudam de um dia para o outro. Já desenhamos três cenários principais, mas, por precaução, seguimos operando como se nada mudasse — justamente porque muitas decisões são revistas ou revertidas rapidamente”, explicou o executivo. “Caso a taxação seja realmente implementada, o impacto será relevante, embora ainda não seja possível quantificar com precisão.”
Fonte: Transporte Moderno
NTC&Logística lança Comitê de Seguros com foco no diálogo e nos desafios do setor
Notícias 18 de julho de 2025
Na tarde de hoje, quarta-feira (16), a NTC&Logística realizou o lançamento oficial do Comitê de Seguros, em uma reunião conduzida pelo presidente Eduardo Rebuzzi, na subsede da entidade em São Paulo. O novo grupo de trabalho resulta da proposta de congregar empresários do Transporte Rodoviário de Cargas para o debate, de forma estruturada e propositiva, dos principais temas que envolvem a área de seguros e impactam a operação das empresas.
O Comitê atuará como um espaço permanente de discussão sobre questões como legislação, custos, exigências contratuais, riscos operacionais e oportunidades relacionadas ao seguro no setor de transporte e logística. Além disso, o grupo também buscará promover o diálogo com as seguradoras e representantes do mercado, abrindo espaço para a construção conjunta de soluções, em um ambiente de escuta ativa e colaboração.
Participaram do encontro representantes de empresas associadas, de entidades do setor e membros da diretoria da NTC&Logística, além do coordenador técnico do Comitê, Lauro Valdivia, que também é assessor técnico da entidade, e da assessora executiva da presidência, Elisete Balarini.
Durante a reunião, os participantes destacaram a importância da iniciativa e a disposição de a NTC&Logística liderar esse debate de forma equilibrada, ouvindo as empresas associadas e valorizando a interlocução com o mercado segurador, com o objetivo de aprimorar as relações e contribuir para a melhoria contínua das condições oferecidas ao setor.
Ao formalizar a criação do Comitê, o presidente Eduardo Rebuzzi ressaltou o papel da NTC&Logística como entidade de representação nacional e o compromisso com a escuta e a articulação: “Estamos muito felizes por instituir o Comitê de Seguros da NTC&Logística, que nasce com o propósito de ouvir os nossos associados e explorar, com responsabilidade e em detalhe, os temas que envolvem seguros no transporte de cargas. Sabemos que esta é uma pauta complexa, que envolve custos, legislação, exigências e riscos, mas também representa um campo de oportunidades para o aprimoramento da relação entre transportadores e o mercado segurador. Por isso, o nosso objetivo é criar um ambiente de diálogo permanente, onde possamos construir propostas, esclarecer dúvidas e desenvolver soluções com base na realidade das empresas e na colaboração com todos os agentes envolvidos. A NTC tem a responsabilidade de conduzir esse processo com equilíbrio, buscando sempre representar os interesses do setor e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento das relações institucionais”.
A expectativa da entidade é que o Comitê de Seguros funcione de forma integrada com as demais Câmaras Técnicas da NTC&Logística, promovendo encontros periódicos, ampliando a participação dos associados e consolidando um espaço de representatividade e cooperação entre o setor de transporte e o mercado de seguros.
Fonte: NTC&Logística
Inscrições abertas para quinta edição do Fórum ITL de Inovação do Transporte
Notícias 18 de julho de 2025
O ITL (Instituto de Transporte e Logística) abriu as inscrições para a quinta edição do FIT (Fórum ITL de Inovação do Transporte), que acontecerá no dia 15 de outubro, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF). Com vagas presenciais limitadas e transmissão online gratuita, o evento reunirá lideranças empresariais, especialistas e autoridades públicas para debater um dos temas mais urgentes da atualidade: a transição energética no setor de transporte e o papel estratégico da inteligência artificial nesse processo.
Clique aqui e inscreva-se para a edição de 2025.
O tema dessa edição propõe um olhar inovador sobre os caminhos para a descarbonização do transporte no Brasil, diante da crescente incorporação de tecnologias baseadas em IA (inteligência artificial). A proposta do Fórum é apresentar soluções aplicáveis e alinhadas à realidade do setor transportador nacional.
A transição energética exige mudanças estruturais profundas no setor, incluindo a redução do uso de combustíveis fósseis e a adoção de fontes limpas e renováveis, como parte da estratégia global de enfrentamento às mudanças climáticas. No entanto, o caminho rumo à mobilidade de baixa emissão ainda enfrenta desafios, como o alto custo dos veículos elétricos, a falta de infraestrutura, a baixa escala de mercado e a ausência de políticas públicas robustas.
Nesse contexto, a inteligência artificial surge como aliada poderosa, ao permitir a análise de grandes volumes de dados, para otimizar o consumo energético, aumentar a eficiência logística e reduzir custos operacionais, tornando o processo de transição mais viável e inteligente.
Conteúdo técnico e experiências práticas
Além das apresentações técnicas, o FIT promoverá o compartilhamento de experiências reais de empresas que já estão implantando estratégias de transição energética. Também haverá espaço para discutir ações de integração entre os setores público e privado, incluindo políticas de incentivo, projetos-piloto e marcos regulatórios voltados à mobilidade sustentável.
Com quatro edições realizadas desde 2021, o FIT se consolida como um dos principais eventos do setor voltado à inovação e à sustentabilidade, conectando o transporte às grandes transformações globais.
FIT: inovação e credibilidade
O FIT é uma iniciativa do ITL, em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), que busca incentivar a troca de ideias e experiências sobre tendências e ferramentas inovadoras que se aplicam ao setor. Empresas interessadas podem participar como patrocinadoras, com oportunidades de exposição institucional antes, durante e após o evento. Saiba aqui como sua marca pode ser patrocinadora do evento.
Transporte vive cenário econômico de avanço em passageiros e setor aéreo, mas houve recuo em cargas, afirma boletim da CNT
Notícias 17 de julho de 2025
O Boletim de Conjuntura Econômica de julho de 2025, divulgado nesta quinta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), revela um cenário desafiador para a economia brasileira, com inflação persistente, taxa de juros elevada e atividade econômica desaquecendo. Apesar do cenário, todos os segmentos de transporte operam acima dos níveis anteriores à pandemia.
Entre os fatores de maior preocupação, estão os impactos da imposição pelos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, somada às tarifas já vigentes. A medida atinge setores estratégicos da indústria e do agronegócio, já que o destino norte-americano é o principal para diversos produtos nacionais. Com menor competitividade em função da tarifa, pressupõe-se queda nas exportações, afetando, por consequência, as empresas de transporte, operadores logísticos e motoristas.
A CNT alerta que tarifas brasileiras sobre produtos americanos podem aumentar as tensões comerciais e afetar negativamente o comércio bilateral. Para reagir, o país precisará diversificar mercados e alternativas logísticas, o que envolve também investir em infraestruturas de transporte para atender a novos mercados e manter a competitividade externa.
O Boletim destaca que a inflação permanece acima do teto da meta para o ano pelo nono mês consecutivo. Em junho, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) aumentou 0,26% e acumula alta, em 12 meses, de 5,35%, superando o limite de 4,5%, definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). Os maiores aumentos foram registrados nos grupos de Educação (5,19%) e Habitação (3,8%).
No grupo Transportes, houve alta de 0,27% no mês, impulsionada pelos aumentos no transporte por aplicativo (13,77%) e no aluguel de veículos (5,45%). Por outro lado, os combustíveis apresentaram queda, com destaque para o óleo diesel (-1,36%) e o gás natural veicular (-1,10%).
Em resposta à inflação elevada, o Copom (Comitê de Política Monetária) elevou novamente a taxa Selic para 15% ao ano. A medida busca conter a inflação, mas encarece o crédito, inibe investimentos e afeta o câmbio. A expectativa do mercado, segundo o relatório Focus, é que a taxa permaneça nesse patamar até o fim do ano. A projeção para o IPCA, ao final de 2025, é de 5,17%.
O Boletim também observa estabilidade recente na taxa de câmbio, que apresentou média de R$ 5,55 em junho e chegou a R$ 5,41 no início de julho, o menor valor desde agosto de 2024. No entanto, a perspectiva é de valorização do dólar ao longo do segundo semestre, com expectativa de encerramento do ano em R$ 5,65/US$.
Já os dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) apontam crescimento de 0,1% no volume de serviços em maio. O setor de transporte teve queda de 0,3% no volume de serviços em maio em relação a abril. O transporte aéreo cresceu 4,5%, mas o transporte aquaviário caiu 1,6%. Os serviços auxiliares a transporte tiveram queda de 2,4%. O volume de passageiros cresceu 3,3% no mês e já supera em 9,4% o nível pré-pandemia. Já o transporte de cargas caiu 0,5%, mas ainda opera 34,4% acima do patamar de fevereiro de 2020.
No campo da atividade econômica, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), indicador que antecipa o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto), recuou 0,7% em maio, frente ao mês anterior, frustrando as expectativas do mercado. Apesar do recuo, o nível de atividade ainda está 11,1% acima do registrado antes da pandemia. O crescimento do PIB em 2025 é projetado em 2,23%, mas os riscos permanecem elevados diante dos cenários fiscal e internacional.
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo