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Transporte mantém trajetória de crescimento, mas desacelera, aponta Boletim da CNT

Notícias 20 de outubro de 2025

O setor de transporte demonstra resiliência e força, mas o crescimento tem desacelerado ao longo do ano, de acordo com a última edição do Boletim de Conjuntura Econômica, de outubro de 2025, elaborado pela CNT. O volume de serviços de transporte cresceu 0,2% em agosto em relação a julho e está 22,4% acima do patamar pré-pandemia. O desempenho do setor de transporte tem sido melhor do que o de outros segmentos de serviços recorrentemente, desde o início de 2021.

Entre os segmentos, o transporte de cargas apresentou crescimento de 0,6%, em agosto, e alta de 38,7%, em relação ao período pré-pandemia. O transporte de passageiros também mostrou desempenho positivo, com aumento de 0,3%, no mês de agosto, e crescimento de 9,9%, em relação à crise sanitária. Na comparação com agosto de 2024, o transporte de cargas cresceu 4,1%, enquanto o de passageiros teve alta de 10,1%.

No acumulado do ano, os serviços de transporte de passageiros registraram expansão de 7,1%; e os de cargas, de 0,2%. Esse desempenho reflete a recuperação gradual das empresas do segmento de passageiros, fortemente impactadas pelas alterações na rotina e no padrão de consumo nos últimos anos.

O Boletim também mostra que a inflação do grupo Transportes se manteve praticamente estável em setembro, com variação de 0,01%, bem abaixo do índice geral do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que registrou 0,48%. A inflação acumulada em 12 meses é de 5,17% até setembro, acima do teto de meta de 4,5% ao ano pelo 12º mês consecutivo, uma das razões para o Copom (Comitê de Política Monetária) manter a meta da taxa de juros em 15% ao ano. Já a inflação do setor de transporte ficou em 3,18% no acumulado em 12 meses, em um cenário de pressão inflacionária mais ampla.

Entre os insumos do transporte, os combustíveis tiveram alta de 0,87% em setembro, com destaque para o etanol (+2,25%), a gasolina (+0,75%) e o óleo diesel (+0,38%).

O índice de atividade econômica IBC-Br de agosto de 2025, divulgado nesta quinta-feira (16) pelo Banco Central, apresentou crescimento de 0,4% em relação a julho. A alta ficou aquém das expectativas do mercado, que esperava avanço de 0,6%. O IBC-BR é um sinalizador antecipado do desempenho do PIB (Produto Interno Bruto).

Fonte: Agência CNT Transporte Atual 

ANTT lança Prêmio Destaques 2025 e reforça compromisso com inovação, sustentabilidade e excelência no transporte terrestre

Notícias 20 de outubro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançou nesta segunda-feira (20/10), oficialmente, a terceira edição do Prêmio ANTT – Destaques 2025, principal iniciativa de reconhecimento às boas práticas, à inovação e à eficiência na gestão do transporte terrestre brasileiro. A publicação está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

O prêmio, criado em 2021, consolidou-se como uma das ações estratégicas mais importantes da ANTT, destacando iniciativas que geram impacto positivo na vida dos usuários e impulsionam o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de transportes no país, e já virou tradição para o setor regulado e para a Agência.

Nesta edição, a ANTT amplia as categorias e moderniza os critérios de avaliação, reafirmando o compromisso com a transparência, a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos regulados. Com o lema “Reconhecer para evoluir”, o Prêmio ANTT – Destaques 2025 tem como objetivo valorizar esforços e resultados concretos de concessionárias e empresas que contribuem para a eficiência, segurança e sustentabilidade do transporte terrestre.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a iniciativa consolida o papel da Agência como indutora de boas práticas e referência em governança pública e regulatória. “O Prêmio ANTT é um estímulo ao aprimoramento da gestão e da inovação em todo o setor. Mais do que reconhecer, queremos inspirar transformações e compartilhar experiências que resultem em serviços cada vez mais seguros, eficientes e sustentáveis para a sociedade”, destacou.

Categorias e abrangência nacional

A edição de 2025 amplia o alcance e a estrutura da premiação, que passa a contar com seis classes principais e mais de 40 categorias, contemplando concessionárias de rodovias, ferrovias e empresas de transporte rodoviário de passageiros e cargas.

Entre as categorias em destaque estão:

  • Segurança Viária e Ferroviária;
  • Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética;
  • Inovação e Transformação Digital;
  • Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional;
  • Atendimento e Experiência do Usuário;
  • Integridade e Responsabilidade Social.

O prêmio reconhece ações implementadas, mensuráveis e com resultados comprovados entre 2024 e 2025, podendo incluir desde soluções tecnológicas e práticas de gestão até iniciativas de impacto ambiental, social e de governança (ESG).

Como participar

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de novembro de 2025, pelo site oficial

Podem concorrer:

  • Concessionárias de rodovias e ferrovias sob regulação da ANTT;
  • Empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros;
  • Empresas de transporte rodoviário de cargas e operadoras logísticas reguladas.
  • Cada participante pode inscrever até duas práticas por categoria, desde que sejam ações efetivamente implementadas e comprovadas por resultados técnicos ou sociais.

Não há custo de inscrição, e todo o processo é realizado de forma 100% digital e transparente, conforme o regulamento publicado no Diário Oficial da União e disponível no portal da Agência.

Etapas e critérios de avaliação

As iniciativas inscritas serão analisadas por um Comitê Julgador Especializado, composto por representantes da ANTT, especialistas independentes, pesquisadores e parceiros institucionais.

Os critérios de avaliação incluem:

  • Inovação e criatividade da prática;
  • Resultados e impactos mensuráveis;
  • Sustentabilidade econômica, social e ambiental;
  • Replicabilidade e contribuição para o setor;
  • Alinhamento com as diretrizes estratégicas da ANTT e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O processo de avaliação seguirá etapas distintas, com prazos definidos e acompanhamento público no site da premiação.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres

Nova solução da 3S Tecnologia, 3S Carretas é tema de segunda edição do Podcast Transcares

Notícias 17 de outubro de 2025

A segunda edição do Podcast Transcares – Transporte, Notícia e Negócios já está “no forno” e será lançada quarta-feira, 22 de outubro, nas plataformas digitais do sindicato. Nesta sexta-feira, 17 de outubro, foi gravado o novo programa e o convidado foi o diretor comercial e sócio da 3S Tecnologia, Rennan Garcia. No bate-papo, além de apresentar o 3S Carretas, o executivo elencou outras soluções do portfólio da empresa, como o imobilizador eletrônico, câmeras com IA, Telemetria CAN e blindagem de baús.

Tema central da pauta, o 3S Carretas é uma ferramenta de gestão que disponibilizando dados e integra o sistema a outros softwares de gerenciamento. Segundo Garcia, “trata-se de uma solução específica da 3S, que nasceu de uma dor do transportador: onde está a minha carreta?”

Disponível nas versões tradicional e solar, é um sistema democrático, ou seja, pode ser usado por qualquer empresa do segmento – das grandes às pequenas – e tem um diferencial e tanto: “Estamos falando de uma solução específica para o transporte de cargas e não adaptada para ele”.

Na conversa, Rennan Garcia também citou outras soluções do portfólio, como as câmeras com IA, Telemetria CAN e blindagem de baús, e destacou o famoso  Imobilizador 3S 1.0, produto patenteado por eles, cujo objetivo é frustrar tentativas de roubo de cargas e veículos através da imobilização efetiva do motor. Aproveitou para garantir que ambas as soluções, 3S Carretas e Imobilizador, podem ser associadas aos veículos.

“Queremos atender nossos clientes. Então, para os que ainda não são clientes, meu convite é que conheçam a 3S. E aos que são, peço que não deixem de nos provocar para que estejamos sempre criando e lançando produtos e soluções em atendimento às suas dores”.

Fonte: Anna Carolina Passos

Transporte é parte da solução para um futuro sustentável, afirma CNT em seminário internacional

Notícias 17 de outubro de 2025

O transporte tem papel decisivo na transição para uma economia de baixo carbono e na geração de empregos dignos. Essa foi a principal mensagem do gerente executivo de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNT, Frederico Toledo Melo, durante o Seminário Internacional sobre Sustentabilidade e Transporte Público, promovido pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes nessa quarta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ).

Frederico destacou que o transporte deve ser visto não apenas como parte do problema das emissões, mas também como elemento central da solução. “O setor que move o Brasil pode e deve mover também a transformação para uma economia sustentável, com crescimento, inclusão e trabalho decente”, afirmou.

Nos últimos meses, a CNT, por meio da Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, vem liderando um movimento inédito que reúne mais de 50 entidades públicas e privadas em torno de uma agenda unificada de descarbonização. Segundo o gerente, a iniciativa “não é apenas um discurso, mas também uma estratégia concreta”.

O grupo identificou mais de 90 medidas de redução de emissões, que envolvem desde o fortalecimento de modais menos poluentes – como ferrovias e hidrovias – até a eletrificação de frotas, o avanço no uso de biocombustíveis e o incentivo a soluções tecnológicas voltadas à eficiência logística. Estudos da Coalizão indicam que essas ações concentram cerca de 60% do potencial de descarbonização do transporte brasileiro.

Ao abordar a transição justa, Frederico ressaltou que “nenhuma transformação será efetiva se não considerar os trabalhadores”. Ele lembrou que o país enfrenta uma escassez de motoristas qualificados, com 44% das empresas de transporte relatando dificuldade para preencher vagas. “O cenário é global. Segundo a IRU (União Internacional de Transportes Rodoviários), faltam 3,6 milhões de profissionais no mundo”, apontou.

No setor aquaviário, o Brasil precisará formar cerca de 500 marítimos por ano, até 2030. Já na aviação, estima-se a demanda por 1,3 milhão de novos profissionais na próxima década. No transporte ferroviário, quase metade das empresas relata dificuldade em contratar mão de obra especializada.

Nesse contexto, o gerente destacou o papel do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) na formação e requalificação de trabalhadores, com cursos voltados às novas tecnologias, à eficiência e à segurança. “Esta é a essência da transição justa: garantir que ninguém fique para trás”, enfatizou.

Frederico também ressaltou a importância do diálogo social como pilar para a sustentabilidade do setor. Segundo ele, o Brasil é referência nesse tema, e a CNT integra a Comissão Tripartite Paritária Permanente, prevista na Convenção 144 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). “Metade das Normas Regulamentadoras já foi revisada com consenso entre governo, empregadores e trabalhadores. Esse modelo mostra que é possível equilibrar proteção e produtividade, sustentabilidade e competitividade”, afirmou.

Entre os avanços recentes, ele citou o Anexo III da NR-9, que regula a exposição ao calor – tema que ganha nova importância diante das mudanças climáticas –, além das revisões das normas portuárias e aquaviárias, que reforçam segurança e eficiência. “O futuro depende do diálogo. Capital e trabalho não são opostos, mas, sim, são complementares”, concluiu.

Frederico encerrou destacando que o transporte sustentável será o eixo de um Brasil mais justo e competitivo, capaz de gerar riqueza, reduzir desigualdades e preservar o planeta. “A COP30 será a vitrine do Brasil para o mundo. O transporte move o Brasil e, se for sustentável, moverá também o planeta”, finalizou.

Por Agência CNT Transporte Atual

Ministério dos Transportes amplia número de Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros; total no país chega a 188 unidades

Notícias 17 de outubro de 2025

O Ministério dos Transportes certificou, nesta quarta-feira (15), dois novos estabelecimentos como Pontos de Parada e Descanso (PPDs), ampliando a rede de apoio para caminhoneiros em rodovias federais. Atualmente, o Brasil conta com 188 PPDs, distribuídos em 44 rodovias, atendendo 141 cidades em 23 estados. Do total, 178 são unidades privadas certificadas e 8 estão sob gestão de concessionárias, oferecendo mais de 14 mil vagas de estacionamento para os profissionais do transporte rodoviário.

“Garantir que os caminhoneiros tenham locais seguros e adequados para descansar é fundamental. A expansão dos PPDs é uma prioridade para nossa gestão e um compromisso com os profissionais que garantem o funcionamento do país todos os dias”, destacou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Além das unidades já em operação, diversos PPDs estão em fase de planejamento e construção, vinculados aos contratos de concessões iniciados em 2024 e 2025. A política do Ministério prevê a implantação de mais 96 pontos nos contratos vigentes e em estudos futuros, o que contribuirá para a expansão da infraestrutura e a melhoria contínua dos serviços para os caminhoneiros.

Fonte: Ministério dos Transportes

Moqueca, novos mantenedores e ModalExpo 2026 no cardápio do último Almoço Executivo do ano

Notícias 16 de outubro de 2025

A temporada dos Almoços Executivos do ano de 2025 chegou ao fim esta semana. Na terça-feira, 14 de outubro, o presidente Luiz Alberto Teixeira e a diretoria do Transcares receberam convidados, parceiros e representantes de mantenedores para o último encontro do ano. No cardápio, além da moqueca capixaba, uma breve apresentação de dois novos mantenedores, Bruno Araújo, do Grupo Suprema, e Juliana Russo, da Actus Pneus, e do subsecretário de Comando e Inovação da secretaria de Estado de Segurança Pública, Guilherme Pacífico, e a notícia, em primeira mão, da segunda edição da ModalExpo ano que vem, divulgada por Marcelo Braga, da Liga de Marketing, e Marcos Milaneze, da Milanez & Milaneze.

       

Além destes convidados, também prestigiaram o almoço o titular da Delegacia Especializada de Roubo de Cargas, Christian Waichert, o gerente da Login TVV Watson Valamiel, e Gilmar Silva, representante do mantenedor Santos e Silveira, e grande parte de diretoria: Karla Diniz, Lauro Machado, Leandro Teixeira, Marco Zon, Pedro, Henrique Toneto, Sidnei Bof, Vansionir Paganini, Wesley Loose e Alexandre Denzin.

Bruno e Juliana, que abriram as apresentações, divulgaram os produtos e serviços que suas respectivas empresas, Grupo Suprema e Actus Pneus, estão oferecendo aos associados Transcares na condição de mantenedores.

Guilherme Pacífico levou ao grupo informações do NIR, o Núcleo de Intervenções Rápidas da SESP, unidade que integra e utiliza tecnologias de segurança pública, como câmeras com reconhecimento facial e totens de segurança, para agilizar as intervenções em situações de risco no Estado. “O NIR integra o Cerco Inteligente, o sistema de reconhecimento facial e as câmeras corporais, utiliza totens de segurança para permitir que cidadãos acionem o botão de emergência em caso de risco, e atua em conjunto com o Ciodes. Esse ecossistema tecnológico está fazendo diferença na integração das forças policiais e, certamente, trará ótimos resultados à segurança pública do Estado”, destacou.

O Almoço Executivo teve sobremesa, mas a “cereja do encontro” foi o spoiler dado por Marcelo Braga e Marcos Milaneze, garantindo a segunda edição da ModalExpo já para ano que vem. “Nossa feira foi um super sucesso e para ano que vem vamos investir em conteúdo de ainda mais qualidade, em novos temas e palestrantes nacionais. Faremos um evento ainda maior e nossa expectativa está alta”, antecipou Braga.

Prato da Boa Lembrança

               

          

Pra fechar as edições de 2025 do Almoço Executivo, Teixeira entregou o Prato da Boa Lembrança Transcares, que neste ano trouxe a foto do Buda de Ibiraçu, foi entregue a Bruno Araújo, Juliana Russo, Guilherme Pacífico, Marcelo Braga, Watson Valamiel e Gilmar Silva.

Fonte: Anna Carolina Passos

ANTT sedia 2º Seminário de Produtos Perigosos do Mercosul para debater segurança no transporte

Notícias 15 de outubro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob a gerência da Coordenação Geral de Relações Internacionais (CGINT), convida para o 2º Seminário do Mercosul sobre Transporte de Produtos Perigosos. O evento ocorre nesta terça-feira (14/10), às 14 horas, no auditório da sede da ANTT, em Brasília, e contará com a participação de representantes do setor e autoridades dos países do bloco Mercosul.

Um tema de extrema importância para a segurança de todos, o transporte de produtos perigosos – como combustíveis, produtos químicos e gases – será o centro dos debates. O Seminário visa promover a troca de experiências e discutir a harmonização de normas entre os países do bloco com focos nas práticas operacionais. Para participar, faça sua inscrição aqui.

Este encontro é uma etapa preparatória para a LXVIII Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho (SGT) nº 5 – Transporte, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, também na sede da ANTT. Juntos, os eventos fortalecem a cooperação regional e a busca por soluções conjuntas para temas logísticos estratégicos.

A coordenação do Seminário pela ANTT reafirma a liderança do Brasil nas discussões internacionais do setor e seu compromisso com um transporte mais seguro, eficiente e integrado no Mercosul.

O Seminário será transmitido ao vivo pelo canal oficial da ANTT no YouTube.

Participe desta discussão estratégica visando o fortalecimento do bloco Mercosul no setor de transporte.

SERVIÇO

Evento: 2º Seminário do Mercosul sobre Transporte Internacional de Produtos Perigosos

Data: 14 de outubro (quarta-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório da sede da ANTT – Brasília (DF)

Inscrições: Inscrição – 2º Seminário sobre Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos no MERCOSUL.

Fonte: Agência Nacional de Transportes Terrestres

ANTT participa de debate no Senado sobre concessões rodoviárias e otimização de contratos

Notícias 15 de outubro de 2025

superintendente de Infraestrutura Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fernando Bezerra, participou nesta terça-feira (14/10) da 29ª reunião da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal, que debateu a situação atual das concessões rodoviárias, a otimização dos contratos vigentes e as perspectivas para o setor. A sessão foi presidida pelo senador Esperidião Amin e contou ainda com representantes do Ministério dos Transportes, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).

Durante sua exposição, Bezerra apresentou um panorama dos processos de otimização contratual em andamento no TCU e destacou os avanços já observados em contratos revisados, como os das concessionárias Ecovias Capixaba (ES) e Motiva Pantanal (MS). Segundo ele, “o início está sendo bem exitoso”, com possibilidade, inclusive, de antecipação de obras de duplicação.

O superintendente explicou que a ANTT vem reforçando o acompanhamento e a fiscalização desses contratos por meio de comissões específicas e da instituição de verificadores independentes, empresas especializadas que auxiliam a agência no monitoramento técnico das obras e na geração de indicadores de desempenho. “Nosso objetivo é fazer dar certo. Por isso, têm sido tomadas ações preventivas”, afirmou.

Bezerra informou que atualmente há 31 contratos de concessões rodoviárias em vigor e que a ANTT planeja realizar sete novos leilões ainda este ano, sendo dois deles de otimização contratual. Ele também mencionou o trabalho conjunto com o Ibama para agilizar os processos de licenciamento ambiental, evitando atrasos em obras de infraestrutura.

Ao responder questionamentos sobre audiências públicas e participação social, o superintendente destacou as ações da ANTT para ampliar a transparência e facilitar o acesso da sociedade às informações. “Temos trabalhado internamente para fortalecer o diálogo com o cidadão. Por vezes, nossos documentos são muito técnicos, então estamos organizando as informações de forma mais acessível, alinhados ao TCU em termos de controle social”, afirmou.

Bezerra também citou as comissões tripartites, que reúnem representantes da sociedade civil, estados, municípios e concessionárias para discutir o andamento dos contratos, além das revisões quinquenais, que contam com audiências públicas presenciais e virtuais. “Todas as contribuições recebidas são analisadas e respondidas, mesmo quando não são acatadas”, reforçou.

Entre as medidas recentes de transparência, o superintendente destacou a publicação das autorizações de início de obras no Diário Oficial da União, permitindo que gestores locais e cidadãos acompanhem a execução dos investimentos. “Estamos tentando esclarecer ao máximo o cidadão para que ele saiba de seus direitos e pelo que está pagando”, concluiu.

A sessão pública foi transmitida pelo canal oficial da TV Senado no YouTube. Assista:



Fonte: SETCESP

Dois novos pontos de parada e descanso foram certificados

Notícias 15 de outubro de 2025

Motoristas profissionais do transporte rodoviário de cargas e passageiros passaram a contar com mais dois novos pontos de parada e descanso (PPD). O credenciamento foi confirmado pela Portaria Nº 802, do Ministério da Infraestrutura, publicada em 15 de outubro de 2025, no Diário Oficial da União (DOU).

RAZÃO SOCIAL: Comercial Buffon Combustíveis e Transporte Ltda.
NOME FANTASIA: Posto Buffon 22
CNPJ: 93.489.243/0022-40
BR: 285
KM: 301
CIDADE: Passo Fundo
UF: RS
VALIDADE: 2029
RESSALVAS: NÃO
NOTA TÉCNICA SOBRE RESSALVAS: ****

RAZÃO SOCIAL: Comercial Buffon Combustíveis e Transporte Ltda .
NOME FANTASIA: Posto Buffon 23
CNPJ: 93.489.243/0023-21
BR: 290
KM: 3578
CIDADE: Alegrete
UF: RS
VALIDADE: 2029
RESSALVAS: SIM
NOTA TÉCNICA SOBRE RESSALVAS: no 17/2025/CGTR C/DOUT -SNTR/SNTR (SEI no 10348745)

A criação dos pontos pretende melhorar a qualidade de trabalho no setor e, para receber a autorização, estabelecimentos precisam cumprir com todos os requisitos e condições mínimas sanitárias, de segurança e conforto.

Entende-se como PPD pontos de parada e descanso situados nas margens das rodovias ou em áreas sob circunscrição federal, possuindo características e instalações adequadas para se prestarem à espera, repouso e descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário.

Projeto de novo túnel vai atravessar montanhas e promete abrir uma passagem ao Pacífico

Notícias 14 de outubro de 2025

O projeto do túnel “Água Negra” representa um dos empreendimentos de infraestrutura mais audaciosos da América do Sul, com o objetivo de ligar Argentina e Chile através de uma passagem sob a Cordilheira dos Andes. Este projeto ambicioso visa a construção de um túnel com cerca de 14 quilômetros de extensão, buscando oferecer uma alternativa de transporte prática entre a província de San Juan, na Argentina, e a região de Coquimbo, no Chile. Apesar de já ter sido acessível durante os meses de verão, o passo de Água Negra costumava ser inacessível no inverno devido às condições meteorológicas adversas, interrompendo o trânsito regular.

Historicamente, a trajetória deste projeto enfrentou desafios, especialmente durante o governo de Mauricio Macri, quando o financiamento e os esforços foram redirecionados, paralisando o avanço da obra. A retomada desta construção, porém, acena para uma nova era de maior conectividade entre as duas nações, com potencial para impactar significativamente seus panoramas econômicos e culturais.

Por que o túnel Água Negra é essencial para a América do Sul?

A construção do túnel “Água Negra” trará, acima de tudo, uma conexão vital entre a Argentina e o Chile, possibilitando um acesso direto ao Oceano Pacífico e facilitando o comércio e o turismo entre os países. Sob o atual contexto econômico global, a capacidade de mover produtos de forma eficaz para os mercados asiáticos tornou-se uma prioridade para muitas nações da América Latina. O portal comercial proporcionado pelo túnel pode transformar San Juan em um hub logístico de importância estratégica na Argentina, criando um corredor vital para o movimento de mercadorias.

Esta conectividade não só traria crescimento econômico, mas também promoveria o intercâmbio cultural entre duas regiões que compartilham uma rica herança cultural. Ao mesmo tempo, a maior facilidade de transporte possibilitaria itinerários turísticos mais variados, impulsionando o setor hoteleiro e de serviços em ambos os lados da fronteira.

  • Facilita o comércio internacional ao criar uma rota direta entre o Oceano Pacífico e o interior da América do Sul.
  • Reduz o tempo e os custos de transporte de mercadorias, beneficiando exportadores e importadores.
  • Promove a integração regional entre Argentina e Chile, fortalecendo relações comerciais e políticas.
  • Estimula o turismo bilateral, tornando mais acessíveis regiões de montanha e cidades próximas.
  • Potencializa o desenvolvimento econômico de áreas fronteiriças, incentivando investimentos e geração de empregos.
  • Oferece uma alternativa mais segura e confiável em comparação às rotas de montanha tradicionais, que são frequentemente afetadas por clima extremo.
  • Contribui para a logística continental, sendo parte de uma malha que conecta mercados do Mercosul e do Pacífico.

Quais os impactos da política para o túnel Água Negra?

A trajetória deste ambicioso projeto não esteve livre de desafios, especialmente durante a gestão do ex-presidente argentino Mauricio Macri. Durante seu mandato, o projeto enfrentou estagnação devido a mudanças nas prioridades de investimento e cortes de orçamento, apesar de já ter garantido financiamento internacional proveniente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Esta suspensão representou uma grande decepção, considerando que o projeto já havia ultrapassado a fase de planejamento técnico e estava pronto para avançar.

No entanto, com a mudança de governo, as obras foram retomadas no lado chileno, enquanto na Argentina, embora ainda não iniciadas, há promessas de que irão começar em breve. Este desenvolvimento oferece um sinal de otimismo para a região, com expectativas de revitalização e melhoria na infraestrutura local.

Quais serão os impactos do projeto na região?

A implementação deste túnel não afetará somente a logística e a economia; ele também servirá como um ponto de inflexão para a integração regional. A capacidade de facilitar o transporte ao longo do ano promoverá um desenvolvimento mais equilibrado das regiões centrais e do noroeste da Argentina, que frequentemente são deixadas de lado em termos de desenvolvimento econômico.

Além do impacto econômico direto, a abertura ao intercâmbio cultural fortaleceria os laços sociais e culturais entre as populações vizinhas, permitindo maior compreensão e cooperação regional. O cônsul Mario Schiavone manifestou confiança nessa cooperação, afirmando a continuidade dos esforços diplomáticos para garantir a viabilidade do projeto.

  • Desenvolvimento econômico: Facilitará o transporte de mercadorias entre o Chile e o Brasil, reduzindo custos logísticos e ampliando oportunidades para exportações e importações.
  • Geração de empregos: A construção do túnel criará empregos temporários na engenharia, construção civil e serviços associados, enquanto a operação pode gerar empregos permanentes em manutenção e logística.
  • Turismo e comércio local: O aumento do fluxo de veículos pode impulsionar o turismo e fortalecer comércios nas cidades próximas, gerando renda extra para pequenos negócios.
  • Integração regional: Melhorará a conexão entre regiões fronteiriças, incentivando projetos conjuntos e parcerias entre municípios brasileiros e chilenos.
  • Impactos ambientais: A obra atravessará áreas sensíveis da Cordilheira dos Andes, podendo afetar fauna, flora e recursos hídricos, exigindo medidas de mitigação.
  • Segurança e infraestrutura: O túnel trará desafios de manutenção, segurança e monitoramento, exigindo investimentos contínuos para garantir a operação segura de veículos.
  • Mobilidade e transporte: Reduzirá distâncias e tempos de viagem, tornando o transporte de cargas mais eficiente e competitivo.
  • Valorização imobiliária: Regiões próximas ao túnel podem se valorizar devido ao aumento da acessibilidade e do desenvolvimento econômico.

Perguntas frequentes sobre o túnel Água Negra

Como o túnel “Água Negra” afetará o turismo nas duas regiões? O túnel deve facilitar o acesso entre Chile e Brasil, aumentando o fluxo de turistas e incentivando o desenvolvimento de serviços turísticos nas regiões próximas.

Quais desafios geológicos o projeto enfrenta por estar a 4.000 metros acima do nível do mar? O projeto enfrenta riscos como instabilidade de rochas, alta pressão subterrânea, mudanças de temperatura extremas e possibilidade de deslizamentos.

O túnel poderá ser utilizado para outras finalidades além do transporte de veículos? Sim, ele pode abrigar sistemas de infraestrutura, como transporte de energia, comunicação e logística de cargas especiais.

Fonte: Terra Brasil Notícias

Indústria de caminhões e ônibus fecha 445 vagas em cinco meses

Notícias 14 de outubro de 2025

Entre maio e setembro deste ano, a indústria de veículos pesados, caminhões e ônibus eliminou 445 vagas, segundo dados da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Somente em setembro, foram 32 vagas fechadas.

O movimento é uma resposta à queda na produção de caminhões pesados, o segmento mais afetado pela desaceleração do mercado. Entre janeiro e setembro, foram 49.616 unidades produzidas, recuo de 16,7% em relação às 59.555 fabricadas no mesmo período de 2024.

“Precisamos atuar para que haja uma retomada no mercado de caminhões, sobretudo no segmento de pesados, que tem puxado essa retração”, afirmou Igor Calvet, presidente da Anfavea.

Considerando todos os segmentos, a indústria produziu 98.632 caminhões nos nove primeiros meses do ano, uma queda de 3,9% frente às 102.611 unidades de 2024. Em setembro, foram 10.107 veículos fabricados – volume praticamente estável ante agosto (10.096), mas 23,5% inferior ao registrado um ano antes (13.210).

Agronegócio e juros travam o mercado

A demanda reprimida está fortemente ligada à piora do ambiente econômico e à pressão sobre o agronegócio, tradicional comprador de caminhões pesados.

“O agro sofre com preços mais baixos das commodities e custos elevados. Mesmo com safra recorde, muitos produtores e transportadoras enfrentam recuperação judicial, o que derrubou a demanda”, afirmou Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, em entrevista recente ao portal Transporte Moderno. (Leia aqui).

O executivo lembra que a montadora ajustou a produção neste ano, para adequar o ritmo das fábricas ao mercado, e não descarta novas reduções, caso a demanda siga fraca. “Toda a indústria está calibrando os estoques. Nós também fizemos nossos ajustes e, se necessário, voltaremos a fazer.”

Segundo Cavalcanti, os juros altos também limitam o apetite por renovação de frota. “O transportador só investe se tiver segurança de retorno. Hoje, o mercado vive um ambiente de incertezas econômicas e políticas, além de riscos no comércio internacional”, destaca.

A Volvo conseguiu reduzir os impactos da crise: enquanto o mercado de pesados caiu 19,4%, a marca recuou 15%. Nos semipesados, porém, cresceu 32%, o dobro da média do setor. “Os segmentos leves e semipesados ajudam a segurar o mercado, mas a relevância dos pesados ainda é determinante”, diz Cavalcanti.

A demanda externa tem ajudado a mitigar as perdas. As exportações de caminhões cresceram 84,7% de janeiro a setembro, com 21.639 unidades embarcadas, ante 11.716 no mesmo intervalo de 2024. Países da América Latina, como Argentina, têm puxado a demanda, beneficiados pela valorização do dólar.

Ainda assim, o ganho externo é limitado pela forte dependência do mercado interno. “As exportações são um respiro, mas a base de sustentação da indústria ainda é o Brasil”, observa Cavalcanti.

Ritmo moderado

Na DAF Caminhões, a retração também exigiu atenção. Segundo Luiz Gambim, diretor comercial da montadora, o segmento de semipesados tem sustentado parte da demanda, impulsionado por construção civil e e-commerce, que ampliaram a necessidade de veículos de distribuição urbana e regional.

“É um nicho que vem crescendo e no qual vamos ampliar a oferta nos próximos anos”, diz o executivo. A DAF cresceu 2,9% nesse mercado – abaixo da média de 9% do setor – por ainda não oferecer modelos competitivos em todas as configurações.

Nos pesados, a DAF recuou 18,5%, um desempenho levemente melhor que a queda de 19,4% do mercado, o que mostra resiliência. A fábrica de Ponta Grossa (PR) opera com cerca de 30% de ociosidade, nível considerado administrável e sem risco de cortes de pessoal, segundo Gambim.

O executivo cita ainda a queda nas cotações de soja, milho, açúcar e algodão, além do tarifaço dos Estados Unidos, que elevou em até 50% as tarifas sobre produtos como café, aço e autopeças. “Vários clientes reduziram ou pararam as exportações. Isso se reflete diretamente na compra de caminhões”, afirma.

Para enfrentar o cenário de crédito caro, a DAF tem recorrido a consórcios, planos de manutenção e campanhas de incentivo a vendedores. “Com juros altos, o consórcio tem se tornado uma alternativa importante para o cliente planejar a renovação”, explica Gambim.

Fonte: Transporte Moderno

Volume do transporte de cargas no país está quase 40% acima do pré-pandemia, diz IBGE

Notícias 14 de outubro de 2025

O volume do transporte de cargas no país está quase 40% acima do patamar pré-pandemia, mostram os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de agosto, a atividade cresceu 0,6% ante julho. Foi o quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 2,4%. O movimento é influenciado positivamente pelo bom desempenho da agricultura em 2025, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Nesse contexto, há aumento do transporte de insumos, como fertilizantes, e também escoamento da produção.

O patamar da atividade é 38,7% superior ao de fevereiro de 2020, mas está 4% abaixo de julho de 2023, que é o patamar recorde da série histórica da pesquisa.

O transporte de passageiros, por sua vez, subiu 0,3% em agosto, ante o mês anterior, após recuo de 2,2% em julho. Na comparação com o patamar pré-pandemia, o nível é 9,9% superior. O patamar, no entanto, está 15,6% inferior ao de fevereiro de 2014, que é o ponto mais alto da série histórica da pesquisa.

Fonte:Valor Econômico

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