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Comprocard investe R$ 10 milhões em tecnologia e busca transacionar R$ 1 bilhão por mês
Notícias 19 de maro de 2025
O Grupo Comprocard – principal administradora de cartões de benefícios do Espírito Santo – está apostando na tecnologia para acelerar seu crescimento. A empresa acaba de investir R$ 10 milhões em inteligência artificial, novos softwares e equipamentos, incluindo a ampliação das máquinas de cartão próprias. Com a estratégia, a meta é alcançar R$ 1 bilhão em transações mensais até o final de 2025.
O investimento de R$ 10 milhões foi dividido em duas frentes. A primeira envolve a contratação de serviços, softwares e treinamento especializados para fortalecer a inteligência e a inovação local – que são premissas do grupo. Já a segunda está focada na aquisição de novas máquinas de pagamento “Roxinha”, que foi lançada pela Comprocard em novembro de 2024.
Atualmente, mil unidades da nova máquina estão em operação, e a projeção é chegar a 10 mil até o final de 2025. Outras 10 mil unidades estão previstas para entrar no mercado em 2026, segundo o diretor do Grupo Comprocard, Wilson Richa.
Com as novas “roxinhas” em operação, a meta do grupo é transacionar R$ 1 bilhão por mês, até o final de 2025.
Fonte: Folha Vitória
Segurança Cibernética no Transporte de Cargas: Protegendo o Fluxo Global de Mercadorias
Notícias 18 de maro de 2025
No cenário atual de transporte de cargas globalizado e altamente conectado, a segurança cibernética emergiu como uma preocupação crítica. Com o aumento da digitalização e da interconexão de sistemas, as transportadoras enfrentam desafios significativos para proteger suas operações contra ameaças cibernéticas cada vez mais sofisticadas. Este artigo explora os riscos específicos enfrentados pelo setor de transporte de cargas e examina as melhores práticas e soluções para mitigar essas ameaças.
Desafios de Segurança Cibernética no Transporte de Cargas
- Dependência de Sistemas Digitais: As modernas operações de transporte de cargas dependem fortemente de sistemas digitais para rastreamento de cargas, gerenciamento logístico, comunicações com clientes e parceiros, entre outros. Essa dependência aumenta a superfície de ataque para hackers e cibercriminosos que buscam explorar vulnerabilidades em sistemas mal protegidos.
- Riscos de Interrupção de Serviços: Um ciberataque bem-sucedido pode resultar na interrupção das operações críticas de transporte, causando atrasos significativos, perda de confiança dos clientes e impacto financeiro adverso para as transportadoras.
- Roubo de Dados Sensíveis: Informações confidenciais, como dados de clientes, informações de rotas e itinerários são alvos atrativos para cibercriminosos, que podem utilizar esses dados para extorsão, fraude ou outros tipos de crimes cibernéticos.
- Impacto na Segurança Física: Além dos impactos digitais, um comprometimento da segurança cibernética pode ter ramificações na segurança física das cargas transportadas, criando potenciais vulnerabilidades para roubo ou manipulação durante o transporte.
O Caso da Invasão Cibernética na Braspress
Recentemente, a Braspress, uma das maiores transportadoras de carga fracionada do Brasil, enfrentou um incidente sério de invasão cibernética. Hackers conseguiram acessar seus sistemas internos, comprometendo dados sensíveis e causando interrupções significativas nas operações. Este incidente destacou a vulnerabilidade das transportadoras à ameaças cibernéticas e ressaltou a necessidade urgente de medidas robustas de segurança cibernética dentro do setor de transporte de cargas.
Medidas de Proteção e Melhores Práticas
- Educação e Conscientização: Treinamento regular de funcionários sobre práticas seguras de tecnologia da informação e conscientização sobre ameaças cibernéticas é fundamental para mitigar riscos. Isso inclui reconhecimento de phishing, segurança de senhas e práticas seguras de navegação na internet.
- Implementação de Políticas de Segurança Cibernética: Desenvolver e implementar políticas robustas de segurança cibernética que abranjam todos os aspectos da operação, desde a proteção de redes e sistemas até o gerenciamento de acesso e incidentes.
- Atualizações de Software e Patches: Manter sistemas operacionais, aplicativos e dispositivos atualizados com as últimas correções de segurança é essencial para mitigar vulnerabilidades conhecidas que podem ser exploradas por hackers.
- Uso de Tecnologias Avançadas: Implementar tecnologias como firewalls, sistemas de detecção e prevenção de intrusões (IDS/IPS), criptografia de dados e autenticação multifatorial para proteger redes e dados críticos contra acessos não autorizados.
- Parcerias e Colaborações: Colaborar com especialistas em segurança cibernética e participar de iniciativas de compartilhamento de informações sobre ameaças (como ISACs – Information Sharing and Analysis Centers) pode fortalecer a postura de segurança cibernética da transportadora.
Estudo de Caso: Exemplo de Boas Práticas
Para exemplificar a implementação eficaz de medidas de segurança cibernética, consideremos a UPS, que adotou uma abordagem proativa para proteger suas operações. A empresa investiu em uma infraestrutura de segurança robusta, incluindo firewalls de próxima geração, monitoramento contínuo de rede e treinamento regular de conscientização para seus funcionários. Além disso, estabeleceram políticas claras de resposta a incidentes e conduzem auditorias regulares para identificar e corrigir vulnerabilidades.
Conclusão
Em um ambiente cada vez mais digitalizado e interconectado, a segurança cibernética no transporte de cargas não é apenas uma preocupação operacional, mas também uma questão de proteção da reputação e sustentabilidade dos negócios. Ao adotar uma abordagem proativa e implementar medidas de segurança cibernética robustas, as transportadoras podem mitigar riscos, proteger seus ativos e garantir a continuidade de suas operações em um ambiente digitalmente seguro.
Investir em segurança cibernética não é apenas uma necessidade, mas uma estratégia de longo prazo para enfrentar os desafios crescentes de um mundo digitalizado, garantindo confiança e segurança aos seus clientes e parceiros.
Andrea Rocha Carvalho
Vice coordenadora COMJOVEM SP – Gestão 2024
Executivos do transporte discutem inovação e futuro do setor em programa imersivo do SEST SENAT
Notícias 18 de maro de 2025
No primeiro dia do Executive Program, em São Paulo, as tendências e oportunidades em tempos de transformação digital pautaram as discussões
O futuro ainda não foi escrito, mas é nele que depositamos nossas esperanças e projeções para o amanhã. Diante das incertezas, como se preparar para o que está por vir? Com essa provocação, mais de 80 executivos do setor de transporte foram desafiados a refletir sobre tendências e oportunidades em tempos de transformação digital. O pontapé inicial dessa jornada foi dado por Jeffrey Rogers, especialista em aprendizagem e inovação da Singularity University, durante a aula inaugural da segunda edição do Executive Program – Transformando o Transporte: inovação, liderança e tecnologia para o futuro, neste domingo (16).
O evento, promovido pelo SEST SENAT, em parceria com a Singularity University, acontece até quarta-feira (19), em Embu das Artes (SP). Durante três dias de imersão, os participantes terão acesso a oficinas, palestras e debates sobre inovação, inteligência artificial e novas tecnologias aplicadas ao setor de transporte.
Transformação exponencial: o novo paradigma dos negócios
Segundo Jeffrey Rogers, há décadas, ouvimos que estamos vivendo a fase mais incerta da história. Esse sentimento deve persistir, mas o que precisa mudar é a forma como lidamos com a incerteza. O mundo linear já não cabe mais no empreendedorismo, e o futuro dos negócios exige uma visão exponencial, impulsionada pelas tecnologias emergentes.
Na sua visão, esse novo paradigma ficou mais evidente a partir de 2012, com o avanço da telefonia móvel e da economia digital. Um exemplo emblemático dessa transformação é o Airbnb, que revolucionou o setor de hospedagem ao introduzir um novo conceito de confiança e compartilhamento. “Uma das premissas da tecnologia exponencial é tornar os processos mais acessíveis, eficientes e democráticos, abrindo espaço para novas ferramentas e modelos de negócios”, destaca Rogers.
O impacto da inovação no transporte
A proposta do Executive Program é entender como essas mudanças impactam o setor de transporte no Brasil e fortalecer o protagonismo das empresas diante desse novo cenário. Para isso, as discussões giram em torno de desafios estratégicos, empreendedorismo e competitividade sustentável.
Para Rogers, desenvolver o pensamento exponencial é essencial para enfrentar um futuro incerto. Isso significa apostar em moonshots, aquelas ideias ousadas que visam um crescimento exponencial e soluções transformadoras para os desafios do setor.
Nesse contexto, a inovação já não depende mais de planejamentos de longo prazo. A era dos dados em tempo real e da inteligência artificial permite que as empresas tomem decisões ágeis e embasadas, sem precisar esperar anos por pesquisas tradicionais. Além disso, questões como a sustentabilidade ambiental ganham cada vez mais relevância. “As empresas precisam atender a esses critérios para evitar sanções e manter uma imagem positiva perante o público”, alerta o especialista.
Tendências e estratégias para o futuro
A programação do Executive Program explora temas fundamentais para o setor, como:
- O poder dos dados e seu valor exponencial nos negócios;
- O impacto da inteligência artificial e da automação nas operações;
- Cenários energéticos e estratégias de inovação para o setor de transporte.
A iniciativa reafirma o compromisso do Sistema Transporte em preparar as empresas de transporte para os desafios da era digital, impulsionando a modernização, a eficiência e a competitividade do setor.
Esta edição do Executive Program é uma realização do SEST SENAT, em parceria com a Singularity University Brazil, instituição reconhecida mundialmente por seus programas de educação executiva e incubação de empresas voltadas para a inovação.
Transformação digital e inovação estratégica
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou a importância da imersão para ampliar a visão dos executivos sobre o futuro do setor. “Esperamos que o Executive Program nos leve a experimentar novas abordagens e, principalmente, a enxergar nossas empresas sob uma nova perspectiva. Para isso, reunimos aqui especialistas do Brasil e do mundo, promovendo um intercâmbio de ideias que fortalece a sustentabilidade do transporte”, afirmou.
A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou que o evento reúne empresários de diferentes perfis e segmentos, reforçando sua abordagem prática e aplicada. “Esta é uma oportunidade única de conectar teoria e experiência prática, proporcionando reflexões e soluções alinhadas às demandas reais do setor”, enfatizou.
Já o diretor executivo nacional adjunto do SEST SENAT, Vinícius Ladeira, pontuou que esta segunda edição reflete o êxito da iniciativa anterior. “Adaptamos o programa para que ele esteja cada vez mais alinhado à realidade do transporte no Brasil, garantindo um conteúdo relevante e estratégico para os participantes”, disse.
Uso estratégico de dados e posicionamento do setor
A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, reforçou que a Confederação Nacional do Transporte coloca à disposição do setor um vasto acervo de estudos e pesquisas para embasar decisões estratégicas. “Nosso papel é entender cada vez mais as necessidades do setor e fornecer dados qualificados que auxiliem os transportadores no enfrentamento dos desafios”, pontuou.
No contexto das relações institucionais, o diretor de relações institucionais da CNT, Valter Souza, destacou o engajamento dos empresários no evento como um indicativo da força do setor. “A presença ativa dos transportadores reafirma nossa missão de atuar em defesa do transporte no Brasil, garantindo um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do setor”, ressaltou.
Já no campo da educação executiva, a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, reforçou o compromisso do Instituto de Transporte e Logística (ITL) com a qualificação do setor. “Nosso trabalho é transformar o transporte por meio da educação, trazendo novas tecnologias, ferramentas e conceitos que garantam mais competitividade e sustentabilidade”, enfatizou.
A NTC&Logística, por meio da COMJOVEM, realizará na próxima quarta-feira (19) uma live sobre a força feminina no TRC
Notícias 17 de maro de 2025
Na próxima quarta-feira, dia 19 de março, às 18 horas, a NTC&Logística, por meio da COMJOVEM, realizará uma live especial com o tema “Força Feminina no TRC Inspira e Transforma”, transmitida pelo canal da entidade no YouTube. A iniciativa, idealizada por Priscila Zanette, vice-coordenadora nacional da COMJOVEM e diretora da Ouro Negro Transportes, faz parte do projeto COM ELAS, que visa fortalecer e impulsionar a presença feminina no setor de Transporte RODOVIáRIO de Cargas.
A NTC&Logística tem desenvolvido ações estratégicas para ampliar a representatividade das mulheres no setor, promovendo eventos e debates que valorizam a equidade de gênero e incentivam a inclusão feminina no TRC. A entidade também é signatária do Vez&Voz, iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), liderada pela presidente executiva Ana Carolina Jarrouge, que busca ampliar a representatividade das mulheres no setor.
A live reunirá profissionais que ocupam posições de destaque e compartilharão suas experiências e desafios dentro do setor. Entre as convidadas, estão Ana Paula de Souza, coordenadora da COMJOVEM Belo Horizonte e diretora de operações da AD Souza Transportes e Logística; Carolina Resuto, gerente administrativa e financeira da NSLog; Mariluci de Lima, diretora da Transgobbi, e Thais Bandeira, diretora de negócios da Kodex Express.
Para Priscila Zanette, a participação ativa das mulheres no TRC tem sido essencial para impulsionar mudanças positivas no setor. “Esta live é um momento de troca e inspiração, um espaço para que possamos reforçar a importância da presença feminina no transporte e mostrar como a diversidade contribui para o desenvolvimento do setor. Queremos incentivar mais mulheres a ocuparem esses espaços e trazer cada vez mais visibilidade para essa pauta tão essencial”, destacou.
O presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, também ressaltou a relevância da iniciativa para o setor. “Valorizar e fortalecer a participação feminina no Transporte Rodoviário de Cargas é fundamental para o crescimento sustentável do setor. A diversidade traz inovação, melhora a produtividade e amplia as oportunidades. O compromisso da NTC com esse tema é permanente, e eventos como este ajudam a fomentar um ambiente mais inclusivo e representativo para todos”, afirmou.
A live será um espaço de troca e aprendizado, destacando histórias inspiradoras e reforçando a necessidade de uma atuação conjunta para fortalecer a participação feminina no TRC. O evento estará disponível no canal da NTC&Logística no YouTube. Não perca essa oportunidade de acompanhar esse bate-papo e conhecer as trajetórias dessas grandes profissionais.
Acesse no link: https://www.youtube.com/watch?v=cUAWnzylEbs
Fonte: NTC&Logística
Implementação de sistema de pesagem de veículos em rodovias federais é recomendada pelo MPF
Notícias 17 de maro de 2025
Nota de repúdio às ocupações ilegais no município de Aracruz-ES
Notícias 17 de maro de 2025
O TRANSCARES – Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Espírito Santo, vem a público manifestar seu repúdio às ocupações ilegais ocorridas em Aracruz-ES na manhã desta quinta-feira, 13 de março.
As invasões promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no município de Aracruz-ES desrespeitam o direito à propriedade privada e representam uma ameaça à segurança jurídica e à liberdade econômica. Além disso, afetam diretamente a livre inciativa e o exercício de atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da região.
O Transcares, entidade sindical representativa do segmento de transporte rodoviário de cargas e logística, reforça sua intransigente defesa ao estado de direito e à ordem pública, malferidos pelas ações promovidas pelo MST, demonstrando integral apoio ao município de Aracruz e à empresa Suzano, e requerendo das autoridades constituídas as medidas necessárias para que sejam garantidos o respeito à propriedade privada e à estrita legalidade.
Luiz Alberto Teixeira
Presidente Transcares
Foto: Gabriela Moncau/Brasil de Fato
Luiz Alberto Teixeira fala sobre modal viário e o desenvolvimento econômico do ES em entrevista
Notícias 14 de maro de 2025
O setor de transportes sempre esteve presente como um dos pilares no processo de construção e essencial para o desenvolvimento econômico do país. Para se ter uma ideia da importância desse setor, hoje, ele é responsável por 62% de todos os negócios da indústria, do comércio e de serviços, segundo o empresário Luiz Alberto Teixeira, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Espírito Santo (Transcares), convidado da revista AÇO 5.0BR (Fatos & Notícias) para falar um pouco dos entraves que o setor enfrenta nesse momento tão importante no desenvolvimento portuário e industrial do Espírito Santo.
Qual a participação do modal viário para o desenvolvimento da indústria capixaba?
O Transcares é uma instituição que representa mais de duas mil empresas de transportes de cargas e logística do Espírito Santo, setores que têm uma grande importância, não só para o nosso Estado, mas, também, para o Brasil. Para se ter uma ideia, o setor é responsável por 62% de toda movimentação da indústria, do comércio e de serviços do consumidor final, ou seja, mais da metade da economia é transportada sobre pneus.
Por isso, posso dizer que a importância é muito grande. Veja bem, a matéria-prima chega através do transporte rodoviário de cargas e o produto acabado sai da indústria através do transporte rodoviário de cargas. O vínculo e a importância do transporte rodoviário para o segmento industrial, não só capixaba, mas para todo o país, são fundamentais.
Nossa malha viária está preparada para receber os grandes investimentos industriais e portuários em andamento?
Demonstro uma certa preocupação nos processos de privatização das rodovias federais e a malha viária, tão necessárias para atender aos grandes projetos portuários em andamento, que tem o Estado como responsável. Podemos pegar como exemplo a BR-101, que foi licitada e privatizada em 2012 para duplicação dos seus 490 km, da divisa do Rio de Janeiro até a divisa da Bahia e, até hoje, apenas 82 km foram duplicados, isso treze anos depois de sua privatização.
O senhor citou a BR-101, e para BR-262, o que falta?
A privatização da BR-262 ainda não deu certo devido ao seu traçado tão sinuoso e desafiador, mas está surgindo o projeto de outra pista, com trajeto diferente da BR-262, que terá a mesma função. A diferença é que essa nova pista subirá da BR-101 até Belo Horizonte, uma nova alternativa para propor às empresas que participarão da próxima licitação de privatização da BR-262, a grande ligação do Centro-Oeste com o Espírito Santo.
Outra opção muito boa para o transporte de cargas e logística é a BR-259, que tem o propósito de ligar o Centro-Oeste de Minas Gerais ao Espírito Santo, na sua primeira etapa. Saindo de João Neiva, ela atravessa Colatina e entra em Minas Gerais. E, uma vez que chegue ao Centro-Oeste mineiro, será fácil conseguirmos chegar aos estados vizinhos. Isso sem falar na grande oportunidade de fazer o Espírito Santo ter duas saídas transversais à BR-101, ligando o Brasil conosco via Minas Gerais. Outro motivo que faz da BR 259 uma boa opção é o fato de se tratar de uma malha mais fácil e com obras de engenharia muito mais barata e que já foi analisada. O Transcares vem acompanhando e cobrando do governo estadual.
Quais outros investimentos essenciais o senhor citaria?
Temos a ES-115, em Civit II, no município da Serra, estrada que vai até Aracruz. Essa é uma obra em pleno andamento, que inclui terraplanagem, pavimentação, drenagem e viadutos. Este ano, será entregue essa pista dupla até Nova Almeida e, em 2026, de Nova Almeida a Aracruz. Também conhecida como Contorno de Jacaraípe, visa desafogar o trânsito da ES-010. Com o início da operação, a ES-010, que norteia à beira-mar, será voltada para o turismo.
Friso bem a importância desses investimentos porque estão saindo terminais portuários e os maiores da América Latina estão em Aracruz. A Imetame vai entregar, até o final desse ano, um porto com o maior calado do país, chegando a 17 metros de profundidade; onde os grandes navios do mundo, que nunca puderam frequentar essa faixa da América do Sul, vão poder atracar em Aracruz.
Isso é um boom que a gente não imagina o tamanho, é simplesmente uma coisa fantástica! E as rodovias que precisam alimentar tudo isso? A malha viária tem que andar na mesma velocidade, com a mesma passada dos projetos portuários.
A Seatrium Aracruz (Jurong) está dobrando de tamanho, a Portocel e a Imetame estão construindo, e as operações disso tudo se tornam muito mais complexas. Precisamos de vias duplas da BR-101 aos portos de Aracruz, de Presidente Kennedy e de São Mateus, caso contrário, essas operações estariam comprometidas.
O senhor se diz preocupado como as privatizações das rodovias federais, mas o Estado vem cumprindo com sua parte nesse processo?
O Estado do Espírito Santo está num bom momento, temos tudo para ser um grande polo logístico do país. Nossa posição geográfica é favorável, estamos a 1.100km de 72% de todo PIB nacional, num país dessa dimensão, perto de Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Com estruturas de vias que alimentem esses grandes centros produtores para desovar mercadorias aqui no nosso Estado para exportar para o mundo, sem dúvida nenhuma, o Espírito Santo pode ser tornar o maior polo logístico da América Latina.
A sinergia entre governos e parcerias público-privadas é fundamental. Imagina se o porto da Imetame fica pronto e as rodovias, não? O Estado está saindo um pouco atrasado, mas corre para tentar entregar as vias de sua competência, caso contrário, não valerá a pena todo esse investimento, imagina se fizermos as rodovias depois do porto pronto? A diária de um navio é caríssima, ele só atraca num porto se tiver certeza que vai descarregar e carregar no tempo previsto.
Para finalizar, como a tecnologia está sendo utilizada no setor?
A tecnologia tem se mostrado uma aliada no enfrentamento desses desafios no transporte rodoviário. O faturamento, a movimentação, o estoque, o controle, tudo isso acontece com tecnologia. São sistemas e programas que ajudam muito no desenvolvimento da logística. A inteligência artificial está vindo com tudo para facilitar em controles e movimentações dentro de grandes terminais logísticos.
Na segurança, ela rastreia o caminhão, diz sua localização, quanto tempo ficou parado, para o equipamento até que chegue um socorro. Essa concorrência de tecnologia é muito gostosa para a evolução de todos nós.
Concluo dizendo que o Espírito Santo vive um momento muito bom, precisa apenas se adequar aos projetos. O município de Aracruz mostra isso muito bem, olha o boom portuário daquela região, são investimentos que trarão fornecedores de diversos produtos, muitas empresas, armazéns logísticos, movimentação de contêineres com produtos de importação e exportação, mas, para que tudo aconteça, precisamos estar alguns passos à frente.
Fonte: Jornal online Fatos & Notícias
Por Haroldo Filho e Luzimara Fernandes
Resolução do CONTRAN proíbe venda de carretas sem pneus
Notícias 12 de maro de 2025
A Resolução nº 913 torna obrigatória a presença de pneus novos na comercialização de veículos, reboques e semirreboques; CTB também prevê multa e apreensão em caso de ausência de pneus
Nas últimas semanas, as ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltadas para a circulação de implementos rodoviários sem pneus se tornaram um dos assuntos mais discutidos e polêmicos no Transporte RODOVIáRIO de Cargas brasileiro. Na ocorrência mais recente, registrada no dia 3 de março, agentes da PRF apreenderam um semirreboque zero quilômetro que circulava sem 13 pneus.
Diante da grande repercussão do caso, inúmeros questionamentos surgiram sobre a prática, que é comum no país, principalmente no processo de venda e entrega de semirreboques, sejam eles novos ou seminovos. Concessionárias e empresas especializadas nas comercialização de implementos rodoviários até mesmo anunciam a venda dos produtos sem os pneus.
Apesar da recorrência, o que acaba passando despercebido ou até mesmo ignorado, é que a atual legislação de trânsito brasileira possui regras claras e específicas, que proíbem tal prática. Trata-se da Resolução nº 913 (antiga Resolução nº 492) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). De acordo com o documento, é proibida a comercialização de veículos, reboques e/ou semirreboques novos, de produção nacional ou importados, sem a presença de pneus novos.
“Art. 2º Os veículos novos, assemelhados ou deles derivados, automotores, elétricos, reboques ou semirreboques, de produção nacional ou importados, somente podem ser comercializados no País quando equipados com pneus novos que estejam em conformidade com os Regulamentos Técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)”.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também trata desta questão, porém de forma abrangente. Como os pneus são considerados um equipamento de uso obrigatório, a ausência dos mesmos nos semirreboques, mesmo que vazios e em deslocamento após a venda, caracteriza uma infração prevista no Inciso IX do Art. 230: “Conduzir o veículo: sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”. Tal prática é considerada uma infração grave, punida com multa de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo para regularização; neste caso, do implemento para a instalação dos pneus.
Portanto, por mais que seja uma prática recorrente no mercado brasileiro de implementos rodoviários, é fundamental se atentar para a legislação de trânsito vigente, evitando assim penalidades e até mesmo prejuízos financeiros. Vale lembrar ainda que, conforme a própria lei estabelece, é um direito do transportador receber os implementos adquiridos com pneus novos.
Confira na íntegra a Resolução nº 913: CLIQUE AQUI
Posicionamento da ANFIR
Procurada pelo Portal Caminhões e Carretas, a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR) comentou sobre os recentes casos envolvendo semirreboques sem pneus. Em nota, a entidade afirma que orienta os fabricantes sobre a importância de se seguir a legislação, porém os órgãos de fiscalização é quem têm a competência necessária para fazer cumprir a mesma.
A entidade também ressaltou outro ponto importante da legislação. Atualmente, todo implemento rodoviário deve possuir um Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT) emitido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN). Neste documento, deve constar a quantidade de pneus existentes, sendo quatro por eixo. Portanto, segundo a ANFIR “deve ser entregue com a quantidade de pneus que consta no seu CAT em conformidade com a legislação vigente”.
Divergências entre o implemento rodoviário e o que consta no documento podem acarretar uma série de problemas, como por exemplo, a suspensão do CAT, tornando assim o semirreboque um produto ilegal perante a legislação e inapto para circular.
O que diz a Guerra Implementos?
Na ocorrência do dia 3 março, o implemento rodoviário apreendido pela PRF se tratava de um semirreboque tanque com 4 eixos, produzidos pela GUERRA Implementos. Também procurada pelo Portal Caminhões e Carretas, a fabricante, com sede em Caxias do Sul (RS), se pronunciou sobre o ocorrido.
Através da assessoria de imprensa, a empresa afirmou que “busca o aperfeiçoamento contínuo e o respeito integral à legislação, razão pela qual verificará o que houve no caso concreto, tomando as providências necessárias. Esta afirmação reflete o compromisso da marca em operar em conformidade com a lei”.
Sobre o processo de comercialização de implementos rodoviários, a GUERRA explicou que “oferece aos clientes a opção de adquirir seus implementos rodoviários sem a inclusão dos pneus, desde que o cliente forneça pneus novos para serem instalados na fábrica antes da entrega. Tal medida visa flexibilizar o atendimento e prestigiar a atuação da livre concorrência, tendo o cliente como foco principal”.
Fonte: Setcemg
Transcares retoma Almoços Executivos em nosso formato e assunto principal da 1ª edição é a Modal Expo
Notícias 12 de maro de 2025
O calendário de 2025 dos Almoços Executivos do Transcares foi aberto nesta terça-feira, 11 de março. E para o primeiro almoço ano, além da participação em peso da Diretoria, presença de Marcos Milanez, da Milanez & Milaneze, empresa que está à frente da Modal Expo 2025, a primeira feira de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, marcada para junho, no Pavilhão de Carapina, e de representantes de novos mantenedores: Adalberto Aníbal Caetano e Humberto Carlos Pazolini, da Ventura Invest, além de Vinícius Leão e Cristiani Lordes, da Ellos Corretora.
Como de costume, a agenda institucional teve início com Reunião Interna da equipe, seguida da primeira Reunião de Diretoria do ano. Devido a um compromisso de última hora em sua empresa, em Colatina, o presidente, Luiz Alberto Teixeira, não pôde estar presente e foi representado pelo vice-presidente, Fernando De Marchi. E além de De Marchi, também participaram os diretores Wesley Loose, Marco Zon, Sidnei Boff, Lauro Teixeira, Vansionir Paganini, Pedro Henrique Toneto, Karla Diniz, Ronaldo Salles de Sá e Alexandre Denzin.
Aproveitando a recente entrada no time de mantenedores do Transcares, os representantes da Ventura Invest e da Ellos Corretora falaram um pouco de seus produtos, serviços e diferenciais aos convidados. Mas antes deles, Marcos Milanez aproveitou a ocasião e o público para dar uma visão geral da Modal Expo, a feira que nasce como plataforma de comunicação e negócios, e que está sendo considerada ferramenta essencial para impulsionar a transformação do Espírito Santo num hub logístico.
Promoção do Transcares, Sindiex e Sincades, a Modal reunirá os principais players do mercado, que apresentarão inovações tecnológicas, práticas ESG e soluções logísticas, mas a programação inclui também palestras, rodadas de negócios e discussões estratégicas, abordando temas essenciais para o desenvolvimento logístico e as tendências globais.
Os números que giram em torno da realização da feira e que foram apresentados por Marcos são grandiosos! Segundo ele, a expectativa é que a Modal reúna mais de 100 marcas expositoras, ofereça mais de 72 horas de conteúdo e 500 reuniões de negócios, e gere mais de R$50 milhões em negócios.
“O potencial desta feira é incrível! Acreditamos que entre cinco e 10 anos a Modal Expo já estará entre as grandes feiras do País”, aposta.
Almoço Executivo em novo Formato
Projeto já consolidado no sindicato, o Almoço Executivo estreou este ano em novo formato. Até então mensal, ele passa a ser bimestral e o presidente está apostando que o modelo atual tende a deixá-lo ainda mais atrativos.
“O Almoço Executivo é um projeto que deu muito certo, mas a agenda das pessoas está cada vez mais corrida. Como nosso objetivo é com a qualidade do encontro, achamos melhor fazer essa adequação para que os diretores e nossos convidados possam se programar e vejam valor nessa reunião de negócios e networking”, argumentou quando defendeu a mudança.
Prato da Boa Lembrança
Convidados especiais desta primeira edição, Marcos Milanez, Adalberto Aníbal Caetano, Humberto Carlos Pazolini, Vinícius Leão e Cristiani Lordes receberam das mãos de Fernando De Marchi o Prato da Boa Lembrança, oferecido a quem participa do Almoço pela primeira vez.
Colheita concentrada eleva a demanda por frete no país
Notícias 10 de maro de 2025
Atraso na colheita de soja em Mato Grosso intensificou ‘leilão’ de transporte e cancelamentos de contratos
Após um atraso inicial na colheita de soja no Centro-Oeste, os trabalhos na região nunca ficaram tão concentrados em um curto espaço de tempo quanto nesta safra 2024/25. Com isso, a demanda por transporte RODOVIáRIO também jamais foi tão acentuada quanto agora, segundo analistas e integrantes desse mercado. Nesse cenário de urgência para o deslocamento do grão pelas rodovias, tradings e transportadores relatam cancelamentos de fretes e leilões de preço entre os motoristas.
Para se ter ideia da concentração dos trabalhos de campo, em Mato Grosso, o maior produtor de soja do país, a colheita do grão chegou, no dia 28 de fevereiro, a 82,3% da área de plantio, segundo levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Aplicada (Imea). Duas semanas antes, os trabalhos haviam ocorrido em 28% da área total.
O diretor de logística de uma das principais tradings do país afirmou ao Valor que o quadro atual não representa uma ruptura de abastecimento. Mas, segundo ele, o cancelamento de fretes agendados por motoristas e transportadoras “deu um trabalho acima do normal em fevereiro”.
Como a contratação de transporte rodoviário ocorre basicamente em aplicativos, motoristas autônomos têm cancelado carregamentos que haviam acertado previamente para fechar acordos de última hora que sejam mais lucrativos. Usuários de aplicativos como o Uber conhecem bem essa dinâmica.
O comportamento só não está ainda mais disseminado porque, diferentemente do que ocorre nas cidades, a relação entre o motorista, o transportador e o embarcador é de longo prazo. “A transportadora simplesmente deixa de contratar o caminhoneiro que faz isso. E, do ponto de vista do embarcador, o mesmo acontece se a transportadora quebrar o contrato”, afirmou Rodrigo Koelle, CEO da Strada, startup de logística que tem ADM, Amaggi, Cargill e Louis Dreyfus como sócias.
Fonte: Globo Rural
Manhã de caos! Filas de veículos, passageiros a pé e atrasos por conta de protesto na Serra
Notícias 06 de maro de 2025
A manhã de quinta-feira (06) foi de caos no trânsito na Serra. O protesto de ex-funcionários na entrada de uma empresa siderúrgica complicou o tráfego de veículos, provocando longo congestionamento. Passageiros tiveram que descer dos ônibus e seguir para seus compromissos a pé.
Trânsito complicado até em Vitória
O protesto foi realizado entre as avenidas Carapebus e dos Metalúrgicos, em Carapina, mas provocou reflexos no trânsito em diversas vias e até mesmo em Vitória.
A reportagem da TV Vitória mostrou a fila de veículos que se formou no acesso a avenida Norte-Sul, em Jardim Camburi, Vitória. Na Rodovia das Paneleiras, que liga a capital com a Serra, um congestionamento enorme foi registrado.
Na BR-101, na Serra, também havia fila de veículos. Ônibus não conseguiam acessar o Terminal Carapina e ficaram enfileirados em uma das faixas. Os pontos de ônibus também acumulavam passageiros.
Passageiros a pé
Para tentar evitar ou diminuir o atraso, muitos decidiram ir a pé para seus compromissos.
“Vim de Novo Horizonte. Saí de casa às 6h40 e tinha que está no trabalho às 7h. Está um inferno, um caos! De Novo Horizonte para cá, está tudo parado”, disse uma funcionária de supermercado que seguia para Jardim Camburi a pé.
*Com informações da repórter Alessandra Ximenes, da TV Vitória
Fonte: TV Vitória
Vendas de caminhões usados crescem 7,9% no primeiro bimestre
Notícias 06 de maro de 2025
Setor acompanha alta do mercado de veículos comerciais e projeta cenário positivo para 2025
As vendas de caminhões usados mantiveram um ritmo positivo nos primeiros dois meses de 2025. De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), foram comercializadas 53.336 unidades no período, um crescimento de 7,9% em relação ao mesmo bimestre de 2024, quando foram vendidas 49.448 unidades.
Na comparação entre meses, o desempenho do setor também foi favorável. Em fevereiro, as vendas de caminhões seminovos totalizaram 25.202 unidades, registrando uma alta de 11,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O presidente da Fenauto, Enilson Sales, destaca que o segmento de comerciais pesados seminovos segue a tendência geral do mercado de veículos usados, com crescimento contínuo. “Ainda é cedo para afirmarmos como será o comportamento desse segmento específico nos próximos meses, assim como o nosso mercado como um todo”, pondera Sales. “Nossa expectativa é que tenhamos um bom ano, se a inflação e a economia se mantiverem estáveis e não tivermos nenhuma surpresa nos próximos meses”.
Os modelos usados mais vendidos em fevereiro de 2025
- Ford Cargo – 2.004
- Volvo FH – 1.547
- Ford F-4000 – 1.283
- MB 1113 – 1.024
- MB Axor – 915
- MB Atego – 888
- MB 1620 – 740
- MB 710 – 683
- MB 608 – 622
- VW 8.150 – 584
Fonte: Fenauto|Senatran
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