Notícias

Filtrar Notícias

Perfil do trabalhador do transporte revela maioria masculina, aponta CNT

Notícias 17 de julho de 2025

Quatro em cada cinco profissionais que atuam no setor de transporte no Brasil são homens, e a maioria tem ensino médio completo. Esses são alguns dos dados do Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte, disponibilizado nesta quinta-feira (17) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O estudo analisa mais de 2,8 milhões de vínculos empregatícios no setor, com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Emprego. 

O levantamento aponta um setor majoritariamente masculino (81,1%), com predominância de profissionais na faixa etária entre 30 e 69 anos, que concentra mais de 2,2 milhões de trabalhadores. O transporte rodoviário de cargas se destaca como o principal segmento, respondendo por mais de 1,3 milhão de vínculos ativos (46,6% do total).

A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, destaca que o transporte é reconhecido como estratégico para o Brasil por movimentar todos os setores da economia e conectar regiões. “Os dados do Painel CNT reforçam esse papel ao evidenciar o enorme potencial das empresas de transporte na geração de empregos e oportunidades para a população brasileira", afirma.

Acesse o Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte

No quesito escolaridade, o ensino médio completo é o nível mais comum entre os trabalhadores do setor, abrangendo mais de 1,7 milhão de profissionais (63,3%). O estudo também revela que 243,3 mil trabalhadores têm o ensino fundamental incompleto ou não tem escolaridade, dado que reforça a necessidade de avanços na qualificação. Em contrapartida, 258,5 mil têm ensino superior completo, e pouco mais de 3.000 têm mestrado ou doutorado.

Em relação à rotatividade, enquanto 443,7 mil profissionais (15,7%) permanecem no mesmo emprego há mais de dez anos, cerca de 270 mil têm menos de três meses de vínculo. Outros 410,8 mil estão empregados entre seis e 12 meses, sinalizando baixa estabilidade em boa parte das funções no setor.

O Sudeste concentra a maior parte dos empregos no transporte, com destaque para São Paulo, que soma quase 900 mil vínculos ativos (31,8%). Minas Gerais e Rio de Janeiro também aparecem entre os estados com o maior número de profissionais. As regiões Sul e Nordeste somam, respectivamente, 533,2 mil (18,9%) e 368,3 mil (13,1%) vínculos.

Força de trabalho vai além do TRC

O transporte rodoviário de cargas é o segmento com a maior participação na matriz de transporte, mas o Painel evidencia também a relevância de outras atividades que compõem a cadeia logística. O setor de armazenamento e serviços auxiliares reúne mais de 543,1 mil vínculos, e os serviços postais e de entrega somam 154,7 mil profissionais. Modais como o ferroviário, aeroviário e aquaviário também compõem a força de trabalho, embora seja com participação menor.

Sobre o Painel

O Painel CNT do Perfil do Trabalhador no Transporte está disponível em formato digital e interativo, permitindo consultas detalhadas por região, faixa etária, escolaridade, gênero, raça, tempo de vínculo empregatício, modal, segmento de atuação, entre outros recortes.

Maior programa ambiental do transporte no Brasil, Despoluir completa 18 anos com quase 5 milhões de avaliações veiculares

Notícias 17 de julho de 2025

Nessa sexta-feira (18), o Despoluir, Programa Ambiental do Transporte, celebra 18 anos de atuação com números expressivos e impacto real na promoção da sustentabilidade no setor transportador. Desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), o Despoluir é reconhecido como o maior programa ambiental da iniciativa privada voltado ao transporte no país.

Ao longo de quase duas décadas, o Despoluir já realizou quase 5 milhões de avaliações veiculares ambientais, um marco que demonstra o compromisso do setor com a redução de emissões de poluentes, a eficiência no uso de combustíveis e a melhoria da qualidade do ar.

A atuação do programa já alcançou mais de 27 mil empresas e 28 mil caminhoneiros autônomos em todos os estados brasileiros. Os serviços também têm impacto direto na saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, promovendo práticas sustentáveis nas operações de transporte.

“O Despoluir é um parceiro estratégico dos transportadores brasileiros. Ao oferecer serviços gratuitos e de alta qualidade, o programa contribui para um setor mais eficiente, competitivo e alinhado com os princípios do desenvolvimento sustentável”, afirma o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

Live comemorativa

Para marcar os 18 anos do Despoluir, foi realizada uma live especial com o tema “Embaixador da Marca”, conduzida por Eduardo Halpern, professor da ESPM-RJ. O objetivo foi destacar como técnicos e coordenadores podem contribuir para fortalecer a imagem do programa e ampliar sua relevância no setor.

Na abertura, a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressaltou o protagonismo do Despoluir. “Hoje, quando a pauta global é descarbonização, vemos que o Sistema Transporte está muito à frente. Temos 18 anos de experiência consolidada nesse tema. Agora é hora de aproveitar essa trajetória para mostrar ao mundo que o setor é sustentável e pode contribuir ainda mais para um futuro forte e equilibrado”, afirmou.

A diretora executiva interina da CNT, Fernanda Rezende, reforçou o papel decisivo das equipes na evolução do programa. “O Despoluir começou em 2007, com 4 mil aferições. Em 2010, alcançamos 392 mil acumuladas. Hoje, fazemos esse volume anualmente. Isso só é possível graças ao engajamento dos técnicos e coordenadores. Se antes precisávamos buscar empresas, agora elas nos procuram para realizar as aferições”, destacou.

Durante a palestra, Halpern enfatizou que o sucesso do programa está ligado ao comprometimento do time em todo o país e à necessidade de estreitar a relação com os parceiros.

Serviços técnicos gratuitos oferecidos aos transportadores

O Despoluir oferece três serviços técnicos especializados:

  1. Avaliação Veicular Ambiental (AVA): mede a emissão de gases dos veículos a diesel, identificando irregularidades na queima do combustível. O serviço contribui para a redução da poluição do ar e permite que transportadoras ajustem seus veículos para operar com maior eficiência energética e menor impacto ambiental.
  2. Avaliação da Qualidade do Diesel (AQD): verifica se o combustível utilizado pelos veículos atende aos padrões estabelecidos pela legislação. A análise identifica contaminações e garante melhor desempenho da frota, evitando falhas mecânicas e emissões excessivas.
  3. Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (SOAT): oferece apoio técnico às empresas na implementação de melhores práticas ambientais, como gestão correta de resíduos, eficiência no uso de recursos e adequação à legislação ambiental vigente.

Com uma rede nacional de atendimento composta por 115 unidades móveis e apoio de 24 federações do transporte, o programa tem presença em todos os estados brasileiros. Suas equipes técnicas percorrem rodovias, pátios de empresas e terminais de cargas, levando serviços ambientais com tecnologia de ponta, orientações e conscientização ao setor. Também desenvolve ações de educação ambiental, elabora conteúdos técnicos e disponibiliza várias ferramentas, como plataformas de dados estratégicos e simuladores de reúso de água, com o objetivo de ampliar a conscientização ambiental entre empresários, trabalhadores e a sociedade.

Por Agência CNT Transporte Atual

Governo regulamenta BR do Mar e projeta redução de custos logísticos

Notícias 17 de julho de 2025

O governo federal avançou na consolidação da política de incentivo à cabotagem com a assinatura do decreto que regulamenta o programa BR do Mar, em cerimônia realizada nessa quarta-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília. A medida busca ampliar a oferta de embarcações, reduzir custos logísticos e estimular práticas sustentáveis no transporte de cargas entre portos nacionais. A regulamentação também prevê estímulos à indústria naval e à criação de novas rotas, com potencial de gerar economia anual de até R$ 19 bilhões para empresas e consumidores.

Representando o setor produtivo na solenidade, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou a relevância da cabotagem para a competitividade logística. “Defendemos a ampliação da multimodalidade e o fortalecimento da cabotagem como solução eficiente, sustentável e com grande potencial de desenvolvimento. Essa modalidade reduz custos e contribui para diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, afirmou.

Ele destacou que a cabotagem é a alternativa mais adequada para longas distâncias pela costa brasileira, sem concorrer com outros modais. “Os modais são complementares. Sempre que se planeja um porto, é fundamental integrar ferrovia e rodovia para garantir abastecimento e distribuição”, explicou.

Segundo Vander Costa, a integração logística é essencial para reduzir o frete e impactar positivamente os preços ao consumidor. “Esse decreto é um passo para destravar a cabotagem brasileira. Temos mais de 8 mil quilômetros de litoral, que podem impulsionar um transporte mais racional, eficiente e sustentável”, completou.

O tema faz parte da Agenda Institucional Transporte e Logística 2025, que reconhece a BR do Mar como um marco para fortalecer o transporte aquaviário e ampliar a competitividade, com ganhos econômicos e ambientais.

Integração logística

Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a iniciativa contribui para a intermodalidade e para a redução da dependência do modal rodoviário, que responde por 65% da movimentação de cargas no país.

“Estamos preparando novas rotas de integração, gerando competitividade e fortalecendo a produção nacional. A BR do Mar e, em breve, a BR dos Rios fazem parte dessa transformação”, afirmou.

A solenidade contou também com a presença dos ministros Ruy Costa, da Casa Civil, representando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento; e Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego. Além disso, contou com a participação do almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil; de Ariovaldo Rocha, presidente do Sinaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore); e de Carlos Augusto Müller, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos.

Pelo Sistema Transporte, também participaram o diretor de Relações Institucionais, Valter Souza; a gerente executiva governamental, Danielle Bernardes; o assessor da Presidência, Igor Fernandes; e a assessora governamental Maria Carolina Noronha.

Foto: Vosmar Rosa/MPOR

NOTA OFICIAL: NTC&Logística manifesta preocupação com possível aumento tarifário sobre produtos brasileiros

Notícias 17 de julho de 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística – NTC&Logística manifesta a preocupação do Setor em vista da sobretaxa tarifária imposta pelo governo dos Estados Unidos da América aos produtos importados do Brasil,  prevista a partir do dia 1o de agosto de 2025.

O Transporte Rodoviário de Cargas é atividade essencial para a cadeia produtiva da logística da exportação, e a referida imposição, além de causar grande impacto ao setor produtivo nacional, provocará, por natural consequência, perdas significativas ao Setor.

A NTC&Logística reforça a importância do diálogo entre os governos brasileiro e norte-americano e espera que encontrem o melhor caminho para atender aos legítimos interesses das duas nações e de seus ecossistemas empresariais.

Brasília, 15 de julho de 2025.

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística

NTC&Logística

Transcares divulga data da sétima edição de seu Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas

Notícias 16 de julho de 2025

O furto e roubo de cargas são assuntos que estão no radar de sua empresa? Então, essa matéria foi escrita para você! O Transcares acaba de confirmar a data da sétima edição de seu Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, evento regional que reúne forças policiais, autoridades, empresários e parceiros, e que bebe na fonte da informação, da prevenção e da integração. O encontro está marcado para dia 25 de setembro, das 8 às 12 horas, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória.

Presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira destaca que furto, roubo e receptação de cargas figuram entre os temas mais urgentes e recorrentes do setor de transporte de cargas e logística, o que justifica a atenção permanente que o sindicato dá ao tema.

“Tais crimes representam um sério desafio à segurança pública, com impactos diretos na economia, na segurança viária e na segurança patrimonial das empresas. Não podemos deixar de discutir o assunto com seriedade, transparência a dados”, argumenta ele, que espera uma sétima edição com casa cheia novamente. “Vamos para a sétima edição de Fórum e em todas elas tivemos casa cheia, mais uma prova da relevância da pauta”.

A programação inclui um “retrato” nacional, regional e local deste tipo de crime, além de ações e propostas de enfretamento, e reúne no mesmo debate representantes da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), das polícias federal, rodoviária federal, civil e militar, do Transcares e de sindicatos do Rio e Minas Gerais.

“Por meio do Fórum, fomentamos o diálogo e a cooperação no enfrentamento a esses crimes, destacamos ações, alinhamos estratégias, fortalecemos a integração entre setores público e privado, e debatemos medidas preventivas e novas ferramentas tecnológicas de gerenciamento de riscos. O Espírito Santo continua sendo um case de sucesso no tocante à prevenção e combate ao furto e roubo, e esse é um evento que reforça nossa reputação”, avalia o superintendente Mario Natali.

O Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas é uma realização do Transcares e conta com apoio institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio do Grupo de Trabalho voltado ao estudo e ao enfrentamento do roubo de cargas, da Fetransportes e da Fecomércio.

Custo Brasil está entre as principais barreiras da competitividade industrial, revela pesquisa da CNI

Notícias 15 de julho de 2025

Pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 45% dos empresários industriais brasileiros acreditam que a bitributação e a complexidade tributária são as principais barreiras para a competitividade internacional. Em seguida, aparecem o Custo Brasil, com 35% dos empresários; a falta de mão de obra qualificada, com 31%; burocracia e ambiente regulatório, 25%, e a insegurança jurídica, 22%.

A lista ainda traz inovação e tecnologia, 14%; reputação e imagem do Brasil, 13%; custos de energia, 13%; exigências da legislação ambiental internacional, 11%; falta de crédito para a exportação, 10%, e cumprimento de exigências ambientais de clientes, 8%.

O impacto do Custo Brasil

“O Custo Brasil é esse conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que prejudica o ambiente de negócios do país, pois encarece os custos das empresas, atrapalha investimentos e compromete a competitividade. Todos os fatores apresentados na pesquisa estão ligados ao valor do Custo Brasil, estimado em R$ 1,7 trilhão por ano, o que equivale a 20% do PIB brasileiro”, pontua o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Visão regional

Quando comparado regionalmente, 55% dos empresários do Nordeste afirmam que a bitributação e a complexidade tributária são os fatores que mais influenciam a competitividade industrial, seguidos dos industriais do Sudeste, com 45%; do Sul, 43%, e do Norte/Centro-Oeste, com 33%.

Quando o assunto é o cumprimento de exigências ambientais de clientes, apenas 7% dos empresários da região Sul acreditam que esse fator pode impactar a competitividade industrial, enquanto 8% dos industriais do Sudeste acham o mesmo; 9%, do Norte/Centro-Oeste, e 11%, do Nordeste.

Fortalecimento da imagem da indústria e aumento da exportação

Outra pergunta destaque da pesquisa é se o fortalecimento da imagem da indústria brasileira pode contribuir para o aumento da exportação do setor. Os empresários são otimistas e 77% acreditam que sim; 29% informaram que o fortalecimento pode “aumentar muito” a exportação, enquanto 48% disseram “aumentar um pouco”. Já 19% responderam que o fato não interfere.

A pesquisa Sustentabilidade e Indústria foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Nexus e ouviu representantes de mil empresas industriais de pequeno, médio e grande portes, em todo o país. As entrevistas foram realizadas entre 15 de maio e 17 de junho de 2025.

Fonte: CNI 

Índice ABCR registra queda no fluxo das rodovias em junho

Notícias 14 de julho de 2025

O Índice ABCR, que mede o fluxo de veículos em rodovias concessionadas, registrou uma queda de 0,2% em junho de 2025 na comparação dessazonalizada com maio. O indicador, elaborado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em parceria com a Tendências Consultoria, reflete uma pequena retração tanto no segmento de veículos leves (-0,2%) quanto no de pesados (-0,2%).

Apesar do recuo mensal, na comparação com junho de 2024, o índice apresentou alta de 0,9%, impulsionado principalmente pelo aumento de 1,2% nos veículos leves, enquanto os pesados ficaram praticamente estáveis (-0,1%). No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,7%, com destaque para o avanço de 3,1% nos pesados, enquanto os leves subiram 2,6%.

Análise dos especialistas: mercado em acomodação

Segundo Thiago Xavier e Davi Gonçalves, economistas da Tendências Consultoria, o fluxo de veículos leves vem mostrando sinais de estabilização após um período de maior volatilidade.

“O mercado de trabalho segue como principal suporte para o consumo das famílias, com aumento da massa salarial e da ocupação, favorecendo viagens a trabalho e lazer. No entanto, a inflação e as condições mais restritivas de crédito têm limitado uma expansão mais robusta”, explicam.

Já o segmento de caminhões apresentou sua segunda queda consecutiva, após um bom desempenho no início do ano. “Isso sugere um esgotamento parcial do impulso gerado pelo escoamento da safra agrícola e uma desaceleração na demanda por bens de consumo, devido ao crédito mais apertado. Ainda assim, a força do emprego deve continuar sustentando parte da demanda por fretes no curto prazo”, completam os analistas.

Desempenho regional

Rio de Janeiro: Crescimento Puxado por Veículos Leves

Alta de 0,3% em junho (vs. maio), com leves (+0,8%) compensando a queda dos pesados (-0,9%).

Na comparação anual (junho/2024), o índice subiu 1,7%, com leves (+1,8%) e pesados (+1,5%).

Nos últimos 12 meses, acumula +2,5%, sendo +2,0% (leves) e +4,9% (pesados).

São Paulo: Pequeno recuo, mas resultado anual positivo

Queda de 0,2% em junho (vs. maio), com pesados (-0,6%) puxando a retração, enquanto leves ficaram estáveis (0,0%).

Em relação a junho/2024, o índice avançou 0,2%, com leves (+0,5%) e pesados (-0,8%).

No acumulado anual, crescimento de 2,1%, com leves (+1,9%) e pesados (+2,8%).

Apesar da leve desaceleração recente, o setor mantém uma trajetória de crescimento, sustentado pelo mercado de trabalho aquecido e pela demanda logística. No entanto, fatores como inflação e juros elevados seguem como desafios para uma recuperação mais acelerada nos próximos meses.

Fonte: Frota&Cia

Serra vai duplicar avenida para acabar com engarrafamentos na ES-010

Notícias 10 de julho de 2025

A Serra passa por uma requalificação viária no cruzamento entre a Rodovia ES-010 e a Avenida Paulo Pereira Gomes, em Morada de Laranjeiras, para ampliar a capacidade de tráfego. O objetivo é eliminar um dos principais pontos de congestionamento no trânsito da região.

  
Foto: Dayana Souza/PMS

De acordo com o prefeito da Serra, Weverson Meireles, a intervenção dá continuidade ao planejamento estratégico e representa um avanço significativo na mobilidade urbana do município.

A capacidade de fluxo de veículos vai mais do que dobrar, e o trânsito vai fluir muito melhor. É mais segurança para quem trafega e mais mobilidade para quem depende da via todos os dias. Mobilidade de verdade se faz com obras”, defende.

A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, ressaltou que a interseção é um ponto de alto volume de tráfego e que a obra foi pensada estrategicamente para melhorar o cotidiano da população.

“Com o alargamento das faixas, vamos garantir mais fluidez no trânsito, reduzir congestionamentos e reforçar a segurança de motoristas e pedestres. É uma ação estratégica para destravar um dos pontos mais importantes da cidade, que conecta bairros e dá acesso a serviços de educação, saúde e esporte utilizados por moradores da Serra e até de outras cidades”, destacou.

        

 

Fonte: Folha Vitória

Empresas do transporte são convidadas a participar da Sondagem de Resiliência Climática

Notícias 10 de julho de 2025

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) está conduzindo a Sondagem de Resiliência Climática do Setor de Transporte, iniciativa que busca compreender como as mudanças climáticas têm afetado as empresas do setor e quais medidas estão sendo adotadas para enfrentar desafios provocados por desastres naturais, como enchentes, secas e deslizamentos. A coleta de dados segue aberta até o dia 17 de julho.

No contexto do transporte, resiliência climática representa a capacidade de se antecipar, se adaptar e superar adversidades causadas por eventos naturais severos. Assim, a participação de empresas de todas as modalidades é fundamental para subsidiar políticas públicas mais eficazes e orientar soluções concretas para enfrentar as vulnerabilidades ambientais.

A Sondagem busca identificar boas práticas, desafios enfrentados e estratégias já implementadas ou em fase de planejamento. O questionário leva cerca de oito minutos para ser respondido, e todas as informações fornecidas serão mantidas em sigilo. Os dados serão analisados exclusivamente pela CNT e divulgados de forma agregada, sem qualquer identificação individual dos participantes.

A Confederação reforça o convite para que as empresas do setor contribuam para essa iniciativa estratégica.

Acesse e participe: cnt.org.br/resiliencia_climatica


Fonte: Agência CNT Transporte Atual

SEST SENAT faz mobilização Nacional para celebrar o Dia do Motorista

Notícias 09 de julho de 2025

Em comemoração ao Dia do Motorista, celebrado em 25 de julho, o SEST SENAT promove uma grande mobilização nacional para homenagear e valorizar os profissionais que movem o Brasil pelas ruas, estradas e rodovias. A iniciativa acontece em centenas de pontos do país e envolve orientações de saúde e atividades de conscientização.

Os motoristas serão recebidos com atividades voltadas ao reconhecimento do papel essencial que desempenham na sociedade. O objetivo é reforçar a importância desses profissionais que transportam pessoas e cargas com responsabilidade, enfrentando longas jornadas e diversos desafios diariamente.

A campanha também destaca a atuação do SEST SENAT no apoio contínuo aos trabalhadores do transporte, oferecendo serviços de saúde, qualificação profissional e ações educativas voltadas à prevenção de acidentes e à promoção da qualidade de vida. Pontos estratégicos nas estradas serão os principais locais de abordagem.

“Essa é uma data para olhar com respeito e admiração para quem está todos os dias nas rodovias, garantindo que o país continue em movimento. O SEST SENAT tem orgulho de apoiar e cuidar desses profissionais ao longo de todo o ano. Especialmente neste mês, queremos reforçar nosso compromisso com cada motorista”, destaca a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

A ação integra o calendário anual de campanhas do SEST SENAT, sempre alinhadas à missão de fortalecer o setor de transporte com foco nas pessoas.

Confira as atividades nas unidades de Minas Gerais, no link que segue: https://www.sestsenat.org.br/noticia/mobilizao-nacional-do-dia-do-motorista

Fonte: Sest Senat

Combustível: governo prevê queda de preço se petróleo mantiver cotação

Notícias 08 de julho de 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que “há uma real possibilidade” de queda no preço da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo no mercado internacional se mantenha. Ele participou, nesta segunda-feira (7), da reunião de cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.

“Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra entre Israel e Irã. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, disse o ministro, em entrevista.

Afirmou, ainda, que o governo tem se mobilizado para evitar cobranças abusivas nos preços dos combustíveis.

“O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras. E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo para que a gente tenha realmente o resultado desse esforço que é feito nas políticas públicas para poder construir justiça tarifária no país”, acrescentou.

Silveira afirmou que o Brics discutiu, nesta cúpula, a questão da sustentabilidade, de forma “muito vigorosa”. “[O Brics] é um fórum internacional fundamental, inclusive para poder articular financiamento para a transição energética através do Banco do Brics”, disse.

O ministro citou ainda que a extração de minerais críticos, dos quais o Brasil e outros países do Brics têm reservas importantes, é fundamental para a transição energética. 

Mas, segundo ele, é preciso buscar um equilíbrio entre as atividades econômicas e a legislação.

FONTE: Agência Brasil

ANTT avança na fiscalização do Piso Mínimo de Frete com apoio de novas validações no MDF-e

Notícias 08 de julho de 2025

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu mais um passo importante para garantir o cumprimento da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC). Por solicitação da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC), foram implementadas novas validações no Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), por meio da Nota Técnica 2025.001.

As mudanças representam um avanço inédito no processo de fiscalização eletrônica do piso mínimo de frete, tornando mais precisos os cruzamentos de dados e fortalecendo a atuação da ANTT na proteção dos transportadores.

A nova nota técnica altera o layout do MDF-e, exigindo o preenchimento de informações essenciais sobre a operação de transporte de carga lotação, especialmente quando envolver a contratação de Transportadores Autônomos de Cargas (TACs).

Entre os principais pontos, destacam-se:

  • Obrigatoriedade do preenchimento dos valores de pagamento do frete no grupo infPag, inclusive com detalhamento da forma de pagamento e dados bancários do transportador;
  • Inclusão do NCM do produto predominante na carga lotação, fundamental para o cálculo do piso mínimo;
  • Maior rastreabilidade das informações fiscais e contratuais, facilitando o controle automático por parte da ANTT.

Essas alterações refletem o compromisso da Agência com a melhoria contínua dos mecanismos de regulação do setor, aliando tecnologia, transparência e segurança jurídica.

FISCALIZAÇÃO MAIS EFETIVA E INTELIGENTE

Com as novas informações estruturadas no MDF-e, a ANTT passa a contar com ferramentas mais robustas para a análise automatizada de fretes contratados abaixo do piso mínimo. A iniciativa permite a identificação de possíveis infrações de forma mais ágil e com maior precisão, reforçando a capacidade fiscalizatória da Agência.

A verificação será feita a partir dos próprios dados declarados pelos emissores do MDF-e, cruzados com a tabela vigente de pisos mínimos. Com isso, a ANTT promove um ambiente mais justo e equilibrado para os transportadores, especialmente os autônomos, que são os principais beneficiários da política de piso mínimo.

A Nota Técnica 2025.001 já se encontra disponível no ambiente de homologação desde julho de 2025, com entrada em produção prevista para outubro. A SUROC recomenda que empresas, transportadores e desenvolvedores de sistemas realizem as atualizações necessárias para garantir a conformidade com as novas exigências.

COMPROMISSO COM O TRANSPORTE JUSTO

A iniciativa reforça o papel da ANTT como agente regulador atuante e comprometido com o fortalecimento do transporte rodoviário de cargas. “Essa atualização representa um marco no uso da tecnologia para garantir os direitos dos transportadores. Estamos usando inteligência regulatória para assegurar que o frete contratado seja justo e dentro da legalidade”, destaca a Superintendência da ANTT.

Fonte: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-avanca-na-fiscalizacao-do-piso-minimo-de-frete-com-apoio-de-novas-validacoes-no-mdf-e

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo