Notícias

Filtrar Notícias

Prêmio Destaque 2023: Jolivan e Winston entre as campeãs!

Notícias 13 de novembro de 2023

Os números e novidades já indicavam que o Prêmio Destaque 2023, a noite que premia os melhores profissionais do ano no setor de transportes, seria um mega evento: 58 candidatos – número recorde de participantes –, uma nova categoria, Destaque Revelação, um processo mais dinâmico e inovador. E a 28ª edição, realizada na sexta-feira, 10 de novembro, no Le Buffet, em Vitória, foi, de fato, pra lá de especial. E na disputa da Região Sul, só deu o segmento de cargas e logística! Flávia de Azevedo Coelho, da Transportadora Jolivan, foi a vencedora na categoria Transporte & Logística, e Antônio Marcos Gobe, da Winston transportes, ganhou entre os Motoristas.

No total, oito campeões foram anunciados. Além de Flávia e Antônio, também passaram a fazer parte da galeria dos campeões do Prêmio Destaque Caick de Araújo Almeida, da Viação São Gabriel, Destaque Revelação na categoria Transporte & Logística, e Danilo Martins Santos, da Unimar Transportes, Destaque Revelação na categoria Motorista. E no Destaque Master, premiação dividida nas regiões Norte, Sul e Grande Vitória, conquistaram o título Samuel de Abreu Monfardini, da Viação Joana D´arc (Transporte & Logística Região Norte), Elis Lucas de Souza, da Viação Águia Branca (Motorista Região Norte), Nayara Santos Nunes, da Viação Águia Branca (Transporte & Logística Região da Grande Vitória) e José Urbano, da Viação Grande Vitória (Motorista Região da Grande Vitória).

“Quero abrir este evento falando da minha satisfação por receber vocês nesta noite tão importante para o setor e que este ano considero ainda mais especial! Além da Fetransportes estar comemorando 30 anos, o Prêmio Destaque tem uma nova categoria, ótima ideia nascida numa Reunião de Diretoria, e tornamos o processo mais dinâmico. Estou cercado de boas expectativas para esta noite”, destacou o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, na abertura oficial do evento.

Ao longo de sua fala, ele jogou luz ao primeiro momento solene da noite, a entrega da Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes, que homenageia dois empresários, um do segmento de Cargas e outro do de Passageiros. Nesta edição, o transportador indicado pelo Transcares para recebê-la foi Fernando De Marchi, da De Marchi Transportes. No segmento de Passageiros, o escolhido pelo GVBus foi Murilo Soares de Andrade, do Grupo Santa Zita. O vice-governador, Ricardo Ferraço, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e o membro do Comitê Executivo do GVBus e neto do homenageado, Murilo Andrade Lara, acompanharam Renan na entrega da homenagem.

“Falar de Prêmio Destaque é falar também de Medalha do Mérito Empresarial e hoje é dia de homenagear Murilo Soares de Andrade e Fernando De Marchi. Gosto de falar do processo sempre cuidadoso dos sindicatos na hora de escolher os indicados a receber a medalha, e este ano não foi diferente. O GVBus e o Transcares fizeram muito bem o dever de casa”, enalteceu.

Diretor-financeiro do Transcares e diretor Operacional da De Marchi Transportes, Fernando fez um bonito agradecimento no momento da homenagem. “Duas palavras resumem o sentimento deste momento, alegria e gratidão. A alegria dispensa comentários. Já a gratidão é justo citar Deus, pelos dons que me foram dados, meus pais, pelo exemplo e referência, minha esposa, Adriana, pelo aprendizado e apoio de sempre, meus irmãos, Erildo e Daniel, pela parceria que me permite ser braço de um corpo chamado De Marchi Transportes, e também a todas as pessoas que se conectam comigo”.

Destaque Revelação

Grande novidade desta edição, a categoria Destaque Revelação reconhece e valoriza o capita humano do setor e chega para dar o devido valor ao profissional recém-chegado, com pouco tempo de casa, mas que já mostrou a que veio.

Primeiro campeão anunciado da noite, Caick de Araújo Almeida tem 26 anos e está há cinco na Viação São Gabriel. Entrou na empresa como estagiário, passou a auxiliar do setor de elétrica e atualmente é Eletricista de Automotores. E Danilo, o Motorista Revelação, da Unimar Transportes, mostrava a mão suando quando uma hora após o anúncio de seu nome. Com o sorriso preso no rosto, admitiu que sempre teve vontade de participar do prêmio. E ganhou de primeira!

Destaque Master

No último momento da solenidade foram anunciados os seis campeões do Destaque Master. E não seria errado dizer que o Destaque 2023 foi um dos mais democráticos da história, com ganhador debutando entre os campeões – Nayara Santos Nunes, da Viação Águia Branca, Flávia de Azevedo Coelho, da Jolivan, e Antônio Marcos Gobe, da Winston – e outros que já haviam tido a experiência – José Urbano (Viação Grande Vitória), Samuel de Abreu Monfardini (Viação Joana D´arc) e Elis Lucas de Souza (Viação Águia Branca).

Mais de 500 pessoas prestigiaram a grande noite do transporte. Dentre os convidados, estavam o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, que falou um pouco sobre o bom momento do Espírito Santo, e o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, que também deu um boas-vindas ao público enumerando algumas entregas da secretaria; Daniela Fraga, gestora nacional do Programa Despoluir; os gestores dos sindicatos do Sistema Fetransportes – Luiz Alberto Teixeira (Transcares), Murilo Andrade Lara (GVBus), Joceny Callenzane (Sindliqes), Sinfres (Luiz Antônio Pretti), Eduardo Carletti (Sinfrenor); o supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Antonio Rocha, os diretores das unidades, Valéria Gonçalves (Cariacica), Fernanda Stanzani (Serra), Simone de Oliveira (Cachoeiro), Fernando Lovatti (Colatina) e Rafael Andrade (São Mateus), e parte de suas equipes, dentre muitos outros.

Em seu pronunciamento, Ferraço falou da essência do Prêmio Destaque, que converge em unidade, uma vez que homenageia na mesma noite trabalhadores e empresário, e destacou a forma construtiva com a qual o Espírito Santo governa. “O governo do Estado agradece a parceria com as quatro federações e com o Espírito Santo em Ação. Temos uma boa relação com o mundo empreendedor, mas também com representantes dos trabalhadores, relações estas que são importantes porque juntos estamos conduzindo o Estado de forma que faz a diferença”, destacou.

Os campeões do Prêmio Destaque 2023

Destaque Revelação
Transporte & Logística: Caick de Araújo Almeida (Viação São Gabriel)
Motorista: Danilo Martins Santos (Unimar Transportes)

Destaque Master
Transporte & Logística Região Norte: Samuel de Abreu Monfardini (Viação Joana D´arc)
Transporte & Logística Região Sul: Flávia de Azevedo Coelho (Transportadora Jolivan)
Transporte & Logística Região da Grande Vitória: Nayara Santos Nunes (Viação Águia Branca)
Motorista Região Norte: Elis Lucas de Souza (da Viação Águia Branca)
Motorista Região Sul: Antônio Marcos Gobe (Winston transportes)
Motorista Região da Grande Vitória: José Urbano (Viação Grande Vitória)

PGR já se manifestou a favor da prorrogação da desoneração de folha no STF

Notícias 10 de novembro de 2023

Há duas semanas, o Senado aprovou o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2027. A medida vale para 17 setores da economia que mais empregam, entre eles o de construção civil, indústria têxtil e tecnologia da informação. O texto depende agora da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2021, quando o país estava em período da pandemia de Covid-19, a Procuradoria-Geral da República, em uma ação no Supremo Tribunal Federal, se manifestou a favor da prorrogação. Para a PGR, “a desoneração da folha de pagamentos é medida temporária e vinculada a ato normativo direcionado à manutenção do emprego e da renda”.

“Invalidar a sua prorrogação, e fazer coincidir o fim do benefício com o auge da crise sanitária e econômica, iria de encontro ao propósito das diversas medidas direcionadas a minimizá-la”, disse a PGR.

A ação foi apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2020, que pediu ao STF que suspendesse a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. Na época, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, votou a favor da desoneração da folha e disse que a reoneração poderia levar a inúmeras demissões. O julgamento foi suspenso.

A desoneração da folha de pagamento terminaria em 31 de dezembro de 2020, mas o Congresso Nacional prorrogou por mais um ano. O então presidente, Jair Bolsonaro, vetou o projeto, e o Congresso derrubou o veto, fazendo com que Bolsonaro recorresse ao STF.

Um ano após ir ao STF, em 31 de dezembro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro sancionou a prorrogação, até o fim de 2023, da desoneração da folha de pagamento. A ação no Supremo, então, foi transitada em julgado.

Como o Portal R7 mostrou, com risco de perda de 1 milhão de vagas, empresas e trabalhadores pressionam o governo federal a sancionar o projeto de lei. Quase 30 representações patronais assinaram em conjunto um ofício para pedir audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de expor “com maior profundidade os elementos que fundamentam a necessária sanção da medida”. As centrais sindicais também pressionam pela sanção e calculam que, sem a continuidade da concessão, quase 1 milhão de postos de trabalho serão fechados.

Fonte: Portal NTC

Outubro foi o melhor mês de vendas de implementos pesados da história

Notícias 10 de novembro de 2023

A indústria de implementos rodoviários registrou em outubro seu melhor mês de vendas de Pesados desde 2004 quando a estatística começou a ser computada. No mês passado a indústria entregou 8.997 produtos. “Temos diante de nós um mercado forte e comprador que está renovando a frota com a aquisição do 4º Eixo em virtude de sua maior capacidade de carga e adaptação às necessidades operacionais”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.

Os principais clientes estão no setor do agronegócio, especialmente as transportadoras de grãos. O presidente da ANFIR aponta também o segmento de locação de implementos rodoviários como outro fator que tem impulsionado as vendas. “Nosso crescimento está ancorado também no mercado de aluguel onde a indústria já identificou compras significativas realizadas por vários players atentos para ofertar esses produtos ao mercado”, explica.

A soma das vendas de Pesados e Leves torna outubro o segundo melhor mês de 2023 com 13.911 unidades emplacadas. O melhor mês do ano até o momento foi março quando a indústria entregou 14.850 unidades.

Mês a mês o desempenho do setor em 2023 é o seguinte:

Janeiro – 11.655
Fevereiro – 11.024
Março – 14.850
Abril – 10.809
Maio – 12.751
Junho – 11.874
Julho – 12.077
Agosto – 13.758
Setembro – 12.378
Outubro – 13.911

“O mercado tem seus motores principais, como agronegócio e construção civil, mas outros segmentos, notadamente os ligados ao comércio urbano não estão no mesmo ritmo”, explica o presidente da ANFIR que completa: “como resultado temos essa falta de uniformidade em nosso desempenho”.

Taxa Selic

A redução da Selic para 12,25% ao ano era aguardada pelo setor fabricante de implementos rodoviários. “Esse movimento descendente da taxa básica é claro e esperado porque o Copom não dá sinais de mudar de direção em suas decisões”, avalia o presidente da ANFIR. A entidade estima que até o final do ano a Selic poderá chegar a 11,75%, o menor nível desde maio de 2022, quando a taxa esteve nesse mesmo patamar.

Um dos efeitos da redução na taxa Selic é tornar o crédito mais acessível às empresas, porém não é suficiente para alavancar os negócios. “Só a concessão de crédito mais barato não age sozinha como agende impulsionador do mercado”, adverte Spricigo que completa: “É muito importante se criar condições para que as empresas possam reduzir seus níveis de inadimplência e endividamento para que tenhamos um ambiente de negócios sustentável”.

Fonte: Portal NTC

Senado aprova reforma tributária com pontos favoráveis para o setor transportador

Notícias 10 de novembro de 2023

O Senado Federal concluiu nessa quarta-feira (8), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019, que trata da reforma tributária. Em sessão deliberativa, os senadores puderam conhecer a versão final do parecer elaborado pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM), relator da proposta.

Ao longo da tarde, vários parlamentares pediram a palavra no Plenário, para defenderem ou criticarem o conteúdo da PEC. Houve também a apresentação de emendas de Plenário, as quais poderiam modificar o texto final da reforma, mas tudo foi rejeitado pelos senadores presentes.

O texto validado pelos senadores é o mesmo aprovado na terça-feira (7), na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). Diferentemente da comissão, a votação no Plenário foi apertada: 53 votos favoráveis — 49 eram necessários para a aprovação — e 24 contrários.

Conforme a avaliação da gerente executiva do Poder Legislativo, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Andrea Cavalcanti, o setor transportador tem o que comemorar. “É fato que nenhum texto vai atender a todas as necessidades do transporte brasileiro, mas esse que foi aprovado no Senado corrige algumas distorções, como a inclusão do setor aéreo”, celebrou.
A gerente lembrou que o trabalho não se extinguirá com essa aprovação. “Mesmo após a promulgação, quando ela ocorrer, ainda será necessário trabalhar na elaboração das leis complementares, além de definir as alíquotas e outras questões. A PEC é apenas o primeiro passo, uma forma de garantir constitucionalmente as peculiaridades do setor transportador. Contudo, temos um longo trabalho para a regulamentação das previsões estabelecidas na Carta Magna”, analisa Andrea Cavalcanti.

Impactos da reforma tributária no setor transportador

O texto aprovado prevê alíquota reduzida do IVA dual para os serviços de transporte coletivo de passageiros rodoviário e metroviário de caráteres urbano, semiurbano e metropolitano.

Além disso, os serviços de transporte coletivo de passageiros rodoviário intermunicipal e interestadual, ferroviário, hidroviário e aéreo — este último incluído graças ao trabalho da CNT e da Abear na CCJ do Senado — poderão ser tributados por regime específico que será definido posteriormente por lei complementar. O substitutivo aprovado pelo Plenário também oferece tratamento diferenciado para alguns tipos de produtos especiais.

Poderá haver, por exemplo, mudanças na base de cálculo dos tributos e no valor das alíquotas aplicadas sobre combustíveis e lubrificantes. Também foi incluído pelo relator um tratamento diferenciado para a produção de hidrogênio verde. Vale ressaltar que o relator manteve conquistas importantes para o transporte, como o creditamento integral do combustível como insumo, mesmo na tributação monofásica. Outro importante avanço foi a previsão de utilização da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) para o financiamento do transporte público.

O texto retorna para a Câmara dos Deputados, que deverá avaliar as alterações no texto propostas pelos senadores.

O que esperar da reforma agora?

A aprovação da reforma tributária será um marco histórico para o país. Mesmo ainda sem um texto ideal, a proposta propõe simplificar o sistema tributário nacional. Há mais de 30 anos, aguardava-se a aprovação de algo similar, porém sem sucesso.

Como foi alterado no Senado, o texto agora retorna para a Câmara dos Deputados. Sem uma data marcada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL), estima-se que a análise ocorra ainda neste ano. Só depois de ser promulgada pelo Congresso Nacional é que a reforma entra em vigor, seguindo o cronograma proposto no texto constitucional.

Mesmo após a promulgação, ainda haverá um longo período de transição para que todos os impactados possam se adequar à norma. Isso significa que a implementação dos impostos, por exemplo, deve ocorrer de maneira gradual, o que levará as empresas a conviverem com dois modelos tributários por um período.

Nesta semana, a CNT participou do Fórum Futuro da Tributação, realizado em Coimbra, Portugal. Dentre os temas, estavam os debates sobre a reforma tributária e os impactos incidentes sobre o transporte coletivo de passageiros. Foram tratadas, também, questões acerca da tributação sobre os serviços digitais e do uso de combustíveis fósseis.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

ESG e transporte de cargas: o setor logístico na rota da sustentabilidade

Notícias 10 de novembro de 2023

Não é de hoje que se sabe que o Brasil é um dos líderes mundiais em emissão de gases poluentes. De acordo com uma pesquisa do site britânico Carbon Brief, especializado na cobertura de temas ligados à ciência do clima e a políticas climáticas e energéticas, o país aparece em quarto lugar no ranking global de emissões de gás carbônico, respondendo por 5% do total de emissões de CO2 na atmosfera, entre os anos de 1850 e 2021.

Mais recentemente, um relatório divulgado pelo Observatório do Clima, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e outras entidades parceiras mostrou que as emissões de gases de efeito estufa cresceram 40% no Brasil desde 2010, mesmo ano em que o país decidiu aderir a uma iniciativa de combate a essa prática, por meio da regulamentação da POLíTICA Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC).

Segundo esse mesmo levantamento, entre os anos de 2010 e 2021, praticamente todos os setores da economia brasileira aumentaram suas emissões de CO2, com uma alta bruta de 31% em resíduos (em especial, lixo e esgoto), 13% em processos industriais e uso de produtos, 17% em energia e 12% na agropecuária.

Tendo em mente esses dados alarmantes, bem como o fato de os impactos da ação humana sobre o meio ambiente se tornarem cada vez mais notórios, fica clara a necessidade de incorporar práticas mais sustentáveis também na cadeia de suprimentos. E isso de forma equilibrada, a fim de que a eficiência e a responsabilidade ambiental estejam alinhadas aos interesses econômicos e operacionais de cada corporação.

Nesse sentido, é bem verdade que, nos últimos anos, o setor logístico brasileiro tem avançado na adoção de soluções e iniciativas sustentáveis, conforme aponta a última edição da pesquisa “Perfil dos Operadores Logísticos”, publicada em 2022 e desenvolvida por meio de uma parceria entre o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) e a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL).

De acordo com o relatório produzido pelas duas instituições, 72% das companhias ouvidas já praticam ações de redução, reuso e reciclagem de resíduos, e 66% adotam práticas voltadas para a redução da emissão de gases poluentes. Além disso, ainda segundo o levantamento, 82% dos operadores logísticos consultados já possuem uma área interna dedicada aos pilares ambiental, social e de governança, reunidos sob a sigla em inglês ESG.

No entanto, a despeito dessa evolução que vem sendo observada junto ao setor no Brasil, ainda há um longo caminho a ser percorrido quando o assunto é sustentabilidade. Afinal, por outro lado, a mesma pesquisa realizada pelo ILOS e pela ABOL também identificou que, entre as empresas de logística respondentes, apenas 19% possuem metas e objetivos bem definidos com relação à pauta ESG, e só 37% praticam ações de compensação da emissão de carbono.

Logo, é preciso que cada vez mais operadores logísticos passem a investir não só no atendimento às expectativas e exigências do mercado a respeito dos riscos ambientais, mas também no planejamento estratégico de ações com implicação social e que garantam a sustentabilidade econômico-financeira da empresa. Para além de simplesmente cumprir com as normas regulatórias vigentes, é preciso que as organizações estejam dispostas a abraçar uma verdadeira transformação no modelo de negócio, adotando novas posturas, capazes tanto de aumentar a integridade administrativa quanto de melhorar os expedientes e de otimizar o processo de tomada de decisão.

Os resultados alcançados por uma operação logística genuinamente comprometida com a agenda sustentável vão para muito além do retorno financeiro ou da garantia de entregas mais ágeis e menos danosas ao ecossistema.

Em um setor ainda tão necessitado de referências em boas práticas ESG, a empresa que não apenas faz a sua parte, mas toma para si o compromisso de acelerar o processo de transformação cultural de todo um segmento de mercado passa a servir de exemplo, estimulando fornecedores, colaboradores e até mesmo clientes a repensar práticas e atitudes cotidianas, em prol de um planeta e de uma sociedade mais saudáveis e equilibrados.

Fonte: Portal NTC

Montadoras ampliam oferta de pesados em outubro

Notícias 10 de novembro de 2023

Apesar de persistirem os números negativos no ano, a produção de pesados teve bom desempenho em outubro. Saíram das linhas de montagem das montadoras instaladas no Brasil um total de 10.478 caminhões e de 2.098 ônibus, com respectivas altas de 27,5% e 12,5% sobre setembro, quando a produção, pela ordem, foi de 8.220 e 1.865 unidades.

Ao divulgar os números nesta quarta-feira, 8, a Anfavea voltou a lembrar que as retrações no acumulado do ano na área de pesados refletem a elevação dos custos provocada pelas novas tecnologias obrigatórias de controle de emissões – mudança do Euro 5 para o Euro 6.

Além disso, houve uma forte antecipação de compras no final do ano passado diante do anunciado anúncio de preços a partir de janeiro da ordem de 25%. Com relação às vendas, o mercado de caminhões registra recuo de 14,9% no acumulado do ano. Já no caso dos emplacamentos de ônibus, o volume deste ano, de 17,4 mil unidades, já se equipara ao total de 2002.

Vinicius Pereira, economista da Anfavea, comenta que são distintas as análises relativas a caminhões e ônibus, porque esse último segmento foi bem mais afetado pela pandemia do que o primeiro.

“Em 2019, antes do advento da Covid-19, foram empacados 22 mil ônibus. A partir daí os números despencaram porque todos que podiam evitavam o transporte público, assim como o de turismo rodoviário. Com isso, a base de comparação é baixa este ano, razão de as vendas terem desempenho positivo”, explicou Pereira.

Fonte: Portal NTC

Sistema Transporte defende tributação especial para o setor em debate sobre os sistemas tributários de todo o mundo

Notícias 09 de novembro de 2023

Inspirar o debate sobre como as transformações estruturais, tecnológicas, econômicas, laborais e sociais afetam os sistemas tributários em todo o mundo. Esse é o motivo pelo qual a edição deste ano do FIBE (Fórum de Integração Brasil-Europa) abriu espaço para que acadêmicos, especialistas, autoridades e magistrados de Portugal, do Brasil e de outros países discutissem o futuro da tributação sob a ótica das rupturas e tendências que fomentam mudanças necessárias na arrecadação de impostos e de contribuições. Isso para acompanhar os novos padrões e culturas da economia e da sociedade.

Realizado nos dias 6 e 7 de novembro, na Universidade de Coimbra, localizada na região central de Portugal, o Fórum Futuro da Tributação reuniu autoridades de calibre, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Na abertura do evento, o magistrado destacou que, diante das “evoluções e revoluções, são imensos os desafios que se colocam para o Estado social. Muitos [desafios] estão a exigir de nós a construção de um novo modelo de trabalho e de emprego. Como vamos lidar com a seguridade social?”, indagou. “Isso são questões que estão postas”, disse.

Nesse sentido, a gerente executiva do Poder Legislativo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Andrea Cavalcanti, falou sobre alguns desafios enfrentados pelo setor. No painel “Tendência: Taxação de consumo básico — alimentos, ensino e transporte”, no qual representou o Sistema Transporte, ela abordou questões relevantes para o segmento de transporte coletivo de passageiros.

“O Brasil possui uma série de gratuidades importantes e necessárias, mas que oneram o valor da passagem do cidadão pagante. Não há subsídio para isso em específico, uma dotação orçamentária. É preciso repensar o financiamento do transporte público no Brasil”, explicou. “Por isso, é tão importante a previsão constitucional de redução de alíquota na reforma tributária”, disse a gerente executiva.

Andrea Cavalcanti tratou, ainda, de outros dois pontos caros para o setor: as tributações relacionadas aos serviços digitais e ao uso de combustíveis fósseis. Sobre a primeira questão, ela frisou: “os serviços online atualmente disponíveis no setor de transporte não são novos e, por isso, não se pode haver regulamentações diferentes para o mesmo serviço”.

Já sobre o segundo tema, ela afirmou que, de fato, o Brasil é um país muito rodoviário, que consome diesel para transportar a população e as mercadorias. "Contudo, antes de se falar em aumento de tributo, é preciso se debruçar sobre o processo de alteração da matriz energética brasileira. E isso não pode ser feito de uma hora para a outra, uma vez que uma infraestrutura adequada de transporte se faz necessária. Então, antes de se aumentar cada vez mais o tributo, é preciso discutir sobre como fazer essa transição”, explicou.

Outros temas relevantes em debate

Realizado pelo Fórum de Integração Brasil-Europa, em parceria com o UCoimbra (Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra) e com o apoio do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), o Fórum Futuro da Tributação discutiu diversos temas, como tributação seletiva, corretiva e sustentável; tributação da economia e dos negócios digitais; custeio da seguridade em um futuro com menos emprego; legislação e judicialização da matéria tributária na era digital; e gestão tributária na era da inteligência artificial.

Quanto a esse último tema, o secretário da Receita Federal do Brasil, Robinson Sakiyama Barreirinhas, fez questão de se manifestar. “O uso da inteligência artificial gera oportunidades e, também, riscos. A segurança da informação na Receita Federal nos preocupa bastante”. Nesse sentido, ele se mostrou atento às práticas adotadas por outros países, como os Estados Unidos. “No dia 30 de outubro, o presidente norte-americano, Joe Biden, publicou uma nota executiva determinando que as grandes empresas que desenvolvem sistemas de inteligência artificial compartilhem com o governo americano os resultados de testes de segurança. Nós, da Receita Federal, estamos indo atrás disso também”, disse o secretário.

Já o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) falou sobre as alterações relativas à volta do voto de qualidade do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), constituído por representantes dos contribuintes e do Ministério da fazenda. Em agosto deste ano, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou projeto de lei (PL) nº 2.384/2023, que restabelece o voto de qualidade em caso de empate. Na prática, o voto de qualidade assegura ao governo a palavra final sobre os recursos.

A importância do Sistema Transporte no Fórum

Para encerrar a participação do Sistema Transporte no Fórum Futuro do Transporte, a gerente executiva Andrea Cavalcanti enalteceu o fato de o setor ter muito a contribuir nas discussões em prol da geração de um ambiente tributário adequado para as empresas, sem prejudicar o Estado.

"Vale lembrar que o transporte é um serviço essencial e um direito constitucional, que viabiliza o acesso a outros direitos constitucionais, como saúde, educação e trabalho”, disse. Por isso, para ela, torna-se primordial que os atores que discutem a questão tenham um olhar diferente sobre a tributação desse setor, que lida diretamente com o consumidor final, ou seja, o cidadão que, diariamente, utiliza o transporte público no Brasil.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Momento econômico favorece crescimento do setor de Logística Emergencial para 2024

Notícias 09 de novembro de 2023

Recentemente o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada reavaliou a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, elevando de 2,3% para 3,3% em 2023, e para 2024 a expectativa foi mantida em 2%. Outro dado que deve contribuir para o avanço da economia geral e do setor de logística é a redução, mesmo que lenta, das taxas de juros com previsão de 9% em 2024, segundo boletim Focus. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) também estima que o setor privado invista R$ 124,3 bilhões em transporte e logística de 2022 a 2026. Neste contexto, a logística emergencial, no modal aéreo, também espera crescer, ampliando sua participação em diversos segmentos da economia brasileira.

“As empresas passaram a entender que uma logística ágil bem operada, é sinônimo de produtividade, segurança da carga, certeza de entrega no prazo e satisfação do cliente”, explica o especialista em logística emergencial Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer da empresa Prestex. Se antes a logística era vista como mais um custo operacional, hoje, em um país como o Brasil, com dimensões continentais e muitos problemas de infraestrutura, a logística assumiu o protagonismo, tornando-se fator decisivo para sucesso ou fracasso do negócio.

Um exemplo que demonstra na prática o quanto a logística emergencial vem ganhando espaço, se tornando competitiva, e oferecendo competitividade para o mercado, é o relato da publicitária e administradora Gislayne Santos, da Estamparia Minitees: “Entrei em contato com a empresa de logística emergencial na quinta-feira, às 20h, sem a esperança de que fosse atendida, pois precisava levar uma carga de São Paulo para o Rio Grande do Sul na sexta-feira e a carga precisava chegar ao destino na segunda. Para minha surpresa, o colaborador da empresa me atendeu prontamente e se dispôs a me ajudar, sempre me dando suporte, me tranquilizando. Conclusão: minha mercadoria chegou antes do prazo estipulado, meu cliente ficou satisfeito e eu mais ainda.” A logística emergencial funciona 24 horas, sem interrupção, geralmente realizada por aeronaves (modal aéreo).

No mês de setembro de 2023, o Brasil registrou 36.109.473 kg de cargas movimentadas pelo modal aéreo, um crescimento de 2% se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), os números englobam cargas domésticas.

Tecnologia crescente

Outro ponto a favor que deve ter destaque no avanço da logística emergencial em 2024, segundo Marcelo Zeferino, da Prestex, é a adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), conceitos de machine learning, além de ferramentas para análise de grandes quantidades de dados (big data) e business intelligence para rápidas e assertivas decisões. “Temos visto um aumento significativo na adoção de inovações tecnológicas, como torres de controle inteligentes e preditivas, gestão e rastreamento inteligente de frotas com sistemas próprios ou softwares específicos”, comentou o especialista. O objetivo é aprimorar a eficiência, agilidade e competitividade da operação, com uma visão ampla e integrada da cadeia de suprimentos em tempo real, seja sobre os estoques, transporte, armazenagem ou outros processos logísticos.

O levantamento Raio X da Logística no Brasil 2023 mostrou que 42,9% das empresas pesquisadas contam com três ou mais softwares de gestão logística. Os investimentos em tecnologia são realizados por 71,5% das empresas entrevistadas. “Estas ferramentas tecnológicas contribuem para sanar algumas das principais dores do setor que são a falta de visibilidade em tempo real da carga, previsibilidade de demanda e altos custos operacionais”, afirmou Zeferino.

Fator humano

Zeferino ressalta também a importância de o setor investir em capacitação dos colaboradores para o equilíbrio entre a tecnologia e o atendimento humanizado. “Na hora da emergência, ninguém gosta ou tem tempo de ser atendido por robô (chatbot), as pessoas querem mesmo é compartilhar seus problemas, na busca de uma solução rápida e eficiente”, comenta. Na Prestex, por exemplo, ao lado de ferramentas tecnológicas, este é um dos principais pontos de investimento. Recentemente a empresa implementou uma plataforma educacional personalizada para capacitação dos colaboradores. “De nada adianta você ser tecnológico se não tiver um atendimento empático, gentil e capacitado para entender e atender a necessidade do cliente”, reforçou Zeferino.

Setor de Medicamentos

O setor de logística emergencial em 2024 também terá um importante marco para as empresas que fazem transporte de medicamentos. Em março/2024 passa a ser obrigatória a adequação às normas da ANVISA da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 653/2022, que substituiu a RDC 430/2020.

Pela nova norma, os medicamentos e insumos que necessitam de autorização da ANVISA precisam ter a temperatura monitorada da coleta até o destino final, incluindo um mapeamento térmico de rotas no trajeto em que o medicamento é exposto. “O cumprimento destas normas é fundamental para preservar a integridade do medicamento, principalmente os termolábeis, como biológicos e imunobiológicos, vacinas e insulinas, produtos altamente sensíveis às mudanças de temperatura”, explica o especialista no setor de logística, Marcelo Zeferino, Chief Commercial Officer da Prestex.

Segundo as normas, a transportadora de medicamentos tem que sinalizar todos os materiais transportados; manter os veículos com temperatura entre 2ºC e 8ºC, para medicamentos termolábeis, e entre 15°C e 25°C, para demais medicamentos; higienização constante da frota; e ter profissionais especializados no manuseio dos insumos. “Tudo isso tem que ser levado em conta antes da contratação da empresa que fará o transporte e quem não se adequar, corre o risco de ficar fora deste mercado”, adverte Zeferino.

A Prestex investiu R$ 1,8 milhão em estrutura, tecnologia e capacitação dos colaboradores para obter a licença da ANVISA, dentro das novas normativas da RDC 653/2022, transportando produtos farmacêuticos, químicos e alimentícios.

Fonte: Setcesp

Fumtram inaugura exposição com a história dos 60 anos da NTC&Logística, em São Paulo

Notícias 09 de novembro de 2023

Na última terça-feira (7), a Fundação Memória do Transporte inaugurou, na unidade do SEST SENAT Parque Novo Mundo, em São Paulo, a exposição FuMTran Origens com totens retratando os 60 anos da NTC&Logística.

A entidade completou seis décadas de atuação em setembro, onde reuniu importantes nomes do transporte de cargas do Brasil e reforçou a relevância do trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento do segmento.

Durante a inauguração da exposição, o diretor financeiro da NTC&Logística, Marcelo Rodrigues esteve junto ao presidente e vice-presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite e Adalberto Panzan Jr., respectivamente, que fizeram uma apresentação para os presentes, sobre a importância da Fundação, do trabalho desenvolvido, do resgate e preservação da cultura, da história e da memória do transporte brasileiro, em todos os seus modais.

De acordo com Rodrigues, “Retratar um pouco da história da NTC&Logística, é reafirmar o trabalho sério e dedicado ao longo de todos esses 60 anos. A FuMTran vem desempenhando esse papel importante de manter viva a história do transporte e nós agradecemos a parceria e a oportunidade de participar de um projeto tão necessário para o presente e futuro do TRC”.

A inauguração contou, também, com a presença da presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, empresários do segmento, integrantes do programa Jovem Aprendiz e colaboradores do Sest Senat.

Fonte: Portal NTC

Diretor do Transcares, Fernando De Marchi receberá a Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes

Notícias 09 de novembro de 2023

A noite desta sexta-feira, 10 de novembro, promete ser muito especial para o diretor-financeiro do Transcares, Fernando Favalessa De Marchi. Diretor-administrativo da De Marchi Transportes, empresa com sede em Guaraná, distrito de Aracruz, ele foi o indicado do Transcares para receber a Medalha do Mérito Empresarial – Categoria Cargas. A homenagem reconhece o trabalho, o compromisso e a dedicação de empresários do setor, acontece anualmente e a solenidade ocorre em paralelo ao Prêmio Destaque, que divulga os melhores profissionais do ano.

Técnico em Contabilidade, Bacharel em Administração e pós-graduado em Administração Estratégica e Recursos Humanos, Fernando, como gosta de dizer, é “braço” de uma empresa que une pai, filhos e noras num mesmo propósito.

O pai, Erildo De Marchi, é o sócio-majoritário. Os irmãos são Erildo Favalessa De Marchi, diretor de Suprimentos, e Daniel Favalessa De Marchi, diretor de Suprimentos. E também fazem parte Adriana Jerônimo Valim, mulher de Fernando, que atua no RH, e as contadoras Kassila Spinassé Soneghetti (esposade Erildo e prestadora de serviços) e Samila Cecato Cravo (a de Daniel). Erildo “pai” e Lucila Francisca Favalessa De Marchi Lu, sua esposa, têm, ainda, uma filha, Luciana, que não está na gestão da família.

A De Marchi Transportes completará 20 anos em abril de 2024, é uma empresa de médio porte, especializada em transporte de carga geral e possui frota mista, ou seja, veículos próprios e fidelizados. Sua carteira de clientes inclui Cedisa, Perfilados, Bentonisa, Manuchar, Suzano, Vale, Samarco e Cenibra, dentre outras, e além de ter a certificação do Prodfor (Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores), foi eleita empresa Destaque em três anos (2017, 2020 e 2022).

Dos irmãos, Fernando foi o único “mordido” pelo associativismo. Diz ter puxado isso da mãe. Além de ser diretor do Transcares, ele faz parte da Amear (Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região) e mais jovem participou de grupos de igreja.

E sobre a conquista da Medalha do Mérito Empresarial, faz questão de dizer que o reconhecimento não é apenas a ele.

“Quando preciso estar fora da empresa, meus irmãos seguram a peteca. Portanto, o mérito é deles também! Quando soube da indicação, falei para eles: ‘Nós ganhamos este prêmio, a conquista é nossa!”

Ritmo de crescimento do emprego no transporte é destaque no Boletim de Conjuntura Econômica da CNT

Notícias 09 de novembro de 2023

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou nesta quinta-feira (9), novo informe técnico com o panorama econômico atual do Brasil. O Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023 reúne informações importantes com relação aos indicadores econômicos e aos seus impactos no setor de transporte.

O destaque está na continuidade da geração de empregos no setor, que acumula mais de 89 mil novos postos formais de trabalho até setembro – 4.793 a mais do que no mesmo período de 2022. Em termos regionais, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os estados que mais geraram empregos em setembro de 2023. O detalhamento do saldo (admissões e desligamentos) pode ser acessado no Painel do Emprego no Transporte (cnt.org.br/painel-emprego-transporte), da CNT.

Além disso, nota-se uma redução da meta da taxa Selic de 12,75% para 12,25% ao ano. À luz da ata mais recente do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada no início do mês, infere-se que o Banco Central continuará o ciclo de cortes e avalia favoravelmente o cenário doméstico. Esse fato pode indicar perspectivas favoráveis para a atividade econômica e para o setor de transporte. O comunicado, porém, aponta que o cenário internacional tem se mostrado volátil e exige cautela.

A inflação do transporte é outro ponto de atenção. O índice de preços do grupo Transportes acumulou aumento de 7,70% nos últimos 12 meses, até setembro, acima do que vinha se observando nos meses anteriores. Para esse resultado, contribuiu o aumento de preços do óleo diesel (10,11%) e da gasolina (2,80%) no período.

Leia o Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023 na íntegra.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Estado de Minas conquista o Grande Prêmio CNT de Jornalismo 2023

Notícias 07 de novembro de 2023

Os vencedores do Prêmio CNT de jornalismo 2023 foram revelados nesta terça-feira (7). O Grande Prêmio desta edição foi para a série de reportagens “Raio-X das mortes no trânsito: Onde mais acontecem, quais são as causas e como podem ser evitadas”, de autoria dos repórteres Luiz Ribeiro e Mateus Parreiras, do jornal Estado de Minas. O especial garantiu uma premiação de R$ 60 mil.

As reportagens — elaboradas e publicadas ao longo de cinco meses, entre março e agosto de 2023 — mostram uma completa radiografia dos perigos nas estradas brasileiras, apresentando as causas e apontando os caminhos para evitar mortes no trânsito. Além de consultar estudos e reunir dados, os repórteres percorreram centenas de quilômetros nas rodovias para mostrar os riscos enfrentados por motoristas e pedestres.

Em trabalho inédito, foi feito um mapeamento exclusivo sobre os pontos mais mortais das rodovias do país, onde ficam curvas, trevos e outras armadilhas. A série utilizou dados da pesquisa Transporte rodoviário – Os pontos críticos nas rodovias brasileiras e do Painel CNT de Acidentes Rodoviários.

Os vencedores das outras categorias recebem R$ 35 mil cada um. São eles:

CATEGORIA ÁUDIO
“Custo Estrada: O impacto das rodovias na mesa do brasileiro”
Mardélio Couto, Rádio Itatiaia

CATEGORIA FOTOJORNALISMO
“Greve no metrô prejudica 2,8 milhões”
Werther Santana, Estado de S. Paulo

CATEGORIA IMPRESSO
“Viagem cancelada: O preconceito que limita o ir e vir da comunidade”
Pedro Grigori, Correio Braziliense

CATEGORIA INTERNET
“Estradas de papel”
Jade Abreu, Portal Metrópoles

CATEGORIA MEIO AMBIENTE E TRANSPORTE
“Em busca da mobilidade sustentável”
Rone Carvalho, Jornal Diário da Região

CATEGORIA VÍDEO
“Assédio no trem"
Luciana Osório Luz Cassol, TV Globo

CATEGORIA COMUNICAÇÃO SETORIAL
Podcast "De Ponto a Ponto"
Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará)

A grande novidade desta edição foi a criação da categoria Comunicação Setorial, voltada a entidades representativas do setor de transporte.

Os trabalhos foram avaliados pelo corpo de jurados do Prêmio, que, neste ano, foi composto por Alex Capella, jornalista do Senado Federal; Luiz Megale, jornalista e apresentador da Band; Marina Amaral, diretora da Agência Pública; Milton Jung, âncora da CBN; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.

A cerimônia de premiação será realizada em Brasília (DF), no dia 6 de dezembro.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo