Notícias

Filtrar Notícias

CNT lança painel com informações sobre óleo diesel marítimo e bunker marítimo

Notícias 06 de novembro de 2023

A volatilidade do preço do óleo diesel marítimo praticado por produtores e importadores é bem expressiva: entre maio de 2020 e julho de 2022, a diferença de preço chegou a 297%. O segundo trimestre de 2020 foi um período de queda de preços dos combustíveis, em função da reorganização da logística internacional decorrente das restrições impostas pela pandemia de covid-19, e, após alcançar esse vale, a tendência foi de expressivo aumento do preço do óleo diesel marítimo, até alcançar o pico de R$ 6,39/litro, em julho de 2022.

A produção de óleo combustível marítimo, também conhecido como bunker marítimo, encontrava-se na média de 5,4 milhões de m3/ano no período de 2019 a 2022 nas refinarias brasileiras. Até setembro de 2023, no entanto, já alcançou 7,22 milhões de metros cúbicos, 36,3% a mais do que o volume produzido em todo o ano de 2022. Fenômeno semelhante se dá com a produção nacional de óleo diesel marítimo, que vem crescendo ano a ano desde 2019 e, em 2022, alcançou 2,73 milhões de metros cúbicos.

A análise é inédita e faz parte do Painel de Combustíveis do Transporte Aquaviário, ferramenta dinâmica de consulta de informações sobre o mercado de combustíveis que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) lança, nesta quarta-feira (1º). O conteúdo desta quarta edição se soma a outros três que já trataram sobre mercado de petróleo, óleo diesel e querosene de aviação. “O segmento aquaviário é essencial para a maior integração modal no país e para viabilizar o avanço do comércio internacional. A CNT está lançando esse painel sobre os combustíveis utilizados por essa modalidade, já que representam parte expressiva do custo da operação do transporte aquaviário”, aponta o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

O novo painel traz informações específicas sobre óleo combustível marítimo e óleo diesel marítimo. Os dados abordam preço e produção por refinaria e por Unidade da Federação, além do cenário de vendas. De acordo com a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o óleo diesel marítimo destina-se a embarcações menores ou máquinas auxiliares de navios, já o óleo combustível marítimo é usado diretamente na propulsão ou no motor principal de navios.

Além do Painel CNT de Combustíveis, a entidade vem divulgando análises sobre a dinâmica desse mercado na Série Especial de Economia – Combustíveis. Cada publicação da Série trata de um tipo de combustível ou de um assunto comum a todos eles, como tributação e potenciais impactos das desonerações, e medidas que outros países adotaram para a suavização dos impactos das oscilações de preços, além de análise da cadeia de produção e distribuição de cada insumo.

A primeira, lançada no início deste ano, apresentou análise de como está organizada a cadeia de produção e distribuição do óleo diesel no Brasil. O documento faz a caracterização de cada segmento dessa cadeia, elenca os atores envolvidos e as particularidades de cada elo, bem como levanta uma série de informações, a fim de estabelecer uma base sólida de discussão sobre o assunto. A segunda publicação, divulgada em agosto, aborda os fatores determinantes do preço do óleo diesel nas bombas, incluindo preço do diesel A nas refinarias, preço do biodiesel e percentual de mistura obrigatório, tributos incidentes ao longo da cadeia de produção e distribuição, margens de distribuição e revenda.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Iveco Academy completa 1º ano com mais de 1.600 pessoas treinadas

Notícias 06 de novembro de 2023

Capacitação e conhecimento estão entre os pilares da Iveco, marca do Iveco Group. Prova disso é a Iveco Academy LATAM, área criada para o desenvolvimento dos profissionais da rede de concessionárias da América Latina, que completa um ano com mais de 1.600 pessoas treinadas e a realização de cerca de 30 mil horas de treinamentos presenciais e on-lines.

Os 110 novos treinamentos desenvolvidos para a capacitação da Rede (nas áreas Comercial, Peças & Acessórios e Serviços) já resultaram em mais de 130 certificações Master S-Way, maior nível técnico de conhecimento mecânico e eletroeletrônico para esse novo modelo de Pesados lançado no final de 2022.

“O nascimento da Iveco Academy vem da necessidade de garantir que a visão centrada no cliente que a Iveco vem desenvolvendo pudesse permear todos os níveis da organização e sua rede de concessionários. Hoje é possível dizer que a área é um dos pilares da evolução do atendimento da marca em toda a América Latina, tanto em vendas quanto pós-vendas. Acredito que as premiações e reconhecimentos que a IVECO vem conquistando, no quesito atendimento ao cliente e satisfação com a marca, demonstram que essa estrutura é fundamental para garantirmos que estamos desdobrando de forma efetiva os valores e os conhecimentos da companhia para nossos stakeholders e público interno, garantindo sempre a melhor experiência para o cliente”, comenta Bernardo Brandão, Diretor Geral de Peças e Serviços da IVECO para a América Latina.

A Iveco Academy LATAM foi desenvolvida para levar inovação às trilhas de aprendizagem das áreas Comercial, Técnica, de Peças & Acessórios, além de implementar novos padrões de atendimento e promover a remodelação do programa Eco Driver, que é a extensão do programa Scuderia para o S-Way. Também inclui a certificação dos técnicos mecânicos e eletroeletrônicos como Master Diagnóstico do S-Way e a criação da função do Coordenador IVECO Academy dentro das Concessionárias, visando a melhoria da qualidade das atividades na Rede.

“A Iveco preza pela excelência e pelo bom atendimento aos nossos Clientes. Desta forma criou a Iveco Academy com a missão de levar conhecimento, padronização do atendimento, habilidades de gestão e visão de futuro à Rede, por meio dos programas de treinamentos Técnicos, Comerciais, de Peças e Acessórios, Padrões de Vendas e Pós-Vendas, bem como os programas especiais. E nesse primeiro ano, o IVECO Academy soma números incríveis, com mais de 1.600 pessoas treinadas e mais de 30 mil horas de treinamentos, sendo a nota de satisfação total é superior a 9.5”, afirma Marcelo Assis, responsável pela Iveco Academy para a América Latina.

Uma das inovações de destaque é o canal da IVECO Academy LATAM no YouTube, com conteúdos exclusivos e de fácil acesso para consulta. O canal já tem mais de 2 mil inscritos, mais de 74 mil visualizações e, inclusive, garantiu à Iveco Academy LATAM o primeiro lugar no ranking entre as outras quatorze Iveco Academies no mundo, dentro de um programa promovido pela matriz, na Itália.

Fonte: Portal NTC

Ramon Alcaraz confirmado como palestrantes do Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da Comjovem

Notícias 06 de novembro de 2023

Está chegando o Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que vai reunir empresários do transporte de cargas de todo o Brasil e será realizado no Resort Vila Galé, localizado em Touros, no Rio Grande do Norte, entre os dias 23 e 26 de novembro, promete mais uma vez ser um dos maiores acontecimentos do setor.

Para isso, a organização vem escalando um time de especialistas e palestrantes para compor a programação do evento, e um deles é Ramon Alcaraz.

Ramon, é formado em Engenharia Civil com ênfase em transportes pela FEI e com especialização em logística pela FGV. Possui vasta experiência executiva e profundo conhecimento do setor, com mais de 35 anos no ramo de transportes e logística, tendo trabalhado em várias empresas do segmento e criado umas das maiores empresas de Distribuição Urbana do Brasil, a Fadel.

Atualmente, Ramon é CEO da JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do País.

No Congresso, ele irá abordar com os presentes “A transformação empresarial dentro do TRC”.
Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTC2023

Confira a programação do evento:

1º Dia (23)
15h00 – Check-in
18h00 – Coquetel
19h00 – Cerimônia
20h00 – Festa TruckPag

2º Dia (24)
09h30 – One Man Show
Palestrante: Mauricio Dollenz, comediante
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Ações conjuntas da PRF com a NTC&Logística
Palestrante: Antonio Fernando Miranda Ex-Superintendente da PRF SP
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
14h00 – COM ELAS: Conectando Corações: a arte da comunicação não violenta
Palestrante: Gabriela Sayago, psicóloga e pedagoga, com especializações em psicologia positiva, neuropedagogia e terapia cognitivo comportamental.
15h00 – Futebol COMJOVEM
18h00 – Festa Sunset Mercedes-Benz

3º Dia (25)
09h30 – A Importância do Sonho na Vida de Qualquer Profissional
Palestrante: Gustavo Borges, nadador. Com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas.
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Transformação empresarial dentro do TRC
Palestrante: Ramon Alcaraz, presidente da JSL
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
15h00 – Gincana / Beach tenis
21h00 – Festa CarnaVolks

4º Dia (26)
12h00 – Check Out

O Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM. O evento tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCERN, e o núcleo anfitrião, COMJOVEM Nordeste. Conta com o patrocínio da Alper Cargo, American Corretora de Seguros, Consórcio Guerra, Endered, Fenatran, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, Speed Max Pneus, Transpocred, TGID, TOTVS, TruckPag e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e da FuMTran.

Fonte: Portal NTC

ANTT realiza Audiência Pública para aprimoramento da Política dos Pisos Mínimos

Notícias 06 de novembro de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a abertura da Audiência Pública nº 11/2023, com o objetivo de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento da proposta de revisão da Resolução nº 5.867, de 14 de janeiro de 2020, que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – PNPM-TRC.

A sessão pública híbrida (presencial e por videoconferência) será realizada dia 27/11, em Brasília/DF, com transmissão ao vivo pelo Canal ANTT no Youtube. Para participação presencial, os participantes deverão comparecer ao local da sessão pública 30 minutos antes do início, para confirmação de presença e acesso ao evento. A participação por videoconferência na sessão pública será realizada por meio da ferramenta “Microsoft Teams”.

As colaborações por escrito podem ser enviadas, no prazo de 7/11 a 6/12, pelo Sistema Participantt.

As informações específicas sobre a matéria e as orientações acerca dos procedimentos relacionados com a realização e participação da Audiência, estão disponíveis na íntegra. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail: ap011_2023@antt.gov.br

Fonte: Portal NTC

Ricardo Alban assume como novo presidente da CNI

Notícias 03 de novembro de 2023

O empresário Ricardo Alban tomou posse na noite desta terça-feira (31/10), em Brasília, como novo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o quadriênio 2023-2027. Estiveram presentes na solenidade o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Também participaram do evento os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia) e Romeu Zema (Minas Gerais), além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, integrantes do corpo diplomático, entidades empresariais, ministros do governo Lula e do Judiciário.

Alban foi eleito em 3 de maio deste ano, em votação unânime, na chapa composta por cinco vice-presidentes executivos, um de cada região do país. A nova diretoria assume a gestão da maior representação da indústria brasileira. Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) desde 2014, Alban sucede o empresário mineiro Robson Braga de Andrade, que comandava a CNI desde novembro de 2010.

Segundo a Confederação, a prioridade do mandato do novo presidente será a defesa da retomada do protagonismo da indústria como motor do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Desafios da indústria

No evento, Robson Braga de Andrade, ex-presidente da CNI, agradeceu o tempo que esteve à frente da instituição. “Neste momento de emoção, quero agradecer a todos os que estiveram comigo nos últimos 13 anos, apoiando, criticando quando necessário, mas sempre estendendo as mãos amigas”, disse.

Andrade relembrou da pandemia de covid-19, que impactou diretamente na indústria. “Nesse período, o Brasil passou por crises econômicas, pela mais profunda e longa recessão de nossa história e por turbulências políticas, mas nunca deixou de ser a nação grandiosa e promissora que sempre foi. Em nenhum momento, renunciamos à crença de que, juntos, somos capazes de estruturar o país que desejamos para nós, nossos filhos e netos”, destacou.

“O mundo passou por guerras, distúrbios políticos e pela maior crise sanitária em um século, a pandemia da covid-19, que ceifou vidas, destruiu empregos, nos afastou uns dos outros e desorganizou a economia. Mas fomos resilientes e estamos, com altivez, reconstruindo nossas vidas”, concluiu o ex-presidente.

Quem é Ricardo Alban

Ricardo Alban, 63 anos, presidiu a FIEB por 9 anos e foi presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB) entre 2018 e 2023. Ele é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Bahia e administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia. O novo presidente da CNI trabalhou no Citibank no início dos anos 1980 e, desde 1987, é sócio-diretor da Biscoitos Tupy, tradicional fábrica de alimentos baiana fundada por sua família.

Sob a liderança de Ricardo Alban, a FIEB ganhou envergadura e eficiência, atestadas pelo aumento significativo na prestação de serviços à indústria baiana. A gestão corporativa foi um dos grandes focos de sua administração. A FIEB publica balanços auditados em grandes jornais e órgãos de controles nacionais como CGU e TCU analisam seus editais.

Fonte: Portal NTC

Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da Comjovem: Gustavo Borges é um dos palestrantes

Notícias 03 de novembro de 2023

Está chegando o Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM. O evento, que vai reunir empresários do transporte de cargas de todo o Brasil e será realizado no Resort Vila Galé, localizado em Touros, no Rio Grande do Norte, entre os dias 23 e 26 de novembro, promete mais uma vez ser um dos maiores acontecimentos do setor.

Para isso, a organização vem escalando um time de especialistas e palestrantes para compor a programação do evento, e um deles é Gustavo Borges.

Gustavo Borges, quatro vezes medalhista olímpico, é uma figura inspiradora com uma trajetória vitoriosa na natação. Sua determinação e foco desde a infância o conduziram ao sucesso nas piscinas e também no mundo empresarial. Economista formado pela Universidade de Michigan, Borges é palestrante motivacional, compartilhando histórias de superação e ensinando sobre os pilares da decisão, planejamento e execução.

Seu lema é a atitude de campeão, buscando sempre o melhor e sem desculpas. Sua experiência e conhecimento tornam suas palestras uma fonte de motivação e inspiração para equipes comerciais, empreendedores e atletas, mostrando a importância do trabalho árduo e da busca incessante por objetivos. Gustavo Borges é um exemplo de como enfrentar desafios e buscar resultados extraordinários em todas as áreas da vida.

No Congresso, ele irá abordar com os presentes “A Importância do Sonho na Vida de Qualquer Profissional”.

Faça sua inscrição aqui e use o PROMOCODE: NTC2023 

Confira a programação do evento:

1º Dia (23)
15h00 – Check-in
18h00 – Coquetel
19h00 – Cerimônia
20h00 – Festa TruckPag

2º Dia (24)
09h30 – One Man Show
Palestrante: Mauricio Dollenz, comediante
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Ações conjuntas da PRF com a NTC&Logística
Palestrante: Antonio Fernando Miranda Ex-Superintendente da PRF SP
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
14h00 – COM ELAS: Conectando Corações: a arte da comunicação não violenta
Palestrante: Gabriela Sayago, psicóloga e pedagoga, com especializações em psicologia positiva, neuropedagogia e terapia cognitivo comportamental.
15h00 – Futebol COMJOVEM
18h00 – Festa Sunset Mercedes-Benz

3º Dia (25)
09h30 – A Importância do Sonho na Vida de Qualquer Profissional
Palestrante: Gustavo Borges, nadador. Com quatro medalhas olímpicas e 19 pan-americanas, é exemplo de motivação e foco dentro e fora das piscinas.
10h45 – Coffee break no espaço de exposição
11h05 – Transformação empresarial dentro do TRC
Palestrante: Ramon Alcaraz, presidente da JSL
12h20 – Almoço no restaurante do hotel
15h00 – Gincana / Beach tenis
21h00 – Festa CarnaVolks

4º Dia (26 – DOMINGO)
12h00 – Check Out

O Congresso NTC 2023 – XVI Encontro Nacional da COMJOVEM é uma realização da NTC&Logística por meio da COMJOVEM. O evento tem como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCERN, e o núcleo anfitrião, COMJOVEM Nordeste. Conta com o patrocínio da Alper Cargo, American Corretora de Seguros, Consórcio Guerra, Endered, Fenatran, Iveco, Mercedes-Benz, Omnilink, Speed Max Pneus, Transpocred, TGID, TOTVS, TruckPag e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O apoio logístico da BRASPRESS e o apoio institucional do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) e da FuMTran.

Fonte: Portal NTC

Comunidade do transporte ganha desconto de 15% em graduações online da FGV

Notícias 01 de novembro de 2023

Colaboradores do setor de transporte, seus dependentes e cônjuges têm desconto de 15% nos cursos de graduação online tecnológica oferecidos pela renomada Fundação Getulio Vargas (FGV).

A tarifa especial é resultado de uma parceria entre o Instituto de Transporte e Logística (ITL) e a FGV e se estende aos colaboradores do Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL).

A FGV disponibiliza cursos como Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Os candidatos devem se inscrever gratuitamente para o próximo vestibular até o dia 26 de dezembro, por meio de link específico fornecido na página da parceria.

Será necessária a comprovação do vínculo com o setor de transporte no momento da matrícula. Para isso, um documento de comprovação deve ser solicitado ao ITL pelo email inteligencia@itl.org.br.

Para manter o desconto ao longo do curso, as mensalidades da graduação devem ser pagas até a data de vencimento, uma vez que a concessão do desconto não se aplicará em casos de atraso.

Os cursos superiores de tecnologia a distância da FGV são projetados para profissionais que desejam adquirir novas habilidades de gestão com aplicação imediata no mercado de trabalho. Eles abrangem o desenvolvimento de competências ligadas à gestão, enfatizando resultados, tomada de decisões, qualidade e atendimento ao cliente.

Esta iniciativa faz parte dos convênios estabelecidos pelo ITL com instituições de renome, visando proporcionar à comunidade do transporte acesso a uma formação de alta qualidade, complementando os serviços já oferecidos pelo Sistema Transporte por meio do SEST SENAT e do ITL.

O ITL mantém seu compromisso de inovação na prestação de serviços de educação executiva, assegurando um padrão de qualidade e garantindo benefícios estratégicos para as empresas de transporte. A parceria com a FGV reafirma o compromisso do Instituto de Transporte e Logística em capacitar, desenvolver e impulsionar o setor de transporte, tornando-o ainda mais competitivo.

Acesse o site da parceria entre o ITL e a FGV e inscreva-se para o próximo vestibular. Este é o seu passo em direção a uma educação de alta qualidade e ao avanço na sua carreira profissional.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Aumenta o número de mortes por colisão traseira

Notícias 01 de novembro de 2023

O número de mortes em colisões traseiras aumentou nas rodovias administradas pela Eixo SP. De janeiro a setembro deste ano, foram 22 vítimas fatais contra 19 no mesmo período do ano passado. E o dado mais preocupante está no crescimento de mortes verificado na SP 310 – Rodovia Washington Luís. No ano passado, foram duas mortes registradas nos nove primeiros meses. Este ano, esse número subiu para seis. Também houve aumento de vítimas fatais na SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e na SP 284 – Rodovia Manilio Gobbi. Em ambas, foram registradas duas mortes a mais do que no ano passado.

Em razão desses números preocupantes, a Concessionária reforça a necessidade de os motoristas redobrarem a atenção e adotarem medidas preventivas que ajudem a reduzir o risco de acidentes, especialmente colisões traseiras. De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, atitudes como trafegar dentro do limite de velocidade permitido para a via, manter distância do veículo à frente, evitar distrações como, por exemplo, o uso de celular enquanto dirige e obedecer as paradas para descanso são de grande ajuda e devem ser observadas por todos os motoristas.

O respeito ao volume máximo de carga que o veículo pode transportar é também uma medida fundamental na prevenção de acidentes. De acordo com Viviane, quando o veículo está com excesso de peso ele fica mais lento, principalmente nos trechos de subidas, e isso pode gerar um alto risco para colisões traseiras, especialmente à noite, quando a visibilidade diminui. “Se o veículo trafega muito lentamente, quem vem atrás, às vezes, não tem tempo hábil para frear ou desviar, o que acaba provocando acidentes graves”, observa a coordenadora.

Outra medida simples que pode contribuir decisivamente para evitar colisões traseiras é o correto funcionamento das faixas refletivas. Trata-se de um importante dispositivo de segurança, que melhora a observação dos caminhões nas estradas. Por isso, manter essas faixas sempre limpas ajuda na visualização do veículo à noite e, consequentemente, reduz o risco de acidente.
“Pedimos também aos motoristas que fiquem sempre atentos às sinalizações de obras nas rodovias. Nesses locais, o tráfego é mais lento e em algumas situações a Concessionária precisa adotar o sistema Pare e Siga. Portanto, é extremamente necessário que os usuários tenham mais cautela nesses trechos”, recomenda Viviane.

De acordo com o levantamento feito pela Eixo SP, o número de feridos também cresceu no período de janeiro a setembro. Enquanto em 2022, a Concessionária registrou 227 pessoas feridas em razão de colisões traseiras, neste ano foram 254 registros, um aumento de 12%. A Rodovia Washington Luís apresentou crescimento também neste quesito, mas o salto de feridos foi maior na SP 225, entre Itirapina e Bauru. Foram 45 pessoas feridas de janeiro a setembro do ano passado. Em 2023, esse número subiu para 69. Um aumento de 53%.

Veja a seguir as dicas para prevenir colisões traseiras:

1 – Mantenha distância segura
Siga a regra de manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Isso oferece mais tempo para reagir caso o carro da frente pare repentinamente.

2 – Atenção à velocidade
Respeite os limites e ajuste sua velocidade às condições do tráfego e da estrada. Dirigir muito rápido aumenta o risco de não conseguir parar a tempo.

3 – Evite distrações
Não use o celular nem ajuste o rádio ou faça qualquer outra atividade que desvie sua atenção da estrada. A distração é uma das principais causas de acidentes.

4 – Descanse antes de pegar a estrada
O cansaço é apontado como um dos principais responsáveis por colisões traseiras. A sonolência, o estresse e a exaustão reduzem o nível de atenção dos motoristas, o que aumenta o risco de acidentes.

5 – Pratique a direção defensiva sempre
Como o próprio nome diz, é uma maneira do condutor se defender de colisões. Ela permite ao motorista reconhecer antecipadamente as situações de perigo e agir de maneira preventiva para evitar acidentes. Para isso, a atenção na via precisa ser constante.

6 – Faça manutenção preventiva do veículo
A direção defensiva inclui também a manutenção periódica e preventiva do veículo. O condutor deve verificar regularmente as condições dos pneus, freios, nível de óleo e água, além do sistema de iluminação. São práticas importantes que reduzem as probabilidades de acidentes por mau funcionamento do veículo.

7 – Jamais beba se for dirigir
Por mais que seja de conhecimento de todos os motoristas, nunca é demais lembrar. O consumo de bebida alcoólica é expressamente proibido. Por menor que seja a quantidade ingerida, o álcool altera os reflexos, diminui a coordenação motora, deixa o raciocínio mais lento, ou seja, representa um risco durante a condução de um veículo.

Caso os usuários necessitem descansar por um momento, fazer a verificação do veículo ou mesmo solicitar ajuda, a Eixo SP mantém postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) à disposição 24 horas. É possível requisitar apoio também pelo serviço 0800 170 8998 ou via serviço de Wi-Fi presente nas rodovias por meio do aplicativo da Eixo SP.

Fonte: Portal NTC

Scania investe mais de 65mi em expansão do Centro Logístico de Peças, impulsionando sua presença nos mercados

Notícias 01 de novembro de 2023

A Scania está comprometida em fortalecer sua presença no mercado global, e para isso, anuncia um investimento significativo de R$ 65,7 milhões em seu Centro Logístico de Peças de Reposição, localizado em Vinhedo, interior de São Paulo.

Este centro desempenha um papel crucial no fornecimento de peças de reposição não apenas para o mercado interno, mas também para países da América do Sul, América Central, Europa e África. Dessa forma, a Scania busca não apenas expandir suas operações, mas também melhorar a eficiência de seus processos e fluxos logísticos. Um dos principais objetivos deste investimento é aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, demonstrando o compromisso dela com o crescimento sustentável e a qualidade em todas as regiões onde atua. Além disso, o Centro Logístico será adaptado para acomodar itens relacionados aos novos produtos da Scania, como os veículos elétricos.

Segundo Paulo Moraes, vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina, “hoje somos responsáveis por abastecer 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete unidades de negócios da Scania na América do Sul. Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes”.

Paulo Moraes explica que o negócio está muito relacionado à frota circulante e também ao aquecimento da economia. Hoje temos por volta de 200 mil veículos no Brasil e na América do Sul. Então, ainda que haja redução nas vendas de caminhões, se eles estiverem rodando, mais peças de reposição venderemos. Ao mesmo tempo se a frota circulante for ampliada também aumentará nosso volume, pois serão feitas mais manutenções preventivas. Desta forma vemos cenário bastante positivo para 2024 e 2025.

O investimento acontece no mesmo ano em que o centro logístico completa uma década de sua chegada à cidade de Vinhedo. Ele escoa diariamente mais de 42 mil peças para distribuição e/ou armazenamento visando à reposição pós-venda. No espaço atual ficam disponíveis cerca de 40 mil itens e com a ampliação em 50% da sua capacidade física, passará de 15.000 m2 para 22.500 m2. Essa é a única unidade de negócio de logística e de reposição de peças da Scania no mundo com estrutura semelhante à sua matriz logística, que fica na Bélgica.

“Atualmente, está com 97,4% de nível de serviço, o maior índice da sua história, o que representa a quantidade de pedidos que chegam para o centro logístico e o quanto a equipe consegue atender de forma imediata. Ou seja, é um patamar altíssimo comparado às grandes redes de varejo online”, diz Pietro Nistico Neto, gerente de Desenvolvimento de Rede da Scania Operações Comerciais Brasil.

Enquanto o desenho do layout da expansão do espaço está sendo elaborado e as obras estão prestes a começar, Ademir Egídio, gerente Executivo do Centro Logístico, compartilhou seus planos: “Vamos nos preparar para operar e capacitar o espaço visando conquistar novos mercados. Nosso principal foco é o México, um país que possui as quatro marcas do nosso grupo, e para o qual já enviamos 3 mil caminhões em 2022.”

Ademir Egídio enfatizou ainda que também está planejando abrir espaço no LPC para acomodar peças de veículos eletrificados, com o objetivo de explorar novos mercados. “Até o momento, a Scania ainda não oferece veículos movidos a bateria no Brasil, mas nosso plano global é que até 2030 os modelos eletrificados representem mais da metade do nosso volume de vendas”, diz.

Um rápido balanço aponta que de entrada 60% das peças são importadas (movimentando de 7 a 8 contêineres/semanalmente); 25% de peças nacionais; 15% de peças de São Bernardo do Campo e envolve 200 fornecedores locais. Na movimentação de saída o peso despacho é de mais de 1000 toneladas/mês, sendo nacional 560 toneladas e exportação 440 toneladas.

Fonte: Portal NTC

Trabalho do Sistema S é elogiado durante reunião da OIT, na Suíça

Notícias 31 de outubro de 2023

Quais assuntos trabalhistas vão impactar o setor transportador nos próximos meses? É com esse e outros questionamentos relacionados que a CNT (Confederação Nacional do Transporte) participa da 349ª Sessão do Conselho de Administração da OIT (Organização Internacional do Trabalho), em Genebra, na Suíça. O gerente de Relações Trabalhistas da CNT, Frederico Toledo Melo, é o representante da Confederação no evento.

A delegação brasileira teve a oportunidade de se manifestar nesta terça-feira (31), no período da tarde. O chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Emprego, Valter Sanches, enalteceu o trabalho feito em conjunto com entidades do Sistema S.
“Ao mesmo tempo em que trabalhamos juntos com o setor privado (Sistema S), estamos desenvolvendo políticas públicas de qualificação profissional e requalificação dos trabalhadores para melhor prepará-los para novas oportunidades de trabalho que vêm surgindo na economia mais verde”, ressaltou o Sanches.

Direito à greve em pauta

Uma das temáticas mais relevantes debatidas é a interpretação do direito à greve, previsto na Convenção 87 da OIT. Ainda não há um consenso se isso caberá ao Tribunal de Justiça Internacional ou se ficará o âmbito da OIT. Embora essa seja uma questão impactante para qualquer empregador, é ainda mais relevante no setor de transporte, pois qualquer paralisação causa impactos severos para a população usuária e para a organização das cidades.

Também devem ser abordados assuntos como negociação coletiva, busca por justiça social, proteção laboral e liberdade sindical. Comitês do mundo inteiro participam das discussões que buscam encontrar as melhores soluções para as atividades laborais no mundo.

O evento começou no dia 30 de outubro e segue até 9 de novembro, com duas novas reuniões especiais posteriores. Vários grupos de trabalho debatem assuntos fundamentais para as relações trabalhistas, tanto sob a ótica do trabalhador quanto do empregador.

O Conselho de Administração da OIT decide quais temas são inscritos na ordem de trabalhos da Conferência Internacional do Trabalho. A participação no Conselho de Administração permite que a CNT opine sobre os temas que serão tratados. A participação é restrita aos governos, membros da OIE (Organização Internacional de Empregadores) e dos trabalhadores. No Brasil, os membros da OIE são a CNT e a CNI.

Reunião já tem pauta definida para 2024

A CNT já iniciou a preparação para a conferência do próximo ano, que deve tratar sobre temas como:

- Proteção contra riscos biológicos (estabelecimento de padrões, primeira discussão);

- Discussão recorrente sobre o objetivo estratégico dos princípios e direitos fundamentais no trabalho;

- Trabalho digno e economia do cuidado (discussão geral);

- Revogação de quatro convenções internacionais do trabalho, tendo a CNT se manifestado favoravelmente.

O gerente de Relações Trabalhistas da CNT, Frederico Toledo Melo, ressalta a necessidade de se chegar a uma solução consensual no que tange ao direito à greve. Ele defende a importância de assegurar essa possibilidade para o trabalhador e que a divergência deve ser solucionada na Conferência Internacional do Trabalho, e não pelo Tribunal de Justiça Internacional.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

CNT atua para impedir avanço de projeto que retira recursos do Sistema S

Notícias 31 de outubro de 2023

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) se reuniu com o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União/GO) para falar sobre uma proposta que obriga a participação de representantes dos trabalhadores na administração das entidades privadas de serviço social e formação profissional que recebem recursos do Sistema S. O parlamentar é relator do Projeto de Lei (PL) nº 6505/2019, que também estabelece mudanças para limitar a contribuição em 1% e torná-la facultativa.

A proposta é negativa porque retira recursos de todo o Sistema S, incluindo o SEST SENAT, além de ter inconstitucionalidades claras quanto ao cumprimento da missão institucional dos serviços sociais autônomos. Não há, também, indicação de como seria estruturada a participação de representantes dos trabalhadores na administração dos serviços sociais autônomos.

A redução das receitas afrontaria a própria natureza das entidades, pois o Sistema S não seria mais capaz de cumprir com sua missão institucional, voltada à totalidade dos trabalhadores das empresas contribuintes do setor beneficiado.

CNT é contrária ao PL nº 6.505/2019

A Confederação, por meio da sua gerente do Poder Legislativo, Andrea Cavalcanti, fez a entrega de uma nota técnica com o posicionamento contrário à matéria. Segundo Andrea, os impactos do projeto podem ser devastadores para a atividade-fim das entidades.

“Caso seja aprovado, o projeto tornará inviável a continuidade do SEST SENAT e a operação das suas 164 unidades, além de colocar em risco os mais de 7.000 empregos gerados pelo Sistema S do Transporte. Vale destacar que hoje os trabalhadores já possuem assento no conselho do SEST SENAT”, ressalta a gerente.

O relator afirmou que levará em consideração os argumentos técnicos da CNT na confecção do seu parecer. Ainda não há previsão de quando o deputado Calil fará a sua apresentação na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF) da Câmara dos Deputados.

Além de Andrea Cavalcanti, participaram da reunião a advogada da Fenatac (Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas), Gabriela Lustosa; e o assessor da Fenatac, Humberto Junqueira. A agenda também contou com o apoio do presidente do Conselho do SEST SENAT Centro-Oeste, Paulo Lustosa.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual

Acordo entre indústria e BNDES prevê R$ 200mi para descarbonizar o setor automotivo

Notícias 31 de outubro de 2023

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que destina R$ 200 milhões para investimentos em descarbonização da cadeia automotiva foi assinado no último dia 24 pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

Segundo o governo federal, o valor deve ser captado ao longo dos cinco anos de vigência e conta, a partir da assinatura do acordo, com R$ 40 milhões para início das atividades. Serão apoiados projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação, engenharia, estudos, testes e certificações relacionados à descarbonização da cadeia automotiva.

Durante a assinatura, Alckmin ressaltou que o acordo vai ao encontro da neoindustrialização: “O foco é inovação com descarbonização. Não é só para o setor automobilístico, mas para toda a mobilidade, buscando eficiência energética”.

Com o acordo, o BNDES também passa a operar os fundos dos Programas Prioritários do Rota 2030, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

De acordo com o MDIC, os fundos são constituídos de contrapartidas de empresas que se beneficiam da isenção de impostos na importação de peças e insumos não fabricados no Brasil, mas que são necessários à melhoria da eficiência energética da frota.

Na cerimônia, Mercadante destacou a necessidade de investimentos em veículos elétricos, principalmente ônibus. “O Brasil é o segundo país onde mais se anda de ônibus no mundo e produz 52% dos coletivos que circulam na América Latina. No entanto, estamos perdendo essa indústria, porque outros países produzem ônibus elétricos e ocupam um mercado que, historicamente, sempre foi nosso. Agora, vamos ter esses recursos para fomentar esse tipo de iniciativa”, defendeu.

Programas Prioritários

A política pública conhecida como “Programas Prioritários” quer apoiar o desenvolvimento industrial e tecnológico do setor automotivo e da cadeia de produção. Haverá editais para estímulo à descarbonização da mobilidade e da logística.

Hoje, estão em curso sete programas prioritários, com R$ 1 bilhão em investimentos para inovação nas empresas de autopeças e na cadeia de fornecedores do setor automotivo.

“Queremos a indústria automotiva pesquisando no Brasil. Nossa história com o etanol mostra que é possível. Queremos pesquisa, inovação, para produzir mais veículos elétricos, híbridos, com mão de obra, emprego e salário no Brasil”, disse Mercadante na ocasião.

Já o vice-presidente da República ressaltou o potencial brasileiro na produção de energia limpa. “O Brasil pode ser o grande protagonista do mundo na produção do SAF [combustível sustentável de aviação, na tradução da sigla para português], etanol, biodiesel, diesel verde e do hidrogênio verde. Então é um caminho muito promissor”, afirmou Alckmin.

Nas próximas semanas, o governo federal promete substituir o Rota 2030 pelo Programa de Mobilidade Verde e Inovação. A ideia é que seja mantida a isenção do imposto de importação para fabricantes que importam peças e componentes sem similares no mercado nacional. Deve permanecer a obrigatoriedade de investir, em fundos, 2% do total importado. O montante será revertido em editais para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Fonte: Portal NTC

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo