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LETPP – Nota de esclarecimento ABTLP

Notícias 21 de agosto de 2023

Tem chegado ao conhecimento desta entidade relatos de empresas com dificuldades para obtenção da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP junto ao a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT da Prefeitura de São Paulo.

Cabe informar que o tema tem sido objeto de constantes discussões da ABTLP com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito desde a publicação do Decreto nº 50.446/2009 e da Portaria SMT.GAB nº 041/2021, quando se passou a se exigir do transportador para a obtenção e renovação da LETPP, a apresentação da cópia do Termo de Adesão – Protocolo Brasil-ID a fim de atender o Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2020-SMT.GAB, firmado entre a Prefeitura e a empresa Moovii.

Importante esclarecer que o Convênio ora citado foi oferecido pela SMT da Prefeitura de São Paulo como uma opção objetivando agilizar a emissão das LEPP que, em alguns casos, eram expedidas em até 90 dias quando solicitado pelo canal disponibilizado pela Prefeitura (SP 156), ou seja, um serviço opcional e não obrigatório aos transportadores de produtos perigosos.

Após diversas reuniões com todos os envolvidos, troca de informações, encaminhamento de Ofícios, inclusive com a criação de Grupo de Trabalho para tratar, especificamente deste tema, (Portaria nº 25/2022), entendeu aquela Secretaria que o ideal seria tornar oficial o entendimento de que o uso do sistema disponibilizado pela empresa Moovii, detentora do Acordo de Cooperação Técnica, deveria ser OPCIONAL. Para tanto, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito publicou a Portaria nº 13, de 16 de fevereiro de 2023, onde traz, de forma expressa, o nosso entendimento, senão vejamos:

Acresce ao artigo 1º da Portaria SMT nº 041, de 3 de setembro de 2021, o inciso I, que dispõe sobre requerimento da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP
Art. 1º Fica acrescido ao artigo 1º da Portaria SMT nº 041, de 3 de setembro de 2021, o inciso I, nos seguintes termos:
“Art. 1º […]
I – A Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP, também poderá ser requerida perante através do sítio eletrônico https://letpp.moovii.com.br/info/, conforme Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2020-SMT.GAB.” (grifo nosso)
Art. 2º O artigo 2º da Portaria SMT nº 041/021, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 2º Para os requerimentos formulados perante a SVMA, cumpridas as condições e os requisitos previstos na Portaria SVMA nº 54 de 2009, a Autoridade Executiva Municipal de Trânsito deverá expedir a LETPP aos requerentes.” (grifo nosso)
Art. 3º Compete à Autoridade Executiva Municipal de Trânsito realizar a fiscalização da Licença especial de Transporte de Produtos Perigosos – LETPP.
Art. 4º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Diante da publicação da citada Portaria, não resta dúvidas quanto ao uso opcional do sistema disponibilizado pela empresa Moovii. Sendo certo que, após a publicação da Portaria 13/2023, todos os requerimentos formulados perante a SVMA (por meio do sistema da Prefeitura (SP156), devem ser atendidos com a respectiva expedição da Licença SEM a apresentação do Termo de Adesão, conforme previsto no art. 2º (grifado) da Portaria SMT.GAB n° 41, de 03 de setembro de 2021, que dispõe sobre requerimento da Licença Especial de Transporte de Produtos Perigosos.

A apresentação do referido Termo de Adesão – Protocolo Brasil-ID, para obtenção da LETPP, deverá ser exigido apenas nos casos em que as empresas optarem pela utilização do sistema disponibilizado no sítio pela empresa detentora do Acordo de Cooperação Técnica nº 002/2020-SMT.GAB.

Neste sentido a ABTLP orienta seus associados a apresentarem esta Nota de Esclarecimento junto ao Processo SEI- CET – Departamento de Planejamento, Transporte e Controle Administrativo – Produtos Perigosos, que resultem em exigência no “comunique-se”, para apresentação do Termo de Adesão.


FONTE: SETCESP

Concessionárias passam a cobrar tarifa pela totalidade dos eixos de veículos com carga

Notícias 21 de agosto de 2023

As concessionárias CCR RioSP e Eco RioMinas passam a cobrar, a partir de hoje (21/8), os caminhões carregados em suas praças de pedágio. A cobrança está amparada na Lei Federal 13.103/2015 e na Resolução ANTT 4.898/2015. Ecovias do Araguaia, Ecovias do Cerrado, Via Sul e Via Costeira já praticam a cobrança com verificação pelo MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscal).

A verificação de cada veículo será feita automaticamente pela placa, por sistemas de identificação nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e, aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

O mesmo acontece com os veículos que utilizam a passagem automática das praças convencionais e nos pórticos do free flow. Durante a passagem pelo leitor da tag (etiqueta eletrônica), o sistema consulta automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente.

Dessa forma, é necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso.

É mais uma evolução tecnológica nas rodovias federais concedidas, que otimiza a fiscalização, economiza tempo de viagem, reduz paradas e a emissão de gases de efeito estufa dos veículos.

Fonte: ANTT

Mude a categoria da sua CNH gratuitamente

Notícias 21 de agosto de 2023

O Mais Motoristas é uma oportunidade exclusiva para quem precisa mudar a categoria da CNH para D ou E.

O programa vai formar motoristas altamente capacitados e fomentar neles a competência necessária para conduzir ônibus e caminhões com segurança pelas rodovias do país.

Essa é uma das maneiras com as quais podemos contribuir para fortalecermos o transporte e o transformarmos em um setor cada vez mais capacitado.

Inscreva-se

As inscrições estarão abertas até amanhã (22) de agosto. Clique nos links abaixo para fazer o download do edital do Mais Motoristas e para fazer a sua inscrição.

Quem pode participar do programa

Para ter sua inscrição aceita, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter, no mínimo, 21 anos completos na data da inscrição.
  • Ter CNH em situação válida na categoria B há pelo menos 24 meses ou C há pelo menos 12 meses ou D há pelo menos 12 meses, e demais condições regulares para participação no processo de mudança de categoria, conforme determina o Contran e os órgãos de trânsito locais.
  • Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Como funciona o programa

O SEST SENAT vai custear os serviços necessários à mudança de categoria de CNH de todos os candidatos.

Após a conclusão do processo de mudança de categoria, o aluno realizará um dos cursos da Escola de Motoristas:

  • Transporte de produtos perigosos.
  • Cargas indivisíveis e outras regulamentadas pelo Contran.
  • Transporte coletivo de passageiros.
  • Transporte de escolares.

Por que participar desse programa?

  • Aumenta a sua empregabilidade.
  • Confere certificação que comprova a habilitação e a proficiência para condução de veículos.
  • Possibilita mais proximidade com empresas contratantes.

Benefícios para empresas

  • Profissionais com comprovada habilitação e proficiência para condução de veículos.
  • Motoristas competentes para condução segura e econômica.
  • Aumento da segurança no trânsito.
  • Redução do consumo de combustível.
  • Diminuição dos gastos com manutenção.

Credenciamento de CFCs e clínicas

As unidades do SEST SENAT abrem chamada pública para o credenciamento de CFCs (Centros de Formação de Condutores) e de clínicas para a realização de exames médicos e psicológicos, para a prestação de serviços relacionados à mudança de categoria relativa ao projeto.

Para acompanhar os editais publicados e saber como se cadastrar, acesse:

Fonte: SETCESP

Confira a análise do IPTC sobre o reajuste do diesel

Notícias 18 de agosto de 2023

Desde quarta-feira (16/08), está valendo o aumento no preço do diesel A vendido nas refinarias da Petrobras. Esse anuncio corresponde a uma variação de 26%, passando de R$ 3,02 para R$ 3,80 por litro, ou seja, um aumento de R$ 0,78. Este é o primeiro reajuste de preços desde junho de 2022.

Segundo a estatal o movimento acontece devido a implementação da estratégia comercial, em substituição à política de preços anterior, incorporando parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística. Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes.

Ainda assim, pela consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando a produtora no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, alega ser necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras.

No caso da gasolina a última alteração divulgada foi em 01 de julho de 2023, com uma redução na ordem de -5,3%, sendo comercializado a R$ 2,52 por litro. Com a determinação recente, passa a ser comercializado a R$ 2,93 com um aumento de R$ 0,41 por litro o que representa alta de 16%.

Em 2023, foram 6 reajustes para a gasolina, sendo 2 aumentos e 4 reduções. Já para o diesel foram 6 reajustes, sendo 1 aumento e 5 reduções, mas longe de ser na mesma proporção. Veja o comparativo com 2022 na tabela a seguir:


Fonte: Petrobras – elaborado pela autora

O IPTC vem monitorando de perto essas oscilações do mercado e mesmo com as reduções consecutivas o diesel ainda acumula uma alta de 13,59% de janeiro/2022 a agosto/2023 nas refinarias. Com a gasolina o movimento foi inverso, mesmo com o último aumento o combustível acumula uma variação negativa de -5,18% nas refinarias. Percebe-se que o diesel ainda tem uma grande margem para reduzir o preço.

IMPACTO NOS CUSTOS DE TRANSPORTE

Se considerarmos somente o aumento anunciado para entrar em vigor amanhã, na ordem de 26%, isso elevará os custos do transporte de cargas lotação em 5,60% na média geral, sacrificando mais as operações de longas distâncias (6000 km). Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 2,61%.


Fonte: Custo Peso NTC&Logística – elaborado pela autora

Nesse caso, toda e qualquer majoração, deve ser avaliada e repassada pelas empresas, a fim de estabelecer o equilíbrio financeiro de suas atividades, mesmo que não haja previsão anteriormente mencionada em contrato, a empresa pode solicitar uma nova negociação através da formalização de uma proposta comercial com aceite.

Alertamos também, para a publicação nos próximos dias de uma nova tabela de piso mínimo da ANTT, frente a oscilação de preços do diesel obedecendo o gatilho de 5% para mais ou para menos nos reajustes dos coeficientes de deslocamento (CD), fique atento.

Fonte: SETCESP

Gestão de multas para frotas: o que é, e como melhorar a eficiência!

Notícias 18 de agosto de 2023

É complicado a cada dia que passa levar mais e mais multas e ter cada vez mais gastos, não é? Foi pensando nisso que, de um tempo pra cá, surgiu um conceito conhecido como gestão de multas, o que acaba ajudando demais as empresas que gerem mais de um veículo e lida com vários motoristas.

Nesse sentido, não importa qual seja o tamanho do negócio, seja ele pequeno ou grande, é necessária uma boa gestão de multas. As empresas têm que lidar com multas de trânsito a todos os momentos, não importa qual seja o tipo de multa que essa empresa esteja recebendo, seja ela administrativa (multas por peso, transporte incorreto, etc.) ou uma infração de trânsito comum, elas sempre têm a responsabilidade de lidar com isso. 

Dessa forma, hoje vamos falar sobre esse assunto, abordando e te explicando cada tópico necessário para que haja uma boa gestão de multas, como:

  • O que é gestão de multas?
  • O que é uma Infração administrativa?
  • Como fazer uma boa gestão de multas?
  • Quais os benefícios de fazer a gestão de multas?
  • Quais as multas mais comuns em veículos de empresa?
  • A gestão de multas é indicada para empresas com veículos leves?
  • Multa NIC – O maior problema dos gestores.
  • Como diminuir gastos com multas de trânsito?
  • O segredo para uma boa gestão de multas
  • Vantagens em ter uma plataforma de Gestão de Multas
  • Frota 162 – Faça essa Gestão de Multas de forma automática
  • Dúvidas Frequentes

Então é só rolar a página e ficar por dentro dessa nova facilidade!

O que é gestão de multas?

A gestão de multas veio para substituir o processo original que, na realidade, pode te trazer muitos problemas como: atraso dos correios, juros, multas adicionais, etc. Com isso, as empresas viram a necessidade de gerir as infrações para evitar esses gastos com infrações, pois, mesmo que gerir as multas tenha um custo, a economia que as empresas acabam tendo é muito maior. Foi por isso que muitas empresas já optaram por adquirir esse tipo de modelo.

A princípio, consiste em centralizar e organizar todos os dados de todas as multas e notificações em um só lugar trazendo mais eficiência para todo o processo. 

Em outras palavras, a gestão de multas gere qualquer tipo de infração que uma empresa pode tomar, desde as administrativas (ANTT) até as mais comuns, como excesso de velocidade. 

Portanto, é bom que você tenha acesso a esse tipo de informação mais rápido para que possa tomar a melhor decisão com isso. Ter esses dados antecipadamente é importante para conseguir descontos e evitar maiores problemas.

Vale também deixar claro que, além da economia financeira que a sua empresa acaba tendo, fazer uma gestão de multas da maneira correta pode te economizar muito tempo.

O que diz a lei sobre multas em carros corporativos?

A lei de trânsito brasileira estabelece que o proprietário do veículo é o responsável pelo pagamento das multas aplicadas à sua frota. 

No entanto, em algumas situações a multa pode ser transferida para o condutor, como é o caso de toda e qualquer multa que o motorista de sua empresa sofra, exceto as multas administrativas. Isso ocorre quando a infração é considerada gravíssima, como dirigir sob efeito de álcool ou drogas, ou ainda, ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50% da máxima permitida na via.

Vale ressaltar que, após isso, também é importante indicar esses condutores a tempo pois, a partir do momento que você tem um carro cadastrado em seu CNPJ, a legislação já entende que outra pessoa está dirigindo e exige uma indicação de condutor. 

Caso essa indicação não seja feita corretamente e no prazo indicado, você  corre o risco de tomar multa chamada NIC (não indicou condutor), o que vai aumentar ainda mais os seus gastos.

De acordo com o artigo 281° do Código de Trânsito Brasileiro “o condutor que praticar infrações graves e gravíssimas responde pessoalmente pelos danos causados ao patrimônio público ou a terceiros, incluindo o pagamento de multas”

Ou seja, caso um condutor seu tome alguma multa, você pode cobrar as multas do mesmo livremente.

O que é uma Infração administrativa?

De acordo com o site Jusbrasil, O artigo 18 da Lei 13.103/2015 (Lei do Motorista) determina que “o embarcador indenizará o transportador por todos os prejuízos decorrentes de infração por transporte de carga com excesso de peso em desacordo com a nota fiscal, inclusive as despesas com transbordo de carga”.

Isso significa que, uma infração administrativa é o tipo de infração que não há responsabilidade do condutor. Quando há uma multa administrativa, ela vai direto para o CNPJ da empresa responsável pelo transporte da carga. 

Esse tipo de infração geralmente se trata de infrações da ANTT, como por exemplo: multa por excesso de peso nos caminhões.

Como fazer gestão de multas?

A gestão de multas, como dito acima, consiste em adquirir os dados e trabalhar em função deles. Entendido isso, o primeiro passo que você deve dar para fazer uma gestão de multas é adquirir os dados.

Feito isso, dependendo do porte da sua empresa, você terá vários dados. Agora cabe a você organizar todos eles em uma planilha do Excel, por exemplo, a fim de ficar mais fácil para você analisar esses dados um a um.

A última parte é a análise desses dados, onde você conseguirá alinhar toda a questão de multas e tomar melhores decisões em relação a isso. A maioria das empresas que aderem a esse tipo de gestão, acabam economizando logo no primeiro mês.

Quais os benefícios de fazer essa gestão de multas?

Levando em base tudo o que já foi dito acima, a gestão de multas pode ainda trazer mais benefícios. De acordo com empresas que aderiram a essa gestão, os benefícios primários que elas tiveram, ou seja, logo no primeiro mês, foram:

Economia de custos

Podemos dizer que esse é um dos principais benefícios da gestão de multas. Economizar nos custos é automaticamente interligado a essa gestão, pois ela vai te permitir ter ainda mais controle do que está acontecendo na sua frota.

Sabendo com clareza o que está acontecendo, você consegue ter uma visão maior disso e saber quais tipos de multas os condutores estão tomando. Sabendo disso, você pode fazer diversas campanhas dentro da sua empresa como a Gamificação de Condutores, caso queira saber mais sobre esse método, basta clicar no link.

Mais segurança

Bom, após tudo o que conversamos acima, você já deve imaginar o porquê isso te traz mais segurança. Mas, deixando esclarecido, fazer a gestão de multas irá trazer mais segurança para a sua equipe e para a sua carga em transporte.

Isso te traz mais segurança pois você consegue identificar o tipo de infração que os seus condutores ou você, no caso de infrações administrativas, está tomando. Com essas informações é possível começar a fazer campanhas, como a que eu disse no tópico anterior.

Além de utilizar essa técnica, você poderá repetir os treinamentos de equipe e conscientizá-los de seus próprios erros ou falta de atenção, com isso, você pode melhorar ainda mais a eficiência da sua equipe.

Aumenta a confiabilidade da sua empresa

Sim, isso também influencia diretamente na confiabilidade de sua empresa, mas como isso?

As empresas que vão contratar uma transportadora estão cada vez mais atentas a isso atualmente pois, com a gestão de multas, você consegue fazer também a gestão de seus condutores, sabendo exatamente a situação da CNH dos mesmos.

As empresas estão cada vez mais atentas a isso pois, caso a CNH de seu motorista tenha algum problema, a empresa que contratou a sua transportadora pode perder toda a sua carga, por isso você gera mais confiabilidade.

Quando os seus clientes olham e percebem que a sua empresa tem todos esses cuidados, você gera mais confiança a eles, podendo te levar até a mais negócios, aumentando os lucros de sua empresa.

Quais as multas mais comuns em veículos de empresas

Antes de tudo, é importante que você saiba que a gestão de multas é para qualquer empresa que trabalhe com veículos, seja uma locadora, transportadora, frotas de ônibus, etc. Vale lembrar que também não importa o porte da empresa, isso vai ajudar a qualquer um.

Sendo assim, as multas vão variar de acordo com o tipo de veículo, mas, para veículos leves, pode ir para o próximo tópico que eu vou explicar a melhor forma.

Bem, as multas mais comuns para qualquer tipo de empresa é sem dúvida a multa por excesso de velocidade. Infelizmente, pelo fato de muitas empresas acabarem tendo um prazo muito curto para a entrega das mercadorias e os motoristas, consequentemente, ganhando por entrega, isso acaba fazendo com que os motoristas ultrapassem limites de velocidade a fim de ganhar mais tempo e mais dinheiro.

Isso pode gerar o efeito contrário pois, vale ressaltar aqui que, toda e qualquer multa que seja responsabilidade do motorista, o valor pode ser descontado de seu pagamento.

A gestão de multas é indicada para empresas com veículos leves?

Como foi dito anteriormente, sim. A gestão de multas serve para diferentes tipos de empresa.

Apesar de muitas empresas de transporte de cargas terem uma pequena frota de veículos leves, é claro que a maioria das empresas que envolvem esse tipo de veículo são locadoras. 

É importante que uma locadora de veículos tenha a gestão de multas desde o início da empresa, isso é necessário pelo seguinte motivo:

A pessoa que aluga o carro com você hoje, pode não alugar nunca mais!

Sim, isso pode acontecer. Pensando nisso, é importante que as pessoas que cuidam de multas em uma locadora tenham acesso o mais rápido possível a essas multas para poderem cobrá-las dos motoristas que alugaram o carro e fazer a indicação de condutor, evitando a multa NIC.

Multa NIC – O maior problema dos gestores

Sim, a multa NIC é o maior problema dos gestores quando se trata de gerir as multas.

A multa NIC é muito simples de entender, funciona da seguinte forma: vamos supor que você tem um motorista que toma uma multa de R$ 100,00 (cem reais) em um carro que está cadastrado no seu CNPJ, você tem o direito de indicar esse condutor como o responsável por aquela multa.

A multa NIC, nada mais se trata de uma multa que você toma por não indicar o condutor para a multa, onde aquela multa original que era R$ 100,00 tem o seu valor dobrado e passa a custar R$ 200,00 (duzentos reais).
Nós já escrevemos um texto completo e bem explicado sobre multa NIC aqui no nosso blog, caso você queira ver e saber como evitar esse tipo de multa basta clicar aqui.

Como diminuir gastos com multas de trânsito?

O primeiro passo para diminuir as multas de trânsito e, consequentemente, reduzir os gastos de sua empresa é simplesmente começar com a gestão de multas. Começando com esse tipo de gestão, você consegue ter as informações necessárias sobre o tipo de multa que seus motoristas estão tomando e agir de forma mais assertiva. 

Abaixo, irei listar algumas coisas que você pode fazer para diminuir os seus gastos com multas de trânsito:

Conhecer e respeitar as leis

É preciso que você sempre esteja educando os seus motoristas sobre as leis de trânsito e se certificar de que eles estão seguindo de forma correta. Isso inclui estacionamento, sinalização, limite de velocidade, entre outras regulamentações.

Estar atento aos sinais de trânsito

É importante prestar atenção em sinais e semáforos e respeitá-los. Ignorar esses sinais pode acabar resultando em gatos indesejados.

Manter-se atualizado com a documentação do veículo e do motorista

É necessário verificar regularmente se a documentação do veículo, como licenciamento e seguro, estão em dia. Dirigir com os documentos vencidos pode resultar em multas. Também é necessário ter o conhecimento da situação da CNH de seus motoristas, pois as perdas podem ser muito maiores do que o custo de uma multa. Atualmente existem plataformas que te ajudam a acompanhar isso automaticamente.

Evitar o uso de celulares ao dirigir

Apesar de esse tipo de infração ser conhecida, há muitas pessoas que ainda fazem isso. O uso desses dispositivos no volante é perigoso, podendo causar acidentes ou mortes e também pode levar à multas. Mantenha o foco e evite distrações.

Invista em educação e conscientização

Indicar para que os seus condutores participem de cursos de direção defensiva e programas de conscientização sobre segurança no trânsito é uma boa prática. Essas iniciativas podem aprimorar suas habilidades de direção e aumentar a consciência dos mesmos sobre as leis e regulamentações de trânsito, diminuindo assim a probabilidade de cometer infrações.

Lembrando que seguir as regras de trânsito é crucial para aqueles que querem evitar acidentes, multas ou até situações mais sérias.

O segredo para uma boa gestão de multas

Você já deve imaginar que tudo isso, apesar de ser bom, pode ser um pouco difícil. Porém, o gestor de frota tem cada vez mais custos. Os preços estão aumentando cada vez mais e está ficando mais difícil gerir as frotas.

Outro grande problema é fazer esse processo manualmente, coletar dados, organizar e analisar pode não ser nada fácil. Principalmente quando chega a hora de pagar essas multas e os gestores têm que entrar em diversos sites, de vários órgãos diferentes para pagar essas multas.

Isso tudo pode ser um processo árduo e demorado e, mesmo assim, acabam dependendo dos correios para a entrega dessas multas. Como devem imaginar, infelizmente os correios acabam atrasando a entrega dessas multas, onde você, além de perder descontos, acaba pagando juros em cima dessas multas. Com sorte, você não acaba levando uma multa NIC (não indicou condutor), onde pode dobrar o valor dessas multas.

A melhor forma de você conseguir gerir essas multas é com uma plataforma que faça tudo isso de forma automática para você.

Vantagens em ter uma plataforma de Gestão de Multas

Como dito acima, a gestão de multas, quando feita manualmente, é um processo árduo e difícil. Por esse motivo, algumas pessoas acabam desistindo de fazerem essa gestão. Fazendo isso manualmente, não vai te garantir descontos e vai só te dar mais trabalho.

Isso porque você ainda tem que depender dos correios e, com isso, há muitos problemas como: 

Atrasos na entrega da multa: como dito anteriormente, os correios demoram para fazer essa entrega e, quando entregam em dia, ainda é um prazo muito curto para que você possa fazer tudo o que é preciso.

É por isso que o adequado é que todo esse processo seja feito automaticamente, pois isso vai te fazer economizar tempo e dinheiro.

Frota 162 – Faça a Gestão de Multas de forma automatizada

Você com certeza já percebeu a importância de fazer esse processo de forma automática, não é?

É justamente isso que fazemos aqui, na nossa plataforma você terá diversos benefícios, e fazemos esse processo por completo. Lembra os passos citados anteriormente, que você primeiro precisa reunir, coletar e analisar?

Isso é o que fazemos, ou seja, a nossa plataforma traz automaticamente para dentro dela todas as infrações sofridas por sua frota em TODOS os estados brasileiros. Sim, isso mesmo, nós cobrimos mais de 5 mil órgãos por todo o Brasil e trazemos isso da melhor forma pra você.

Além disso, após trazermos esses dados, organizamos tudo dentro da plataforma, onde você poderá acompanhar com facilidade os tipos de infrações, os condutores que a sofreram, o dia, horário e muito mais!

Isso tudo muito antes de chegar a cartinha do correio, trazemos esses dados automaticamente a cada 1 semana pra dentro de nossa plataforma.

Conosco, você também terá acesso à relatórios precisos para te ajudar ainda mais nessa gestão e o privilégio de pagar antecipadamente, podendo ter uma economia de até 40% nos gastos com multas e condutores, além de poder pagar com poucos cliques!

Ainda não acabaram os benefícios, nós aqui da Frota 162 oferecemos aos nossos clientes dentro de uma plataforma exclusiva onde nossos clientes tem vários outros benefícios como:

  • Desconto garantido de 20% pagando as multas antes do vencimento;
  • Facilidade na indicação de condutor, evitando mais gastos;
  • Acompanhamento da situação da CNH do motorista;
  • Relatórios precisos para te ajudar a gerir sua frota;
  • Pagar TODAS as multas em poucos cliques;
  • E muito mais!

Aproveite e clique abaixo para testar gratuitamente a nossa plataforma por 30 dias e usufruir de diversos benefícios!

Gestão de multas: o segredo para melhorar a eficiência da sua frota!

Dúvidas Frequentes

 

O que é gestão de multas?

A gestão de multas é um método utilizado por gestores de frota ou das pessoas responsáveis por multas, de empresas com veículos para reduzir a quantidade dessas infrações e também para conseguir economizar tempo e dinheiro com as multas.

Qual a importância de controlar as multas da frota?

Controlar as multas da frota é essencial para reduzir custos, orientar melhor os motoristas sobre a utilização dos veículos e sobre direção segura, evitar pagamentos desnecessários e poder economizar dinheiro com isso, além de poder criar formas de prevenir essas multas e, consequentemente, aumentar a segurança da sua equipe.

Como fazer uma planilha de multas de trânsito?

Para criar uma planilha de multas de trânsito, você deve inserir manualmente os dados de suas multas de trânsito em um programa de planilha eletrônica, como o Excel.

O que significa que, apesar de ajudar na organização da empresa, essa não é uma solução tão completa quanto um software de gestão de frotas. Além disso, pode ser considerada atrasada pois, os principais benefícios que seriam desconto e economia de tempo, não seria possível com esse método.

A planilha de gestão de multas é uma solução eficiente?

Não. A planilha é muito limitada quando comparada à plataformas especializadas nisso. Essas plataformas vão centralizar todas as informações em um único lugar, de fácil acesso a todos os envolvidos na gestão da sua empresa.

Este tipo de tecnologia irá otimizar o seu trabalho e ajudar você a não perder os prazos para o pagamento das multas ou pedidos de recurso. Garantindo mais tempo e uma economia de até 40%

Fonte: Frota162

Governo lança estratégia econômica para desenvolvimento socioambiental

Notícias 17 de agosto de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu, por meio de decreto, a Estratégia Nacional de Economia de Impacto e o Comitê de Economia de Impacto (Enimpacto). A meta é promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico por meio de soluções para problemas sociais e ambientais.

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em todo o mundo são estimados investimentos de impacto social acima de US$ 1,1 trilhão. Com a pressão de investidores e políticas públicas voltadas para a economia de impacto, o governo projeta crescimento dessas atividades no Brasil.

A Enimpacto prevê metas como a ampliação de investimentos e negócios que gerem resultados financeiros positivos de forma sustentável, além da geração de dados e aumento da cultura de avaliação de impacto socioambiental nas instituições, empresas e negócios.

“A Enimpacto é uma importante sinalização do governo no sentido de organizar diversas políticas públicas que contribuem para uma economia mais verde e mais inclusiva”, diz o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

Para alcançar essas metas, o decreto prevê a criação do Comitê de Economia de Impacto, que passa a ser o órgão consultivo para propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia.

Oferta de capital

Com duração de dez anos, o colegiado será assessorado por cinco grupos de trabalho que atuarão nos seguintes temas voltados para a economia de impacto: oferta de capital, aumento de negócios, organizações intermediárias, ambiente institucional e normativo e fomento por meio da articulação com estados e municípios.

O comitê terá 50 integrantes com 23 representantes de órgãos e entidades, sendo 13 representantes de ministérios e secretarias, seis representantes de instituições bancárias, um da Comissão de Valores Mobiliários, um do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e um da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de um representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex); um representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e 25 representantes do setor privado, de organizações da sociedade civil, de organismos multilaterais e de associações. Cada membro terá um suplente.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços MDIC vai presidir o comitê, por meio da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria e as reuniões serão trimestrais. Os resultados serão apresentados todos os anos na forma de relatório, junto com as metas para o ano seguinte.
Fonte: SETCESP

BR-365 terá 1ª balança de pesagem de caminhão em movimento do Brasil

Notícias 17 de agosto de 2023

Começou ontem (16), no km 640 da BR-365, em Uberlândia (MG), a primeira rodovia do Brasil com balança de pesagem de caminhão em movimento. O equipamento faz o cálculo do peso com o veículo trafegando. Ou seja, não haverá necessidade de o motorista parar para fazer a pesagem. Assim, o dispositivo dispensa a construção de um posto para a fiscalização. Normalmente, o local é equipado balanças e pátios às margens da via.

Conforme a Ecovias do Cerrado, com a nova balança de pesagem de caminhões em movimento, há a possibilidade de fiscalizar 100% dos veículos comerciais e ônibus circulantes. Por outro lado, os motoristas profissionais não precisam mais fazer desvios no trajeto para evitar paradas. Além de atrasos na viagem. Seja como for, em um primeiro momento, a concessionária usará balança em caráter experimental.

Como funciona a balança de pesagem de caminhão em movimento?

Com essa inovação, a pesagem do caminhão ou ônibus ocorrerá de forma automática. E diretamente na via. Assim, o seu funcionamento se dará por meio de sensores de alta precisão que aferem a carga durante a passagem do caminhão. Eles serão instalados nas faixas principais da rodovia. De forma simultânea, câmeras inteligentes, posicionadas em um pórtico, vão identificar o modelo. Bem como a quantidade de eixos. E o tipo de caminhão ou ônibus.

Em nota, o diretor superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, explica que o sistema otimiza o processo de fiscalização de excesso de cargas. “O modelo de pesagem comum tem capacidade operacional reduzida. Isso porque depende de uma triagem de veículos. Além disso, a fiscalização é feita em baixa velocidade. E são necessárias duas balanças para detectar a sobrecarga”, explica Fernandes.

O diretor da Ecovias do Serrado acrescenta que a nova tecnologia faz todo o processo de forma instantânea. Dessa forma, basta o motorista passar sobre os sensores instalados acima do pavimento. E sem precisar reduzir a velocidade. Conforme a concessionária, a partir de setembro será implantada outra balança desse modelo no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO. Além de outras duas até o final de 2024.

 

Foto: Divulgação NTC

Diretoria do Transcares prestigia inauguração de novo Sest Senat e a família Pretti

Notícias 17 de agosto de 2023

Mais de 2.400 metros quadrados de área construída, sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos, nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada. Área de saúde equipada para prestar atendimentos em todas as especialidades, ou seja, fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica – esta com oito consultórios, além de dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico. Essa é a nova “cara” do Sest Senat de São Mateus, unidade inaugurada nesta segunda-feira, 14 de agosto, com o nome de João Luiz Pretti, fundador da Viação Pretti, empresa de Colatina, e pai do ex-diretor e ex-presidente do Transcares, Liemar Pretti.

O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e o diretor-financeiro, Fernando De Marchi, representaram o transporte rodoviário de cargas no evento, que reuniu muitos outros convidados. Presidente da CNT e do Conselho Nacional do Sest Senat, Vander Costa também prestigiou a grande conquista ao lado do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat, Renan Chieppe, da diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, da diretora-adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, do prefeito, Daniel Santana Barbosa, do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, do supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha, e dos gestores das outras quatro unidades capixabas, e da família de João Luiz Pretti.

A equipe de São Mateus, como esperado, estava em peso e aclamou o diretor, Rafael Andrade, quando este foi convidado a subir ao palco junto com as demais autoridades. A atitude dos profissionais chamou até a atenção de Ricardo Ferraço, que brincou durante seu pronunciamento dizendo que Rafael tinha levado até torcida organizada.

O Sest Senat João Luiz Pretti é o resultado de um investimento de cerca de R$ 18 milhões e sua  capacidade é de oferecer mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade.

A estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, possui mais de 2.400 m2 de área construída e vai oferecer novos serviços, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Além do simulador, com capacidade para 15 alunos, na área de capacitação a nova sede possui nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada.

Já na área de saúde, além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, que já eram disponibilizados na antiga unidade, também serão disponibilizados atendimentos de psicologia e de nutrição. Ao todo, são oito consultórios e dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico.

O presidente Vander Costa fez questão de deixar claro: “A unidade está preparada para qualificar e promover saúde para o transporte. Antes eu dizia que capacitávamos os profissionais do setor. Mas agora digo que o Sest Senat existe para atender o profissional para o transporte, ou seja, quem está em que deseje entrar”, comparou.

A nova sede da equipe está no bairro São Benedito e essa localização foi destacada tanto por Ferraço quanto pelo prefeito, Daniel Barbosa. O vice-governador chamou atenção para o número de profissionais do setor no Estado – mais de 40 mil – e ressaltou que os serviços de qualificação profissional e promoção social, além de impactar positivamente a vida do trabalhador do setor, vai ajudar a melhorar as condições de vida dos moradores da região.

O prefeito Daniel também jogou luz às boas perspectivas que vão surgir para a comunidade no entorno, mas antes contou um pouco da história do novo Sest Senat, de como o Conselho Regional e, em especial, o antigo diretor, Nelson Hespanha Borges Filho, foram “costurando” os contatos, de forma que o sonho da nova unidade se tornasse realidade.

Presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Espírito Santo, Renan Chieppe falou do “sonho antigo”. “Essa unidade é um sonho alimentado há anos pelo nosso Conselho. O número de atendimentos que o Sest Senat de São Mateus entrega já pedia um espaço maior e melhor equipado. Não bastasse isso, temos as boas perspectivas que envolvem São Mateus. O município foi incluído em área de Sudene, que tende a permitir o desenvolvimento de uma política regional sistemática, com adensamento de cadeias produtivas e o fortalecimento da economia, e está no Norte do Estado, região que vem capitaneando uma série de investimentos, em infraestrutura, logística e nas áreas de petróleo e gás. Portanto, se São Mateus vive um bom momento, o Sest Senat não poderia ficar de fora”.

Chieppe ainda citou Nelson Hespanha, que faleceu em janeiro deste ano. “Nos últimos anos, ele foi incansável na dedicação e articulação por essa nova unidade. Não tenho dúvida que se estamos aqui hoje, temos muito a agradecer a ele”.

Homenagem a João Luiz Pretti

O empresário que dá nome ao Sest Senat de São Mateus é referência no segmento de transporte de passageiros da região. Natural de Itaçu, município de Itaguaçu (ES), é o fundador da Viação Pretti, cuja operação nasceu em  Colatina, mas expandiu para cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. Sempre foi um apaixonado pelo setor, o que justifica a mudança de profissão. Ele iniciou sua jornada profissional como eletricista e mecânico, chegou a ter uma oficina, mas a paixão falou mais alto e sua história no transporte começou em 1956, quando adquiriu sua primeira linha de ônibus.

Senhor João e o transporte têm uma história tão íntima que ele foi o segundo homenageado com a Medalha do Mérito Fetransportes na categoria Passageiros, homenagem lançada no ano de 2010 e que reconhece o trabalho dos empresários capixabas do transporte.

Por motivo de saúde, João Pretti não teve como comparecer ao evento, mas sua família estava lá! O representante oficial da família foi o filho Liemar Pretti, vice-presidente da Fetransportes e ex-presidente do Transcares. E em poucas palavras, ele deu a exata noção do que a homenagem representava para a família.

“É uma honra receber essa homenagem, que enaltece o trabalho de uma vida inteira. Continuaremos atuando para que o Sest Senat seja cada vez mais reconhecido e honrar o nome da unidade fazendo aquilo que sabemos: trabalhando”.

Fonte: Anna Carolina Passos – Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES

Agenda institucional com direito a almoço e discussões mais quentes do TRC

Notícias 17 de agosto de 2023

O Transcares voltou a reunir diretoria, mantenedores e convidados especiais em seu tradicional Almoço Executivo nesta terça-feira, 15 de agosto, em seu Salão de Eventos, com a presença do deputado estadual Wellington Callegari. Um detalhe que marcou a agenda deste mês foi a continuação da Reunião de Diretoria, que sempre acontece antes do almoço, na parte da tarde. Uma prova da “efervescência” do que estava sendo discutido. A programação da reunião sofreu uma pequena alteração, pois de costume a pauta reúne apenas diretores e gestores do sindicato. Desta vez, contudo, eles contaram com a presença online da advogada tributarista da CNT, Alessandra Brandão, que tratou de temas atuais envolvendo o segmento, como os impactos advindos da mudança na tributação de impostos e a ADI 5322, que altera a Lei dos Caminhoneiros em cinco temas.

Desta vez, contudo, eles contaram com a presença online da advogada tributarista da CNT, Alessandra Brandão, que tratou sobre a Reforma Tributária e os possíveis reflexos advindos da mudança na tributação de impostos.

A diretoria em peso estava presente, tanto para a diretoria quanto para o momento de integração: Fernando De Marchi, Hudson Cordeiro, Lauro Machado, Leandro Teixeira, Marcos Zon, Sidnei Boff, Wesley Loose e Jonas Lorencini, além do presidente, Luiz Alberto Teixeira.  Representantes de empresas mantenedoras também participaram. Estavam entre os convidados, André Brito, da Suzano, Arthur Andrade, do Grupo N7, Bruno Dalla e Daniel de Azevedo Rozindo, da Valore, Dayane Boldrine, da 3S Tecnologia, Lucio Lima, da Excelsior, e Diego Evangelista, do Sicoob.

Sobre a reunião com Alessandra Brandão, Teixeira destacou “o bom recado” levado pela advogada e aproveitou para agradecer a presença maciça dos diretores. “A agenda institucional nos permitiu levantar pontos, ouvir e ficarmos todos na mesma página no que diz respeito aos temas mais atuais que estão nos preocupando, e a sala cheia deu representatividade à palestrante. Foi uma manhã importante para nosso segmento”.

 

Parceiro para o segmento

Professor por formação e concursado do Tribunal de Justiça, Callegari está no seu primeiro mandato, disse conhecer os desafios pelas quais o transportador passa, se refere a empresários como heróis do empreendedorismo e se colocou à disposição do segmento para ajudar no que for preciso.

“Meu objetivo enquanto estou deputado é tornar o ambiente social, econômico e político o melhor possível, e não meço esforços para isso. Mais do que propor leis, desejo enterrar os maus projetos de lei, ajudar nas boas ideias, reduzir a burocratização e ser um aliado do empreendedor”.

Callegari foi um dos convidados que recebeu das mãos de Teixeira o Prato da Boa Lembrança. Além dele, quem também saiu do sindicato com ele foram os representantes dos mantenedores –André Brito, Arthur Andrade, Bruno Dalla e Daniel de Azevedo Rozindo, e Dayane Boldrine, Simone Garcia, superintendente da Fetransportes, e Gean Matos, da Alpha Transportes.

 

 

Petrobras anuncia aumento de R$ 0,41 no preço da gasolina e de R$ 0,78 no diesel O preço médio passará a ser de R$ 2,93 por litro para a gasolina e de R$ 3,80 para o diesel nas distribuidoras a partir desta quarta-feira (15).

Notícias 16 de agosto de 2023

Petrobras anunciou nesta terça-feira (15) um aumento nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras, válido a partir desta quarta-feira (16).

 

  • O litro da gasolina terá uma alta de R$ 0,41, chegando a R$ 2,93.
  • O litro do diesel vai subir R$ 0,78, passando a R$ 3,80.

 

Em nota, a Petrobras destaca que o "o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda".

Apesar das altas, a companhia diz que até aqui, em 2023, a variação acumulada nos preços dos combustíveis apresenta uma redução de R$ 0,15 por litro para a gasolina e de R$ 0,69 por litro para o diesel. 

 
Nova política de preços e reajustes

 

Em maio deste ano, a Petrobras anunciou uma nova política de preços que determinava o fim da política de paridade de importação (PPI) — prática que ajustava o preço dos combustíveis com base na cotação do dólar e do petróleo no exterior.

A nova estratégia comercial, que foi vista por muitos especialistas como pouco transparente, busca incorporar "parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação", segundo a companhia.

 

"Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes", diz a Petrobras.

 

No entanto, o forte avanço dos preços do petróleo no exterior e a disparada do dólar nas últimas semanas levaram a empresa a atingir o "limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares".

Esses fatores, de acordo com a companhia, tornaram necessários os reajustes tanto na gasolina quanto no diesel, mirando no reequilíbrio dos preços da Petrobras em relação aos praticados pelo mercado e na melhora dos valores de margens da empresa.

 A partir de amanhã (16/08), a Petrobras aumentará em R$ 0,41 por litro o seu preço médio de venda de gasolina A para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 2,93 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 2,14 a cada litro vendido na bomba.

No ano, a variação acumulada do preço de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras é uma redução de R$ 0,15 por litro.

Para o diesel, a Petrobras aumentará em R$ 0,78 por litro o seu preço médio de venda de diesel A para as distribuidoras, que passará a ser de R$ 3,80 por litro. Considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,34 a cada litro vendido na bomba.

No ano, a variação acumulada do preço de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras é uma redução de R$ 0,69 por litro.

Destaca-se que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

Importante esclarecer que a implementação da estratégia comercial, em substituição à política de preços anterior, incorporou parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação. Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes.

No entanto, a consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando a Petrobras no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, torna necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras.

Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia reitera que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.

De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.

Fonte: G1

Exportações brasileiras em 2023 chegam a US$ 206,868 bilhões

Notícias 15 de agosto de 2023

Na segunda semana de agosto de 2023, a balança comercial teve superávit de US$ 2,632 bilhões, resultado de exportações no valor de US$ 7,156 bilhões e importações de US$ 4,523 bilhões. No mês, as exportações já somam US$ 12,664 bilhões e as importações são de US$ 8,344 bilhões, com saldo positivo de US$ 4,321 bilhões e corrente de comércio de US$ 21,008 bilhões. No acumulado do ano, as exportações totalizam US$ 206,868 bilhões e as importações, US$ 148,991 bilhões, com saldo positivo de US$ 57,876 bilhões e corrente de comércio de US$ 355,859 bilhões.
 
Nas exportações, comparadas as médias até a segunda semana de agosto (US$ 1,407 bilhão) com a de agosto de 2022 (US$ 1,339 bilhão), houve crescimento de 5,1%. Em relação às importações, houve queda de 20,1% na comparação entre as médias até a segunda semana (US$ 927,07 milhões) com a do mês de agosto de 2022 (US$ 1,160 bilhão). As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (14/8), pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
 
Na comparação com outros períodos, nas vendas externas, pela média diária, houve crescimento de US$ 60,18 milhões (+ 20,7%) em produtos da agropecuária; crescimento de US$ 7,78 milhões (+ 2,6%) em indústria extrativa, o que contribuiu para o aumento das exportações, principalmente de soja (+ 27,2% com aumento de US$ 44,22 milhões na média diária); algodão em bruto (+ 129,7%; + US$ 7 milhões); café não torrado (+ 17,5% ; + US$ 4,23 milhões); minério de ferro e seus concentrados (+ 12,3% ; + US$ 13,79); outros minerais em bruto (+ 121,9% ; + US$ 4,32 milhões).
 
Em relação às importações, no acumulado até a segunda semana de agosto, comparando com a média diária do mesmo mês de 2022, o desempenho dos setores registrou queda de US$ 8,25 milhões (-33,2%) em agropecuária; redução de US$ 15,62 milhões (-21,1%) em indústria extrativa e de US$ 206,41 milhões (-19,6%) em produtos da indústria de transformação.
 
O movimento de queda nas importações foi puxado, principalmente, pela diminuição dos embarques de trigo e centeio, não moídos (-59,3% com queda de US$ 6,09 milhões na média diária); látex, borracha natural, balata, guta-percha, guaiúle, chicle e gomas naturais (-46,4%; US$ - 0,87 milhões); milho não moído, exceto milho doce (-24,9%;  US$ - 0,77 milhões); gás natural, liquefeito ou não (-100% ; US$ - 12,85 milhões); carvão, mesmo em pó, mas não aglomerado (-55,2%; US$-10,98 milhões), e óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos, exceto óleos brutos (-58,9%; US$ -69,09 milhões)
 
Além de adubos ou fertilizantes químicos (exceto fertilizantes brutos) ( -48,3% com queda de US$ -51,98 milhões na média diária); Inseticidas, rodenticidas, fungicidas, herbicidas, reguladores de crescimento para plantas, desinfetantes e semelhantes (-35,5% com queda de US$ -14,49 milhões na média diária) e válvulas e tubos termiônicas, de cátodo frio ou foto-cátodo, diodos, transistores (-25,2% ; US$ -12,18 milhões na média diária).

Fonte: Sindiex

Tipos de infrações de trânsito: como evitá-las?

Notícias 14 de agosto de 2023

No ritmo do dia a dia, é fácil cair na armadilha das infrações de trânsito. Seja por pressa, distração ou simplesmente falta de conhecimento, muitos motoristas acabam cometendo atos que violam as leis de trânsito.

Dirigir demanda muita atenção, pois isso pode arriscar a vida das pessoas. Infrações como excesso de velocidade, uso de dispositivos eletrônicos, ultrapassagem incorreta, são apenas alguns exemplos das muitas contravenções que um condutor pode cometer.

No entanto, entender os tipos de infrações e aprender como evitá-las pode garantir uma condução mais segura e tranquila para todos. 

Então, no blog de hoje, vamos explorar os diferentes tipos de infrações de trânsito e fornecer dicas valiosas para evitar que você se torne um infrator e tenha que gastar com multas.

Índice

  • O que são as infrações de trânsito?
  • Quem define quais são as infrações de trânsito?
  • Quais os tipos de infrações de trânsito?
  • Como saber o tipo da infração?
  • Quais as multas mais comuns em veículos de empresa?
  • Como recorrer a uma multa por infração?
  • Quais infrações suspendem o direito de dirigir?
  • Quais as possíveis penalidades para infrações de trânsito?
  • Como evitar as infrações de trânsito?
  • Como ter o controle das infrações de trânsito?

O que são as infrações de trânsito?

Como já deve ser de conhecimento da maioria, as infrações de trânsito servem para regular o tráfego de veículos, principalmente em grandes cidades.

Portanto, uma infração de trânsito se refere a qualquer tipo de violação das leis e regulamentos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A conduta do motorista, passageiro ou pedestre é considerada inadequada ou ilegal quando essa não vai de acordo com as normas estabelecidas para garantir a segurança dos mesmos e de terceiros, além de atrapalhar a fluidez do tráfego.

Essas infrações podem se classificar em diferentes níveis de gravidade, desde de infrações leves, que apenas resultam em multas e pontos na CNH, até infrações graves ou gravíssimas, onde as penalidades podem ser mais severas, começando com a suspensão da carteira de motorista e podendo levar até a prisão, dependendo do caso.

Existem alguns tipos de infrações que são mais comuns de acontecer, como: excesso de velocidade, ultrapassagem em locais proibidos, avançar o sinal vermelho, falta do uso do cinto de segurança, entre outras.

Quem define quais são as infrações de trânsito?

As infrações de trânsito são previamente definidas pelo CTB. Isso significa que, mesmo que você ache injusto algum tipo de infração, a mesma já está prevista em lei.

Qualquer ato que se caracterize como desrespeito às leis estabelecidas pelo CTB, na legislação complementar de trânsito ou nas resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) constitui como uma infração de trânsito.

Caso haja esse desrespeito, o infrator fica sujeito a penalidades e medidas administrativas que também já são pré-estabelecidas nos artigos do Capítulo XV e também às punições previstas no CTB.

Vale ressaltar que existem infrações de trânsito que são consideradas crimes. Esse tipo de infração chamada de “infração penal” ocorre quando uma conduta é categorizada como ilícita pela legislação, indicando que o autor é culpado pelos atos por tê-los praticado de forma consciente e voluntária.

Sendo assim vale entender que, caso o motorista se comporte de forma proibida de acordo com a lei, o mesmo está sujeito a penalidades devido a esse crime de trânsito cometido.

Quais os tipos de infrações de trânsito?

Dentro do CTB são definidos 4 tipos de infrações, sendo elas: leves, médias, graves e gravíssimas. Isso quer dizer que cada uma dessas infrações irá corresponder a uma quantidade específica de pontos descontados da CNH, além de outras punições específicas.

Esses pontos têm a intenção de incentivar a condução consciente desses motoristas, pois, caso haja um acúmulo desses pontos, o próprio pode ter a CNH suspensa ou acarretar em outros tipos de consequências

De acordo com o artigo 259 do CTB, a pontuação para cada tipo de infração é a seguinte: 

  • infração leve – 3 pontos;
  • infração média – 4 pontos; 
  • infração grave – 5 pontos;
  • infração gravíssima – 7 pontos.

Conforme estabelecido no CTB, após a alteração de leis em 2023, se um motorista acumular 40 pontos dentro de um período de 12 meses, terá seu direito de dirigir suspenso. Caso queira saber mais como funciona essa alteração, basta ver o post que fizemos sobre isso.

Portanto, é necessário que o motorista esteja ciente e respeite as normas de trânsito, a fim de evitar infrações, acúmulo de pontos em sua carteira de habilitação,  que pode levar à suspensão da mesma.

Já, caso o motorista seja suspenso e queira recuperar o direito de dirigir, o mesmo precisa passar por um curso de reciclagem e cumprir um período de suspensão, que pode variar de um mês a um ano sem a CNH.

Ter a noção dessas leis e cumprir as mesmas são essenciais para promover a segurança e proteger a vida de todos

Como saber o tipo da infração?

O condutor pode conferir quais são as infrações existentes no CTB. Para fazer isso, basta acessar o artigo 162 indo até o artigo 253-A. 

Todas as informações necessárias constam nesse documento, como a descrição da conduta, a natureza da infração que pode ser leve, média, grave ou gravíssima, as penalidades aplicadas e também as medidas administrativas a serem tomadas no momento da abordagem.

Quais as multas mais comuns em veículos de empresa?

As multas vão variar de acordo com o tipo de veículo e o tipo de segmento em que a empresa trabalha.

Infelizmente, muitas empresas acabam tendo um prazo muito curto para transportar as mercadorias e os motoristas ganham por entrega, isso acaba fazendo com que os condutores ultrapassem limites de velocidade a fim de diminuir o tempo das viagens e ganhar mais dinheiro.

Isso pode gerar o efeito contrário pois, toda e qualquer multa que seja responsabilidade do motorista, o valor pode ser descontado de seu pagamento.

Algumas das infrações mais comuns são:

Excesso de velocidade: Ultrapassar os limites de velocidade estabelecidos para determinada via.

Avanço de sinal vermelho: Ignorar o sinal vermelho em um cruzamento ou semáforo.

Não utilização do cinto de segurança: Não usar o cinto de segurança corretamente ou não obrigar os passageiros a usá-lo.

Uso do celular ao volante: Utilizar o celular para fazer chamadas, enviar mensagens ou acessar aplicativos enquanto se está dirigindo.

Estacionamento irregular: Estacionar em local proibido, como vagas reservadas para pessoas com deficiência, faixas de pedestres, áreas de carga e descarga, entre outros.

Ultrapassagem indevida: Realizar ultrapassagens em locais proibidos, como curvas, faixas contínuas ou em situações de risco.

Dirigir sob efeito de álcool ou drogas: Conduzir um veículo após ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes que comprometam a capacidade de dirigir.

Não dar preferência: Não respeitar a preferência de passagem de outros veículos, pedestres ou ciclistas em cruzamentos e rotatórias.

Desrespeito às regras de circulação: Realizar manobras perigosas, como fazer conversões proibidas, mudar de faixa sem dar seta, entre outras ações que violem as regras.

Esses são apenas alguns exemplos de tipos de infrações de trânsito. É importante respeitar todas as normas e regulamentos do trânsito, garantindo a segurança de todos os usuários das vias públicas.

Como recorrer a uma multa por infração?

Sabemos que algumas infrações podem ser aplicadas incorretamente, portanto, recorrer a elas é um direito do motorista. Por esse motivo, te ensinaremos um passo a passo para que facilite como recorrer às suas infrações de trânsito.

O condutor recebe primeiramente uma Notificação de Autuação que deixará o condutor (ou a empresa) ciente de que houve uma infração. Quando há a ciência da infração, é determinado um prazo para que você tenha tempo de apresentar a chamada Defesa prévia, que se consiste em:

Defesa Prévia

De acordo com o Detran SP  “A defesa da autuação (ou defesa prévia) consiste na indicação de erros ou inconsistências verificados na Notificação de Autuação de Infração de Trânsito ou no Auto de Infração de Trânsito (AIT). A defesa da autuação visa ao arquivamento do Auto de Infração de Trânsito antes que seja aplicada uma penalidade.”

Ou seja, após analisar o pedido, ele irá para essa fase. O órgão irá analisar a Defesa Prévia que foi apresentada pelo condutor no prazo determinado, que geralmente é de 15 dias.

Caso a notificação não seja aceita, o motorista receberá uma Notificação de Imposto da Penalidade (NIP), mas, caso essa notificação seja aceita, o processo será cancelado e arquivado.

Primeira Instância

Essa etapa ocorre quando a defesa prévia é indeferida. Quando isso acontece, esse recurso irá para uma segunda etapa.

A segunda etapa é a Jari (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) e a última etapa é o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito). Caso seu recurso não tenha sido aceito na última etapa, só o que restará é acatar as penalidades impostas referente à infração cometida.

O recurso deve ser encaminhado à JARI do órgão autuador (que aplicou a multa). A defesa encaminhada à JARI precisa apresentar uma argumentação técnica bastante consistente, com embasamento nas leis de trânsito, portanto, contratar os serviços de um advogado especialista no assunto é sempre recomendado para aumentar as chances de obter o deferimento.

Segunda Instância

Caso o seu pedido de primeira instância (JARI) tenha sido negado, você tem a opção de fazer o pedido de segunda instância, que irá interpor recursos contra penalidade, suspensão ou cassação.

Sendo assim, após a resposta negativa da JARI, você terá 30 dias para dar entrada no recurso de segunda instância.

Isso pode ser um processo cansativo e demorado, porém é uma alternativa para manter a CNH em dia nos casos em que foi uma infração injusta.

Além disso, é importante destacar que cada multa deve ser recorrida de maneira individual, ou seja, um processo para cada uma das infrações.  

Quais infrações suspendem o direito de dirigir?

No trânsito, é fundamental respeitar as normas estabelecidas para garantir a segurança de todos os usuários das vias. Infelizmente, há infrações que, além de grandes riscos, podem acarretar na suspensão da CNH. Conhecer essas infrações é essencial para evitar consequências sérias.

Infrações que acarretam a suspensão de sua CNH são infrações consideradas gravíssimas, vale ressaltar que a CNH, caso esteja com muitos pontos acumulados, corre o risco de ser suspensa com qualquer tipo de infração.

Algumas dessas infrações que suspendem desse direito são:

  • Dirigir alcoolizado;
  • Recusar-se a fazer o teste do bafômetro;
  • Dirigir veículo de categoria C, D e E sem fazer exame toxicológico obrigatório;
  • Dirigir em velocidade superior aos 50% do limite permitido;
  • Dirigir ameaçando pedestres;
  • Transportar criança menor de dez anos na moto;
  • Transportar passageiro sem capacete na moto;
  • Dirigir moto sem capacete;
  • Fugir bloqueio policial;
  • Realizar ultrapassagem perigosa na contramão;
  • Realizar manobras perigosas em motocicleta ou automóvel;
  • Promover competição esportiva em via pública sem autorização;
  • Disputar corrida por espírito de emulação;
  • Omitir socorro à vítima de trânsito;
  • Bloquear a via com o veículo.

É importante que os condutores saibam da importância de dirigir com responsabilidade e respeitando as leis. Principalmente que, para haver a suspensão da CNH deve haver um risco à vida na infração, então ter essa consciência iria aumentar a segurança.

Lembrando que a CNH é um documento necessário e sua suspensão pode impactar diretamente no seu dia-a-dia.

Quais as possíveis penalidades para infrações de trânsito?

As infrações de trânsito são classificadas em 4 níveis que irão variar de acordo com a gravidade da infração cometida e, de forma coerente, quanto maior a gravidade, maior a penalidade.

Algumas das possíveis penalidades são:

Multas

A multa é a penalidade mais comum e, consequentemente, a mais conhecida para infrações de trânsito. O valor de uma multa irá variar de acordo com a gravidade da infração cometida.

Pontuação na CNH

Esse tipo de infração se correlaciona com as multas, pois, ao levar uma multa, isso irá remover pontos da CNH do condutor. Da mesma forma que as multas, a quantidade de pontos que serão removidos da CNH irá depender da gravidade da multa. Acumular vários pontos na CNH pode levar à suspensão.

Suspensão da CNH

A suspensão da CNH se trata de uma penalidade mais severa, onde o condutor fica sem o direito de dirigir por um período de tempo. Essa suspensão pode ocorrer quando o motorista acumula uma quantidade de pontos ou quando comete infrações específicas que levam à suspensão direta.

Apreensão de veículo

Há situações específicas como dirigir com a CNH suspensa ou não possuir habilitação necessária, o veículo pode ser apreendido pelas autoridades de trânsito.

Cassação da CNH

A cassação é uma penalidade ainda mais grave que a suspensão. Nesse caso, o condutor perde o direito de dirigir e precisa passar por um processo de reabilitação para que possa haver a possibilidade de emitir uma nova habilitação. Caso contrário, o motorista não tem o direito de dirigir.

Além das penalidades citadas, é importante ressaltar que infrações graves e gravíssimas podem acarretar em outras consequências, como prestação de serviços à comunidade e responder processos criminais no caso de infrações consideradas crimes de trânsito.

Como evitar as infrações de trânsito?

Uma maneira eficaz de evitar essas infrações é através de capacitações para os condutores ou campanhas de gamificação de condutores.

Essas são maneiras de fazer com que a equipe tenha mais consciência e competência para que não haja problemas no trânsito e evite multas.

Uma capacitação interessante para evitar essas multas é a Direção Defensiva. Essa estratégia desempenha um papel crucial para que haja mais segurança por parte dos condutores nas estradas.

Trata-se de um conjunto de técnicas e atitudes que visam prevenir acidentes e minimizar os riscos que o trânsito pode trazer. Ao adotar a estratégia de direção defensiva, os condutores assumem uma postura proativa, onde conseguem se antecipar em situações que podem ser de risco e agir de forma preventiva.

Algumas dicas para manter uma direção defensiva são:

  • Evitar distrações, como celular;
  • Estar alerta com o ambiente ao redor; 
  • Respeitar as leis de trânsito;
  • Manter uma distância segura do veículo da frente;
  • Entre outras.

Também é importante manter o veículo regularmente revisado com um bom estado de funcionamento. Verificar freios, pneus, faróis e outros pontos importantes é necessário para garantir que estejam em perfeitas condições. Isso não só irá evitar possíveis falhas mecânicas como também contribuirá para uma condução mais segura.

Como ter o controle das infrações de trânsito?

É um fato que, mesmo com todas as medidas preventivas que você possa tomar, as multas são inevitáveis. Principalmente para as empresas com uma frota maior ou com uma rotatividade alta de motoristas.

Por isso é importante que você tenha o controle dessas infrações, que pode ser feito através de uma planilha, onde você pode inserir manualmente os dados de suas multas, possibilitando um maior controle caso você ainda não faça isso.

Porém, esse processo pode não ser intuitivo, justamente por ser manual, você pode acabar perdendo informações e é necessário ter um conhecimento um pouco maior de planilhas para fazer essa gestão da forma mais eficiente, por isso o mais interessante seria usar plataformas que fazem isso automaticamente, como a Frota 162.

Com a plataforma Frota 162, reunimos automaticamente as infrações registradas pela sua frota em TODOS os estados do Brasil, fornecendo cobertura para mais de 5 mil órgãos em âmbito nacional. Além disso, apresentamos essas informações em um Dashboard profissional, permitindo previsibilidade e insights únicos.

Você também terá acesso à relatórios para auxiliar na gestão, podendo ter uma economia de até 40% nos gastos com multas e condutores.

Conheça outros benefícios da plataforma:

  • Desconto garantido de 20% pagando as multas antes do vencimento;
  • Facilidade na indicação de condutor, evitando mais gastos;
  • Acompanhamento da situação da CNH do motorista;
  • Relatórios precisos para te ajudar a gerir sua frota;
  • Pagar TODAS as multas em poucos cliques;
  • E muito mais!

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Infrações de trânsito: quais os tipos e como evitá-las?

Perguntas Frequentes

O que são infrações de trânsito?

Uma infração de trânsito se refere a qualquer tipo de violação das leis e regulamentos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

A conduta do motorista, passageiro ou pedestre é considerada inadequada ou ilegal quando essa não vai de acordo com as normas estabelecidas para garantir a segurança dos mesmos e de terceiros, além de atrapalhar a fluidez do tráfego.

Quais infrações suspendem o direito de dirigir?

Infrações que resultam na suspensão da sua CNH são consideradas gravíssimas. É importante ressaltar que, ao acumular um grande número de pontos, sua CNH fica sujeita a suspensão, independentemente do tipo de infração cometida.

Qual a importância de controlar as infrações da sua frota?

Controlar as multas da frota é essencial para reduzir custos, orientar melhor os motoristas sobre a utilização dos veículos e sobre direção segura, evitar pagamentos desnecessários e evitar despesas adicionais, além de prevenir multas e aumentar a produtividade de sua equipe.

Como fazer uma planilha de controle das infrações de trânsito?

Para criar uma planilha de infrações de trânsito, você deve inserir manualmente os dados de suas multas de trânsito em um programa de planilha eletrônica, como o Excel.

O que significa que, apesar de ajudar na organização da empresa, essa não é uma solução tão completa quanto um software de gestão de frotas. 

Além disso, pode ser considerada atrasada pois, os principais benefícios estariam disponíveis na gestão de multas e condutores, que levaria o gestor a ter descontos e economia de tempo, o que já não seria possível com esse método da planilha.

A planilha de gestão de multas é uma solução eficiente?

Não. A planilha é limitada quando se comparada à plataformas especializadas. As plataformas auxiliam com a centralização de todas as informações em um único lugar, tornando o acesso mais fácil e trazendo visibilidade a gestão de frotas da sua empresa.

Com uma solução automatizada e inteligente é possível otimizar o seu trabalho, da sua equipe e ajudar a sua empresa a não perder os prazos para o pagamento das multas ou pedidos de recurso. Garantindo mais tempo e uma economia de até 40%.

Fonte: Frota 162

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