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ANTT redirecionará mais de R$ 1 bilhão para obras em rodovias

Notícias 14 de agosto de 2023

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) redirecionará cerca de R$ 1 bilhão para novas obras ou serviços nas rodovias federais, resultante de multas aplicadas às concessionárias de rodovias federais pelas irregularidades verificadas por meio da fiscalização e regulação da Agência. Essa ação está prevista nos Termos de Ajuste de Conduta (TAC), uma iniciativa da ANTT, determinados pela Deliberação nº 261.

As empresas autuadas que apresentam interesse na pactuação do TAC devem apresentar uma lista de novas obras de melhoria a serem realizadas com o valor previsto no termo, as quais, caso aprovadas pela ANTT, deverão ser concluídas no prazo de até quatro anos. Por meio do TAC, a concessionária se compromete a reverter as multas em novas obras de melhoria na rodovia não previstas no contrato de concessão, mediante a devida análise e aprovação da ANTT.

Estão em tratativas a pactuação dos TACs com as concessionárias Planalto Sul (BR-116/PR/SC), EcoSul (BR-116/392/RS), Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC), Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR) e Ecovias do Cerrado (BR-364/365/MG/GO).

Essas ações trazem benefícios para os usuários que transitam diariamente nas rodovias, com a melhoria dos serviços prestados pelas concessionárias nessas regiões, sem que tenham que pagar um pedágio mais caro.

O cronograma de andamento das obras aprovadas poderá ser acompanhado pela sociedade por meio do site da ANTT, no qual será disponibilizado e atualizado periodicamente.


FONTE: SETCESP

Novo PAC define prioridades para os próximos anos e garante mais recursos aos transportes

Notícias 14 de agosto de 2023

Lançado na sexta-feira (11) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) permitirá que saiam do papel uma série de projetos ferroviários e rodoviários que mudarão o cotidiano dos brasileiros das cinco regiões. De acordo com o planejamento para o setor, estão previstos 302 empreendimentos – entre obras públicas e concessões à iniciativa privada –, que devem somar cerca de R$ 280 bilhões, sendo R$ 79 bilhões em recursos do Orçamento Geral da União e R$ 201 bilhões em investimentos privados.

“Serão obras de adequação de capacidade, duplicação, triplicação, pontes, conexão com portos, entre outras medidas fundamentais para o fortalecimento da logística nacional e para a geração de emprego, considerando sempre as transformações do nosso tempo, as mudanças climáticas e a necessidade de se criar alternativas sustentáveis para o crescimento do país”, afirmou o ministro dos Transportes, Renan Filho, que participou da cerimônia de lançamento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).

As intervenções em ferrovias e rodovias integram o eixo Transporte Eficiente e Sustentável, que também reúne investimentos em portos, aeroportos e hidrovias, com o objetivo de reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do Brasil no exterior. O total destinado para este eixo é R$ 349 bilhões – segundo maior montante em relação ao volume total de recursos do Novo PAC.

Seguindo essa diretriz, os investimentos que permitirão melhorar a qualidade das rodovias e elevar o nível dos serviços prestados devem considerar aspectos como tecnologia e sustentabilidade, alinhando as políticas de transportes à ideia da neoindustrialização do Brasil.

O que é o programa?

• O Novo PAC veio para incrementar investimento, garantir infraestrutura econômica, social e urbana, melhorar a competitividade do país e gerar emprego e renda para todos os brasileiros;
• São estimados R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos e privados, com cerca de 4 milhões de empregos gerados;
• Nove grandes eixos de atuação;
• Três decretos assinados, que instituem: o Novo PAC; a comissão interministerial de inovações e aquisições do PAC; e a comissão interministerial de qualificação profissional, emprego, e inclusão socioeconômica do PAC.

São prioridades do Novo PAC

“É preciso garantir a manutenção e conservação, mas também modernizar a malha viária, observando os impactos que os projetos de infraestrutura podem gerar no meio ambiente e na vida das pessoas. Por isso, apostamos no desenvolvimento de uma indústria de baixa emissão de carbono, ideia que deve ser trabalhada de forma transversal entre as áreas”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro.

• Ações contínuas de manutenção estruturada nas rodovias federais;
• Ampliação de capacidade para garantir níveis de serviço adequados de tráfego e segurança viária;
• Construção de novas rodovias em fronteiras agrícolas;
• Fomentar o desenvolvimento do transporte ferroviário;
• Concessões;
• Ampliação das oportunidades de investimentos e emprego;
• Estímulo ao desenvolvimento tecnológico e industrial, em harmonia com as metas de desenvolvimento social, econômico e sustentável.

Rodovias
Com 267 empreendimentos previstos nas rodovias federais, são estimados R$ 73 bilhões em investimentos públicos e R$ 112,8 bilhões em investimentos privados. Os recursos também garantirão a manutenção da malha rodoviária das 27 unidades da Federação.

Novidade desta edição do programa, as concessões representam uma parte importante no planejamento do Governo Federal. No caso das rodovias, as iniciativas seguirão a nova política de concessões do Ministério dos Transportes“O novo modelo foi pensado para tornar os contratos mais seguros e ampliar a oferta de melhores serviços aos usuários, além de garantir tarifas mais justas, e que ainda permita que as obras continuem ocorrendo para melhor atender a população”, explicou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Ferrovias
Demanda histórica para o segmento, uma das obras do cronograma ferroviário do Novo PAC é o trecho da Transnordestina em Pernambuco, que irá de Salgueiro ao Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife. Essa e outras quatro obras públicas foram contempladas no planejamento do governo: a adequação das linhas férreas de Juiz de Fora (MG) e de Barra Mansa (RJ) e a construção das ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol 2) e de Integração do Centro-Oeste (Fico 1). Além delas, seis estudos de novas concessões fazem parte do programa, como é o caso da EF-170, a Ferrogrão, outro projeto de extrema relevância.

“Será mais uma ferramenta aliada ao nosso empenho de impulsionar as obras ferroviárias, tão importantes para garantirmos a integração nacional de fato”, disse o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. No total, estão previstos R$ 6 bilhões em investimentos públicos e R$ 88,2 bilhões em investimentos privados.

Segurança viária
Com a malha viária mais estruturada e a melhoria nos serviços prestados nas rodovias, também serão atingidas outras metas da gestão, no que diz respeito à segurança. “Os empreendimentos no novo pacote de obras têm potencial para fortalecer a segurança viária e contribuir bastante com a redução dos índices de sinistros de trânsito, algo fundamental quando pensamos em um país desenvolvido”, reforçou o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

 
FONTE: SETCESP

Transporte de cargas no Brasil mantém bons indicadores

Notícias 14 de agosto de 2023

Leia os principais pontos.

A project44, líder em tecnologias de visibilidade para a cadeia de suprimentos, acaba de publicar um novo relatório sobre a situação do transporte de cargas no Brasil. Entre outros pontos, o documento, baseado em dados aferidos pela empresa até julho de 2023, destaca que:

1- A capacidade total de TEUs (unidade de medida equivalente ao volume de um contêiner padrão de 20 pés) apresentou uma leve queda de 200 mil TEUs em julho, mas segue a tendência de capacidade elevada nos últimos quatro meses, superando 4 milhões de TEUs.

2- O tempo de permanência (dwell time) de contêineres para importações melhorou em julho. O Porto de Vitória registrou uma redução de 75% nesse quesito nos últimos três meses, atingindo a mínima recente de 2,1 dias. No Porto de Salvador, o índice também melhorou, caindo 71% entre junho e julho. O Porto de Santos tem mantido estabilidade em bons níveis nos últimos meses.

3- Nas exportações, o dwell time de contêineres exibe desempenhos variados. Houve aumento em Paranaguá (9%), Rio Grande (11%) e Salvador (20%). No Porto de Rio Grande (RS), os volumes processados aumentaram mais de 100% desde maio.

4- O lead time (tempo de entrega) nas importações e exportações pelo modal marítimo tem se mantido estável, mostrando que não há grandes gargalos neste momento que impactem o comércio internacional do Brasil com seus principais parceiros. Em relação a junho, o prazo geral das entregas para a Argentina apresentou uma melhora de 32% – e, comparado ao pico de 85 dias observado em dezembro de 2022, ficou 60 dias abaixo.

5- O desempenho da pontualidade de entregas no transporte por caminhões com cargas completas ou dedicadas (Full Truckload) continua bom, na faixa de 70%. É uma melhoria significativa em relação ao desempenho de pontualidade de 51% de dezembro de 2022. Apesar disso, julho ficou 1,5% abaixo de junho e 5,2% abaixo em comparação com o índice de 74,6% registrado em março.


FONTE: SETCERGS

CNT aguarda trânsito em julgado da ADI 5322 sobre a Lei do Motorista para definir novas ações

Notícias 14 de agosto de 2023

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) reforça que não antecipará discussões, no âmbito do Congresso Nacional, sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que declarou inconstitucionais trechos da Lei nº 13.103/2015, conhecida como Lei do Motorista.

A Confederação aguarda a publicação do acórdão para analisar o inteiro teor da decisão para, assim, poder atuar no processo e requerer a modulação dos efeitos, a fim de mitigar os impactos nas operações e no caixa do setor transportador.

Só será possível adotar qualquer posição sobre a necessidade ou não de mudança na legislação após a definição acerca de todos os pontos em discussão no Supremo.

Vale lembrar que a CNT atuou fortemente na tramitação e aprovação da Lei do Motorista, e, posteriormente, para garantir sua efetividade. A instituição também ingressou no STF como amicus curiae na ADI 5322.

Fonte: CNT

Pedido de vista adia votação do PL do parcelamento de multas do TRC

Notícias 14 de agosto de 2023

Um pedido de vista, do deputado federal Kiko Celeguim (PT-SP) adiou a votação do projeto de lei (PL) nº 3.100/2021. A proposição, que integra a Agenda Institucional do Transporte e Logística, cria dois programas de renegociação de dívidas de caminhoneiros e de empresas do setor de transporte rodoviário de cargas junto ao governo federal, como impostos, multas e taxas em atraso.

Na última quarta-feira (9), o deputado Zé Trovão (PL/SC), relator da matéria na CVT (Comissão de Viação e Transporte), leu seu parecer pela aprovação do projeto. Com o pedido de vista, a proposição deve ficar fora da pauta da Comissão por duas sessões.

A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. O autor do projeto é o deputado Evair Vieira de Melo (PP/ES). Pelo texto, poderão ser renegociados débitos com a Receita Federal e a PGNF (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) vencidos até junho de 2021 e com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e PGF (Procuradoria-Geral Federal), vencidos até março de 2017. A proposta ainda autoriza o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) a financiar ou refinanciar dívidas de transportadores autônomos e empresas rodoviárias de cargas.

Para a gerente executiva de Relações com o Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti, mesmo ficando fora da pauta, a leitura do parecer foi um passo importante. “Ele deve voltar para a pauta depois do prazo regimental, e a CNT continuará atuando por sua aprovação, que trará fomento para a economia do país e será um importante mecanismo para a negociação das dívidas das empresas de transporte rodoviário de cargas ”, explica.

Condições para os transportadores

As dívidas tributárias serão refinanciadas por meio do PRT-Caminhoneiros (Programa Especial de Regularização Tributária de Motoristas Profissionais de Transporte Rodoviário de Cargas). Já as dívidas com a ANTT, Dnit e PGF serão refinanciadas por meio do PRD-Caminhoneiros (Programa de Regularização de Débitos não Tributários de Motoristas Profissionais de

Transporte Rodoviário de Cargas, com quatro modalidades de pagamento e valor mínimo das parcelas idêntico ao PRT-Caminhoneiros. O projeto determina, ainda, que o governo deve aferir a quantia da renúncia fiscal dos dois programas e incluí-los na lei orçamentária.

Fonte: SETCESP

CNT aguarda trânsito em julgado da ADI 5322 sobre a Lei do Motorista para definir novas ações

Notícias 11 de agosto de 2023

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) reforça que não antecipará discussões, no âmbito do Congresso Nacional, sobre a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que declarou inconstitucionais trechos da Lei nº 13.103/2015, conhecida como Lei do Motorista.

A Confederação aguarda a publicação do acórdão para analisar o inteiro teor da decisão para, assim, poder atuar no processo e requerer a modulação dos efeitos, a fim de mitigar os impactos nas operações e no caixa do setor transportador.

Só será possível adotar qualquer posição sobre a necessidade ou não de mudança na legislação após a definição acerca de todos os pontos em discussão no Supremo.

Vale lembrar que a CNT atuou fortemente na tramitação e aprovação da Lei do Motorista, e, posteriormente, para garantir sua efetividade. A instituição também ingressou no STF como amicus curiae na ADI 5322.


FONTE: Agência CNT Transporte Atual

Investimentos públicos e privados vão elevar a qualidade da malha rodoviária no Brasil

Notícias 11 de agosto de 2023

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou nesta quinta-feira (10) que a atual gestão está determinada em elevar a qualidade da malha viária do país e permitir que a infraestrutura nacional construa suas próprias soluções. Conforme destacou o ministro, esses objetivos serão alcançados à luz do novo cenário em que vive o Brasil: de equilíbrio fiscal, estabilidade institucional, redução da taxa de juros e aumento do investimento público.

“Isso vai somar esforços do público com o privado para gerar emprego, promover o desenvolvimento e a logística nacional, o que permitirá ganho de competitividade para o país”, destacou Renan Filho nesta quinta-feira (10), em São Paulo, durante o evento Rodovias do Futuro 2023, organizado em parceria pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Como fazer
• Aumento do orçamento disponível para retomada de obras paradas ou em ritmo lento e execução de novos projetos: neste ano, são cerca de R$ 22 bilhões – já somados R$ 1,7 bilhão de restos a pagar da gestão anterior – para investimentos em rodovias e ferrovias. O valor nominal se equipara ao orçamento de 2016;
• Aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para uso de soluções consensuais em contratos de concessão, possibilitando a suspensão de relicitações em andamento, o que deve injetar R$ 80 bilhões no setor;
• Construção de novos modelos de concessões rodoviárias e ferroviárias, tendo por premissa impulsionar investimentos, prever tarifas justas e tornar os contratos seguros e sustentáveis econômica e financeiramente.

Setor mais sustentável e diverso
O ministro dos Transportes também ressaltou a importância do tema do Rodovias do Futuro 2023: Construindo pontes entre a tecnologia, o mercado e o usuário. “Queremos rodovias vivas, inteligentes, verdes. Queremos mais diversidade, trazer mais mulheres para o setor. Usar a liderança do Brasil regional para promover maior integração entre os países da América do Sul. Isso é o que temos feito”, disse.

Segundo o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a pasta tem como prioridades buscar soluções de gestão de governança, de forma colaborativa; ampliar o diálogo com o setor, e investir mais e melhor. “Recebemos uma malha com poucos investimentos. Temos a missão de melhorá-la até o fim do ano e deixá-la muito melhor até o final da gestão”, ressaltou.

Meta que inclui também assegurar vias mais seguras, como destacou em sua fala o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. “Precisamos enaltecer o fato de a organização ter incluído no evento o tema de segurança viária. Esse já é o entendimento do Ministério dos Transportes: nossas decisões devem ser estratégicas também sob o ponto de vista da segurança, pois o Brasil ainda é o terceiro país que mais mata no trânsito. É bem verdade que as estatísticas vinham caindo até 2019 e voltaram a subir de lá para cá, mesmo durante a pandemia. Por isso reforçamos nossos esforços para mudar esse quadro. É preciso tornar nossas vias mais seguras, a fim de salvar vidas”, concluiu.


FONTE: SETCESP

omissão de Viação e Transportes aprova requerimento para discutir furto e roubo de cargas no Brasil

Notícias 11 de agosto de 2023

Com a aprovação do requerimento, o próximo passo é a realização da audiência pública.

Na última quarta-feira, 9, o Requerimento 77/2023 CVT, de autoria do Deputado Neto Carletto (PP/BA), foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes (CVT), com o objetivo de realizar uma audiência pública para discutir o alarmante cenário de furto e roubo de cargas no país.

Aprovado por unanimidade, o requerimento busca reunir representantes de diferentes setores para debater estratégias e ações concretas que possam coibir e enfrentar esse problema que afeta diretamente a segurança das estradas e a economia nacional.

A audiência pública promete contar com uma seleção diversificada de convidados de peso. Dentre os convidados confirmados estão:

  • Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística); 

  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);

  • Secretaria Nacional de Segurança Pública;

  • Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga);

  •  Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan);

  • Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).

Com a aprovação do requerimento, o próximo passo é a realização da audiência pública.

FONTE: SETCERGS

Nova linha internacional de carga em operação no Aeroporto de Vitória

Notícias 11 de agosto de 2023

A nova linha internacional de carga do Aeroporto de Vitória começou a funcionar na terça-feira (08), com a maior aeronave a operar no terminal. A Zurich Airport do Brasil fechou com a Avianca Cargo um voo semanal Miami-Vitória. O pouso será todas as terças, às 15h. 

A aeronave é um Airbus 330-220F, um avião código E. Com envergadura de 60,3 metros, o cargueiro tem capacidade para 70 toneladas e transportará principalmente produtos eletrônicos e mercadorias de alto valor. 

Trata-se da segunda rota internacional de carga operada por Vitória. A outra, de responsabilidade da Latam, também parte de Miami. A aeronave da Latam é código D, portanto, um pouco menor que a da Avianca. 

O Sindiex destaca essa conquista como mais um passo para fazer do Aeroporto de Vitória um hub logístico cada vez maior e importante para o Brasil, com o diferencial da localização do Espírito Santo, próximo dos grandes centros consumidores, e os incentivos fiscais.
 

Fonte: SINDIEX

Com ZPE, Espírito Santo se fortalece como “hub” logístico para comércio exterior

Notícias 11 de agosto de 2023

A implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no município de Aracruz, é um elemento importante para compor a plataforma logística do Espírito Santo, trazendo como diferencial a perspectiva de maior diversificação, sofisticação e complexidade econômica. 

Tem tudo para se transformar em um grande "hub" logístico e de agregação de valor. Adiciona-se ainda a sua inclusão na região de incentivos da Sudene. Estão ali postos todos os elementos estruturais e condições objetivas para se transformar em novo marco do desenvolvimento da economia capixaba.

As ZPEs caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro. 

As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamentos tributário, cambiais e administrativos específicos. 

Além do esperado impacto positivo sobre o balanço de pagamentos decorrente da exportação de bens e da atração de investimentos estrangeiros diretos, há benefícios como a difusão tecnológica, a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

"Nós vamos ter um arranjo, do comércio internacional com o comércio nacional, muito importante pela estratégia da localização e da estrutura, com a ZPE, o porto da Imetame em implantação, Portocel, Jurong, ramal ferroviário, aeroporto com potencial de expansão, acesso rodoviário e disponibilidade de área. A gente traz insumos e tem toda infraestrutura para o que tem de melhor no comércio exterior”, afirma Sidemar Acosta, presidente do Sindiex. 

A gestão da ZPE de Aracruz é de competência do Grupo Imetame, que deve garantir a infraestrutura necessária para sua operação, bem como selecionar as indústrias a serem instaladas ali. O projeto apresentado fica em uma área estratégica, de 500 mil m².

O Sindiex e o governo do Estado atuam para consolidar um ambiente favorável para negócios, para atrair investidores e empreendedores, favorecendo novas oportunidades.
"Nós somos um estado pequeno, mas pujante e preparado para o que tem de melhor no setor de comércio exterior”, reforça Sidemar Acosta.

Um exemplo é a exportação de lítio verde produzido no Brasil. O Espírito Santo protagonizou o embarque do primeiro carregamento e, a partir de agora, o produto partirá para a China em carregamentos mensais, sempre pelo porto capixaba. 

Um passo importante para a diversificação das cargas que são escoadas pelo Espírito Santo, principalmente por colocar o Estado na rota do que há de mais atual na indústria mundial.
No primeiro carregamento foram 30 mil toneladas, e a previsão é que esse volume aumente gradativamente.

Clique aqui e confira entrevista concedida pelo presidente Sidemar Acosta sobre o assunto.
Fonte: SINDIEX

Queda nos juros pode refletir positivamente na venda de implementos rodoviários

Notícias 10 de agosto de 2023

A redução da taxa Selic de 13,75% ao ano para 13,25% pode refletir positivamente nos negócios do setor fabricante de implementos rodoviários. “Os juros em queda devem impulsionar as vendas de caminhões e de implementos rodoviários”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR-Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, que completa: “nossas expectativas podem ser superadas o que seria muito importante ao mercado como um todo”.

Os mercados de agronegócios e construção civil estão em alta. A estimativa para o crescimento da safra é de 16,5%, segundo a Conab; e a projeção do desempenho da construção civil é de 4,5% segundo analistas do setor.

Esses dois mercados estão suportando o crescimento do segmento de Reboques e Semirreboques no período de janeiro a julho de 2023. “A safra recorde e o aquecimento nas obras civis impulsionam as vendas do setor Pesado”, explica o presidente da ANFIR.

Outro fator que concorre a favor das vendas no segmento Pesado é o implemento com 4º eixo. “O equipamento com maior capacidade de carga, atrai os clientes pois representa mais faturamento para o transportador o que resulta em um efeito localizado de renovação de frota”, explica Spricigo. Por isso, mesmo com o recuo nas vendas de caminhões, os Reboques e Semirreboques registram desempenho em alta.

Os segmentos de Graneleiro/Carga Seca e Carrega Tudo tem sido utilizados tanto no agronegócio quanto na construção civil para atender as demandas de transporte de produtos. O primeiro deles registra variação positiva de 37,24% e o segundo 28,63%.

O produto Silo, que atende a construção civil, teve crescimento de 62,45%. Já o Tanque Carbono, voltado para o transporte de cargas líquidas registrou 17,89% de variação positiva.

A redução no preço dos combustíveis teve impacto nas vendas do produto Tanque Inox que registrou de janeiro a julho de 2023 volume de emplacamentos 152,78% superior ao mesmo período do ano passado.

Bau lonado

No segmento de Carroceria sobre chassis o destaque positivo é o produto Bau Lonado. O produto segue com vendas positivas, registrando crescimento de 16,84%. O Bau Lonado é utilizado em operações de carga e descarga, sobretudo com uso de pallets.


FONTE: SETCESP

São Mateus ganha nova unidade do Sest Senat

Notícias 10 de agosto de 2023

O município de São Mateus está em contagem regressiva. Na próxima segunda-feira, 14 de agosto, será inaugurada a nova unidade do Sest Senat da cidade. A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A solenidade está marcada para as 11 horas. O valor do investimento na nova sede é de cerca de R$ 18 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A nova unidade está na Rua São Lucas, sem número – Bairro São Benedito.

A estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica.

Também serão disponibilizados atendimentos de psicologia e de nutrição, além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, que já eram disponibilizados na antiga unidade. A capacidade é de mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat, Vander Costa, afirma que com essa inauguração, o Sest Senat reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe Sest Senat. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

Para o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional no Espírito Santo, Renan Chieppe, a nova unidade vai garantir mais acesso aos serviços de excelência já oferecidos pela unidade. “Estamos diante da oportunidade de ampliar o bom serviço que oferecemos desde a inauguração da unidade, há 27 anos. E há tempos a cidade merecia uma estrutura diferenciada, pois além de ter sido incluída na área de Sudene, vários projetos de infraestrutura estão se tornando realidade na Região Norte. São Mateus tem grandes potencialidades, vive grandes expectativas e o Sest Senat não poderia ficar de fora deste momento”.

Estrutura

A nova estrutura tem 2.427,43 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios – além de ter dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico.

Homenagem

 

A nova unidade recebe o nome de João Luiz Pretti, referência no segmento de transporte de passageiros da região. Ele é natural de Itaçu, município de Itaguaçu, e, em 1955, motivado pela atividade de eletricista, resolveu montar sua própria oficina em uma propriedade deixada pelo seu pai. Em 1957, apaixonado pelo setor de transportes, adquiriu um caminhão que havia sido queimado e foi reformando-o dentro de sua própria oficina. A influência pelo transporte de passageiros o fez trocar o caminhão por um ônibus e, a partir daí, mais oportunidades foram se abrindo.

Ainda em 1957, comprou algumas linhas e o negócio prosperava. Foi assim que em 1965 fundou a Viação Pretti, na cidade de Colatina (ES). A empresa foi responsável pelo desbravamento de terras até então isoladas e teve grande influência na região em uma época em que o café e a madeira eram os propulsores do progresso no norte espírito-santense.

Atualmente, a Viação Pretti se destaca no mercado de transporte de passageiros, atuando em mais de 170 localidades, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. Na inauguração, o homenageado será representado pelo filho, Liemar Pretti, vice-presidente da Fetransportes e ex-presidente do Transcares.

 Expansão

A unidade de São Mateus será a quarta do Sest Senat a ser inaugurada no Brasil em 2023. Ao todo, o País já conta com 162 unidades, cinco delas no Espírito Santo – Cariacica, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina são as outras. A inauguração desta segunda-feira (14) integra o plano de expansão e melhoria da rede física em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite à instituição oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

SERVIÇO

Inauguração da nova unidade do Sest Senat de São Mateus

14 de agosto, às 11 horas.

Rua São Lucas, sem número – Bairro São Benedito.

 

 

 

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