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ANTT aprova reajuste de 5,77% nas tarifas de pedágio das rodovias BR-116/376/PR e BR-101/SC

Notícias 02 de agosto de 2023

Deliberação nº 235/2023 entra em vigor em agosto e traz atualização conforme IPCA

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de sua Diretoria Colegiada, aprovou o reajuste das tarifas de pedágio para o sistema rodoviário que compreende as importantes vias BR-116/376/PR e BR-101/SC.

Segundo a Deliberação nº 235/2023, o reajuste será de 5,77%, levando em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a partir da data-base contratual estipulada em 22 de fevereiro de 2023.

Conferir a lista atualizada com os preços do pedágio clicando aqui.

A medida entrará em vigor a partir do dia 4 de agosto de 2023.

FONTE: SETSERGS

Deliberação CONTRAN nº 269/2023 estabelece procedimento simplificado para baixa de registro de veículos elegíveis

Notícias 02 de agosto de 2023

Medida visa facilitar o processo de registro para veículos elegíveis 

A Deliberação CONTRAN nº 269/2023 foi publicada recentemente com o objetivo de estabelecer um procedimento simplificado para a baixa do registro de veículos elegíveis, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.175/2023.

De acordo com a Deliberação, os interessados em realizar o registro de veículos elegíveis agora têm a opção de seguir o procedimento simplificado descrito nessa nova norma ou adotar os procedimentos previstos na Resolução CONTRAN nº 967/2022.

Uma das principais mudanças trazidas pela Deliberação é a responsabilidade das concessionárias em verificar o atendimento a critérios específicos para os veículos entregues como contrapartida para usufruto de descontos patrocinados. Esses critérios incluem: o veículo de mesma categoria do novo veículo adquirido, condições adequadas de rodagem, licenciamento regular referente ao ano de 2022 ou posterior e data de emplacamento original superior a vinte anos.

Todas as demais definições e procedimentos estão detalhados clicando aqui.

A Deliberação entra em vigor a partir da data de sua publicação. 

FONTE: SETCERGS 

Importância do setor transportador para geração de emprego é tema de conversa com Deputado Federal Lucas Ramos

Notícias 02 de agosto de 2023

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, se encontrou com o deputado Federal Lucas Ramos (PSB/PE), na noite dessa terça-feira (1º), no edifício-sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte). Também participaram do encontro, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, a diretora-executiva Nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, e os presidentes da ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga), Newton Gibson, e da Fetracan (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Nordeste), Nilson Gibson.

Durante o encontro, o deputado Lucas Ramos se colocou à disposição da CNT e do SEST SENAT para defender os interesses do setor transportador e ser um porta-voz do segmento no Congresso Nacional. O parlamentar ressaltou ainda a importância do SEST SENAT para a capacitação de mão de obra qualificada para o setor e elogiou as pesquisas e publicações da CNT como um grande banco de dados para construção de políticas públicas.


FONTE: CNT

TCU abre caminho para que o ES renegocie concessão de rodovia com a Eco101

Notícias 02 de agosto de 2023

Uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) desta quarta-feira (02), em resposta a consulta feita pelos ministérios dos Transportes e dos Portos e Aeroportos, respectivamente, pode dar fim ao impasse envolvendo a concessão da BR-101 no Espírito Santo.

É que os ministros da Corte decidiram, por unanimidade de votos, que as empresas que administram concessões no âmbito da infraestrutura podem desistir da devolução de ativos por elas administrados, desde que a sinalização nesse sentido parta do poder concedente, no caso da BR-101, a União.

A resposta do TCU à consulta feita pelo governo federal se apresenta como possível solução para o problema envolvendo a concessão da BR-101 no trecho que corta o Estado. Em julho do ano passado, a Eco101, administradora da via, anunciou que estava abrindo mão do contrato de concessão da rodovia.


Desde então, o Executivo estadual tem tentado, junto ao governo federal, uma saída para o entrave ocasionado pela desistência da Eco101 em seguir com o contrato. O governo do Estado chegou até mesmo a sinalizar interesse em assumir a administração da rodovia.

O vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB), conversou com a reportagem do Folha Vitória minutos após o entendimento do TCU ter sido proferido. 

Segundo ele, o entendimento da Corte representa uma possibilidade concreta de repactuação contratual com a Eco101.

"Esse entendimento representa uma possibilidade concreta e objetiva de termos uma repactuação do contrato (com a Eco101), em condições equilibradas e justas, inclusive com expectativa de as obras na via serem retomadas. Outra alternativa seria a relicitação, o que levaria pelo menos quatro anos de espera", disse Ferraço. 

Outro ponto aprovado pelos ministros do TCU diz respeito à possibilidade de o poder concedente e as concessionárias poderem assinar termo aditivo dos contratos vigentes. 

Em 2022, Eco101 citou o TCU em justificativas para abrir mão da concessão

Quando anunciou interesse em encerrar o contrato firmado em 2013, a Eco101 apresentou entre as principais justificativas, à época, a demora nas liberações de licenciamento ambiental e desapropriações de áreas, além de decisões do próprio TCU sobre a forma de devolução do dinheiro do pedágio para obras ainda não executadas.

O consórcio também alegou prejuízo financeiro, afirmando que, em nove anos, investiu R$ 2,3 bilhões e faturou R$ 1,7 bilhão.

Ao anunciar o fim do contrato, a Eco101 ainda sustentou ter entregue trechos duplicados em Anchieta (2,5 km), Ibiraçu (4,5 km), João Neiva (2,7 km), Contorno de Iconha (7,8 km) e 30 km entre os municípios de Viana, Vila Velha e Guarapari.

Em nota, a Eco101 informou que o processo de relicitação segue em andamento, conforme o rito da Lei 13.448/2017. Ressalta, ainda, que, sem prejuízos do processo em curso, se mantém aberta ao diálogo com o Governo e demais entes públicos.

Decisão do TCU impõe condições para encerramento de relicitações

Em seu voto, o ministro Vital do Rêgo, relator do processo na Corte, impôs 15 condições para que os processos de relicitação sejam encerrados, em caso de consenso entre o poder concedente  e as concessionárias. Todos os ministros acompanharam o entendimento de Vital.

Entre as principais condicionantes destacadas no entendimento do TCU estão "o não descumprimento dos termos de ajustamento e a formalização de interesse em permanecer sendo prestador, respeitando o critério de continuidade da prestação do serviço público".

Julgamento histórico, segundo ministros do TCU

Durante a sessão do Pleno do TCU desta quarta-feira, os ministros destacaram, por diversas vezes, o peso histórico, segundo eles, da decisão.

"São R$ 85 bilhões que estão travados esperando essa decisão. Em uma matéria dessa dimensão, estarmos todos consensualizados, é histórico. Nesse julgamento não há debates, e sim troca de informações que só enriquecem o resultado final", disse o relator do processo.

*Com informações do Estadão
Fonte: Folha Vitória

 

Geraldo Alckmin ouve, na CNT, as demandas dos transportadores brasileiros

Notícias 02 de agosto de 2023

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, esteve, nessa terça-feira (1º), na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), para ouvir as demandas dos transportadores brasileiros. O evento contou com a participação do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, dos diretores da instituição e de representantes de todos os modais do país.

Em sua fala, Vander Costa elencou alguns dos principais desafios e entraves para o desenvolvimento do setor e do BrasilEle destacou a sanção da lei que, entre outros temas, estabelece para o transportador a exclusividade na contratação de seguro de cargas. Por outro lado, Vander Costa alertou para os impactos da decisão do STF que declarou inconstitucionais trechos da chamada Lei do Motorista.

Sobre a desoneração da folha de pagamento, Vander Costa afirmou que concorda com o governo federal em buscar um mecanismo definitivo para a toda a economia brasileira, mas, enquanto isso não é possível, é importante garantir que os setores possam continuar com essa condição. O presidente da CNT também parabenizou o governo pela condução da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

“Conseguimos colocar uma taxa reduzida para o transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário de passageiros. Ficou de fora o aéreo, mas a gente espera que esse aperfeiçoamento seja feito no Senado, também de modo a contemplar o transporte de cargas. A CNT tem a convicção de que a reforma tributária é importante para o Brasil e mesmo que onere algumas atividades, ela tem que ser aprovada. E vamos trabalhar para colaborar nesse sentido.”

No transporte rodoviário de passageiros, Vander chamou a atenção para a concorrência desleal daqueles que trabalham com aplicativos: “Apoiamos a iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego de regular esse segmento. Queremos uma concorrência que seja de alto nível, em que as condições de trabalho sejam as mesmas para todos, e, principalmente, que tenha segurança para os usuários.” O presidente da CNT ainda lembrou da necessidade de investir, efetivamente, na transição energética para o transporte. 

Geraldo Alckmin ressaltou a imprescindibilidade do transporte e da logística para o progresso socioeconômico do país e destacou o compromisso do governo com as pautas de interesse dos transportadores. Ele enfatizou a importância de a economia crescer para gerar mais emprego e avançar o setor empresarial. Para tanto, ele disse ser fundamental o equilíbrio do tripé “juros, câmbio e imposto”. 

Nesse sentido, Alckmin afirmou que o câmbio brasileiro está num patamar competitivo (em torno de R$ 4,70) e, sobre o imposto, disse que a carga é elevada, mas a que reforma tributária virá para simplificá-la. O vice-presidente declarou que os juros precisam cair e sinalizou que essa é a expectativa do governo para o desfecho da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), nesta quarta-feira (2).

Alckmin anunciou que será lançado, no próximo dia 11 de agosto, o PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), contendo a maior parte dos projetos de transporte e logística. “Vai ter dinheiro público, do Orçamento – que, neste ano, é quase igual à soma dos últimos quatro anos, para recuperar a malha viária. Também teremos parcerias público-privadas e concessões. Ou seja, um grande volume para melhorar a qualidade das rodovias brasileiras”, disse.

O vice-presidente afirmou, ainda, que vem trabalhando fortemente para desburocratizar a máquina pública. Disse que o governo está aberto à transição energética e às novas possibilidades de combustíveis renováveis. Reforçou que, no caso da desoneração da folha de pagamento, após a sanção da reforma tributária, o desafio será buscar uma solução definitiva para toda a economia.

Os empresários presentes, na reunião, apresentaram as demandas mais urgentes de seus respectivos modais. Entre os temas abordados, estavam: renovação de frota de ônibus, linhas de financiamento para o transporte urbano de passageiros, revisão do marco regulatório do serviço de transporte regular rodoviário coletivo e renovação do Reporto – regime tributário que incentiva a modernização e ampliação da estrutura portuária no Brasil.

 Fonte: CNT

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Notícias 01 de agosto de 2023

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Como a inteligência artificial impacta na gestão de frotas?

Notícias 01 de agosto de 2023

A tecnologia vem proporcionando avanços em diferentes segmentos, dos pequenos detalhes do cotidiano às soluções corporativas. Com aplicações que visam à otimização das tarefas, ela proporciona mais assertividade e agilidade na rotina empresarial. Considerando os recursos disponíveis, a inteligência artificial, quando aplicada na gestão de frotas, gera eficiência e melhor desempenho nas operações. 

A inteligência artificial, inclusive, é empregada em dispositivos eletrônicos e páginas da internet, com ferramentas que atendem a diversas necessidades. Dessa forma, suas funcionalidades têm como propósito otimizar a rotina e proporcionar experiências cada vez mais personalizadas aos usuários. Também conhecida pela sigla IA, ela pode ser empregada em máquinas, possibilitando a execução de tarefas humanas de forma autônoma.  

Inteligência artificial aplicada na gestão de frotas

A tomada de decisão por parte de gestores no que se refere às frotas da empresa é facilitada com o auxílio da IA. A partir de suas ferramentas, são coletadas e fornecidas informações sobre diversos aspectos, do veículo ao tráfego. Todos os dados são analisados pelo sistema, de modo a automatizar as funções e fornecer gráficos completos ao gestor. Por exemplo, com a inteligência artificial, é possível avaliar questões como o melhor tipo de combustível e até mesmo o modelo mais adequado de veículo. 

Além disso, a inteligência artificial fornece informações a respeito das condições do veículo. A partir desses dados, é possível prevenir o desgaste de peças, realizar manutenções prévias e outros cuidados que aumentam a vida útil dos equipamentos. E mais: conforme o comportamento do condutor e suas características ao dirigir, é possível identificar os impactos gerados no gasto de combustível. 

Uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que um carro pode gerar em torno de 25 gigabytes de informações por hora. Ou seja, é uma quantidade de dados impossível de ser analisada e processada pelo homem. Isso equivale a 20 computadores, possuindo em torno de 100 milhões de linhas de código de programação. Como resultado, o automóvel da atualidade está mais conectado do que nunca e a tecnologia automotiva se volta ao aprimoramento da experiência nas estradas. 

Considerando essas informações e o cruzamento de dados realizado pelo sistema, a gestão de rotas é otimizada. Dados relacionados ao clima, trânsito, velocidade, tipo de pista, veículo e modo de condução são verificados. Assim, além das questões citadas anteriormente, é possível identificar tendências, criar novas soluções e até mesmo prever situações de risco. 

Por exemplo, a inteligência artificial permite saber se a conduta do motorista impacta positiva ou negativamente o transporte e o consumo de combustível. Inclusive, ela identifica possíveis acidentes e o momento mais indicado para manutenções. Assim, as decisões tornam-se assertivas e eficientes, colaborando para o melhor desempenho do negócio.

 

Inteligência artificial na redução de riscos

Com a inteligência artificial os riscos são identificados a partir dos dados gerados pelo modo de condução do motorista. Assim, excesso de velocidade, troca de pista e outros detalhes são captados e transformados em dados. Além disso, o sistema detecta fadiga, distração e até mesmo a distância entre os veículos na pista. Com isso, os dados ajudam a prever comportamentos que geram situações de risco, como acidentes e multas. 

Como sabemos, a inteligência artificial permite uma análise completa do veículo. Seus recursos ajudam a evitar falhas mecânicas que poderiam ser custosas para a empresa. Ou seja, com os dados coletados, o sistema identifica erros em componentes do automóvel. Assim, as manutenções corretivas e preventivas abrem espaço para um modelo chamado preditivo. Nesse tipo de manutenção, o objetivo é antecipar os problemas, de modo que antes mesmo que ocorram, sejam corrigidos. Além da segurança do condutor, passageiros e carga, os custos de manutenção reduzem. 

Descubra hoje mesmo como a Avansat pode auxiliar a sua operação à ficar mais inteligente com auxílio de IA. Acompanhe as redes sociais (InstagramFacebook e Linkedin.) Se preferir, entre em contato com a Avansat clicando aqui.

 

Fonte: SETCERGS

EGR executa serviços e intervenções em oito rodovias nesta semana

Notícias 31 de julho de 2023

Equipes técnicas atuarão em 13 frentes de trabalho

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executa, a partir desta segunda-feira (31/7), 13 frentes de trabalho em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Ao todo, sete estradas receberão obras e intervenções. Os serviços incluem construção de duas rotatórias no Vale do Taquari, de um viaduto na Serra Gaúcha e de uma ponte na Região Metropolitana; e manutenção asfáltica no Norte do Estado, na Serra e no Vale do Taquari; além de limpeza de margens, roçadas e conservação rotineira.

Em decorrência da presença de trabalhadores e máquinas na pista executando os trabalhos, eventualmente podem ocorrer bloqueios de faixas e, consequentemente, lentidão ou retenção sinalizada de veículos. Por isso, é importante dirigir com prudência, de forma atenta às sinalizações e aos limites de velocidade indicados nas rodovias.

Na Região Metropolitana e em estradas que ligam ao litoral, as equipes trabalham na construção da nova ponte no km 3,5 da ERS-474, em Santo Antônio da Patrulha. Após o içamento das 22 aduelas, a formatação das duas galerias e a colocação da laje superior, as equipes finalizaram os muros laterais da nova estrutura e concentram as atenções aos serviços na pista, incluindo a implantação da nova sinalização viária. Também estão previstos serviços de roçada e limpeza das margens da ERS-040, do km 50 ao 90, entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal.

Nas estradas do Vale do Taquari, as obras estão concentradas na pavimentação asfáltica da rotatória no km 27 da RSC-453, em Lajeado. Também na RSC-453, do km 24,8 ao 27, entre Cruzeiro do Sul e Lajeado, equipes trabalham na manutenção asfáltica do segmento. Em outra frente de trabalho, a EGR atua na construção da segunda rótula, no km 29, também em Lajeado. Além disso, haverá instalação de placas e pintura no km 27 da RSC-453. Ocorrerá ainda trabalhos de roçada, limpeza das margens e conservação na ERS-129, do km 85 ao 100, entre Muçum e Vespasiano Corrêa; na ERS-130, do km 90 ao 97, entre Arroio do Meio e Encantado; e na RSC-453, do km 50 ao 97, entre Teutônia e Garibaldi.

Já na Serra e Hortênsias, as equipes estão concluindo a colocação dos muros de contenção nas alças em que os veículos se deslocarão para acessar a elevada. Estão avançando também na terraplanagem do viaduto de Gramado, localizado no km 36 da ERS-115. Na ERS-235, do km 22,5 ao 25, também em Gramado, as equipes estarão realizando manutenção asfáltica do pavimento. Na RSC-453, do km 50 ao 97, entre Teutônia e Garibaldi, haverá roçada, limpeza das margens e conservação.

No Norte do Estado, ocorre a fresagem e a renovação asfáltica entre os km zero e três da ERS-135, em Passo Fundo, e serviços de roçada e limpeza das margens do km 34 ao 50, entre Sertão e Getúlio Vargas.

De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, os trabalhos reforçam o compromisso da empresa com a população que diariamente circula pelas estradas. “Semanalmente, executamos o nosso cronograma de obras para que possamos qualificar a infraestrutura dos trechos viários. Por isso, reiteramos a importância dos motoristas dirigirem com prudência. Além da execução dos serviços, a EGR se preocupa constantemente com a segurança dos usuários”, explica o dirigente.

Relação das frentes de trabalho, os trechos e municípios envolvidos

Construção de viaduto:

  • ERS-115, no km 36, no Bairro Várzea Grande, em Gramado;
  • Execução de muros de contenção e terraplanagem no entorno da elevada.

Construção de rotatórias:

  • RSC-453, no km 27, em Lajeado;
  • RSC-453, no km 29, em Lajeado.

Construção de ponte:

  • ERS-474, no km 3, em Santo Antônio da Patrulha;
  • As equipes finalizaram os muros laterais da nova estrutura e concentram as atenções nos serviços na pista, incluindo a implantação da nova sinalização viária. A inauguração da nova ponte deverá ocorrer nesta semana. A antiga estrutura foi totalmente destruída pelo ciclone que atingiu o Estado no mês de junho.

Manutenção no pavimento e reparos localizados:

  • ERS-135, do km zero ao três, em Passo Fundo;
  • ERS-235, do km 22,5 ao 25, em Gramado;
  • RSC-453, do km 24,8 ao 27, entre Cruzeiro do Sul e Lajeado. 

Sinalização:

  • ERS-474, instalação de placas e pintura no km 3,5 em Santo Antônio da Patrulha;
  • RSC-453, instalação de placas e pintura no km 27, em Lajeado.

Conservação, roçada e limpeza de margens:

  • ERS-129, do km 85 ao 100, entre Muçum e Vespasiano Corrêa;
  • ERS-130, do km 90 ao 97, entre Arroio do Meio e Encantado;
  • RSC-453, do km 50 ao 97, entre Teutônia e Garibaldi;
  • ERS-040, do km 50 ao 90, entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal;
  • ERS-135, do km 34 ao 50, entre Sertão e Getúlio Vargas.


FONTE: SETCERGS

Instituto cria painel do Diesel que possibilita entender as oscilações do combustível

Notícias 31 de julho de 2023

Transportadoras gastam, em média, 35% de seu faturamento com o abastecimento de seus veículos.

O diesel possui grande parcela nos custos operacionais das atividades de transporte ao redor do Brasil e segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as transportadoras gastam, em média, 35% de seu faturamento com o abastecimento de seus veículos. Ao longo dos últimos anos, o combustível fóssil tem sofrido diversas variações que impactam diretamente não só a estrutura das empresas de transporte, mas toda a economia.

Em meados de 2022, o gasóleo chegou a apresentar recorde de altas no valor, devido a uma série de desafios nacionais e internacionais, como a alta do dólar, a guerra na Ucrânia e a política de preços da Petrobras, que obtém os valores do mercado externo. A realidade, porém, tem mudado, e de acordo com o Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC), só nos últimos 12 meses, o preço do diesel caiu 34.57% para o consumidor.

Diante desse cenário de variações, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, (SETCESP), iniciou o desenvolvimento do painel do diesel em parceria com o Instituto Paulista de Transporte de Cargas (IPTC). A ferramenta auxilia o transportador associado à entidade para que ele tenha mais eficiência no custo operacional e para poder acompanhar os aumentos do combustível em 106 municípios do estado.

O projeto, que surgiu justamente pela alta atípica no preço do diesel, dado ao grande efeito no custo da operação, é atualizado semanalmente e todos os dados brutos são colhidos junto aos levantamentos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com o dispositivo, o transportador consegue ter uma noção sobre valores do diesel em diferentes estados, sendo possível o motorista se organizar para o momento de definição da rota que percorrerá. Contém também, uma série histórica de como está o cenário e o que pode acontecer, desde janeiro de 2021. Assim, a entidade consegue também contribuir para a diminuição do impacto no setor de transportes.

Mesmo nesse momento de queda, as variações continuam em diversos estados brasileiros e, diante desse cenário, o IPTC desenvolveu um painel que auxilia o transportador, para que ele tenha mais eficiência no custo operacional e possa acompanhar as oscilações dos combustíveis. Durante a última semana (16/07/2023 a 22/07/2023), a maioria das capitais apresentou variações não tão relevantes nos preços do Diesel S10 e do Diesel comum. No entanto, algumas localidades tiveram movimentações mais significativas, reforçando a importância de monitorar regularmente as flutuações nos preços do combustível, pois mesmo pequenas variações podem ter impactos significativos nos custos operacionais das empresas e no dia a dia dos consumidores.

Em Belo Horizonte, o valor do diesel comum subiu 5,25%, apresentando um valor atual em R$ 4,81. Em Curitiba, o valor do diesel comum cresceu 3,13%, fechando em R$ 4,95. Já em Porto Alegre, o valor do Diesel comum sofreu uma alteração de 2,77%, chegando a R$ 5,20. Vitória, por sua vez, diminuiu o valor do Diesel S10 em -4,12% (Valor atual: R$ 5,35), e o valor do Diesel comum em -4,41% (Valor atual: R$ 4,99). São Paulo também teve uma queda no valor do Diesel S10 de -1,17%, finalizando o período com o valor médio de R$5,05, enquanto não houve variação no diesel comum.

Apesar de não possuir grande variação percentual nesta semana, a capital com diesel mais caro é Rio Branco, com o diesel S10 custando R$ 5,91 e o comum R$ 5,84. Já o mais barato está localizado em João Pessoa com valores do S10 em R$ 4,70 e o comum em R$ 4,60.

Segundo Ricardo Henrique, analista de dados do IPTC, no geral, o preço do Diesel S10 registrou quedas em algumas áreas, enquanto o Diesel comum se manteve relativamente estável. “Essas variações refletem a dinâmica do mercado de combustíveis, sujeito a fatores como demanda, oferta e políticas econômicas. É importante ressaltar que as flutuações nos preços do Diesel podem ter impactos significativos para consumidores e empresas, afetando seus custos operacionais e despesas diárias. Por isso, é essencial acompanhar de perto essas variações e estar ciente das tendências do mercado”, comenta o analista.


FONTE: SETCERGS

Infraestrutura das malhas internacionais é desafio das transportadoras brasileiras

Notícias 27 de julho de 2023

O mercado de importação e exportação do Brasil com outros países apontou um crescimento de 24,4% em maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, e as importações registraram uma queda de 2,0%, resultando em um superávit comercial de US$ 20,29 bilhões.

Essa crescente se deve bastante à atuação do transporte rodoviário de cargas, que representa cerca de 65% de toda mercadoria circulada. Entretanto, grandes transportadoras enfrentam algo bastante em comum nos países vizinhos do Brasil.

Se por um lado aqui o setor de transporte encara desafios constantes nos investimentos públicos para infraestrutura, principalmente de rodovias, no âmbito internacional não é diferente. Na ABC Cargas, empresa com sede em São Bernardo do Campo – SP, que concentra grande parte das suas atividades nas malhas internacionais, o exercício de transportar veículos por meios próprios enfrenta algumas dificuldades.

Danilo Guedes, presidente da empresa, destaca os principais contratempos nos países em que atua na América Latina: “Quem realiza operações principalmente pela Argentina, pelo Chile e pelo Peru encontra dificuldades: além das burocracias e dificuldades administrativas, há as questões climáticas adversas, como tempestades de neve, que afetam a operação como um todo”.

Essa época do ano, entre o outono e o inverno, é marcada por momentos bastante atribulados para as empresas justamente pelas más condições climáticas encontradas nas estradas. Recentemente, a passagem Los Libertadores, na fronteira Argentina-Chile, apresentou um deslizamento de terra que obstruiu a via e a interditou por sete dias.

Danilo conta que neste caso em específico de deslizamento de terra ocasionado pela chuva excessiva no Chile, a ABC Cargas manteve comunicação eficiente com as autoridades competentes e com seus parceiros comerciais para os informar sobre a situação e encontrar soluções.

“Existem outras rotas e passos fronteiriços habilitados para chegar em Santiago. Contudo, isso requer um planejamento antecipado e combinado com os clientes, porque, além de aumentar o tempo de viagem, há um aumento significativo de custos”, comenta Danilo.

Para casos assim, as organizações vêm proporcionando uma capacidade de preparação maior a seus motoristas para uma condução segura contra chuvas intensas, neblina, neve e gelo, incluindo a manutenção de distâncias seguras, ajuste adequado da velocidade, uso adequado dos freios e direção cautelosa diante das complicações climáticas.

“Nossos motoristas são orientados para interpretar essas sinalizações e sobre como agir conforme as instruções fornecidas. Eles recebem orientações claras sobre os procedimentos a serem seguidos em casos de emergência, como acidentes, condições de estradas bloqueadas devido a deslizamentos de terra ou condições climáticas extremas”, salienta Guedes.

São muitos os desafios que envolvem a infraestrutura nas rodovias internacionais. Esse foi um dos motivos pelos quais o Mercosul surgiu para promover a integração econômica e fortalecer as relações comerciais entre seus países membros, nomeadamente Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, além da Venezuela, atualmente membro suspenso.

Danilo acredita que os países precisam ter uma melhor conectividade e trazer a iniciativa privada e entidades de classe para “sentar à mesa”, firmando acordos, como regras de pesos e dimensões, infraestrutura e regras aduaneiras.

“Um ponto que preocupa muito é o tempo que se perde nas fronteiras, a burocracia, a ineficiência e as exigências. Sem mudar isso, é impossível pensar em melhorar as operações de comércio internacional. Mas isso não depende só do Brasil: é necessário um compromisso mútuo e esforços coordenados entre os envolvidos para promover a integração e desenvolver uma infraestrutura logística melhor”, finaliza o executivo.

FONTE: NTC&Logística

Reforma dos armazéns de porto em Vitória começa no dia 9 de agosto

Notícias 27 de julho de 2023

As obras de recuperação dos armazéns da Vports (antigo Porto de Vitória), localizados no Centro de Vitória, vão começar no dia 9 de agosto. O local, que estava inativo há pelo menos uma década pode receber até shows e eventos culturais. 

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A informação foi passada com exclusividade à reportagem do Folha Vitória pelo diretor-presidente da VPorts, Ilson Hulle, nesta quarta-feira (27). 

"O foco inicial é a reforma, temos que reconstruir o conjunto arquitetônico, a faixada, a parte estrutural e a calçada", narra. 

Ainda de acordo com Ilson, a reforma deve ter a duração de um ano. "Também vamos analisar os projetos que vão chegando", acrescenta. 

 

Codesa foi leiloada por mais de R$ 100 milhões

Em março do ano passado, a Codesa foi vendida por R$ 106 milhões em um leilão. A concessionária vencedora do certame vai administrar os portos de Vitória e de Barra do Riacho por 35 anos.

Disputado por duas empresas, o certame teve quatro dezenas de lances e chegou a uma outorga de R$ 106 milhões.

Com a desestatização, a Codesa deixou de ser uma empresa pública e tornou-se de capital privado, após o pagamento de R$ 326 milhões por suas ações. A nova companhia virou concessionária dos dois portos, com fiscalização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Fonte: Folha Vitória

Ministério dos Transportes deve estimular as potencialidades do Brasil, diz Renan Filho

Notícias 26 de julho de 2023

Responsável pelas ferrovias e rodovias brasileiras e pela definição da política nacional de trânsito, o Ministério dos Transportes tem papel fundamental em estimular as potencialidades de um país de dimensões continentais como o Brasil. Esta é a avaliação do ministro dos Transportes, Renan Filho, feita durante a abertura das comemorações dos 163 anos de criação da pasta.

A trajetória da pasta teve início no ainda no Regime Imperial, quando, em 28 de julho de 1860 foi criada a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (Senacop). Atualmente, o Ministério dos Transportes passa por um momento de recomposição orçamentária, após uma redução brutal causada pela adoção do Teto de Gastos.

“Eu reconheço os grandes desafios do Brasil. O Brasil é um país gigantesco, com virtudes em várias áreas, mas a gente precisa estimular as potencialidades que o país tem. E poucos ministérios têm a capacidade de fazê-lo, sobretudo no curto prazo, como tem o Ministério dos Transportes”, disse o ministro, durante a abertura, que contou com palestra do explorador e navegador brasileiro Amir Klink.

Na visão do ministro, esse estímulo às potencialidades do país virá com a injeção de capital público – para este ano estão previstos R$ 23 bilhões – e privado nas ferrovias e rodovias brasileiras e a combinação de produção elevada com preservação ambiental. “Por isso a gente vai também modernizar nossos leilões, garantir mais transparência, mais segurança jurídica, mais flexibilidade para os contratos, pois eles precisam ser saudáveis”, afirmou Renan.

Comemoração

Também participaram do evento o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; secretários e servidores do Ministério dos Transportes.

A programação pelos 163 anos de história dos Transportes do Brasil continua nesta quarta-feira (26), com bolo de aniversário e entrega de brindes. Tudo isso no Espaço Conexo, no Edifício anexo, às 12 horas.  Mais tarde, às 14h30, no Auditório Professor Lourenço Chehab, do edifício Sede, os colaboradores poderão prestigiar a peça “O monge e o Executivo”.

FONTE: SETCESP

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