Notícias
Filtrar Notícias
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Notícias 18 de setembro de 2025
Empresas exportadoras afetadas pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já podem se habilitar a receber recursos do plano Brasil Soberano, que chegam a R$ 40 bilhões.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), banco de fomento ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Ao todo, exportadoras que sofrem com a barreira comercial imposta pelos Estados Unidos terão acesso a R$ 40 bilhões com juros subsidiados:
- R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações (FGE)
- R$ 10 bilhões de recursos do próprio BNDES.
Os recursos são para financiamentos de capital de giro (contas do dia a dia, como salário e pagamento de fornecedores), investimentos em adaptação da atividade produtiva, compra de máquinas e equipamentos e busca de novos mercados.
Ajuda a exportadores
O plano Brasil Soberano foi lançado em 13 de agosto e consiste em ajuda do governo, com empréstimos para empresas que exportam para os Estados Unidos produtos que entraram na lista de taxação de até 50%.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, frisa que a concessão do crédito é condicionada à manutenção de empregos por parte dos empresários.
“O BNDES vai socorrer todas as empresas, e a contrapartida é manter os empregos para a economia continuar crescendo, e o país não ser prejudicado por essas medidas autoritárias, unilaterais e injustificadas.”
O movimento de ajuda é semelhante ao que o banco de fomento operou em 2024, após os temporais que alagaram grande parte do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o banco contribuiu com R$ 29 bilhões.
Quem pode acessar
Poderão acessar a parte dos R$ 30 bilhões empresas de todos os portes e com pelo menos 5% do faturamento bruto total, no período de julho de 2024 a julho de 2025, composto por produto na lista de tarifação.
Já os R$ 10 bilhões em recursos do BNDES podem ser acessados por empresas com qualquer nível de impacto no faturamento bruto.
Como acessar
O primeiro passo para acessar os recursos é consultar se a empresa é elegível para o plano de socorro. A consulta pode ser feita no site do BNDES.
Os interessados precisarão se autenticar utilizando a plataforma GOV.BR, exclusivamente por meio do certificado digital da empresa.
Caso o sistema indique que a empresa é apta ao crédito, a recomendação é entrar em contato com o banco com o qual já tem relacionamento. Grandes empresas podem procurar diretamente o BNDES.
Efeitos do tarifaço
Um levantamento da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), entidade sem fins lucrativos que representa empresas que atuam no comércio entre os dois países, estima que as exportações de produtos afetados pelo tarifaço americano caíram 22,4% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2024.
Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro comercial do Brasil, perdendo apenas para a China.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o tarifaço de 50% incide em cerca de um terço (35,9%) das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
O governo de Donald Trump assinou uma ordem executiva que estipulou a cobrança de taxas de até 50% a partir de 6 de agosto, mas deixou cerca de 700 produtos em uma lista de exceções. Entre eles estão suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo motores, peças e componentes. Também ficaram de fora produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos.
FONTE: Agência Brasil
ANTT lança site e abre inscrições para o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – TRC
Notícias 18 de setembro de 2025
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu início, nesta semana, à contagem regressiva para o 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – TRC, que acontece no próximo 2 de outubro de 2025, no auditório da Agência, em Brasília.
Além de abrir inscrições, a ANTT lançou o site oficial do evento, que já está no ar com a programação, detalhes dos painéis e informações práticas para os participantes, como a inscrição online. A iniciativa reforça o compromisso da Agência com a transparência, a acessibilidade e o diálogo permanente com transportadores e empresários do setor.
O encontro será um marco para aproximar a Agência dos agentes que movimentam a economia do país. A programação traz discussões sobre temas estratégicos como o panorama do transporte rodoviário de cargas, a escassez de motoristas, os avanços na fiscalização e a descarbonização. A proposta é construir soluções conjuntas para os desafios atuais e fortalecer um ambiente regulatório mais moderno e eficiente.
“O lançamento do site e a realização do encontro simbolizam um novo tempo para o transporte rodoviário de cargas. É a oportunidade de dialogar, ouvir e avançar juntos em soluções que realmente façam a diferença”, destacou o diretor da ANTT, Amaral Filho.
O evento é organizado pela ANTT em parceria com o Sistema Transporte — CNT, SEST SENAT e ITL — e contará com painéis temáticos, credenciamento e momentos de integração entre os participantes.
Serviço
1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – TRC
- Data: 2 de outubro de 2025
- Horário: 08h30 às 17h
- Local: Auditório da ANTT – Brasília
- Inscrições: até 29/9 pelo formulário online
>>> Site do evento: Clique aqui para acessar <<<
>>> INSCREVA-SE AQUI! <<<
FONTE: Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT
Diretor do Transcares fala de logística, infraestrutura, oportunidades e desafios em congresso aduaneiro
Notícias 18 de setembro de 2025
Foi um dia de debates estratégicos, oportunidade de intercâmbio e construção coletiva de soluções para a modernização e integração institucional do setor aduaneiro. Esta é uma boa forma de apresentar o 1º Congresso Aduaneiro da 7ª Região Fiscal, evento realizado nos dias 17 e 18, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, e no Rio de Janeiro, respectivamente, e que contou com a presença do Transcares em um de seus painéis. Diretor financeiro do sindicato, Wesley Loose foi o representante do sindicato no penúltimo painel do evento, “Logística Portuária, Infraestrutura Tecnológica, Agilidade e Desafios”. Paulo Roberto de Souza Alves, do Terca, Paulo César Alves, presidente do Sindamares, foram os outros dois painelistas, e Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, o moderador.
Evento organizado pelo Sindaees (Sindicato Empresarial dos Despachantes Aduaneiros do Espírito Santo) e pelo Sindaerj (entidade do Rio de Janeiro), com apoio da Receita Federal, o congresso reuniu autoridades, especialistas e profissionais do setor para discutir temas como integração, inovação e excelência na aduana brasileira.

A participação de Wesley levou a logística para o centro da discussão, reforçando a tendência de transformar o Espírito Santo um hub logístico, aproveitando suas vocações e potencialidades.
Questionado sobre como o Transcares prevê o impacto das operações rodoviárias com o início das atividades do Porto Imetame, previsto para o segundo semestre do ano que vem, ele destacou as oportunidades e desafios dessa nova realidade, conectando o bom momento do Estado e a sua localização estratégica, mas citando a preocupação com a malha rodoviária.
“O setor está ansioso com as novas cargas que serão geradas a partir da operação do porto, mas ao mesmo tempo preocupado com o aumento de fluxo de caminhões nas estradas, já que estamos com as obras de duplicação da BR 101 atrasadas. Vou fazer aqui uma comparação que mostra um pouco o retrocesso do qual estou falando... Anos atrás, um navio operava mais lento e agora estão mais rápidos. Por outro lado, os caminhões estão demorando mais para fazer as viagens porque as rodovias estão com cada vez mais veículos e demanda reprimida”, argumentou ele.
Após citar os desafios de infraestrutura que envolvem as BRs 101, 262, 259 e 116, Wesley Loose voltou os olhos para o entorno de Aracruz, onde está instalado o Porto Imetame.
“Quando olhamos a região de Aracruz, temos algumas preocupações. Na ES-010 não pode passar caminhão pesado. Outra opção é a rodovia que passa dentro do município e cuja grande movimentação já está incomodando a população. Neste cenário, a via mais apropriada é a ES 445, que liga a região do porto a Guaraná, mas que já recebe uma grande quantidade de veículos transportando madeira. Ou seja, precisamos da duplicação e das obras de melhorias de nossas rodovias, e da conclusão do Contorno de Aracruz para possamos acelerar a entrega das mercadorias”.
E como não dá mais para falar de logística e, sobretudo, da região de Aracruz sem citar o Parklog, o diretor do Transcares encerrou sua participação destacando o grandioso projeto de infraestrutura e desenvolvimento logístico no Espírito Santo, que tende a criar novas oportunidades e ampliar a eficiência do Estado, desde que sejam vencidos os desafios atuais, segundo ele. “De nossa parte, estamos aguardando toda essa movimentação que será gerada pelo Parklog e preparados para o futuro”.Fonte: Anna Carolina Passos
Cresce o número de motoristas profissionais que descumprem a Lei do Descanso no MA, aponta PRF
Notícias 16 de setembro de 2025
Levantamento recente, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Maranhão, aponta um crescimento expressivo no número de motoristas profissionais, que trabalham com transporte rodoviário de passageiros ou transporte rodoviário de cargas, flagrados descumprindo a Lei do Descanso.
De acordo com a PF, entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2025, quase 2.000 condutores desrespeitaram o tempo de descanso obrigatório por lei, um aumento de mais de 113% em relação ao mesmo período no ano passado. O total parcial deste ano já ultrapassou o total de 2024, quando 1.592 casos foram registrados.
De janeiro a agosto de 2024, 4.388 motoristas foram fiscalizados quanto ao cumprimento do descanso. Já em 2025, no mesmo período, esse número quase triplicou, chegando a 11.396 fiscalizações realizadas.
Segundo a PF, o descanso dos motoristas profissionais é fundamental para a redução de riscos no trânsito. Estudos apontam que o ato de dirigir sem o devido descanso pode produzir efeitos tão nocivos quanto a embriaguez, elevando de forma expressiva o risco de acidentes. A privação de sono afeta diretamente a atenção, o tempo de reação e a capacidade de julgamento, fatores essenciais para uma condução segura.
Ainda de acordo com a PF, em situações mais graves, o organismo pode entrar em “microssono”, breves episódios, de alguns segundos, em que o cérebro “desliga” involuntariamente. Esses lapsos acontecem sem que o condutor perceba e, a uma velocidade de 80 km/h, por exemplo, significa percorrer mais de 20 metros de olhos fechados.
A Lei nº 13.103/2015, ou “Lei do Descanso”, como é conhecida, alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estipulando o tempo de direção e os intervalos de descanso dos motoristas profissionais. O condutor de veículo rodoviário de passageiros deve descansar 30 minutos numa jornada de 4h30, ou seja, após dirigir 4 horas, o motorista deverá descansar por meia hora. Já para os motoristas de veículos de carga, numa jornada de 6 horas, será necessário descansar por 30 minutos.
Assim, após cinco horas e meia ao volante, o condutor deverá descansar por meia hora. Esses descansos podem ser fracionados em períodos, que não podem ser inferiores a cinco minutos. Ainda segundo a PF, o motorista que não respeita o tempo de descanso obrigatório comete infração de trânsito, além de ter veículo retido para que seja respeitado o tempo de parada.
No Maranhão, a maioria dos casos flagrados pela PRF envolvem veículos de transporte de carga. Segundo a PF, os condutores alegam diversos motivos para o descumprimento da obrigatoriedade, como grande demanda de trabalho e pressão para cumprir prazos. Para driblar o cansaço, muitas vezes, o desrespeito ao descanso vem acompanhado do uso de substâncias psicoativas proibidas, como as anfetaminas. “Rebites”, como popularmente são conhecidos os comprimidos de anfetaminas, são comumente encontrados em fiscalizações desses tipos de veículos.
De acordo com a PF, nos últimos dois anos, foram registradas 188 ocorrências relacionadas ao porte de “rebites”, com a apreensão de 3.164 comprimidos. A BR-010 lidera as estatísticas no Maranhão, com 1.627 comprimidos apreendidos, mais da metade do total recolhido no período. A rodovia é um dos principais corredores de trânsito de veículos de carga, segundo a PF.
Fonte: Imirante
Multa na Porta ou Conformidade na Mão? Você decide!
Notícias 12 de setembro de 2025
E agora vem a nossa pergunta: sua empresa está preparada para as novas exigências? Importante citar que o não-cumprimento pode gerar multas pesadas e comprometer sua operação!
Aqui no Transcares, o tema não apenas está no radar como já tem um treinamento marcado! No dia 18 de setembro, a assessora jurídica Alessandra Lamberti vai ministrar o curso Novas Regras do Vale-Pedágio 2025: Multa na Porta ou Conformidade na Mão?
Voltado a transportadoras e operadores logísticos, embarcadores, profissionais de logística e transporte, gestores de frotas, analistas e coordenadores de compliance e auditoria, profissionais de faturamento e financeiro envolvidos com o pagamento de fretes e pedágios, advogados e consultores especializados em transporte rodoviário de cargas, o curso vai ajudá-los a compreender e aplicar as novas regras, garantindo adequação aos requisitos legais, prevenindo autuações e penalidades, e promovendo a conformidade nas operações logísticas, com foco em segurança jurídica, eficiência operacional e redução de riscos.
O treinamento será presencial, das 9 às 12h30, na sede do Transcares. Para este curso, o investimento para associado é de R$ 100,00 e para não-associado, RS 200,00.
Qualificação e conhecimento: o melhor investimento para você, para o segmento e para sua empresa!
Fonte: Anna Carolina Passos
Está chegando a hora de colocar o roubo de cargas na mira da discussão
Notícias 12 de setembro de 2025
A contagem regressiva começou! No dia 25 de setembro, transportadores, autoridades e representantes de entidades sindicais da Região Sudeste, e de forças policiais vão estar juntos no VII Fórum de Segurança: Prevenção e Combate ao Furto e Roubo de Cargas. O evento será realizado no Hotel Ilha do Boi, em Vitória, das 8h às 12h30, e se propõe a atualizar números, causas, consequências e ações de enfrentamento a este crime que causou R$ 1,2 bilhão de prejuízo em 2024, com mais de 10 mil casos registrados, e que cresceu quase 25% somente no primeiro semestre de 2025.
Apesar da Região Sudeste continuar liderando o ranking de ocorrências, respondendo por cerca de 83% do total de prejuízos do País, o Espírito Santo pode ser considerado um “oásis”, uma vez que registrou apenas 41 casos até agosto. Mas isso não é motivo pra deixar “correr solto”, como garante o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.
“O roubo e o furto de cargas representam um sério desafio à segurança pública, com impactos diretos na economia, na segurança viária e na segurança patrimonial das empresas. Não podemos deixar de discutir o assunto com seriedade e transparência de dados”, argumenta ele.
A programação do evento inclui discussão de medidas práticas para o combate ao crime, apresentação de tecnologias de proteção, cases de sucesso e ações integradas para a prevenção e redução de furtos e roubos de cargas.
As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas no telefone (27) 3246-5303.
O Fórum Segurança: Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas é uma realização do Transcares e conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por meio do Grupo de Trabalho voltado ao estudo e ao enfrentamento do roubo de cargas, da Fetransportes e da Fecomércio.
Fonte: Anna Carolina Passos
Biometano é alternativa inteligente para descarbonizar transporte, afirma presidente do Sistema Transporte
Notícias 11 de setembro de 2025
No seminário “Logística Verde para Impulsionar um País mais Competitivo e Descarbonizado”, promovido pelo Poder360, pelo MoveInfra e pela Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) nessa quarta-feira (10), em Brasília, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, ressaltou que o setor precisa adotar múltiplas soluções para avançar na agenda da descarbonização, destacando o biometano como uma alternativa eficaz a médio prazo.
No painel “Descarbonização da frota pesada brasileira: o papel do gás natural e do biometano”, Vander Costa afirmou que transformar o gás metano em combustível traz ganhos ambientais relevantes. “É um ganho para o meio ambiente a retirada do gás metano que seria emitido para a atmosfera, refiná-lo e utilizá-lo como combustível”, disse.
Ele destacou ainda que a coleta de lixo pode se tornar uma fonte estratégica para esse aproveitamento, com investimentos viáveis em usinas, além de ressaltar que a solução é mais rápida do que a eletrificação, que depende de infraestrutura mais robusta.
O presidente também apontou que a renovação da frota é essencial. Segundo ele, “um caminhão novo emite até 95% menos poluentes do que um veículo de mais de dez anos de uso”. Reforçou, contudo, que não há uma solução única para o desafio da descarbonização. “Para nós, políticas públicas devem considerar diferentes caminhos. São vários nichos de atuação, e precisamos explorar todos eles”, afirmou.
Entre as propostas, Vander Costa defendeu investimentos em transporte público de qualidade e em multimodalidade, lembrando que o debate sobre emissões não deve se restringir a caminhões e ônibus. “A CNT está finalizando um inventário de emissões de carbono do setor de transporte para obter dados mais consistentes. Os resultados desse levantamento serão apresentados na COP30, como contribuição para o debate global sobre sustentabilidade”, anunciou.
Descarbonização e infraestrutura em foco
Além do presidente Vander Costa, o painel contou com José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES; Artur Watt Neto, diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis); e Guilherme Mattos, diretor comercial da Edge, que trouxeram diferentes perspectivas sobre os caminhos para a descarbonização do transporte.
O presidente da Abdib, Venilton Tadini, destacou que, embora a malha rodoviária brasileira seja extensa, sua densidade e sua qualidade ainda são baixas. Defendeu a ampliação e melhoria das estradas como forma de reduzir custos e emissões no curto prazo, mas alertou que os avanços só ocorrerão se o orçamento público refletir essa estratégia e se houver políticas que estimulem a multimodalidade.
No painel, José Luis Gordon, diretor do BNDES, afirmou que a agenda verde é hoje prioritária para o governo e que o Brasil vem se consolidando como hub global nesse campo, atraindo empresas de 14 países interessadas em desenvolver tecnologias ligadas ao etanol e ao biometano.
Investimento público
Em outro momento do evento, George Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes, lembrou que projetos ferroviários exigem alto volume de investimento e não se viabilizam apenas com capital privado. Defendeu maior aporte público e ressaltou que, assim como os 15 leilões de rodovias previstos para este ano, o país precisa avançar também em concessões ferroviárias para atender às demandas do agronegócio.
Agenda sustentável
A CNT reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao integrar a Coalizão para a Descarbonização dos Transportes, iniciativa que reúne entidades empresariais, especialistas e instituições acadêmicas em busca de soluções para reduzir emissões e ampliar a eficiência do setor.
Nesse contexto, lidera o projeto da Estação do Desenvolvimento, espaço interativo e educativo que estará presente na COP30, em Belém (PA), promovendo o debate sobre inovação, transição energética e práticas sustentáveis no transporte brasileiro, conectando sociedade, poder público e setor produtivo em favor de um futuro mais limpo e competitivo.
Por Agência CNT Transporte Atual
CNT lança Mapa Sindical para ajudar empresas a localizar sua representação sindical
Notícias 11 de setembro de 2025
A CNT lançou o Mapa Sindical, uma plataforma digital que organiza e disponibiliza informações atualizadas sobre sindicatos e federações que representam as empresas do setor de transporte em todo o Brasil. A ferramenta é estratégica para que gestores e empresários possam identificar, de forma rápida e precisa, a representação sindical da sua região e do seu segmento de atuação.
Desenvolvido com base nos dados do CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), do Ministério do Trabalho e Emprego, o Mapa Sindical permite consultar informações sobre as federações e os sindicatos nacionais, municipais e intermunicipais que integram o Sistema Transporte. O acesso é gratuito e pode ser feito diretamente pelo site da CNT.
“A CNT entende que fortalecer a representação sindical e facilitar o acesso a essas informações contribuem para a organização e o desenvolvimento do setor de transporte em todas as suas modalidades. O Mapa Sindical é mais um passo nesse sentido”, destaca o presidente da Confederação, Vander Costa.
Além de localizar o sindicato que representa determinada empresa, a plataforma também apresenta os dados da federação correspondente, promovendo maior transparência e proximidade entre as entidades sindicais e os transportadores.
Acesse o Mapa Sindical e conheça a estrutura sindical que representa sua empresa de transporte.
FONTE: Agência CNT Transporte Atual
Ponte da Integração Brasil-Paraguai promete destravar logística entre os dois países
Notícias 10 de setembro de 2025
Após mais de um ano desde sua conclusão estrutural, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, localizada entre Foz do Iguaçu (PR) e Presidente Franco (PY), está próxima de ser liberada para o tráfego. A previsão, segundo autoridades envolvidas, é que a nova ligação internacional entre em operação já em janeiro de 2026, transformando o fluxo logístico e turístico na região da Tríplice Fronteira.
Durante a Expo Paraguay Brasil 2025, o governador do departamento de Alto Paraná, César Landy Torres, reforçou a expectativa em torno da liberação da ponte e detalhou o cenário atual das obras de acesso, especialmente do lado brasileiro.
“Nós estivemos ontem com o presidente da República, Santiago Peña, com o governador do estado do Paraná, que é responsável pela obra complementária que está sendo feita em Foz de Iguaçu, e o Ministério de Obras Públicas do lado do Paraguai, para ver o avanço das obras complementárias, porque a ponte já terminou faz um ano, só que estamos precisando das obras complementárias. O governador do estado do Paraná, Ratinho Junior, falou que, entre o fim de novembro e a primeira semana de dezembro, estariam entregando a obra para o Governo Federal, para a Receita Federal, já com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) do lado paraguaio, poder habilitar isso já para o mês de janeiro”, afirmou Torres, em entrevista exclusiva ao Grupo Ric, que é “media partner” do evento.
A nova estrutura foi construída sobre o Rio Paraná, na região do bairro Porto Meira, em Foz, próximo à fronteira com Argentina e Paraguai. Com 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros — o maior da América Latina — a ponte é estaiada e conta com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. Foram investidos mais de R$ 460 milhões na obra, com recursos da Itaipu Binacional, executada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) em parceria com o Governo do Estado do Paraná e o Governo Federal.
Ponte da Integração Brasil-Paraguai: impacto logístico e funcionalidade 24 horas
Atualmente, o tráfego pesado entre os dois países é feito exclusivamente pela Ponte da Amizade, com restrição de horários para caminhões, o que representa um gargalo logístico para exportações e importações entre Brasil e Paraguai. A nova ponte surge justamente para aliviar esse fluxo e ampliar a janela operacional do transporte.
Fonte: RIC
Patrus Transportes conquista selo RA1000 e lidera ranking nacional de carga fracionada
Notícias 10 de setembro de 2025
A Patrus Transportes acaba de receber o selo RA1000, reconhecimento máximo concedido pelo Reclame AQUI às empresas que mantêm excelência em atendimento ao cliente. O selo é atribuído apenas às marcas que apresentam alto desempenho em critérios como índice de resposta, solução, satisfação do consumidor e reputação.
Mais do que isso: a Patrus figura entre as 6 melhores empresas de transporte rodoviário do Brasil e ocupa o 1º lugar no segmento de carga fracionada, consolidando sua liderança no setor.
“Essa conquista é fruto do trabalho de um time comprometido, que acredita no valor das relações e no propósito de fazer logística com excelência e com alma!”, destaca o CEO Marcelo Patrus.
O Reclame AQUI, criado em 2000, é hoje uma das principais plataformas de reputação corporativa do país. Ele funciona como um canal independente entre consumidores e empresas, permitindo que clientes publiquem reclamações e acompanhem as respostas públicas das marcas.
Segundo uma pesquisa da CartaCapital, realizada em fevereiro de 2025 com mais de 2.300 consumidores, 81,54% dos brasileiros consultam avaliações antes de adquirir um produto ou serviço — um dado que reforça a importância estratégica da presença da Patrus na plataforma. Fonte: CartaCapital1.
Entre os critérios avaliados para o selo RA1000 estão:
– reclamações respondidas;
– índice de solução;
– nota média dos consumidores;
– intenção de voltar a fazer negócio;
– volume e qualidade das interações.
“Ser reconhecida como a melhor empresa de transporte de carga fracionada na avaliação do Reclame AQUI é uma honra enorme. Nos enche de orgulho e, ao mesmo tempo, aumenta nossa responsabilidade. Eleva o nosso nível de serviço como um todo”, afirma Marcelo Patrus.
Fonte: PATRUS
Fluxo de veículos pesados cai em agosto, enquanto veículos leves sobem
Notícias 10 de setembro de 2025
O fluxo pedagiado de veículos pesados em agosto registrou uma queda de 0,8% na comparação dessazonalizada, segundo o Índice ABCR, divulgado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em parceria com a Tendências Consultoria. No resultado geral, a retração foi compensada pelos veículos leves, que tiveram alta de 1,3% no mês.
Na comparação anual, o segmento de veículos pesados também teve diminuição, com uma variação negativa de 0,5%. Já o fluxo de leves registrou um aumento de 3,5% na comparação com agosto de 2024.
De acordo com Thiago Xavier e Davi Gonçalves, analistas da Tendências Consultoria, o recuo no fluxo de pesados tem relação com o fim do impulso gerado pelo escoamento da produção agropecuária e a desaceleração na produção de bens industriais, afetada por condições financeiras mais restritivas. “Esse cenário impacta diretamente o transporte de cargas, refletindo os desafios enfrentados pela indústria e pelo comércio varejista”, disseram.
Nos últimos doze meses, o índice total do fluxo de veículos pedagiados apresentou uma alta de 2,3%, com aumento de 2,3% de veículos leves e, igualmente, 2,3% de pesados. Também no acumulado do ano, ambos os segmentos registram crescimento: 2,4% para veículos leves e 1,9% para veículos pesados.
Fonte: Agência Infra
Acidentes com caminhões são quase 5 vezes que furto de cargas
Notícias 08 de setembro de 2025
O índice de sinistros nas rodovias do Brasil com caminhões é 4,5 vezes superior aos casos de furto de carga, e 36% desses imprevistos envolvem outras pessoas, revela um estudo exclusivo da Pamcary. Bahia, Minas Gerais e São Paulo encabeçam a relação de estados com mais ocorrências com veículos de carga.
De acordo com a análise, em 2024, a cada 10 mil deslocamentos houve 2,36 acidentes contra 0,53 assaltos. As informações inéditas mostram ainda que, no mesmo ano, 62% das perdas com carga no setor rodoviário foram consequência de acidentes. Em outro levantamento usando informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), a CNT (Confederação Nacional do Transporte) calcula que, em 2024, as despesas com acidentes e fatalidades nas estradas federais envolvendo caminhões totalizaram R$ 5,1 bilhões, contra R$ 1,2 bi de roubos.
Sudeste concentra maior número de acidentes no 1º semestre
Conforme a Pamcary, 40,6% dos registros do primeiro semestre de 2025 foram registrados na região Sudeste, seguida pelo Nordeste, com 22,7% dos eventos.
Os trajetos entre São Paulo e Rio e entre Minas e São Paulo são os mais perigosos. A BR-116 é a via com o maior número de sinistros, principalmente no segmento paulista. Em território mineiro, 92% dos acidentes sucedem na BR-381.
Tombamentos e capotamentos foram os incidentes mais comuns (54%), assim como os sinistros envolvendo veículos com itens perigosos e poluentes (40,4%).
Sem seguro, caminhoneiro está impedido de trabalhar
A partir de julho, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) passou a exigir que as empresas de transporte de carga sejam seguradas para indenizar danos causados a terceiros por veículos carregados. A cada serviço solicitado, o chamado RC-V (Responsabilidade Civil de Veículo) precisa ser emitido pela transportadora no nome e CPF do motorista. A regra estabelece que é vedado repassar o custo ao profissional ou reduzir o valor do pagamento pelo serviço.
Desde 2023, o seguro RC-V se tornou um dos três seguros exigidos por lei para o transporte rodoviário de cargas e, sem a sua apresentação, a empresa pode ter o seu RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) bloqueado. No começo de setembro deste ano, a ANTT divulgou uma instrução que regulamenta a sua supervisão, definindo as maneiras como as transportadoras devem atestar a aquisição dos três seguros. Segundo a ANTT, está programada a verificação também nas estradas.
Fonte: Frota&Cia
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo