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Carnaval 2025: Restrição de tráfego e Operação de segurança nas rodovias

Notícias 28 de fevereiro de 2025

Para melhorar a segurança nas rodovias federais durante o Carnaval 2025, o tráfego de alguns veículos de carga está restrito em rodovias de pista simples. Não podem circular veículos ou combinações de veículos, passíveis ou não de autorização especial de trânsito (AET) ou autorização específica (AE), que excedam qualquer um dos seguintes limites:

  • 2,6m de largura
  • 4,4m de altura
  • 19,8m de comprimento
  • 58,5 toneladas de PBTC

As restrições ocorrem nos seguintes dias e horários:

  • Sexta-feira (28/02):16h às 22h 
  • Sábado (01/03):06h às 12h 
  • Terça-feira (04/03): 16h às 22h 
  • Quarta-feira (05/03): 06h às 12h 

Além dessas restrições, a Operação Carnaval 2025, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), começou à meia-noite desta sexta-feira (28) e seguirá até as 23h59 da quarta-feira de Cinzas (5). Durante esse período, a fiscalização está sendo intensificada para reduzir acidentes e garantir a segurança nas estradas.

O foco da operação é o combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e motoristas que dirigem sob efeito de álcool. As ações estão concentradas nos trechos críticos das rodovias, onde há maior incidência de acidentes. Além disso, a PRF está reforçando campanhas educativas para conscientizar os condutores sobre boas práticas de segurança.

A PRF também alerta os motoristas que vão pegar estrada para fazer a revisão do veículo, verificando:
• Pneus (incluindo o estepe)
• Freios
• Iluminação
• Itens obrigatórios, como limpadores de para-brisa
• Documentação do condutor e do veículo

Além disso, o uso do cinto de segurança é indispensável para todos os ocupantes do veículo, e ultrapassagens devem ser feitas apenas nos trechos permitidos. Motociclistas devem utilizar capacete e equipamentos de proteção, e é fundamental redobrar a atenção em trechos urbanos com grande fluxo de pedestres.

Com essas medidas, a expectativa é garantir um trânsito mais seguro para todos durante o período festivo.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2025-02/operacao-carnaval-inicia-amanha-para-garantir-seguranca-nas-estradas

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

 

Projeto de lei busca melhores instalações para caminhoneiros em portos

Notícias 27 de fevereiro de 2025

O Deputado Federal Gilson Daniel (PODE/ES) quer que as instalações portuárias ofereçam melhores instalações de apoio para caminhoneiros e outros trabalhadores. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei 178/2025 na Câmara dos Deputados, que altera a Lei dos Portos (Lei nº 12.815/2013).

De acordo com o texto do projeto, as instalações portuárias deverão ter infraestrutura adequada à quantidade de trabalhadores e motoristas que operam nessas áreas, incluindo banheiros adequados e bem localizados, áreas de descanso, restaurantes e lanchonetes, além de espaço de estacionamento seguro para os caminhões.

O projeto também prevê um prazo, se for convertido em lei, de 24 meses para os portos realizarem as adequações necessárias.

“Motoristas de carga e trabalhadores portuários desempenham atividades essenciais para a logística do país, frequentemente enfrentando jornadas exaustivas sem acesso adequado a instalações sanitárias, alimentação de qualidade e locais apropriados para descanso. A ausência dessas condições pode comprometer a saúde, o bem-estar e até mesmo a segurança nas operações logísticas”, destacou o Deputado Federal Gilson Daniel, na justificativa do projeto.

Ele cita o caso do Porto de Capuaba, em Vila Velha, Espírito Santo, onde caminhoneiros relatam a falta de banheiros acessíveis e locais adequados para alimentação, chegando a permanecer até 48 horas aguardando carregamento sem a devida infraestrutura de apoio.

Para o deputado, se a medida for aprovada, irá promover o bem-estar dos trabalhadores, além de contribuir para a redução dos riscos de acidentes, melhorar a eficiência logística e reforça a segurança viária e operacional.

O projeto de lei vai passar por análise nas comissões de Viação e Transportes; de Trabalho; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

FONTE: Blog do Caminhoneiro

O Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir você

Notícias 27 de fevereiro de 2025

O Transcares em apoio ao Tribunal de Contas da União (TCU) quer ouvir você sobre a qualidade e segurança das pontes em rodovias do país. Você pode descrever aspectos como iluminação, sinalização, largura das vias e rachaduras. O objetivo é saber se você se sente seguro ao trafegar nas pontes do Brasil .

Acesse aqui o questionário: https://ir.tcu.gov.br/aus
Seu relato e fotos podem fazer a diferença.

Transcares no grupo que entrega ao governador plano de ação para o ES lidar com a Reforma Tributária

Notícias 27 de fevereiro de 2025

A última semana de fevereiro começou com uma boa notícia para o Espírito Santo! Os setores produtivos capixabas já possuem um plano de ação para lidar com a Reforma Tributária. O plano, uma construção do Recomex-ES – Conselho Estratégico de Comércio Exterior e Logística do Espírito Santo, foi apresentado ao governador, Renato Casagrande, num café da manhã realizado na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, no Palácio Anchieta, em Vitória. Dentre o grupo presente “assinando” essa importante entrega estavam o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e o diretor Marco Zon, que fazem parte do conselho.

                          

Além do governador, de Teixeira, que também estava representando a Fetransportes, e de Zon, estavam na agenda o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, o presidente da bancada capixaba em Brasília, deputado Da Vitória, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, o diretor-presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, além dos presidentes do Sindiex, Sidemar Acosta, e da Fecomércio, Idalberto Moro.

                          

O Recomex foi criado pelo Sindiex, em maio do ano passado, com o objetivo de planejar uma estratégia para a economia do Estado no pós 2032, último ano com os benefícios fiscais em funcionamento, já que a Reforma Tributária põe fim na atual estrutura. Ele é formado por empresários, executivos, dirigentes de entidades, advogados representantes do governo estadual e parlamentares, e seu propósito é ousado: transformar o Espírito Santo em hub logístico do país.

                          

“Nossa proposta é que, na posição de hub logístico, possamos ajudar outros estados. A ideia é que este ano a gente consigamos consolidar tudo o que impacta e tudo o que nos forneça oportunidades dentro da Reforma Tributária. Já mapeamos as questões logísticas e temos a visão de que a BR-101 fica pronta até 2032. Temos ainda investimentos liberados para a BR-259 e para a BR-262. Mas tudo isso depende do poder público”, argumentou Acosta, completando em seguida.

                          

“Temos um termo assinado entre iniciativa privada e governo. Criamos toda uma governança para poder gerir esse conselho, temos estatutos, acordo de confidencialidade e geramos 10 reuniões. Nesses encontros, conseguimos estruturar grupos de trabalho e trabalhar todos os mecanismos da Reforma por meio dos 24 membros conselheiros. Vamos encontrar oportunidades para que possamos garantir a continuidade da atividade econômica do Estado”.

                         

O presidente Luiz Alberto Teixeira concorda com Sidemar. “Estamos trabalhando muito para apresentar soluções para que o Estado não perca muitas receitas com a Reforma. Tenho dito que a Reforma Tributária é dura para o Espírito Santo, mas vamos conseguir  abrir novos caminhos”, acredita.

Fonte: Anna Carolina Passos – Assessora de Comunicação Transcares


                    



                          

 

Setor de transporte avalia impactos econômicos diante de juros, câmbio e inflação para 2025

Notícias 26 de fevereiro de 2025

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) publicou, nesta quinta-feira (20), a edição de fevereiro do Boletim de Conjuntura Econômica, apresentando uma análise dos principais indicadores que afetam o setor de transporte no Brasil. O documento aborda a projeção para a taxa básica de juros, a valorização do dólar e o comportamento da inflação, fatores que influenciam custos operacionais e investimentos no setor.

A meta da taxa Selic pode atingir 14,25% em março, o maior nível desde 2016. Atualmente em 13,25% ao ano, o aumento projetado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) visa conter a inflação. O cenário nacional contrasta com a tendência observada em outros países, onde os bancos centrais iniciaram a redução dos juros.

A política monetária mais restritiva pode impactar a cotação do dólar, uma vez que investidores tendem a buscar rendimentos mais elevados no mercado brasileiro. A possível valorização do real pode reduzir os custos de importação de insumos essenciais para o setor, como combustíveis e peças. Por outro lado, o fortalecimento da moeda brasileira pode afetar a competitividade das exportações, reduzindo a demanda por fretes internacionais.

Inflação e Custos do Transporte

A inflação permanece como um fator relevante para o setor. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,44% em janeiro, menor variação para o mês desde 1994. No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 4,56%, superando o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

No setor de transportes, os custos apresentaram elevação. Em janeiro, a inflação no segmento foi de 1,30%, influenciada pelo aumento das passagens aéreas, que tiveram alta de 10,42%, e pela elevação dos preços dos combustíveis, que subiram, em média, 0,75%. O etanol apresentou a maior variação no período (1,82%), seguido do óleo diesel (0,97%) e da gasolina (0,61%). No acumulado de 12 meses, as altas foram de 21,59% para o etanol, 10,71% para a gasolina e 2,66% para o óleo diesel.

Desempenho do Setor

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) registrou queda de 0,7% no volume de serviços de transporte em 2024. O segmento de cargas teve retração de 4,6%, enquanto o transporte de passageiros apresentou crescimento de 1,9%.

Em dezembro, o transporte aéreo registrou alta de 7,0% no volume de serviços. No mesmo período, as atividades de armazenagem, serviços auxiliares ao transporte e correios cresceram 2,0%, e o transporte aquaviário teve aumento de 0,8%. O transporte terrestre apresentou retração de 2,4% no mês.

Geração de Empregos

O setor de transporte registrou a criação de 113.786 postos de trabalho em 2024, resultado de 1.386.087 admissões e 1.272.301 desligamentos. O número de trabalhadores formais atingiu 2,81 milhões, representando 6,0% do total de empregos com carteira assinada no país, que soma 47,21 milhões.

O transporte rodoviário de cargas foi o principal responsável pelo crescimento no número de empregos no setor, com a geração de 60.215 novas vagas ao longo do ano.

Fonte: https://www.tecnologistica.com.br/noticias/mercado/19524/setor-de-transporte-avalia-impactos-economicos-diante-de-juros-cambio-e-inflacao-para-2025/?utm_campaign=newsletter_260225&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Foto: Reprodução/Pixabay

Associação divulga levantamento sobre roubo de cargas em 2024 e reforça alerta sobre ações urgentes

Notícias 26 de fevereiro de 2025

O roubo de cargas segue sendo um dos desafios mais críticos para o Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil, impactando diretamente empresas, consumidores e a economia nacional. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), apesar da queda no número de ocorrências nos últimos anos, os prejuízos financeiros continuam alarmantes. Em 2024, foram registrados 10.478 roubos em todo o país, uma redução de 11% em relação a 2023 e de 59,6% em comparação a 2017. No entanto, o valor das mercadorias subtraídas aumentou 21% em um ano, chegando a R$ 1,217 bilhão, evidenciando que os criminosos estão cada vez mais estratégicos e focando em cargas de alto valor, como medicamentos, eletrônicos e insumos industriais.

No 9º Fórum CNT de Segurança Pública, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) na última terça-feira, 18 de fevereiro, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, destacou que o roubo de cargas vai além de um problema setorial, representando uma ameaça à economia nacional e um canal de financiamento do crime organizado. “As empresas do setor de Transporte Rodoviário de Cargas já gastam, preventivamente, cerca de 14% da receita, investindo em rastreamento, escoltas armadas, blindagem de veículos, inteligência artificial e seguros. Mas isso não basta. Precisamos de uma ação coordenada entre todas as forças policiais e do endurecimento das leis para responsabilizar tanto os criminosos quanto os receptadores”, ressaltou Rebuzzi.

A criminalidade no setor evoluiu, e os impactos vão além dos prejuízos financeiros. Além de elevar os custos operacionais, as restrições a horários, rotas e limite de valor das cargas transportadas comprometem a produtividade e tornam algumas operações inviáveis. O trauma gerado em motoristas e ajudantes, que muitas vezes são vítimas de violência física e psicológica, tem levado profissionais a evitarem determinadas regiões, resultando até mesmo em um déficit preocupante de motoristas no setor. “Não se trata apenas de um crime contra as empresas, mas contra toda a sociedade. Enquanto criminosos lucram com o comércio ilegal de mercadorias roubadas, os preços sobem para o consumidor, e a economia formal perde arrecadação de tributos”, alerta Roberto Mira, vice-presidente de Segurança da NTC&Logística.

Entre as propostas apresentadas pela NTC&Logística para combater o problema, está a coordenação federal dos dados e do planejamento para garantir a integração das Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. A entidade defende ainda a implantação de Unidades de Segurança Especializadas, patrulhamento ostensivo nas principais rodovias e vias urbanas, maior rigor nas investigações sobre receptadores e ampliação das penas para esses criminosos, com a possibilidade de suspensão de CNPJ de empresas envolvidas no comércio de cargas roubadas. Além disso, medidas tecnológicas como reconhecimento facial, monitoramento de veículos suspeitos e sistemas preditivos podem ajudar na identificação e repressão dessas práticas criminosas.

O impacto do roubo de cargas atinge toda a cadeia logística e econômica do Brasil, comprometendo a competitividade das empresas, a segurança dos profissionais do setor e o abastecimento de diversos produtos. A NTC&Logística segue mobilizando esforços para pressionar o poder público por ações mais eficazes. “Não podemos permitir que esse crime continue avançando e se modernizando enquanto as respostas das autoridades são lentas. O Transporte Rodoviário de Cargas é uma atividade essencial para o país, e sua segurança precisa ser tratada como prioridade”, finaliza Eduardo Rebuzzi.
 
Fonte: https://www.fenatac.org.br/post/associa%C3%A7%C3%A3o-divulga-levantamento-sobre-roubo-de-cargas-em-2024-e-refor%C3%A7a-alerta-sobre-a%C3%A7%C3%B5es-urgentes
 
Imagem de Rafael Brusque Toporowicz / Blog do Caminhoneiro

Viaduto da Darly Santos com Rodovia do Sol será interditado em Vila Velha

Notícias 25 de fevereiro de 2025

O viaduto no entroncamento da Darly Santos com a Rodovia do Sol, próximo ao Boulevard Shopping, em Vila Velha, será interditado a partir da próxima terça-feira (25), às 6 horas. A interdição, que pode durar até o final de novembro, é necessária para a execução das obras de acesso a novos bairros da região.

Essa é a primeira fase das obras de um projeto aprovado no Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) para novos acessos, onde em uma das etapas, consiste a interdição do viaduto por aproximadamente 10 meses. As obras são de responsabilidade do Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário e visam melhorar os acessos aos novos bairros do município, atendendo ainda à expansão populacional e criando novas alternativas de retornos.

O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, destaca que essa é uma obra necessária e muito importante para aquele trecho considerando o crescente número de bairros e de empreendimentos naquela parte do município canela-verde. “O DER-ES vai fiscalizar, de forma geral e constante, pra ver se o projeto está sendo executado conforme foi aprovado”, avisou.

A obra será executada em várias fases, sendo terraplenagem e pavimentação do novo ramal de acesso aos empreendimentos, a construção de uma passagem subterrânea em concreto armado e pavimentação, e a construção de alça de acesso da Rodovia Darly Santos para a Rodovia do Sol.

Rotas e desvios

Para facilitar a vida dos usuários das duas rodovias o DER-ES em conjunto com a Prefeitura Municipal de Vila Velha e a Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário implantaram desvios de tráfego que terão placas indicando para onde devem seguir.

Por exemplo: o condutor que está na Rodovia Darly Santos e deseja seguir sentido Itaparica, Centro de Vila Velha, Terceira Ponte e continuar sentido Vitória, antes de chegar ao viaduto interditado deverá acessar a rua Coronel Otto Neto, que fica atrás do Boulevard Shopping, e acessar a Rodovia do Sol logo em seguida.

Se o condutor estiver na Darly Santos e deseja seguir para Barra do Jucu e Guarapari na Rodovia do Sol, o tráfego permanece sem alteração. Outro sentido que permanece sem alteração é para quem segue de Itaparica e Centro de Vila Velha e que seguir em direção ao bairro Araçás e Darly Santos. Este deve passar em frente ao Boulevard Shopping e seguir a via normalmente como já faz hoje.

Já para os condutores que vêm de Guarapari e Barra do Jucu pela Rodovia do Sol e desejam seguir pela Darly Santos e bairro Araçás devem passar direto pelo entroncamento, andar mais alguns metros à frente, ir até o desvio de giro de quadra que foi construído pela Prefeitura de Vila Velha, onde deverão virar à direita, passar por trás do Dunas Motel, depois virar à esquerda contornando a loja Rio Piscinas, voltar e passar em frente ao Boulevard Shopping novamente e finalmente acessar a Darly Santos.

O local já está todo sinalizado com placas indicando as direções e agentes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e da Guarda Civil Municipal de Vila Velha vão atuar em conjunto nas interdições para orientar os condutores e organizar melhor o trânsito. A Guarda Municipal pelo lado da Rodovia do Sol e o BPTran pelo lado da Darly Santos.

Nas imagens que ilustram o texto, as indicações seguem as seguintes cores:

- Linha Amarela: Desvio de tráfego para as obras do viaduto

- Linha Verde: Tráfego sem alterações

- Linha Laranja: Bloqueio de tráfego

Fonte: DER-ES

As principais perspectivas de infraestrutura rodoviária no Brasil para 2025

Notícias 24 de fevereiro de 2025

A infraestrutura rodoviária do Brasil enfrenta desafios, como pavimentação insuficiente. Concessões e projetos intermodais são chave para avanços até 2025

A infraestrutura rodoviária desempenha um papel essencial na logística e na economia do Brasil, um país que depende fortemente do transporte RODOVIÁRIO para a circulação de bens e pessoas. Para 2025, é fundamental analisar as perspectivas para este setor, destacando os principais desafios, avanços esperados e iniciativas em andamento.

Atualmente, a malha rodoviária brasileira é uma das maiores do mundo, com mais de 1,7 milhão de quilômetros de estradas. No entanto, apenas uma pequena fração é pavimentada, o que reflete a necessidade de investimentos significativos em manutenção e expansão. Problemas como buracos, falta de sinalização adequada e infraestrutura insuficiente em regiões remotas continuam a ser desafios críticos.

Nos últimos anos, o governo brasileiro tem apostado em concessões rodoviárias para atrair investimentos privados. Até 2025, espera-se que novos leilões sejam realizados, abrangendo importantes rodovias federais e estaduais. 

Essas concessões devem contribuir para a modernização da infraestrutura, com a implementação de pedágios eletrônicos, ampliação de faixas e melhorias na segurança viária, o que trará maior segurança aos usuários e ao transporte de cargas.

Noutro aspecto, é relevante lembrar que a sustentabilidade tem ganhado destaque no planejamento de infraestrutura. Projetos que priorizam o uso de materiais recicláveis e tecnologias mais eficientes na construção de rodovias devem se tornar mais comuns. Além disso, o uso de ferramentas de monitoramento digital e ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) pode melhorar a gestão do tráfego e reduzir custos operacionais.

A integração entre o transporte rodoviário e outros modais, como ferrovia, hidrovia e portos, é vista como essencial para aumentar a eficiência logística. Até 2025, espera-se avanços em projetos intermodais, como corredores logísticos que conectem as regiões produtoras de commodities aos principais portos do país.

Muito embora o Sudeste e o Sul concentrem grande parte da infraestrutura de qualidade, regiões como o Norte e o Nordeste devem receber maior atenção até 2025. Projetos como a pavimentação da BR-319, que liga Manaus/AM a Porto Velho/RO, ilustram os esforços para melhorar a conectividade nessas regiões.

Apesar das perspectivas positivas, há desafios significativos no caminho do desenvolvimento do país, senão vejamos:

  • Burocracia: processos lentos de licenciamento ambiental e concessão atrasam a implementação de projetos;
  • Falta de recursos:  financiamento público é limitado, exigindo maior participação do setor privado;
  • Manutenção: a falta de manutenção preventiva pode comprometer os avanços realizados.

Enfim, as perspectivas para a infraestrutura rodoviária no Brasil em 2025 são favoráveis, com avanços esperados em termos de investimentos, sustentabilidade e integração modal. Contudo, para que estas melhorias se concretizem, é primordial superar desafios como burocracia e falta de recursos.

A modernização das rodovias brasileiras não é apenas uma necessidade logística, mas também um passo fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, que, há muito, tem defasagem de investimentos no que diz respeito a esse segmento.

Fonte: Portal Migalhas

CNT aponta cenário econômico desafiador para o transporte em 2025

Notícias 24 de fevereiro de 2025

Boletim de Conjuntura Econômica analisa os principais indicadores que impactam a atividade transportadora

Diante da perspectiva de alta na taxa básica de juros, do dólar valorizado e da inflação persistente, o setor de transporte precisa avaliar com cautela os investimentos. A edição de fevereiro do Boletim de Conjuntura Econômica, publicada nesta quinta-feira (20) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), analisa os principais indicadores que impactam a atividade transportadora e traça um panorama do atual momento econômico do país.

Entre os destaques, o Boletim aponta que a meta da taxa Selic pode atingir 14,25% em março, o maior patamar desde 2016. Atualmente em 13,25% ao ano, a alta projetada pelo Copom (Comitê de  Monetária) busca conter a inflação, mas contrasta com o cenário internacional, em que muitos países já iniciaram a redução dos juros.

A redução das taxas de juros no exterior pode amenizar a cotação do dólar, já que investidores buscam rendimentos mais elevados nos ativos brasileiros. Apesar da política monetária restritiva, a potencial valorização do real frente ao dólar pode trazer algum alívio ao setor, reduzindo custos de importação de insumos como combustíveis e peças. No entanto, o fortalecimento da moeda brasileira tende a diminuir a competitividade das exportações, impactando o volume de fretes internacionais.

Inflação pressiona custos do transporte

A inflação segue como fator de preocupação para o setor. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou alta de 0,44% em janeiro, a menor variação para o mês desde 1994. Mas, no acumulado em 12 meses, a inflação alcançou 4,56%, acima do teto da meta estabelecida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

No grupo de transportes, os custos continuam subindo. Em janeiro, o setor registrou inflação de 1,30%, impulsionada pelo aumento das passagens aéreas (alta de 10,42%) e pela elevação dos preços dos combustíveis, que subiram, em média, 0,75% no mês. Entre os combustíveis, o etanol teve a maior alta (1,82%), seguido do óleo diesel (0,97%) e da gasolina (0,61%). No acumulado de 12 meses, os aumentos chegam a 21,59% para o etanol, 10,71% para a gasolina e 2,66% para o óleo diesel.

Destaques do setor

Em 2024, o volume de serviços de transporte, mensurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), caiu 0,7%. O segmento de cargas apresentou retração de 4,6%, enquanto o segmento de passageiros registrou desempenho positivo, com crescimento de 1,9%. Em dezembro, o transporte aéreo foi o destaque positivo, com alta de 7,0% no volume de serviços. No mesmo mês, as atividades de armazenagem, serviços auxiliares ao transporte e correios cresceram 2,0%, enquanto o transporte aquaviário avançou 0,8%. Em contrapartida, o transporte terrestre registrou retração de 2,4%.

Emprego no transporte segue em alta

O setor de transporte gerou 113.786 postos de trabalho em 2024, resultado da diferença entre 1.386.087 admissões e 1.272.301 desligamentos. O estoque de trabalhadores formais atingiu 2,81 milhões, representando 6,0% do total de empregados com carteira assinada no Brasil (47,21 milhões de trabalhadores). O transporte  de cargas impulsionou o crescimento no ano, com a criação de 60.215 empregos.

Fonte: CNT

Governo mantém em 14% mistura de biodiesel no diesel para conter inflação

Notícias 21 de fevereiro de 2025

Planejamento do CNPE era elevar percntual para 15 % a partir de 1o de março

Para segurar o avanço na inflação dos alimentos, o Conselho Nacional de  Energética (CNPE) optou por manter em 14% a quantidade de biodiesel misturada ao óleo diesel. O cronograma do governo previa que, a partir de 1º de março, o porcentual seria elevado a 15%.

A decisão baseia-se no fato de que o aumento da mistura encareceria o combustível usado no transporte de cargas, o que refletiria nos preços dos alimentos – atualmente o diesel corresponde a 35% do valor do frete dos caminhoneiros. Isto aconteceria mesmo com o fato de a maior parte do biodiesel utilizado no País ter a soja como origem, item que em sua maioria é exportado.

Se crescesse o porcentual do biodiesel, mais caro, o diesel registraria seu segundo aumento em um mês. Em busca de reduzir a defasagem em comparação ao preço internacional no fim de janeiro, a Petrobras elevou o valor do litro para as distribuidoras em R$ 0,22.

O programa do governo federal Combustível do Futuro, sancionado por lei em outubro, estabelece que a quantidade do biodiesel no diesel varie de 13% a 25%. A adição, todavia, é obrigatória desde 2008, como parte de política nacional para diminuir a poluição do transporte de cargas.

Fonte: AutoData 

Café com Jurídico debate impactos do Vale-Pedágio Digital para transportadoras

Notícias 20 de fevereiro de 2025

A transição para o Vale-Pedágio Digital, que passou a ser obrigatória em janeiro 2025, foi tema do Café com Jurídico realizado pelo SETCERGS na manhã desta quinta-feira (20/02). O evento reuniu transportadores, especialistas e representantes de empresas de tecnologia para esclarecer as novas regras e os benefícios do pagamento eletrônico.

A superintendente de Relações de Trabalho do SETCERGS, Andressa Scapini, ressaltou a importância de estar atento ao processo de mudança.

“Este é o momento de ajustar e aprimorar os processos para evitar problemas que, como transportadores, podemos enfrentar em situações de complicação. Afinal, a regra é clara: existem penalidades, e é fundamental que estejamos conforme a lei”, afirmou.

O assessor jurídico do SETCERGS, Fernando Zanella, destacou os aspectos legais e benefícios que as empresas poderão perceber com as alterações.

“Essa mudança já está trazendo, ou trará em breve, maior segurança tanto para o embarcador quanto para o transportador. Além disso, acredito que promoverá uma economia de combustível, pois agilizará o trânsito nas praças de pedágio com o sistema free flow. Outro benefício é a sustentabilidade, com menor tempo de parada nas estações de cobrança e a eliminação da cobrança manual. Isso representa um avanço. O essencial é que todas as transportadoras compreendam que a Lei do Vale-Pedágio foi criada para protegê-las, conforme está claro em seus fundamentos. Essa questão, inclusive, foi debatida no Supremo Tribunal Federal, em 2020, quando a Confederação Nacional da Indústria questionou a constitucionalidade do artigo que impõe uma sanção de duas vezes o valor do frete ao embarcador que descumprir a lei”, comentou.

Além dos aspectos jurídicos, representantes de empresas de tecnologia explicaram como funciona o novo sistema na prática. Reber Luiz, representante da empresa Veloe Go, explicou como funciona a tecnologia.

“Somos uma fornecedora homologada de vale-pedágio pela ANTT, oferecendo soluções como a TAG Veloe e atendendo todo o ciclo logístico, desde o abastecimento da frota até o pagamento do pedágio eletrônico, frete e vale-pedágio. Estamos à disposição para ajudar com soluções de pagamento e logística”, disse.

Já o gerente de negócios da Ticket Log / Repom / Endered, Vitor Alves, lembrou que a atualização é de extrema importância, especialmente com a mudança na antecipação do vale-pedágio, que gerou muitas dúvidas.

“Acredito que essa alteração veio para beneficiar o transportador rodoviário de cargas, tornando o processo mais dinâmico, especialmente no que diz respeito à mobilidade e passagem nos pedágios, já que a antecipação será feita por meio das tags. Além disso, o nosso mercado está passando por uma transformação significativa, impulsionada pelo sistema free flow. Por isso, é importante estar atento a todas essas mudanças”, declarou.

O Café com Jurídico contou com o apoio das empresas Ticket Log / Repom / Endered e Veloe Go.

Fonte: SETCERGS

Pesquisa CNT de rodovias 2024 aponta a necessidade de reforço contínuo da infraestrutura rodoviária brasileira

Notícias 20 de fevereiro de 2025

A qualidade das rodovias brasileiras exerce um impacto direto na eficiência econômica e no desenvolvimento social do país. Para garantir segurança e fluidez no tráfego de pessoas e mercadorias, é essencial dispor de uma infraestrutura de qualidade, além de dados atualizados sobre as condições das vias.

Pesquisa CNT de Rodovias 2024 – o mais abrangente estudo sobre a infraestrutura rodoviária no Brasil – revela que as rodovias são classificadas, no seu Estado Geral, como ótimo (7,5%); bom (25,5%); regular (40,4%); ruim (20,8%) e péssimo (5,8%). Os índices indicam uma pequena melhora na qualidade geral, demonstrando que o aumento de investimentos começa a apresentar resultados, quebrando, assim, a inflexão da curva.

Divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT nessa terça-feira (19/11), o levantamento avaliou 111.853 quilômetros de vias pavimentadas, o que corresponde a 67.835 quilômetros da malha federal (BRs) e a 44.018 quilômetros dos principais trechos estaduais.

A classificação do Estado Geral compreende três principais características da malha rodoviária: o Pavimento, a Sinalização e a Geometria da Via. Levam-se em conta variáveis como condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes. Em 2024, a avaliação dessas variáveis foi:

Classificação Pavimento Sinalização Geometria
Ótimo 31,2% 11,6% 14,9%
Bom 11,9% 24,3% 19,9%
Regular 34,7% 40,9% 25,3%
Ruim 16,3% 12,7% 23,0%
Péssimo 5,9% 10,5% 16,9%

Investimento contínuo necessário

A CNT reconhece os esforços que vêm sendo realizados para transformar o cenário rodoviário nacional e afirma que ainda é necessário ampliar os recursos e o orçamento destinados às rodovias brasileiras. A melhoria da infraestrutura de transporte é um processo de longo prazo que requer constância e comprometimento.

Investimentos contínuos são fundamentais para garantir o avanço gradual e sustentável das rodovias. A CNT reafirma a importância de manter e intensificar esses esforços, uma vez que só assim será possível garantir uma mobilidade mais segura e eficiente, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do país e atendendo às necessidades de uma sociedade que aspira por uma infraestrutura de qualidade.

A partir dos dados levantados na Pesquisa, a Confederação estima que o investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento corresponde a R$ 99,7 bilhões. “Continuaremos a acompanhar de perto as transformações no setor, fortalecendo a agenda de investimentos e colaborando com os setores público e privado, para que o Brasil conquiste uma rede rodoviária à altura de seu potencial e de sua população”, afirma o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

Apoio para empresas

As informações da Pesquisa têm utilidade prática para os transportadores, na medida em que os auxiliam no planejamento das rotas e na estimativa dos impactos da condição das rodovias nos seus custos operacionais.

Rodovias públicas e privadas

A Pesquisa permite uma análise detalhada do Estado Geral das rodovias conforme o tipo de gestão (pública ou privada). As rodovias públicas, que correspondem a 74,8% da extensão avaliada, foram classificadas como ótimo (2,7%); bom (20,0%); regular (43,7%); ruim (25,9%) ou péssimo (7,7%) em sua extensão. Por outro lado63,1% das rodovias concedidas à iniciativa privada foram classificadas como ótimo (21,4%); bom (41,7%); regular (30,8%); ruim (5,7%) ou péssimo (0,4%).

Pontos críticos

Outro destaque da Pesquisa é o levantamento de pontos críticos, que abrange situações incomuns ao longo da via que podem representar sérios riscos à segurança dos usuários. Houve, em relação à edição anterior da Pesquisa, uma diminuição de 7,6% desses pontos, passando de 2.648 ocorrências, em 2023, para 2.446 em 2024.

Os dados mostram redução do número de erosões na pista, de buracos grandes e de quedas de barreiras. Ao comparar os resultados de 2023 e de 2024, segundo a jurisdição e a gestão, verificou-se que a redução mais expressiva se deu nas rodovias federais sob gestão pública (-17,4%).

Metodologia da Pesquisa

A Pesquisa CNT de Rodovias representa o levantamento mais abrangente e atualizado da malha rodoviária do Brasil, em que são avaliadas as condições dos diversos elementos que a constituem – em um total de 22 variáveis, nas categorias de pavimento, sinalização e geometria da via.

A relevância da Pesquisa decorre da abrangência da coleta de campo, da sua representatividade e da sua consistência metodológica que, ao longo dos anos, permite a comparação dos dados em uma série histórica e a análise de como os investimentos e as intervenções impactam a qualidade da infraestrutura.

As informações foram obtidas a partir de levantamento de campo realizado por 24 equipes ao longo de 30 dias (de 24/6/2024 a 23/7/2024). A coleta foi realizada de forma 100% digital, com o uso de novas tecnologias e de inteligência artificial, resultando em uma maior precisão e confiabilidade das informações.

Acesse aqui o estudo Pesquisa CNT de Rodovias 2024

Fonte: CNT

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