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Transporte coletivo é solução estratégica para reduzir as emissões do Brasil, aponta CNT
Notícias 25 de junho de 2025
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) acaba de lançar a nova edição do Radar CNT do Transporte, com uma análise comparativa das emissões de dióxido de carbono (CO2) no transporte rodoviário de passageiros. O levantamento destaca as diferenças entre os meios coletivos e individuais, evidenciando o papel fundamental do transporte público como alternativa estratégica para enfrentar os desafios ambientais e sociais no país.
Na última década, de acordo com a publicação, enquanto a população brasileira cresceu cerca de 4,9%, a frota de veículos leves aumentou 41,9%. Esse avanço tem provocado uma redução significativa nas viagens de ônibus, que caíram 44,1% no mesmo período.
O estudo também mostra que, embora os ônibus sejam equivocadamente considerados como mais poluentes por seu grande porte, eles podem emitir cerca de dez vezes menos CO2 por quantidade de peso útil transportado (TKU) do que os veículos leves no segmento rodoviário de longa distância e seis vezes menos no contexto urbano. Isso se deve à maior capacidade dos veículos coletivos, que conseguem transportar mais passageiros com menor emissão por pessoa ao longo de um quilômetro.
Segundo a diretora executiva interina da CNT (Confederação Nacional do Transporte), os dados mostram que a mobilidade coletiva é uma estratégia de enfrentamento da crise climática. "É urgente reverter a tendência de crescimento do transporte individual e fortalecer políticas públicas que incentivem o transporte público de qualidade obtendo, assim, não apenas ganhos ambientais, mas também sociais para toda a população", reforçou ela.
Dessa forma, a priorização do transporte coletivo contribui significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, especialmente do CO2, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento do planeta. Adicionalmente, a segurança viária também é beneficiada pelo uso de ônibus, já que esses veículos apresentam índices menores de acidentes em comparação a automóveis e motocicletas.
Para incentivar a adoção de um modelo de mobilidade mais sustentável e inclusivo, a CNT propõe uma série de medidas, como:
- ampliação de incentivos financeiros para aumentar a oferta e qualificar o transporte coletivo;
- integração entre diferentes modos de transporte (ônibus, metrô e trens);
- desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção do transporte coletivo;
- readequação de alíquotas do IPVA para veículos individuais mais antigos e poluentes.
A nova edição do Radar CNT do Transporte está disponível para download. Clique aqui e baixe o estudo.
Por Agência CNT Transporte Atual
Levou multa transportando produtos perigosos? Saiba quanto pode custar
Notícias 25 de junho de 2025
Organizamos neste Guia todas as penalidades atribuídas ao transportador e ao expedidor no transporte de produtos perigosos e também informamos os valores das multas.
Neste e-book você encontrará:
Legislação
Saiba as condições técnicas estabelecidas para este tipo de operação.
Atualização
Conheça as mudanças trazidas pela Resolução nº 6056/2024.
Penalidades
Veja as responsabilidades atribuídas ao transportador e ao expedidor da carga.
Multas
Confira os valores de cada infração, que pode variar de R$ 600,00 a R$ 5 mil.
São João aquece economia e impulsiona setor de transporte de cargas e logística
Notícias 24 de junho de 2025
No mês de junho, todo o Nordeste se prepara para as festividades que movimentam a cultura e a economia durante o período. No setor de transporte de cargas e logística não é diferente, o aumento das movimentações é claro.
“O São João é um dos períodos mais relevantes para o nosso setor. As empresas precisam se planejar com antecedência para dar conta do aumento expressivo na demanda, que envolve desde produtos alimentícios até estruturas para eventos. A logística se torna ainda mais desafiadora, especialmente para atender cidades do interior, mas também é uma grande oportunidade de crescimento e geração de empregos na região”, destaca Arlan Rodrigues, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog-NE).
Durante o período junino, o volume de cargas transportadas apresenta um aumento em relação aos outros meses do ano na região Nordeste. Os principais destinos incluem centros de distribuição e grandes mercados de capitais como Recife (PE), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB), reconhecida como sede do maior São João do mundo. No entanto, também existe um crescimento da demanda para cidades do interior, onde as festividades são tão grandes quanto nas capitais. Os itens mais transportados nesta época incluem alimentos típicos como milho, amendoim, derivados de mandioca, além de bebidas, fogos de artifício, roupas juninas e equipamentos para montagem de estruturas de eventos. O crescimento da economia também reflete nos empregos temporários no setor logístico gerados pela sazonalidade da festa.
De acordo com estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), 45% das vagas demandadas durante o período são para a indústria logística, com destaque para vagas de analistas de suporte, auxiliares de logística, coordenadores de vendas, carregadores e transportadores.
Além disso, o comércio eletrônico também tem expectativas de aumento de movimentação durante o mês, tanto para os produtores que vendem online, quanto para os operadores logísticos que fazem a distribuição e o repasse dos produtos.
“O planejamento antecipado, a capacitação das equipes e o cuidado com a segurança no transporte são essenciais para garantir a eficiência das operações e a qualidade do serviço. Além disso, é importante que todos estejam atentos às normas e boas práticas para evitar atrasos e prejuízos neste período crucial para a economia regional”, salienta Arlan.
Com esse cenário, durante o São João o transporte de cargas se consolida como uma peça-chave na engrenagem que mantém viva uma das tradições mais queridas do Brasil, unindo eficiência logística e celebração cultural para que tudo funcione como planejado.
Crise ao volante: a escassez de motoristas desafia o transporte de cargas no Brasil. Quais as saídas?
Notícias 16 de junho de 2025
Com a presença do Transcares, 4º Seminário Trabalhista do TRC foca na modernização das relações de trabalho
Notícias 12 de junho de 2025
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realizou nessa quarta-feira (11), a quarta edição do Seminário Trabalhista do Transporte Rodoviário de Cargas. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, em Brasília, e reuniu representantes do setor público, empresários e lideranças sindicais para discutir os principais desafios e caminhos para o aprimoramento das relações trabalhistas no setor. O Transcares estava representado no evento nacional com o superintendente, Mario Natali, e o coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Denzin.
A iniciativa foi proposta pelo deputado Luiz Gastão (PSD/CE) e teve como foco a reforma sindical e os impactos da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) na ADI 5322, que, entre outros pontos, proibiu o fracionamento do intervalo de descanso dos motoristas profissionais previsto na Lei nº 13.103 de 2015, conhecida como Lei do Motorista. O evento foi organizado em parceria com a NTC&Logística e contou com o apoio institucional do Sistema Transporte.
Durante a abertura, o deputado Luiz Gastão destacou a importância estratégica do transporte rodoviário de cargas para o abastecimento do país. Segundo ele, o Seminário tem o objetivo de aprimorar a relação entre capital e trabalho, corrigindo distorções e fortalecendo as virtudes desse relacionamento.
Representando o Sistema Transporte, o assessor da Presidência da CNT, Igor Fernandes, defendeu uma reforma sindical que valorize a negociação coletiva, a representatividade e a transparência. Para ele, modernizar as relações laborais é fundamental para garantir a competitividade do setor. Fernandes também alertou para os impactos da decisão do STF sobre a jornada dos motoristas profissionais. “Se não for tratada com responsabilidade, essa medida pode gerar um passivo significativo e comprometer a sustentabilidade das empresas”, afirmou.
O presidente da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres), Valdir Pestana, reforçou a necessidade de articulação entre empresários, trabalhadores e o Congresso Nacional para a construção de soluções duradouras. Ele defendeu a criação de um estatuto próprio para os profissionais do transporte e alertou para o avanço da informalidade. “A uberização das relações de trabalho precisa ser enfrentada com urgência. É fundamental garantir direitos e condições dignas para evitar a precarização da profissão”, destacou.
Também presente no seminário, o presidente da Seção de Transporte Rodoviário de Cargas da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, ressaltou a importância do diálogo permanente entre os diversos agentes do setor. Ele lembrou que a Entidade também promoveu, no mesmo dia, o 24º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, em parceria com a CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara, com foco na segurança pública e no combate ao roubo de cargas.
Os debates foram divididos em mesas temáticas. A primeira abordou a reforma sindical, com a presença do consultor jurídico da CNT, Paulo Teodoro, que criticou a proliferação de entidades sem representatividade. “A existência de milhares de sindicatos abre espaço para entidades fantasmas e enfraquece a legitimidade do movimento sindical”, alertou.
O segundo painel do dia debateu as questões relacionadas à jornada de trabalho do motorista após a ADI 5322.
A gerente executiva do Poder Legislativo, da CNT, Andréia Cavalcanti, também acompanhou os debates, que reforçaram a urgência de atualizar a legislação trabalhista, com foco na segurança jurídica, na valorização profissional e no fortalecimento do diálogo entre todos os envolvidos na cadeia do transporte rodoviário de cargas.
No final do evento, uma certeza: "Debater segurança e eficiência no TRC ao lado das principais lideranças do setor é fundamental para fortalecer parcerias e garantir o abastecimento do País", destacou Mario Natali.
Por Agência CNT Transporte Atual
Motta defende políticas públicas que valorizem o setor de transporte de cargas
Notícias 12 de junho de 2025
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu a construção de políticas públicas que valorizem e fortaleçam o setor de transporte de cargas no Brasil. Motta afirmou que é preciso construir um transporte RODOVIáRIO mais eficiente, seguro e justo para todos os brasileiros.
Ele participou da abertura do 24º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, promovido nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Motta destacou que o transporte rodoviário de cargas movimenta cerca de 65% das mercadorias em território nacional. “Em um país de dimensões continentais como o Brasil, é ele que conecta o campo à cidade, os polos industriais aos centros de consumo, os pequenos municípios aos grandes mercados”.
Demandas e desafios
Em seu discurso, Motta afirmou ainda que discutir as demandas e desafios do setor é fundamental para o futuro da logística nacional. Segundo ele, é importante pensar em infraestrutura adequada, estradas seguras, investimentos sustentáveis e na valorização dos profissionais da área.
“A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Viação e Transportes, tem atuado de forma permanente para ouvir os agentes do setor, formular propostas legislativas eficazes e buscar soluções que garantam equilíbrio, eficiência e desenvolvimento para a logística brasileira”, disse Motta.
Detran alerta: como agir em caso de fumaça na rodovia
Notícias 12 de junho de 2025
O período de estiagem em várias regiões do Brasil, especialmente no Tocantins, aumenta significativamente a incidência de queimadas e incêndios às margens de rodovias. A combinação de clima seco, ventos intensos e ação humana contribui para a propagação do fogo, trazendo impactos não só ao meio ambiente e à saúde pública, mas também colocando em risco a segurança de quem está no trânsito.
O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), que publicou uma série de orientações para condutores que se depararem com fumaça densa na pista. Apesar de terem sido emitidas pelo órgão tocantinense, as recomendações são válidas para motoristas em qualquer estado brasileiro, especialmente durante o período de seca.
O que fazer ao se deparar com fumaça na rodovia
Queimadas próximas às rodovias podem comprometer drasticamente a visibilidade dos condutores, causar acúmulo de fuligem nos pneus e lançar detritos perigosos na pista. Diante disso, o Detran/TO orienta:
1. Reduza a velocidade
Diminuir a velocidade aumenta o tempo de reação do motorista e permite decisões mais seguras. Com menor visibilidade, dirigir devagar ajuda a evitar sinistros e garante melhor controle do veículo.
2. Feche as janelas e ligue a recirculação de ar
A inalação de fumaça pode provocar mal-estar, confusão mental, crise de asma e outros problemas respiratórios. Ao fechar os vidros e ativar o sistema de recirculação de ar, o condutor reduz a entrada de fumaça no interior do carro.
3. Use os faróis baixos e os faróis de neblina
Em meio à fumaça, os faróis baixos oferecem melhor visibilidade sem reflexos. Já os faróis de neblina ajudam a “cortar” a fumaça, facilitando a visualização da pista e de outros veículos.
4. Mantenha distância segura
Ao trafegar atrás de outro veículo, mantenha distância superior à habitual — pelo menos 50 metros — para garantir espaço suficiente para manobras de emergência ou frenagens inesperadas.
5. Pare se necessário
Se, mesmo seguindo todas as orientações, a visibilidade continuar muito baixa e você não se sentir seguro para seguir viagem, o ideal é parar. Procure um local seguro, fora da pista e distante do foco de incêndio.
Riscos e penalidades
A maior parte dos incêndios às margens de rodovias é causada por ações humanas, como queimadas de lixo, fogueiras ou descarte inadequado de bitucas de cigarro. Um simples cigarro lançado pela janela pode iniciar um incêndio de grandes proporções.
Importante lembrar que atirar objetos ou substâncias na via é infração de trânsito, conforme o art. 172 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade é de multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
Além disso, provocar incêndio em vegetação é crime ambiental, previsto no art. 250 do Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.
Jovens empresários do TRC se reúnem em Brasília no XV Congresso Técnico Olhar Empresarial
Notícias 11 de junho de 2025
A sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, foi palco, no dia 10 de junho, do XV Congresso Técnico Olhar Empresarial, evento promovido pela NTC&Logística, com organização da COMJOVEM – Comissão de Jovens Empresários e Executivos do Transporte Rodoviário de Cargas. A programação contou com painéis técnicos, momentos institucionais, debates políticos e ações de integração entre representantes de núcleos da COMJOVEM de diversas regiões do Brasil.
Visita Técnica ao Sistema Transporte
Antes do início das atividades formais, os participantes foram recepcionados para uma Visita Técnica ao Sistema Transporte, realizada nos painéis informativos do SEST SENAT. A apresentação foi conduzida pelo diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, e pelo gerente-executivo de Governança e Gestão Estratégica, João Guilherme Abrahão. Os jovens empresários conheceram indicadores, projetos e áreas de atuação do sistema que capacita e cuida da saúde dos trabalhadores do transporte em todo o país.

A abertura do evento reuniu nomes de peso da NTC&Logística, da CNT e da COMJOVEM
André de Simone, coordenador nacional da COMJOVEM, ressaltou o papel estratégico da Comissão no relacionamento institucional: “A cada edição deste Congresso, nos aproximamos ainda mais dos poderes da República. Fico muito feliz de ver esse auditório cheio. Isso mostra o quanto vocês, jovens empresários, estão comprometidos com o desenvolvimento do setor”.

Hudson Rabelo, vice-coordenador nacional, compartilhou sua vivência pessoal no evento: “O Olhar Empresarial foi um dos primeiros eventos de que participei na COMJOVEM, e fez total diferença na minha trajetória. É aqui que plantamos sementes de conhecimento e interação que fazem a diferença no futuro das nossas empresas”.

Priscila Zanette, também vice-coordenadora nacional, agradeceu a presença de todos: “É muito importante estarmos juntos neste momento. Nossa união e engajamento fazem da COMJOVEM uma força real dentro do setor”.

Representando o Sistema Transporte, o assessor da presidência da CNT, Igor Fernandes, destacou a importância da presença dos jovens na sede da entidade: “A CNT valoriza profundamente o trabalho da NTC&Logística e da COMJOVEM. Neste momento, nosso presidente, Vander Costa está na OIT, em Genebra, tratando de pautas globais que impactam o setor. E deixo aqui a CNT à disposição de todos vocês”

O patrono da COMJOVEM, Flávio Benatti, parabenizou a organização e reforçou a relevância da comissão: “A COMJOVEM é uma das grandes realizações da NTC&Logística. Vocês são protagonistas dessa construção. Tenho orgulho de ver a seriedade com que esse projeto vem sendo conduzido.”

Encerrando a abertura, o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, fez questão de valorizar a iniciativa: “Eventos da COMJOVEM têm lugar garantido na minha agenda. A Comissão é parte essencial da nossa entidade. Estamos construindo, juntos, um futuro promissor para o setor, e vocês têm papel central nesse processo”.

Momento Parlamentar e Governamental: protagonismo político do setor
Um dos momentos mais aguardados do Congresso foi o Momento Parlamentar e Governamental, que contou com a presença do deputado federal Hugo Leal (PSD/RJ), reconhecido por sua atuação firme e constante junto ao setor de transporte. “Tenho trabalhado incansavelmente em pautas que garantam segurança jurídica e desenvolvimento ao Transporte Rodoviário de Cargas. O Brasil precisa de parlamentares comprometidos com a escuta técnica, e o setor precisa continuar presente em Brasília. A POLíTICA é o caminho para as soluções que todos buscamos”, afirmou o deputado.

A mesa também contou com a presença de Eduardo Rebuzzi, Flávio Benatti e José Hélio Fernandes, vice-presidente de Assuntos Políticos da NTC&Logística, que reforçaram a parceria de longa data com o deputado Hugo Leal. O momento gerou reflexões importantes sobre a articulação política do setor e a importância do engajamento jovem nas esferas de poder.


COP30 e o transporte de cargas: desafios e oportunidades
O segundo painel trouxe à tona os temas ambientais com a palestra “O setor do TRC e a COP30”, apresentada por Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do SEST SENAT. “Estamos diante de uma agenda global em que o Transporte Rodoviário de Cargas precisa estar presente, ser ouvido e oferecer soluções. O SEST SENAT está preparando ações importantes nesse contexto, e precisamos do engajamento de vocês para protagonizarmos essa pauta com responsabilidade e inovação”, afirmou Ladeira.


Panorama político do setor: NTC&Logística em ação
O painel “Momento Político da NTC&Logística” apresentou um panorama da atuação da entidade nas articulações legislativas e institucionais em Brasília. Participaram Eduardo Rebuzzi, Flávio Benatti, José Hélio Fernandes e o cientista político Paulo Kramer, que fez uma análise contundente do cenário político nacional, na palestra intitulada “Processo legislativo – Como um projeto vira lei”. “A atuação técnica e institucional da NTC&Logística é um exemplo de como o setor privado pode influenciar positivamente a formulação de políticas públicas. Informação, presença e articulação são as chaves para avançarmos”, pontuou Kramer.


Encerramento e anúncios importantes para 2025
Na parte final do evento, a Coordenação Nacional da COMJOVEM anunciou que o Congresso NTC 2025 – XVIII Encontro Nacional da COMJOVEM será realizado no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP), nos dias 27 a 30 de novembro de 2025. As vendas de pacotes para o evento serão abertas nas próximas semanas.
Também foi lançado oficialmente o projeto “COMJOVEM Salva Vidas”, campanha de incentivo à doação de sangue que acontecerá entre os meses de junho, julho e agosto em todo o país.
O encerramento foi marcado por um momento emocionante: a despedida de Priscila Zanette da vice-coordenação nacional da COMJOVEM. Em sua fala, ela agradeceu pelos anos de aprendizado e crescimento, e anunciou que irá se dedicar a questões pessoais.
Em reconhecimento à sua contribuição, houve a entrega de uma placa em homenagem a Priscila, feita por Eduardo Rebuzzi, Flávio Benatti, José Hélio Fernandes, André de Simone, Hudson Rabelo, Ana Jarrouge, ex-coordenadora nacional e atual conselheira nacional da COMJOVEM, Joyce Bessa, ex-vice-coordenadora nacional e atual vice-presidente extraordinária da Pauta ESG da NTC&Logística, e os demais integrantes da COMJOVEM presentes.

Jessica Caballero foi apresentada como a nova vice-coordenadora nacional da Comissão.

O dia foi finalizado com um happy hour oferecido pelo patrocinador Autotrac, no Doma Rooftop, celebrando as conexões criadas ao longo do dia e o fortalecimento da juventude no setor de Transporte Rodoviário de Cargas.
Fonte: NTC&Logística
Governo promete áreas de descanso para caminhoneiros em novas concessões de rodovias
Notícias 09 de junho de 2025
Em meio ao lançamento de uma série de políticas voltadas à inclusão social e à melhoria das condições de trabalho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na última terça-feira (3), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, a criação de áreas de descanso para caminhoneiros em todas as novas concessões de rodovias no país. A proposta, segundo o presidente, inclui também atendimento médico especializado nas estruturas a serem implementadas.
“Em todas as concessões de estrada neste país haverá um lugar para os caminhoneiros descansarem, dormirem tranquilamente com segurança”, afirmou Lula. “Inclusive, no programa Agora Tem Especialista vai ter um programa de atendimento aos motoristas nesses estacionamentos”, completou.
A iniciativa faz parte de um pacote mais amplo de ações sociais e econômicas que o governo pretende detalhar nas próximas semanas.
Infraestrutura e saúde para a base da logística
A proposta de Lula atende a uma demanda histórica da categoria dos caminhoneiros, que frequentemente percorrem longas distâncias em jornadas extenuantes e, muitas vezes, sem condições adequadas de descanso. A falta de infraestrutura nas estradas brasileiras é apontada por entidades do setor como um dos fatores que comprometem tanto a segurança viária quanto a saúde física e mental dos motoristas.
A integração com o programa Agora Tem Especialista indica que os novos pontos de parada não serão apenas áreas de pernoite, mas incluirão também serviços de saúde e suporte ao bem-estar. “É um passo importante no reconhecimento da importância estratégica do caminhoneiro para a economia brasileira”, afirmou um interlocutor do Ministério dos Transportes, que preferiu não ser identificado até que o plano seja oficialmente detalhado.
Segundo nota do governo federal, a obrigatoriedade de áreas de descanso será incorporada aos editais das novas concessões rodoviárias em fase de elaboração. A meta do governo é garantir pelo menos uma estrutura desse tipo a cada 200 quilômetros, especialmente em corredores logísticos prioritários, como BR-163, BR-101, BR-116 e BR-364.
Diálogo com o setor
Representantes de entidades como a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) vêm cobrando há anos a implementação de estruturas adequadas para repouso, alimentação e atendimento médico nas estradas. A promessa presidencial reacende a expectativa do setor por ações concretas.
“O que o presidente Lula anunciou é uma vitória parcial da luta dos caminhoneiros. Agora é preciso garantir execução, prazos e fiscalização nas concessões para que não fique só no papel”, afirmou Wallace Landim, conhecido como Chorão, uma das principais lideranças da categoria.
Fonte: Transporte Moderno
Modal Expo supera expectativas e 2ª edição está confirmada para 2026
Notícias 06 de junho de 2025
Já em sua primeira edição, a feira contou com a participação de visitantes de 22 estados, reforçando a amplitude do projeto, dando visibilidade ao Espírito Santo e apresentando seu potencial econômico para todo o País.
Para o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, “sem dúvida alguma o evento foi muito maior do que a expectativa que tínhamos. Tivemos mais de duas mil pessoas no primeiro dia. Todos os estandes comentaram que tiveram negociações, o número de visitas foi enorme, assim como as vendas e realizações de grandes negócios”.
Idalberto Moro, do Sincades, foi ao encontro das palavras de Teixeira. “A Modal Expo nasceu com uma missão clara: ser um espaço estratégico de inovação, networking e desenvolvimento, reunindo soluções, tecnologias e ideias que impulsionam a eficiência logística em toda a cadeia produtiva. Durante os últimos três dias, pudemos ver, na prática, que a força do setor está na sua capacidade de abastecer e transformar, mas, acima de tudo, no espírito de cooperação que nos une”.
E Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, completou. “Realizamos muito mais do que uma feira, proporcionamos um espaço estratégico de conexão entre o setor produtivo, os operadores logísticos, os agentes públicos e os investidores”.
Parklog e e-Trânsito entre os destaques do último dia
Um dos destaques da programação foi o painel “Parklog/ES: o complexo intermodal que transformará o Espírito Santo no principal polo logístico do Brasil”, que apresentou as iniciativas e os investimentos que estão reposicionando o estado no cenário nacional.
O debate contou com a participação do subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional do Governo do Espírito Santo, Celso Guerra; do diretor da Portocel, Alexandre Billot; do gerente de Desenvolvimento Empresarial da Findes, Luis Claudio Montenegro; do presidente da Amear, diretor do Sindipacel e executivo de Relações Corporativas da Suzano, Alan Mori Brito; e do diretor da Imetame, Bruno Carlesso. Eles detalharam como a região de Aracruz, no norte capixaba, se prepara para receber mais de R$ 5,5 bilhões em investimentos até 2026, com destaque para o Porto da Imetame, que ocupará uma área de 1 milhão de m² e terá operações iniciadas em 2026.
Também foram apresentados os planos de diversificação do Portocel, que amplia seu escopo de atuação para além da celulose, incluindo produtos como veículos elétricos e café. A proposta do Parklog é integrar portos, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais, consolidando o Espírito Santo como um hub logístico nacional e internacional.
“O Parklog será o primeiro modelo no mundo em que a gestão será feita de forma privada, mas que assume um interesse público junto ao estado”, destaca Montenegro.
Outro destaque do dia foi o e-Trânsito, dispositivo eletrônico que visa a agilizar o fluxo de cargas, simplificar rotinas, otimizar recursos humanos e aprimorar o controle fiscal nas operações de comércio exterior pelos portos capixabas. O projeto entrará na fase de testes a partir de 1º de julho. A tecnologia elaborada por pesquisadores do Ifes tem aspecto semelhante a um cadeado e será acoplada em unidades de cargas com o intuito de monitoramento em tempo real pela Receita Federal do Estado.
O projeto é resultado de parceria entre Sindiex, Sincades e a Associação das Empresas Permissionárias de Recintos Alfandegados. As primeiras tratativas ocorreram em 2022, envolvendo o Sindiex, Alfândega do Porto de Vitória, Governo do Espírito Santo, Fapes, Ifes, e contando com o apoio de entidades como Transcares, Sindirochas, Centrorochas, APRA e CCCV.
Expositores garantem presença em 2026
Empresas que participaram da Modal Expo comemoram os negócios fechados, o networking e a qualidade do público, e muitas já confirmaram retorno na edição de 2026.
“A Modal Expo foi uma vitrine estratégica para reforçarmos o papel do gás natural e do biometano na transição energética do transporte. Mostramos que já existe uma ampla oferta de ônibus e caminhões a gás no mercado, com tecnologia de ponta e alta autonomia, além de uma infraestrutura de abastecimento pronta no Espírito Santo para apoiar uma mobilidade mais sustentável e de baixo carbono. Um primeiro evento de muito sucesso e que pode contar com a ES Gás em 2026", ressaltou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
Para a Portocel, a Modal Expo 2025 representou uma plataforma estratégica, especialmente na promoção e integração de diferentes modais, além de reunir os principais players do setor.
“Para nós, é também uma oportunidade de fortalecer parcerias, compartilhar experiências e ampliar o diálogo com empresas, instituições e agentes públicos que, assim como Portocel, estão comprometidos com a eficiência operacional, a sustentabilidade e a competitividade. Participar da Modal Expo é estar conectado ao presente e, sobretudo, engajado na construção do futuro da logística capixaba e nacional”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Portocel.
Na mesma linha, Gustavo Serrão, CEO da Vports, reforça o papel da feira para o desenvolvimento logístico do estado. “A realização da Modal Expo foi um movimento importante no sentido de estimular o diálogo, a integração, as parcerias e de gerar negócios e oportunidades em prol de um objetivo que deve ser comum: fortalecer o Espírito Santo como um hub logístico estratégico para o país. Ao participar do evento como painelistas e expositores, tivemos a chance de apresentar o que temos feito com foco nesse objetivo: os investimentos em infraestrutura, as áreas que estamos trabalhando para desenvolver, os esforços no sentido de viabilizar novos negócios, nossa preocupação em crescer a partir do pilar da sustentabilidade em seu conceito mais amplo, que é ambiental, sociocultural e econômico, e, acima de tudo, de nos colocar como agentes dispostos a trabalhar para gerar crescimento, eficiência, produtividade e representatividade para o estado.”
A Modal Expo 2025 foi realizada pelas organizadoras Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, junto à Liga de Marketing, a Modal Expo 2025 tem a promoção de: Transcares, Sindiex e Sincades; conta com os apoios de: Cesan (Patrocinador Master); Banestes (Patrocinador Diamante); Portocel (Patrocinador Ouro); Sicoob ES, Sesc ES, Senac ES, Caixa e Governo Federal (Patrocinadores Prata); ES Gás|Grupo Energisa, Banco do Nordeste e Governo Federal (Patrocinadores Bronze); Patrocínio: Confea Crea ES Mútua; Parceiros: Centrorochas e Sindliqes; Apoio institucional da Fecomércio CNC Sesc Senac, Fetransportes CNT Sest Senat, Findes, Sebrae ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Modal Expo
Seminário Itinerante da NTC: edição capixaba aborda inovação, tecnologia e relações trabalhistas
Notícias 06 de junho de 2025
A abertura do seminário contou com a presença de importantes nomes do setor transportador. O coordenador nacional da Comjovem, André de Simone, destacou a força da juventude empresarial e o compromisso da comissão com a renovação de ideias no transporte: “Cada edição do Seminário Itinerante é uma oportunidade de conectar lideranças, formar novas referências e trazer debates que importam. O Espírito Santo nos recebe com energia e engajamento”.
Vice-coordenador nacional, Hudson Rabelo reforçou as palavras de Simone e a importância da mobilização local: “A participação ativa do núcleo da Comjovem no Espírito Santo mostra que estamos no caminho certo ao incentivar o protagonismo regional. Nosso setor precisa de união, inovação e pessoas preparadas”.
Os presidentes da Fetransportes e do Transcares, Renan Chieppe e Luiz Alberto Teixeira, respectivamente, marcaram presença no seminário e destacaram a relevância da realização da edição acontecer junto à Modal.
“Estamos unindo forças para impulsionar o setor. Tanto a Modal Expo quanto esse seminário são frutos de muito trabalho e articulação. Ver essa casa cheia é a prova de que vale a pena investir na nossa base empresarial”, ressaltou Teixeira.
Renan Chieppe, que iniciou sua saudação citando a transversalidade da feira, jogou luz também ao tema sucessão, que tem tudo a ver com a atuação e o propósito da Comjovem. “Embora o setor conte com grandes empresas, são as médias e pequenas que formam a verdadeira base do transporte no Brasil. É preciso, portanto, pensar na sucessão empresarial como passaporte para o futuro. Ser apenas acionista não basta. É preciso ter amor e compromisso para garantir sua continuidade e relevância”.
Ele também defendeu que as empresas devem ser cada vez mais profissionais, com acionistas que adotem uma visão estratégica e profissionais que sejam devidamente desenvolvidos. “A Comjovem tem esse papel. Ela incentiva a profissionalização, promove o conhecimento sobre o setor e a cadeia logística, e prepara os jovens para representarem bem suas empresas e o transporte como um todo”, concluiu.
Encerrando as falas da abertura, o coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Denzin, agradeceu a presença de todos e reforçou o comprometimento da equipe local: “Fizemos esse seminário com muito cuidado. É uma honra receber todos vocês por aqui. Nossa missão é somar e crescer juntos”.
Inovação, IA e Direito do Trabalho em pauta
A primeira palestra técnica foi ministrada pelo Diretor de Operações da Viação Águia Branca, Renato Tozzi, que abordou o tema “Inovação & Tecnologia: Liderança na Gestão dos Motoristas e os Impactos da Torre de Controle”. Tozzi compartilhou a experiência da empresa com a integração de dados em tempo real e o papel da liderança na transformação digital. “A Torre de Controle não é só uma tecnologia, é uma nova forma de liderar com informação, antecipação e cuidado com as pessoas”, afirmou.
Diretor-jurídico da NTC, Marcos Aurélio Ribeiro apresentou a palestra “ADI 5322 – Desafios da Jornada de Trabalho no Mundo Moderno”, com foco nos impactos jurídicos da Ação Direta de Inconstitucionalidade que trata da jornada dos motoristas profissionais. Ele contextualizou o tema no cenário atual, alertando para os riscos de retrocessos legais e os reflexos no cotidiano das empresas. “Precisamos garantir segurança jurídica ao setor, sem perder de vista o equilíbrio entre proteção social e viabilidade operacional”, defendeu.
Na sequência, o Talk dos Patrocinadores reuniu Ciromar Souza, sócio-proprietário da ESTRAC; e Guilhermo Zanardo, gerente PJ Digital da Transpocred. Eles apresentaram soluções voltadas à conectividade, rastreamento e apoio financeiro para empresas do setor, reforçando a importância de parcerias estratégicas para inovação e sustentabilidade nas operações.
Encerrando a programação, o público acompanhou a apresentação de Ranik Guidolini, CEO da Lume Robotic, que falou sobre “Inteligência Artificial na Logística: Case Veículo Autônomo na Logística Portuária”. Com uma abordagem prática, Guidolini mostrou os avanços da IA no controle de frotas, gestão preditiva e operações autônomas no ambiente portuário: “O futuro já está acontecendo. A automação não é mais tendência, é realidade para quem deseja crescer com eficiência.”
O Seminário Itinerante foi uma realização da NTC&Logística, Fetransportes, Transcares e núcleo da Comjovem Espírito Santo; teve patrocínio da Autotrac, Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas e Transpocred; apoio da Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários; apoio institucional do Sistema Transporte: Confederação Nacional do Transporte – CNT / Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT / Instituto de Transporte e Logística – ITL e da FuMTran – Fundação Memória do Transporte; e apoio logístico da Braspress.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES e Assessoria de Comunicação NTC&Logística
Piloto com ônibus a gás e debate sobre transição energética marcam segundo dia da Modal
Notícias 06 de junho de 2025
O governador Renato Casagrande, o presidente e a superintendente da Fetransportes, Renan Chieppe e Simone Garcia, respectivamente, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno, e representantes do poder público do Espírito Santo e de fabricantes, como Marcopolo, Iveco e MWM Transportes, chegaram à Modal Expo após realizarem uma viagem teste com o ônibus a gás, que pode futuramente integrar a frota do Transcol. A saída foi do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, com destino ao evento.
A viagem também contou com a presença do CEO do Grupo Energisa, Ricardo Botelho, da diretora-presidente de negócios de gás do Grupo Energisa, Débora Oliver, do diretor-presidente e do diretor técnico e comercial da ES Gás, Fabio Bertollo e Raphael Pereira, respectivamente, que viabilizaram a viagem teste em parceria com a SEMOBI, Marcopolo e Volare.
O ônibus utilizado foi o modelo Fly 10 9600mm urbano da Volare. Fabricado para rodar a gás natural e biometano, o veículo possui até 300km de autonomia e pode oferecer redução de 25% nas emissões de gases de efeito estufa com o gás natural e praticamente zerar as emissões com o biometano. Além disso, o veículo diminui a emissão de poluentes como particulados e óxidos nitrosos em mais da metade.
Painéis
Os painéis reuniram especialistas e autoridades para debater os desafios e oportunidades para o setor. Na palestra “Espírito Santo: O Novo Hub Logístico do Brasil”, os principais investimentos em infraestrutura – portos, rodovias, ferrovias e centros logísticos – foram destaque.
Além dos avanços em infraestrutura, outro tema estratégico foi debatido no painel “Espírito Santo 2032: Como a Reforma Tributária e os Investimentos em Infraestrutura Moldarão o Futuro Logístico”. A discussão trouxe uma análise sobre como as mudanças no sistema tributário brasileiro, aliadas aos investimentos logísticos, impactarão diretamente a competitividade do Espírito Santo na próxima década.
Mediado pelo presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, o painel reuniu o secretário da Fazenda do Espírito Santo, Benício Costa, o consultor e membro do Recomex, Bruno Negris, e os advogados tributaristas Alexandre Fiorot e Rodrigo Júdice, respectivamente. Eles abordaram como a reforma tributária poderá influenciar cadeias produtivas, custos operacionais e estratégias de empresas que atuam no comércio exterior e na logística.
No Palco Transportes, o Diretor-adjunto Nacional do Sest Senat, Vinicius Ladeira, mediou o painel Além da Teoria: Como os Motores a Gás Estão Conduzindo a Transição Energética no Brasil, com a participação dos painelistas Marcelo Gallão, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania, Paulo Kazuto, coordenador de Marketing da Iveco Bus, Thiago Brito, supervisor de Novos Negócios da MWM/Tupy, e Ricardo Portolan, diretor de Marketing e Vendas na Marcopolo.
Para Vinicius Ladeira, o painel escolhido para ele, como representante da CNT, mediar não poderia ter sido melhor.
“Foi uma ótima oportunidade de disseminar um pouco do que a CNT está fazendo, de que forma está trabalhando no tema transição energética. Não nos restam dúvidas de que essa discussão vai chegar muito forte à COP30 e aqui na Modal Expo já demos ao debate a luz que ela exige”, destacou ele, que considerou a feira “muito promissora”.
Encontro de Negócios
Foram mais de 329 negociações durante o Encontro de Negócios, promovido pelo Sebrae ES, que contou com a participação de mais de 40 fornecedores e cinco empresas âncoras compradoras - Fortlev, Vports, Trigalv, XNX Logistics e Vitlog. A expectativa de negócios futuros chega a R$ 700 mil.
O evento
Realizada pelas organizadoras Milanez & Milaneze, empresa do grupo Veronafiere, junto à Liga de Marketing, a Modal Expo 2025 tem a promoção de: Transcares, Sindiex e Sincades; conta com os apoios de: Cesan (Patrocinador Master); Banestes (Patrocinador Diamante); Portocel (Patrocinador Ouro); Sicoob ES, Sesc ES, Senac ES, Caixa e Governo Federal (Patrocinadores Prata); ES Gás|Grupo Energisa, Banco do Nordeste e Governo Federal (Patrocinadores Bronze); Patrocínio: Confea Crea ES Mútua; Parceiros: Centrorochas e Sindliqes; Apoio institucional da Fecomércio CNC Sesc Senac, Fetransportes CNT Sest Senat, Findes, Sebrae ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES e Assessoria de Imprensa Modal Expo
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