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Grupo vai discutir integração entre plataformas para melhorar transporte de cargas no país
Notícias 25 de maio de 2023
Portaria do Ministério dos Transportes criou um grupo de trabalho para discutir a integração de informações e de plataformas tecnológicas e permitir melhor planejamento de logística no transporte de cargas no país. O intercâmbio de dados entre os órgãos envolvidos também propiciará a formação de bases completas, que reflitam com realidade o setor.
A intenção é integrar o Documento Eletrônico de Transporte (DT-e), as bases da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aos documentos fiscais (NF-e, CT-e e MDF-e), que são de competência dos governos estaduais, envolvendo o transporte de cargas no Brasil e o registro de veículos automotores.
O grupo de trabalho terá quatro integrantes: um membro da Secretaria-Executiva do Ministério dos Transportes; um da Senatran; um da Infra S.A.; e um da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Outros órgãos federais, estaduais e municipais e representantes da iniciativa privada poderão participar das discussões.
Atualização
Após o prazo de 180 dias, o relatório do grupo de trabalho fornecerá diretrizes para facilitar o dia a dia dos envolvidos no transporte de cargas, incluindo caminhoneiros autônomos, tornando-o mais eficiente e econômico. Além disso, ajudará na revisão do Plano Nacional de Logística (PNL) do Ministério dos Transportes, por exemplo.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a unificação dos documentos permitirá que a Infra S.A, vinculada ao ministério, atualize o PNL com as informações e dados reais de locomoção de cargas no país, o que resulta em um melhor planejamento de logística dos investimentos da pasta.
“São pequenas mudanças que melhoram o planejamento, economizam recursos e nos fazem prestar um melhor serviço. A ideia da cooperação é avançar no planejamento sem custos aos usuários”, destacou Santoro.
Fonte: SETCESP
Provider: toda transportadora precisa de uma empresa como ela!
Notícias 25 de maio de 2023
À frente da palestra estava Carlos César Sad, Diretor Jurídico e Comercial da Provider, empresa focada em saúde e segurança no trabalho que chegou recentemente para reforçar ainda mais o time de mantenedoras do sindicato. E como dizem por aí, “chegou chegando”, colocando no centro do debate um assunto “quente” e que gerou muito debate – não à toa, a palestra encerrou mais de uma hora após do horário previsto.
“A palestra superou todas as nossas expectativas! Teve muita participação, por isso ele demorou mais que o previsto, respondemos várias dúvidas”, resume Sad, satisfeito com o resultado do encontro, que tratou basicamente sobre os ricos inerentes da não-inserção de dados referentes à SST no sistema do e-Social e da necessidade do cumprimento das NRs – Normas Regulamentadoras.
A experiência da primeira palestra animou bastante os executivos da empresa com a parceria firmada. Mas, para além do sucesso do encontro, Sad e Rogério Soares da Silva, o Supervisor Administrativo e Relacionamento com o Cliente, sabem o quanto podem contribuir com a gestão das transportadores.
Empresa capixaba e com 19 anos de vida, a Provider está localizada em Cariacica, possui cinco clínicas próprias, um centro de treinamento em Vitória, um laboratório de análises clínicas, unidades móveis para fazer atendimento in company e já está adequada para o atendimento de telemedicina. Dentro das clínicas, as equipes realizam exames laboratoriais, de imagem e eletro. A empresa emprega 224 colaboradores, possui 416 empresas credenciadas – companhias que utilizam seus serviços – e mais de 1.300 clientes.
“Trabalhamos com medicina ocupacional, saúde e segurança do trabalho, treinamentos, assessoria e perícias, e gestão do eSocial. Nossa missão é oferecer ao cliente as melhores alternativas no que diz respeito a assuntos fiscais, trabalhistas e previdenciários. Resumindo, toda empresa precisa de um parceiro como a Provider”, argumenta o diretor, cuja relação com o setor de transportes é de longa data, o que, em sua opinião, facilita o entendimento das dores e o atendimento.
E por falar em atendimento, nele “mora” aquele que é considerado o principal diferencial da empresa. Carlos Sad não foca apenas em excelência para o cliente, ele quer também a humanização para as clínicas, de forma que o profissional sinta-se confortável e tenha uma boa experiência no atendimento ocupacional. Sad elege o menor custo, a agilidade e a eficiência como os pilares da empresa, mas não abre mão do atendimento customizado e do olhar atento às duas “pontas” de seu processo – o RH da empresa, que é seu cliente, mas, sobretudo, ao profissional que precisará usar o serviço.
“Fazemos questão deste olhar ativo e cuidado a todos os envolvidos. É isso que faz da Provider uma empresa diferenciada no ramo da saúde e segurança do trabalho”, conclui Carlos César Sad, sócio do irmão, Fernando César, que é o diretor-clínico.
Quer mais informações? Entre em contato pelo e-mail comercial@provider-es.com.br ou pelos telefones (27) 3322-0030 ou (27) 99663-0681.
ITL inaugura a 3ª turma capixaba de sua pós e o Trancares está presente
Notícias 24 de maio de 2023
Uma articulação iniciada no ano de 2017, pelo então presidente do Transcares, Liemar Pretti, e que se tornou realidade no ano seguinte, com o Espírito Santo sediando a primeira turma capixaba do Curso de Especialização Gestão em Negócios, uma parceria entre o ITL, o Sest Senat e a FDC, continua rendendo bons frutos em solo capixaba. Na segunda-feira, 22 de maio, dia em que o Instituto do Transporte e Logística completou 10 anos, 40 profissionais do setor de transportes estavam reunidos em Vitória, na aula inaugural da Turma 60 da especialização, que além de gratuita é totalmente customizada à realidade e às dores do setor.
O evento da semana contou com a presença da diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Pinheiro Rezende Alves, da diretora-adjunta do ITL, Eliana Waleria De Souza Costa, da gerente-executiva de Governança e Estratégia do Sest Senat, Gabriela Rizza, do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, do supervisor do conselho capixaba, Marco Antônio Rocha, da superintendente da federação, Simone Garcia, da coordenadora da Fundação Dom Cabral (FDC), Mônica Côrtes, e do associado FDC no Espírito Santo Vinícius de Freitas.
A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC, que capacita gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios e se propõe, ainda, a desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. A pós-graduação é regulamentada pelo MEC e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pela ITL e promovido pelo Sest Senat.
O curso possui 370 horas, tendo até 24 meses de duração. As atividades presenciais acontecem bimestralmente, sempre de segunda à sexta, e as atividades avaliativas são presenciais e à distância. Nesta primeira semana de aula aconteceu o Módulo 1, com as aulas de Autoconhecimento – MBTI (Autogestão), Liderança Adaptativa, Accountability e Performance, e Mindset Global e suas Implicações. O grupo voltará a se encontrar em Vitória dia 3 de julho.
Ao longo destes 10 anos, o ITL capacitou mais de três mil gestores e executivos do transporte, beneficiou mais de 90 empresas e investiu mais de R$ 120 milhões no setor. “Realizamos este curso de excelência porque entendemos que como as empresas contribuem com o Sistema CNT, é nosso dever reverter tal contribuição em capacitação, em conhecimento e desenvolvimento para o setor. Essa é uma oportunidade ímpar, digo por experiência própria”, comentou Eliana Costa.
E a Gerente do Programa, Mônica Côrtes, completou. “Atentem-se para o mundo de oportunidades e de melhorias para o setor que a pós-graduação vai abrir para todos vocês. Vocês estão diante de um desafio que vai valer a pena”.
A Turma 60 está dividida entre capixabas e não-capixabas – segundo Mônica, metade é daqui, a outra metade de fora. E dentre os gestores que são daqui estão os transportadores Wesley Loose, diretor do Transcares, e Lucas Teixeira, da LBT Transportes. E pode-se dizer que “expectativa”, neste momento, é o sobrenome deles.
Lucas já está pensando nas novas ferramentas a que será apresentado. “Estou ansioso por conhecer novas ferramentas que tendem a tornar nosso dia a dia ainda mais efetivo e também pela possibilidade da troca de experiências com profissionais de outros modais”.
Wesley Loose, da Porto Seguro Logística e Transportes, também fala da expectativa de maximizar a rotina com as ferramentas. Ele, contudo, vive uma realidade um pouco diferente da de Lucas, pois voltará a estudar depois de 20 anos. Embora tenha feito um MBA em Gestão Empresarial há poucos anos, devido à pandemia o curso foi online. Então, agora, sim, ele se encontra diante da chance de “desenferrujar” e ter a chance de se atualizar e inovar da administração de sua empresa.
Eterno defensor das pessoas como a mola-mestra que faz a rodar girar em qualquer empresa ou setor, o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, fez questão de destacar a grandiosidade da inauguração de uma turma do ITL para o setor. E se esta turma for no Estado, melhor ainda! “Afinal, além de se tratar de uma pós-graduação gratuita e customizada à nossa atividade, estamos falando de um curso que tem relação direta com a estratégia, com a inovação e, consequentemente, com o desenvolvimento do transporte”.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES
ANTT apresenta iniciativas para redução de acidentes com transportadores de carga
Notícias 24 de maio de 2023
Em continuidade às ações da campanha Maio Amarelo e do Programa Vias Seguras, em especial pela conscientização pela segurança viária, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta terça-feira (23/05), a live “Dia do Caminhoneiro Seguro”, com o objetivo de fomentar discussões, desafios e soluções para salvar vidas com as entidades representativas dos transportadores rodoviários de cargas.
Presente na abertura do evento, o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio salientou que o tema da segurança viária está sempre presente nos trabalhos da Agência: “A live faz parte das mais de 300 ações e fiscalizações da ANTT vinculadas ao Maio Amarelo e será ação permanente da Agência com o Programa Vias Seguras, que visa às boas práticas regulatórias para redução dos sinistros e gravidade dos acidentes”. O diretor também explicou que a iniciativa partiu da Superintendência de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc), que possui contato direto com os transportadores da Agência. “O intuito é que os debates alcancem quem está no setor de transporte rodoviário”, disse.
Segundo o anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentado durante a live, as três principais causas de acidentes envolvendo caminhoneiros podem estar relacionadas ao cansaço, estresse, desatenção ou ao estado físico/mental do condutor. Nesse panorama, os Pontos de Parada e Descanso (PPD) têm relação direta com a redução de acidentes, visto que permitem a parada segura do veículo e possibilitam o repouso necessário ao profissional, com a infraestrutura adequada.
Os 43 PPD’s espalhados pelas rodovias federais concedidas possuem serviços de apoio ao caminhoneiro, como banheiros masculinos e femininos com chuveiros, vigilância 24h, conexão de internet, fraldário, sofás, espaço para preparo de comida e lavagem de roupas. Os PPD’s certificados podem ser consultados pelo link.
Outro ponto debatido, que tem relação com a segurança viária, é a idade avançada da frota dos veículos de carga que ficam mais suscetíveis a acidentes, o que exige atenção e ações de políticas públicas para renovação dos veículos de carga. Essa frota já ultrapassa os 2,7 milhões de veículos cadastrados no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
O evento contou com a participação de diversos representantes, como a Confederação Nacional de Transportes (CNT), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCOOP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC), NTC&Logística, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e SEST SENAT.
As entidades apresentaram as suas atividades desenvolvidas no âmbito do Maio Amarelo para a conscientização dos motoristas e os desafios para a redução de acidentes envolvendo os transportadores rodoviários de cargas.
Confira na íntegra, a live do Dia do Caminhoneiro no Youtube da Agência.
ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete
Notícias 24 de maio de 2023
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/5), a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 11/2023 divulga uma variação negativa nos valores em decorrência da retração do preço do Diesel S10 de -5,70%.
O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho”.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20/5/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,46 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado de -5,70%, desde a publicação da Portaria Suroc nº 8/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela frete.
Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:
Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: - 2,34%
Tabela B – veículo automotor de cargas: -2,66%
Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,86%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -3,21%
Histórico - Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho. O último reajuste da tabela pelo mecanismo do gatilho tinha ocorrido em abril deste ano.
A Lei nº 13.703/2018, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas.
Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui.
ITL inaugura a 3ª turma capixaba de sua pós e o Trancares está presente
Notícias 24 de maio de 2023
Uma articulação iniciada no ano de 2017, pelo então presidente do Transcares, Liemar Pretti, e que se tornou realidade no ano seguinte, com o Espírito Santo sediando a primeira turma capixaba do Curso de Especialização Gestão em Negócios, uma parceria entre o ITL, o Sest Senat e a FDC, continua rendendo bons frutos em solo capixaba. Na segunda-feira, 22 de maio, dia em que o Instituto do Transporte e Logística completou 10 anos, 40 profissionais do setor de transportes estavam reunidos em Vitória, na aula inaugural da Turma 60 da especialização, que além de gratuita é totalmente customizada à realidade e às dores do setor.
O evento da semana contou com a presença da diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Pinheiro Rezende Alves, da diretora-adjunta do ITL, Eliana Waleria De Souza Costa, da gerente-executiva de Governança e Estratégia do Sest Senat, Gabriela Rizza, do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, do supervisor do conselho capixaba, Marco Antônio Rocha, da superintendente da federação, Simone Garcia, da coordenadora da Fundação Dom Cabral (FDC), Mônica Côrtes, e do associado FDC no Espírito Santo Vinícius de Freitas.
A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC, que capacita gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios e se propõe, ainda, a desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. A pós-graduação é regulamentada pelo MEC e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pela ITL e promovido pelo Sest Senat.
O curso possui 370 horas, tendo até 24 meses de duração. As atividades presenciais acontecem bimestralmente, sempre de segunda à sexta, e as atividades avaliativas são presenciais e à distância. Nesta primeira semana de aula aconteceu o Módulo 1, com as aulas de Autoconhecimento – MBTI (Autogestão), Liderança Adaptativa, Accountability e Performance, e Mindset Global e suas Implicações. O grupo voltará a se encontrar em Vitória dia 3 de julho.
Ao longo destes 10 anos, o ITL capacitou mais de três mil gestores e executivos do transporte, beneficiou mais de 90 empresas e investiu mais de R$ 120 milhões no setor. “Realizamos este curso de excelência porque entendemos que como as empresas contribuem com o Sistema CNT, é nosso dever reverter tal contribuição em capacitação, em conhecimento e desenvolvimento para o setor. Essa é uma oportunidade ímpar, digo por experiência própria”, comentou Eliana Costa.
E a Gerente do Programa, Mônica Côrtes, completou. “Atentem-se para o mundo de oportunidades e de melhorias para o setor que a pós-graduação vai abrir para todos vocês. Vocês estão diante de um desafio que vai valer a pena”.
A Turma 60 está dividida entre capixabas e não-capixabas – segundo Mônica, metade é daqui, a outra metade de fora. E dentre os gestores que são daqui estão os transportadores Wesley Loose, diretor do Transcares, e Lucas Teixeira, da LBT Transportes. E pode-se dizer que “expectativa”, neste momento, é o sobrenome deles.
Lucas já está pensando nas novas ferramentas a que será apresentado. “Estou ansioso por conhecer novas ferramentas que tendem a tornar nosso dia a dia ainda mais efetivo e também pela possibilidade da troca de experiências com profissionais de outros modais”.
Wesley Loose, da Porto Seguro Logística e Transportes, também fala da expectativa de maximizar a rotina com as ferramentas. Ele, contudo, vive uma realidade um pouco diferente da de Lucas, pois voltará a estudar depois de 20 anos. Embora tenha feito um MBA em Gestão Empresarial há poucos anos, devido à pandemia o curso foi online. Então, agora, sim, ele se encontra diante da chance de “desenferrujar” e ter a chance de se atualizar e inovar da administração de sua empresa.
Eterno defensor das pessoas como a mola-mestra que faz a rodar girar em qualquer empresa ou setor, o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, fez questão de destacar a grandiosidade da inauguração de uma turma do ITL para o setor. E se esta turma for no Estado, melhor ainda! “Afinal, além de se tratar de uma pós-graduação gratuita e customizada à nossa atividade, estamos falando de um curso que tem relação direta com a estratégia, com a inovação e, consequentemente, com o desenvolvimento do transporte”.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES
ANTT apresenta iniciativas para redução de acidentes com transportadores de carga
Notícias 24 de maio de 2023
Em continuidade às ações da campanha Maio Amarelo e do Programa Vias Seguras, em especial pela conscientização pela segurança viária, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta terça-feira (23/05), a live “Dia do Caminhoneiro Seguro”, com o objetivo de fomentar discussões, desafios e soluções para salvar vidas com as entidades representativas dos transportadores rodoviários de cargas.
Presente na abertura do evento, o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio salientou que o tema da segurança viária está sempre presente nos trabalhos da Agência: “A live faz parte das mais de 300 ações e fiscalizações da ANTT vinculadas ao Maio Amarelo e será ação permanente da Agência com o Programa Vias Seguras, que visa às boas práticas regulatórias para redução dos sinistros e gravidade dos acidentes”. O diretor também explicou que a iniciativa partiu da Superintendência de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc), que possui contato direto com os transportadores da Agência. “O intuito é que os debates alcancem quem está no setor de transporte rodoviário”, disse.
Segundo o anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentado durante a live, as três principais causas de acidentes envolvendo caminhoneiros podem estar relacionadas ao cansaço, estresse, desatenção ou ao estado físico/mental do condutor. Nesse panorama, os Pontos de Parada e Descanso (PPD) têm relação direta com a redução de acidentes, visto que permitem a parada segura do veículo e possibilitam o repouso necessário ao profissional, com a infraestrutura adequada.
Os 43 PPD’s espalhados pelas rodovias federais concedidas possuem serviços de apoio ao caminhoneiro, como banheiros masculinos e femininos com chuveiros, vigilância 24h, conexão de internet, fraldário, sofás, espaço para preparo de comida e lavagem de roupas. Os PPD’s certificados podem ser consultados pelo link.
Outro ponto debatido, que tem relação com a segurança viária, é a idade avançada da frota dos veículos de carga que ficam mais suscetíveis a acidentes, o que exige atenção e ações de políticas públicas para renovação dos veículos de carga. Essa frota já ultrapassa os 2,7 milhões de veículos cadastrados no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
O evento contou com a participação de diversos representantes, como a Confederação Nacional de Transportes (CNT), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCOOP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC), NTC&Logística, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e SEST SENAT.
As entidades apresentaram as suas atividades desenvolvidas no âmbito do Maio Amarelo para a conscientização dos motoristas e os desafios para a redução de acidentes envolvendo os transportadores rodoviários de cargas.
Confira na íntegra, a live do Dia do Caminhoneiro no Youtube da Agência.
ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete
Notícias 24 de maio de 2023
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/5), a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 11/2023 divulga uma variação negativa nos valores em decorrência da retração do preço do Diesel S10 de -5,70%.
O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho”.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20/5/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,46 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado de -5,70%, desde a publicação da Portaria Suroc nº 8/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela frete.
Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:
Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: - 2,34%
Tabela B – veículo automotor de cargas: -2,66%
Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,86%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -3,21%
Histórico - Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho. O último reajuste da tabela pelo mecanismo do gatilho tinha ocorrido em abril deste ano.
A Lei nº 13.703/2018, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas.
Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui.
ITL inaugura a 3ª turma capixaba de sua pós e o Trancares está presente
Notícias 24 de maio de 2023
Uma articulação iniciada no ano de 2017, pelo então presidente do Transcares, Liemar Pretti, e que se tornou realidade no ano seguinte, com o Espírito Santo sediando a primeira turma capixaba do Curso de Especialização Gestão em Negócios, uma parceria entre o ITL, o Sest Senat e a FDC, continua rendendo bons frutos em solo capixaba. Na segunda-feira, 22 de maio, dia em que o Instituto do Transporte e Logística completou 10 anos, 40 profissionais do setor de transportes estavam reunidos em Vitória, na aula inaugural da Turma 60 da especialização, que além de gratuita é totalmente customizada à realidade e às dores do setor.
O evento da semana contou com a presença da diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Pinheiro Rezende Alves, da diretora-adjunta do ITL, Eliana Waleria De Souza Costa, da gerente-executiva de Governança e Estratégia do Sest Senat, Gabriela Rizza, do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, do supervisor do conselho capixaba, Marco Antônio Rocha, da superintendente da federação, Simone Garcia, da coordenadora da Fundação Dom Cabral (FDC), Mônica Côrtes, e do associado FDC no Espírito Santo Vinícius de Freitas.
A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC, que capacita gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios e se propõe, ainda, a desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. A pós-graduação é regulamentada pelo MEC e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pela ITL e promovido pelo Sest Senat.
O curso possui 370 horas, tendo até 24 meses de duração. As atividades presenciais acontecem bimestralmente, sempre de segunda à sexta, e as atividades avaliativas são presenciais e à distância. Nesta primeira semana de aula aconteceu o Módulo 1, com as aulas de Autoconhecimento – MBTI (Autogestão), Liderança Adaptativa, Accountability e Performance, e Mindset Global e suas Implicações. O grupo voltará a se encontrar em Vitória dia 3 de julho.
Ao longo destes 10 anos, o ITL capacitou mais de três mil gestores e executivos do transporte, beneficiou mais de 90 empresas e investiu mais de R$ 120 milhões no setor. “Realizamos este curso de excelência porque entendemos que como as empresas contribuem com o Sistema CNT, é nosso dever reverter tal contribuição em capacitação, em conhecimento e desenvolvimento para o setor. Essa é uma oportunidade ímpar, digo por experiência própria”, comentou Eliana Costa.
E a Gerente do Programa, Mônica Côrtes, completou. “Atentem-se para o mundo de oportunidades e de melhorias para o setor que a pós-graduação vai abrir para todos vocês. Vocês estão diante de um desafio que vai valer a pena”.
A Turma 60 está dividida entre capixabas e não-capixabas – segundo Mônica, metade é daqui, a outra metade de fora. E dentre os gestores que são daqui estão os transportadores Wesley Loose, diretor do Transcares, e Lucas Teixeira, da LBT Transportes. E pode-se dizer que “expectativa”, neste momento, é o sobrenome deles.
Lucas já está pensando nas novas ferramentas a que será apresentado. “Estou ansioso por conhecer novas ferramentas que tendem a tornar nosso dia a dia ainda mais efetivo e também pela possibilidade da troca de experiências com profissionais de outros modais”.
Wesley Loose, da Porto Seguro Logística e Transportes, também fala da expectativa de maximizar a rotina com as ferramentas. Ele, contudo, vive uma realidade um pouco diferente da de Lucas, pois voltará a estudar depois de 20 anos. Embora tenha feito um MBA em Gestão Empresarial há poucos anos, devido à pandemia o curso foi online. Então, agora, sim, ele se encontra diante da chance de “desenferrujar” e ter a chance de se atualizar e inovar da administração de sua empresa.
Eterno defensor das pessoas como a mola-mestra que faz a rodar girar em qualquer empresa ou setor, o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, fez questão de destacar a grandiosidade da inauguração de uma turma do ITL para o setor. E se esta turma for no Estado, melhor ainda! “Afinal, além de se tratar de uma pós-graduação gratuita e customizada à nossa atividade, estamos falando de um curso que tem relação direta com a estratégia, com a inovação e, consequentemente, com o desenvolvimento do transporte”.
Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES
ANTT apresenta iniciativas para redução de acidentes com transportadores de carga
Notícias 24 de maio de 2023
Em continuidade às ações da campanha Maio Amarelo e do Programa Vias Seguras, em especial pela conscientização pela segurança viária, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta terça-feira (23/05), a live “Dia do Caminhoneiro Seguro”, com o objetivo de fomentar discussões, desafios e soluções para salvar vidas com as entidades representativas dos transportadores rodoviários de cargas.
Presente na abertura do evento, o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio salientou que o tema da segurança viária está sempre presente nos trabalhos da Agência: “A live faz parte das mais de 300 ações e fiscalizações da ANTT vinculadas ao Maio Amarelo e será ação permanente da Agência com o Programa Vias Seguras, que visa às boas práticas regulatórias para redução dos sinistros e gravidade dos acidentes”. O diretor também explicou que a iniciativa partiu da Superintendência de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (Suroc), que possui contato direto com os transportadores da Agência. “O intuito é que os debates alcancem quem está no setor de transporte rodoviário”, disse.
Segundo o anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentado durante a live, as três principais causas de acidentes envolvendo caminhoneiros podem estar relacionadas ao cansaço, estresse, desatenção ou ao estado físico/mental do condutor. Nesse panorama, os Pontos de Parada e Descanso (PPD) têm relação direta com a redução de acidentes, visto que permitem a parada segura do veículo e possibilitam o repouso necessário ao profissional, com a infraestrutura adequada.
Os 43 PPD’s espalhados pelas rodovias federais concedidas possuem serviços de apoio ao caminhoneiro, como banheiros masculinos e femininos com chuveiros, vigilância 24h, conexão de internet, fraldário, sofás, espaço para preparo de comida e lavagem de roupas. Os PPD’s certificados podem ser consultados pelo link.
Outro ponto debatido, que tem relação com a segurança viária, é a idade avançada da frota dos veículos de carga que ficam mais suscetíveis a acidentes, o que exige atenção e ações de políticas públicas para renovação dos veículos de carga. Essa frota já ultrapassa os 2,7 milhões de veículos cadastrados no Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC).
O evento contou com a participação de diversos representantes, como a Confederação Nacional de Transportes (CNT), Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA), Confederação Nacional das Cooperativas de Transporte (CNTCOOP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC), NTC&Logística, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e SEST SENAT.
As entidades apresentaram as suas atividades desenvolvidas no âmbito do Maio Amarelo para a conscientização dos motoristas e os desafios para a redução de acidentes envolvendo os transportadores rodoviários de cargas.
Confira na íntegra, a live do Dia do Caminhoneiro no Youtube da Agência.
ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete
Notícias 24 de maio de 2023
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/5), a atualização dos valores dos pisos mínimos de frete do transporte rodoviário de cargas. A Portaria Suroc nº 11/2023 divulga uma variação negativa nos valores em decorrência da retração do preço do Diesel S10 de -5,70%.
O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que ocorrer oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima, chamada de “gatilho”.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20/5/2023, o preço médio do Diesel S10 ao consumidor ficou em R$5,46 por litro, o que resultou em um percentual de variação acumulado de -5,70%, desde a publicação da Portaria Suroc nº 8/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela frete.
Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:
Tabela A – transporte rodoviário de carga de lotação: - 2,34%
Tabela B – veículo automotor de cargas: -2,66%
Tabela C – transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho: -2,86%
Tabela D – veículo de cargas de alto desempenho: -3,21%
Histórico - Pela legislação, a Agência tem de reajustar a tabela do frete a cada seis meses ou quando a variação do preço do diesel for igual ou superior a 5%, quando é acionado o mecanismo de gatilho. O último reajuste da tabela pelo mecanismo do gatilho tinha ocorrido em abril deste ano.
A Lei nº 13.703/2018, que institui a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC), determina que compete à ANTT publicar norma com os pisos mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes, por eixo carregado, consideradas as distâncias e as especificidades das cargas.
Para saber tudo sobre a Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete (PNPM), clique aqui.
Placas Mercosul podem voltar a trazer o nome das cidades
Notícias 23 de maio de 2023
As placas de identificação de veículos no Brasil podem voltar a carregar o nome da cidade de origem do automóvel. Ao menos esse é o objetivo do Projeto de Lei 2406/23, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados
O PL é de autoria do deputado Luciano Alves (PSD/PR) que, com a medida, planeja alterar o Código de Trânsito Brasileiro para determinar que a identificação da origem do veículo ocorra através das placas traseiras e dianteiras. O nome do município seria lacrado na estrutura da placa, obedecendo as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.
Segundo o deputado, o atual padrão das placas de identificação, que não carregam o nome das cidades, serviu para a livre circulação dos veículos entre aos países integrantes do Mercosul. “Na prática, antes da troca de placas deveria ter ocorrido a integração do sistema único de informações sobre os veículos de todos os Países de interesse comum, para efeito de fiscalização e de controle, assunto que nem foi discutido na ocasião, ou seja, não passou de intenção inicial”.
Ele ainda argumenta que, agora, o risco para as pessoas pode ser maior, visto que agora não é possível saber se um veículo suspeito, de outra cidade, está circulando na região.
“Com o passar do tempo e a crescente frota com placas que não indicam a origem, a insegurança só aumentou, pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças”.
De acordo com o político, não seria necessário comprar uma nova placa de identificação para adicionar o nome da cidade de origem. Para isso, seria suficiente “uma norma infralegal de regulamentação de padronização, com fixação por rebites, por exemplo, e tempo para adequação e se resolverá um enorme problema que afeta a todos os brasileiros”.
Fonte: SETCESP
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