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Placas Mercosul podem voltar a trazer o nome das cidades

Notícias 23 de maio de 2023

As placas de identificação de veículos no Brasil podem voltar a carregar o nome da cidade de origem do automóvel. Ao menos esse é o objetivo do Projeto de Lei 2406/23, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados

O PL é de autoria do deputado Luciano Alves (PSD/PR) que, com a medida, planeja alterar o Código de Trânsito Brasileiro para determinar que a identificação da origem do veículo ocorra através das placas traseiras e dianteiras. O nome do município seria lacrado na estrutura da placa, obedecendo as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

Segundo o deputado, o atual padrão das placas de identificação, que não carregam o nome das cidades, serviu para a livre circulação dos veículos entre aos países integrantes do Mercosul. “Na prática, antes da troca de placas deveria ter ocorrido a integração do sistema único de informações sobre os veículos de todos os Países de interesse comum, para efeito de fiscalização e de controle, assunto que nem foi discutido na ocasião, ou seja, não passou de intenção inicial”.

Ele ainda argumenta que, agora, o risco para as pessoas pode ser maior, visto que agora não é possível saber se um veículo suspeito, de outra cidade, está circulando na região.

“Com o passar do tempo e a crescente frota com placas que não indicam a origem, a insegurança só aumentou, pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças”.

De acordo com o político, não seria necessário comprar uma nova placa de identificação para adicionar o nome da cidade de origem. Para isso, seria suficiente “uma norma infralegal de regulamentação de padronização, com fixação por rebites, por exemplo, e tempo para adequação e se resolverá um enorme problema que afeta a todos os brasileiros”.

Fonte: SETCESP

Placas Mercosul podem voltar a trazer o nome das cidades

Notícias 23 de maio de 2023

As placas de identificação de veículos no Brasil podem voltar a carregar o nome da cidade de origem do automóvel. Ao menos esse é o objetivo do Projeto de Lei 2406/23, que começou a tramitar na Câmara dos Deputados

O PL é de autoria do deputado Luciano Alves (PSD/PR) que, com a medida, planeja alterar o Código de Trânsito Brasileiro para determinar que a identificação da origem do veículo ocorra através das placas traseiras e dianteiras. O nome do município seria lacrado na estrutura da placa, obedecendo as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

Segundo o deputado, o atual padrão das placas de identificação, que não carregam o nome das cidades, serviu para a livre circulação dos veículos entre aos países integrantes do Mercosul. “Na prática, antes da troca de placas deveria ter ocorrido a integração do sistema único de informações sobre os veículos de todos os Países de interesse comum, para efeito de fiscalização e de controle, assunto que nem foi discutido na ocasião, ou seja, não passou de intenção inicial”.

Ele ainda argumenta que, agora, o risco para as pessoas pode ser maior, visto que agora não é possível saber se um veículo suspeito, de outra cidade, está circulando na região.

“Com o passar do tempo e a crescente frota com placas que não indicam a origem, a insegurança só aumentou, pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças”.

De acordo com o político, não seria necessário comprar uma nova placa de identificação para adicionar o nome da cidade de origem. Para isso, seria suficiente “uma norma infralegal de regulamentação de padronização, com fixação por rebites, por exemplo, e tempo para adequação e se resolverá um enorme problema que afeta a todos os brasileiros”.

Fonte: SETCESP

Projeto de lei determina inclusão de estado e município nas placas Mercosul

Notícias 22 de maio de 2023

Apesar de estarem em vigor há quase três anos, mesmo após uma sequência de polêmicas, adiamentos, mudanças, idas e vindas, a novela envolvendo as placas no padrão Mercosul ainda não terminou. Neste mês ganhou um novo capítulo foi adicionado a está história, graças a um novo projeto de lei que prevê novas mudanças no dispositivo de identificação veicular.

De autoria do Deputado Federal Luciano Alves (PSD/PR), o Projeto de Lei (PL) nº 2406/2023 altera o Art. nº 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e determina a inclusão da identificação do Estado e Município de registro do veículo. Atualmente as placas no Padrão Mercosul trazem apenas a identificação do país, caracteres e um QR Code para leitura da mesma.

Para o parlamentar autor da proposta a nova mudança nas placas Mercosul se faz necessária por uma questão de segurança. “Com o passar do tempo e a crescente frota com placas que não indicam a origem, a insegurança só aumentou, pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças”, justifica Alves.

Na prática, sabemos que tratando-se de Brasil qualquer nova mudança no sistema de identificação veicular resultará em novos custos para os proprietários de veículos brasileiros, além de aumento no preço de confecção das placas, mas para o parlamentar estes gastos adicionais são insignificantes. “Eventual custo é absolutamente insignificante diante dos inumeráveis ganhos, tendo em vista não haver necessidade de troca das placas já registradas. Basta uma norma infralegal de regulamentação de padronização, com fixação por rebites, por exemplo, e tempo para adequação e um enorme problema que afeta a todos os brasileiros será resolvido”, completa o parlamentar.

Aprovação da proposta

Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.

Confira na íntegra o PL nº 2406/2023: CLIQUE AQUI

Fonte: NTC

Eixos suspensos em caminhões carregados começam a ser cobrados nos pedágios da BR-101 sul/SC

Notícias 22 de maio de 2023

Caminhoneiros que circulam pela BR-101 sul, entre Florianópolis (SC) e a divisa com o estado do Rio Grande do Sul devem ficar atentos às mudanças no sistema de cobrança de tarifas de pedágio por eixo. No dia 15 de maio,  a cobrança por eixo deixou de ser feita apenas de forma visual e passou a considerar de forma eletrônica a existência de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto.

De acordo com a CCR ViaCosteira, concessionária que administra o trecho, a verificação de cada veículo agora é feita automaticamente pela placa, por meio da utilização das câmeras localizadas nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e em aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

Caminhões que utilizam o sistema de passagem também serão submetidos a verificação de MDF-e em aberto. Durante a passagem pelo leitores de tag’s, o sistema consultará automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente ao número de eixos.

Resumindo, com a implementação da nova tecnologia, caminhões e implementos que circularem carregados, mas com eixos suspensos, não conseguirão mais burlar a fiscalização a fim de reduzir os custos com pedágio. Já veículos de carga vazios ou sem Manifesto aberto, seguirão isentos da tarifa sobre eixos que não tocam o solo, conforme determina a legislação.

“Dessa forma, se faz ainda mais necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso”, destaca a concessionária.

A mudança no sistema de cobrança por eixo está amparada pela Lei Federal 13.103/2015 e pela Resolução 4.898/2015, da ANTT.

Fonte: NTC

Posso renovar minha CNH antes do vencimento?

Notícias 22 de maio de 2023

Durante a pandemia, unidades de Detrans em todo o Brasil foram fechadas e, consequentemente, milhares de motoristas não conseguiram renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim, o prazo para tirar uma nova via foi adiado. No entanto, documentos vencidos a partir de janeiro de 2023 voltaram a ter aos prazos anteriores, ou seja, 30 dias contados desde a data do vencimento.

Mas há quem prefira se antecipar e renovar a CNH antes mesmo do prazo de validade. E é possível. De acordo com o Detran, condutores podem solicitar um novo documento desde 30 dias antes do vencimento da CNH.

Como renovar a CNH?
Dá para realizar o processo de renovação online ou presencialmente. Até agora, pelo menos 19 estados brasileiros têm a opção de renovação da carteira de motorista pela internet. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O passo a passo para realizar essa tarefa difere um pouco entre os estados, mas as condições normalmente são as mesmas.

Quais são as condições para renovar a CNH online?
– Ter habilitação com foto e em situação regular. Ou seja, sem estar suspensa ou cassada;
– Estar com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento;
– Não ter qualquer processo em andamento;
– Não solicitar alteração de dados para a nova CNH, com exceção a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada.

Passo a passo
Para iniciar o processo, o motorista precisa acessar o site do Detran e fazer o login com CPF ou CPNJ e senha. Caso ainda não tenha uma conta, é necessário fazer o cadastro. Em seguida, você precisa confirmar seus dados e fazer a solicitação.

O próximo passo é o único feito de forma presencial: a realização de exames. Se a renovação da CNH for para as categorias C, D ou E, o condutor precisa fazer o exame toxicológico. Caso contrário, apenas o exame médico é exigido. Em São Paulo, essa última avaliação deve ser agendada no próprio site do Detran e a taxa é paga diretamente ao médico.

Vale lembrar que o teste toxicológico deve ser feito antes do exame médico e o intervalo da realização entre eles deve ser de até 90 dias. Aliás, quem exerce atividade remunerada ligada ao transporte de bens ou de pessoas ainda precisa passar por uma avaliação psicológica obrigatória. A taxa da avaliação também é paga diretamente ao psicólogo.

Com os exames e a avaliação aprovados, o último passo é pagar a taxa de emissão da renovação da CNH juntamente com o custo de envio do documento. Os valores variam de acordo com o estado. Em São Paulo, o preço atual é de R$ 124,06.

Tempo para entrega
Depois de cumprir todas as etapas do processo, o prazo para a liberação da versão digital da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é de três dias. Já o documento físico deve chegar no endereço cadastrado em até 14 dias.

E quem não renovar a CNH?
Vale lembrar que conduzir com a CNH vencida é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso seja parado em uma blitz, o motorista recebe multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação.

Fonte: SETCESP

Projeto de lei determina inclusão de estado e município nas placas Mercosul

Notícias 22 de maio de 2023

Apesar de estarem em vigor há quase três anos, mesmo após uma sequência de polêmicas, adiamentos, mudanças, idas e vindas, a novela envolvendo as placas no padrão Mercosul ainda não terminou. Neste mês ganhou um novo capítulo foi adicionado a está história, graças a um novo projeto de lei que prevê novas mudanças no dispositivo de identificação veicular.

De autoria do Deputado Federal Luciano Alves (PSD/PR), o Projeto de Lei (PL) nº 2406/2023 altera o Art. nº 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e determina a inclusão da identificação do Estado e Município de registro do veículo. Atualmente as placas no Padrão Mercosul trazem apenas a identificação do país, caracteres e um QR Code para leitura da mesma.

Para o parlamentar autor da proposta a nova mudança nas placas Mercosul se faz necessária por uma questão de segurança. “Com o passar do tempo e a crescente frota com placas que não indicam a origem, a insegurança só aumentou, pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças”, justifica Alves.

Na prática, sabemos que tratando-se de Brasil qualquer nova mudança no sistema de identificação veicular resultará em novos custos para os proprietários de veículos brasileiros, além de aumento no preço de confecção das placas, mas para o parlamentar estes gastos adicionais são insignificantes. “Eventual custo é absolutamente insignificante diante dos inumeráveis ganhos, tendo em vista não haver necessidade de troca das placas já registradas. Basta uma norma infralegal de regulamentação de padronização, com fixação por rebites, por exemplo, e tempo para adequação e um enorme problema que afeta a todos os brasileiros será resolvido”, completa o parlamentar.

Aprovação da proposta

Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.

Confira na íntegra o PL nº 2406/2023: CLIQUE AQUI

Fonte: NTC

Eixos suspensos em caminhões carregados começam a ser cobrados nos pedágios da BR-101 sul/SC

Notícias 22 de maio de 2023

Caminhoneiros que circulam pela BR-101 sul, entre Florianópolis (SC) e a divisa com o estado do Rio Grande do Sul devem ficar atentos às mudanças no sistema de cobrança de tarifas de pedágio por eixo. No dia 15 de maio,  a cobrança por eixo deixou de ser feita apenas de forma visual e passou a considerar de forma eletrônica a existência de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto.

De acordo com a CCR ViaCosteira, concessionária que administra o trecho, a verificação de cada veículo agora é feita automaticamente pela placa, por meio da utilização das câmeras localizadas nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e em aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

Caminhões que utilizam o sistema de passagem também serão submetidos a verificação de MDF-e em aberto. Durante a passagem pelo leitores de tag’s, o sistema consultará automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente ao número de eixos.

Resumindo, com a implementação da nova tecnologia, caminhões e implementos que circularem carregados, mas com eixos suspensos, não conseguirão mais burlar a fiscalização a fim de reduzir os custos com pedágio. Já veículos de carga vazios ou sem Manifesto aberto, seguirão isentos da tarifa sobre eixos que não tocam o solo, conforme determina a legislação.

“Dessa forma, se faz ainda mais necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso”, destaca a concessionária.

A mudança no sistema de cobrança por eixo está amparada pela Lei Federal 13.103/2015 e pela Resolução 4.898/2015, da ANTT.

Fonte: NTC

Posso renovar minha CNH antes do vencimento?

Notícias 22 de maio de 2023

Durante a pandemia, unidades de Detrans em todo o Brasil foram fechadas e, consequentemente, milhares de motoristas não conseguiram renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim, o prazo para tirar uma nova via foi adiado. No entanto, documentos vencidos a partir de janeiro de 2023 voltaram a ter aos prazos anteriores, ou seja, 30 dias contados desde a data do vencimento.

Mas há quem prefira se antecipar e renovar a CNH antes mesmo do prazo de validade. E é possível. De acordo com o Detran, condutores podem solicitar um novo documento desde 30 dias antes do vencimento da CNH.

Como renovar a CNH?
Dá para realizar o processo de renovação online ou presencialmente. Até agora, pelo menos 19 estados brasileiros têm a opção de renovação da carteira de motorista pela internet. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O passo a passo para realizar essa tarefa difere um pouco entre os estados, mas as condições normalmente são as mesmas.

Quais são as condições para renovar a CNH online?
– Ter habilitação com foto e em situação regular. Ou seja, sem estar suspensa ou cassada;
– Estar com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento;
– Não ter qualquer processo em andamento;
– Não solicitar alteração de dados para a nova CNH, com exceção a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada.

Passo a passo
Para iniciar o processo, o motorista precisa acessar o site do Detran e fazer o login com CPF ou CPNJ e senha. Caso ainda não tenha uma conta, é necessário fazer o cadastro. Em seguida, você precisa confirmar seus dados e fazer a solicitação.

O próximo passo é o único feito de forma presencial: a realização de exames. Se a renovação da CNH for para as categorias C, D ou E, o condutor precisa fazer o exame toxicológico. Caso contrário, apenas o exame médico é exigido. Em São Paulo, essa última avaliação deve ser agendada no próprio site do Detran e a taxa é paga diretamente ao médico.

Vale lembrar que o teste toxicológico deve ser feito antes do exame médico e o intervalo da realização entre eles deve ser de até 90 dias. Aliás, quem exerce atividade remunerada ligada ao transporte de bens ou de pessoas ainda precisa passar por uma avaliação psicológica obrigatória. A taxa da avaliação também é paga diretamente ao psicólogo.

Com os exames e a avaliação aprovados, o último passo é pagar a taxa de emissão da renovação da CNH juntamente com o custo de envio do documento. Os valores variam de acordo com o estado. Em São Paulo, o preço atual é de R$ 124,06.

Tempo para entrega
Depois de cumprir todas as etapas do processo, o prazo para a liberação da versão digital da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é de três dias. Já o documento físico deve chegar no endereço cadastrado em até 14 dias.

E quem não renovar a CNH?
Vale lembrar que conduzir com a CNH vencida é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso seja parado em uma blitz, o motorista recebe multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação.

Fonte: SETCESP

Projeto de lei determina inclusão de estado e município nas placas Mercosul

Notícias 22 de maio de 2023

Apesar de estarem em vigor há quase três anos, mesmo após uma sequência de polêmicas, adiamentos, mudanças, idas e vindas, a novela envolvendo as placas no padrão Mercosul ainda não terminou. Neste mês ganhou um novo capítulo foi adicionado a está história, graças a um novo projeto de lei que prevê novas mudanças no dispositivo de identificação veicular.

De autoria do Deputado Federal Luciano Alves (PSD/PR), o Projeto de Lei (PL) nº 2406/2023 altera o Art. nº 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e determina a inclusão da identificação do Estado e Município de registro do veículo. Atualmente as placas no Padrão Mercosul trazem apenas a identificação do país, caracteres e um QR Code para leitura da mesma.

Para o parlamentar autor da proposta a nova mudança nas placas Mercosul se faz necessária por uma questão de segurança. “Com o passar do tempo e a crescente frota com placas que não indicam a origem, a insegurança só aumentou, pois ninguém sabe de onde vêm os veículos que rondam as vizinhanças”, justifica Alves.

Na prática, sabemos que tratando-se de Brasil qualquer nova mudança no sistema de identificação veicular resultará em novos custos para os proprietários de veículos brasileiros, além de aumento no preço de confecção das placas, mas para o parlamentar estes gastos adicionais são insignificantes. “Eventual custo é absolutamente insignificante diante dos inumeráveis ganhos, tendo em vista não haver necessidade de troca das placas já registradas. Basta uma norma infralegal de regulamentação de padronização, com fixação por rebites, por exemplo, e tempo para adequação e um enorme problema que afeta a todos os brasileiros será resolvido”, completa o parlamentar.

Aprovação da proposta

Apesar da proposta ter sido apresentada, não há garantias de que será aprovada e colocada em prática. É necessário ainda a apreciação e votação na Câmara dos Deputados e no Senado, para posteriormente seguir para sanção ou veto da Presidência da República. Não há uma data definida para cada uma destas etapas.

Confira na íntegra o PL nº 2406/2023: CLIQUE AQUI

Fonte: NTC

Eixos suspensos em caminhões carregados começam a ser cobrados nos pedágios da BR-101 sul/SC

Notícias 22 de maio de 2023

Caminhoneiros que circulam pela BR-101 sul, entre Florianópolis (SC) e a divisa com o estado do Rio Grande do Sul devem ficar atentos às mudanças no sistema de cobrança de tarifas de pedágio por eixo. No dia 15 de maio,  a cobrança por eixo deixou de ser feita apenas de forma visual e passou a considerar de forma eletrônica a existência de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto.

De acordo com a CCR ViaCosteira, concessionária que administra o trecho, a verificação de cada veículo agora é feita automaticamente pela placa, por meio da utilização das câmeras localizadas nas praças de pedágio. Ao passar pela pista, a placa é lida pelo sistema que, através da integração com a plataforma da Secretaria da Fazenda Estadual, identifica se existe MDF-e em aberto ou não. Em caso positivo, mesmo que o veículo possua algum eixo suspenso, a cobrança será feita pela totalidade de eixos do veículo, independente se estejam tocando o solo ou não.

Caminhões que utilizam o sistema de passagem também serão submetidos a verificação de MDF-e em aberto. Durante a passagem pelo leitores de tag’s, o sistema consultará automaticamente a situação da carga e o débito é feito correspondentemente ao número de eixos.

Resumindo, com a implementação da nova tecnologia, caminhões e implementos que circularem carregados, mas com eixos suspensos, não conseguirão mais burlar a fiscalização a fim de reduzir os custos com pedágio. Já veículos de carga vazios ou sem Manifesto aberto, seguirão isentos da tarifa sobre eixos que não tocam o solo, conforme determina a legislação.

“Dessa forma, se faz ainda mais necessário que os transportadores informem corretamente sobre o conteúdo da carga, bem como origem, destino e tipo de produto. Uma vez que o transporte seja finalizado, o responsável pela carga deverá dar baixa no MDF-e para evitar cobranças indevidas. Esse processo não se aplica aos veículos sem cargas ou que não tenham o Manifesto em aberto ficando, estes, isentos da cobrança sobre cada eixo que esteja suspenso”, destaca a concessionária.

A mudança no sistema de cobrança por eixo está amparada pela Lei Federal 13.103/2015 e pela Resolução 4.898/2015, da ANTT.

Fonte: NTC

Posso renovar minha CNH antes do vencimento?

Notícias 22 de maio de 2023

Durante a pandemia, unidades de Detrans em todo o Brasil foram fechadas e, consequentemente, milhares de motoristas não conseguiram renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Assim, o prazo para tirar uma nova via foi adiado. No entanto, documentos vencidos a partir de janeiro de 2023 voltaram a ter aos prazos anteriores, ou seja, 30 dias contados desde a data do vencimento.

Mas há quem prefira se antecipar e renovar a CNH antes mesmo do prazo de validade. E é possível. De acordo com o Detran, condutores podem solicitar um novo documento desde 30 dias antes do vencimento da CNH.

Como renovar a CNH?
Dá para realizar o processo de renovação online ou presencialmente. Até agora, pelo menos 19 estados brasileiros têm a opção de renovação da carteira de motorista pela internet. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O passo a passo para realizar essa tarefa difere um pouco entre os estados, mas as condições normalmente são as mesmas.

Quais são as condições para renovar a CNH online?
– Ter habilitação com foto e em situação regular. Ou seja, sem estar suspensa ou cassada;
– Estar com a habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento;
– Não ter qualquer processo em andamento;
– Não solicitar alteração de dados para a nova CNH, com exceção a inclusão ou exclusão do exercício de atividade remunerada.

Passo a passo
Para iniciar o processo, o motorista precisa acessar o site do Detran e fazer o login com CPF ou CPNJ e senha. Caso ainda não tenha uma conta, é necessário fazer o cadastro. Em seguida, você precisa confirmar seus dados e fazer a solicitação.

O próximo passo é o único feito de forma presencial: a realização de exames. Se a renovação da CNH for para as categorias C, D ou E, o condutor precisa fazer o exame toxicológico. Caso contrário, apenas o exame médico é exigido. Em São Paulo, essa última avaliação deve ser agendada no próprio site do Detran e a taxa é paga diretamente ao médico.

Vale lembrar que o teste toxicológico deve ser feito antes do exame médico e o intervalo da realização entre eles deve ser de até 90 dias. Aliás, quem exerce atividade remunerada ligada ao transporte de bens ou de pessoas ainda precisa passar por uma avaliação psicológica obrigatória. A taxa da avaliação também é paga diretamente ao psicólogo.

Com os exames e a avaliação aprovados, o último passo é pagar a taxa de emissão da renovação da CNH juntamente com o custo de envio do documento. Os valores variam de acordo com o estado. Em São Paulo, o preço atual é de R$ 124,06.

Tempo para entrega
Depois de cumprir todas as etapas do processo, o prazo para a liberação da versão digital da CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é de três dias. Já o documento físico deve chegar no endereço cadastrado em até 14 dias.

E quem não renovar a CNH?
Vale lembrar que conduzir com a CNH vencida é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso seja parado em uma blitz, o motorista recebe multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação.

Fonte: SETCESP

Índice identifica redução da confiança empresarial dos executivos no primeiro semestre de 2023.

Notícias 18 de maio de 2023

O nível de confiança do empresário brasileiro, de empresas de médio porte, no desempenho de seus negócios teve uma redução considerável em comparação ao segundo semestre de 2022. Isso é o que diz a terceira edição do Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®), um indicador criado pela Fundação Dom Cabral para analisar o cenário das empresas de médio porte no Brasil, ajudando-as a adotar estratégias que influenciam diretamente na performance do negócio.

Segundo o ICME®, a percepção de uma piora das condições da economia brasileira e de crescentes incertezas políticas e sociais foram fatores cruciais para o recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança empresarial.

Concebido e desenvolvido pelo Centro de Inteligência da FDC Médias Empresas, o Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®) é uma iniciativa precursora que reflete uma visão ampla e aprofundada a respeito da percepção das médias empresas sobre a economia, o ambiente sociopolítico, o setor em que atuam e a realidade brasileira.

Apesar do recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança, é importante ressaltar que houve um avanço de 1,4 ponto nas expectativas para os próximos seis meses. “O empresário brasileiro, em geral, é otimista, pois mesmo percebendo um ambiente atual pouco favorável para os negócios, acredita na força da sua empresa e de suas estratégias, e tem um olhar mais confiante para o futuro”, analisa Áurea Ribeiro, professora da Fundação Dom Cabral (FDC).

Esse é o grande valor de medirmos o ICME®, pois ele possui uma relação direta com a intenção de crescimento e investimento das empresas. Os empresários e executivos podem utilizá-lo como um termômetro do nível de investimentos no crescimento do negócio que seus clientes, parceiros de negócios e competidores estão projetando para os próximos meses, podendo ajustar as estratégias e perspectivas da empresa ao padrão observado nas demais empresas de médio porte.

Todos os dados coletados nesta terceira edição do ICME® podem ser conferidos gratuitamente no ebook publicado na página da FDC Empresas. Para acessá-la, basta clicar aqui.
Fonte: SETCESP

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