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Reforma tributária traz novas projeções para o transporte rodoviário de cargas em 2023

Notícias 18 de maio de 2023

A reforma tributária tem sido pauta recorrente nos debates econômicos do Brasil, principalmente após a troca de governo. Vem sendo quase unânime, por parte de diversos setores, a necessidade de mudança no sistema tributário do país, que, atualmente, demonstra complexidade e onera demasiadamente o setor produtivo.

De acordo com especialistas, a proposta da reforma tributária apresentada pelo Governo Federal tem potencial para simplificar o sistema como um todo, reduzindo a burocracia. Além disso, uma das principais mudanças está na substituição de tributos como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será arrecadado tanto pelos estados quanto pela União.

Tais mudanças beneficiam segmentos que representam mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, como é o caso do transporte rodoviário de cargas (TRC), que demonstra grandes expectativas a respeito do assunto.

“É um anseio geral das transportadoras que a reforma tributária não aumente a carga de impostos. Pelo contrário, esperamos que, se não diminuir os impostos, ao menos simplifiquem sua apuração e cobrança. Uma oneração tributária, principalmente na cadeia de serviços, impacta diretamente os custos e a inflação”, comenta José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP).

Além disso, a reforma prevê a criação de um imposto sobre o valor agregado (IVA) federal, que poderá ter a alíquota única para todo o país, pois o Brasil, até então, possui uma das maiores porcentagens do mundo. Assim, essa criação simplificaria a tributação e reduziria os custos administrativos para as transportadoras.

Com isso, o executivo complementa: “Acredito que todo empresário está muito ansioso e, ao mesmo tempo, apreensivo com relação à reforma tributária. Somente 18 países no mundo tributam as empresas com uma alíquota acima de 30%, sendo o Brasil um deles (34%), enquanto a média de tributos de 111 países que disponibilizam dados na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 20%”.

Diante das incertezas e das dúvidas voltadas à implementação da reforma tributária e os impactos que poderão ser gerados para os diferentes segmentos da economia brasileira, como o TRC, o setor não deixa de se preocupar com tópicos que podem ser desafiadores com a não efetivação da reforma.

“Em nosso setor, basicamente as principais preocupações estão na prestação de serviços. Onde onerar tributos é muito preocupante, pois poderá diminuir a geração de empregos e aumentar a informalidade, afetando diretamente os valores finais de bens e serviços e contribuindo para aumento da inflação”, indica José Alberto.

Dessa forma, as empresas transportadoras rodoviárias de carga se preparam para as adequações de acordo com as possíveis mudanças que poderão ser efetivadas com a aprovação da reforma, de modo a aproveitar as oportunidades e a enxergar um melhor futuro para o setor. “Vejo que a reforma tributária poderá ser favorável ao desenvolvimento econômico do país e, consequentemente, ao nosso segmento, desde que não tenha o viés de aumento de receita do governo por meio da majoração dos tributos, mas pela simplificação deles”, finaliza o executivo.

Fonte: NTC&Log

Painel do Diesel: confira a variação do preço do combustível

Notícias 18 de maio de 2023

O Painel do Diesel está atualizado com os dados da semana 07 à 13/05 da Agência Nacional de Petróleo (ANP) .

De acordo com a ferramenta foi possível verificar as alterações:

Região: Centro-Oeste
Média de Diminuição do Diesel S10: -2,26%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,04%

Região: Nordeste
Média de Diminuição do Diesel S10: -2,71%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,16%

Região: Norte
Média de Diminuição do Diesel S10: -4,67%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,58%

Na região Sul a média de Diminuição do Diesel S10 ficou em -0,97%; com aumento do Diesel Comum em 1,54%; e na Região Sudeste a média de Diminuição do Diesel S10 em -1,68%;
com uma média de elevação do Diesel Comum em 0,04%

Média de diminuição geral do diesel S10 ficou em -2,82%; e a média de do Diesel Comum em  -2,24%.

O painel é atualizado semanalmente, na mesma frequência com que a ANP disponibiliza as informações após o levantamento dos valores nos respectivos municípios.


FONTE: SETCESP

Índice identifica redução da confiança empresarial dos executivos no primeiro semestre de 2023.

Notícias 18 de maio de 2023

O nível de confiança do empresário brasileiro, de empresas de médio porte, no desempenho de seus negócios teve uma redução considerável em comparação ao segundo semestre de 2022. Isso é o que diz a terceira edição do Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®), um indicador criado pela Fundação Dom Cabral para analisar o cenário das empresas de médio porte no Brasil, ajudando-as a adotar estratégias que influenciam diretamente na performance do negócio.

Segundo o ICME®, a percepção de uma piora das condições da economia brasileira e de crescentes incertezas políticas e sociais foram fatores cruciais para o recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança empresarial.

Concebido e desenvolvido pelo Centro de Inteligência da FDC Médias Empresas, o Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®) é uma iniciativa precursora que reflete uma visão ampla e aprofundada a respeito da percepção das médias empresas sobre a economia, o ambiente sociopolítico, o setor em que atuam e a realidade brasileira.

Apesar do recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança, é importante ressaltar que houve um avanço de 1,4 ponto nas expectativas para os próximos seis meses. “O empresário brasileiro, em geral, é otimista, pois mesmo percebendo um ambiente atual pouco favorável para os negócios, acredita na força da sua empresa e de suas estratégias, e tem um olhar mais confiante para o futuro”, analisa Áurea Ribeiro, professora da Fundação Dom Cabral (FDC).

Esse é o grande valor de medirmos o ICME®, pois ele possui uma relação direta com a intenção de crescimento e investimento das empresas. Os empresários e executivos podem utilizá-lo como um termômetro do nível de investimentos no crescimento do negócio que seus clientes, parceiros de negócios e competidores estão projetando para os próximos meses, podendo ajustar as estratégias e perspectivas da empresa ao padrão observado nas demais empresas de médio porte.

Todos os dados coletados nesta terceira edição do ICME® podem ser conferidos gratuitamente no ebook publicado na página da FDC Empresas. Para acessá-la, basta clicar aqui.
Fonte: SETCESP

Reforma tributária traz novas projeções para o transporte rodoviário de cargas em 2023

Notícias 18 de maio de 2023

A reforma tributária tem sido pauta recorrente nos debates econômicos do Brasil, principalmente após a troca de governo. Vem sendo quase unânime, por parte de diversos setores, a necessidade de mudança no sistema tributário do país, que, atualmente, demonstra complexidade e onera demasiadamente o setor produtivo.

De acordo com especialistas, a proposta da reforma tributária apresentada pelo Governo Federal tem potencial para simplificar o sistema como um todo, reduzindo a burocracia. Além disso, uma das principais mudanças está na substituição de tributos como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será arrecadado tanto pelos estados quanto pela União.

Tais mudanças beneficiam segmentos que representam mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, como é o caso do transporte rodoviário de cargas (TRC), que demonstra grandes expectativas a respeito do assunto.

“É um anseio geral das transportadoras que a reforma tributária não aumente a carga de impostos. Pelo contrário, esperamos que, se não diminuir os impostos, ao menos simplifiquem sua apuração e cobrança. Uma oneração tributária, principalmente na cadeia de serviços, impacta diretamente os custos e a inflação”, comenta José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP).

Além disso, a reforma prevê a criação de um imposto sobre o valor agregado (IVA) federal, que poderá ter a alíquota única para todo o país, pois o Brasil, até então, possui uma das maiores porcentagens do mundo. Assim, essa criação simplificaria a tributação e reduziria os custos administrativos para as transportadoras.

Com isso, o executivo complementa: “Acredito que todo empresário está muito ansioso e, ao mesmo tempo, apreensivo com relação à reforma tributária. Somente 18 países no mundo tributam as empresas com uma alíquota acima de 30%, sendo o Brasil um deles (34%), enquanto a média de tributos de 111 países que disponibilizam dados na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 20%”.

Diante das incertezas e das dúvidas voltadas à implementação da reforma tributária e os impactos que poderão ser gerados para os diferentes segmentos da economia brasileira, como o TRC, o setor não deixa de se preocupar com tópicos que podem ser desafiadores com a não efetivação da reforma.

“Em nosso setor, basicamente as principais preocupações estão na prestação de serviços. Onde onerar tributos é muito preocupante, pois poderá diminuir a geração de empregos e aumentar a informalidade, afetando diretamente os valores finais de bens e serviços e contribuindo para aumento da inflação”, indica José Alberto.

Dessa forma, as empresas transportadoras rodoviárias de carga se preparam para as adequações de acordo com as possíveis mudanças que poderão ser efetivadas com a aprovação da reforma, de modo a aproveitar as oportunidades e a enxergar um melhor futuro para o setor. “Vejo que a reforma tributária poderá ser favorável ao desenvolvimento econômico do país e, consequentemente, ao nosso segmento, desde que não tenha o viés de aumento de receita do governo por meio da majoração dos tributos, mas pela simplificação deles”, finaliza o executivo.

Fonte: NTC&Log

Painel do Diesel: confira a variação do preço do combustível

Notícias 18 de maio de 2023

O Painel do Diesel está atualizado com os dados da semana 07 à 13/05 da Agência Nacional de Petróleo (ANP) .

De acordo com a ferramenta foi possível verificar as alterações:

Região: Centro-Oeste
Média de Diminuição do Diesel S10: -2,26%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,04%

Região: Nordeste
Média de Diminuição do Diesel S10: -2,71%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,16%

Região: Norte
Média de Diminuição do Diesel S10: -4,67%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,58%

Na região Sul a média de Diminuição do Diesel S10 ficou em -0,97%; com aumento do Diesel Comum em 1,54%; e na Região Sudeste a média de Diminuição do Diesel S10 em -1,68%;
com uma média de elevação do Diesel Comum em 0,04%

Média de diminuição geral do diesel S10 ficou em -2,82%; e a média de do Diesel Comum em  -2,24%.

O painel é atualizado semanalmente, na mesma frequência com que a ANP disponibiliza as informações após o levantamento dos valores nos respectivos municípios.


FONTE: SETCESP

Índice identifica redução da confiança empresarial dos executivos no primeiro semestre de 2023.

Notícias 18 de maio de 2023

O nível de confiança do empresário brasileiro, de empresas de médio porte, no desempenho de seus negócios teve uma redução considerável em comparação ao segundo semestre de 2022. Isso é o que diz a terceira edição do Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®), um indicador criado pela Fundação Dom Cabral para analisar o cenário das empresas de médio porte no Brasil, ajudando-as a adotar estratégias que influenciam diretamente na performance do negócio.

Segundo o ICME®, a percepção de uma piora das condições da economia brasileira e de crescentes incertezas políticas e sociais foram fatores cruciais para o recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança empresarial.

Concebido e desenvolvido pelo Centro de Inteligência da FDC Médias Empresas, o Índice de Confiança das Médias Empresas (ICME®) é uma iniciativa precursora que reflete uma visão ampla e aprofundada a respeito da percepção das médias empresas sobre a economia, o ambiente sociopolítico, o setor em que atuam e a realidade brasileira.

Apesar do recuo de 3,2 pontos na taxa de confiança, é importante ressaltar que houve um avanço de 1,4 ponto nas expectativas para os próximos seis meses. “O empresário brasileiro, em geral, é otimista, pois mesmo percebendo um ambiente atual pouco favorável para os negócios, acredita na força da sua empresa e de suas estratégias, e tem um olhar mais confiante para o futuro”, analisa Áurea Ribeiro, professora da Fundação Dom Cabral (FDC).

Esse é o grande valor de medirmos o ICME®, pois ele possui uma relação direta com a intenção de crescimento e investimento das empresas. Os empresários e executivos podem utilizá-lo como um termômetro do nível de investimentos no crescimento do negócio que seus clientes, parceiros de negócios e competidores estão projetando para os próximos meses, podendo ajustar as estratégias e perspectivas da empresa ao padrão observado nas demais empresas de médio porte.

Todos os dados coletados nesta terceira edição do ICME® podem ser conferidos gratuitamente no ebook publicado na página da FDC Empresas. Para acessá-la, basta clicar aqui.
Fonte: SETCESP

Reforma tributária traz novas projeções para o transporte rodoviário de cargas em 2023

Notícias 18 de maio de 2023

A reforma tributária tem sido pauta recorrente nos debates econômicos do Brasil, principalmente após a troca de governo. Vem sendo quase unânime, por parte de diversos setores, a necessidade de mudança no sistema tributário do país, que, atualmente, demonstra complexidade e onera demasiadamente o setor produtivo.

De acordo com especialistas, a proposta da reforma tributária apresentada pelo Governo Federal tem potencial para simplificar o sistema como um todo, reduzindo a burocracia. Além disso, uma das principais mudanças está na substituição de tributos como o Programa de Integração Social (PIS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Serviços (ISS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que será arrecadado tanto pelos estados quanto pela União.

Tais mudanças beneficiam segmentos que representam mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, como é o caso do transporte rodoviário de cargas (TRC), que demonstra grandes expectativas a respeito do assunto.

“É um anseio geral das transportadoras que a reforma tributária não aumente a carga de impostos. Pelo contrário, esperamos que, se não diminuir os impostos, ao menos simplifiquem sua apuração e cobrança. Uma oneração tributária, principalmente na cadeia de serviços, impacta diretamente os custos e a inflação”, comenta José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP).

Além disso, a reforma prevê a criação de um imposto sobre o valor agregado (IVA) federal, que poderá ter a alíquota única para todo o país, pois o Brasil, até então, possui uma das maiores porcentagens do mundo. Assim, essa criação simplificaria a tributação e reduziria os custos administrativos para as transportadoras.

Com isso, o executivo complementa: “Acredito que todo empresário está muito ansioso e, ao mesmo tempo, apreensivo com relação à reforma tributária. Somente 18 países no mundo tributam as empresas com uma alíquota acima de 30%, sendo o Brasil um deles (34%), enquanto a média de tributos de 111 países que disponibilizam dados na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é de 20%”.

Diante das incertezas e das dúvidas voltadas à implementação da reforma tributária e os impactos que poderão ser gerados para os diferentes segmentos da economia brasileira, como o TRC, o setor não deixa de se preocupar com tópicos que podem ser desafiadores com a não efetivação da reforma.

“Em nosso setor, basicamente as principais preocupações estão na prestação de serviços. Onde onerar tributos é muito preocupante, pois poderá diminuir a geração de empregos e aumentar a informalidade, afetando diretamente os valores finais de bens e serviços e contribuindo para aumento da inflação”, indica José Alberto.

Dessa forma, as empresas transportadoras rodoviárias de carga se preparam para as adequações de acordo com as possíveis mudanças que poderão ser efetivadas com a aprovação da reforma, de modo a aproveitar as oportunidades e a enxergar um melhor futuro para o setor. “Vejo que a reforma tributária poderá ser favorável ao desenvolvimento econômico do país e, consequentemente, ao nosso segmento, desde que não tenha o viés de aumento de receita do governo por meio da majoração dos tributos, mas pela simplificação deles”, finaliza o executivo.

Fonte: NTC&Log

Painel do Diesel: confira a variação do preço do combustível

Notícias 18 de maio de 2023

O Painel do Diesel está atualizado com os dados da semana 07 à 13/05 da Agência Nacional de Petróleo (ANP) .

De acordo com a ferramenta foi possível verificar as alterações:

Região: Centro-Oeste
Média de Diminuição do Diesel S10: -2,26%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,04%

Região: Nordeste
Média de Diminuição do Diesel S10: -2,71%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,16%

Região: Norte
Média de Diminuição do Diesel S10: -4,67%
Média de Diminuição do Diesel Comum: -3,58%

Na região Sul a média de Diminuição do Diesel S10 ficou em -0,97%; com aumento do Diesel Comum em 1,54%; e na Região Sudeste a média de Diminuição do Diesel S10 em -1,68%;
com uma média de elevação do Diesel Comum em 0,04%

Média de diminuição geral do diesel S10 ficou em -2,82%; e a média de do Diesel Comum em  -2,24%.

O painel é atualizado semanalmente, na mesma frequência com que a ANP disponibiliza as informações após o levantamento dos valores nos respectivos municípios.


FONTE: SETCESP

Economize com Multas de Forma Fácil e Eficiente

Notícias 17 de maio de 2023

Todos nós sabemos como pagar multas pode ser um processo árduo, certo? Muitas vezes a multa demora pra chegar, temos que pagar taxas e valores altos, foi pensando nisso que decidimos abordar esse assunto, então fiquem ligados que no fim do texto tem uma dica perfeita pra quem quer diminuir os gastos com multas e ter mais facilidade na hora de pagar. 

Chegou a notificação, e agora? 

Quando uma infração é cometida, o órgão de trânsito responsável pelo estado em que o registro está cadastrado emite uma notificação de infração, informando o ocorrido, onde após isso eles emitem a multa e as penalidades que devem ser pagas.

Quando você recebe uma notificação de infração de uma multa, é importante que você verifique todas as informações contidas na notificação, incluindo a data, hora e local da infração, o tipo de infração cometida e o valor da multa

Se você concorda com a infração, você deve proceder ao pagamento da multa dentro do prazo estabelecido na notificação. Dependendo do órgão que emitiu a multa, você poderá pagar a multa através de uma agência bancária, pela internet ou por meio de um aplicativo específico, a desvantagem é que, fora da plataforma da frota 162, as mesmas são pagas individualmente sem desconto, o que torna o trabalho bem mais demorado

Porém, caso você não concorde com a infração que você recebeu, você pode contestar a multa, nesse caso, na sua notificação irá conter informações, onde você deve seguir as instruções e apresentar uma defesa no prazo estabelecido. 

Lembrando que, caso você não pague sua multa e não apresente uma defesa no prazo estabelecido, isso pode acarretar problemas ainda maiores onde pode haver a suspensão de sua carteira, juros na multa e mais multas.

Por isso, é importante que você tenha o controle total de todas as infrações cometidas para que você possa pagá-las com antecedência, ganhando descontos e sem nenhum problema maior para se preocupar. Assinando a plataforma da Frota 162, você tem acesso a tudo isso de forma fácil rápida.

Como emitir a segunda via da multa em PDF?

Perdi minha multa, e agora? Calma, todos sabem que imprevistos acontecem e, caso você não tenha recebido ou tenha perdido sua multa, você consegue pedir a segunda via. Portanto, essa também pode não ser a melhor opção, pois, caso haja algum atraso por parte dos correios ou em alguma parte do processo, você pode ter problemas ainda maiores.

Um trabalhão, não é mesmo? Agora se preparem pois, com essa novidade, a sua forma de pagar multas nunca mais será a mesma. 

Como ter acesso às multas em primeira mão, pagar de forma rápida e ainda economizar com isso? 

A Frota 162 está sempre buscando inovações que possam tornar a gestão de multas e condutores mais fácil e eficiente. E agora, estamos animados em apresentar nosso mais novo recurso: o método de pagamento de multas totalmente integrado à nossa plataforma. 

Com essa novidade, nossos clientes podem depositar dinheiro em suas contas na plataforma, funcionando como uma carteira digital, e usá-lo para pagar multas. Isso significa que não há mais necessidade de se preocupar em encontrar o valor exato da multa no momento do pagamento, nem de ter que se preocupar em pagar boletos e, graças à nossa plataforma que tem integração com diversos sistemas por todo o Brasil, ter que entrar em sites variados dos órgãos. Vale também ressaltar que nenhum usuário da nossa plataforma precisará fornecer nenhum dado bancário, o que aumenta mais ainda a sua segurança e temos uma garantia de 20% de desconto para pagamentos antes do vencimento até as 16h da data do vencimento.

Imagem recarregar conta

Além disso, ao pagar a multa antecipadamente, o cliente terá uma economia de 40% em multas e evitar possíveis problemas com juros e CNH. A plataforma da Frota 162 faz isso de maneira rápida fácil, garantindo que você possa pagar suas multas sem preocupações e com total segurança. Com a Frota 162 fica mais simples, com apenas alguns cliques você consegue pagar todas as suas multas. 

Não perca mais tempo com pagamentos de multas complicados. Experimente agora mesmo o nosso novo método de pagamento direto da plataforma e aproveite todas as vantagens de ser um cliente Frota 162.  

Para ter esse e muitos outros benefícios que a Frota 162 oferece basta clicar no botão abaixo e usufruir dos nossos benefícios por um mês, sem precisar pagar nada.

Teste grátis da plataforma

Fonte: Frota162

Operação de cargas indivisíveis da PRF fortalece a segurança viária e reduz acidentes

Notícias 17 de maio de 2023

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) implementou a Operação Temática de Fiscalização de Cargas Indivisíveis (OTECI), focada na análise do fluxo desses tipos de cargas nas rodovias federais, com o objetivo de intensificar a presença policial em trechos críticos e diminuir a ocorrência de acidentes graves, além de reduzir o número de vítimas fatais e feridos. A ação se tornou necessária devido ao aumento do tráfego de cargas indivisíveis nos últimos anos.

Com o intuito de garantir a segurança viária e proteger a logística nacional, as operações temáticas relacionadas à fiscalização de cargas indivisíveis são de extrema importância. A PRF reconhece que acidentes envolvendo esse tipo de transporte podem ter impactos significativos não apenas nos usuários envolvidos, mas também na economia do país.

Atualmente, as rodovias federais da região nordeste são as principais vias de trânsito escolhidas pelas transportadoras do setor de energia eólica.

Conforme o órgão, diversos trechos dessa rota estão sob a jurisdição da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Ceará (SPRF/CE). No estado, ocorre o transporte diário de pás eólicas com mais de 80 metros de comprimento e outros componentes.

“Essa situação afeta a segurança viária, tornando essencial direcionar a fiscalização para esse segmento específico de transporte.”

Nesse contexto, a PRF, com base em sua missão de promover a segurança pública e a mobilidade no Brasil, busca assegurar a segurança viária nas rodovias federais como um objetivo estratégico finalístico. A ação, que ocorreu na cidade de Fortaleza e sua região Metropolitana, além da cidade de Aracati, reforça o compromisso da instituição em garantir a segurança viária. Além disso, garantir a consecução do planejamento estratégico da PRF (2020-2028).

A Operação Temática de Fiscalização de Cargas Indivisíveis da PRF ocorreu entre os dias 3 e 13 de maio. Dessa forma, abrangendo um total de 372 pessoas fiscalizadas e 495 veículos vistoriados.

A operação teve como resultados operacionais a lavratura de 746 autos de infração de trânsito. Assim como, recolhimento de 276 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e remoção de 30 veículos.

Além disso, foram realizadas 38 autuações por excesso de peso, totalizando mais de 255 mil kg de excesso. E, também, 62 autos de infração foram emitidos devido ao desrespeito ao tempo de descanso dos motoristas, conforme previsão em lei. Durante a operação, cinco pessoas foram detidas e 17 unidades de anfetaminas foram apreendidas.

Ao fortalecer a presença policial em trechos críticos, a PRF demonstra sua dedicação em tornar as rodovias mais seguras para todos os usuários. A constante busca por aperfeiçoamento e profissionalização no campo da fiscalização de cargas indivisíveis é essencial para enfrentar os desafios em constante evolução. Além disso, garantir a fluidez do tráfego, sem comprometer a segurança. “Dessa forma, a PRF reafirma seu compromisso com a proteção da vida e com a promoção da segurança viária nas rodovias federais. Através de operações temáticas como a OTECI, a instituição avança em direção à consecução de seu planejamento estratégico, contribuindo para um transporte mais seguro no país”, conclui o órgão.


FONTE: SETCESP

Volume de serviços no Brasil cresce mais que o esperado em março com transporte de cargas

Notícias 17 de maio de 2023

O setor de serviços brasileiro encerrou o primeiro trimestre com crescimento acima do esperado no volume em março, impulsionado principalmente pelo setor de transporte de cargas.

O volume de serviços teve em março alta de 0,9% na comparação com o mês anterior, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%.

O setor teve um início de ano com altos e baixos, apresentando forte queda em janeiro de 2,9% em meio ao esgotamento dos efeitos positivos da normalização da economia pós-pandemia, mas mostrou recuperação com taxas positivas nos dois meses seguintes.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 6,3% no volume de vendas enquanto economistas esperavam crescimento de 5,0%.

Segundo o IBGE, o setor está agora 12,4% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e 1,3% abaixo de dezembro de 2022, o auge da série histórica.

Na visão de especialistas, os serviços devem começar a sentir com mais força o efeito dos juros altos, com expectativa de que ande de lado no ano. Por outro lado, o desemprego baixo e as políticas de transferência de renda do governo podem dar impulso à atividade.

O IBGE destacou no mês o desempenho do setor de transporte, que marcou a principal influência positiva em março com um crescimento de 3,6%. Esse resultado foi puxado principalmente pelo avanço de 4,7% no volume do transporte de cargas, que atingiu o ponto mais alto da série, registrado anteriormente em agosto de 2022.

Por outro lado, o transporte de passageiros recuou 3,3% na comparação com fevereiro, ficando 22% abaixo do ponto mais alto da série histórica, de fevereiro de 2014.

Também tiveram desempenho positivo em março os serviços profissionais, administrativos e complementares (+2,6%) e os serviços de informação e comunicação (+0,2%). Já os serviços prestados às famílias (-1,7%) e outros serviços (-0,6%) tiveram perdas. O índice de atividades turísticas, por sua vez, subiu 0,1% frente a fevereiro, ficando 1,4% acima do patamar pré-pandemia e 5,9% abaixo do ponto mais alto da série, registrado em fevereiro de 2014.


FONTE: NTC&Logística

Marcelo Santos, Anderson Carvalho, Wemerson Pestana e Sidemar Acosta: almoço cheio de convidados

Notícias 17 de maio de 2023

A edição de maio do Almoço Executivo do Transcares acaba de acontecer. O encontro dos transportadores capixabas com convidados e parceiros do sindicato foi realizado nesta terça-feira, 16 de maio, após a Reunião Interna e a Reunião de Diretoria, com a presença do Diretor de Operações do Imetame Porto Aracruz, Anderson Carvalho, do superintendente regional da PRF-ES, Wemerson Pestana, do presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, e do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos. E quem estava no Salão de Eventos, além de compartilhar do momento de integração, teve a chance de saber um pouco sobre o mega empreendimento que está em construção na região Norte do Estado; conheceu Wemerson Pestana e viu o posicionamento de Acosta sobre Reforça Tributária; e pôde conhecer algumas das bandeiras defendidas por Marcelo Santos.

A diretoria, mais uma vez, marcou presença. Além do presidente, Luiz Alberto Teixeira, estavam no almoço o vice-presidente, José Geraldo Valadão, e os diretores Karla Diniz, Hudson Carvalho, Odival Rocon, Marco Zon, Lauro Machado, Roberto Fabiani, Wesley Loose e Jonas Lorencini. Superintendente da Fetransportes, Simone Garcia estava representando o presidente, Renan Chieppe, Daiane Boldrini, representante da empresa mantenedora 3S Tecnologia, também estava presente, assim como Wagner Cantarella, presidente da AEC (Associação Empresarial de Cariacica).

Ex-presidente da AEC, Sidemar Acosta alertou o público sobre a possibilidade de um novo “apagão na aduana”, como acontecido em 2021, quando fiscais da Receita Federal pararam suas atividades,  destacou as consequências da Reforma Tributária, da forma como ela está sendo conduzida, para o setor, e fez questão de destacar: “Importante dizer que não sou contra a Reforma Tributária, ela só não pode ser como eles querem. Os estados precisam ter autonomia para gerir sua arrecadação”, disse.

Novo superintendente da PRF,  o historiador e cariaciquense Wemerson Pestana falou sobre a missão da corporação, voltada à manutenção da segurança pública e à mobilidade, e do bom índice de recuperação de cargas roubadas. E aproveitando o Maio Amarelo, não deixou de citar o trabalho de educação no trânsito realizado pela PRF. Ele, inclusive, se colocou à disposição para levar esse trabalho às empresas transportadoras.

Também cariaciquense e ex-presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, Marcelo Santos ressaltou a relação próxima que mantém com o setor, bem como os desafios do Estado com as questões voltadas à infraestrutura, mesmo estando tão bem posicionado geograficamente, e criticou o fato do Espírito Santo não ter recebido, nos últimos anos, nenhum investimento do governo federal para melhorar sua malha – apesar de estar bem organizado, do ponto de vista financeiro e fiscal. Por fim, garantiu: “Não vamos navegar por projetos que irão de encontro aos interesses da sociedade. Apenas pelos projetos que irão ao encontro”.

 

Imetame Porto Aracruz

Considerada uma das principais obras de infraestrutura logística do Brasil, o empreendimento, localizado em Aracruz, tem previsão de começar a operar no primeiro semestre de 2025. O investimento, da ordem de R$ 1,7 bi, deve permitir a circulação de navios maiores e que ainda não podiam estar em operação no Brasil. De junho de 2021, quando foi dada a última autorização, até julho do ano passado, quando as obras tiveram início, já foi construído o quebra-mar, fundamental para a proteção do porto, a dragagem de aprofundamento e a construção do cais de contêineres. E em junho terá início a escavação do berço de atracação.

O complexo portuário, pertencente ao Grupo Imetame, está modelado para atender embarque e desembarque de contêineres, carga geral, veículos, carga de projeto, granéis sólidos, líquidos e gasosos, e apoio offshore, e segundo Carvalho vai iniciar a operação com a movimentação de contêiner e carga geral.

 

Prato da Boa Lembrança

Convidados especiais do Transcares para o Almoço Executivo deste mês, Anderson Carvalho, Wemerson Pestana, Sidemar Acosta e Marcelo Santos receberam das mãos do presidente Luiz Alberto Teixeira o Prato da Boa Lembrança.

 Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Imprensa Transcares

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