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Modal Expo 2025: abertura da feira reúne autoridades, premia empresas e discute futuro do TRC

Notícias 04 de junho de 2025

Após oito meses de muito trabalho, articulação e expectativas, a Modal Expo 2025, primeira feira de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, foi aberta nesta terça-feira, 3 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Apesar da abertura oficial ter acontecido à noite, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do vice, Ricardo Ferraço, do deputado federal Da Vitória e do presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, dentre várias outras autoridades, presidentes de entidades representativas e empresários, a programação já estava acontecendo desde as 15 horas, com grande movimentação nos stands.

A Modal Expo segue até quinta-feira (5), sempre das 15 às 21h, com mais de 72h de conteúdo na programação, incluindo palestras com cerca de 72 especialistas renomados, visitas técnicas a empresas como Vports e Zurich, e um Encontro de Negócios com 60 empresas fornecedoras e cinco empresas âncoras.

O conteúdo da feira teve início com a palestra “O Espírito Santo no Tabuleiro Global: Tendências, Oportunidades, Negócios e Desafios para o Comércio Exterior, Transporte e Logística”, sob o comando de Rogério Salume, fundador da Wine e presidente do InvestES. E logo depois dele, entraram em cena os painéis temáticos nos palcos Transportes, Comex e Abastecimento.

No Palco Transportes, os presidentes da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, da Fetransportes, Renan Chieppe, e do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, debateram o Futuro do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil”. Teixeira foi o mediador, Rebuzzi e Chieppe os painelistas, e eles passearam sobre os temas considerados “dores”, desafios e oportunidades do TRC – reforma tributária, políticas públicas, infraestrutura, tendências de mercado e inovação, transição energética e déficit de mão de obra.

No final da discussão, muito elogiada pelo público, a certeza de que os desafios são muitos, mas que o transportador não vai entregar os pontos.

“Discutimos o futuro do TRC e passeamos sobre as várias dores do segmento. Temos que ser realistas, mas também precisamos ser otimistas. Temos que superar a realidade e eu acredito que em conjunto, reunindo lideranças, formando novas lideranças, vamos encontrar um caminho para vencer os problemas que temos pela frente. O transporte é essencial, é estratégico e vamos achar solução”, garantiu o presidente da NTC.

Presidente da Fetransportes e do Conselho do Sest Senat-ES, Renan Chieppe endossou as palavras de Rebuzzi e completou dando luz ao orgulho de ser transportador. “Precisamos ter esperança, não desistir e, acima de tudo, ter orgulho do setor que representamos e do que fazemos”.

Abertura e premiação

Para marcar a primeira edição da Modal Expo e reconhecer empresas que fazem a diferença nas operações dos setores de comércio exterior, transportes e atacadista distribuidor, foi entregue durante a solenidade o prêmio “Empresas Destaque” para nove empresas capixabas. Foram reconhecidas três de cada segmento, sendo premiados o Grupo Continental, a Transcherrer e a VIX no setor de transportes; a Comexport, a Sertrading e a Columbia Trading no setor de comércio exterior; e a Unimarka, W2W e a MG Vidros Automotivos no setor atacadista distribuidor.



Presidente do Transcares, um dos sindicatos realizados da feira, Teixeira celebrou a concretização de um sonho antigo do setor de transportes durante sua saudação ao público. “A Modal já nasce grande. Afinal, une em um mesmo ambiente, em um mesmo propósito, três segmentos com papel fundamental na missão de fazer a economia capixaba girar”, destacou em seu pronunciamento, na abertura.

Idalberto Moro, presidente do Sincades, ressaltou o Estado como um hub logístico nacional, evidenciando sua localização estratégica, os portos eficientes e a infraestrutura em expansão. Ele também reforçou que a integração entre os diferentes modais de transporte não é apenas desejável, mas essencial para garantir a competitividade do Espírito Santo e do Brasil. “A logística inteligente é o motor que move o desenvolvimento e a expansão econômica”.

Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, pontuou que em um cenário global cada vez mais competitivo e dinâmico, o Espírito Santo se destaca como um estado estratégico. “Estamos no centro do litoral brasileiro, com acesso facilitado aos principais mercados consumidores, e é justamente por isso que iniciativas como a Modal Expo têm o papel central de evidenciar a capacidade do Espírito Santo de se consolidar como um verdadeiro hub logístico nacional e internacional”.

Também convidado para a solenidade de abertura, Renan Chieppe destacou o momento diferenciado do Espírito Santo, o Parklog, projeto do governo do Estado que tende a fortalecer ainda mais a vocação logística capixaba, e os bons números do setor como indicadores que a Modal não poderia estar acontecendo em melhor momento.

“O Estado vive uma época de grandes oportunidades e o transporte também! Fechamos 2024 com uma arrecadação de ICMS superior a R$ 823 milhões e o crescimento do setor em 2024 foi de 9,8% em comparação com 2023. Estes são números que fortalecem o setor, o Espírito Santo e as tratativas para posicioná-lo como hub logístico. E assim como a Fetransportes está preparada para apoiar institucionalmente o Estado nessa jornada, o Sest Senat está preparado para apoiar os profissionais no tocante à qualificação e programas voltados à saúde e bem-estar”.



Em seu discurso, Renato Casagrande falou sobre o potencial do Espírito Santo. “O Estado se consolidou como uma porta de entrada dos produtos do mundo e uma porta de saída para os produtos do Brasil. Além de sermos privilegiados por nossa localização estratégica no centro do país. Com os ótimos portos, com a primeira ZPE privada do Brasil, com a expansão dos aeroportos regionais e com um estado organizado, com boa gestão, com bons índices de segurança, seguimos atraindo novos empreendimentos e cada vez mais negócios”.

Seminário Itinerante vai acontecer aqui!

Na manhã de quinta-feira vai ser realizado o Seminário Itinerante da NTC&Logística, iniciativa da Fetransportes, Transcares e núcleo da Comjovem-ES para capacitar empresários e executivos do transporte de cargas e logística. A programação completa está disponível no site: https://modalexpo.com.br/programacao/

Sobre a Modal

Realizada pelas organizadoras Milanez & Milaneze, Modal Expo 2025 tem a promoção de Transcares, Sindiex e Sincades e conta com os apoios de: Patrocinador Master: Cesan; Patrocinador Diamante: Banestes; Patrocinador Ouro: Portocel; Patrocinadores Prata: Sicoob ES, Sesc ES, Senac ES, Caixa e Governo Federal; Patrocinadores Bronze: ES Gás|Grupo Energisa; Banco do Nordeste e Governo Federal; Patrocínio: Confea Crea ES Mútua; Parceiros: Centrorochas e Sindliqes; apoio institucional da Fecomércio CNC SESC SENAC, Fetransportes CNT SEST SENAT, Findes, Sebrae ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo.

A lista completa de expositores está disponível no site da Modal Expo 2025. O evento é gratuito e tem acesso exclusivo para profissionais do setor, com credenciamento disponível no site: https://bit.ly/credenciamento_modal

Fonte: Assessoria de Comunicação TRANSCARES

Transcares recebe homenagem em evento do Corpo de Bombeiros!

Notícias 30 de maio de 2025

Nesta quinta-feira, 28 de maio, o Corpo de Bombeiros do ES realizou a solenidade de encerramento do 3º Desafio Estadual de Salvamento Veicular e Trauma 2025, realizado no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. O evento, que bebe na fonte da conscientização da sociedade para a preservação da vida no trânsito, fez parte da programação do Maio Amarelo e teve apoio de várias entidades, dentre elas o Transcares.

Representante do sindicato no evento, o superintendente Mario Natali acabou voltando pra casa com um placa comemorativa, oferecida em agradecimento ao apoio no Desafio.

"Ressaltei, no momento de entrega da placa, o compromisso do Transcares com a segurança do trânsito nas operações de transporte e também a nossa participação no Movitran (Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito). Fiz questão de destacar, ainda, que a materialização do apoio do sindicato  no evento se deu por meio da empresa associada Transuíça, no emprego de pranchas para transporte de veículos sinistrados do depósito do Detran na Serra ao shopping para as atividades de simulações dos salvamentos", disse Natali, cuja história com o Corpo de Bombeiros é longa, já que foi comandante-geral da corporação.

Fonte: Anna Carolina Passos

Transcares marca presença em audiência que cobra agilidade nas obras de ponte e medidas para reduzir impactos

Notícias 30 de maio de 2025

A interdição da ponte Fontenelle, que liga Colatina a Baixo Guandu, foi tema de uma Audiência Pública realizada na quarta-feira (28), em Colatina. Convocada pelo Ministério Público do Espírito Santo, a reunião teve como objetivo cobrar transparência, celeridade nas obras e discutir os impactos gerados pelo desvio de tráfego para o perímetro urbano da cidade. O tema, de grande relevância para o segmento, contou com a presença do presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, representando o segmento.

O evento contou com a presença de representantes do Dnit-ES (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), da Prefeitura de Colatina, vereadores, promotores de justiça, empresários e lideranças.

Durante a audiência, o superintendente regional do DNIT, Romeu Scheibe Neto, apresentou um panorama completo da estrutura da ponte. Ele explicou que, após a identificação de patologias em fevereiro e uma vistoria complementar em março, foi elaborado um plano técnico de intervenção. No dia 13 de maio, foi decretada situação de emergência e expedida a ordem de serviço para a obra de recuperação.

O cronograma prevê o início dos serviços em até 45 dias, com duração total de 10 meses, divididos em três etapas. O superintendente destacou que durante toda a execução da obra não haverá interdição total da ponte, mas o tráfego será controlado com base em critérios técnicos rigorosos. Caminhões e veículos de carga terão a circulação permitida se atenderem 5 regras: Limite de carga de até 33 toneladas (distribuídas em quatro eixos); configuração de eixos de 6t + 10t + 8,5t + 8,5t; comprimento máximo de 18,60 metros; a carga por eixo de até 10 toneladas nos eixos intermediários; e será proibida a passagem simultânea de caminhões.

Para garantir o cumprimento dessas medidas, serão instalados sensores nos acessos à ponte, capazes de realizar pesagem precisa e identificação automática dos veículos. Agentes de pista também atuarão no local para coordenar o fluxo e garantir a segurança de todos os usuários.

Teixeira destacou o “enorme transtorno que a interdição está gerando para a região e que, embora não seja a melhor solução e muita gente continue prejudicada, foi o que conseguimos.”

Fonte: Anna Carolina Passos

Modal Expo 2025 une três setores gigantes da economia capixaba para colocar o ES na vitrine nacional

Notícias 29 de maio de 2025

A vocação do Espírito Santo para se tornar um hub logístico vai estar em evidência na Modal Expo 2025, feira que une os três principais atores dos setores de transporte e logística, distribuição e comércio exterior do Espírito Santo – respectivamente os sindicatos Trancares, Sincades e Sindiex – e que vai acontecer entre 3 e 5 junho, no Pavilhão de Carapina. A contagem regressiva para o evento começou e nesta quarta-feira, 28 de maio, organizadores e realizadores receberam a imprensa numa coletiva para apresentar detalhes da Modal, que já nasce cercada de números grandiosos: mais de 70 painelistas, entre autoridades, líderes de entidades, especialistas e empresários, mais de 100 marcas expositoras e previsão de gerar R$ 50 milhões em negócios.

Com uma programação robusta, com mais de 72 horas de conteúdo para potencializar conexões e estimular o desenvolvimento dos setores, a Modal Expo vai realizar mais de 15 painéis e um dos temas debatidos será “O Espírito Santo: o novo hub logístico do Brasil”, com Fabio Marchiori, presidente da VLI Logística; Roberto Amorim Junior, diretor-presidente da ECO 101; e Gustavo Serrão, CEO da VPorts.

A Reforma Tributária também estará em debate por meio do painel “Espírito Santo 2032: como a Reforma Tributária e os investimentos em infraestrutura moldarão o futuro logístico”. Sidemar Acosta, presidente do Sindiex, será o mediador. E entre os participantes estarão Alexandre Fiorot, advogado com atuação em tributação, e Benício Costa, secretário de Estado da Fazenda.

O público poderá acompanhar o painel “Parklog/ES: o complexo intermodal que transformará o Espírito Santo no principal polo logístico do Brasil”, com a participação de lideranças empresariais do Estado: Alexandre Billot, diretor da Portocel; Luís Claudio Montenegro, responsável pela integração de interesses da indústria da Findes; Alan Soares, vice-presidente da Findes, diretor da Sindipacel e Relações Corporativas da Suzano; e Bruno Carlesso, diretor da Imetame, estão entre os convidados. A mediação será de Celso Guerra, subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional.

E a programação vai contemplar, ainda, o futuro do transporte rodoviário de cargas no Brasil, discutindo perspectivas para o comércio exterior e a cadeia de abastecimento; o Seminário Itinerante da NTC&Logística, cujo propósito é levar capacitação e oportunidades para empresários e executivos do transporte de cargas e logística; e visitas técnicas guiadas a empresas como a Vports e a Zurich.

Os presidentes dos sindicatos realizadores, Luiz Alberto Teixeira, Sidemar Acosta e Idalberto Moro, participaram da coletiva e falaram um pouco de suas expectativas positivas.

Na opinião de Teixeira, “tudo está mostrando que a feira será um sucesso!” “Os números do setor mostram que estamos crescendo. Nossa participação no PIB estadual é de mais de 4% e nossa arrecadação de ICMS até dezembro de 2024 foi de mais de R$ 880 milhões. Some-se ao bom momento do setor o fato do Espírito Santo ser um ponto fora da curva no cenário nacional. O Espírito Santo é um Estado para o empreendedor vir, investir e acreditar. Por esses motivos acreditamos tanto na Modal”.

Moro e Acosta seguiram na mesma linha das palavras de Teixeira. O presidente do Sincades também garantiu o potencial do Estado de atrair novos negócios. “Temos aqui a melhor estrutura do País, tanto para armazenagem como para recebimento de cargas”.

E Sidemar Acosta, do Sindiex, concluiu. “A Modal Expo vai nos posicionar como hub logístico e vamos mostrar o tamanho do Espírito Santo”.

Confira a programação completa no site: https://modalexpo.com.br/programacao/

Fonte: Anna Carolina Passos (Assessora de Comunicação TRANSCARES), Kikina Sessa (portal ES Brasil), Assessoria de Imprensa Modal Expo

Álcool e drogas estão ligados a mais de 40% das mortes no trânsito do ES

Notícias 29 de maio de 2025

O estudo analisou laudos do Laboratório de Toxicologia Forense (LABTOX) e do Instituto Médico Legal (IML) de Vitória, entre os anos de 2013 e 2023. Foram mais de 3,5 mil casos analisados e, em 42% deles, as vítimas tinham usado essas substâncias.

Álcool e drogas no trânsito: estudo usou inteligência artificial

O álcool apareceu em primeiro lugar, correspondendo a 32%, seguido de cocaína (11%), maconha (8%) e anfetaminas (1%). Além disso, as vítimas com maior destaque são homens, pardos e jovens entre 18 e 39 anos.

O estudo utilizou inteligência artificial nos laudos cadavéricos para mapear idade, sexo e cor das vítimas fatais de trânsito. Depois, foi realizado um cruzamento com as informações dos laudos toxicológicos.

Morte detectada pelo uso de metanfetamina

Chamou atenção dos policiais a primeira morte detectada pelo uso de metanfetamina, em 2024.

Segundo Caline Destefani, diretora Instituto de Laboratórios de Análises Forenses (Ilaf), a substância passou a ser usada para alterar os efeitos do rebite, conhecido por inibir o sono.

“A pessoa quando adquire esse tipo de comprimido, está em busca de um estimulante e, muitas vezes, não sabe qual o princípio ativo. Porém, pode ser desde uma cafeína, até uma substância que é proibida no Brasil, que é o caso da metanfetamina”, explicou.

*Com informações de Rodrigo Schereder, repórter da TV Vitória/Record

Braspress Air Cargo realiza voo inaugural e aposta em entregas expressas para a Amazônia

Notícias 28 de maio de 2025

Depois de receber o aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no final de abril, a Braspress, tradicional empresa brasileira de transporte de carga fracionada, oficializou nesta terça-feira (27) o início das operações da Braspress Air Cargo (BAC), sua nova companhia aérea cargueira. O voo inaugural partiu de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a Manaus (AM), marcando o início da principal rota da nova unidade, criada com o objetivo de encurtar prazos e elevar a eficiência logística no atendimento à região Norte.

A entrada da holding H&P – Empreendimentos & Participações, controladora da Braspress, no setor aéreo de cargas representa um movimento estratégico diante das crescentes exigências por agilidade e confiabilidade. “Estamos oferecendo uma alternativa mais rápida para entregas que, via modal rodo-fluvial, levavam até 15 dias para chegar à Amazônia. Agora, com um pequeno acréscimo tarifário, garantimos prazos de até 48 horas”, afirmou Urubatan Helou, CEO da organização.

Com investimentos que já somam R$ 40 milhões, a BAC inicia suas operações com dois aviões cargueiros Boeing 737-400, cada um com capacidade para 20 toneladas. Um terceiro avião deve ser incorporado até o fim do ano. Um dos modelos atuais será mantido como reserva técnica para garantir a continuidade da malha aérea em caso de imprevistos.

A operação inicial cobre rotas entre São Paulo, Recife e Manaus, com voos diários. O plano é expandir o alcance geográfico conforme o amadurecimento da operação e a evolução da demanda. O novo braço aéreo atuará de forma integrada com a Braspress Transporte Urgentes, que já conta com 110 filiais e uma frota de mais de 3 mil veículos. O modelo rodoaéreo prevê coleta rodoviária, transporte aéreo entre os principais centros e entrega terrestre na última milha.

Agilidade e integração e segurança

“O que nos motivou foi o inconformismo com os prazos de entrega para Manaus. Nossa estrutura já atende 100% do território nacional, mas vimos a necessidade de acelerar os fluxos para regiões mais distantes”, explicou Helou. O foco da nova operação está no transporte de cargas de alto valor agregado e baixo peso, como eletrônicos, medicamentos e peças de reposição.

Além da agilidade, a integração aérea também traz benefícios em termos de segurança, ao reduzir a exposição ao risco de roubo de cargas, recorrente no transporte terrestre. “Podemos realocar cargas de forma estratégica, equilibrando custo, prazo e risco logístico. Isso nos dá liberdade para oferecer a melhor solução para cada cliente”, destacou o executivo.

O lançamento da BAC também resgata um capítulo da trajetória da empresa. “Nos anos 1970, fizemos o caminho inverso, migrando do modal aéreo para o RODOVIáRIO. Agora, voltamos ao setor aéreo com um novo olhar, integrando os dois mundos”, afirmou Helou.

A rota Campinas-Manaus é vista como estratégica por conectar o principal polo industrial do país à Zona Franca de Manaus. O novo corredor logístico facilita o transporte de insumos e produtos acabados entre o Norte e o Sudeste.

Maria Fan, diretora comercial do Aeroporto de Viracopos, destacou a importância da iniciativa. “A parceria com a Braspress Air Cargo fortalece o transporte doméstico de cargas e amplia nossa capacidade de atendimento ao mercado interno”, afirmou.

Fonte: Transporte Moderno 

Excesso de peso: MPF recomenda balanças em todas as rodovias e aumento no valor das multas

Notícias 28 de maio de 2025

A recomendação é resultado de uma análise realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Rodovias Federais, vinculado à Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR), sobre os impactos do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras e aponta causas e soluções para amenizar o problema. O grupo também analisou experiências internacionais de fiscalização, o atual cenário brasileiro e as regulamentações existentes no país.

Implementação imediata de novas balanças

Dentre as recomendações do MPF, está a implementação imediata de sistema de pesagem de  veículos em todas as rodovias federais, uma que vez o país não possui um sistema nacional de pesagem desde 2014, e a interrupção da pesagem de cargas causa prejuízos estimados em R$ 2 milhões por mês.

Uma das alternativas sugeridas para acelerar este processo é a adoção de sistemas de pesagem de veículos em movimento, possibilitando assim uma fiscalização mais abrangente e em tempo real.

Nesse sentido, o MPF aponta para a necessidade de alterações na legislação para viabilizar a ampliação da fiscalização com sistemas de pesagem em alta velocidade e recomenda que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) seja provocado a adequar a regulamentação legal do artigo 99, parágrafo 3º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que passe a expressamente permitir a pesagem de veículos em movimento, por meio das tecnologias adequadas.

Com isso, espera-se a redução de acidentes, a preservação da qualidade do pavimento das rodovias e a diminuição da concorrência desleal, que permite a alguns transportadores oferecer preços menores, prejudicando aqueles que operam legalmente.

Aumento das punições

Além do investimento em balanças, o MPF também defende maior rigor nas punições dos infratores. Atualmente, o CTB trata o excesso de peso como infração média, punida com multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo pode ser retido para a retirada da carga excedente.

A nota técnica recomenda analisar a possibilidade de alterar a legislação para permitir a retirada do veículo de circulação ou o impedimento de seu licenciamento em caso de multas não pagas. Também recomenda a atualização dos valores das multas. Para os procuradores do GT, a imposição da penalidade de multa, por si só, muitas vezes não é suficiente para coibir o excesso de peso.

Segundo o MPF, em termos econômicos, os valores das multas não são suficientes para cobrir os custos da administração pública com a manutenção das rodovias. Somente nos últimos cinco anos, estima-se que o governo federal desembolsou quase R$ 5 bilhões em manutenção e recuperação de rodovias federais.

Por fim, o estudo ressalta que a deterioração da malha viária nacional tem consequências catastróficas para a comunicação e o transporte em um país de dimensões continentais. O aumento da taxa de tolerância para excesso de peso pode causar aumento nos gastos com transporte para toda a sociedade.

Confira, na íntegra, a Nota Técnica do MPF: CLIQUE AQUI

FONTE: SINDIPESA

Falta de profissionais qualificados desafia o transporte rodoviário de cargas no Brasil

Notícias 27 de maio de 2025

Responsável pela movimentação de mais de 60% de tudo que é produzido no Brasil, o Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC) também tem se destacado na geração de empregos. De acordo com os dados mais recentes do Painel do Emprego no Transporte, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), somente no primeiro bimestre de 2025 (janeiro a fevereiro), o setor foi responsável pela criação de 576.081 novos postos de trabalho.

Apesar da importância do setor e do cenário positivo na geração de empregos, o transporte rodoviário de cargas brasileiro também está enfrentando um grande desafio com relação à falta de mão de obra qualificada para atender às crescentes demandas das operações. No Paraná, por exemplo, há milhares de vagas abertas, especialmente nas áreas operacionais e de apoio logístico. A dificuldade em encontrar profissionais capacitados tem se tornado um entrave para o avanço das empresas, que veem na qualificação dos profissionais já existentes o caminho mais eficaz para ampliar sua competitividade.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), Silvio Kasnodzei, a transformação do setor passa, necessariamente, pela formação de profissionais preparados. “O transporte rodoviário de cargas é essencial para o desenvolvimento econômico do Brasil, e temos muitas oportunidades esperando por profissionais comprometidos. Nosso desafio está em preparar essas pessoas com as competências que o mercado exige, e é por isso que o SETCEPAR investe continuamente em capacitação”, afirma.

Segundo a entidade, a escassez de mão de obra qualificada tem afetado principalmente o fechamento de vagas de motoristas de veículos pesados, técnicos de manutenção e cargos administrativos que exigem conhecimento em processos logísticos, segurança e legislação. Com o objetivo de reverter este cenário, a entidade tem investido cada vez mais no Instituto SETSEPAR de Educação no Transporte – ISET, criado em 2010 e focado no desenvolvimento do capital humano das empresas, que oferece um portfólio abrangente de cursos voltados às reais necessidades do setor.

As formações promovem o fortalecimento da cultura organizacional, da liderança e das competências técnicas e comportamentais exigidas no TRC. Muito mais do que um centro de cursos e palestras, o ISET é uma unidade de desenvolvimento intelectual que oferece treinamentos presenciais, à distância e in company, sempre com foco no aperfeiçoamento de profissionais da área de transporte e logística.

“As oportunidades estão aí. Estamos falando de um setor que continua crescendo, gerando empregos e abrindo espaço para quem quer evoluir profissionalmente. A qualificação é a ponte entre as vagas disponíveis e os talentos que o setor precisa”, reforça Kasnodzei.

Fonte: Caminhões e Carretas – (26/05/2025)

Excesso de peso: MPF recomenda balanças em todas as rodovias e aumento no valor das multas

Notícias 27 de maio de 2025

Por meio de nota técnica enviada recentemente ao Ministério dos Transportes e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Ministério Público Federal (MPF) recomendou uma série de ações que devem ser tomadas para combater o excesso de peso no transporte RODOVIáRIO de cargas brasileiro. Para o MPF, a prática danifica as estradas, aumenta os custos de manutenção e gera concorrência desleal.

A recomendação é resultado de uma análise realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Rodovias Federais, vinculado à Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR), sobre os impactos do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras e aponta causas e soluções para amenizar o problema. O grupo também analisou experiências internacionais de fiscalização, o atual cenário brasileiro e as regulamentações existentes no país.

Implementação imediata de novas balanças

Dentre as recomendações do MPF, está a implementação imediata de sistema de pesagem de  veículos em todas as rodovias federais, uma que vez o país não possui um sistema nacional de pesagem desde 2014, e a interrupção da pesagem de cargas causa prejuízos estimados em R$ 2 milhões por mês.

Uma das alternativas sugeridas para acelerar este processo é a adoção de sistemas de pesagem de veículos em movimento, possibilitando assim uma fiscalização mais abrangente e em tempo real.

Nesse sentido, o MPF aponta para a necessidade de alterações na legislação para viabilizar a ampliação da fiscalização com sistemas de pesagem em alta velocidade e recomenda que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) seja provocado a adequar a regulamentação legal do artigo 99, parágrafo 3º, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que passe a expressamente permitir a pesagem de veículos em movimento, por meio das tecnologias adequadas.

Com isso, espera-se a redução de acidentes, a preservação da qualidade do pavimento das rodovias e a diminuição da concorrência desleal, que permite a alguns transportadores oferecer preços menores, prejudicando aqueles que operam legalmente.

Aumento das punições

Além do investimento em balanças, o MPF também defende maior rigor nas punições dos infratores. Atualmente, o CTB trata o excesso de peso como infração média, punida com multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Como medida administrativa, o veículo pode ser retido para a retirada da carga excedente.

A nota técnica recomenda analisar a possibilidade de alterar a legislação para permitir a retirada do veículo de circulação ou o impedimento de seu licenciamento em caso de multas não pagas. Também recomenda a atualização dos valores das multas. Para os procuradores do GT, a imposição da penalidade de multa, por si só, muitas vezes não é suficiente para coibir o excesso de peso.

Segundo o MPF, em termos econômicos, os valores das multas não são suficientes para cobrir os custos da administração pública com a manutenção das rodovias. Somente nos últimos cinco anos, estima-se que o governo federal desembolsou quase R$ 5 bilhões em manutenção e recuperação de rodovias federais.

Por fim, o estudo ressalta que a deterioração da malha viária nacional tem consequências catastróficas para a comunicação e o transporte em um país de dimensões continentais. O aumento da taxa de tolerância para excesso de peso pode causar aumento nos gastos com transporte para toda a sociedade.

Confira, na íntegra, a Nota Técnica do MPF: CLIQUE AQUI

Fonte: https://www.portalntc.org.br/excesso-de-peso-mpf-recomenda-balancas-em-todas-as-rodovias-e-aumento-no-valor-das-multas/

Atenção, ES! Terceira edição do ano do Seminário Itinerante da NTC acontecerá aqui, durante a Modal

Notícias 23 de maio de 2025

A terceira edição de 2025 do Seminário Itinerante da NTC&Logística será recepcionada pela Fetransportes, pelo Transcares e pelo núcleo da Comjovem no Espírito Santo, no dia 5 de junho, às 8h30, durante a Modal Expo, no Pavilhão de Carapina.

Criado há mais de 20 anos, o Seminário Itinerante tem o propósito de levar a NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística a diversas regiões do País, promovendo capacitação técnica e oportunidades de negócios para empresários e executivos do setor de transporte de cargas e logística. A programação contará com temas de grande relevância para o setor, impactando diretamente as atividades das empresas.

“O seminário tem tudo para abrilhantar e engrandecer ainda mais a nossa primeira feira de transporte, logística e comércio exterior – Modal Expo!”, comemora o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira.

Coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin adianta que “tratemos temas relevantes e importantes para o futuro do transporte rodoviário de cargas, com participação especial de palestrantes renomados, com muita experiência, que darão uma contribuição valiosa para os empresários e executivos capixabas”.

Reforçando a missão da NTC&Logística de estar ao lado do transportador rodoviário de cargas, de Norte a Sul do Brasil, o Seminário Itinerante já percorreu diversos estados ao longo de mais de duas décadas.

Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, “a terceira edição do Seminário Itinerante da NTC&Logística será mais um grande sucesso. Depois de duas edições marcantes neste ano, agora é a vez do Espírito Santo, um estado estratégico para o Brasil e para o nosso setor. Com o apoio da Fetransportes, do Transcares e do núcleo da Comjovem Espírito Santo, vamos reunir empresários e executivos para discutir os principais temas da atualidade, trocar experiências e aprender ainda mais. Será uma excelente oportunidade para nos atualizarmos e reforçarmos nosso compromisso com o desenvolvimento do Transporte Rodoviário de Cargas”.

O evento será realizado presencialmente, na Modal Expo. A participação é aberta a todos os empresários da região, que contribuem para um transporte rodoviário de cargas cada vez mais forte.

Faça já a sua inscrição!
https://www.portalntc.org.br/eventos/seminario-itinerante-espirito-santo/

Fonte: Portal NTC e assessoria de comunicação TRANSCARES

Trecho da Rodovia do Sol terá mão única até o fim do ano, diz prefeito

Notícias 23 de maio de 2025

As obras para transformar parte da Rodovia do Sol, em Vila Velha, em uma via de mão única devem sair do papel e serem concluídas ainda este ano. O trecho tem cerca de 10 quilômetros.

O projeto pretende melhorar o trânsito na via, uma das mais movimentadas da Grande Vitória. O binário sul será implementado no trecho entre Santa Mônica e o Boulevard Shopping, um trecho de cerca de 10 quilômetros.

Houve um crescimento em torno da Rodovia do Sol, com muitos prédios, um crescimento verticalizado. Há um gargalo muito grande, porque existem muitos cruzamentos. Apenas duas vias não dão conta para as pessoas passarem. Nós vamos retirar todo o canteiro e as vias serão totais, levando para o Centro da cidade“, explicou o prefeito sobre as mudanças na Rodovia do Sol.

De acordo com Arnaldinho, o retorno de Vila Velha para Guarapari será realizado pela Avenida Saturnino Rangel Mauro, que também deve passar por revitalização. O edital para a obra deve ser publicado nos próximos dias e a expectativa é que os serviços sejam concluídos ainda este ano.

Nós assinamos para publicar a licitação dessa obra hoje. Provavelmente, na semana que vem, estará publicado e esperamos, o mais rápido possível, que tenhamos uma empresa ganhadora para iniciar a obra. Acreditamos que, até o final do ano, a obra estará concluída e que resolveremos esse gargalo de mobilidade“, disse o prefeito.

A ideia de tornar o trecho da Rodovia do Sol em mão única não é novidade. O prefeito falou sobre o assunto pela primeira vez para a colunista do Folha Vitória, Fabiana Tostes, em dezembro de 2021. As obras tinham previsão de começar em 2022, o que não aconteceu. A licitação para a obra foi assinada nesta sexta-feira (23) e, agora, a iniciativa deve se concretizar.

Fonte: Folha Vitória

Motorista que não realizar o exame toxicológico poderá ter multa automática

Notícias 23 de maio de 2025

A partir de 1º de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) poderá implementar a “multa de balcão” para os motoristas profissionais que deixarem de realizar o exame toxicológico periódico.

De acordo com o Órgão, o exame toxicológico é obrigatório para motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E.

Segundo o artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), está prevista a penalidade para quem descumprir essa exigência. A autuação é computada automaticamente para o condutor que deixar de realizar o exame toxicológico, após 30 dias do vencimento do prazo estabelecido.

A infração é de natureza gravíssima, com multa com fator multiplicador em cinco vezes, no valor de R$ 1.467,35, e sete pontos na Carteira.

Ainda de acordo com o Detran-ES, essa infração é chamada de “multa de balcão” e não exige a abordagem do condutor em uma operação de fiscalização para ser aplicada. Ou seja, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado automaticamente.

Exame toxicológico

O exame toxicológico de larga janela de detecção utiliza amostras de cabelo, pelos do corpo ou unhas do motorista. A análise busca verificar o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção, com janela de detecção mínima de 90 dias.

A exigência da comprovação de resultado negativo em exame toxicológico para condutores das categorias C, D ou E está prevista no artigo 148 do CTB para a obtenção e a renovação da CNH e, a cada período de dois anos e seis meses, para aqueles condutores dessas categorias com idade inferior a 70 anos.

De acordo com o CTB, o resultado positivo no exame acarretará ao condutor a suspensão do direito de dirigir pelo período de três meses, com bloqueio automático no sistema de Habilitação do Detran-ES.

Conforme consta no CTB, a liberação dessa suspensão está condicionada à inclusão de resultado negativo em novo exame no sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

O motorista pode consultar a data de validade do exame toxicológico no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), para aqueles que utilizam a versão digital do documento, ou verificar se a data de realização do último exame toxicológico é superior a dois anos e seis meses. Além disso, a Senatran criou uma página na qual os motoristas podem consultar o teste. Confira aqui.

Como fazer o exame toxicológico

O motorista habilitado nas categorias C, D ou E deve se dirigir a um dos postos de coleta dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para fazer o seu exame toxicológico periódico. Confira a lista de laboratórios no site do Detran-ES aqui.

O condutor da categoria C, D ou E que não realizar o exame ficará impedido de obter ou de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até que seja realizado o exame com resultado negativo, além de cometer infração de trânsito gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.

Infrações

Além da “multa de balcão”, o CTB prevê outras infrações para aqueles que deixarem de regularizar o exame toxicológico.

De acordo com o artigo 165-B do CTB, dirigir veículo sem realizar o exame toxicológico periódico é uma infração gravíssima com penalidade de multa com fator multiplicador em cinco vezes, no valor de R$ 1.467,35, e sete pontos na carteira. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a infração terá fator multiplicador da multa gravíssima em dez vezes, totalizando R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir.

Já o artigo 165-C do CTB prevê as mesmas penalidades para quem dirigir veículo tendo obtido resultado positivo no exame toxicológico. Mais informações no site do Detran-ES.

Fonte: Portal Estradas – (22/05/2025)

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