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Brasil pode exportar mais US$ 7,8 bilhões aos EUA caso negociações avancem, aponta CNI

Notícias 08 de outubro de 2025

Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado na última segunda-feira (6), aponta que o Brasil tem a chance de conseguir isenção de tarifas para US$ 7,8 bilhões em exportações destinadas aos Estados Unidos. A expectativa é resultado do otimismo após um telefonema de 30 minutos entre Lula e Donald Trump, que também manifestou a possibilidade de revisões nas redes sociais. A CNI identificou 1.908 produtos brasileiros que poderiam ser incluídos em uma lista de exceção, escapando assim do tarifaço, que elevou as alíquotas para cerca de 50%. A expectativa é que as taxas retornem ao patamar de 10% ou pouco mais.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, destacou o efeito da pressão de empresários de ambos os países para o restabelecimento das taxas anteriores. As exportações brasileiras para os EUA registraram uma queda de 20% no último mês, evidenciando o impacto da sobretaxa. A normalização das relações comerciais é vista como crucial, dado o histórico de 200 anos de parceria.

“Para a indústria, é muito relevante esse avanço das tratativas. Desde o início, nós defendemos o diálogo, pautado pelo respeito e pela significância dessa parceria bicentenária. Vamos acompanhar e contribuir com o que for possível”, afirmou Alban.

*Com informações de Marcelo Mattos

Fonte: Jovem Pan

1º Encontro NTC Farma reúne lideranças do transporte e do setor farmacêutico para debater desafios e perspectivas do segmento

Notícias 08 de outubro de 2025

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) promoveu, no dia 7 de outubro de 2025, na subsede da entidade, em São Paulo, o 1º Encontro NTC Farma. O evento reuniu empresários do Transporte Rodoviário de Cargas, lideranças do setor farmacêutico, operadores logísticos, distribuidores e representantes de entidades setoriais para debater os principais temas, desafios e perspectivas do segmento.

Na abertura, Antonio Luiz Leite, vice-presidente da NTC&Logística, representando o presidente Eduardo Rebuzzi, destacou a importância estratégica do Encontro e valorizou o papel das empresas que atuam no transporte de produtos farmacêuticos. “O trabalho desenvolvido pelas transportadoras que atuam nesse segmento é de extrema relevância para o país. Reunir representantes de diferentes elos da cadeia de transporte farmacêutico para discutir o futuro, compartilhar experiências e tratar de questões centrais dessa atividade é fundamental. A NTC&Logística entende a importância dessas discussões e trabalha para fortalecer cada vez mais esse diálogo”, afirmou.

Em seguida, Gylson Ribeiro, vice-presidente extraordinário para o Transporte de Produtos Farmacêuticos da NTC&Logística, reforçou o papel articulador da entidade e destacou os apoios recebidos para a realização do Encontro. “Este evento só foi possível graças à participação ativa de todos os presentes, aos incentivadores, patrocinadores e entidades que apoiaram a iniciativa. Agradeço também à presidência da NTC&Logística por contribuir para que esse projeto se tornasse realidade. Ter, aqui, líderes empresariais, representantes de entidades, empresas do setor farmacêutico e de transporte discutindo temas estratégicos é uma oportunidade valiosa para construirmos soluções conjuntas e fortalecermos esse segmento”, ressaltou.

A programação contou com a palestra de Kleber Fernandes, diretor da Gestão Técnica Brasil & Colômbia da AGV, que abordou a trilha da legislação da logística farmacêutica no Brasil, registrando evoluções recentes, atualizações regulatórias e tendências de inovação para o transporte de cargas farmacêuticas.

No primeiro painel, que teve como tema “Atores da cadeia de suprimentos de produtos farmacêuticos: visão do cenário atual”, os debatedores analisaram os principais desafios enfrentados pelos diferentes elos da cadeia logística e regulatória, ressaltando a importância da integração entre indústria, distribuidores e operadores logísticos para garantir eficiência, qualidade e segurança nas operações.

Participaram Rosana Mastellaro, do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (SINDUSFARMA); Luciana Shimizu Takara, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA); Oscar Yazbek Filho, da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Farmacêuticos (ABAFARMA), e Marcelo Polacow, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). A moderação foi conduzida por Kleber Fernandes, diretor de Gestão Técnica Brasil & Colômbia da AGV.

Na sequência, foi apresentada a plataforma SIT, um sistema de informação técnica voltado exclusivamente ao Transporte Rodoviário de Cargas, desenvolvido em parceria com a NTC&Logística. A ferramenta reúne conteúdos especializados sobre gestão, operação, manutenção, legislação, logística, segurança e tecnologia, centrados em apoiar transportadores, embarcadores e fornecedores em decisões mais seguras e estratégicas.

Já no segundo painel, foram debatidas as perspectivas de futuro para o setor, com foco nos impactos regulatórios previstos para os próximos anos, na evolução das exigências sanitárias e logísticas, e no papel da tecnologia e da colaboração entre os agentes da cadeia para o desenvolvimento sustentável do segmento.

Participaram Liliane Saadi, do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (SINDUSFARMA); Marcella Cunha, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL); Erika Diago Rufino, da Johnson & Johnson Innovative Medicine, e Professor Lauro Moretto, da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil. A moderação também ficou a cargo de Kleber Fernandes.

O 1º Encontro NTC Farma foi uma realização da NTC&Logística, com o patrocínio da AGV; Ativa Logística e Trans Model; Grupo Polar; RV Imola e apoio institucional do CRF-SP – Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

O evento foi gravado e está disponível, na íntegra, no canal do YouTube da NTC&Logística: https://youtube.com/live/B85NTRFBPlw?feature=share


Fonte: NTC&Logística / FOTO: NTC&Logística

Reforma Tributária: com a aprovação pelo Senado, CNT avalia que projeto avançou

Notícias 07 de outubro de 2025

O Senado Federal aprovou, no último dia 30 de setembro, o Projeto de Lei Complementar nº 108/2024, que corresponde à segunda etapa da regulamentação da reforma tributária sobre o consumo. Para a CNT (Confederação Nacional do Transporte), o texto representa um avanço importante no processo de implementação da Emenda Constitucional nº 132/2024. A proposta foi aprovada por ampla maioria (51 votos a 10) e agora retorna à Câmara dos Deputados para nova análise.

O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), acolheu mais de 60 das mais de 200 emendas apresentadas em plenário, incorporando alguns ajustes propostos pela CNT e considerados relevantes para o setor transportador. Contudo, alguns temas sensíveis para o setor não foram contemplados no texto aprovado.

A CNT avalia que a aprovação incorporou pontos relevantes defendidos pela entidade no processo de discussão da matéria. Entre eles está a definição de que o DTE (Domicílio Tributário Eletrônico) será unificado no âmbito do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e obrigatório para todas as pessoas jurídicas inscritas no CNPJ – medida que amplia a eficiência e a segurança na comunicação entre fisco e contribuintes.

Outro avanço importante foi o afastamento da aplicação de penalidades em casos de falhas ou erros meramente materiais na entrega de documentos, o que evita punições desproporcionais e dá maior tranquilidade às empresas.

Também houve a unificação das penalidades, com a retirada das multas fixadas com base no valor da operação. A partir de agora, essas sanções terão como referência a aplicação da alíquota de referência sobre o valor da operação, o que traz mais proporcionalidade ao sistema e reduz riscos de encargos excessivos.

Para a CNT, essas mudanças representam conquistas importantes na busca por um ambiente de negócios mais equilibrado, justo e previsível, que assegure competitividade às empresas de transporte e contribua para o desenvolvimento econômico do país.

“A CNT defende que o texto final preserve o equilíbrio do sistema e evite penalidades excessivas, assegurando um ambiente de negócios estável, competitivo e compatível com o papel estratégico das empresas de transporte no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza.

Mesmo com avanços importantes, alguns pontos, em especial os que afetam diretamente o setor aquaviário, não foram incorporados pelo relator e precisarão ser revisitados pelo Congresso Nacional.

A matéria agora deverá ser apreciada novamente pela Câmara dos Deputados, que poderá apenas aceitar ou rejeitar as alterações promovidas pelos senadores, sem a inclusão de novos trechos de mérito. Após essa deliberação, o texto seguirá para sanção presidencial.

Por Agência CNT Transporte Atual

Projeto exige dispositivo antissonolência em caminhões novos

Notícias 07 de outubro de 2025

O Projeto de Lei 4.805/2025, apresentado pelo deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) para tornar obrigatório o uso de dispositivos de detecção e alerta de sonolência em veículos de transporte de carga com peso bruto total acima de 3.500 quilos.

De acordo com o texto, o equipamento deverá ser incorporado apenas a veículos novos, a partir de um ano após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir as especificações técnicas. Caberá também ao órgão estabelecer o cronograma de implantação.

Na justificativa, o autor destaca que a fadiga e a sonolência estão entre as principais causas de acidentes graves no transporte rodoviário de cargas. Estudos apontam que motoristas com privação de sono apresentam tempo de reação reduzido e capacidade de julgamento comprometida, em nível comparável à condução sob efeito de álcool. Segundo o deputado, esse fator gera milhares de vítimas todos os anos e prejuízos econômicos significativos.

O projeto menciona que a tecnologia de monitoramento já é amplamente utilizada no setor automotivo mundial, com sistemas que analisam padrões de condução, monitoram sinais faciais e utilizam inteligência artificial para identificar fadiga em tempo real, emitindo alertas ao condutor. O custo do dispositivo é considerado baixo em relação ao valor total dos veículos de carga.

A proposta segue tendência internacional de modernização da segurança veicular, já adotada ou em estudo em diversos países. Para evitar impactos retroativos, a obrigatoriedade será aplicada apenas a veículos fabricados após a definição do Contran.

Segundo Coutinho, a medida busca alinhar o Brasil às melhores práticas internacionais de segurança no transporte de cargas e reforçar políticas de preservação da vida no trânsito. O texto aguarda análise pelas comissões da Câmara dos Deputados.

Leia a íntegra da proposta.


Fonte: Congresso em Foco

Transporte na Amazônia: obra histórica promete inspirar pesquisadores e empresários

Notícias 07 de outubro de 2025

Entre os dias 6 e 10 de outubro, a Fundação Memória do Transporte (FuMTran) estará em Manaus para apresentar o projeto do livro A História do Transporte na Amazônia. A iniciativa, conduzida pelo diretor Eduardo Jacsenis, busca resgatar os desafios logísticos e as soluções criativas que marcaram a evolução do transporte na região.

O projeto foi lançado em maio de 2025, em parceria com a Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (FETRAMAZ). A obra reúne pesquisas históricas, depoimentos de pioneiros, ilustrações e registros de época, mostrando como os diferentes modais – aéreo, fluvial e rodoviário – foram fundamentais para integrar e desenvolver a Amazônia.

Valor cultural e econômico

Para o presidente da FuMTran, Antonio Luiz Leite, o livro cumpre um papel estratégico: “Ao registrar a história do setor, oferecemos subsídios para pesquisadores, gestores e profissionais compreenderem a evolução do transporte e suas perspectivas futuras. É um trabalho de grande importância cultural, social e econômica”.

Agenda em Manaus

Durante sua estadia, o diretor Eduardo Jacsenis terá encontros com empresários, lideranças e pesquisadores ligados ao setor, além de reuniões com editoras e potenciais patrocinadores. A programação inclui ainda alinhamentos com a escritora Etelvina Garcia, responsável pela redação da obra, e com o executivo Marco Aurélio Feitosa, vice-presidente do Sindicato de Transporte de Ônibus de Manaus (SINETRAM).

Apoio institucional

A iniciativa conta com o apoio de importantes entidades nacionais e regionais ligadas ao transporte:

FETRANORTE – Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte;

FENAVEGA – Federação Nacional das Empresas de Navegação;

Sistema Transporte (CNT | ITL | SEST SENAT);

NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

Com esse trabalho, a FuMTran busca não apenas preservar a memória do transporte na Amazônia, mas também estimular debates sobre o futuro da mobilidade e da logística na região, em um cenário de constantes desafios de integração e desenvolvimento.

Sobre a FuMTran

A FuMTran (Fundação Memória do Transporte) foi instituída em março de 1996 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com a missão de preservar, organizar e divulgar a memória, a história e a cultura do transporte brasileiro.

A Fundação tem como objetivo tornar acessíveis à população os registros históricos de todos os modais de transporte – rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário –, tanto de carga quanto de passageiros, incluindo sua infraestrutura e logística. A FuMTran considera seu projeto de acervo e portal um processo contínuo, contribuindo ativamente para a manutenção do patrimônio histórico-cultural do Brasil.

Fonte: SIMMMEM

COP 30: transporte brasileiro terá protagonismo com painéis nas áreas oficiais

Notícias 06 de outubro de 2025

O setor de transporte terá presença ampliada na COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA). Além da Estação do Desenvolvimento – espaço próprio de 4 mil m2 com dois palcos, 13 estandes e capacidade para receber até 12 mil pessoas durante os 12 dias do evento –, o Sistema Transporte, que reúne a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o SEST SENAT e o Instituto de Transporte e Logística (ITL), foi incluído na programação oficial da conferência climática.

Quatro painéis propostos pela entidade foram aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), sendo três na Blue Zone e um na Green Zone, áreas destinadas a discussões oficiais entre governos, empresas e sociedade civil.

Os temas vão da adaptação da infraestrutura aos impactos climáticos até mecanismos de financiamento verde. Entre os destaques estão: “Infraestrutura Resiliente e Adaptação Climática no Transporte”; “Pactos Multiníveis e Descarbonização do Transporte”; “Múltiplas Soluções para a Descarbonização do Transporte” e “Financiamento Verde e Políticas Econômicas para o Transporte Sustentável”.

Segundo Vander Costa, presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), a participação reforça a relevância do setor no debate climático global. “A presença ativa do Sistema Transporte na COP30 é resultado de um trabalho contínuo que fazemos, desde a COP27, para colocar o transporte no foco do debate, pois sabemos do potencial do setor para acelerar a transição energética no país”, afirmou.

O Sistema Transporte já lidera iniciativas como o Programa Despoluir, voltado para a redução de emissões da frota, que completou 18 anos em 2025. A entidade defende soluções integradas que envolvem renovação de frota, uso de biocombustíveis, eletrificação, desenvolvimento de novas tecnologias e programas de capacitação para motoristas e gestores.

Para a instituição, a transversalidade do transporte – fundamental para o agronegócio, a indústria e o comércio – coloca o setor no centro das estratégias de transição energética e desenvolvimento sustentável do Brasil.

Agenda dos painéis do Sistema Transporte na COP30

  • Infraestrutura Resiliente e Adaptação Climática no Transporte

10/11 – Pavilhão Azul

Debate sobre como preparar rodovias, portos, ferrovias e hidrovias para os efeitos de eventos climáticos extremos.

  • Financiamento Verde e Políticas Econômicas para o Transporte Sustentável

14/11 – Pavilhão Verde

Discussão sobre crédito, debêntures, green bonds e instrumentos fiscais para viabilizar investimentos sustentáveis no setor.

  • Pactos Multiníveis para a Descarbonização do Transporte

14/11 – Pavilhão Azul

Painel sobre governança climática participativa e compromissos conjuntos entre governos e empresas.

  • Múltiplas Soluções para a Descarbonização do Transporte

15/11 – Pavilhão Azul

Discussão sobre combustíveis alternativos (SAF, biometano, diesel verde, etanol, hidrogênio) e eletrificação da frota.

 FONTE: NTC&Logística / FOTO: NTC&Logística

Presidente Teixeira participa do 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas

Notícias 03 de outubro de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta quinta-feira (2/10), o 1° Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – TRC, em Brasília. O evento teve como propósito promover um espaço de diálogo aberto e construtivo entre a ANTT e o segmento de transporte rodoviário de cargas, fortalecendo a transparência regulatória e estimulando a construção conjunta de soluções. Na ocasião, o Transcares foi representado pelo presidente, Luiz Alberto Teixeira, que se juntou a outros dirigentes do setor para discutir temas estratégicos e o futuro do TRC no País.

Ao longo do encontro, foram apresentados avanços recentes, discutidas demandas de mercado e compartilhados projetos estratégicos em andamento, reforçando o compromisso da Agência em atuar de forma colaborativa e próxima aos agentes que movimentam a economia do país. Com foco em aproximar instituições e transportadores, a proposta visa construir entendimentos comuns e contribuir para um ambiente regulatório mais moderno, eficiente e transparente.

Fonte: Anna Carolina Passos

Projeto do Sistema Transporte para a COP30 é apresentado a embaixador da Arábia Saudita e ao presidente do Senado

Notícias 03 de outubro de 2025

O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, apresentou nessa quarta-feira (1º) ao embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ghulam, e ao presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP), o projeto da Estação de Desenvolvimento, iniciativa que será instalada durante a COP30, em Belém (PA). O encontro foi realizado na residência oficial da Presidência do Senado, em Brasília.

A audiência também contou com a presença dos senadores Wellington Fagundes (PL/MT) e Esperidião Amin (PP/SC). Vander Costa destacou que a Estação será um espaço estratégico de diálogo com autoridades, empresários e representantes internacionais sobre a transição energética e soluções sustentáveis para o setor de transporte.

“Foi uma satisfação participar desse encontro, que evidenciou o empenho do Congresso em ampliar o diálogo com a Arábia Saudita. Além disso, tivemos a oportunidade de apresentar iniciativas em andamento, com o projeto do Sistema Transporte na Conferência Climática. Nosso compromisso é garantir que os investimentos em infraestrutura e mobilidade estejam sempre alinhados a soluções sustentáveis e gerem impacto positivo para toda a sociedade”, afirmou.

O embaixador Faisal Ghulam ressaltou o interesse da Arábia Saudita em investir em infraestrutura e logística no Brasil. Segundo ele, a aproximação institucional com a CNT e com o Congresso Nacional abre caminho para investimentos de longo prazo e para a consolidação de parcerias sólidas entre os dois países.

O senador Davi Alcolumbre enfatizou o potencial do diálogo entre as duas nações e reforçou o compromisso de realizar uma missão internacional que contribuirá para o estreitamento dos laços e para a construção de uma cooperação bilateral.

“Foi um encontro muito produtivo para estreitar as relações entre o Parlamento brasileiro, o Parlamento da Arábia Saudita e a CNT. O embaixador nos trouxe a mensagem de que há cerca de 10 bilhões de dólares disponíveis para investimentos em logística e infraestrutura. Agora, organizamos também a perspectiva de uma ida à Arábia Saudita, a fim de aprofundar entendimentos e criar oportunidades para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

O senador Wellington Fagundes, presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Reino da Arábia Saudita, ressaltou que a aproximação com o país árabe pode trazer resultados significativos para o Brasil, com avanços em protocolos que deverão ser firmados em novas reuniões, inclusive durante a visita da comitiva brasileira à Arábia Saudita.

“Com o apoio da CNT, que já é parceira histórica na infraestrutura, temos condições de fortalecer essa relação internacional e avançar em soluções logísticas sustentáveis e de grande impacto para o país”, declarou.

O encontro contou ainda com a presença da chefe de gabinete do senador Davi Alcolumbre, Ana Paula Magalhães; do chefe de gabinete do senador Wellington Fagundes, Fernando Damaceno; da gerente executiva de Poder Legislativo da CNT, Andrea Cavalcanti; e do gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahão.

Por Agência CNT Transporte Atual

Regulamentação da Reforma Tributária é aprovada pelo Senado

Notícias 02 de outubro de 2025

O plenário do Senado aprovou, na noite da terça-feira (30), por 51 a 10 – além de uma abstenção –, o texto-base do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, segunda etapa para regulamentar a reforma tributária. Eram necessários ao menos 41 votos favoráveis. Os senadores rejeitaram, por 33 a 27, um destaque articulado pela indústria automotiva. O texto agora retornará para nova análise da Câmara.

O projeto tem o objetivo de criar regras para o Comitê Gestor do IBS, responsável por arrecadar e distribuir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – novo imposto de Estados e municípios –, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) – de competência federal. Eles passarão a ser os principais tributos a incidir sobre o consumo no País a partir de 2027 – com uma fase de teste já em 2026.

Carros

O destaque foi apresentado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), para criar um teto de 5% do Imposto Seletivo (IS), conhecido como “imposto do pecado” – aplicado sobre produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde ou ao ambiente –, para o setor automotivo. A proposta foi articulada pela Anfavea, associação das fabricantes, e representantes do setor.

O texto do Senado traz ainda uma série de mudanças em relação ao aprovado pela Câmara: adiciona novas regras para o “imposto da herança”, regulamenta a tributação de fundos de investimentos e patrimoniais e equipara taxistas, mototaxistas e caminhoneiros autônomos (fretistas) aos motoristas de aplicativos como “nanoempreendedores”. Tributação sobre bebidas açucaradas foi alterada (mais informações nesta página).

O projeto amplia a isenção de IBS e CBS sobre carros adaptados a pessoas com deficiência. A isenção foi de R$ 70 mil para R$ 100 mil a veículos de até R$ 200 mil, após acordo e a pedido da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

O relator do projeto, senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou ter acatado quase 300 emendas. Braga acolheu mudança em seu relatório para adiantar a entrada da nafta que vai para a gasolina no regime monofásico – quando a tributação é feita na hora da importação. Inicialmente, a cobrança monofásica de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o produto estava prevista para ser realizada a partir de 2033. Com a mudança, começará em 2026.

Também houve redução da carga tributária para as Sociedades Anônimas do Futebol (SAF). Uma das mudanças foi baixar de 4% para 3% a alíquota de tributos federais unificados que recairá sobre prêmios e programas de sócio-torcedor e a cessão de direitos de imagem.

Fonte: Diário do Comércio 

CNT e Ministério dos Transportes reforçam diálogo sobre obras e concessões rodoviárias

Notícias 02 de outubro de 2025

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o Ministério dos Transportes reafirmaram, nesta quarta-feira (1º), a importância do diálogo institucional para o avanço de projetos estratégicos da infraestrutura rodoviária brasileira. Em reunião realizada no edifício-sede do Sistema Transporte, em Brasília, foram discutidos os leilões de concessões, obras públicas em andamento e políticas voltadas à modernização da malha rodoviária, com benefício direto para as empresas do setor.

A secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, informou que o ministério prevê a realização de 15 leilões de rodovias, dos quais 13 devem ser concluídos. Somente neste ano, oito já foram efetivados e cinco ainda estão previstos. Segundo ela, a CNT será atualizada sobre cada avanço, garantindo transparência e previsibilidade ao setor. Viviane também apresentou um panorama dos projetos de melhoria viária em execução, incluindo construção de pontes e manutenção de rodovias em trechos estratégicos.

Durante o encontro, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, ressaltou a importância de transformar o Plano Integrado de Transporte em uma política de Estado. Ele destacou que, embora já exista uma estrutura composta pelo PNL (Plano Nacional de Logística), planos setoriais e o plano geral de outorgas, é fundamental que sua execução não seja interrompida a cada mudança de governo. “Esses projetos exigem tempo de maturação superior a um mandato. Por isso, defendemos que seja um plano de Estado, independente de partidos políticos”, afirmou Valter Souza.

Viviane Esse também destacou duas iniciativas em desenvolvimento pela secretaria: o projeto de conectividade nas rodovias, que inclui a instalação de internet Wi-Fi em toda a malha concedida; e o programa de segurança dos ativos, que deverá ampliar a rastreabilidade e reduzir custos de apólices de seguro para transportadoras e seguradoras.

O encontro reforçou a parceria entre a CNT e o Ministério dos Transportes, que mantêm diálogo constante para atualizar as empresas do setor sobre os avanços na área rodoviária. Pela CNT, também participaram da reunião Danielle Bernardes, gerente executiva governamental, e Maria Carolina Noronha, assessora governamental. Representando o Ministério dos Transportes, estiveram presentes, ao lado da secretária, Allan Magalhães Machado, diretor de Obras Públicas; Fernanda de Godoy Penteado, diretora do Departamento de Outorgas Rodoviárias; e Rogério Lezino, gerente de Projeto.

Por Agência CNT Transporte Atual

Comissão aprova ingresso mais fácil de jovens motoristas nas categorias C e D

Notícias 02 de outubro de 2025

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados aprovou a criação de duas novas subcategorias de habilitação, C1 e D1, para facilitar o ingresso de jovens motoristas profissionais nas categorias C (caminhões pequenos, vans de carga e picapes) e D (micro-ônibus e vans de passageiros).

A proposta permite que os candidatos obtenham a primeira habilitação nessas subcategorias e conquistem a licença definitiva, após cumprirem os requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sem precisar fazer a mudança formal de categoria.

Pelo texto aprovado, para se obter a categoria C, será necessário ter pelo menos um ano de habilitação na categoria B ou na subcategoria C1, e não ter mais de uma infração gravíssima em 12 meses. Para a categoria D, o tempo exigido será de dois anos na categoria B ou na subcategoria D1.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Hugo Leal, ao Projeto de Lei 3666/24, do deputado Toninho Wandscheer, que criava a figura do “aprendiz” para as categorias C, D e E (veículos das categorias C ou D acrescidos de reboque ou semirreboque).

Leal retirou o termo “aprendiz” para evitar conflitos com a legislação trabalhista e permitiu que aulas e exames possam ser feitos em veículos da categoria pretendida.

Por fim, o texto aprovado autoriza motoristas com habilitação nas subcategorias C1 e D1 a dirigir conjuntos veiculares, desde que o veículo principal seja da categoria habilitada e o reboque pese até 6 mil quilogramas e tenha, no máximo, oito (8) lugares.

Próximas etapas

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Estradas

Caminhão-cegonha pega fogo e interdita BR-262 entre Domingos Martins e Viana

Notícias 02 de outubro de 2025

Um caminhão-cegonha pegou fogo, na manhã desta quinta-feira (2), na BR-262, próximo à ponte que liga os municípios de Domingos Martins e Viana, nas imediações do rio Jucu.

Por conta do incêndio, o fluxo de veículos na BR-262 foi comprometido e afeta tanto quem segue em direção à Grande Vitória quanto quem se desloca para a região Serrana.

Até o momento, não há previsão de liberação da via.

Fonte: Folha Vitória


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