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Primeiro caminhão autônomo do Brasil já circula no ES

Notícias 04 de fevereiro de 2025

O primeiro caminhão 100% autônomo do País é capixaba e já está trabalhando em operação portuária no Portocel, em Aracruz.

O veículo autônomo conta com inteligência artificial e é interligado por câmeras e sensores, sendo totalmente conduzido por sistema computacional.

Operando sem nenhum tipo de intervenção humana, a tecnologia é resultado de um projeto iniciado em 2019. Foi desenvolvido com o objetivo de aplicar inovações tecnológicas para revolucionar a logística portuária.

Caminhão autônomo possui dispositivos de segurança

O caminhão dispõe de vários dispositivos de segurança, capazes de detectar e responder rapidamente caso identifique obstáculo em seu percurso.

A tecnologia usada no veículo tem visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações.

O projeto é da startup Lume Robotics, especializada em tecnologias avançadas em mobilidade autônoma. Conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Portocel defende configuração em relação ao modelo tradicional

De acordo com o Portocel, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais.

Além disso, aprimora a segurança e a eficiência operacional. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana. Isso é essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências.

Atualmente no porto, um caminhão autônomo está sendo usado para transportar celulose nas vias internas do porto. Enquanto isso, um segundo veículo já está em fase de operação assistida.

Fonte: Folha Vitória

Comunicado: aumentos de custos em janeiro impactam o frete do TRC

Notícias 03 de fevereiro de 2025

Diante dos recentes aumentos anunciados e já aplicados neste início de ano, e dos impactos diretos que eles têm sobre os custos operacionais do Transporte  de Cargas, torna-se imprescindível a necessidade de reajuste imediato nas tarifas de frete.

A decisão empresarial de reajuste precisa levar em consideração os fatores a seguir:

1. Oneração gradativa da folha de pagamento, desde 01/01/2025

As recentes mudanças na legislação impactaram os custos trabalhistas das empresas de transporte, resultando em um acréscimo estimado de 1,5% em média.

2. Alta da taxa de juros

A Taxa Selic está hoje em 13,25%, percentual fixado na última reunião do Copom, em 29 de janeiro de 2025, sendo o quarto aumento consecutivo e com tendência de alta. Esse custo financeiro onera diretamente as empresas, devendo ser repassado aos clientes, sobre os fretes a receber, de acordo com os prazos negociados.

3. Aumento da tributação sobre o diesel

Em outubro de 2024, o Conselho Nacional de  Fazendária (CONFAZ) definiu um reajuste no valor do ICMS sobre o diesel, elevando o custo do combustível em R$ 0,06 por litro, com vigência a partir de 1º de fevereiro de 2025.

4. Reajuste no preço do diesel pela Petrobras

Conforme anunciado em 31 de janeiro de 2025, a Petrobras aumentou o preço do diesel para as distribuidoras em R$ 0,22 por litro, um reajuste de 6,29%, a partir de 1º de fevereiro de 2025.

Considerando que o diesel representa, aproximadamente, 35% dos custos do Transporte Rodoviário de Cargas, este aumento gera um impacto significativo na formação do preço do frete (em torno de 2,2%).

Diante desse cenário, e considerando que o setor trabalha com margens reduzidas de rentabilidade, a NTC&Logística reforça a importância de observar todos os fatores elencados, com o repasse imediato no cálculo do frete, de modo a evitar que a atual defasagem verificada nas pesquisas do Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas – DECOPE se agrave ainda mais.

A NTC&Logística permanece à disposição para esclarecimentos adicionais.

Fonte: NTC&Logística 


Consórcio mineiro vence disputa para construir Terceira Ponte de Colatina

Notícias 03 de fevereiro de 2025

Um consórcio de Minas Gerais venceu a disputa para elaborar o projeto e construir a Terceira Ponte de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Com investimento de R$ 164.184.773,85, a estrutura vai ter quase um quilômetro sobre o Rio Doce.

O vencedor do edital licitatório foi o consórcio formado pelas empresas Vereda Engenharia LTDA e Construtora Ápia S/A. O prazo dado pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES) é de 1.020 dias. Esse período compreende o tempo necessário para a elaboração do projeto de engenharia, que deve ser apresentado em seis meses, execução das obras de implantação da ponte, construção dos acessos e conexão com a BR 259, totalizando 12,18 quilômetros de extensão.

Com ciclovia e calçadas, a estrutura vai ter 16,60 metros de largura.

Trânsito vai funcionar como um binário

Com a nova ponte, o trânsito do Centro do município e em parte do bairro São Silvano funcionará como um binário. 

A nova estrutura também criará um novo ramal de ligação da região central de Colatina com o contorno das rodovias BR 259 e ES 080, passando pelos bairros Castelo Branco e Maria das Graças. 

Acidente com carreta interdita parcialmente a Rodovia do Sol

Notícias 03 de fevereiro de 2025

Uma parte de uma carreta tombou em um trecho da Rodovia do Sol, próximo ao Shopping Boulevard, em Itaparica, Vila Velha, causando interdição de quase toda a pista no sentido Vitória na manhã desta segunda-feira (3). Imagens feitas no local mostram parte do veículo, uma estrutura conhecida como semirreboque, tombada, e o asfalto tomado por cevada. Após o acidente, uma fila de veículos se formou, todos impedidos de passar pela rodovia que liga Guarapari a Vitória. Há fluxo lento no sentido Capital neste início de tarde. O trânsito de veículos no sentido contrário não foi afetado.

O repórter João Brito, da TV Gazeta, apurou que não houve feridos em decorrência do tombamento. O motorista da careta relatou que passava pela Darly Santos e estava fazendo o retorno para seguir no sentido Norte do Estado, quando parte do veículo tombou. Em aplicativos que monitoram trânsito, usuários relatam que a carreta estaria carregado de areia, mas a reportagem apurou que a carga é de cevada —  grão usado na alimentação humana e de animais, além de ser base da produção de cerveja. O motorista afirmou que perdeu 49 toneladas do produto em decorrência do acidente, uma carga avaliada, segundo ele, em R$ 100 mil.

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que o veículo tombou após quebrar o eixo, derramando a carga na pista. Até o início da tarde, uma faixa havia sido liberada e as outras terão fluxo aberto quando houver o recolhimento da carga.

Procurada pela reportagem por volta das 11h, a Polícia Militar informou ao meio-dia que a ocorrência estava "em andamento".

Fonte: A Gazeta/ES

PRF publica calendário de restrições para caminhões em feriados de 2025

Notícias 30 de janeiro de 2025

A Polícia Rodoviária Federal publicou ontem, no Diário Oficial da União, a Portaria DIOP/PRF Nº 6, de 27 de Janeiro de 2025, trazendo as datas de 2025 em que irão ocorrer restrições para caminhões em funções de feriados, quando o tráfego de veículos leves aumenta consideravelmente.

De acordo com a PRF, as restrições só se aplicam a caminhões que excedam os limites regulamentares impostos pelo Contran. Nesse caso, qualquer caminhão com qualquer medida superior às descritas abaixo enfrentarão as restrições.

I – Largura máxima: 2,60 metros;
II – Altura máxima: 4,40 metros;
III – Comprimento total de 19,80 metros;
IV – Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 58,5 toneladas.

“A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE)”, destaca a PRF, na portaria.

De acordo com o texto, as restrições são exclusivas para rodovias federais de pista simples, e também os trechos de pista dupla, compreendidos entre os km 0 e 231 da BR-116 e km 0 e 5 da BR-488, no estado de São Paulo e os km 60 e 64,4 da BR-319, no estado de Rondônia, sendo que essa última restrição apenas acontecerá na período da Operação Carnaval e na Operação Fim de Ano.

Nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima não haverá restrições de circulação de trânsito.

A primeira restrição em todo o território nacional ocorrerá no feriado prolongado do Carnaval, entre 28 de fevereiro e 05 de março. Todas as datas e horários das restrições podem ser conferidos no final do texto.

Multas

Motoristas de caminhões flagrados pela PRF desrespeitando os horários de restrição podem ser multados.

O descumprimento constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição.


FONTE: Blog do Caminhoneiro

Portocel inicia operação com caminhão autônomo

Notícias 29 de janeiro de 2025

A Portocel iniciou a operação de um caminhão autônomo em uma rota homologada nas vias internas do terminal localizado em Aracruz (ES). Segundo a companhia, a iniciativa torna o porto o primeiro no Brasil a integrar veículos autônomos em operações portuárias.

O projeto começou em 2019, com o objetivo de aplicar tecnologia para transformar a logística portuária. A solução foi desenvolvida em parceria com a startup Lume Robotics, especializada em mobilidade autônoma, e a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca.

Atualmente, um caminhão autônomo está em operação para movimentar celulose nas vias internas do porto, e um segundo veículo está em fase de operação assistida.

“Incluir o veículo autônomo na operação do porto reafirma a nossa estratégia focada na excelência operacional. Com as parcerias certas e o apoio dos nossos acionistas, desenvolvemos uma solução que é pioneira no setor portuário, aliando inovação e excelência operacional para elevar os padrões de segurança e eficiência em nosso terminal”, destacou o gerente executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.

O diretor-executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini, pontuou que a inovação estabelece um marco histórico na tecnologia de veículos autônomos, com a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul. Segundo o executivo, o avanço posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia de ponta, um setor projetado para movimentar US$ 7 trilhões até 2050, de acordo com pesquisa da Strategy Analytics.

Na avaliação do diretor da VIX Logística, Elias Alves, 2025 ficará marcado como o ano dos veículos autônomos. “É uma tendência que vem crescendo ano a ano em diferentes segmentos de negócios. O projeto desenvolvido em parceria com a Portocel demonstra a viabilidade da solução, que é um marco para o setor portuário, principalmente no segmento de celulose”, disse.

DOS TESTES À OPERAÇÃO

Segundo a companhia, o caminhão autônomo utiliza Inteligência Artificial e é equipado com câmeras, sensores e um sistema computacional para condução. Inclui dispositivos de segurança que identificam e respondem a obstáculos no percurso. A tecnologia embarcada permite visão computacional, mapeamento, planejamento de rotas, controle e monitoramento por uma central de operações.

De acordo com a empresa, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana, essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências.

Em 12 meses de testes, o veículo percorreu cerca de 4,50 mil km e acumulou mais de 400 horas de operação assistida, com um condutor monitorando o desempenho. Os testes envolveram diferentes cenários operacionais, incluindo movimentação de carga, para avaliar segurança e eficiência.

Fonte: Mundo Logística

BNDES concede crédito de R$ 6,4 bi para melhoria de rodovias no Paraná

Notícias 29 de janeiro de 2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a concessionária EPR Litoral Pioneiro assinaram, nesta quarta-feira (29), contrato de financiamento de R$ 6,38 bilhões para investimentos em rodovias no Paraná. O ato ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São R$ 829 milhões em financiamento direto do BNDES e R$ 5,55 bilhões em emissão de debêntures, que são títulos de crédito de renda fixa emitidos pelo banco com o objetivo de captar recursos no mercado financeiro.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o banco financiou 85% de todos os investimentos em estradas do Brasil, principal modal logístico do país. Segundo ele, em 2024, foram aprovados R$ 23 bilhões para o transporte rodoviário, volume recorde nos 72 anos do banco.

“Não há financiamento de longo prazo para essa infraestrutura tão desafiadora, é um problema central de produtividade, de eficiência, de redução de gases de efeito estufa, de redução do custo de manutenção da frota dos caminhões, dos equipamentos, automóveis, se a gente não melhorar essa infraestrutura”, disse na cerimônia.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, também comentou sobre o volume de investimentos privados no país. “Já leiloamos quatro [lotes] e, esse ano, nós faremos os dois últimos leilões do estado do Paraná. O estado, com isso, vai captar o maior volume de investimento para o desenvolvimento de rodovias da sua história: R$ 60 bilhões serão investidos para modernizar a infraestrutura, garantir mais segurança para as pessoas. O Brasil está na mínima de desemprego porque está na máxima de investimento privado”, disse.

“Rodovia precisa de investimentos vultosos para garantir fluxo, velocidade média superior e por consequência mais capacidade de exportação. Então, esses investimentos eles vão ajudar muito a capacidade do Paraná exportar sua própria produção e a produção de estados vizinhos”, acrescentou.

Obras

Com os novos recursos, a EPR Litoral Pioneiro vai duplicar 350 quilômetros de rodovias federais e estaduais, além de construir 138 quilômetros de faixas adicionais e 73 quilômetros de vias marginais. Também será criado um acesso ao Porto do Paranaguá, importante via de escoamento da produção agrícola do centro-sul do país.

Nos 30 anos de concessão à EPR Litoral Pioneiro, os investimentos estão estimados em R$ 16 bilhões, sendo R$ 10,5 bilhões em expansão e melhorias e R$ 5,5 bilhões em manutenção das estradas. O segmento inclui, além das federais BR-153, BR-277 e BR-369, diversos trechos de rodovias estaduais e atende 27 cidades paranaenses, incluindo a capital Curitiba.

A malha concedida conta com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em implantação. A tarifa de pedágio média, segundo comunicado da Presidência, é 31% inferior em relação à praticada nas concessões anteriores.


ANDREIA VERDÉLIO – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL

TCU propõe fiscalização nos investimentos federais em manutenção de pontes e rodovias

Notícias 29 de janeiro de 2025

O TCU (Tribunal de Contas da União) propôs, em sessão realizada na última quarta-feira (22), que seja realizada uma ação de controle, por meio da Segecex (Secretaria-Geral de Controle Externo) da corte, a fim de verificar quais critérios o governo federal tem adotado para identificar o montante de recursos necessários para a “priorização de investimentos usados na manutenção de pontes e rodovias”. A ação também deverá conter informações sobre como o governo tem utilizado as ferramentas de governança disponíveis, especialmente no âmbito da gestão de riscos.

A avaliação, que tem como objetivo prevenir acidentes, aprimorar políticas públicas e reduzir o custo logístico, foi proposta pelo ministro do TCU Augusto Nardes. Segundo ele, a queda da ponte que interligava o estado do Tocantins ao Maranhão, na BR-226, em 22 de dezembro, jogou luz sobre um problema sistêmico no país: os desafios enfrentados pela manutenção da infraestrutura de transportes, em especial do modal .

Em comunicação, que pode ser lida aqui, Nardes relata, citando dados do Painel CNT de Acidentes Rodoviários da CNT (Confederação Nacional do Transporte), a ocorrência de mais de 5 mil mortes anuais em rodovias federais. O ministro diz ainda que a corte prontamente autuou uma representação de processo, de relatoria do ministro Bruno Dantas, para apurar possíveis irregularidades ocorridas na atuação do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Em plenário, o ministro disse que, “infelizmente, o DNIT não tomou as providências necessárias”.

“Espera-se, com isso, que este Tribunal possa atuar preventivamente para o aprimoramento das políticas públicas de transporte, para mitigação de acidentes tais quais o da ponte entre TO e MA, e fomente investimentos para a manutenção de rede viária existente para, ao final, garantir a segurança viária dos usuários das rodovias federais e, ao mesmo tempo, reduzir o custo-Brasil, diminuindo o custo logístico dos produtos no mercado interno e aumentando a competitividade do país no cenário internacional”, conclui Nardes no documento.

FONTE: AGÊNCIA INFRA (25/01/2025)
RAFA NEDDERMEYER/AGÊNCIA BRASIL

Governo pretende leiloar 15 rodovias em 2025; veja lista

Notícias 29 de janeiro de 2025

 

CCJ DO SENADO PODE VOTAR PROJETO QUE INIBE ROUBO DE CARGAS

Notícias 28 de janeiro de 2025

Senador sugeriu aumento de pena para esses três crimes, além de aperfeiçoamentos na redação de alguns deles no Código Penal

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode analisar este ano o Projeto de Lei 4.104/2024, do senador Jayme Campos (União-MT), para inibir a ação de bandidos que roubam valores e cargas durante o seu transporte pelo país afora. A proposta ainda prevê punição para quem comprar, transportar, conduzir, receber ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, o produto do crime de roubo de valores e cargas durante seu transporte.

Além disso, a Comissão de Segurança Pública (CSP) começa o ano com sete projetos prontos para votação. Os textos, todos já com relatórios, tratam de aumento de penas para diferentes crimes, entre eles furto, roubo e receptação. Também estão na pauta projetos que aumentam penas para crimes cometidos contra motoristas de aplicativos e para homicídios cometidos por membros de organizações criminosas. O atual presidente da comissão é o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

Um dos projetos prontos para votação é o PL 5.550/2020, que altera o Código Penal, de 1940, para aumentar penas para os crimes de furto, roubo e receptação. O projeto foi apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que apontou o crescimento do índice de crimes patrimoniais em todo o país. Para o senador, os crimes de furto e de roubo alimentam o comércio desses produtos e a receptação.

“A receptação, além de incentivar a prática de outros crimes, prejudica a arrecadação de impostos e gera o desemprego e a concorrência desleal. De uma forma geral, o crime contra o patrimônio só é praticado porque o criminoso sabe que poderá comercializar, posteriormente, o produto de seu delito”, disse o senador na justificativa do texto.

Para combater esse problema, o senador sugeriu aumento de pena para esses três crimes, além de aperfeiçoamentos na redação de alguns deles no Código Penal. Entre as mudanças sugeridas, estão aumentos de pena para várias modalidades de furto, roubo e receptação, além do fim da possibilidade de punições menores no caso de furto privilegiado, que ocorre quando o réu é primário e a coisa furtada é de pequeno valor.

Outra inovação sugerida pelo senador é a criação de um tipo penal qualificado para a reincidência da chamada “receptação culposa”, quando a pessoa adquire algo que, por sua natureza ou pela desproporção entre o valor e o preço, deveria desconfiar que é produto de crime.

Ao recomendar a aprovação do texto, com emendas, o relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), afirma que, apesar da queda de vários indicadores da criminalidade nos últimos anos, os números continuam preocupantes. Ele citou dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com a publicação, foram quase 355 mil veículos roubados e furtados em 2023, o que atinge cerca de 1% dos domicílios brasileiros com carro. Já no caso dos celulares, segundo o senador, 1 milhão de aparelhos foram subtraídos em 2023, uma taxa de 461 a cada 100 mil habitantes.

Se for aprovado na CSP, o projeto ainda terá que passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com informações da Agência Senado.

FONTE: MONITOR MERCANTIL 

Estados aumentam ICMS sobre gasolina em R$ 0,10 por litro a partir de fevereiro; diesel terá alta de R$ 0,06

Notícias 27 de janeiro de 2025

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estadual será elevado em R$ 0,10 por litro de gasolina a partir do próximo sábado (1º), enquanto que o tributo sobre o diesel será elevado em R$ 0,06. Não está prevista mudança na tributação do etanol.
A decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foi tomada em outubro do ano passado, com validade a partir do começo de fevereiro.
“Esses ajustes refletem o compromisso dos Estados em promover um sistema fiscal equilibrado, estável e transparente, que responda adequadamente às variações de preços do mercado e promova justiça tributária”, informou o Confaz em 2024.

De acordo com o Comsefaz, que reúne secretários de Fazenda dos estados:
Impostos até janeiro de 2025:
gasolina: R$ 1,37 por litro;
diesel: R$ 1,06 por litro.

A partir do sábado (1), as alíquotas serão de:
gasolina: R$ 1,47 por litro;
diesel: R$ 1,12 por litro.

O preço dos combustíveis é livre no Brasil. A decisão de repassar ou não o aumento de tributos cabe aos postos de combustíveis. Geralmente, os reajustes são repassados aos consumidores.
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços médios da gasolina, do diesel e do etanol subiram nos postos de combustíveis do país em 2024.

Preços defasados
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), os preços dos combustíveis estão defasados no Brasil em relação aos valores internacionais.
A entidade calculou, nesta segunda-feira (27), que a gasolina estaria R$ 0,23 abaixo do preço internacional e, o diesel, R$ 0,56.
Essa defasagem é a diferença entre os preços que a Petrobras efetivamente pratica e os que ela poderia (ou deveria) praticar, com base no câmbio e no preço do petróleo.
A Petrobras abandonou, no começo do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a política de paridade de preços, por meio dos quais os combustíveis eram reajustados com base no preço do petróleo e da variação do dólar.
O último aumento de preços anunciado pela empresa foi em julho do ano passado, quando o litro da gasolina teve uma alta de R$ 0,20, chegando a R$ 3,01, e o litro do gás de cozinha de 13kg subiu para R$ 34,70.
Em 2024, os combustíveis pressionaram a inflação, que ficou acima do teto do sistema de metas. Segundo o IBGE, os combustíveis subiram 0,7%. Entre eles, o etanol subiu 1,92%), o óleo diesel, 0,97%, a gasolina, 0,54%, e o gás veicular, 0,49%.
Por ser considerado um preço chave, aumentos de impostos sobre combustíveis tendem a se alastrar por toda economia.

FONTE: G1

Pesquisa CNT de Rodovias é pautada pelo avanço tecnológico e uso de inteligência artificial

Notícias 21 de janeiro de 2025

A Pesquisa CNT de Rodovias, o maior levantamento sobre a infraestrutura rodoviária do Brasil, está cada vez mais moderna e eficiente. Desde 2021, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) tem investido em tecnologia e IA (inteligência artificial) para transformar a forma como avalia as rodovias do país.

Até 2019, os pesquisadores utilizavam formulários de papel para registrar as condições das vias. Atualmente, a coleta de parte das variáveis é feita por meio de um tablet, tudo é filmado, e a interpretação humana para avaliar as placas de sinalização vertical (como regulamentação e advertência) foi aprimorada por IA.

Em 2023, a análise por IA das condições das placas passou a incluir aspectos como visibilidade e legibilidade. As câmeras instaladas nos veículos que percorrem as rodovias capturam imagens em alta resolução, que são enviadas para a equipe em Brasília analisar. Somente no último levantamento, foram 8.448 horas de gravações processadas, garantindo maior precisão e eficiência.

“Com essa metodologia, a CNT garante precisão e confiabilidade a gestores e transportadores em todo o país”, destaca Vander Costa, presidente do Sistema Transporte.

Planejando o futuro com mais inovação

Para 2026, a CNT já trabalha na próxima evolução do sistema. Novos algoritmos permitirão a detecção automática de elementos como sinalização horizontal (faixas laterais e centrais), defeitos no pavimento e condições dos acostamentos. Isso expandirá significativamente as variáveis analisadas por IA e trará ainda mais precisão sobre a infraestrutura rodoviária.

Essas inovações tornam a pesquisa uma ferramenta indispensável para transportadores, ao oferecer dados que facilitam o planejamento de rotas e permitem uma melhor estimativa dos impactos das condições rodoviárias nos custos operacionais.

Para gestores públicos, os resultados ajudam a direcionar de forma estratégica os investimentos em manutenção e recuperação das rodovias. O objetivo principal é evidente: aprimorar a segurança e a eficiência do transporte  em todo o Brasil.

A Pesquisa CNT de Rodovias completa 30 anos de história ao longo de 2025 e continua a estabelecer padrões elevados para o setor. Ao combinar tradição e inovação, a CNT reafirma o seu compromisso em construir um transporte mais seguro, eficiente e sustentável para o Brasil.

 
Fonte: Agência CNT Transporte Atual (17/01/2025)
Agência CNT Transporte Atual
 
 

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