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Pontos de parada para descanso de caminhoneiros e motoristas de ônibus podem virar realidade no Rio

Notícias 03 de maro de 2023

O transporte de carga e passageiros por rodovia seguem em alta há décadas no país, mas pouco se viu em termos de melhorias na infraestrutura e segurança das estradas.

Pensando em um velho problema, dos motoristas que excedem a jornada de trabalho nas rodovias, a deputada Verônica Lima (PT) protocolou projeto de lei na Alerj que estabelece a criação de Pontos de Parada de Descanso (PPD) em rodovias estaduais para os motoristas profissionais de transporte de cargas e de passageiros.

Em 2017, o setor ocupou o primeiro lugar em número de óbitos, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social. ”Esses trabalhadores precisam ter qualidade de vida no trabalho, tendo um lugar que possam descansar das viagens e retomar em segurança”, diz a parlamentar.

A proposta da deputada retoma outras duas leis, conhecidas popularmente como “lei dos caminhoneiros”, com foco no regramento da jornada de trabalho e do tempo de direção dos trabalhadores.

FONTE: NTC&Logística

CNT apresenta, em Florianópolis, resultados da pesquisa CNT DE RODOVIAS 2022

Notícias 02 de maro de 2023

O estudo aponta que 68,2% da malha rodoviária pavimentada de Santa Catarina é classificada como regular, ruim ou péssima

A diretora executiva adjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Fernanda Rezende, esteve, nesta semana, na sede da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e falou, em especial, sobre a avaliação da malha rodoviária pavimentada federal e as principais rodovias estaduais de Santa Catarina.

Em 2022, o estado de Santa Catarina teve um total de 3.510 quilômetros de rodovias analisados. Destes, 2.387 quilômetros eram vias federais e os outros 1.123 quilômetros, trechos sob a responsabilidade estadual. O estudo aponta que 68,2% da malha rodoviária pavimentada é classificada como regular, ruim ou péssima. Contudo, se analisarmos as rodovias sob gestão pública, a situação é ainda pior, chegando a 84,8% com problemas. Conforme a Pesquisa CNT de Rodovias 2022, são necessários R$ 2,25 bilhões para recuperar as rodovias em Santa Catarina, com ações emergenciais de restauração e de reconstrução.

De acordo com Fernanda, o cenário não é favorável aos transportadores que transitam por Santa Catarina e precisam da infraestrutura rodoviária para desempenhar suas funções. “A falta de investimentos e manutenção preventiva nas rodovias faz com que a situação esteja cada vez pior. O ideal seria que houvesse investimentos e manutenções contínuos”, observa. Segundo a representante da CNT, é muito provável que, em um futuro próximo, toda a malha rodoviária que não recebeu manutenção tenha que ser reconstruída, o que implicaria custos mais altos.

Para o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, a situação é preocupante. “Infelizmente as rodovias em Santa Catarina, sejam da malha estadual ou federal, estão em um estado de conservação bastante precário. Isso nos leva a um maior número de acidentes e vítimas e à ampliação do custo operacional da atividade do transporte rodoviário de cargas”, exemplifica. Citando a Pesquisa, Schneider ressaltou ainda que os custos, em termos operacionais, do TRC chegam a 34,7% a mais que o normal e “precisam ser repassados à sociedade por meio do aumento das tarifas de frete”, completa.

FONTE: NTC&Logística

Intermodal: CNT participa de painéis sobre infraestrutura e logística e fontes alternativas de energia para o transporte

Notícias 02 de maro de 2023

A CNT trabalhou ativamente para mais que triplicar o orçamento do governo federal para investimentos em infraestrutura de transporte, que, em 2023, a chega a R$ 18,7 bilhões. Por isso e por sua atuação em defesa do setor transportador, a instituição teve importante lugar de fala durante a Conferência Nacional de Logística, que integra a programação da 27ª edição da Intermodal South América, realizada na São Paulo Expo (SP), nesta semana. 

Ao participar do painel “Perspectivas e Tendências na Infraestrutura e Logística do Transporte Nacional”, na terça-feira (28/2), o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, afirmou que, agora, “o desafio é fazer com que esses recursos sejam investidos em obras de infraestrutura de transporte, bem como fiscalizar para que sejam bem executados”. Ele citou a importância da recuperação de trechos rodoviários no litoral de São Paulo, em Minas Gerais e no Sul da Bahia, identificados, na Pesquisa CNT de Rodovias, como sérios problemas. Conforme o levantamento, há “trechos com quatro, seis e até sete anos sem recuperação.”

No que se refere à intermodalidade, ele reiterou a necessidade de integração entre as operações rodoviárias, ferroviárias, aquaviárias e aéreas para o crescimento econômico do país. “Além de rodovias e ferrovias, o Brasil tem um potencial muito forte nas hidrovias. Temos dezenas de milhares de rios navegáveis e não há nenhuma hidrovia”. Para ele, o investimento em hidrovias, em um país como o nosso, com rios navegáveis, seria muito mais barato do que fazer uma ferrovia ou uma rodovia.

O presidente do Sistema CNT destacou, ainda, a importância de um marco fiscal que dê garantia ao investimento em todos os modais de transporte, com taxas razoáveis de juros. Ele também reforçou a posição da CNT pela manutenção da mistura do biodiesel ao diesel em 10%, chamando atenção para a necessidade da realização de estudos técnicos que apontem o teor mais favorável da mistura para o meio ambiente e para o funcionamento dos motores.

Também participaram do painel o senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura); o deputado Edinho Bez, diretor de Relações Instituições da Frenlongi; e, como mediador, Pedro Moreira, presidente da Abralog (Associação Brasileira de Logística).

Fontes alternativas de energia para o transporte

“Tecnologias e Fontes Alternativas de Energia para o Transporte: estágio atual e aonde podemos chegar”. Esse é o tema de outro painel que contou com a participação da CNT. Para abrir o debate, o diretor executivo da instituição, Bruno Batista, apresentou o cenário de mudanças diante do número crescente de lançamentos relativos a digitalização, automação, sustentabilidade e eletrificação. Contudo, o panorama no Brasil, no que se refere à transição para fontes alternativas de energia, não é animador em vista de inúmeros desafios regulatórios, econômicos, energéticos, ambientai e operacionais.

“La fora (em outros países), já existe diretriz muito clara quanto ao futuro. Já no Brasil, muito pouco se discute sobre o tema”, diz Batista. Para ele, o governo brasileiro tem um papel fundamental como financiador, indutor do mercado ou formulador de políticas. “O governo pode atuar definindo a política energética dos próximos 20 anos. Isso dará segurança ao investidor.”.

A despeito do debate sobre o tema ser quase inexistente no país, Batista enaltece o fato de empresas se abrirem para testes, como é o caso da Riachuelo, Mercado Livre e Ambev, que também participaram do painel, sob a mediação de Pedro Moreira, presidente da Abralog “É importante divulgar mais essas boas experiências. Precisamos começar a discutir a nossa transição. Esse é o ponto”, concluiu o diretor executivo da CNT.

FONTE: CNT

Relator da reforma tributária espera que Congresso aprove proposta até junho

Notícias 02 de maro de 2023

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator na Câmara da reforma tributária, disse nesta quarta-feira (1º) que espera a aprovação do tema no Congresso Nacional até o fim do primeiro semestre deste ano.

De acordo com o parlamentar, ele vai apresentar o relatório final sobre a reforma na segunda quinzena de maio. Assim que o texto for entregue, ele acredita que Câmara e Senado devem acelerar a votação da matéria e aprovar o tema até junho. “Isso depende de todos juntos. Mas nós vamos trabalhar para isso”, comentou Ribeiro.

Nesta quarta, o deputado apresentou o plano de trabalho do grupo técnico instituído pela Câmara que vai discutir a reforma tributária. Ribeiro também foi designado para ser o relator do colegiado. Os debates começam na semana que vem e vão até 16 de maio, quando Ribeiro vai entregar o parecer dele sobre os trabalhos do grupo. De acordo com o deputado, os primeiros encontros servirão para que os parlamentares discutam os principais projetos de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. São duas propostas de emenda à Constituição (PECs), uma de autoria do Senado, e a outra, da Câmara.

Fonte: NTC&Log

No mês das mulheres, Sest Senat de Colatina prepara programação especial para elas

Notícias 02 de maro de 2023

Na quarta-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Mas o Sest Senat de Colatina inovou e ao invés de pensar nas profissionais do setor de transportes apenas no dia D, estendeu as comemorações para o mês inteiro. Por lá, está rolando uma programação especial de cursos gratuitos, voltados para as mulheres das empresas da região. Os treinamentos tiveram início dia 1º, debatendo Noções de Gestão do Tempo e Noções de Desenvolvimento de Liderança, e vão até o próximo dia 31, com o Curso Postura Profissional – Como se Comportar em um Momento de Crise.

As opções de temas são os mais variados. E tem curso durante a semana ou no final de semana, diurno ou noturno.

As empresas interessadas podem inscrever suas colaboradoras ou fazer reserva, pelo telefone (27) 2102-8000.

Confira abaixo os temas escolhidos para o mês de capacitação das mulheres do transporte, em Colatina:

6/3 - Currículo Notável                    

7, 8, 9, 10 e 13 - Excel Básico - Qualificando as nossas mulheres para o mercado de trabalho

14/3 - Noções de Gestão Financeira e Familiar       

15/3 - Os principais aspectos da escrita ortográfica

16/3 - Noções de Ética Profissional             

17/3 - Noções de Desenvolvimento de Liderança

20/3 - Postura Profissional - Como se comportar em um momento de crise                   

21/3 - Currículo Notável                  

22/3 - Postura Profissional nas redes sociais           

23/3 - Desenvolvimento Motivacional                    

24/3 - Postura Profissional nas redes sociais

25/3 - Os principais aspectos da escrita ortográfica (com técnicas de Redação)             

27/3 - Noções de Desenvolvimento de Liderança              

28/3 - Noções de Saúde Segurança no Trabalho     

30/3 - Qualidade no Atendimento ao Cliente         

31/3 - Postura Profissional - Como se comportar em um momento de crise

ANTT autoriza o início da cobrança de pedágio em duas praças da BR-116/465/493/RJ/MG

Notícias 01 de maro de 2023

Cobrança começou hoje a 0h desta quarta-feira (1º) com reajuste de 9,12%;  Caminhões pagarão R$ 15,10 por eixo

Motoristas que circulam pelo trecho concedido da BR-116/465/493/RJ/MG, agora administrado pela nova concessionária EcoRioMinas Concessionária de Rodovias S.A., devem ficar atentos ao início da cobrança de tarifas de pedágio em duas praças (P4 e P5). O início da atividade foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e confirmado pela Deliberação nº 56/2023.

De acordo com o documento, a cobrança de tarifas começou a ser feita a partir da 0h desta quarta-feira, 1º de março, nas praças de pedágio de P4 e P5, “Viúva Graça” e “Viúva Graça B”. A Deliberação determina ainda um reajuste de 9,12% no valor da tarifa, referente à variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) terá valor de R$ 15,10.
 

A ANTT lembra que as novas praças, anteriormente pertencentes à concessão da CCR RioSP, agora fazem parte de um novo contrato de concessão, com a EcoRioMinas. Com o início da nova concessão, os termos, acordos e as isenções vigentes no contrato anterior estão descontinuados.

FONTE: NTC&Logística

CNT lança série sobre combustíveis que analisa, entre outros aspectos, fatores que impactam a elevação de preço do óleo diesel

Notícias 01 de maro de 2023

O Brasil é expressivo na produção de petróleo — no cenário internacional, ocupou a 9ª posição entre os principais produtores em 2021. Mas existem gargalos que fazem com que o país dependa da importação, principalmente dos produtos derivados dessa matéria-prima. Um dos impasses está no refino. É o caso do diesel. Em 2022, as importações do combustível corresponderam a 25,8% do volume disponível para atender o mercado nacional. Entre os fatores que contribuem para isso está a insuficiência de refinarias no país.

A análise faz parte do primeiro volume da Série Especial de Economia – Combustíveis, que a Confederação Nacional do Transporte (CNT) acaba de lançar. A primeira publicação da série retrata a caracterização da cadeia de produção e comercialização do óleo diesel no Brasil. Os demais volumes trarão informações sobre o mercado de combustíveis utilizados em todas as modalidades de transporte: bunker, querosene de aviação e diesel ferroviário.

Os assuntos explorados incluem a caracterização da cadeia de produção e distribuição de cada combustível, a análise da formação de preço dos combustíveis, os impactos de políticas de desoneração tributária, características do abastecimento no Brasil, medidas que outros países adotaram para conter a alta dos preços e a discussão de medidas aderentes à realidade brasileira para reduzir o impacto das oscilações de preços aos transportadores e à sociedade.

A discussão sobre a tributação incidente sobre o óleo diesel rodoviário é tema desta primeira edição. O informe aponta, inclusive, por que os combustíveis fazem parte do grupo que mais contribui para a persistência da inflação nacional. Fato que deve se agravar caso prevaleça a retirada da isenção de tributos federais (PIS, Pasep e Confins) incidentes sobre gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular, prevista para ocorrer a partir desta quarta-feira, 1º de março.

A série inaugura também o Painel CNT de Combustíveis, uma ferramenta dinâmica com informações sobre o mercado de combustíveis. Nesse primeiro momento, é possível consultar dados de óleo diesel, como preço semanal, produção anual, importações e exportações, além das vendas. O repositório de dados tem como vantagem o acesso facilitado a análises comparativas sobre a evolução das variáveis relacionadas ao assunto.

FONTE: SETCESP

VLI compra 9 locomotivas para transporte de cargas

Notícias 28 de fevereiro de 2023

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – assinou contrato para aquisição de nove locomotivas modelo ES-43BBI da Wabtec, que irão se juntar à frota premium da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O negócio foi fechado nesta terça-feira (28) e movimenta cerca de R$ 200 milhões, em mais um investimento da VLI na indústria nacional de materiais rodantes. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues dentro de um prazo de até 18 meses.

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A aquisição das locomotivas atende ao incremento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia, por onde insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose são escoados em direção ao sistema portuário do Espírito Santo. 

 
“A aquisição das locomotivas reforça nosso compromisso com os clientes que transportam suas cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção aos portos do Espírito Santo e a capacidade do nosso time de cocriar soluções para gerar eficiência. Este negócio representa mais uma contribuição da VLI para o desenvolvimento da indústria ferroviária nacional, o que também acontecerá uma vez concluído o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em virtude da necessidade do incremento da frota atual para atender ao aumento do volume de carga esperado com a renovação”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia.

Apenas para o contrato da LD Celulose, a companhia investiu R$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas.

Ampliação de carga no Espírito Santo

Exemplo disso é o recente anúncio de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória, com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local. 

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

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Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI opera por direito de passagem, para acesso aos portos do Espírito Santo. 

A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão. No entanto, a empresa acredita no crescimento deste corredor e estuda novas oportunidades portuárias públicas e privadas no Espírito Santo.

Imposto federal será de R$ 0,47 na gasolina e de R$ 0,02 no etanol

Notícias 28 de fevereiro de 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta terça-feira (28) a volta da cobrança dos tributos federais sobre combustíveis a partir desta quarta-feira, 1º de março. 

A desoneração, aprovada pelo governo Bolsonaro às vésperas das eleições para conter a alta de preços e prorrogada por dois meses pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encerrava nesta terça.

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Com a reoneração do PIS/Cofins, o litro da gasolina irá aumentar R$ 0,47 por litro, e do etanol, R$ 0,02 por litro. Como a Petrobras anunciou mais cedo uma redução de R$ 0,13 no litro da gasolina, o aumento do combustível na prática será de R$ 0,34 por litro, segundo o ministro.

As novas alíquotas devem valer por quatro meses. Em julho, caso não haja mudanças no Congresso, serão retomadas as cobranças integrais de R$ 0,69 por litro da gasolina e R$ 0,24 sobre o etanol. As informações são do jornal Estado de São Paulo.

Haddad afirmou que, para compensar e manter a arrecadação prevista com a volta da tributação, de R$ 28,9 bilhões, o governo vai cobrar o imposto de exportação sobre óleo cru por quatro meses – com arrecadação prevista de R$ 6,6 bilhões.

Haddad incluiu a arrecadação com a volta da tributação no pacote de ajuste fiscal para reduzir o rombo das contas públicas a R$ 100 bilhões (1% do PIB) em 2023. Segundo o ministro, os tributos sobre o diesel permanecem zerados até o fim deste ano.

O ministro afirmou que o preço final da gasolina e do etanol na bomba depende da estrutura do mercado, mas ponderou que o Ministério de Minas e Energia vai entrar em contato com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para evitar que os postos se apropriem do ganho gerado pela redução promovida pela Petrobras nos preços na refinaria.

Postos registraram filas na Grande Vitória

Com receio do aumento nos preços, o motorista particular João Carlos decidiu se antecipar. "Justamente por causa que o preço vai aumentar. Por isso, decidi abastecer", explicou. 

Fonte: Folha Vitória

 

Posicionamento da CNT sobre a possibilidade de aumento do percentual do biodiesel no diesel

Notícias 27 de fevereiro de 2023

Confira a nota à imprensa
 A Confederação Nacional do Transporte (CNT) alerta a sociedade sobre a grave ampliação da poluição atmosférica na hipótese de se aumentar o percentual de biodiesel no combustível de ônibus e caminhões no Brasil.
 Ao contrário do que se propaga, o aumento do percentual do biodiesel na mistura obrigatória ao diesel prejudica o meio ambiente, já que diminui a eficiência energética dos motores, aumentando o consumo. Isso faz com que os veículos passem a emitir mais poluentes, especialmente óxido de nitrogênio.
 A experiência da utilização de 13% de biodiesel ocorrida no passado já comprovou isso. Há diversos relatos de panes súbitas em ônibus e caminhões, que se desligaram sozinhos durante o funcionamento em rodovias. Isso pode provocar acidentes com vítimas fatais, o que preocupa todo o setor de transporte no Brasil.
 O eventual acréscimo do teor do biodiesel irá gerar custos adicionais ao valor do frete, que serão transferidos a toda população, traduzindo-se em acréscimos inflacionários e encarecendo ainda mais o transporte e, por consequência, os produtos consumidos e exportados.
 A CNT, dessa forma, convida os representantes da indústria do biodiesel, dos órgãos governamentais, da sociedade civil e da imprensa a participarem de estudos independentes que apontem o teor mais favorável da mistura para o meio ambiente e para o funcionamento dos motores, de forma a garantir segurança aos transportadores e aos usuários das rodovias Brasil afora.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual; SETCERGS

Confira as principais notícias do setor de transporte no Brasil e no mundo

Notícias 27 de fevereiro de 2023

Parlamento Europeu aprova proibição de veículos a gasolina e a diesel a partir de 2035.

O Parlamento Europeu aprovou, no último dia 14, o projeto de regulamentação que veda a venda de veículos novos com motores a gasolina e a diesel a partir de 2035. O texto histórico para os objetivos relativos aos rumos das mudanças climáticas europeias foi aprovado por 340 votos a favor, sendo 279 contrários e 21 abstenções. O documento prevê a redução a zero das emissões de CO2 dos veículos e das caminhonetes zero quilômetro na Europa, a partir de 2035. Essa medida significará o fim das vendas de veículos e utilitários leves novos com motores a gasolina e a diesel na UE (União Europeia) a partir da data, de tal modo como dos híbridos (combustível/elétrico), em benefício de veículos 100% elétricos.
A proposta foi apresentada à Comissão Europeia em julho de 2021. Agora, o Conselho terá de aprovar, formalmente, o texto para que ele entre em vigor. Esse é o primeiro acordo do "pacote climático" europeu, que visa diminuir as emissões de gases de efeito de estufa da UE em, pelo menos, 55% até 2030, em comparação com o ano de 1990.
 
Falta de chips condutores interrompe produção da Volkswagen no Brasil

As unidades da montadora Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) serão paralisadas por cerca de dez dias, a partir da próxima semana. Apenas a fábrica de Taubaté, também em solo paulista, seguirá produzindo durante o mês de fevereiro. Com isso, a montadora alemã concederá férias coletivas em São Bernardo do Campo, de 22 de fevereiro a 3 de março de 2023. A parada na produção já estava esquematizada desde o ano passado e faz parte da tática da Volkswagen de flexibilizar os processos produtivos devido à insuficiência de peças, o que vem comprometendo o setor automotivo nos últimos anos.
O principal fator é a distribuição de chips condutores, componente essencial para a fabricação de veículos, que sofreu um gargalo durante a pandemia da covid-19, dificultando a produção de montadoras em todo o mundo. Somado a isso, houve um aumento da demanda de semicondutores em empresas de eletrônicos de consumo, o que piorou a escassez das peças.
A Volkswagen já havia acelerado a produção nos últimos dias, para fornecer à sua rede alguns produtos durante o período de intervalo. Em 2022, a montadora, por duas vezes, deu férias coletivas em menos de um mês, além de ter reduzido a jornada e o salário dos empregados na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) devido à falta de semicondutores.
 
Carcaças de aviões recolhidos no Aeroporto de Brasília

Após dez anos de espera, o novo Governo Federal conseguiu garantir a remoção das carcaças de aeronaves que estavam abandonadas no pátio do Aeroporto de Brasília. Os aviões começaram a ser retirados no último dia 14 de fevereiro. As aeronaves pertenciam a empresas aéreas que faliram e chegaram a ser alienadas em ações judiciais, sendo leiloadas em 2013. A manutenção dos antigos aviões no local gerava uma percepção de abandono para os passageiros que chegavam ao aeroporto Juscelino Kubitscheck, na capital. O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, procurou a Inframerica, operadora do Aeroporto, e o arrematador do leilão das aeronaves para solicitar a retirada delas.

 

Ponte entre Brasil e Argentina

As obras da ponte ligando Brasil e Argentina, entre as cidades de Porto Xavier (BR) e San Javier (ARG), estão próximas de virar realidade. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na última quarta-feira (8), por meio do Ministério dos Transportes e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), a qual avaliza a preparação dos projetos da ponte internacional e, na sequência, a construção do empreendimento. Com 950 metros de extensão, a ponte que ligará o município gaúcho de 10 mil habitantes à cidade argentina passará sobre o rio Uruguai com investimento previsto em R$ 220 milhões. Os serviços serão iniciados após a aprovação dos projetos; e a obra inclui, também, os acessos em ambas as margens do rio.

 Trem de alta velocidade

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) consentiu o projeto que permite a construção e a operação de trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro. Calculado em mais de R$ 50 bilhões, o projeto será executado apenas com recursos privados e foi tornado público na última quarta-feira (22). O projeto será concretizado por meio de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil, que ganhou a autorização ferroviária para construir e explorar uma estrada de ferro entre as duas mais populosas cidades do país, por um prazo de 99 anos.

A linha férrea terá cerca de 380 km de extensão, com quatro estações inicialmente previstas – ele pararia em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ). Com o trem podendo atingir a velocidade de 350 km/h, o cálculo da duração de uma viagem entre o Rio e São Paulo é de 85 minutos.
Fonte: CNT

Mercado financeiro prevê crescimento da economia em 0,84% neste ano

Notícias 27 de fevereiro de 2023

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu de 0,8% para 0,84%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (27), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,5%, a mesma previsão há nove semanas seguidas. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, variou para cima, de 5,89% para 5,9% neste ano. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 4,02%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,8% e 3,75%, respectivamente.

Para 2023 a previsão está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro dos intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em janeiro, puxado principalmente pelo aumento de preços de alimentos e combustíveis, o IPCA ficou em 0,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.

Com as projeções para a inflação acima das metas para 2023 e 2024, o BC prevê que os juros podem ficar altos por mais tempo que o previsto. A autarquia não descarta a possibilidade de novas elevações caso a inflação não convirja para o centro da meta definida pelo CMN, como o esperado, em meados de 2024.

Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic termine o ano em 12,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica cai para 10% ao ano. E para 2025 e 2026, a previsão é Selic em 9% ao ano e 8,5% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final de 2023. Para o fim de 2024, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,30.

FONTE: SETCESP

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