Notícias
Filtrar Notícias
SETOR DE TRANSPORTE É ALIADO À DISSEMINAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Notícias 27 de fevereiro de 2023
ABTLP chama a atenção para a importância da participação em fóruns com entidades e autoridades do setor de regulação ambiental para propagar ações
No transporte rodoviário de cargas, especialmente no de produtos perigosos, há diversas exigências e regulamentos, pois qualquer tipo de vazamento pode causar danos ou apresentar riscos à saúde dos humanos e dos animais (terrestres e aquáticos) e ao meio ambiente. A Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), que participa de fóruns com stakeholders e outras entidades e autoridades do setor de regulação ambiental para disseminar ações aos seus associados sobre questões ambientais, está capacitada a fornecer subsídios sobre inúmeras alternativas antipoluentes. “A ABTLP está habilitada a oferecer conhecimentos, tais como a utilização de veículos menos poluentes e com menor consumo de combustível por tonelada transportada; descarte e destinação adequada de resíduos, além de recuperação e reutilização de insumos como pneus, baterias e reuso de água proveniente de limpeza externa”, afirma o vice-presidente da ABTLP, Sérgio Sukadolnick.
COP-27 – Essas premissas de práticas sustentáveis têm eco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), que, em sua edição de 2022, estabeleceu um compromisso relativo ao Acordo de Paris de reduzir em 37% as emissões de gases de efeito estufa até 2025 e em 50% até 2030.
A ampliação da utilização de fontes renováveis de energia e o avanço da descarbonização, entre outros temas sustentáveis, também fazem parte dessas ações. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), até 2021, 95% das empresas brasileiras já contavam com governança ambiental, social e corporativa (ESG) como prioridade em sua agenda organizacional.
Para especialistas, o cumprimento da agenda da COP 27 vai repercutir na economia brasileira, pois deve promover avanço aos negócios verdes, ao meio ambiente, à saúde pública, à geração de empregos e a investimentos nacionais e internacionais. A ABTLP, por exemplo, está por trás de inúmeras iniciativas ambientais marcando a sua posição no setor. “Apoiamos programas de premiação a boas práticas de sustentabilidade como o prêmio de sustentabilidade, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP). Além disso, disseminamos programas de boas práticas no transporte que contemplem itens que estabeleçam metas de redução e realizamos ações que evitam danos ao meio ambiente, como o SASSMAQ Rodoviário, Estação de Limpeza e Atuação Responsável da Abiquim e Comissão de Manuseio e Transporte da Abiclor”, explica Sukadolnick.
Segundo ele, o Brasil é signatário do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e, como a ABTLP é representante dos associados do segmento de transporte de produtos perigosos no país, tem como dever cumprir as determinações da legislação e contribuir para a redução dos problemas climáticos causados pelo aumento da poluição e uso de recursos naturais. A entidade ainda possui associados com o ESG implantado ou em fase de implantação, e conta com o benchmarking para auxiliar nos projetos comuns ao segmento, bem como mantém conversas com consultores e empresas para promover ações que irão beneficiar todos os parceiros.
FONTE: NTC&Logistica
Previsão para 2023: ecofrotas
Notícias 24 de fevereiro de 2023
Os setores de frota e o automobilístico recebem bastante pressão para criar mecanismos mais sustentáveis para a operação. Isso porque eles trabalham com um dos principais poluentes do meio ambiente: o CO2.
Sendo esse o maior desafio para os setores, é imperativo encontrar e adotar práticas que diminuam a emissão de gases poluentes até chegar o momento em que ela se torne zero.
Esse é um dos conceitos que formam a ecofrota, uma frota sustentável. Porém o termo se relaciona a três pilares:
Ambiental → Análise do impacto da frota no meio ambiente, balanceando o aumento das iniciativas positivas com a redução das práticas nocivas, principalmente a emissão dos gases poluentes.
Social → Produzir impactos positivos para sociedade de modo geral, promovendo a ampliação do acesso às tecnologias e práticas sustentáveis, bem como o investimento em pesquisas.
Econômico → Equiparar as práticas sustentáveis à economia da operação. Ser amigo do meio ambiente costuma trazer redução nas despesas, mas esse critério vem sendo estudado para ganhar mais expansão.
A previsão para 2023 é que mais frotas sejam convertidas em ecofrotas, não apenas pelo apelo sustentável, mas também pelos benefícios que esta conduta acarreta.
Uma delas é a redução nos custos com combustíveis e com manutenção, pois a ecofrota organiza sua operação para que não haja a necessidade de muitos veículos trafegarem pelas vias, mas essa organização é feita de uma forma que não prejudica a qualidade do serviço. E isso revela outro benefício, pois pensar nos impactos socioambientais abre oportunidades para que a frota adote práticas mais eficientes.
Também é importante considerar a disseminação dos biocombustíveis associados à diminuição dos gases poluentes, aumentando a pressão para uma regulamentação mais rigorosa para o setor.
Além dos combustíveis alternativos, a previsão para 2023 é que haja um aumento na circulação de carros ecológicos, como os elétricos, por exemplo. Até novembro do ano passado, a venda desse tipo de veículo representou um aumento de 63% em comparação ao ano anterior.
Além dos carros elétricos, os conectados e os autônomos também representam novas tecnologias no setor. Eles estão acompanhados da expansão do 5G e das inovações nos sensores.
Tecnologias para 2023
A expansão do 5G é a principal certeza para 2023. Até o final do ano passado, a rede foi disponibilizada nas capitais e no Distrito Federal, mas a previsão é que até 2025 a rede chegue a todas as cidades com mais de 500 mil habitantes.
O avanço do 5G impacta no setor automotivo, o que consequentemente influenciará as frotas. Ele vai trazer uma conexão 100 vezes mais rápida que o 4G, permitindo que a conexão entre os automóveis seja muito mais eficaz.
Isso vai se refletir em tecnologias como a cidade conectada, na qual os automóveis, os sistemas de trânsito e as sinalizações funcionem como um só, trazendo mais autonomia para os veículos.
Junto de outras inovações, como o sensor LiDAR, o veículo conseguirá simular algumas ações humanas na direção, como frear, ultrapassar, acelerar e até estacionar. Em uma cidade conectada, por exemplo, o carro teria a capacidade de frear sozinho quando o sinal ficasse vermelho.
O sensor LiDAR é uma das tecnologias que vai permitir ao automóvel o reconhecimento de outros elementos no trânsito. Como ele é um sensor parecido com o sonar, mas com emissão de pulsos de luz em vez de som, o LiDAR detecta outro veículo muito mais rapidamente.
Ainda como previsão para 2023, essas tecnologias permitirão que os carros operem serviços como viagens por aplicativos de forma autônoma. Eles iriam até o solicitante e o levaria ao destino, sem um condutor ao volante. Devido à conexão estável da rede 5G, estes automóveis seriam monitorados por uma central, que poderiam controlá-los remotamente também.
Sistemas avançados na gestão de multas e condutores
Outra tendência para 2023 é o aumento na disseminação dos sistemas avançados na gestão de multas e condutores, o que antes era feito por meio de excel ou anotações em papel.
As vantagens da adoção do sistema são significativas para o gestor. A primeira delas é a economia de tempo, que pode chegar até 80% do que é utilizado na operação. Imagine só, você, gestor, com todo esse tempo desbloqueado para se dedicar às outras atividades da sua frota?
Essa economia também subentende a eliminação da burocracia, pois o sistema vai reunir e centralizar todas as multas de trânsito e os dados da CNH dos condutores em uma única plataforma. Você não vai mais precisar entrar em cada site de cada órgão de trânsito para consultá-las.
Além disso, há também a redução nos custos com multas. Como o sistema traz as infrações de forma mais ágil que os Correios, você vai poder quitá-las antes do vencimento com desconto e ainda não sofrerá com juros e moras.
Essas são apenas algumas das características que fazem o sistema de gestão avançada de multas e condutores compor a previsão para 2023. Mais frotas vão aderir essa tecnologia para aprimorar sua gestão, e as que não o fizerem, ficarão atrasadas.
Antecipe-se ao mercado e conheça agora mesmo a nossa plataforma avançada de gestão de multas e condutores. Basta entrar em nosso site e conferir suas características e vantagens.
Fonte: Blog Frota 162
Deu frutos! Comjovem-ES visita a Biancogrês e identifica métodos que podem ser replicados
Notícias 24 de fevereiro de 2023
A Comjovem-ES já “engatou a primeira” e iniciou os trabalhos com uma visita técnica à Biancogrês, na manhã da sexta-feira, 13 de fevereiro. Na empresa, que atua no segmento de pisos e porcelanatos e fica no município da Serra, o grupo conheceu suas práticas inovadoras da expedição e necessidades logísticas. Além do coordenador, Roberto Fabiani, e do vice-coordenador, Philipe Cortes, o encontro contou com a presença de outros seis participantes – Suellen Reis (Truck Pag), Rodrigo Sant´ Ana (Service Logic), Mirela Bragança (Fatran Transportes), Camila Pretti (PHT Transportes), Fabio Zampirolli (Imarcal) e Mariana Figueira (Lamberti e Figueira Advogados) –, e o número foi considerado bom por Fabiani, justamente por se tratar do primeiro compromisso oficial do ano.
“E quem foi, saiu de lá bastante entusiasmado. Além de termos realizado mais uma meta da Comjovem Nacional, estabelecemos um novo relacionamento com o embarcador e identificamos novos métodos de gerenciamento de rotina que podem ser replicados em nossas empresas”, argumentou.
A visita durou uma hora e meia, e neste período, os integrantes da comissão capixaba viram de perto como funciona a tecnologia embarcada na expedição, o portal do transportador, as docas e carregamentos, os setores de conferência e liberação de veículos, além de conhecerem a estrutura administrativa e logística.
“No tocante à estrutura logística, tivemos acesso à entrada, saída e armazenagem de produtos”, destacou o coordenador, elencando as práticas de controle e expedição, com agendamento online, agilidade no carregamento e conferência por leitora, e o dashboard interativo sobre as metas do dia das linhas de produção como os detalhes que chamaram mais a atenção do grupo.
A Comjovem-ES voltará a se reunir dia 8 de março, num evento online compartilhado com a Hedge Consultoria Tributária e Roberto Fabiani dá spoiler: uma nova visita técnica está sendo organizada para abril.
Fonte: Anna Carolina Passos - Assessora de Imprensa do Transcares
Pesagem no transporte rodoviário de cargas requer atenção, aponta executivo
Notícias 24 de fevereiro de 2023
Adequar a distribuição da mercadoria no interior dos veículos torna-se necessário para as operações estarem de acordo com as fiscalizações
O debate em torno da pesagem bruta ou por eixo no transporte rodoviário de cargas (TRC) ainda acarreta discussões relevantes no cenário atual para empresários e transportadoras do setor. A pauta ganha mais força por o modal representar extrema importância econômica, já que também corresponde por mais de 60% da movimentação de mercadorias no país, segundo a última pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Nesse sentido, o TRC ainda enfrenta algumas dificuldades que interligam os assuntos voltados a essa discussão, principalmente para os tipos mais frequentes de transporte no modal rodoviário, como o escoamento de produtos originários do agronegócio e o ramo alimentício.
A distribuição do peso do produto nos veículos pode ser alterada devido a muitos caminhões ainda não serem adaptados para reduzir a movimentação da mercadoria em seu interior ao desviar de buracos e avarias nas pistas, ocasionados pela falta de infraestrutura nas rodovias e estradas brasileiras.
Conforme aponta a última pesquisa realizada pela CNT, no ano passado, 66% das estradas e rodovias brasileiras foram classificadas como ruins ou péssimas, levando em consideração a necessidade de um planejamento estatal de investimentos
conforme salientado este ano na “Lista de Alto Risco na Administração Pública Federal” do Tribunal de Contas da União (TCU).
Além de esse tópico já ser muito reforçado pelas entidades do setor, empresários como José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas de Campinas e Região (SINDICAMP), reforçam as principais necessidades de atenção referente as pesagens: “Acredito que o grande problema relacionado ao balanço da carga enfrentado pelo transportador hoje está vinculado ao carregamento no cliente, onde o conjunto é pesado como um todo e não por eixo, o que seria mais apropriado”, aponta o executivo.
Diante disso, a legitimação do controle do peso bruto nas operações e nas embarcações é dificultada e afeta também a pesagem por eixo. Assim, as transportadoras precisam realizar um acompanhamento estreito no momento do carregamento para estar em dia com as legislações e com as responsabilidades fiscais.
Nessa premissa, além dos recursos tecnológicos embarcados nos veículos atuais e nos equipamentos rodoviários mais modernos, José Alberto também indica o que é feito na Anacirema Transportes para obter esse controle: “Adequamos os equipamentos para obtermos a melhor distribuição de peso possível por eixo, e nossos profissionais são orientados a acompanhar a distribuição de carga quando ela não ocupa todo espaço do implemento. Além disso, o peso médio das cargas que transportamos nem sempre chega à totalidade da capacidade de peso, o que nos auxilia nessa vistoria”.
Com isso, uma vez identificadas as principais preocupações da pesagem para o transporte rodoviário de cargas, as fiscalizações e autuações também precisam ser efetuadas corretamente e de maneira justa como forma de identificar o transportador que esteja ultrapassando a tolerância máxima do peso total do veículo e a do peso por eixo de acordo com as leis impostas para o setor.
“As fiscalizações e autuações devem ser realizadas, mas há de se ter um bom senso por parte do órgão fiscalizador, uma vez que há variações de peso aferido entre as praças de pesagem no trajeto realizado, além da margem de erro”, afirma José Alberto.
Como resultado, será possível realizar uma melhor observação dos fatores que mais influenciam essa tomada de decisão no que diz respeito à análise da pesagem no transporte rodoviário de cargas. Dessa forma, o executivo finaliza: “Se existe uma lei, ela deve ser respeitada. O excesso do peso bruto total combinado (PBTC) deve ser combatido, pois pode comprometer a segurança viária, ocasionando acidentes. O excesso de peso por eixo pode ser mitigado se houver melhor orientação da distribuição de carga durante a operação de carregamento e não contar a tolerância permitida pela lei, sendo uma questão de responsabilidade do transportador”.
Fonte: SETCESP
Quer reduzir multas de trânsito? Conheça o Frota 162!
Notícias 17 de fevereiro de 2023
Uma startup do ramo de tecnologia que já é parceira da Fetranscesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina) e da Abralog (Associação Brasileira de Logística) acaba de chegar ao Painel de Mantenedores do Transcares. Com sede em São Paulo, a Frota 162 é uma plataforma focada em otimização das atividades sobre multas e condutores, cujo objetivo é reduzir custos e demandas operacionais burocráticas. Resumindo, o trabalho da empresa é simplificar a gestão das multas e de quem dirige.
De quem forma isso é possível? Por meio de um sistema integrado a todos os órgãos de trânsito espalhados pelo Brasil. E os números da empresa falam por si. Em um ano, mais de 200 mil transações foram realizadas, mais de 1 milhão de consultas entregues. Atualmente, a empresa é responsável pela gestão de mais de 30 mil placas.
“Automatizamos o processo de multas das empresas de transportes e este é um serviço que gera muitos benefícios, dentre eles a possibilidade de pagar multa com desconto, indicação de condutor para evitar multa de agravo e redução em 80% no tempo que as pessoas investem neste processo quando ele é feito de forma manual. Além disso, oferecemos informações sobre IPVA e pontuação de CNH, o cliente pode montar seu recurso dentro da própria plataforma e fazer o pagamento. Ou seja, o Frota fecha o ciclo completo de gestão de multas. Nosso objetivo é que, por meio da transformação digital, as empresas de frota consigam reduzir os custos com multas de trânsito”, explica o fundador sócio Paulo Santaniello, que está à frente da empresa com Marcelo Lemos e o venezuelano Pedro Sanches.
Profissional com formação em Gestão Comercial e especialidade em Marketing e Growth (subcampo do marketing focado no rápido crescimento de uma empresa), Santaniello é rápido ao falar da grande vantagem oferecida pelo Frota 162 aos seus clientes: tempo! Segundo ele, ao melhorar todo o seu processo documento por meio da tecnologia, a empresa volta seu olhar para as demandas efetivas da operação.
“O transportador tem muita coisa para gerir e ao tirar o foco da gestão de multa e dos condutores ele permite que sua equipe foque em atividades realmente essenciais. Some-se a isso o fato de que a plataforma antecipa informação – quem não tem, portanto, fica vulnerável! – e que ao resolver tudo na plataforma eliminamos papel e, assim, mantemos uma responsabilidade ambiental”, considera.
O Frota, cuja cartela de clientes conta com empresas como Fedex, Gafor e Rodonaves, vai estar na Intermodal South America, considerada o principal evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior destinado aos profissionais do setor logístico. A edição deste ano vai ser realizada de 28 de fevereiro a 2 de março, no São Paulo Expo.
Quer saber mais sobre o Frota 162? Acesse o site e confira! https://frota162.com.br/
Fonte: Assessoria de Imprensa Transcares -
Novo Porto de Vitória divulga novas regras de acesso à Portaria Principal de Capuaba. Acesse aqui e confira!
Notícias 17 de fevereiro de 2023
Segurança, produtividade e qualidade. Estas são as três palavras que têm sido usadas pelo Porto de Vitória para justificar as novas normas vigentes aos operadores portuários. São procedimentos de acesso aos portões, de cadastramento, vestimentas e sobre o transporte coletivo que passou a ser fornecido aos usuários desde o dia 2 de fevereiro, entre a rotatória de Capuaba até a Portaria Principal.
Para facilitar as boas práticas e a rotina, o Porto de Vitória emitiu um Comunicado Oficial ao Mercado em que explica as novas normas e pede o apoio de usuários e clientes:
“O Porto de Vitória tem trabalhado para oferecer um Porto mais produtivo, seguro e com maior qualidade na prestação de serviço. Sabemos que nossos objetivos somente serão alcançados com o apoio de nossos usuários e clientes. Por isso, queremos compartilhar algumas dicas e informações importantes”, diz o comunicado.
Você, transportador, é operador logístico portuário? Então, acesse os arquivos abaixo e fique por dentro das normas em vigor!
Assessoria de Imprensa do Transcares - Anna Carolina Passos
Restrições de Tráfego de Veículos e Combinações de Transporte de Cargas
Notícias 16 de fevereiro de 2023
RESTRIÇÕES DE TRÁFEGO DE VEÍCULOS E COMBINAÇÕES DE TRANSPORTE DE CARGAS IMPOSTAS PELA PRF|ES PARA O PERÍODO DE CARNAVAL E OUTRAS DATAS
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 16/02/2023 | Edição: 34 | Seção: 1 | Página: 31
Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Polícia Rodoviária Federal/Superintendência Regional no Espírito Santo
PORTARIA SPRF-ES/PRF Nº 31, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2023
Dispõe sobre levantamento das restrições impostas ao tráfego de Veículos e Combinações de Veículos excedentes em peso e ou dimensões aos limites máximos estabelecidos pela Resolução nº 882/2021 do Conselho Nacional de Trânsito e suas alterações, passíveis ou não da concessão de Autorização Especial de Trânsito - AET ou Autorização Específica - AE, em rodovias federais nos períodos dos feriados do ano de 2023.
O SUPERINTENDENTE SUBSTITUTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL NO ESPÍRITO SANTO, designado pela Portaria nº 06, de 04 de janeiro de 2023, do Excelentíssimo Senhor Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas da Subsecretaria de Administração da Secretaria Executiva do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União em 05 de janeiro de 2023, usando das atribuições que lhe são conferidas pela Portaria nº 224, de 05 de dezembro de 2018, publicada no D.O.U de 06 de dezembro de 2018, do Senhor Ministro da Segurança Pública,
CONSIDERANDO o que determina os artigos 1°, 2°, 20 e § 1º do artigo 269, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), bem como as Resoluções Contran nº 942/2022, nº 735/18, nº 812/21, 882/21 e nº 899/22 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e Resolução DNIT nº 01/2021;
CONSIDERANDO o teor do Parecer nº 340/2012/CEP/CONJUR-MJ/CGU/AGU, bem como o disposto nos Processos SEI/PRF nº 08650.015497/2019-36, nº 08650.011897/2018-91, nº 08650.003563/2017-63 e nº 08650.000274/2011-17;
CONSIDERANDO como sendo projeto institucional de governo as metas de redução dos índices de mortos por grupo de veículos e dos índices de mortos por grupo de habitantes para cada um dos Estados da Federação e para o Distrito Federal, de que trata a Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que criou o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) em consonância com a resolução Contran nº 870/21;
CONSIDERANDO a delegação contida na Portaria DIOP/PRF Nº 217, DE 22 DE SETEMBRO DE 2022 (43937948);
CONSIDERANDO o aumento significativo do fluxo de veículos de passageiros durante os feriados e festas nacionais e regionais nas rodovias e estradas federais e que compete à Polícia Rodoviária Federal executar ações de prevenção de acidentes de trânsito estabelecendo, inclusive, horários de circulação para veículos especiais;, resolve:
Art. 1º Proibir, na forma do Anexo à presente Portaria, no âmbito da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, o trânsito de Veículos ou Combinações de Veículos, passíveis ou não de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE), cujo peso ou dimensão exceda qualquer um dos seguintes limites regulamentares:
Largura máxima: 2,60 metros;
Altura máxima: 4,40 metros;
Comprimento total de 19,80 metros;
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) para veículos ou combinações de veículos: 57 toneladas.
- 1º A restrição abrange o trânsito de Combinações de Veículos de Carga (CVC), Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), ainda que autorizadas a circular por meio de Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).
- 2º A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples.
Art. 2º O descumprimento desta Portaria constitui infração de trânsito (Código 574-61), prevista no artigo 187, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
Parágrafo único. O veículo autuado estará liberado para circulação quando do término do horário da restrição.
Art. 3º Os casos omissos serão dirimidos pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo, com subsídios fáticos e técnicos dos Chefes de Delegacias.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ANEXO I
EMERSON ANDER MILANEZI
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
Lira formaliza criação de grupo de trabalho da reforma tributária
Notícias 16 de fevereiro de 2023
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formalizou, nesta quarta-feira (15), o grupo de trabalho para analisar a proposta de reforma tributária em andamento na Casa.
O colegiado terá 90 dias para se debruçar sobre a proposta, negociá-la com o governo federal e concluir os trabalhos. A ideia do grupo é que sirva de base para a discussão do texto antes que ele seja levado ao plenário da Câmara.
O grupo será formado por 12 deputados federais de diferentes partidos. O coordenador será o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e o relator, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
A reforma tributária vem sendo encarada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como uma das prioridades para este primeiro ano de gestão.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criou uma secretaria especial na sua pasta para coordenar justamente as discussões sobre a reforma. O secretário é o economista Bernard Appy, que é justamente um dos idealizadores da proposta em tramitação na Câmara dos Deputados.
O grupo de trabalho não tem o caráter decisório de uma comissão, por exemplo. O texto a ser elaborado pelo grupo não será necessariamente votado. O objetivo é amparar as discussões sobre o assunto na Câmara antes que o texto seja levado ao plenário da Casa.
Investimento do DNIT na recuperação da BR -158, irá beneficiar o transporte de cargas rodoviário
Notícias 16 de fevereiro de 2023
Serão efetuados serviços de recuperação total do pavimento e sinalização completa do trecho de oito quilômetros de BR -158, até meados de abril.
Segundo o DNIT, serão investidos 7 milhões de reais e os serviços realizados na rodovia vão restabelecer o funcionamento total da rodovia, desfazendo os pontos críticos e dando mais segurança e conforto aos usuários da BR – 158, no Rio Grande do Sul.
Duplicação das BRs 158 e 287
O Departamento também está executando a obra de duplicação do trecho urbano das BRs 158 e 287, em Santa Maria. Estão sendo realizados serviços de sinalização do viaduto do castelinho e implementação de faixas de pedestre e sinalização do segmento.
Impactos no transporte rodoviário de carga
Toda melhoria realizada em rodovias, melhora a qualidade do transporte de cargas. Pistas bem sinalizadas e com um calçamento, além de trazer segurança para os motoristas, proporcionam agilidade nas viagens.
Quando há buracos na rodovia, o caminhoneiro é obrigado a reduzir a velocidade, impactando na entrega da carga; por isso, torcemos para que mais rodovias brasileiras recebam as melhorias que estão sendo feitas na BR -158.
Fonte: NTC&Log
Uma nova categoria de equipamentos para proteção de veículos e cargas com dupla camada de blindagem de aço no motor.
Notícias 16 de fevereiro de 2023
A FENATRAN 2022 mostrou caminhões com custos de aquisição que ultrapassam a barreira de R$ 1 milhão e incorporam tecnologias extremamente sofisticadas, acrescentando ainda mais atrativos aos bandidos que atuam no roubo de caminhões e cargas.
Uma crescente preocupação dos transportadores é com a proteção de ativos tão valiosos, uma vez que, não somente esses ativos estão mais caros e de difícil reposição, como o roubo de caminhões tem crescido nos últimos meses.
Os sistemas convencionais de proteção através da interrupção de circuitos elétricos, além de serem facilmente burlados, não são adequados para o atual nível de eletrônica embarcada existente em todas as marcas e modelos de caminhões, exigindo formas de imobilização que sejam compatíveis e integradas aos sistemas eletrônicos do caminhão.
A Imobilização Eletrônica, desenvolvida e patenteada pela 3S Tecnologia, se consolida como a melhor solução do mercado, com índices inéditos de recuperação que ultrapassam 98,7%. Após 06 anos desde o seu lançamento, tem a sua eficácia comprovada através da ação efetiva em mais de 500 casos de tentativas de roubo de casco e carga, está presente em mais de 2.000 transportadores, com cerca de 40.000 unidades comercializadas e centenas de milhões de reais recuperados. É a única no mercado totalmente eletrônica e sem o uso de relés, que atua diretamente na eletrônica do caminhão de maneira segura e sem comprometer a garantia.
Conforme explica o sócio-diretor da 3S Tecnologia, Eng. Clovis Augusto Manfio: “É inquestionável que o roubo de caminhões e cargas é uma ameaça constante ao transporte de cargas no Brasil. A 3S Tecnologia está presente no mercado de redundância para caminhões e cargas há 17 anos e se diferencia por inovação e excelência nos serviços de combate ao roubo no TRC. O conceito da Imobilização Efetiva de forma automática e segura, foi apresentado ao mercado pela 3S Tecnologia há 06 anos e fez uma verdadeira revolução na proteção de veículos e cargas. Trata-se de um sistema de redundância independente do rastreador principal, que proporciona uma imobilização efetiva automática, que não pode ser revertida pelos ladrões sem o uso de peças específicas, ferramentas especiais e muito tempo disponível”.
É consenso no mercado que os bandidos conhecem os processos e as tecnologias utilizadas no Gerenciamento de Riscos e estão preparados para a desativação dos sistemas, utilizando os bloqueadores de sinal – jammers e desativando fisicamente os equipamentos. No momento em que um motorista é abordado e o caminhão fica em poder dos bandidos, é fundamental dispor de tecnologias que atuem de forma automática, detectando a ameaça e imobilizando o caminhão. Um caminhão imobilizado de forma efetiva, que impõe aos bandidos horas para a desativação, coloca uma barreira praticamente intransponível para a continuidade do roubo, preservando o caminhão e a carga.
Como resultado da evolução tecnológica a 3S apresenta o Imobilizador 3S 2.0 Super Shield, que foi desenvolvido baseado na experiência dos milhares de imobilizadores 3S 1.0 instalados e em novas tecnologias desenvolvidas e patenteadas pela 3S Tecnologia. O objetivo é frustrar tentativas de roubo de cargas e veículos através da imobilização efetiva do motor, protegida por uma dupla blindagem de aço. A imobilização é acionada automaticamente na tentativa de violação da instalação ou fraude, na detecção do uso de Jammer, remotamente com o envio de comando e na violação de rotas e cercas eletrônicas. A função de detecção de Jammer é 150 vezes mais precisa que o padrão de mercado, minimizando o impacto nas operações causados por “falso Jammer”, tão comum nos sistemas convencionais.
O engenheiro Clovis Manfio fala sobre o futuro observando que: “O crescimento sustentado do negócio com a oferta de produtos e serviços de grande retorno para os nossos clientes, norteiam a empresa desde o início e seguirão como base para o futuro. A proximidade com o cliente no dia a dia e o relacionamento com os sindicatos do TRC, aliados ao uso de novas tecnologias e investimentos da 3S Tecnologia em P&D, garantem que nossa oferta ao cliente estará sempre atualizada e entregando o resultado desejado pelos transportadores”.
Acompanhe pelas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook. Acesse o Site ou entre em contato através do WhatsApp para saber mais.
ANTT realiza sessão híbrida da audiência pública sobre Vale-Pedágio
Notícias 14 de fevereiro de 2023
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, nesta segunda-feira (12/2), a sessão híbrida da Audiência Pública nº 2/2023, que trata da proposta de revisão e atualização da Resolução nº 2.885/2008. A norma estabelece as regras para o vale-pedágio obrigatório e institui os procedimentos de habilitação de empresas fornecedoras em âmbito nacional, aprovação de modelos e sistemas operacionais, as infrações e suas respectivas penalidades.
A revisão e atualização da Resolução nº 2.885/2008 visa garantir maior segurança jurídica, estabelecer procedimentos que objetivem agilizar a operacionalização da emissão/utilização do vale pedágio obrigatório, estabelecer premissas para os modelos de meios de pagamento utilizados na emissão do vale pedágio obrigatório, adequar o regulamento para a incorporação de dispositivos relacionados a outros atos normativos interferentes, possibilitar processos de fiscalização mais ágeis e efetivos, além de coibir a concorrência desleal e permitir a ampla participação do setor regulado, por meio de processos de participação e controle social.
A sessão pública híbrida da Audiência Pública nº 2/2023 contou, ao todo, com 15 manifestações orais. As contribuições escritas ao estudo ainda poderão ser feitas até as 18h do dia 12/3.
Informações específicas sobre a matéria e orientações sobre os procedimentos estão disponíveis, na íntegra, pelo link Participação Social – Audiência Pública nº2/2023. Informações e esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo endereço de e-mail ap002_2023@antt.gov.br.
Para saber como contribuir, assista ao tutorial do Sistema ParticipANTT.
Fonte: Setcesp
Informe da CNT apresenta a formação do novo Congresso Nacional
Notícias 14 de fevereiro de 2023
A CNT disponibilizou, na última quinta-feira (9), a nova edição do informe Especial CNT. A publicação apresenta a composição das Mesas Diretoras eleitas e os líderes partidários já indicados para a 57ª legislatura. Também detalha as bancadas formadas e o número de parlamentares em cada partido.
Os temas de grande importância para o país passam pelo Congresso Nacional. Bicameral, o nosso sistema legislativo é desempenhado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, que se alternam nos papéis de casa iniciadora e revisora de Projetos de Lei, entre outras atribuições. Além de legislar, os parlamentares são agentes políticos – e a forma como se distribuem em situação e oposição afeta diretamente a governabilidade e a relação com os demais Poderes da República.
Para acompanhar a tramitação de assuntos afetos ao setor transportador, é útil conhecer a composição das Casas, suas presidências e lideranças, bem como as diversas Comissões e os ritos regimentais. Parte desse cenário ficou mais claro em 1° de fevereiro, quando foram eleitas os presidentes do Senado e da Câmara.
Acesse o Especial CNT – O Novo Congresso Nacional.
Fonte: NTC&Logística
Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.
Li e Concordo