Notícias

Senador Wellington Fagundes defende PL 79/2020 para ampliar benefícios aos trabalhadores do transporte

Senador Wellington Fagundes defende PL 79/2020 para ampliar benefícios aos trabalhadores do transporte

Parecer do projeto foi apresentado nessa terça-feira (5), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que concedeu pedido de vista

O senador Wellington Fagundes (PL/MT) ressaltou, nessa terça-feira (5), a importância do Projeto de Lei nº 79/2020, de sua autoria, ao destacar que a proposta representa um avanço fundamental para o fortalecimento do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

A proposta determina que todas as contribuições sociais pagas pelas empresas do setor de transporte sejam destinadas ao SEST SENAT, ampliando os modais beneficiados, e não apenas o rodoviário, como ocorre atualmente. A medida busca garantir uma distribuição mais justa e eficiente dos recursos, ampliando o atendimento aos trabalhadores do setor e atendendo à demanda das empresas por capacitação.

“Esse projeto vai garantir que os recursos arrecadados sejam aplicados de forma justa, abrangendo todos os modais do transporte e assegurando que os trabalhadores tenham acesso a mais qualificação, saúde e qualidade de vida”, afirmou o senador em entrevista à TV Senado, na tarde dessa terça-feira (5).

O texto recebeu substitutivo do relator, senador Laércio Oliveira (PP/SE), com ajustes para viabilizar a votação na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado Federal. O novo parecer foi apresentado na segunda-feira (4) e lido, oficialmente, durante a reunião da Comissão nessa terça-feira (5). O texto do relator estabelece que as contribuições compulsórias das empresas aéreas e portuárias sejam destinadas ao Sistema S do Transporte.

A expectativa era que o projeto fosse votado ainda hoje (6), mas a análise foi adiada após pedido de vista apresentado pelo governo, por meio do senador Rogério Carvalho (PT/SE). Com isso, a votação fica para a próxima terça-feira (12), conforme já anunciado pelo presidente da CAE, senador Renan Calheiros (MDB/AL).

Posicionamento da CNT

A CNT, conforme previsto na Agenda Institucional do Transporte 2025, defende a aprovação do PL nº 79/2020, que atualiza as normas sobre a destinação das contribuições sociais pagas pelas empresas de transporte sobre a folha de pagamento de seus colaboradores.

O objetivo da proposta é permitir que o SEST SENAT, que já atua na qualificação e no bem-estar dos profissionais de todos os modais, amplie sua capacidade de atendimento e seu alcance.

A iniciativa visa realocar recursos atualmente destinados a fundos especiais, sem criar novos encargos ao setor produtivo. Com isso, busca-se centralizar a oferta de serviços sociais e de qualificação em uma estrutura especializada, corrigindo um descompasso histórico. A medida fortalece a integração entre os modais, reduz custos operacionais, amplia a eficiência logística e contribui para políticas públicas voltadas à produtividade e à geração de empregos em todo o setor transportador.

Por Agência CNT Transporte Atual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo