Notícias

Programa Mais Motoristas impulsiona empregabilidade de pessoas advindas do CadÚnico

Programa Mais Motoristas impulsiona empregabilidade de pessoas advindas do CadÚnico

Iniciativa conjunta entre SEST SENAT e MDS alia inclusão produtiva à demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalho

Uma parceria entre o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) está fortalecendo a inclusão produtiva no setor de transporte, ao oferecer formação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Desde a assinatura do protocolo de intenções, em janeiro de 2024, o programa Mais Motoristas, desenvolvido pelo SEST SENAT, já atendeu 2.717 inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A ação integra a iniciativa Acredita no Primeiro Passo, do governo federal, e tem como foco a habilitação e capacitação de condutores profissionais.

O SEST SENAT oferece o custeio do processo de mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para C, D ou E e promove a qualificação nas unidades da instituição em todo o país, por meio da Escola de Motoristas Profissionais.

Resultados que transformam

Até julho, 1.338 pessoas participam de diferentes fases do Programa – da etapa inicial à conclusão do processo de formação. Parte dos candidatos passa por avaliação de saúde e capacitação, enquanto outros já estão prontos para ingressar no mercado.

Um dos destaques é a alta participação feminina: 466 mulheres já foram contempladas, o equivalente a 17% dos participantes, superando a meta inicial, de 5%. A presença crescente das mulheres representa um importante avanço rumo à equidade de gênero no transporte e reforça o impacto social da iniciativa.

Compromisso com a transformação social

Entre os participantes que já concluíram a mudança da CNH, 321 receberam a habilitação profissional e seguem em capacitação. O SEST SENAT acompanha a trajetória desses novos profissionais, até mesmo verificando se estão empregados na categoria desejada.

Para Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, a parceria vai além da formação técnica. “Estamos falando de inclusão produtiva com responsabilidade social. Esses trabalhadores têm acesso à qualificação gratuita, ao emprego formal e a uma rede de cuidados, com serviços como odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição. Nossas 172 unidades estão prontas para acolher esses profissionais e suas famílias”, ressalta.

Por Agência CNT Transporte Atual

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Li e Concordo